You are on page 1of 213

1

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE DIRETORIA DE CINCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

INTERAO SOLO-ESTRUTURA: PATOLOGIA EM FUNDAES

SO PAULO 2013

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE DIRETORIA DE CINCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GUILHERME DA SILVA VAZ RA 908203252 JOS ROBERTO DE MEIRA RA 908204522

INTERAO SOLO-ESTRUTURA: PATOLOGIA EM FUNDAES

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Nove de Julho como parte dos requisitos para a obteno do Grau de Engenheiro Civil. Orientador: Prof.. Dra. Karen Niccoli Ramirez

SO PAULO 2013

FOLHA DE APROVAO

INTERAO SOLO-ESTRUTURA: PATOLOGIA EM FUNDAES

Por

GUILHERME DA SILVA VAZ RA 908203252 JOS ROBERTO DE MEIRA RA 908204522

PROJETO DE TRABALHO APROVADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENO DO GRAU DE ENGENHEIRO CIVIL, DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, PELO PROFESSOR ORIENTADOR ABAIXO MENCIONADO.

So Paulo (SP) _______ de ____________________ de 2.013.

_______________________________________________

Professora Dra. Karen Niccoli Ramirez


Ciente:

_______________________________________________

Professor Dra. PAULA FERNANDA TEIXEIRA

_______________________________________________

Professor Dr. JULIO CESAR SABADINI DE SOUZA

SUMRIO

1. 1.1. 1.2. 1.2.1. 1.2.2. 1.3. 1.4. 2. 2.1. 2.1.1. 2.1.2. 2.1.3. 2.1.4. 2.1.5. 2.1.6.

INTRODUO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECFICOS METODOLOGIA FUNDAMENTAO TERICA PATOLOGIAS DAS FUNDAES PATOLOGIA NA INTERAO SOLO-ESTRUTURA CONCEITOS BSICOS DA MECNICA DOS SOLOS CONCEITOS BSICOS RELATIVOS A RECALQUES IDENTIFICAO DOS MOVIMENTOS DAS FUNDAES RECALQUES ADMISSVEIS EFEITOS DE MOVIMENTOS DAS FUNDAES INVESTIGAO DO SUBSOLO

7 8 9 9 9 10 11 14 19 19 20 20 21 24 27 28 29 34

2.1.6.1. AUSNCIA DE INVESTIGAO DO SUBSOLO 2.1.6.2. INVESTIGAO INSUFICIENTE 2.1.6.3. INVESTIGAO COM FALHAS

2.1.6.4. INTERPRETAO INADEQUADA DOS RESULTADOS DA INVESTIGAO 35 2.1.6.5. CASOS ESPECIAIS 2.2. ANLISE E PROJETO 36 51

2.3. PATOLOGIA NA FASE DE EXECUO 2.4. PATOLOGIA NA FASE PS-CONCLUSO 2.5. PATOLOGIA DEVIDO A DEGRADAO DOS MATERIAIS 3. CONSIDERAES FINAIS 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 0 0 0

85 138

1. INTRODUO

Uma fundao o resultado da necessidade de transmisso de cargas ao solo pela construo de uma estrutura. Seu comportamento em longo prazo pode ser afetado por inmeros fatores, iniciando por aqueles decorrentes do projeto propriamente dito, que envolve o conhecimento do solo, passando pelos procedimentos construtivos e finalizando por efeitos de acontecimentos psimplantao, incluindo sua possvel degradao. A ocorrncia de patologias em obras civis tem sido observada e reportada com frequncia tanto na prtica nacional como internacional. Considerando os inconvenientes provocados pelo aparecimento de patologias ou mau desempenho das fundaes, fica clara a importncia de serem evitadas, nas vrias etapas da vida de uma fundao. As patologias so decorrentes das incertezas e riscos inerentes construo e vida til das fundaes. Na busca de solues, aps a ocorrncia do problema, a etapa mais complexa referese identificao das causas e mecanismos responsveis pelo mau desempenho da estrutura. O presente trabalho visa mostrar os problemas atrelados a fundaes de obras de pequeno grande porte, assim como, suas causas motivadoras e a aes a serem tomadas para o restabelecimento da construo no que tange a segurana e o conforto de utilizao.

1.2 JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento desta pesquisa permitir destacar aspectos quanto ao processo construtivo das fundaes e mostrar que a negligencia, a imprudncia e a impercia podem no somente causar prejuzo financeiro, mas perdas de vidas que o mais importante. O engenheiro seja em qual disciplina de atuao esteja, tem a responsabilidade e o dever de ponderar todos os riscos pertinentes, avaliando minuciosamente o projeto e seus desafios tcnicos, sempre sobre embasamentos tericos e empricos que garantam, na prtica, a segurana e o conforto de uso da edificao durante a construo e ao longo de toda a sua vida til. O estudo sobre patologias na construo civil tem como objetivo a melhoria continuada do processo construtivo, haja vista que com o apontamento de falhas possvel entender suas causas e consequncias, o que permite aperfeioar procedimentos e desenvolver melhores tcnicas. Especificamente as patologias apresentadas nas fundaes tem uma relevncia importante, pois acarretam um comprometimento quanto interao entre a estrutura e o macio de solo, qualquer anomalia pode comprometer o conjunto estrutural, podendo em condies extremas levar ao colapso total da obra. Esta pesquisa visa apresentar patologias em fundaes, em funo de aspectos que comprometem o desempenho do elemento estrutural de fundaes, destacando as possveis causas e medidas mitigatrias, exemplificando danos consequentes e solues de recuperao ou reconstruo das fundaes.

1.2 OBJETIVO GERAL

2.1.1. OBJETIVO GERAL

A realizao deste trabalho tem a finalidade de correlacionar s patologias das fundaes em funo de todas as etapas de sua vida til, a fim de salientar pontos importantes no processo de construo com o intuito de mitigar insucessos envolvendo elementos de fundao e a interao solo-estrutura, visando segurana e o conforto de utilizao em toda a sua vida til.

2.1.1. OBJETIVOS ESPECFICOS

Nesta pesquisa, ser relacionado soluo de eventos em sua abrangncia maior, enfocando todas as fases em que os problemas podem ocorrer ou ser originados, relacionadas em caracterizao do comportamento do solo, anlise e projetos das fundaes, execuo das fundaes, eventos ps-concluso das fundaes como a prpria degradao dos materiais constituintes das fundaes. Descrever tipos de patologias em fundaes em funo do conceito bsico da mecnica dos solos como recalques e capacidade de carga; apresentar causas das patologias relacionadas; verificar o impacto das patologias em fundaes e sua influncia na interao solo-estrutura, assim como exemplificar casos de patologia em fundao e suas respectivas aes corretivas.

10

1.2 METODOLOGIA

Para a realizao deste trabalho a metodologia empregada ser a pesquisa de livros, apostilas e normas tcnicas com assuntos relativos a patologia de fundaes, dimensionamento estrutural e mecnica do solo. Para o estudo de caso ser utilizado, sites e revistas que relatam assuntos pertinentes pesquisa, assim como relatos e evidncias de pesquisa de campo.

11

1.2 FUNDAMENTAO TERICA

PATOLOGIA Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doena, e logia, cincia, estudo) o estudo das doenas em geral sob determinados aspectos, tanto na medicina quanto em outras reas do conhecimento como na engenharia, onde conhecida como "Patologia das Edificaes" e estuda a manifestao patolgica que podem vir a ocorrer em uma construo, desencadeando alteraes estruturais e funcionais do edifcio. Como na medicina, as manifestaes patolgicas envolvendo os componentes de infraestrutura, deflagram em forma de sintomas o mau desempenho dos elementos de fundao, e consequentemente na superestrutura, que conduz a casos de simples reparaes superficiais, onerosos processos de recuperao, ou at mesmo o colapso total. Nesta rea do conhecimento que visa antes de tudo prevenir falhas, atentando ao cumprimento necessrio de todos os procedimentos, como tambm estuda os sintomas, os mecanismos e causas, a fim de avaliar a situao, buscar medidas reparadoras quando houver. De acordo com HELENE (2003), Patologia pode ser definida como uma parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismo, as causas e as origens dos defeitos das obras civis, ou seja, um estudo das partes que compem o diagnstico do problema.

VIDA TIL As estruturas devem ser projetadas, construdas e operadas de tal forma que, sob as condies ambientais esperadas, elas mantenham sua segurana, funcionalidade e a aparncia aceitvel durante um perodo de tempo, implcito ou explicito, sem requerer altos custos imprevistos para manuteno e reparo (SOUZA e RIPPER, 1998). Para ANDRADE, (1992) vida til aquela durante a qual a estrutura conserva todas as caractersticas mnimas de funcionalidade, resistncia e aspectos externos exigveis.

12

DESEMPENHO Consiste na capacidade de a uma estrutura manter-se em condies plenas de utilizao, no devendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. Conforme SOUZA E RIPPER, por desempenho entende-se o comportamento em servio de cada produto, ao longo da vida til, e a sua medida relativa espelhar, sempre, o resultado do trabalho desenvolvido nas etapas de projeto, construo e manuteno (SOUZA E RIPPER, 1998).

TERAPIA As medidas teraputicas de correo dos problemas tanto podem incluir pequenos reparos localizados, quanto uma recuperao generalizada da estrutura ou reforos de fundaes, pilares, vigas e lajes. sempre recomendvel que, aps qualquer uma das intervenes citadas, sejam tomadas medidas de proteo da estrutura, com implantao de um programa de manuteno peridica. terapia cabe estudar a correo e a soluo dos problemas patolgicos. Para obter xito nas medidas teraputicas, necessrio que o estudo precedente, o diagnstico da questo, tenha sido bem conduzido (HELENE, 1992).

DIAGNSTICO Um diagnstico completo ser aquele que esclarecer todos os aspectos dos problemas, ou seja, que seja identificado os sintomas, o mecanismo do problema, a origem, as causas, e suas consequncias. Ao se verificar que uma estrutura apresenta problemas patolgicos, torna-se necessrio efetuar uma vistoria detalhada e cuidadosamente planejada para que se possa determinar as reais condies da mesma, de forma a avaliar as anomalias existentes, suas causas, providncias a serem tomadas e os mtodos a serem adotados para a recuperao ou o reforo.

13

A investigao do subsolo a causa mais frequente de problemas de fundaes. Sendo o solo o responsvel pelo suporte de toda a carga da edificao, sua identificao e caracterizao de seu comportamento so essenciais para qualquer projeto de fundao (Milititsky, 2008).

MECANISMO Todo problema patolgico, ocorre atravs de um processo, de um mecanismo. Conhecer o mecanismo do problema , portanto, fundamental para uma terapia adequada. Considerando que a fundao um elemento de transio entre a estrutura e o solo, seu comportamento est intimamente ligado ao que acontece com o solo quando submetido a carregamento, atravs dos elementos estruturais das fundaes. O mesmo comportamento pode ser afetado por inmeros fatores, iniciando por aqueles decorrentes do projeto propriamente dito, que envolve o conhecimento do solo, passando pelos procedimentos construtivos e finalizando por efeitos de acontecimentos ps-implantao e incluindo sua possvel degradao (Milititsky, 2008).

SINTOMA Os problemas patolgicos, salvo raras excees, apresentam manifestaes externas caractersticas, a partir das quais se pode deduzir qual so a natureza, a origem e os mecanismos dos fenmenos envolvidos, assim como estimar suas provveis consequncias. Estes sintomas, tambm denominados leses, danos, defeitos ou manifestaes patolgicas, podem ser descritos e classificados, orientando para um pr-diagnostico a partir de detalhadas e experimentadas observaes visuais. As patologias so decorrentes das incertezas e riscos inerentes construo e vida til das fundaes. Na busca de solues, aps a ocorrncia do problema, a etapa mais complexa refere-se identificao das causas e mecanismos responsveis pelo mau desempenho da estrutura. Algumas patologias podem ser identificadas ainda na fase construtiva, e as devidas medidas adotadas para garantir seu comportamento adequado e segurana (Milititsky, 2008).

14

2. PATOLOGIAS DAS FUNDAES

A ocorrncia de patologias em obras civis tem sido observadas e reportadas com frequncia tanto na prtica nacional como internacional. Alguns casos clssicos, como a Torre de Pisa e o da cidade do Mxico, tendo sido estudados e apresentados em divulgaes tcnicas. No Brasil em especial merecem meno especial pelos desaprumos apresentados, s edificaes de Santos (So Paulo), consequncia de patologia de fundao.

Figura 1 - Torre de Pisa, Itlia.

Figura 2 - Cidade de Santos, SP.

Figura 3 - Cidade de Santos, SP.

Figura 4 - Litoral de Santa Catarina.

15

Considerando os inconvenientes provocados pelo aparecimento de patologias ou mau desempenho das fundaes, fica clara a importncia de serem evitadas, nas vrias etapas da vida de uma fundao. Na busca de solues, aps a ocorrncia do problema, a etapa mais complexa refere-se identificao das causas e mecanismos responsveis pelo mau desempenho da estrutura.

Figura 5 - Ilustraes de casos tpicos de patologia de fundaes: (A) ruptura generalizada do solo localizado abaixo da fundao direta; (B) ruptura do solo sob sapata; (C) recalques diferenciais pela sobreposio de tenses no solo abaixo das fundaes dos silos; (D) estaca escavada com defeito executivo; (E) estaca rompida por cisalhamento e (F) degradao de estacas.

16

O conhecimento de todas as possibilidades de problemas deve permitir uma ao mais qualificada dos diferentes fatores intervenientes na vida das fundaes, partindo das etapas de investigao do subsolo, projetos, qualidade dos materiais, fiscalizao da execuo at atividades ps-construo, utilizando a boa prtica e a normalizao vigente. Na ocorrncia de patologias deve-se caracterizar suas origens e possveis mecanismos deflagradores, que incluem a monitorao do aparecimento e evoluo de fissuras, trincas, desaprumos e/ou desalinhamentos. Na realidade, a boa prtica da engenharia demanda a fiscalizao, registro e certificao de procedimentos, e as normas vigentes especificam ensaios que necessariamente devem ser realizados, de forma a identificar precocemente elementos defeituosos ou situaes de risco. Algumas patologias podem ser identificadas ainda na fase construtiva, e as medidas devem ser adotadas para garantir seu comportamento adequado e a segurana. Verificando-se o comportamento inadequado das fundaes de uma estrutura qualquer, a soluo do problema requer, essencialmente, a identificao das causas do insucesso no processo de transferncia de carga da estrutura para o solo, que o meio responsvel pelo funcionamento adequado da fundao. Aps a identificao destas causas, devem ser promovidas as medidas mitigativas necessrias a sua recuperao. Considerando que a fundao um elemento de transio entre a estrutura e o solo, seu comportamento est intimamente ligado ao que acontece com o solo quando submetido a carregamento atravs dos elementos estruturais das fundaes. Existem tambm situaes nas quais o solo apresenta deformaes ou variaes volumtricas no provocadas pelo carregamento das fundaes, podendo resultar em patologias. Os chamados solos problemticos (expansivos, colapsveis etc.) so exemplos tpicos dessa ocorrncia. Essas situaes so especiais, quer pelo comportamento no usual do solo, quer por outros efeitos, e sero abordados com algum detalhe. Uma fundao adequada aquela que apresenta conveniente fator de segurana ruptura (da estrutura que a compe e do solo afetado pela transmisso das cargas) e recalques (deslocamentos verticais do terreno) compatveis com o funcionamento do elemento suportado. Pode-se afirmar

17

que todas as fundaes sob carga apresentam recalques, pois os solos so materiais deformveis que, ao serem carregados, apresentam variaes volumtricas, provocando deslocamentos das fundaes, para o acompanhamento adequado da descrio dos fenmenos de patologia de fundaes ser apresentado definio sobre recalques admissveis. Importante salientar que no existe uma padronizao para definir qual o recalque admissvel de uma determinada estrutura, de forma precisa. Existe, entretanto, um histrico de dados (de casos) que pode apoiar na definio de faixas aceitveis nas quais ocorrem ou no problemas. possvel reunir um conjunto de disciplinas que possam definir as patologias das fundaes, quanto as suas causas e solues a serem adotadas, dentre elas podem ser elencados a mecnica dos solos, abrangendo fundamentos relacionados capacidade de carga de fundaes superficiais e profundas e a recalques, destacando-se seus efeitos e valores admissveis. A investigao do subsolo e seus impactos na ocorrncia de patologias, ausncia, falha e insuficincia na caracterizao das condies do sobsolo so causas frequentes na adoo de solues inadequadas. A anlise e projeto de fundao, destacando-se os mecanismos de interao solo x estrutura, clculos, detalhamento e especificaes construtivas. Os procedimentos construtivos dos diferentes tipos de fundaes, tanto superficiais como profundas. Como os eventos psconcluso, como alteraes de uso e carregamento, movimentos de massa por escavao e efeitos de choques e vibraes, bem como a degradao dos elementos de fundaes.

18

Fluxograma das etapas de projeto e possveis causas de patologias

Figura 6 - Fluxograma das etapas de projeto e possveis causas de patologias (Milititsky, 2008).

19

2.1.

PATOLOGIA NA INTERAO SOLO-ESTRUTURA

Entendendo que as cargas provenientes de uma edificao devam ser transferidas ao solo por meios de elementos de fundao, fato esse que cria um lao importante entre a estrutura e o solo, uma vez que se tm os conhecimentos necessrios para edificar uma estrutura levando em conta as reaes aos esforos solicitantes e a resistncias dos materiais empregados na construo, possvel fazer um paralelo com a necessidade de se conhecer o solo no qual todas essas cargas vo se assentar, pois, o solo interage com a estrutura uma vez que a mesmo solicitado pela sobrecarga, s reaes do macio de solo devem ser previstas para um bom desempenho na edificao.

2.1.1.

