You are on page 1of 3

Nova Dieta Beverly Hills menos restritiva e promete a perda de at 10 kg em um ms

Nutricionistas condenam estratgia de no alternar frutas, carboidratos e protenas


POR LAURA TAVARES - PUBLICADO EM 22/02/2013

Share on emailShare on facebookShare on twitter

Baseada em uma alimentao altamente restritiva, a Dieta Beverly Hills, criada pela atriz americana Juzy Mazel, est de cara nova. Ao invs de recomendar que seus seguidores passem 10 dias comendo s frutas, outros 10 ingerindo apenas carboidratos e mais 15 consumindo protenas exclusivamente, a Nova Dieta Beverly Hills permite a ingesto dos diferentes grupos de nutrientes em um mesmo dia. A ideia de que as combinaes so fundamentais para o emagrecimento, entretanto, prevalece. Assim, no permitido ficar alternando frutas com carboidratos e protenas de forma desorganizada, pois, segundo a autora, isso reduziria o gasto calrico da digesto. Vale lembrar que a dieta no baseada em qualquer estudo cientfico. Para entender melhor como a dieta funciona, listamos seus prs e contras:

Domine o vocabulrio nutricional, mas ignore uma regra bsica da nutrio


O que so carboidratos? Quais alimentos entram no grupo das protenas? Para adotar a Nova Dieta Beverly Hills preciso estar familiarizado com os grupos de alimentos. Consequentemente, quem for segui-la vai entender que carboidratos so a principal fonte de energia para o corpo; protenas, essenciais para a construo de tecidos e frutas, fundamentais para a obteno de vitaminas e minerais. Informao o primeiro passo para uma boa alimentao. Por outro lado, a Nova Dieta Beverly Hills baseada no consumo separado desses grupos. Quem a segue deve comear o dia escolhendo uma nica fruta para consumo. Se desejar comer outra fruta, deve esperar uma hora. Se quiser ingerir um carboidrato ou uma protena deve esperar duas horas e, uma vez que fizer essa troca, no poder mais comer frutas at o fim do dia. A justificativa para essa regra baseia-se na ideia de que o intervalo dado para a digesto de cada item aumentaria a queima de calorias pelo corpo. De acordo com a nutricionista Ctia Medeiros, da Atual Nutrio, uma refeio completa deve incluir todos os grupos alimentares o que , muitas vezes, benfico para o corpo, por favorecer a absoro de nutrientes. "Alm disso, consumir carboidratos com protenas e frutas no torna a digesto mais ou menos difcil pela combinao dos nutrientes, mas, sim, pelos alimentos escolhidos", explica.

Poder comer de tudo bom, mas, sem limites, pode no emagrecer


Com a premissa de que 'no o que ou quanto voc come, mas quando e com o que se come que faz voc engordar', a Nova Dieta Beverly Hills promete a queima de 5 a 10 quilos em 35 dias. Assim, possvel cultivar um cardpio bastante variado que, segundo a nutricionista Ctia, a melhor maneira de obter todos os macro e micronutrientes necessrios para o bom funcionamento do organismo. Comer sem limite de quantidade, entretanto, pode levar ingesto de mais calorias do que nosso corpo precisa, culminando no ganho de peso (Descubra seu peso ideal) . A promessa, portanto, s funciona quando a pessoa consegue passar grande parte do dia sem comer ou consumindo apenas frutas.

O esforo tem fim, mas, ento, o peso pode voltar


Com a promessa de levar perda de 5 a 10 quilos em 35 dias, a Nova Dieta Beverly Hills deixa implcita que ao alcanar o peso desejado, o adepto poder abandonar a estratgia. nesse ponto que se encontra uma grande falha da maior parte das dietas. Se, em certo ponto, as recomendaes so abandonadas e os velhos hbitos retomados, ento os quilos extras tambm sero recuperados. Por isso, nutricionistas apostam na reeducao alimentar, que prev uma alimentao balanceada por tempo indefinido at que ela se torne to natural quanto os velhos hbitos que o indivduo cultivava. Para isso, fundamental agendar uma consulta com um profissional habilitado a criar um cardpio personalizado.

Promessas de perda de peso rpida deixam a sade em segundo plano


"Perder peso de forma brusca no saudvel, pois o organismo imagina que a pessoa esteja em uma situao de perigo e, assim, tenta compensar desacelerando o metabolismo para poupar energia", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin. A consequncia disso o rpido ganho de peso, assim que os velhos hbitos forem retomados. Ver resultados em pouco tempo extremamente motivador, mas preciso estar consciente de que, em longo prazo, a atitude pode prejudicar a sade de maneira irreversvel em alguns casos.

Dieta com uma refeio flexvel, mas perigosa, dependendo do horrio


Em uma das refeies do dia, a Nova Dieta Beverly Hills permite a confraternizao de carboidratos e protenas. Dessa maneira, possvel ter mais liberdade na hora de montar o prato. O problema que se essa combinao ocorrer no almoo, o indivduo ter que passar o

resto do dia comendo apenas protenas j que, segundo a atriz, elas demoram mais tempo para serem digeridas e dependem muito da ao do suco gstrico do estmago. Embora importantes pela funo construtora e fundamentais para a coagulao do sangue, na formao de anticorpos, entre outros processos, as protenas no so mais importantes que os demais grupos alimentares. "Uma dieta baseada basicamente em protenas, deixa o indivduo sem energia e carente de vitaminas e minerais", explica a nutricionista Daniela. A digesto, por sua vez, pode ser melhorada com a combinao de protenas com alimentos que favorecem o processo, como o mamo.

Expert em carboidratos, protenas e frutas, mas indiferentes quanto s gorduras


Embora a criadora da dieta saiba que gorduras estejam presentes em carboidratos e protenas, elas no ganham tanto destaque na dieta quanto esses outros dois nutrientes. Segundo ela, por no ser ingerida sozinha, a gordura age de forma pouco conhecida no sistema digestivo. Entretanto, a nutricionista Ctia afirma que a gordura tem digesto difcil, contribui, e muito, para o ganho de peso e deve ter seu consumo limitado. "Carboidratos podem ocupar at 60% do percentual energtico dirio, enquanto que as protenas devem ocupar entre 10 e 15% desse valor e, o restante, pode ficar por conta das gorduras", explica.

Fruta todos os dias, mas sem necessidade de variar


Quantas frutas voc come na semana? Pelo menos duas por dia? A maior parte das pessoas no come uma fruta sequer por dia. Vendo por este ngulo, a Nova Dieta Beverly Hills criaria o hbito de ingerir pelo menos um exemplar do alimento diariamente. "Frutas ajudam no controle da glicemia, contribuem para a diminuio do colesterol ruim e ainda so ricas em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino", afirma a nutricionista Daniela. Mesmo sendo consideradas saudveis, entretanto, importante variar. "As cores refletem diferentes tipos de vitaminas e minerais que as compem e a nica maneira de obter diferentes nutrientes variando no tipo", aponta a profissional. Frutas como o abacaxi - extremamente valorizado pela atriz - contm, de fato, uma enzima, a bromelina, que facilita a digesto, mas ainda assim deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada dividindo espao com outras frutas.

You might also like