CONCEITOS BSICOS DA MECNICA DOS SOLOS

A Mecnica dos Solos estuda o comportamento do solo sob o aspecto da Engenharia Civil. O solo cobre o substrato rochoso e provm da desintegrao e decomposio das rochas, mediante a ao dos intemperismo fsico e qumico. Assim, de maneira geral, por causa da sua heterogeneidade e das suas propriedades bastante complexas, no existe modelo matemtico ou um ensaio em modelo reduzido que caracterize, de forma satisfatria, o seu comportamento. Atualmente, a Mecnica dos Solos situa-se dentro de um campo mais envolvente que congrega ainda a Engenharia de Solos (Macios e Obras de Terra e Fundaes) e a Mecnica das Rochas. Esta rea, denominada Geotecnia, tem como objetivo estudar as propriedades fsicas dos materiais geolgicos (solos, rochas) e suas aplicaes em obras de Engenharia Civil, quer como material de construo quer como elemento de fundao. A Mecnica dos solos surgiu como cincia em 1925, quando Karl Terzaghi deu incio publicao de seus trabalhos identificando o papel das presses na gua no estudo das tenses nos solos e a apresentao da soluo matemtica para a evoluo dos recalques das argilas com o tempo, aps o carregamento.

20

2.1.2.

CONCEITOS BSICOS RELATIVOS A RECALQUES

O recalque de fundaes, bem como alguns mtodos utilizados para realizao de sua previso e a definio do recalque admissvel ser apresentado segundo norma brasileira de projeto e execuo de fundaes, NBR 6122 (ABNT, 2010), recalque definido como sendo o movimento vertical descendente realizado pelas fundaes devido ao processo de interao soloestrutura. O movimento ascendente das fundaes denominado de levantamento.

2.1.3.

IDENTIFICAO DOS MOVIMENTOS DAS FUNDAES

J segundo a nova norma brasileira de fundaes a movimentao das fundaes descrita conforme a Figura 7 a seguir, a descrio dos movimentos das fundaes muito variada, de acordo com cada autor ou prtica, tornando difcil o entendimento do fenmeno efetivamente descrito. Com a finalidade de descrever melhor e uniformizar a definio dos possveis movimentos das fundaes (Figura 7) da referncia clssica de Burland e Wroth (1975) identifica o significado de recalques totais, recalques diferenciais, rotaes relativas, distores angulares e outras.

21

Figura7 Definies (apud Burland e Wroth, 1975): (A) definio de recalques (s), recalques diferenciais (s), rotao () e deformao angular (); (B) definies de deflexo relativa () e deflexo proporcional (/L) e (C) definies de inclinao () e rotao relativa (distoro angular) ().

2.1.4.

RECALQUES ADMISSVEIS

O conhecimento do tema recalques admissveis importante em duas situaes: a primeira delas ocorre durante a etapa anlise e projeto de fundaes, quando feito o clculo estimativo do recalque das fundaes, sendo assim preciso equalizar os resultados obtidos com o comportamento desejado da estrutura. Outra situao importante ocorre quando feito o controle de recalques, durante a construo da estrutura, quando precisa ser definido um limite a partir do qual afete a segurana ou o desempenho da estrutura.

22

O problema pertinente ao recalque bastante complexo, por causa dos motivos referentes ao comportamento do solo e da estrutura, no existe na verdade uma soluo reconhecidamente adequada, seja no plano terico ou emprico. Existem, entretanto, recomendaes tcnicas, resultantes de experincias coletadas em anlise de caso, nas tabelas 1A e 1B so resumidos os valores das deformaes limites pelos principais autores. necessrio salientando que o conhecimento estabelecido para estes valores so referente a estruturas correntes e cargas relativamente uniformes devendo ser utilizado com grande cautela, pois os resultados obtidos no so exatos, no podendo assim ser usados com rigor nem adotados como limites nicos. Em casos mais complexos necessrio utilizar anlises mais sofisticadas (ferramentas computacionais), que permitam estabelecer consideraes quanto interao solo x estrutura, ao invs de simplesmente calcular os recalques de forma isolada e compar-los com valores admissveis empricos.
Tabela 1A e 1B Resumo das deformaes limites.

Figura 12

Figura 13

Tabelas 1A e 1B Resume as indicaes reconhecidas como referncia por vrios autores, caracterizando as deformaes admissveis para prdios estruturados e com paredes portantes armadas (Tab. 1.A) e para prdios com paredes portantes no armadas (Tab. 1.B). Estes limites so estabelecidos em funo das rotaes Relativas (B) e da razo entre D/L, sendo as mesmas definidas na Figura13.

23

Uma questo em aberto referente aos limites recomendados que no se tem indicao do tipo de dano respectivo. De uma forma geral os danos podem ser divididos em trs grupos: visual ou esttico (sem riscos de qualquer natureza), danos comprometendo o uso funcional do prdio e, finalmente, danos estruturais pondo em risco a segurana dos usurios. As indicaes do Eurocode 7 (1990) indicam os seguintes limites para rotao relativas admissveis, afim de evitar que o estado limite de servio seja atingido: entre 1/2.000 e 1/300, dependendo do tipo de prdio, com 1/500 aceitvel em muitos casos. Para evitar atingir-se o estado limite ltimo o valor admissvel indicado de 1/150. Projetos que adotam o conceito de estado limite deve-se considerar que a estrutura pode apresentar um comportamento inadequado para diferentes condies, que devem ser avaliadas caso a caso em relao a limites previamente estabelecidos. Dentro deste limite considera-se que a estrutura ter seu desempenho garantido durante toda a vida til, tanto para a segurana da estrutura (ELU - estado limite ltimo) como para as condies que afetam sua esttica, funcionalidade e condies de servio (ELS - estado limite de servio). O maior problema na aplicao destes limites na etapa de anlise a dificuldade de previso dos recalques diferenciais ou rotaes das estruturas que so bem mais complexas que a estimativa do recalque absoluto. Com a finalidade de dar uma noo de ordem de grandeza dos valores, pode-se usar a relaes entre recalques mximos e recalques diferenciais mximos admissveis. Para fundaes assentes em solos granulares (areias), so indicam os seguintes valores: a) Fundaes isoladas: 20 mm para recalques diferenciais entre pilares adjacentes, o que corresponde, 25 mm de recalque mximo da indicao de Terzaghi e Peck (1948) ou conforme Skempton e MacDonald (1956), 25 mm para recalque diferencial e 40 mm para recalque total. b) Radiers: recalques mximos da ordem de 50 mm de acordo com Terzaghi e Peck (1948) e 40 a 60 mm segundo Skempton e MacDonald (1956).

24

Para fundaes assentes em solos argilosos, so indicam os seguintes valores: a) Para fundaes em solos argilosos, Skempton e MacDonald (1956) propem 40 mm como mximo recalque diferencial. O limite para recalques totais de 65 mm para as fundaes isoladas e entre 65 a 100 mm radiers.

2.1.5.

EFEITOS DE MOVIMENTAO DAS FUNDAES

O aparecimento de fissuras a manifestao que deflagram a ocorrncia de movimento das fundaes nos elementos estruturais. Toda vez que a resistncia dos componentes da edificao ou conexo entre elementos for superada pelas tenses geradas por movimentao, ocorrem fissuras. Nas figuras de 9 a 15 apresentam-se padres tpicos de deslocamentos e suas respectivas manifestaes de fissuras. importante mencionar que detalhes construtivos especficos de vinculao dos diferentes elementos que normalmente compem uma edificao, alm de defeitos combinados de movimentos causados por outra origem que no deslocamentos. Tornam, nos casos reais, bastante complexa a definio e identificao dos movimentos a partir apenas da fissurao apresentada. necessria a realizao de acompanhamento ou controle de recalque para acompanhar o comportamento real das fundaes.

25

Figura9 Fissuras tpicas causadas por recalque de fundao de pilares internos.

Figura10 Esquematizao das fissuras por recalque de fundao de pilar de canto.

Figura11 Provvel fissuramento em parede portante com recalque na extremidade.

Figura12 Deformao cncava de parede portante e seus efeitos.

Figura13 Deformao convexa de parede portante seus efeitos.

26

Figura14 Provveis diagramas de esforos e fissuras em estruturas de concreto por recalque de fundaes de pilares internos e nas extremidades (Milititsky, 2008).

27

Figura15 Provvel fissuramento de edificao assente parte em corte e parte em aterro.

2.1.6.

INVESTIGAO DO SUBSOLO

A investigao do subsolo a causa mais frequente de problemas de fundaes. Sendo o solo o responsvel pelo suporte de toda a carga da edificao, sua identificao e caracterizao de seu comportamento so essenciais para qualquer projeto de fundao (Milititsky, 2008). Um programa adequado de investigao do subsolo teve ser proporcional a complexidade do problema, devendo ser iniciada pelo que se denomina de estudo de escritrio (desk studies). Nesta etapa, os dados hidrogeolgicos, pedolgicos, geotcnicos, conhecimentos regionais etc. so coletados e comparados, buscando-se identificar as possveis condies do local de implantao da obra. As caractersticas especficas de cada problema devem definir a abrangncia do programa preliminar, do complementar, e a eventual necessidade de um programa especial de ensaios geotcnicos. No Brasil, o programa preliminar normalmente desenvolvido com base em ensaios SPT (ABNT NBR 6484/2001). O programa complementar depende das condies geotcnicas e estruturais do projeto, podendo envolver tanto ensaios de campo (cone, piezocone, pressimetro, palheta, ssmica superficial etc.) como de laboratrio (adensamento, triaxiais, cisalhamento

28

direto, entre outros). Uma reviso destas tcnicas e procedimentos apresentada por Schnaid (2000) e Souza Pinho (2001). Assim, por exemplo, os solos de comportamento especial (colapsveis, expansivos, em adensamento) podem ter sua ocorrncia prevista ainda em fase preliminar, definindo os ensaios especiais necessrios caracterizao de seu comportamento e sua influncia nas fundaes. O planejamento de um programa de investigao deve ser concebido por engenheiro experiente que possa atribuir as necessidades complexidade ou dificuldades do projeto. Patologias decorrentes de incertezas quanto s condies do subsolo pode ser resultado da simples ausncia de investigao, de uma investigao ineficiente ou com falhas ou ainda da m interpretao dos resultados das sondagens (Milititsky, 1989).

2.1.6.1. AUSNCIA DE INVESTIGAO DO SUBSOLO

Por motivos econmicos comum que obras de pequeno porte a porte mdio, ocorra ausncia de investigao do subsolo o que considerado prtica inaceitvel. A normalizao vigente (ABNT NBR 6122/1996; ABNT NBR 8036/1983) e o bom senso devem nortear o tipo de programa de investigao, o nmero mnimo de furos de sondagens e a profundidade de explorao. Em experincias reais mais de 80% dos casos de mau desempenho de fundaes de obras pequenas e mdias, a ausncia completa de investigao o motivo que resulta solues inadequadas. Um resumo destas ocorrncias apresentado na Tabela 2.

29

Tab. 2 Problemas tpicos decorrentes de ausncia de investigao (Milititsky, 2008).

2.1.6.2. INVESTIGAO INSUFICIENTE

Aps a realizao do programa de investigao, o mesmo pode se mostrar inadequado identificao de aspectos que acabam comprometendo o comportamento da fundao projetada. Casos tpicos deste grupo so os seguintes: a) Nmero insuficiente de sondagens ou ensaios para reas extensas ou de subsolo variado, eventualmente cobrindo diferentes unidades geotcnicas (causa comum de problemas em obras correntes, pela extrapolao indevida de informaes) assim como mostrado na figura 16.

30

Figura 16 - Nmero insuficiente de sondagens: (A) rea no investigada com subsolo distinto; (B) reas externas e de subsolo variado (Milititsky, 2008).

b) Profundidade de investigao insuficiente, no caracterizando camadas de comportamento distinto, em geral de pior desempenho, tambm solicitadas pelo carregamento (Figura 17).

31

c) Propriedades de comportamento no determinadas por necessitar ensaios especiais (expansibilidade, colapsidade etc.). d) Situaes com grande variao de propriedades, ocorrncia localizada de anomalia ou situao no identificada (Figura 18). O uso de normas (ABNT NBR 8036/1983), a visita ao local da obra, inspeo s estruturas vizinhas, a experincia e o bom senso devem servir de guia para evitar problemas desta natureza.

Figura 17 - Profundidade de investigao insuficiente (Milititsky, 2008).

32

Figura 18 - (A) Situao com grande variao de propriedades (Milititsky, 2008)

33

Figura 18 - (B) Situao com grande variao de propriedades (Milititsky, 2008).

34

2.1.6.3. INVESTIGAO COM FALHAS

No processo de investigao podem ocorrer problemas que comprometam os resultados obtidos e utilizados em projeto, como por exemplo: Relativo realizao de sondagem podem ocorrer erros referentes localizao das sondagens na rea da obra (no atendendo as predefinies da investigao), como tambm localizao relatadas de forma incorreta, adoo de procedimentos indevidos ou ensaios no padronizados, uso de equipamentos com defeito ou fora da especificao, falta de nivelamento dos furos em relao referncia bem identificada e permanente, m descrio do tipo de solo, ou at mesmo procedimentos fraudulentos de gerao de resultados ou multiplicao de furos de sondagem (apresentao de relatrios de servios no realizados). Esse tipo de falha provoca problemas durante a execuo das fundaes, por causa da diferena entre estimativa e realidade durante a execuo (comprimentos de estacas diferentes do projetado, negas em profundidade diferentes das do projeto, presena de rochas em posies no previstas, tipos de solos e espessuras de camadas no descritos nas sondagens, presena ou ausncia de gua no subsolo etc.). Efeitos desastrosos podem ocorrer nos casos em que dados no representativos forem adotados no projeto de fundaes de forma correta. Para evitar esses tipos de problemas, essencial a superviso dos trabalhos de campo como forma de garantia a qualidade nas sondagens. Alguns indcios de possveis problemas de execuo podem ser relatados como: perfuraes profundas executadas em tempos reduzidos, elevado nmero de perfuraes produzidas pela mesma equipe (podem viciar os resultados), semelhana entre furos de sondagem (mesma espessura das camadas, mesmo valor de Nstp). No caso de execuo de sondagem mista (rotativa em rocha e percusso em solo) comum o uso de equipamento rotativo a partir da primeira ocorrncia de material mais resistente, mesmo nos casos em que abaixo do material identificado como rochoso encontra-se solo, que necessariamente deve ser investigado com equipamentos percusso para possibilitar a identificao de sua resistncia e natureza o que gera resultados inconsistentes.

35

Outros problemas podem ser considerados no caso da realizao de ensaios de laboratrio e de campo a representatividade dos mesmos, ou seja, os resultados devem refletir as verdadeiras condies e propriedades de solo evitando assim falhas no projeto de fundaes.

2.1.6.4. INTERPRETAO INADEQUADA DOS RESULTADOS DA INVESTIGAO

Para o projeto de fundaes necessrio adotar um modelo para descrever o subsolo a partir dos resultados da investigao, caracterizando propriedades e comportamento por meio da leitura do relatrio representativo das diversas camadas desse solo, com o intuito de projetar os elementos de fundao de acordo com a situao que se apresenta, sabendo da importncia da interpretao dos dados, comum que problemas pertinentes anlise e projetos, ocorram por falha nesta etapa. A adoo de valores no representativos ou ausncia de identificao de problemas tende propagar erros aos projetos provocando desempenho inadequado das fundaes. Por exemplo, solos porosas tropicais com Nstp abaixo de 4 indicam a possibilidade de instabilidade quando saturados (Milititsky e Dias, 1986); a presena de pedregulhos aumenta os valores de penetrao Nstp sem que o comportamento (resistncia ou rigidez) do solo seja equivalentemente aumentado (Milititsky, 2008); valores muito baixos de argila saturada indicam a possibilidade de ocorrncia de atrito negativo em estacas (Milititsky, 2008). Em obras de maior porte e complexidade, necessrio o cruzamento de dados provenientes de ensaios de campo e laboratrio para aumentar a confiabilidade das previses de projeto.

36

2.1.6.5. CASOS ESPECIAIS

As dificuldades normalmente associadas ao planejamento de um programa racional de investigaes podem ser acrescidas de ocorrncias especiais, de difcil identificao. So exemplos dessas ocorrncias a influncia da vegetao, presena de solos colapsveis ou expansivos, materiais crsticos, e a presena mataces ou regies de minerao, que podem resultar em patologias importantes e custos significativos de reparo. Outra possvel ocorrncia e a subsidncia provocada pela extrao de gua ou combustveis fsseis do subsolo, que constituem casos especiais (Dcourt e Quaresma, 2001).

Vegetao

Quanto influncia da vegetao importante salienta que o efeito da vegetao pode ocorrer por interferncia fsica das razes ou modificao no teor de umidade do solo por conta da extrao de gua pelas razes, se comparado com o local onde no h presena de razes pode-se notar uma relevante diferena, fato esse que pode afetar solos argilosos, que com a variao de umidade podem apresentar alterao volumtrica, consequentemente provocar movimentao de fundao, normalmente superficiais, acarretando em patologia por conta dos recalques localizados. Este movimento das fundaes pode ser cclico, recalques progressivos pode ocorrer quando a vegetao retira umidade do solo de forma permanente, ou expanso progressiva, quando a vegetao removida definitivamente.

Tab.3

(Milititsky, 2008)

37

Somando aos efeitos descritos anteriormente, aqueles decorrentes do efeito fsico das razes de rvores em contato com estruturas leves, conforme ilustrado na Figura 18. comum a ocorrncia de levantamento de casas, pisos e outras instalaes quando h presena de rvores de grande porte, com razes superficiais abrangendo reas expressivas. Aps a ocorrncia do problema so poucas as solues possveis, podendo requerer a remoo de rvores e reabilitao do terreno. recomendados distanciar as fundaes leves de 1 a 1,5 vezes a altura de rvore prxima do local de construo (CANOVAS, 1998).

Figura 18 - Efeitos fsicos das razes de rvores em contato com estruturas leves.

38

Solos Colapsveis

A colapsibilidade outro caso especial quanto ao comportamento dos solos sensveis a variaes no grau de saturao do terreno. Nesta classificao esto os solos colapsveis definidos como materiais que apresentam uma estrutura metaestvel, sujeita a rearranjo de partculas e grande variao (reduo) volumtrica devido saturao, com ou sem carregamento externo adicional (Milititsky, 2008). possvel modelar o comportamento de solos colapsveis por conceito da teoria de estado crtico extensiva a solos no saturados (Alonso et al. 1990). O colapso ocorre por causa do rearranjo das partculas, com variao de volume, causado pelo aumento do grau de saturao do solo, sendo dependente das seguintes condies (Alonso et al. 1990): estrutura do solo parcialmente saturada; tenses existentes para desenvolver o colapso; rompimento dos agentes cimentantes. Dentre os colapsveis encontram-se alguns solos porosos tropicais, especialmente os originrios de rochas granticas e outras cidas. Os solos porosos superficiais podem ser particularmente colapsveis, pois tm alta permeabilidade e a gua da chuva percorre seus vazios sem satur-los aumentando o teor de umidade at um valor crtico, estes solos podem perder sua estrutura macro vazios por colapso estrutural. Os trabalhos sobre este tema so baseados em observaes de comportamento em laboratrio, a partir dos quais possvel caracterizar e descrever qualitativamente o fenmeno de colapso. Por meio de ensaios oedomtricos (de adensamento) possvel medir a variao de volume que ocorre quando um solo sofre colapso em geral, processo obtido mediante a procedimentos de laboratrio. No colapso oedomtrico, o anel de confinamento induz a uma variao volumtrica unidirecional, no sentido vertical de carregamento; assumindo-se o dimetro constante, a variao volumtrica expressa em termos da variao de altura da amostra (DH). O potencial de colapso pode, portanto, ser calculado a partir de resultados de ensaios de adensamento pela relao:

39

PC = e / 1+e0

Onde PC o potencial de colapso, e a variao de ndice de vazios com a inundao e e0 o ndice de vazios anterior inundao. Como alternativa, pode-se utilizar ensaios de placas (Ferreira e Lacerda, 1993) e, mais recentemente, ensaios pressiomtricos (Kratz de Oliveira et al., 1999; Schnaid et al., 2004). Segundo Jennings e Knight (1975), a severidade do problema de colapsividade pode ser classificada como na Tab. 4 a seguir:

Tab.4

40

A Figura 17 apresenta localizao de solos colapsveis no Brasil.

Figura 19 - Localizao de solos colapsveis no Brasil (Ferreira et al., 1989) com incluses de dados de Milititsky eDias (1986).

O projeto de fundaes superficiais em solos colapsveis extremamente complicado, necessrio utilizar resultados de ensaios de laboratrio e de campo para a previso de recalques. O colapso pode tambm ocorrer em estacas e tubules. A realizao de provas de carga sempre recomendada para quantificar a carga de colapso, provocando a inundao do terreno antes ou durante os ensaios. Identificado o problema, o projeto pode demandar o uso de estacas para transferir cargas a camadas mais estveis. Geralmente indicada a soluo em sapatas contnuas (tipo grelha) para minimizar efeitos de colapso, ao invs de fundaes isoladas ou estaqueadas com cuidados especiais (Alonso, 1991).

41

A ocorrncia de acidentes de maiores propores por colapso da estrutura do solo est normalmente associada a vazamentos de canalizaes pluviais ou cloacais, reservatrios, piscinas, ou coberturas de grandes reas sem a devida conduo, situaes nas quais a gua liberada ao terreno em grande quantidade, ocasionando variaes na umidade e provocando o colapso.

Expansibilidade

A expansibilidade considerada outra caracterstica especial vista no comportamento de solos, a presena de argilo-minerais expansivos em solos argilosos responsvel por grandes variaes de volume destes materiais, decorrentes de mudanas do teor de umidade. Este tipo de comportamento provoca problemas especialmente em fundaes superficiais. O controle de variao de umidade no simples, uma vez que a gua pode se deslocar vertical e horizontalmente abaixo das fundaes provocando mudanas nos nveis de suco, e consequentemente de volume, por movimentos alternados de expanso e compresso. So inmeros os fatores que produzem variaes de umidade, podendo ser necessrio intervir ou controlar os efeitos produzidos. Variaes sazonais no nvel do lenol fretico, regime de chuvas e presena de vegetao podem determinar a ocorrncia de patologias. Segundo Vargas et al. (1989), a grande maioria da bibliografia brasileira em solos expansivos refere-se a solos residuais ou coluviais formados por intemperismo de rochas sedimentares. Segundo o mesmo autor, existem quatro principais reas de solos expansivos no Brasil, afirmao que tem sido confirmada por estudos recentes: Litoral do Nordeste nesta rea, os solos expansivos so solos residuais de argilitos, siltitos e arenitos, incluindo os de massap do Recncavo Baiano, nos arredores de Salvador (BA) e a Formao Maria Farinha, nos arredores da cidade de Recife (PE). O clima desta regio quente e mido.

42

Serto nordestino - nas proximidades da barragem de Itaparica, no rio So Francisco. O clima da regio quente e seco. Estados de So Paulo e Paran os solos expansivos nestes Estados so solos residuais ou coluviais, formados pelo intemperismo de argilitos e siltitos da formao carbonfera Tubaro. Ao norte da cidade de Campinas (SP) tambm so encontrados solos expansivos. O clima da regio subtropical, caracterizado por veres quentes e midos e invernos frios e secos. Estado do Rio Grande do Sul na Formao Rosrio do Sul os solos expansivos so oriundos de arenitos e siltitos. Segundo Vargas et al. (1989), h ocorrncia de solos expansivos ao norte da cidade de Porto Alegre, na regio industrializada. Foram encontrados solos expansivos tambm nos municpios de Encantado, So Jernimo, Santa Maria, Rosrio do Sul, Santa Cruz do Sul e Cachoeirinha. Existem trs procedimentos bsicos para reduzir ou evitar os efeitos de solos expansivos sobre fundaes e estruturas, isolar a estrutura dos materiais expansivos, reforar a estrutura para resistir aos esforos provocados pelas foras de expanso e eliminar os efeitos de expansibilidade. Embora os trs procedimentos possam ser utilizados, individualmente ou em combinao, o isolamento da estrutura tem sido adotado com maior frequncia. Para isolar a estrutura dos solos expansivos podem ser utilizados materiais deformveis, como compensados ou isopor, entre o solo e o concreto. As foras de expanso comprimem estes materiais, no sendo transferidas diretamente estrutura. Estes procedimentos podem minimizar os efeitos da expanso, sem, no entanto, elimin-los, devendo por este motivo ser acompanhados de outras solues de engenharia. Recomenda-se o uso de estacas armadas ao longo do fuste, trabalhando trao, e a avaliao da rigidez e resistncia da superestrutura para absorver os esforos. Pelos elevados custos de implantao, pode no ser vivel em obras de pequeno porte. Nos casos de obras de maior porte as foras de expanso podem ser equilibradas pelo peso prprio da estrutura, devendo, no entanto, observar que este equilbrio normalmente obtido ao final do processo construtivo, podendo-se ter situaes desfavorveis e crticas durante a construo da obra. Uma alternativa interessante consiste na substituio da camada superficial de solo expansivo por um aterro de material inerte, cujo peso equilibra as foras de expanso.

43

Evitar a percolao de gua junto aos elementos de fundao, de forma a minimizar os efeitos de expanso, uma exigncia. Recomenda-se o envelopamento das canalizaes abaixo ou prximas s estruturas e o uso de pavimento asfltico nas reas de acesso. O asfalto apresenta boa trabalhabilidade e pode absorver possveis fissuras provocadas por variaes de umidade no subsolo. A manuteno constante dos pavimentos tambm recomendada. Existem outras tcnicas de estabilizao de solos atravs da adio de agentes cimentantes alcalinos, tais como a cal, pois tem grande potencialidade para a neutralizao da expansibilidade de solos, entretanto, a existncia de sulfetos em alguns solos nos quais a cal adicionada pode gerar efeitos expansivos adversos, alm disso, deve-se atentar para as dificuldades executivas de misturar os estabilizantes qumicos ao solo expansivo, principalmente profundidade. Finalmente, deve-se reconhecer a falta de padronizao de projetos em solos expansivos, da caracterizao do local soluo do problema. No raro os engenheiros lanam mo de solues baseadas em experincias e em abordagens de natureza emprica, em detrimento de princpios rigorosos de projeto baseado nos conceitos da teoria do estado crtico aplicada a solos no saturados (Alonso et al., 1990).

Zonas Crsticas

As zonas crsticas deve-se tambm uma ateno, por ter peculiaridades que tornam seu comportamento especial, constituda de Rochas compostas de carbonatos de clcio e magnsio, tecnicamente denominados de rochas calcrias ou dolomticas (coletivamente conhecidas como calcreo). Tais materiais se distinguem das demais rochas por duas caractersticas, solubilidade em gua (carbonatos so solubilizados em guas levemente cidas, a acidez normalmente se deve existncia de dixido de carbono dissolvido na gua), produzindo grandes porosidades e cavidades (Figura 20), como tambm a ocorrncia de camadas rochosas superficiais compostas

44

de sedimentos no solveis e solos residuais, escondendo cavidades abaixo das mesmas dando uma falsa impresso de segurana aos projetos de fundaes. A Figura 20 apresenta a formao clssica de uma cavidade produzida pelo colapso de uma camada de rocha calcria no solubilizada, em um perfil que mostra a existncia de uma camada de solo sobre uma cavidade na rocha. A Figura 21 ilustra a ocorrncia de cavidade em zona crstica.

Figura 20 Solubilizao de carbonatos em guas levemente cidas produz grandes porosidades e cavidades.

Figura 21 Ilustrao de cavidade (dolina) ocorrida em zona crstica ( Foto: Guatemala)

O mecanismo de ruptura por puncionamento da camada rochosa superficial descrito por Thom et al. (2003) verificaram um mecanismo semelhante no carregamento de uma fundao superficial assente em camada de solo artificialmente cimentado sobre camada de solo residual compressvel, conforme ilustrao Figura 22.

45

Figura 22 - Mecanismo de ruptura de fundao superficial assente em camada de solo cimentado sobre camada de solo residual compressvel (apud Thom et al., 2003)

Em locais onde reconhecidamente existe a possibilidade de ocorrncia de rochas calcrias necessrio um detalhado programa de investigao de campo para um projeto de fundaes seguro, incluindo fotografias areas para o reconhecimento da regio, seguidas de ensaios geofsicos (georadar), medidas de condutividade eletromagnticas e, finalmente, sondagens rotativas (mistas no caso de ocorrncia simultnea de camadas de solo) para o detalhamento do projeto. O calcrio um material que sofre mudanas com o ambiente, por consequncia de sua alta solubilidade em gua. As mudanas geolgicas nestes materiais ocorrem muito mais rpido que a maior parte dos outros materiais, essas mudanas podem ocorrem durante o perodo de vida de um ser humano, durante a vida til de uma estrutura ou mesmo durante o perodo de construo de uma obra. Esta caracterstica geram problemas mais complexos de engenharia, pois impossvel prever quando ou onde o problema de subsidncia pode ocorrer em terrenos com a presena desse material, sendo necessria a previso do preenchimento das cavidades existentes com soil grouting para conter a atividade de solubilizao, o controle dos movimentos de gua subterrnea e superficial, incluindo a verificao de infiltraes causadas pela disposio direta no solo (Figura 23), ou, finalmente, mudana da construo para outro local.

Figura 23 Formao de cavidades subterrneas pela infiltrao de gua solo causada pela gua de chuva coletada no telhado, gua coletada por drenos e vazamentos de canalizaes de gua e esgoto (Milititsky, 2008).

46

Pesquisas recentes sobre problemas envolvendo rochas crsticas so apresentadas por Beck (2003) no estudo de caso ocorrido no Paran, em local caracterizado pelo perfil de sondagem apresentado na Figura 24, uma fbrica de fertilizantes com fundaes projetadas e executadas parcialmente em estacas metlicas apresentou os seguintes problemas: (a) alta variabilidade de comprimento dos trilhos situados numa mesma regio; (b) durante a cravao de um elemento metlico ocorreu seu deslocamento sbito e 24 horas aps o aparecimento de subsidncia, em rea de cerca de 15 m de dimetro, com aproximadamente um metro de profundidade, como indicado na Figura 24.

Figura 24 Perfil de sondagem apresentado onde houve fundaes projetadas e executada parcialmente em estacas metlicas, no Paran (Milititsky, 2008).

47

Um programa complementar de investigao foi realizado, incluindo sondagens ssmicas ilustradas na Figura 25, identificando a localizao do topo da camada competente e a condio de ocorrncia dos vazios, como os perfis de cravao das estacas executadas. Pode-se observar que a identificao dos vazios na sondagem mista em solo e rocha, realizada antes da execuo das fundaes, no foi suficiente para alertar, ao executante da soluo inicialmente projetada, das reais condies do subsolo e dos cuidados necessrios implantao da obra. Como, alm dos problemas das fundaes das estruturas, o projeto envolvia a construo de depsitos de graneis em grandes reas externas fbrica, a soluo adotada para o problema foi a de mudana de local de implantao da obra, pelos elevados custos envolvidos na soluo segura do projeto.

Figura 25 - A cravao de uma estaca metlica causou seu deslocamento sbito e 24 horas aps o aparecimento de subsidncia nos perfis da figura 24.

Figura 26 Situao de regio crstica do Paran mostrando programa complementar de investigaes, incluindo sondagens, prospeco ssmica e as estacas metlicas executadas.

48

Mataces

Outra ocorrncia que merece uma ateno redobrada a presena de mataces, que so blocos de rocha ainda no decompostos alojados no solo residual, originados do intemperismo diferencial da rocha (Figura 27), ou mesmo em solos transportados, no caso de blocos de rochas que deslizam de encostas e se alojam no solo. A presena de mataces no subsolo tanto gera problemas de interpretao dos resultados de sondagens como interfere nos processos construtivos de fundaes superficiais e profundas, dificultando a soluo de fundaes em obras de qualquer porte.

Horizonte A

Horizonte B

Horizonte C

Figura 27 Fotografia com os horizontes de solo intemperizado e a presena de mataces, em Porto Alegre.

Mataco

Quando o nmero de sondagens executadas na fase de investigao insuficiente, os mataces podem ser confundidos com a ocorrncia de perfil de rocha contnua, induzindo solues no compatveis com o comportamento da massa de solo (Figura 28).

49

Figura 28 - Nmero insuficiente de investigaes: os mataces podem ser confundidos com a ocorrncia de perfil de rocha contnua, (A) perfil real; (B) perfil adotado (interpretao equivocada).

Durante a execuo de fundaes diretas (sapatas ou tubules), a ocorrncia dos mataces dificulta a implantao destes elementos, por impedir que a camada resistente previsto em projeto seja atingida, ou oferecendo indevida caracterizao do solo fazendo com que fundaes previstas para apoiar na rocha seja apoiadas em mataces (Figura 29). Mataces sempre tm que ser ultrapassados para que as premissas de projeto sejam atingidas (Figura 30).

Figura 29 - Ocorrncia dos mataces impedindo que o horizonte resistente previsto em projeto para o apoio das fundaes seja atingido

50

Figura 30 - Na execuo de fundaes diretas (sapatas ou tubules), a ocorrncia dos mataces exige que os mesmos sejam ultrapassados para que as premissas de projeto sejam atingidas, quando projetadas para apoio na rocha.

Durante a execuo de fundaes profundas, a presena de mataces pode tanto resultar em elementos apoiados de forma no segura, como mostra a Figura 31, como pode dificultar ou mesmo impedir a execuo de estacas, como ilustrado na Figura 32.

Figura 31 A execuo de fundaes profundas na presena de mataces pode resultar em elementos apoiados deforma no segura.

51

Figura 32 - Dificuldades de implantao de estacas metlicas.

1.2

ANALISE E PROJETO

A anlise de um problema de fundaes ocorre a partir da determinao das solicitaes ou cargas de projeto e da adoo de um modelo de subsolo, obtido aps a investigao geotcnica (ensaios de campo e de laboratrio, no caso especiais). Essas informaes so interpretadas com conhecimento estabelecido sobre o comportamento do solo sob carga, ou da transmisso de esforos massa de solo. Os solos geralmente, sendo produto da natureza, apresentam grande variabilidade tanto de ocorrncia como de propriedades. Atualmente as solues so calculadas a partir de valores de propriedades representativas dos solos envolvidos no problema. Um tratamento probabilstico, em muitos casos, traz vantagens significativas quanto avaliao de segurana, porm necessariamente acompanhado de anlise mais complexas. Assim, as solicitaes em obras atualmente podem ter tratamento simplificado (prdios residenciais e comerciais), com abordagem determinstica das cargas permanentes e acidentais. Em obras especiais (torres de

52

linhas de transmisso de energia eltrica, prdios industriais complexos etc.), que seriam descritas mais adequadamente em tratamento probabilstico, acabam sendo adotandos valores de solicitaes de projeto da mesma forma determinstica (Milititsky et al., 2008). Erros na determinao das cargas (como a desconsiderao de momentos fletores e/ou cargas horizontais) podem acarretar a ruptura de fundaes (ver Velloso et al., 1998). A definio das solicitaes deve incluir consideraes referentes ao comportamento do solo (empuxos, atrito negativo e outros), e no somente s cargas permanentes e acidentais provenientes da superestrutura, as quais existiro ao longo da construo, do uso e da vida til da estrutura. Aps definio das solicitaes de carga da estrutura, devem-se escolher as possveis formas de transmisso destas cargas ao solo, calculando os elementos de transferncia do carregamento, para a determinao final desse processo preciso verificar a resistncia ruptura e deformao do solo em questo. Essa etapa pode ser resolvida com a ajuda de clculo analtico, para identificar os mecanismos de ruptura ou deformao da massa de solo solicitado pela estrutura responsvel pelo comportamento das fundaes, podendo ainda incluir o uso de mtodos numricos (Elementos Finitos e Elementos de Contorno). Na soluo do problema de fundaes, deve ser considerado vrios fatores, como a adoo de valores tpicos para os parmetros de projeto, normas vigentes, experincias, uso de soluo em situaes idnticas e uso de correlaes empricas. Aps essa etapa, o elemento de fundao dimensionado estruturalmente, sendo ento elaborada a planta executiva (contendo todas as caractersticas da soluo adotada e os detalhamentos construtivos), que efetivamente o que vai para o canteiro de obra, para construo. Um projeto de fundaes deve constar as especificaes construtivas, com as indicaes de construo detalhadas por parte do projetista, bem como consideraes e indicaes de norma especfica.

53

Os problemas que ocorrem nessa etapa da vida de uma fundao sero apresentados de acordo com a seguinte classificao: a) Relativos ao solo - descrio das patologias envolvendo o solo como causador do problema; b) Relativos a mecanismos - problemas causados pela ausncia de identificao de mecanismo causador de mau comportamento ou colapso; c) Relacionados ao desconhecimento do comportamento real das fundaes - cada tipo de fundao mobiliza cargas e deforma de maneira especfica, o que afeta o desempenho da estrutura apoiada sobre as mesmas; d) Relativos estrutura de fundao - problemas causados pelo projeto ou detalhamento estrutural do elemento de fundao; e) Relacionados s especificaes construtivas, ou sua ausncia; f) Problemas intrnsecos ao projeto de fundaes em aterros.

PROBLEMAS ENVOLVENDO O COMPORTAMENTO DO SOLO

Muitos so os problemas originados na etapa de anlise e projeto envolvendo o comportamento do solo. Para que isso no ocorra preciso que a avaliao de desempenho e a estimativa de parmetros de projeto seja feita por profissional especializado e experiente. Exemplos tpicos desse tipo de problemas: 1 Adoo de projeto com perfil otimista (superestimativa do comportamento), sem a caracterizao adequada de todas as situaes representativas do subsolo, como a localizao de camadas menos resistentes ou compressveis (Figura 32 A e B), como tambm a presena de gua no subsolo. Em alguns casos de construes, o subsolo caracterizado por trs perfis de sondagem distintos, onde a especificao de profundidade das estacas projetada seja satisfeita

54

apenas por dois perfis, no atendendo assim condio da terceira sondagem. Essa situao serve de exemplo de perfil otimista, que resulta em problema no desempenho das fundaes.

Figu ra32

2 Representao inadequada do comportamento do solo devido ao uso de correlaes empricas ou semi-empricas no aplicveis situao reais do solo, ou seja, por estimativa de tenses admissveis com base em resultados de ensaios NSPT para grandes reas j carregadas ou pela extrapolao da correlao para material de comportamento distinto. 3 Erros na estimativa das propriedades de comportamento do solo pela extrapolao indevida da faixa de ocorrncia da correlao, resultando valores excessivamente altos ou baixos, mas no adequados situao considerada. 4 Uso indevido de resultados de ensaios para estimativa de propriedades do solo no correlacionveis com o tipo de solicitao, como a correlao entre ensaios de penetrao (SPT ou CPT), cujos resultados so representativos da resistncia do solo, com propriedades de compressibilidade desses materiais. Essa prtica acaba resultando na adoo de valores de propriedades no representativas e em projetos inadequados ou problemticos. 5 Adoo de fundaes inadequadas face ao comportamento especfico do solo: estacas escavadas sem qualquer tipo de cuidado especial em solos instveis ou em presena de gua, resultando elementos com defeito; fundaes profundas ou diretas em solos colapsveis ou expansivos sem cuidados especiais referentes integridade e presena de ambientes agressivos.

55

6 Remoo da crosta pr-adensada existente no topo de depsitos de argilas moles, para implantao de fundaes superficiais, com a consequente perda do suporte j limitado da crosta, e o aparecimento de grandes recalques pela compressibilidade da camada mole.

PROBLEMAS NOS MECANISMOS DE INTERAO SOLO-ESTRUTURA

1 - Quando uma fundao transfere carga ao solo e essa transferncia considerada de forma isolada, a existncia de outra solicitao altera as tenses na massa de solo. Nas situaes em que ocorre sobreposio de esforos de fundaes superficiais no solo, sem avaliao adequada de seu efeito, os resultados obtidos na anlise no so representativos. Os esforos sobrepostos podem ser originados na obra sendo projetada ou, eventualmente, produzidos pela implantao posterior de edificao junto estrutura j existente (Figura 33). 2 - Grupos de estacas apoiadas sobre camadas pouco espessas, sobrepostas a camadas argilosas moles, podem romper nos casos em que a anlise de capacidade de suporte desconsidera a camada de solo mole abaixo da ponta das estacas (Figura 34A). Por outro lado, casos onde somente verifica-se a capacidade de carga, sem a anlise de recalques da camada compressvel inferior, podem conduzir a recalques incompatveis com a estrutura, devido ao acrscimo de tenses provocado pelo conjunto de estacas (Figura 34B). 3 - Estimativa de tenses admissveis com base em resultados de placa, sendo essas extrapoladas para grandes reas carregadas, como a base de silos ou tanques (Figs. 35A e 35B). As previses tm um resultado inadequado pelo comportamento distinto do caso real.

56

Figura 33 - Superposio de tenses: (A) Fundaes superficiais.

Figura 34 - Superposio de tenses: (B) Fundaes profundas (simulao com o mtodo dos elementos finitos)

Figura 35 Grupo de estacas em camada competente sobre solo mole: (A) Ruptura; (B) Problema de recalque.

57

4 - Fundao direta adjacente escavao reaterrada, submetida a esforos horizontais, conforme ilustrado na Figura 37. 5 - Projeto de estacas para pilares adjacentes resultando em estacas muito prximas, sem considerao da sobreposio de efeitos ou reduo de eficincia nessa situao (Figura 38). A eficincia do estaqueamento pode ficar comprometida, alm dos possveis problemas construtivos de elementos prximos, provocando o comprometimento dos elementos construdos. 6 - Desconsiderao da ocorrncia do efeito de atrito negativo em estacas. Essa situao tpica de horizontes com aterros recentes sobre solos moles, rebaixamento de nvel fretico ou estaqueamento executado em solos moles sensveis cravao. O deslocamento relativo das camadas de solo em relao ao corpo das estacas provoca uma condio de carregamento nas fundaes, e no de resistncia s cargas externas. A adoo de valores obtidos por meio do simples clculo de capacidade de carga da estaca, com toda a parcela de atrito considerada como contribuinte conduz a valores superdimensionados e inseguros dessa capacidade (Figura 39).

Figur a36

58

Figur a37

Figur a38

59

Figur a39

7 - Situaes de atrito negativo, ou solos em adensamento, sobre estacas inclinadas, provocando solicitaes de flexo nos elementos de fundao para as quais elas no foram dimensionadas (Velloso e Lopes, 2002). 8 - Existncia de aterro assimtrico sobre camadas subsuperficiais de solos moles, provocando o aparecimento de solicitaes horizontais atuantes nas estacas em profundidade (Velloso e Lopes, 2002), como mostrado na Figura 40. Se o aterro no for levado em consideraes no clculo causar o comprometimento da fundao.

60

Figur a40

9 - Uso de modelos simplificados indevidos, como no caso de verificao pelo mtodo de clculo do cone de arrancamento, utilizado em fundaes superficiais, de fundaes profundas traciona- das. Como a cinemtica de ruptura diferente no caso das fundaes profundas acabam resultando valores superiores aos reais, e condio insegura (Figura 41). 10 - Clculo de trao de grupo de estacas, a partir da soma das cargas de ruptura de cada uma considerada individualmente, resultando valores superiores ao real (Figura 42). A cinemtica de ruptura do grupo diferente, em muitos casos resultando em valor inferior ao somatrio das cargas individuais.

Figur a41

61

Figur a42

11 - Falta de travamento em duas direes no topo de estacas isola das estacas esbeltas, na presena de solos das camadas superficiais e subsuperficiais de baixa resistncia, resultando comprimentos de flambagem maiores que os considerados para os pilares (Figura 43), e induzindo instabilidade estrutural. 12 - Utilizao de cargas de trabalho nominais sem verificao de flambagem de estacas muito esbeltas em solos moles, caso dos trilhos e perfis simples, estacas constitudas de tubos ou estacas raiz (Figura 44). Nessas condies, pode ocorrer o fenmeno de instabilidade por flambagem, usualmente no considerado em peas totalmente enterradas.

Figur a43

Figur a44

62

PROBLEMAS ENVOLVENDO O DESCONHECIMENTO DO COMPORTAMENTO REAL DAS FUNDAES

1 - Adoo de sistemas de fundaes diferentes na mesma estrutura, em razo das caractersticas de variao de cargas, variao de profundidade das camadas resistentes do subsolo ou condies locais restritas de acesso, sem separao por junta de comportamento ou avaliao adequada de compatibilidade de recalques das diferentes fundaes. Esse tipo de procedimento acaba resultando em recalques diferenciais e danos na estrutura (Figura 45). 2 - Obtenes por correlaes com ensaios de penetrao, de valores de capacidade de carga de fundaes profundas sem observar nmeros limites para atrito lateral e resistncia de ponta, pela extrapolao para valores elevados ou profundidades dos elementos de fundao impossveis de serem atingidos. Os resultados obtidos so incompatveis com os reais e provocam o mau comportamento das fundaes submetidas a cargas mais elevadas, superior aquelas que podem ser transferidas ao solo.

Figur a45

3 - Adoo de fundaes profundas para as cargas da estrutura de pavilhes, com presena de aterros compactados assentes sobre camadas compressveis, e elementos leves internos assentes sobre o piso, apoiado diretamente no aterro. O aterro provoca adensamento das camadas compressveis e, consequentemente, recalques em todas as instalaes executadas no aterro,

63

deformando o piso, as paredes e outras estruturas a apoiadas, com ocorrncia de trincamento ou deformaes indesejveis, como exemplificado na Figura 46. Caso tpico foi a construo dos pavilhes da Ceasa (Figura 47), em Porto Alegre, na dcada de 1970, com estacas tipo Franki suportando a estrutura da cobertura e paredes externas, construda em local com presena de espessa camada de argila mole, sobre a qual foi colocado aterro de grande espessura executado com material selecionado e requisitos de compactao rigorosos. As divisrias internas foram apoiadas no piso, em concreto armado, e apresentaram recalques maiores que 30 cm em menos de 10 anos, provocando complicaes nas fundaes e tambm nas instalaes enterradas no aterro, que apresentaram problemas de desempenho. Exemplos de ocorrncia de aterros de argilas moles so frequentes na costa brasileira, nas Baixadas Santista e Fluminense, na cidade de Recife, entre outros.

Figura 46 Fundaes profundas para as cargas da estrutura de pavilhes (pequenos recalques), com presena de aterros compactados assentes sobre camadas compressveis (grandes recalques)

Figur a47

64

4 - Desconhecimento do mecanismo de mobilizao da resistncia de ponta que necessita de deslocamentos proporcionais ao dimetro das estacas escavadas de grande seo, resultando na adoo de valores seguros do ponto de vista da ruptura (resistncia da estaca), mas causadores de recalques incompatveis com o bom desempenho da superestrutura. No caso de estacas de dimetro muito diferenciado sob a mesma estrutura, essa condio de desigualdade de recalque necessria mobilizao de resistncia pode provocar recalques diferenciais importantes e danos estrutura (Figura 38).

Figur a48

5 - Nveis muito desiguais de carregamento numa mesma estrutura, tpico de torres com cargas elevadas e regio circundante de carregamento muito inferior, ambas com mesmo tipo de fundao, sem junta de comportamento ou com pilares da junta apoiados na mesma fundao, resultando recalques diferenciais e trincamento da estrutura (Figura 49).

65

Figur a49

6 - Uso de elementos de fundao como reforo, no caso de fundaes profundas com problema construtivo, sem avaliao do possvel efeito no conjunto do novo elemento executado, dos deslocamentos necessrios mobilizao de resistncia, ou da rigidez no caso de esforos horizontais (Figura 50).

Figur a50

7 - Uso de fundaes de comportamento diferenciado e m avaliao dos efeitos de carregamento especial. Por exemplo, silo com 72 m de dimetro e 39 m de altura com paredes externas apoiadas em estacas e elemento central sobre sapatas. A anlise mostrou recalques excessivos no apoio central com carga de 16 mil toneladas e esforos causados pela sobrecarga no considerados adequadamente no clculo (Figura 51A). As fundaes foram reprojetadas (Figura 51B).

66

Figura 51 M avaliao dos efeitos de carregamento especial: (A) recalques excessivos no apoio central e esforos causados pela sobrecarga provocando atrito negativo e esforos horizontais nas estacas da parede externa do silo, no considerados adequadamente no clculo; (B) correo do projeto original (apud Soeotec,1999)

PROBLEMAS ENVOLVENDO A ESTRUTURA DE FUNDAO

1 - Erro na determinao das cargas atuantes nas fundaes, tpico de obras de pequeno porte sem projetos adequados, ou projetistas sem experincia (no qualificados) em situaes especiais, tais como estruturas pr-moldadas, obras de arte, indstrias, silos, torres altas, estruturas submetidas a efeitos dinmicos ou choques. 2 - Fundao projetada apenas para a carga final atuante, especialmente crtica em casos de estruturas pr-moldadas, estruturas com etapas construtivas e outras nas quais condies intermedirias so mais crticas para as fundaes. Exemplo tpico no caso de estruturas pr-moldadas a fundao de um pilar com 18 m de comprimento no qual se apoiam vigas a serem montadas e sobre as quais se apoiam lajes. O incio de montagem do pilar, sem a carga total da estrutura e sobrecarga, poder ser mais crtico para as fundaes do que a condio de carregamento final, pelos momentos atuantes e reduzida carga vertical. A Tab. 5 mostra a complexidade de carregamento de uma obra de grande altura na qual atuam cargas permanentes, cargas acidentais de vento e subpresso. necessrio verificar as fundaes no somente para as cargas mximas atuantes, mas para as vrias possibilidades de ocorrncia.

67

Tab. 5

68

3 - Erros decorrentes de indicao apenas de cargas mximas em casos de fundaes em estacas com solicitaes de compresso e momentos atuantes. Muitas vezes, o projetista das fundaes recebe as cargas de outro profissional e resolve o problema para a condio conhecida e informada. No considerar a condio de carregamento vertical mnimo pode levar soluo inadequada (Figura 52). Exemplo dessa situao a de reservatrios metlicos elevados sob ao do vento, com fundaes calculadas e verificadas apenas para reservatrio cheio. A situao do reservatrio vazio implica em alterao das cargas limites, em geral, caracterizada como crtica para os elementos de fundao em trao.

Figura 52

69

4 Erros no dimensionamento de elementos estruturais das fundaes, tais como vigas de equilbrio, estacas com cargas horizontais inadequadamente armadas, uso de vigas de grande rigidez calculadas como vigas contnuas, blocos com dimensiona- mento equivocado resultando solicitaes mal distribudas (Figura 53).
600 kN 300 kN 600 kN

Figura 53

5 - Armaduras de estacas de concreto armado tracionadas, calculadas sem previso da fissurao do concreto (ABNT NBR 6118/2003). A abertura de fissuras em meio agressivo pode acarretar a degradao da armadura, projetada apenas para solicitaes atuantes. 6 - Uso de emendas padro em estacas metlicas, no verificadas para carregamento de trao a que elas so submetidas, acarretando sua instabilidade.

70

7 Adoo de soluo estrutural na qual os esforos horizontais no so equilibrados pelas fundaes. Eles so considerados equivocadamente suportados pela estrutura apoiada nas funes (Figura 54), ou seja, o projeto no verifica a estabilidade global. 8 - Carncia de detalhes estruturais adequados, tais como a ligao da armadura de estacas tracionadas ao bloco de coroamento - moldadas in loco (Figura 55A), ou pr-moldadas de concreto e metlicas (Figura 55B), o que resulta em ausncia de transferncia de carga s fundaes e detalhes de recobrimento insuficientes (ABNT NBR 6118/2003). Esse fator especialmente relevante em casos de ambiente agressivo, ou mesmo ausncia de detalhamento, resultando em degradao da armadura e dano ao desempenho de longo prazo. Detalhes adequados do bloco de coroamento e da ancoragem de estacas metlicas so apresentados na Figura 55C.

Figura 54

71

Figura 55

Figura 55 (C) detalhamento adequado: ilustraes

9 - Uso de armaduras muito densas no projeto, causando dificuldades construtivas como falta de integridade ou ausncia de recobrimento, especialmente em fundaes profundas (Figura 56), que resultam em falhas nos elementos ou suscetibilidade em ambiente agressivo.

72

Figura 56

10 - Ausncia de exame da situao como construdo ou as built das fundaes em estacas, com relao ao dimensionamento dos blocos e vigas de equilbrio projetadas. E comum a execuo resultar em excentricidades significativas, provocando alterao nas solicitaes, que podem tornar o projeto original inseguro; 11 - Uso das solicitaes obtidas ao nvel do terreno para o dimensionamento de fundaes enterradas, sem a considerao das alteraes por exemplo, o possvel aumento dos momentos atuantes (Figura 57).

Situao real

Figura 57 Uso de momentos do nvel de solo em fundaes enterradas

73

PROBLEMAS ENVOLVENDO AS ESPECIFICAES CONSTRUTIVAS

As especificaes construtivas devem atender a critrios de projetos tanto de fundaes diretas como profundas. 1 Em fundaes diretas os problemas podem ser causados pela ausncia de indicaes precisas com relao a: a) Cota de assentamento das fundaes, resultando na implantao das sapatas na profundidade equivalente sua altura ou definida no canteiro, e inadequada s condies de ocorrncia do solo (Figura 58);

Figura 58 - Efeito da falta de identificao da cota de assentamento de fundaes diretas.

b) Tipo e caractersticas do solo a ser encontrado e onde as fundaes devero ser assentadas, implicando na definio dessas caractersticas pelos executantes, em geral no qualificados tecnicamente para a tarefa; c) Ordem de execuo no caso de elementos adjacentes em cotas diferentes, quando o elemento destinado cota inferior deve ser implantado primeiro, para evitar o descalamento do elemento da cota superior (item 6.4.5 da ABNT NBR 6122/1996, ilustrado na Figura 59);

74

Figura 59

d) Tenso admissvel do solo, adotada em projeto sem a devida identificao das condies a serem satisfeitas pelo material na base das fundaes; e) Recobrimento das armaduras, dando origem a elementos expostos ou no protegidos e degradveis a mdio e longo prazos (Figura 60).

Figura 60

2 Em fundaes profundas - nos projetos correntes so comuns problemas causados pela ausncia de indicaes referentes a:

75

a) Profundidades mnimas de projeto, deixando a definio ao executante, normalmente no habilitado para a deciso, e permitindo que ocorram situaes em que as cargas no so transmitidas adequadamente ao solo; b) Peso mnimo ou caractersticas do martelo de cravao e nega (penetrao da estaca para dez golpes do martelo, usado como critrio de controle executivo) nas estacas cravadas, resultando em elementos com insuficincia de embutimento no solo competente; c) Caractersticas mnimas do equipamento de execuo, tais como comprimentos mnimos de ferramentas ou acessrios, torque etc., resultando na incapacidade de execuo at as profundidades necessrias, e elementos de menor capacidade de carga; d) Tenses e caractersticas dos materiais das estacas, resultando em elementos construdos com materiais de resistncia menor que a necessria, ou problemas de integridade pela inadequao dos materiais utilizados; e) Detalhamento de emendas, especialmente importante nos elementos submetidos a solicitaes de trao, transversais ou momentos, resultando em resistncia limitada ou inadequada e insegurana estrutural; f) Exigncia de controle de comportamento de estacas (levantamento) quando da cravao de elementos adjacentes em blocos com vrias estacas, muito importante nas estacas de deslocamento, ou seja, na execuo deslocada massa significativa de solo, resultando em danos s estacas ou reduo acentuada de sua resistncia de ponta; g) Proteo contra a eroso em locais sujeitos a ela, tendo como consequncia a mdio e longo prazos o alvio significativo de tenso e, s vezes, reduo da resistncia lateral, possibilidade de flambagem em elementos esbeltos ou mesmo a instabilidade geral e colapso da fundao. 3 Generalidades: a) Falta de indicao das cargas consideradas no projeto, bem como sua origem (data e identificao da planta de carga nas fundaes, se recebida de outro profissional); em

76

algumas circunstncias ocorrem mudanas de projeto, e consequentemente das cargas, no informadas ao projetista das fundaes, ocasionando situao de insegurana ou inadequao da soluo projetada; b) Ausncia da indicao da referncia e localizao das sondagens ou ensaios nos quais o projeto se baseou, podendo ocorrer alteraes na geometria do terreno (aterros ou cortes) modificando as condies de projeto, como comprimentos mnimos ou mximos, entre outras.

2.1.3.9 FUNDAES SOBRE ATERROS

A execuo de fundaes em solo criado ou aterro constitui uma fonte significativa de problemas, provocados pelos aspectos especiais do tema. Esses aspectos no so geralmente considerados no projeto por no especialistas era geotecnia, por desconhecimento dos mecanismos envolvidos. Fundaes apoiadas sobre aterro tm alm dos aspectos usuais inerentes a qualquer fundao, caractersticas nicas no que se refere aos recalques a que estaro submetidas. Os recalques de fundaes assentes sobre aterros podem ter trs causas distintas: a) Deformaes do corpo do aterro por causa do seu peso prprio, bem como por carregamento provocado pela fundao ao transferir a carga da superestrutura. b) Deformaes do solo natural localizado abaixo do aterro, em razo do acrscimo de tenses ocasionado pelo peso prprio do aterro e pelas cargas da superestrutura (expectativa da ocorrncia de recalques significativos quando da execuo de aterros sobre camadas de solos moles). c) Nos casos de execuo de aterros e/ou carregamento externos sobre lixes ou aterros sanitrios desativados, os mesmos estaro sujeitos a aes bioqumicas decorrentes da degradao da matria orgnica de seus componentes.

77

Recalque do Corpo do Aterro Recalques totais e diferenciais do corpo do aterro, causados pelo seu peso prprio e/ou pelo carregamento provocado pela fundao, ocorrem normalmente nos seguintes casos: a) Quando da execuo de aterros cujo material disposto sem compactao (no caso de solos argilosos) ou sem vibrao (no caso de solos arenosos). Tomlinson (1996) observou em tais casos a ocorrncia de recalques lentos, porm contnuos, contabilizando a diminuio de 1 a 2% da espessura da camada de aterro no perodo de10 anos. b) Quando da disposio de solo por aterros hidrulicos. Ainda segundo Tomlinson (1996), areias depositadas por meio de aterros hidrulicos apresentam pequenos recalques na camada depositada acima do nvel de gua, devido consolidao causada por fluxo descendente. Contudo, quando a areia depositada na gua, pode permanecer em estado fofo, tornando-se suscetvel a recalques quando da aplicao de carga externa. Segundo Consoli e Sills (2000), quando da disposio submersa de material da dimenso silte, a formao de solos ocorre pelos processos simultneos de sedimentao e adensamento, finalizando em ndice de vazios altos (entre 3 e 6), sendo, portanto, suscetvel a recalques causados por carregamento externo. c) Quando da execuo de aterros com compactao deficiente, por lanamento de camadas muito espessas e/ou uso de equipamentos que no tm a capacidade de transmisso de energia ao solo especificada em projeto. Nesse caso, s a parte superior de cada camada compactada, resultando em lentes com altos ndices de vazios. Como recomendao geral, a eficincia da compactao do aterro obtida atravs da deposio de camadas de espessura entre 20 e 40 cm, em estado fofo, sendo comum o uso de camadas de 30 cm (DNER, 1996), com material selecionado compactado na umidade tima. Os parmetros de compactao devem ser

78

determinados experimentalmente para cada solo, sendo funo tambm da energia aplicada e do equipamento utilizado. d) Quando da execuo de aterros com materiais inadequados. Deve ser evitado o uso de solo superficial contendo razes e outros materiais vegetais, argilas ou materiais expansivos, turfas e argilas orgnicas (DNER,1996). Os materiais utilizados devem ter propriedades que atendam as caractersticas tcnicas pr-selecionadas para a execuo do aterro, tais como resistncia ao cisalhamento e deformabilidade, de acordo com ensaios geotcnicos completos; ou ao menos atender a boa prtica, com o uso de valores de CBR ou densidade e expanso como indicadores de boas condies de comportamento. e) Quando da execuo de aterros com materiais heterogneos, caso em que o aterro feito com solo misturado a restos de construo, tais como resduos de alvenaria, concreto, madeira, ao e demais rejeitos de obra e troncos de rvores cortadas e deixadas no local. A ocorrncia de recalques diferenciais em razo de elementos rgidos no meio da massa de solo usual, mesmo porque em tais condies impossvel a compactao do aterro. Se forem necessrias fundaes profundas atravessando tal aterro, a existncia dos restos de construo e a possvel necessidade de sua remoo podem aumentar consideravelmente seu custo, sejam as estacas cravadas ou escavadas.

Aterro sobre Solos Moles

Aterros construdos sobre solos moles podem apresentar um desempenho inadequado, na forma de ruptura ou magnitude dos recalques. A ocorrncia de espessas camadas de solos moles frequente em grandes centros urbanos, principalmente em reas localizadas ao longo da costa brasileira, Souza Pinto (1992); Schnaid et al. (2001) e nas regies sedimentares prximas a rios e lagos, entre outros.

79

A possibilidade de ruptura normalmente verificada pela anlise de estabilidade, adotando-se um valor mdio para a resistncia ao cisalhamento no drenada (Su) da camada de argila. Os recalques definem o comportamento adequado ou no das fundaes. As patologias decorrentes de recalques ocorrem por um processo gradual pelo qual, em argila saturada, observa-se uma reduo de volume do solo devido compresso de esqueleto slido, volume igual de gua expulso durante o processo. Tal fenmeno denominado de adensamento e seu tempo de durao normalmente medido em anos. A compreenso e modelagem do processo de adensamento unidimensional so relativamente simples. Quando um carregamento aplicado a uma massa de solo compressvel, saturada, de baixa permeabilidade, o carregamento , no incio, suportado pela gua. O acrscimo de tenso resultante chamado de excesso de poro-presso. O excesso vai sendo dissipado e as tenses vo sendo gradativamente transferidas estrutura do solo, ocasionando um acrscimo de tenso efetiva. Esse fenmeno observado na medida em que as variaes volumtricas produzem recalques, cuja magnitude pode afetar a superestrutura de obras de engenharia. Construes sobre unidades geotcnicas adversas podem contemplar diferentes alternativas de projeto: (a) evitar o problema pela remoo da camada de argila; (b) construir o aterro cm etapas para possibilitar o adensamento gradativo da argila durante o perodo de construo, (c) usar mantas geotxteis na interface aterro-fundao, a fim de melhorar as condies de estabilidade; e (d) instalar drenos geotxteis para acelerao do processo de adensamento. Qualquer uma das solues envolve custos considerveis e tempo de execuo e, por esse motivo, frequente a adoo de alternativas de projeto que impliquem na reduo dos custos de implantao, combinada a custos de manuteno elevados pela correo das patologias observadas durante a vida til da obra. Incertezas quanto s premissas de projeto e riscos associados construo sobre materiais altamente compressveis podem exigir a avaliao de desempenho da obra atravs de instrumentao. So frequentes as referncias ao emprego de medidores de recalques e monitoramento dos excessos de poro-presses. Exemplo recente foi relatado por Schnaid et al. (2001) na construo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), cujos resultados da instrumentao (leituras de recalques realizadas desde o incio da construo da obra, juntamente com as cotas de elevao do terreno) so apresentados na Figura 61. Um aterro

80

de 4 m de altura para regularizao do ptio de estacionamento de aeronaves foi construdo sobre uma camada de argila mole de aproximadamente 8 m de espessura. O aterro foi executado em um perodo de mais ou menos trs meses, os recalques praticamente estabilizaram em dezoito meses para uma rea tratada com drenos geotxteis, porm permaneceram ativos por mais de trs anos para a rea no tratada.

Figura 61

Portanto, aterros sobre solos moles podem exibir recalques considerveis durante vrios anos aps a concluso da obra, resultando em patologias ativas com manifestaes contnuas e prolongadas. Existem muitos exemplos em vrias regies metropolitanas brasileiras de execuo de aterros sobre solos moles, por causa do baixo custo da terra, com a construo de loteamentos e casas para a populao de baixa renda nesses locais, e o aparecimento dos problemas anteriormente indicados. Alm da execuo de aterros compactados diretamente sobre a camada mole, outro exemplo frequente nas costas brasileiras a ocorrncia de camadas arenosas sobre depsitos argilosos. A camada arenosa absorve as cargas de pequenas construes. Grandes obras, com

81

carregamento elevado transmitido ao solo de fundao, exigem a adoo de solues por grupos de estacas, ou melhoramento da camada de argila com estacas de brita e areia. O carregamento na argila gera excessos de poro-presses, cuja dissipao produz recalques que afetam a superestrutura. O impacto desses recalques, e suas possveis consequncias, devem ser analisados para que efeitos indesejveis, tais como recalques muito elevados, sejam controlados e se mantenham dentro de limites admissveis. O mecanismo de interao solo-estrutura complexo, tanto para grupo de estacas como para melhoramento de solos, sendo seus efeitos normalmente estabelecidos a partir de regras empricas e na prpria experincia acumulada pelos projetistas.

Aterros Sanitrios e Lixes

Historicamente, o uso de terrenos onde houve a disposio de resduos slidos urbanos de forma controlada (aterros sanitrios) ou sem controle (lixes) tem se limitado a ocupaes urbanas voltadas de reas de lazer. Nos ltimos anos, por causa do crescimento urbano acentuado, locais de deposio de resduos passaram a ter tambm valor imobilirio para a construo de prdios comerciais e residenciais, bem como de toda a infraestrutura circundante (rede de gua e esgoto, pavimentao etc.). Projetos geotcnicos nesses materiais requerem o estudo do comportamento reolgico de rejeitos, considerando os recalques em razo da degradao do material existente no aterro em funo do tempo. Alm disso a degradao dos resduos orgnicos em tais locais pode gerar gs metano, que pode ser potencialmente explosivo em altas concentraes. No entanto, existem poucos relatos sobre projeto, acompanhamento e manuteno de edificaes e de infraestrutura, de forma a compatibilizar as deformaes do aterro sanitrio s obras civis circundantes, um exemplo da magnitude de recalques em aterros sanitrios, na Figura 62 so apresentadas as curvas de nvel dos recalques previstos (superando dois metros) em um aterro sanitrio na Califrnia (Keech, 1995).

82

Figura 62

Em geral s edificaes assentes em aterros sanitrios, o uso de fundaes superficiais limitado a estruturas provisrias que podem tolerar recalques diferenciais, sendo desejvel que o aterro superior de solo (selamento) seja o mais espesso possvel, para conferir capacidade de suporte ao sistema. Estruturas permanentes exigem o uso de fundaes profundas. O projeto de estacas em aterros sanitrios e lixes requer: a) A anlise de atrito negativo em razo do recalque causado pela decomposio dos resduos muitas vezes exigindo o emprego de metodologias construtivas que reduzam o efeito do atrito negativo, tais como o uso de camada betuminosa na face lateral da estaca, conforme ilustrado na Figura 63. b) A garantia da integridade da estaca na sua execuo em tal ambiente, por meio do pr-furo para a instalao de estacas cravadas (reduzindo o potencial de quebra pelas obstrues devidas heterogeneidade do material). c) A verificao da continuidade no uso de estacas escavadas (Figura 64), pela escavao do solo circundante para exposio do fuste. A avaliao do impacto de substncias lquidas deletreas, que se formam pela decomposio dos materiais existentes no aterro sanitrio/lixo, tais como cloretos (causam corroso no ao), cidos e sulfatos (atacam o concreto). Recomendaes

83

especficas sobre a reduo do potencial de corroso de estacas de concreto armado e de ao nesses ambientes, tais como o aumento do recobrimento de concreto nas armaduras, reduo do fator gua/cimento, com o consequente aumento de resistncia e diminuio da permeabilidade do concreto, o aumento da seo transversal de ao e o encapsulamento por concreto da estaca de ao em ambiente corrosivo.

Figura 63

Figura 64

d) Garantia da estanqueidade do selante de fundo de aterros sanitrios na instalao das estacas, com o uso de revestimentos permanentes (preenchidos por bentonita) que penetrem no selante. e) Consideraes especiais precisam ser feitas para projeto das conexes da rede de infraestrutura circundante s edificaes apoiadas em antigos stios de disposio de

84

resduos. Nas vias de acesso ao prdio necessrio o uso de lajes somente apoiadas no prdio (Figura 65), permitindo rotaes angulares para acomodar deslocamentos verticais. Canalizaes (gua, esgoto etc.) vinculadas ao prdio precisam ser projetadas com uma flexibilidade que permita acomodar recalques previstos para a vida til da obra (Figura 66).

Figura 65

85

Figura 66

2.4.

PATOLOGIA NA FASE DE EXECUO

As falhas de execuo constituem o segundo maior responsvel pelos problemas de comportamento das fundaes. O sucesso na concepo e construo de uma fundao depende no somente de uma caracterizao conveniente das condies do subsolo, de clculo e projeto adequados da soluo a implantar, mas tambm de especificaes precisas e detalhadas de materiais e procedimentos em conformidade com a boa prtica, uso de processos construtivos apropriados executados com pessoal experiente e equipamento adequado, acompanhados de superviso e controle construtivo rigoroso. Mesmo no caso de contratao de empresas especializadas para a execuo de fundaes, sempre necessrio fiscalizar a execuo, com registro de todos os dados relevantes, para

86

informar ao projetista das reais condies executivas, verificar a conformidade com as especificaes de normas vigentes (ABNT NBR 6122/1996 - Projeto e Execuo de Fundaes) e da boa prtica, alm de preservar as informaes das fundaes efetivamente construdas para eventuais necessidades futuras. Em casos especiais existe a necessidade de realizao de ensaios complementares nas fundaes para comprovar sua adequao e segurana, como prova de carga esttica em estacas (ABNT NBR 12131/1991) e ensaio de carregamento dinmico em estacas (ABNT NBR 13208/1994). Deve ser prtica a certificao dos servios de fundaes, com a realizao de ensaios e acompanhamento e controle dos materiais e processos, bem como verificao de integridade e desempenho das fundaes prontas. Os procedimentos modernos de ensaio como PDA (Pile Driving Analyzer) e PIT (Pile lntegrity Testing) permitem a identificao de problemas de integridade e caracterizam cargas mobilizadas de forma rpida e econmica, podendo se constituir em elementos importantes no processo de garantia de qualidade das fundaes, e ter seu uso mais disseminado. A apresentao do tema dos problemas decorrentes do processo construtivo abordar os seguintes tpicos: fundaes superficiais, fundaes profundas, controle dos volumes concretados, preparo da cabea das estacas de concreto, ensaios de integridade e provas de carga.

FUNDAES SUPERFICIAIS Os problemas de execuo de fundaes diretas sero apresentados segundo a sua origem, agrupando-se aqueles envolvendo aspectos relacionados com o solo sob o qual a fundao se apoia e os relacionados com a estrutura dos elementos de fundao. Pela facilidade construtiva e larga utilizao em construes de pequeno porte, as fundaes superficiais so, muitas vezes, executadas sem projeto realizado por pessoal qualificado e sem superviso e acompanhamento por profissional experiente, resultando em problemas variados e frequentes. So comuns os projetos baseados em solues de obras vizinhas, ou em abordagens empricas provenientes de publicaes onde so indicados valores tpicos de tenso admissvel no adequados ao problema.

87

A execuo de ensaios em placa no terreno (ABNT NBR 6489/1984), forma segura de definir o comportamento do solo sob carregamento, extremamente rara e utilizada apenas em casos especiais, como comprovao de comportamento em solos desconhecidos, ou por procedimentos padronizados de controle de qualidade do contratante.

PROBLEMAS ENVOLVENDO O SOLO

Dentre os problemas de fundaes superficiais causados pelo processo construtivo envolvendo o solo, pode-se referir os seguintes: a) Construo de elementos de fundao assentes em solos de diferente comportamento, tpico de situaes onde ocorrem cortes e aterros, mas as fundaes so construdas na mesma cota, ou existe uma variao de profundidade da camada resistente sem que as fundaes fiquem assentes no material para o qual foram projetadas, resultando recalques diferenciais ou mesmo o colapso das Fundaes (Figura 67).

Figura- 67 (A) Situao de corte e aterro com as fundaes assentes na mesma cota; (B) Fundaes diretas apoiadas em solos com caractersticas diferentes.

88

b) Amolgamento de solo (destruio da estrutura do solo com a consequente reduo de resistncia) no fundo da vala, causado pela falta de cuidado na escavao e limpeza, ou falta de limpeza de material cado das paredes ou remanescente de escavao, provocando recalques incompatveis com o projeto (Figura 68).

Instabilidade

Solo amolgado

Material proveniente do desmoronamento

Figura 68 Amolgamento do solo ou falta de limpeza da cava de fundao

c) Sobre-escavao preliminar e reaterro mal executado, apoiando-se as sapatas em

condies diferentes das estimadas, pelas caractersticas precrias do material simplesmente colocado sem os cuidados necessrios de compactao, resultando na ocorrncia de recalques. d) Situaes de substituio de solo com uso de material no apropriado ou executado sem compactao adequada. Essa situao frequente e ocorreu, por exemplo, em prdio escolar no Rio Grande do Sul, no qual a presena de solos moles superficiais exigiu a substituio de solo para utilizao de projeto padro de sapatas. Os trabalhos de reaterro no foram executados com materiais adequados (pela distncia da jazida disponvel), nem compactados com controle, resultando instabilizao das fundaes aps a inundao pela ao das chuvas, previamente ao carregamento das fundaes, conforme ilustrado na Figura 69. A soluo do problema foi a escavao do material colocado impropriamente e a execuo de aterro com solo selecionado, como originalmente previsto, e compactao controlada, garantindo a segurana da soluo.

89

Figura 69

e) Sapatas executadas em cotas diferentes com desmoronamento ou alvio da fundao apoiada no nvel superior, provocados pela posterior escavao para a sapata situada na cota inferior, contrariando o item 6.4.5 da ABNT NBR 6122/1996 e a boa prtica. f) Sapatas executadas em cota superior a canalizaes em projeto ou j existentes no terreno. A posterior escavao para implantar canalizaes ou sanar vazamentos compromete as fundaes (Figura 70). E bastante comum implantao de canalizaes em reaterros mal executados e sem cuidados especiais. Os reaterros deformam, as canalizaes vazam e ocorre o carreamento do solo, algumas vezes em extenses significativas, envolvendo a base das fundaes j implantadas.

Figura 70 Fundaes diretas executadas sobre canalizaes

90

PROBLEMAS ENVOLVENDO ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA FUNDAO Os problemas originados pelos elementos estruturais das fundaes superficiais so os relacionados a seguir: a) Qualidade inadequada do concreto, com tenso caracterstica inferior a de projeto, resultando condio insegura, ou abatimento inadequado s necessidades de lanamento e adensamento, repercutindo na integridade dos elementos construdos. b) Ausncia de regularizao com concreto magro do fundo da cava de fundao, para posterior construo de sapata, com contaminao do concreto e recobrimento inadequado da armadura, resultando em degradao a mdio e longo prazos (Figura 71). comum a regularizao com camada de brita, resultando muitas vezes na ocorrncia de problemas de recobrimento da armadura e de perda de gua do concreto da sapata, produzindo um material poroso e inadequado do ponto de vista de resistncia agresso do meio. c) Execuo de elementos de fundao com dimenso e geometria incorretas. Essa uma situao relativamente comum em sapatas com altura varivel ou escalonadas, resultando em tenses incompatveis com a estrutura ou com o solo. A Figura 72A mostra uma situao em que foi necessrio o reforo de fundaes em prdio com trs pavimentos, assente sobre fundaes diretas, nas quais o uso de geometria diferente da Indicada em projeto induziu ao puncionamento das sapatas e recalque significativo da estrutura. A Figura 72B apresenta uma situao em que a espessura da sapata executada (5 cm) menor que a de projeto (60 cm).

91

Figura 71

Figura 72

d) Presena de gua na cava durante a concretagem, prejudicando a qualidade e integridade da pea em execuo. A concretagem deve ser realizada sem nenhuma ocorrncia de gua, ou deve ser utilizado o processo de concretagem submersa para a obteno de elemento ntegro de fundao. e) Adensamento deficiente e vibrao inadequada do concreto, resultando em peas sem a geometria ou integridade projetadas e falta de recobrimento de armadura. Essa situao d origem a condio insegura do elemento de fundao e propicia sua degradao ou mesmo colapso sob carga, dependendo da extenso do problema (Figura 73).

92

f) Estrangulamento de seo de pilares enterrados em razo da armadura densa, estribos mal posicionados, concreto de trabalhabilidade inadequada ou falta de limpeza interna da forma e desforma para inspeo. Na experincia dos autores, essa situao foi verificada em estrutura que entrou em colapso e em mais trs casos de ocorrncia de problemas, incluindo um em que sapatas apoiadas em rocha apresentaram evidente mau comportamento das fundaes. tpico de casos com concretagem difcil, por instabilidade da escavao ou presena de gua, nas quais no feita a desforma para inspeo da integridade dos elementos, sendo simplesmente reaterrada a escavao sem retirada da forma dos pilares enterrados. A Figura 74 identifica tal situao, responsvel pelo desabamento de prdio com quatro pavimentos, em Porto Alegre, com sapatas assentes em material de excelente comportamento. A presena de serragem na base dos pilares foi verificada na inspeo aps o acidente, em alguns casos abrangendo toda a seo, causando a ruptura da pea sob carregamento.

Figura 73

a) Armaduras mal posicionadas ou insuficientes, provocando problemas de recobrimento (integridade a longo prazo) ou, por no atender s necessidades das solicitaes, conduzindo insegurana estrutural (Figura 75).

93

Figura 74

Figura 75

Figura 75

FUNDAES PROFUNDAS As fundaes profundas apresentam peculiaridades que as tornam diferentes dos demais elementos das edificaes. A elaborao do projeto est diretamente relacionada s caractersticas de execuo de cada sistema de fundaes profundas, no envolvendo apenas a adoo de perfil tpico do solo e a anlise atravs de teoria ou mtodo especfico de clculo. Uma estaca nem sempre executada conforme os requisitos definidos no projeto, pois depende da variabilidade das condies de campo. Alm da possibilidade de variao das caractersticas do subsolo identificadas na etapa de investigao, existem limitaes de

94

capacidade de equipamento e de geometria (comprimentos e dimetros, por exemplo), e as condies de campo, muitas vezes, obrigam a mudanas substanciais no projeto original. Fundaes por estacas exigem uma comunicao eficiente entre o projetista e o executante, de forma a garantir que as reais condies construtivas sejam observadas e o projeto se adeque realidade. Detalhes do processo construtivo so essenciais ao bom desempenho das fundaes profundas. Segundo Biarrez (1974), estas prticas, considerando os detalhes e cuidados construtivos e sua possvel repercusso no sucesso ou fracasso de desempenho do elemento construdo, pode ser comparada culinria, onde um pequeno detalhe esquecido ou mal executado pode resultar em fracasso total. A evoluo no desenvolvimento de equipamentos construtivos de fundaes e de materiais resultou no aumento da capacidade de carga dos elementos individuais, fazendo com que, em grande nmero de casos, seja utilizada uma nica estaca para cargas elevadas, ao contrrio da soluo clssica de bloco sobre vrias estacas para essa condio. Ocorreu tambm um aumento das tenses caractersticas de projeto, conduzindo a elementos individuais com cargas mais elevadas que as anteriormente adotadas. A responsabilidade e a repercusso da falha de uma estaca so diferenciadas atualmente, se comparada situao de grupos de estacas em que a falha de um elemento individual no provoca, necessariamente, o colapso do bloco. Deve-se tambm considerar que a execuo de uma fundao profunda afeta o solo e as fundaes vizinhas j executadas, provocando alteraes nas condies iniciais consideradas no projeto. Cada sistema de fundao afeta de forma diferente o solo e os elementos j executados, exigindo a anlise detalhada em cada caso para avaliar a adequao do mtodo de clculo e examinar a estabilidade e eficincia da soluo projetada. Por condicionantes de espao e objetividade, as fundaes profundas sero classificadas em dois grandes grupos, a saber: a) Estacas escavadas, definidas como aquelas em que o processo executivo realizado com a retirada de solo. b) Estacas cravadas, com execuo sem a retirada do solo.

95

Apresentam-se os principais problemas decorrentes da execuo, encontrados na prtica de engenharia para o grupo e especificamente para os tipos comuns de estacas. No sero abordadas as estacas mistas por se constiturem em casos especiais, utilizadas em situaes no correntes, usualmente projetadas e executadas por especialistas e com ampla possibilidade de combinaes de tipo de procedimento construtivo.

Problemas Genricos Apresentam-se a seguir os problemas que ocorrem nas fundaes profundas e que so comuns a mais de um tipo de procedimento construtivo. a) Erros de locao, com estacas executadas fora da posio de projeto, causando solicitaes no previstas em vigas de equilbrio e blocos de coroamento, ou nas prprias estacas. Situao bastante comum quando no h verificao de posicionamento ps-execuo e reclculo da estrutura para a condio real de execuo, ou quando existe proximidade excessiva entre elementos, afetando o funcionamento e reduzindo sua eficincia, como mostrado na Figura 76. b) Erros ou desvios de execuo, comuns em casos de presena de obstrues (mataces ou blocos disseminados na massa de solo), ou, simplesmente, desateno no incio da execuo de cada elemento produz os mesmos efeitos anteriormente referidos. c) Erros de dimetro ou lado do elemento (estaca com seo inferior ao projetado), resultando em resistncia insuficiente, conforme Figura 77.

96

Figura Figura 76 77

d) Substituio no canteiro da estaca projetada por elementos equivalentes na ausncia de ferramenta, ou materiais, com erros conceituais de eficincia e comportamento. Tpica de solues por pessoal no qualificado, ou uso de soluo padro sem justificativa. Exemplos: estacas escavadas mais curtas que o projetado por ocorrncia de obstruo, com aumento de dimetro no calculado; estacas prmoldadas de determinada dimenso substitudas por duas de dimenso menor, sem clculo, resultando em alterao do centro de gravidade do estaqueamento e distribuio de cargas no prevista nas estacas; colocao de reforos em elementos pr-moldados quebrados sem considerao de proximidade ou alterao de geometria do bloco e seus efeitos etc. A Figura 78 mostra projeto de bloco suportando pilar da extremidade do prdio, com carga projetada de 300 toneladas, com quatro estacas tipo Franki de 450 mm de dimetro, prximo a poste com transformador. Por problema de acesso do equipamento na execuo das duas estacas prximas ao poste, houve substituio por estacas tipo Strauss de 500 mm de dimetro. Essas estacas executadas com equipamento de menor porte no apresentavam interferncia e risco pela proximidade com os cabos de alta tenso. Como resultado da soluo adotada na obra, ocorreu deficincia de capacidade de carga geral do bloco e, consequente, desaprumo do prdio com doze pavimentos, que teve de sofrer reforo de fundaes nesse bloco com perfis metlicos, em regime de urgncia. As estacas tipo Strauss executadas no s tinham

97

baixa resistncia como acabaram afetando o comportamento das estacas cravadas, pela escavao necessria sua implantao, reduzindo o confinamento dos elementos j implantados.

Figura 78

e) Inclinao final executada em desacordo com o projeto, por dificuldade construtiva ou erro, resultando em solicitaes diferentes das previstas e conduzindo a situao insegura, como mostrado na Figura 79. f) Falta de limpeza adequada da cabea da estaca para vinculao ao bloco, originando deformaes durante o carregamento; ou casos de demora na execuo da concretagem do bloco, sem nova limpeza da cabea das estacas, em locais onde pode haver contaminao ou presena de sujeira na interface, como mostra a Figura 80.

98

Figura 80

Figura 79

g) Ausncia ou posio incorreta de armadura de fretagem de projeto no bloco ou topo do elemento de fundao, quando necessria. Deve ser verificada a necessidade de uso da armadura sempre que houver mudana de seo entre elementos estruturais (Figura 81).

99

Figura 81

h) Cota de arrasamento diferente do essencial resultando em necessidade de emenda ou perda de espera de pilar (Figura 82). Em algumas situaes, executado elemento em concreto simples, como prolongamento do corpo da estaca, sem vinculao de

100

qualquer natureza. Essa situao pode ser instvel ou produzir solicitaes que as peas envolvidas no suportam com segurana.

Figura 82

i) Posicionamento indevido de armadura ou falta de efetiva vinculao nos casos de estacas tracionadas, no transmitindo a solicitao a elas (Figura 83).

Figura 83

j)

Caractersticas do concreto inadequadas. Complicao tpica das estacas moldadas in situ, responsvel por inmeros problemas construtivos e tambm de degradao.

101

ESTACAS CRAVADAS As estacas executadas por cravao de elementos na massa de solo podem ter os seguintes problemas: a) Falta de energia de cravao, problemas genricos de peso insuficiente do martelo ou baixa energia do sistema de cravao em relao estaca cravada, ou insuficincia para ultrapassar eventuais obstrues ou horizontes intermedirios resistentes, resultando elementos cravados aqum das necessidades (ABNT NBR-6122/1996 especfica peso mnimo de martelo relacionado com o peso da estaca sendo cravada e energia especificada nas estacas tipo Franki). Martelos leves em relao ao peso da estaca produzem nega ou impossibilidade de penetrao, sem que o comprimento atingido seja suficiente para a transmisso de carga ao solo. b) Excesso de energia de cravao, pelo uso de martelos muito mais pesados que o adequado em relao ao elemento sendo cravado ou altura de queda excessiva, provocando danos estruturais aos elementos de fundaes (madeira, metlicos, prmoldados etc.). Se no detectados, resultam em mau desempenho das fundaes (Figura 84).

Figura 84

102

c) Compactao do solo, especialmente os granulares nas estacas cravadas com deslocamento de solo, como as pr-moldadas de concreto e tipo Franki. Isso pode induzir a comprimentos diferenciados em blocos com grande nmero de estacas (Figura 85) e at impossibilitar execuo com espaamento inicial de projeto, sendo necessrio em alguns casos a execuo de pr-furo para permitir a cravao at a profundidade necessria. O efeito benfico do ponto de vista de resistncia individual da estaca.

Figura 85

d) Levantamento de elementos j cravados pela execuo de novos elementos, tpico de blocos com vrias estacas que provocam deslocamento do solo na cravao (Franki, pr-moldada de concreto, tubulares de ponta fechada). Dependendo da magnitude do levantamento, pode haver prejuzo no desempenho das fundaes. A Figura 86 mostra o efeito da cravao da estaca em elementos j executados. Tendncia de levantamento de estacas devido cravao de elementos adjacentes, funo do espaamento entre as mesmas, apresentada na Figura 87. A Figura 88A mostra foto de estaca Franki exposta onde fica evidente a descontinuidade de fuste provocada pela cravao de outros elementos. Na Figura 88B so apresentados dois blocos com estacas Franki nos quais durante a cravao verificou-se o levantamento geral da massa de solo, bem como o levantamento das estacas j cravadas.

103

Figura 86

Figura 87

104

Figura 88

Outro efeito indesejvel o deslocamento lateral de estacas j executadas. Um exemplo semelhante ocorreu em caso recente de bloco com 184 estacas prmoldadas com seo de 50 cm x 50 cm, afastadas dois metros, em que houve levantamento geral da massa de solo de 70 cm, e levantamento das estacas de at 12 cm, como indicado na Figura 88C. Foi verificado, por meio de provas de carga estticas (Figura 88D), um caso com resistncia de ponta da estaca praticamente nula (estaca PCC-12), bem como outro no qual aps deslocamento de aproximadamente 50 mm, houve uma retomada de mobilizao de resistncia de ponta (estaca PCC19), demonstrando o comprometimento das estacas que haviam sofrido levantamento de vrios centmetros devido a cravao de elementos adjacentes. O prosseguimento da execuo das estacas do bloco foi feito com a realizao de pr-furo nas estacas ainda no cravadas, e recravao de todas as estacas levantadas, com desempenho resultante satisfatrio, comprovado pela realizao de prova de carga esttica em uma estaca e PDA em nmero representativo nas demais.

105

e) Falsa nega. Aps se obter a nega na cravao, ao verificar-se a penetrao na recravao a estaca penetra facilmente. Esse fenmeno pode ter origem em vrios mecanismos de comportamento do solo, tais como a gerao de poropresses negativas durante a cravao ou relaxao do solo. Quando a falsa nega no identificada, a estaca apresenta reduzida capacidade de carga. De acordo com a boa prtica, em situaes novas, as estacas devem sempre ser recravadas aps 24 horas, para verificao de desempenho. f) Flexo dos elementos sendo cravados. O deslocamento lateral das estacas durante a cravao pode afetar seu desempenho, reduzindo a resistncia lateral, e tambm provocar danos ou flambagem de elementos esbeltos durante o processo.

106

Figura 88

g) Elevao da presso neutra em solos argilosos saturados, podendo resultar, no caso de grupos de estacas muito prximas a taludes, em ruptura. h) Amolgamento de solos argilosos saturados e consequente reduo de resistncia. i) Influncia do uso de jato de gua ou da pr-perfurao na capacidade de carga em razo da resistncia lateral das estacas: quando so correlacionados valores de resistncia do solo obtidos por ensaios realizados na condio original, e as estacas executadas com pr-furo ou jato de gua para permitir penetrao at certa profundidade, pode ocorrer reduo de capacidade de carga. O nico trabalho conhecido relativo ao tema dos autores Jaime et al. (1992), no qual ficou bem caracterizada a reduo em caso de variao de dimenso do pr-furo em argilas.

Madeira No caso de utilizao da madeira como elemento de fundao, devem ser adotados cuidados especiais na seleo do material e sua geometria. Os seguintes problemas podem ocorrer na execuo desse tipo de estaca:

107

a) Uso de material inadequado, pela baixa resistncia e degradabilidade, ou elemento sem a geometria adequada para servir de elemento de fundao, em geral esbeltos, no retilneos. b) Falta de proteo na cabea da estaca, provocando dano e amortecimento na cravao. c) Danos na ponta da estaca, provocados por obstrues existentes e cravao enrgica. d) Emendas inadequadas, no resistindo a cravao ou esforos de servio. O uso de talas como mostrado na Figura 89 no atende aos princpios da boa tcnica, nem da ABNT NBR 6122/1996.

Figura 89

Metlicas Nas fundaes profundas constitudas de elementos metlicos, tais como trilhos, perfis e tubos, os problemas que podem ocorrer so os a seguir descritos: a) Problemas de soldagem entre elementos, como uso de eletrodo inapropriado, cordo sem o comprimento necessrio ou tcnica de soldagem inadequada, resultando quebra na cravao ou problemas de transmisso de cargas estaca abaixo da solda. b) Emenda de estacas metlicas cravadas com problema de dimensionamento, resultando resistncia insuficiente para resistir cravao ou solicitaes de projeto, especialmente trao ou momento.

108

c) Elementos muito esbeltos podem desviar da verticalidade durante a cravao, resultando comprimentos surpreendentes, muito maiores do que os previstos, em algumas situaes no atingindo a nega especificada (Figura 90).

Figura 90

d) Elementos esbeltos em solos moles, que apresentam problemas de estabilidade e flambam em casos especiais (Figura 91).
e) Presena de obstrues e/ou excesso de energia de cravao, ou problemas de

excentricidade do choque do martelo na estaca, como apresentado na Figura 92, resultando em danos estruturais no elemento de fundao sendo executado. Tal situao pode induzir falsa nega, quebra no constatada da estaca ou limitao inadequada de comprimento, casos em que a carga transmitida pela estaca inferior de projeto.

Figura 91

109

Figura 92

Pr-Moldadas De Concreto

No caso de utilizao de estacas pr-moldadas de concreto, podendo ser as mesmas de concreto armado ou protendido, incluindo as executadas por centrifugao, os possveis problemas so os abaixo apresentados: a) Estacas cravadas com concreto de baixa resistncia, decorrente de utilizao da estaca sem que tenha decorrido tempo ps-concretagem mnimo para que ela atingisse a resistncia adequada, cura no apropriada ou dosagem pobre, com aparecimento de trincas no manuseio, e danos na cabea da estaca (trincas ou mesmo ruptura do corpo do elemento em execuo) na cravao, como mostrado na Figura 93.

110

Figura 93

b) Danos no manuseio da estaca, descarga e colocao junto ao equipamento de cravao, resultantes de manipulao inadequada no canteiro (Figura 94). Propemse valores limites para aceitao de trincas originadas nessas condies em prmoldadas.

Figura 94

c) Falta de proteo na cabea da estaca durante a cravao, provocando danos pelo choque do martelo ou equipamento e prejudicando a transferncia energia estaca. A eventual nega obtida ser fictcia e no representa condio adequada de profundidade e transferncia de carga ao solo. A norma especifica capacete metlico com cepo de madeira interno (a ser substitudo sempre que danificado) para evitar dano (Figura 95).

111

Figura 95 Falta de proteo na cabea da estaca durante a cravao: (A) ausncia de cepo de madeira interno ao capacete, provocando dano; (B) capacete metlico sem folga danificando topo de estaca pr-moldada

d) Choque excntrico do martelo, danificando a cabea da estaca, situao tpica de uso de capacete com distncias diferentes de seu centro de gravidade corredia da torre, com os mesmos problemas acima referidos (Figura 96).

Figura 96

112

e) Estacas com armaduras inadequadas ao longo do fuste, tpica de elementos longos, apresentando problemas no manuseio. f) Estacas muito esbeltas e longas, com necessidade de cravao enrgica na camada inicial do subsolo, flambando ou fissurando nesse momento. g) Estaca com armadura inadequada por insuficincia de seo de ao na cabea ou ponta da estaca. Tambm armadura mal posicionada, com esmagamento da seo do elemento durante a cravao, mesmo utilizando capacete e cepo de madeira (Figura 97).

Figura 97

h) Uso de emendas inadequadas, no resistindo a cravao ou esforos de servio. O uso disseminado de talas metlicas, como mostrado na Figura 98, no atende aos princpios da boa tcnica em inmeros casos, como em estacas com solicitaes horizontais ou trao, quando as indicaes da ABNT NBR 6122/1996 no so atendidas.

113

Figura 98 Emendas de estacas cravadas: (A) uso de talas metlicas; (B) foto de tala metlica

Moldadas in situ - Franki Nas estacas cravadas moldadas no local, do tipo Franki, os problemas que podem ocorrer, especficos do sistema de execuo, so os abaixo indicados: a) Estrangulamento do fuste na etapa de concretagem, quando a execuo feita em solos muito moles, pelo efeito do apiloamento do concreto e ruptura do solo externo ao tubo, com a contaminao da estaca. b) Injeo de volume menor que o projetado de material na base alargada na extremidade inferior da estaca. c) Problema de integridade, por procedimento construtivo inadequado no levantamento do tubo. Sem o cuidado de manter uma altura de segurana do concreto dentro do tubo, ocorre descontinuidade do fuste. d) Danos causados em estaca recm-executada pelo efeito da cravao de elemento prximo, comum em subsolos com camadas de solos muito moles, como mostrado na Figura 99.

114

Figura 99

e) Baixa resistncia estrutural pelo uso de agregados inertes contaminados ou cimento j em processo de hidratao. f) Baixa resistncia estrutural pela mistura inadequada dos agregados e cimento. g) Falta de ancoragem da armadura na base, quando h possibilidade de levantamento da estaca pela cravao de estacas prximas ou em estacas tracionadas, nas quais a vinculao da armadura na base fundamental para o bom desempenho da fundao, como mostra a Figura 100.

Figura 100

115

mega As estacas mega foram introduzidas recentemente no Brasil, e seu uso ainda no est disseminado em todo o territrio. So executadas em geral por pessoal especializado, com equipamento moderno. Os problemas que podem ocorrer com esse sistema so: a) Equipamento sem capacidade (torque insuficiente ou haste curta) para atingir profundidade de projeto, resultando em estacas de resistncia inferior projetada. b) Concreto inadequado, com trabalhabilidade e agregado grado em desacordo com a boa prtica e necessidades para o bombeamento. c) Descontinuidade causada por execuo sem controle (velocidade de subida da ferramenta excessiva). d) Impossibilidade de colocao da armadura projetada por problemas de detalhamento da armadura, baixa trabalhabilidade do concreto ou demora no processo. Mega As estacas Mega so usualmente utilizadas em processos de reforo de fundaes, devendo ser executadas somente por pessoal especializado e sob a direo tcnica de profissional especialista. Os problemas que podem ocorrer na execuo desse tipo de elemento de fundao so: a) Falta de resistncia do elemento estrutural no qual a estaca est sendo apoiada para permitir sua penetrao, danificando-o; b) M vinculao entre elementos macaqueados, resultando em elemento no contnuo.

116

Estacas Escavadas

As estacas escavadas so aquelas em que existe a retirada do solo para sua confeco, os problemas associados a esse grupo so: a) Problemas de integridade ou continuidade (Figura 101). Esse o principal causador de mau desempenho das estacas escavadas. No sendo detectado o defeito, o desempenho ser desastroso. A concretagem deve ser executada de forma compatvel (material e processo) com o sistema construtivo, com superviso estrita para garantir a qualidade da estaca. Problemas genricos e seus mecanismos observados nesse tipo de estaca so apresentados nas Figuras 102 a 105.

Figura 101

117

Figura 102

Figura 103 (A) Seccionamento do fuste de estaca moldada no local em razo do desmoronamento de solo causado pela velocidade excessiva de retirada do revestimento (Logeais, 1982); (B) retirada do revestimento com altura interna de concreto insuficiente em solos moles (apud 0'Neill e Reese, 1999)

118

Figura 104

Figura 105

b) Dosagem do concreto pobre em cimento, com trao inadequado, resultando em segregao na concretagem. A estaca construda ter baixa resistncia ou problema de integridade.

119

c) Demora na concretagem, com concreto j em processo de incio de pega, e o cimento j em processo de hidratao, resulta em elemento concretado de baixa resistncia ou sem integridade.
d)

Presena de armadura pesada ou mal posicionada (na Figura 106A so apresentadas as colocaes de espaadores), dificultando a concretagem de estacas, especialmente as de dimetro inferior a 50 cm.

e) Deve-se ter cuidado especial nas estacas de grande dimetro quando colocado enrijecimento em sua armadura, muitas vezes, dificultando ou prejudicando a concretagem (Figura 106B).

Figura 106 Problemas de armadura: (A) colocao correta e incorreta de espaadores mi armadura; (B) presena de enrijecedores de armadura bem e mal posicionados (apud LCPC, 1978)

f) Limpeza de base inadequada, resultando em comprometimento d contato entre o concreto e o material abaixo dele, com a consequente reduo da resistncia de ponta da estaca.

120

Presena de gua na perfurao por ocasio da concretagem, sem o emprego de lama bentontica, como mostra a Figura 107, resultando em elemento com problema de integridade ou baixa resistncia.

Figura 107

g) Desmoronamento das paredes de escavao no protegidas durante a concretagem e interferncia na continuidade da estaca, comprometendo seu desempenho. h) Execuo de estaca prxima a elemento recentemente concretado, em condio de solos instveis ou pouco resistentes, afetando sua integridade. Em algumas situaes verifica-se a alterao de posio do topo do elemento concretado anteriormente (Figura 108).

Figura 108

121

i) Variao de dimetro da estaca pela presena de solos muito moles, incapazes de resistir presso do concreto fluido, tornando-se instveis e provocando o seccionamento do fuste. j) Presena de situao de artesianismo (gua sob presso) comprometendo a concretagem, ou impedindo procedimento usual de execuo. Situaes de artesianismo so de difcil identificao na fase de investigao de subsolo; ensaios de piezocone so recomendados para essa finalidade em locais de possvel ocorrncia. k) Reduo de resistncia lateral das estacas pelo amolga- mento do solo na colocao do revestimento, colocao aps o uso inicial de lama fortemente contaminada, ou uso intencional de lama como lubrificante entre o revestimento e o material lateral para facilitar a retirada do revestimento. l) Falta de integridade do fuste ao ser utilizado concreto com baixa trabalhabilidade (abatimento reduzido) em estacas armadas, com a armadura impedindo o contato do concreto com o solo e resultando reduo de resistncia. m) Amolgamento ou recobrimento de parte do fuste da estaca por solo transportado de camada muito mole pela ferramenta de escavao ou problemas de execuo da estaca.

Broca - executadas com trado manual ou mecnico As estacas broca tm como problemas especficos: a) M qualidade do sistema, com mo-de-obra no preparada para trabalhos de fundaes, resultante da execuo por pessoal deslocado de outros servios na obra, e baixo custo do equipamento, possibilitando seu uso de forma disseminada sem a participao de profissionais qualificados ou experientes. b) Uso indevido do sistema em terrenos instveis ou abaixo do nvel de gua, resultando em srios problemas de integridade e continuidade das estacas.

122

c) Prtica de execuo de escavao de vrias estacas para posterior concretagem como forma de trabalho usual, originando problemas de limpeza de base

(desmoronamento), presena de gua no fuste das estacas e reduo ou comprometimento de resistncia. d) Problemas de mistura inadequada do concreto, em geral feito mo, pelo pequeno volume envolvido em cada elemento, resultando m mistura e trabalhabilidade em geral inadequada. O concreto desse tipo de estaca sempre deve ser fluido; o problema maior neste caso de integridade e no de resistncia, em geral baixa.

Strauss As estacas tipo Strauss apresentam como problemas especficos do sistema construtivo: a) Concreto de trabalhabilidade inadequada ao sistema. Prtica de usar concreto com abatimento baixo (slump inferior a 10 cm) ou material seco (fator gua/cimento baixo) provoca segregao na concretagem e problemas operacionais no levantamento do revestimento, com arqueamento da massa de concreto que adere ao tubo, causando falha e mau desempenho (Figura 109).

Figura 109

123

b) Concreto no homogneo (mal misturado) por causa da mistura de forma manual, utilizado em funo do reduzido volume de cada estaca, resultando baixa resistncia. c) Instabilidade das paredes da escavao, sem uso de revestimento no trecho necessrio. d) Concreto de m qualidade pelo uso de cimento estocado inadequadamente (hidratado). Os canteiros, em geral, ainda no esto instalados no incio do estaqueamento e a armazenagem do cimento algumas vezes precria. e) Uso de revestimento em comprimento pequeno (em geral de 3,5 a 5 m), e o restante da escavao apenas com a ferramenta de corte (sonda), resultando dimetro executado menor que projetado e consequente capacidade de carga menor (Figura 110).

124

Figura 110 Estaca Strauss com revestimento curto, resultando em reduo de dimetro concretado

Escavadas Mecanicamente As estacas escavadas mecanicamente tm os seguintes problemas decorrentes do processo construtivo: a) Uso de equipamento sem a capacidade de escavao necessria (ou com limitao de comprimento) para atender s premissas do projeto, no atingindo o material adequado ou de clculo (especialmente no caso de rochas alteradas, pedregulhos e materiais de alta resistncia), resultando capacidade de carga insuficiente. b) Concreto de trabalhabilidade inadequada, com abatimento (slump) reduzido, resultando descontinuidade. A boa prtica indica a necessidade de utilizao de concreto fluido, especialmente em estacas armadas. c) Contaminao no concreto da cabea da estaca sem a devida limpeza, e execuo de bloco sem correo e recuperao do trecho comprometido. d) Escavao provocando instabilidade e revestimento colocado tardiamente (Figura 111), ou concretagem feita com material sem a devida trabalhabilidade.

Figura 111

e) Falha na concretagem causado pela instabilidade do solo externo ao revestimento, por ocasio de sua retirada, e colapso localizado, provocando reduo de seo ou seccionamento da estaca.

125

f) Concretagem interrompida por falta de fornecimento do concreto e reiniciada posteriormente, resultando em falha ou problema srio de integridade ou ausncia de continuidade (Figura 112). Esse procedimento resulta em junta seca de concretagem, que deve ser evitada para garantir a continuidade da estaca.

Figura 112

g) Abertura de vrias estacas para posterior concretagem. Absolutamente contra indicado, pois no h como garantir a permanncia das condies de limpeza de base, ausncia de gua e estabilidade das paredes. h) Demora na concretagem de elementos escavados, reduzindo a resistncia lateral.

Escavadas com Auxlio de Lama Nas fundaes onde a escavao e concretagem so executadas com auxlio de lama, podem ocorrer os problemas acima referidos, tpicos das estacas escavadas mecanicamente, alm de outros decorrentes de procedimentos tais como: a) Incio do uso da lama somente aps a ocorrncia de instabilidade da escavao, conduzindo situao identificada na Figura 113.

126

Figura 113

b) Falta de controle de posio do tubo tremie (tremonha), resultando seccionamento do fuste da estaca. c) Parada e reinicio da concretagem, prtica absolutamente contra indicada, provocando grave problema de continuidade do fuste do elemento em execuo. d) Falta de verificao da densidade da lama, contedo de areia etc., resultando em contaminao do material da estaca ou problemas de integridade, como mostra a Figura 114.

Figura 114

127

e) Uso de concreto sem o consumo mnimo do cimento indicado (400 kg de cimento por metro cbico) e condies de fluidez (Slump 20 2 cm). Ver ABNT NBR 6122/1996, causando graves problemas de integridade/continuidade/contaminao. f) Demora na concretagem de elementos escavados, reduzindo a resistncia lateral ou mesmo causando problemas na execuo com auxlio de lama. No caso de estacas apoiadas na rocha, a Figura 115 identifica situaes de reduo significativa de resistncia, a saber: presena de camada de rocha desintegrada e no rocha s na interface estaca-geomaterial, falta de limpeza adequada de material depositado por sedimentao e presena de concreto contaminado e, portanto, de baixa resistncia na base da estaca.

Figura 115

Injetadas de Pequeno Dimetro (raiz) As estacas injetadas de pequeno dimetro, tambm identificadas como raiz, pressoancoragem ou microestacas, tm os possveis problemas decorrentes do processo construtivo: a) Problema de emenda de armadura nas estacas tracionadas, resultando na ausncia de efetiva transmisso de carga ou dificuldade de injeo. b) Estrangulamento do fuste por interferncia da armadura, injeo ou trabalhabilidade inadequada da argamassa (Figura 116).

128

Figura 116

c) Descontinuidade do fuste causada pela retirada do revestimento sem controle. d) Seccionamento do fuste provocado pela presena de espessa camada muito mole com execuo inadequada (somam-se os casos em que o uso de revestimento permanente se torna necessrio), conforme ilustrado na Figura 117.

129

Figura 117

e) Efeito de artesianismo, prejudicando a injeo e resultando em elemento sem integridade. f) Uso de material inadequado para concretagem, seja pelo abatimento, seja pelo baixo consumo de cimento, seja pela proporo dos materiais. g) Ausncia de pressurizao em elemento projetado para essa condio.

Hlice Contnua As estacas tipo hlice contnua tem uso relativamente recente no Brasil, tendo sido muito rpida a sua disseminao. Os problemas desse tipo de fundao profunda decorrentes do processo construtivo so os indicados: a) Remoo do solo durante o processo de introduo do trado, aliviando as tenses horizontais existentes quando da execuo da estaca e reduzindo consideravelmente a resistncia lateral antes verificada mostra esse efeito em solos granulares sem coeso. b) Equipamento sem capacidade (torque insuficiente ou haste curta) para atingir profundidade de projeto, resultando em estacas de resistncia inferior projetada.

130

c) Concreto inadequado, com trabalhabilidade e agregado grado em desacordo com a

boa prtica e necessidades para o bombeamento (slump tpico 22 2 cm), e consumo baixo de cimento (inferior a 400 kg de cimento por metro cbico). d) Descontinuidade causada por execuo sem controle, com velocidade excessiva de subida do trado. e) Dificuldade ou impossibilidade de colocao da armadura projetada por problemas em seu detalhamento, baixa trabalhabilidade do concreto utilizado ou demora no processo (Figura 118).

Figura 118

131

f) Dano na estaca provocado pela colocao de armadura de forma inadequada (choque ou uso de equipamento mecanizado imprprio, como p carregadeira ou retroescavadeira). Em solos muito moles, j foi verificada por inspeo a posio da armadura fora do corpo da estaca devido a procedimentos imprprios de colocao. g) Execuo de concretagem no pressurizada at o topo da estaca, provocando descontinuidade ou falha no corpo do elemento (Figura 119).

Figura 119

Tubules

Problemas correntes: a) Material na base do tubulo no compatvel com a tenso de projeto adotada, provocando o mau comportamento da fundao. b) Dimenses e geometria incorretas de elementos de fundao, comum em tubules no circulares, resultando tenses incompatveis com a estrutura ou solo. c) Instabilidade do solo durante a execuo, resultando em elementos concretados sobre material instabilizado aps liberao da base do tubulo e, consequente, mau desempenho da fundao.

132

d) Presena de gua durante a concretagem, prejudicando a qualidade e integridade da pea em execuo. e) Mau adensamento do concreto, resultando em peas sem a geometria ou integridade projetadas e falta de recobrimento de armadura. Essa situao d origem a condio insegura do elemento de fundao e propicia sua degradao, ou mesmo colapso sob carga, dependendo da extenso do problema (Figura 120). A situao ideal o uso de concreto autonivelante.

Figura120 Concretagem de tubulo com problema

f) Armaduras mal posicionadas ou insuficientes, resultando em problemas de recobrimento (integridade a longo prazo) ou no atendendo necessidades das solicitaes (Figura 121A e 121B).

Figura, 121 Armaduras mal posicionadas: (A) armaduras de tubulo mal posicionada; (B) armadura no simtrica colocada em posio equivocada.

133

g) Qualidade inadequada do concreto (tenso caracterstica inferior de projeto e abatimento inadequado s necessidades de lanamento e adensamento). h) Colocao de pedras de mo no fuste dos tubules para reduzir custos, originando elementos sem a devida integridade, como mostrado na Figura 122. i) Ausncia ou colocao da armadura de fretagem no topo dos tubules, causando problemas estruturais.

Figura 122

Controle Preciso Dos Volumes Concretados

Uma das formas de deteco de defeitos ou problemas na execuo de estacas moldadas no local a realizao de controle preciso dos volumes concretados medida que o processo realizado. Ao ser feita a comparao entre o volume terico e sua evoluo com o real, possvel detectar situaes anmalas.

134

As Figuras 123A, 123B e 123C mostram essa condio para diferentes ocorrncias (LCPC, 1978; ADSC/DFI,1989) e so extremamente teis no entendimento das informaes possibilitadas por tal controle.

Figura 123 Comparao do volume real de concreto necessrio ao preenchimento incremental com o terico: (A) Exemplo LCPC (1978); B) Exemplo LCPC (1978), no qual a curva 1 representa a situao em que o concreto rompe a estabilidade quando atinge a profundidade de 5 m e passa a preencher a cavidade da zona crstica; a curva 2 representa a concretagem preenchendo o vazio da zona crstica; (C) Exemplo ADSC/DFI (1989)

135

Preparo Da Cabea Das Estacas De Concreto

Uma fonte de problemas nas fundaes profundas a forma com de o preparo da cabea (topo das estacas) reduzido ao nvel necessrio. Esse preparo se faz necessrio tanto nas estacas moldadas no local como nas pr-moldadas. Em geral, o topo das estacas aps execuo encontrase em cota diferente da necessria implantao do bloco, ou precisa ser limpo de concreto contaminado. Em algumas obras, para acelerar o processo de preparao, no caso das estacas moldadas no local, o preparo inicia-se antes que o concreto tenha atingido a necessria resistncia. Em outras circunstncias utilizada na ferramenta pesada, em geral marteletes de impacto, provocando grandes danos ao topo das estacas e eventual trinca- mento do fuste. Esse tipo de ocorrncia de difcil constatao, e acaba causando problemas a longo prazo em situaes de meio agressivo, ou mesmo a curto prazo, quando o dano provocado significativo e compromete a transmisso de carga s zonas inferiores da estaca. Existem recomendaes especficas, referentes boa prtica de preparo da cabea das estacas, de forma a evitar danos que comprometam sua integridade. Nas estacas armadas, o uso de ferramentas inadequadas d origem a trincamento do concreto junto armadura, criando caminho preferencial para possveis agentes agressivos.

Ensaios de integridade

Existem procedimentos tcnicos disponveis para verificao da integridade estrutural de fundaes profundas, cujo uso elimina dvidas sobre as condies obtidas no processo construtivo. Os ensaios de verificao de integridade tipo PIT (Pile Integrity Testing), tornaramse rotineiros em obras de responsabilidade.

136

O baixo custo e a facilidade de execuo do ensaio permitem testar qualquer quantidade de elementos, inclusive todas as estacas executadas, e detectar padres de anomalias ou conformidade. As estacas pr-moldadas de concreto so as de maior facilidade de interpretao dos resultados obtidos, pela condio de constncia de geometria e propriedade do material. A anlise de ensaios de integridade cm estacas moldadas in situ requer boa qualificao e muita experincia, uma vez que variaes na seo e/ou nas caractersticas do material da estaca podem no se constituir em comprometimento dos elementos de fundao, mas serem consideradas como elementos com falha ou no qualificadas. Nessa circunstncia, inspeo visual ou ensaios de carregamento podem ser utilizados para melhor definir a adequao de tais elementos. Um bom programa de avaliao de qualidade do estaqueamento, alm do controle construtivo minucioso, deve iniciar com a execuo de controle de integridade, inclusive para escolha dos elementos a serem inspecionados por escavao, ou testados em provas de carga estticas e ensaios dinmicos.

Provas De Carga Quando ocorrem dvidas sobre a real condio das fundaes profundas no que se refere sua capacidade de transferncia de carga ao solo, podem ser realizadas provas de carga ou ensaios estticos, ABNT NBR 12131/1991, ou dinmicos, ABNT NBR 13208/1994. Sua interpretao permite determinar a condio real de execuo dessas fundaes. A Figura 124 mostra curvas carga-recalque tpicas para diferentes condies de estacas (Milititsky, 1980).

137

Figura 124

O baixo custo dos ensaios dinmicos e seu reduzido prazo de execuo quando comparados ao das provas de carga esttica resultou num aumento significativo de uso, constituindo-se em ferramenta valiosa no processo de verificao de qualidade de fundaes profundas. E relevante indicar a necessidade de utilizao de empresas qualificadas, com pessoal treinado e especializado, como requisito mnimo para atingir a condio de confiabilidade necessria nos resultados dos ensaios dinmicos. A literatura especializada apresenta inmeras formas de interpretao dos resultados de provas de carga esttica (Milititsky, 1991; Kyfor et al., 1992, entre outros), que se somam ao padro recomendado pela norma brasileira de Fundaes (ABNT NBR 6122/1996). Diferentes mtodos de interpretao resultam em valores diferenciados de capacidade de carga, devendo ser objeto de anlise de profissional especialista no tema quando da soluo de problema especfico.

138

A situao mais indicada de uso de provas de carga como garantia de bom comportamento de fundaes profundas aquela em que a adequao das premissas de projeto e procedimentos construtivos testada antes do incio da execuo do estaqueamento propriamente dito.

2.4.

EVENTOS PS-CONCLUSO DA FUNDAO

Neste captulo sero apresentados os casos em que ao final da construo a fundao apresentava comportamento adequado mas, por causa de eventos ps-concluso, tem depois alteradas sua segurana e estabilidade. Alguns itens a seguir explicitados podem ter sua ocorrncia prevista e permitem a adoo de medidas preventivas ainda durante a fase de projeto; outros, entretanto, so imprevisveis ou fortuitos e acabam sendo tratados como acidentes ou problemas.

CARREGAMENTO PRPRIO DA SUPERESTRUTURA

Dentre os eventos possveis na etapa ps-concluso das construes, alteraes significativas no carregamento resultam em problemas de comportamento, podendo decorrer de alterao no uso da edificao ou ampliaes e modificaes no previstas.

139

Alterao no uso da edificao

Quando ocorrem modificaes no uso de uma estrutura as solicitaes podem variar, ocasionando elevao ou alterao de cargas incompatveis com suas fundaes. Essa uma situao tpica de transformao ou alterao de uso de prdios comerciais ou industriais, quando as sobrecargas atuantes sofrem incremento significativo. Casos comuns so os shopping centers e supermercados, onde as sobrecargas de projeto so decididas em funo da utilizao inicialmente prevista pelo layout de funcionamento, sendo porm alteradas substancialmente, at com implantao ou aumento de elementos especiais, mezaninos e outros, provocando aumento de carga nas fundaes. Outra situao a estocagem pesada de materiais sobre pisos internos ou externos no prevista inicialmente em projeto, afetando e sobrecarregando as fundaes. Esse tipo de ocorrncia comum quando, na alterao de uso, passam a existir depsitos de metais, bobinas de papel, containers e estocagens industriais pesadas. E sempre importante verificar as condies para as quais as fundaes foram efetivamente projetadas, considerando as cargas da estrutura propriamente dita e tambm seu entorno, antes de permitir a alterao de uso das instalaes. Na Figura 125 so apresentadas algumas dessas ocorrncias e seus efeitos, caracterizando os problemas verificados nas diferentes situaes.

140

Figura 125

Ampliaes e modificaes no previstas no projeto original Situaes que acabam causando variao de carregamento nas fundaes, tipicamente retirada de elementos portantes, aumentos e ampliaes comerciais em prdios originalmente projetados para outra condio. E bastante comum a adio de mezaninos ou andares intermedirios em ampliaes e reformas de prdios comerciais. As novas situaes de distribuio ou concentrao de cargas podem provocar recalques ou exceder a capacidade das

141

fundaes existentes, que j recalcaram na construo original, causando o aparecimento de fissurao indesejada e mesmo acidentes importantes. A Figura 126 mostra esse tipo de situao, com seus efeitos nas fundaes existentes.

Figura 126

Movimento da massa de solo decorrente de fatores externos Inmeros problemas so decorrentes de movimentao ou instabilidade da massa de solo do qual depende a estabilidade de fundaes, provocadas por fatores que no esto necessariamente relacionados com o carregamento transmitido. Deslocamentos do solo podem ser causados por vrias atividades relacionadas com construes, como escavaes, exploses, rebaixamento de lenol fretico, trfego pesado, demolies, cravao de estacas, compactao vibratria de solos. Apresentam se a seguir os casos possveis desse tipo de ocorrncia.

Alterao de uso de terrenos vizinhos Com referncia alterao de uso de terrenos vizinhos, dois tipos de situao podem ocorrer: a) Uma nova construo edificada sem o cuidado essencial de promover junta entre ela e a j existente. Essa situao mais frequente do que se poderia supor, e tambm

142

ocorre em ampliaes de obras em que a nova etapa construda sem junta. H situao real em que um prdio com dezessete pavimentes foi construdo ao lado de uma construo leve - medida que a nova obra carregava suas fundaes e provocava recalques, induzia distoro significativa na obra existente, como mostra a Figura 127A. Outros exemplos so ilustrados nas Figs. 127B, 127C e 127D.

Figura 127

143

b) Outra situao ocorre quando so realizadas construes de grande porte ou estocagem de materiais pesados junto a prdios com fundaes diretas ou profundas leves, ocasionando superposio de presses e recalques adicionais na edificao antiga, como mostram as Figs. 128A, 128B, 128C e 128D.

Figura 128

144

Execuo de grandes escavaes prximo construes Escavaes e deslocamentos A execuo de escavaes provoca, necessariamente, a movimentao da massa de solo junto elas ou a estruturas de conteno, em razo da perda de material, variao no estado inicial de tenses ou rebaixamento do lenol Fretico, com eventual adensamento de solos saturados. Esses efeitos dependem das fundaes existentes nas proximidades e da sensibilidade aos recalques das estruturas prximas. A norma brasileira ABNT NBR 9061/1981 regulamenta a execuo de escavaes a cu aberto. Como os efeitos originados afetam o estado de tenses da massa de solo, mesmo fundaes profundas so afetadas (Finno et al.,1991; Poulos e Chen, 1997). O tema do tipo de deslocamento relacionado com os solos solicitados e processos construtivos foi objeto de inmeras publicaes. A referncia clssica de medies de deslocamentos junto escavaes a de Peck (1969), mostrada na Figura 129. Outras referncias sobre o tema so: Hurrel e Attewell (1984); Clough et al. (1989); Clough e ORourke (1990); Carder (1995); Fernie e Suckling (1996); Laefer (2001); Long (2001) e CIRIA (2003).

Figura 129

145

A Figura 130 (Clough e ORourke, 1990) monstra resultados de estudos de caso em que foram monitorados os valores de deslocamentos verticais e horizontais para diferentes materiais, sendo utilizada como forma preliminar de estimativa de valores mximos e padres de deslocamento. Os deslocamentos superficiais e a distncia da parede so expressos por sua relao com a mxima profundidade de escavao (H) e a distribuio dos recalques, tomando como referncia o recalque mximo atrs da parede. Com base nos dados coletados por Peck [1969); Clough e ORourke (1990); Ranzini e Negro Jr (1998) propem (Figura 5.7) forma expedita de prever deslocamentos verticais e horizontais mximos em escavao escorada com qualidade de execuo. A Figura 131 mostra um caso em que foram acompanhados os recalques das diversas etapas de implantao de escavao com 17,5 m (contida por parede diafragma atirantada) junto a prdios assentes em fundaes diretas e profundas em Porto Alegre (Milititsky, 2000; Schnaid et al., 2003).

146

Figura 130

147

Figura 131

Em geral, os movimentos do solo por escavaes so causados pela execuo da parede, de tirantes, pelo deslocamento horizontal do paramento de conteno durante a escavao, pelo fluxo de gua, ocasionando perda de solo e adensamento, pelos deslocamentos dos suportes e depois, na remoo ou desativao dos elementos provisrios de suporte. O deslocamento lateral do elemento de conteno permite extenso lateral e recalque (deslocamento vertical do terreno), quando a massa de solo vizinha escavao se movimenta em direo regio escavada. Os recalques resultantes de escavao em frente cortina (forma de recalque e sua magnitude) so influenciados por (Hong Kong Government, 1990; Puller, 1996):

Variao de tenses devido escavao; Resistncia e rigidez do solo; Variao das condies do lenol fretico; Rigidez da parede e do sistema de suporte; Forma e dimenso da escavao; Outros efeitos, tais como preparao do local, execuo de fundaes profundas etc.; Qualidade executiva dos servios.

148

Figura 132 Acompanhamento de recalques de prdios contguos escavao de grande porte em Porto Alegre (RS), em etapas: (A) parede diafragma atirantada (apud Milititsky, 2000); (B) recalques no prdio contguo escavao (apud Schnaid et al. 2003)

O movimento da massa de solo que resulta somente do processo construtivo depende da tcnica empregada: elementos cravados provocam vibraes [BRE Digest, 1995; Hiller e Crabb, 2000), cortinas de estacas escavadas justapostas, quando executadas em solos granulares abaixo do nvel de gua ou em argilas moles, podem provocar perda de solo, paredes diafragma construdas com auxlio de bentonita tm como resultado algum alvio de tenses e arqueamento do solo, mesmo quando bem executadas. Nos casos problemticos de instabilidade de escavao podem resultar maiores deslocamentos e mesmo rupturas localizadas. Nas Figs. 133 e 134 (CIRIA, 2003) apresentam-se resultados de medies na massa de solo adjacente execuo de cortinas de estacas escavadas justapostas e paredes diafragma na argila de Londres, mostrando os deslocamentos provocados apenas na etapa de construo da parede, sem escavaes.

149

Figura 133

Figura 134

150

O sistema construtivo das contenes, suas caractersticas de rigidez, as etapas e cuidados na sua implantao afetam de forma diferente os deslocamentos provocados na vizinhana. A Figura 135 (St John et al., 1992) mostra deslocamentos observados em escavaes na argila de Londres usando diferentes processos construtivos, ou seja, variaes na rigidez dos suportes. Long (2001), relatando mais de trezentas obras, diz que os maiores deslocamentos observados foram causados principalmente por: Movimentos associados a balanos grandes na parede de suporte no incio da sequncia construtiva; Flexibilidade do sistema de conteno; Creep das ancoragens; Deformao da estrutura de conteno. importante observar que, no caso das cortinas ancoradas com tirantes, o tempo decorrente entre a escavao, implantao dos tirantes e sua protenso tem efeito marcante nos deslocamentos provocados. Quanto maior o tempo at efetivamente conter a cortina, maior o deslocamento. Eventuais tirantes escavados com problemas de obstrues, ou impossibilidade de uso, devem ser imediatamente injetados para evitar perda de solo, fluxo de gua e recalques indesejveis resultantes. Paredes diafragma ou estacas justapostas em que so deixadas bermas como elemento de estabilizao devem ter projeto adequado (CIRIA, 2003] e proteo contra a eroso e infiltrao de gua da chuva, para evitar problemas de deslocamentos excessivos ou a instabilizao da conteno. Estroncamentos metlicos tm seu desempenho dependente do prcarregamento ou detalhes no processo de encunhamento, podendo resultar em deslocamentos indevidos caso o processo construtivo no seja adequadamente executado. Em algumas situaes, a implantao das contenes, face ao processo construtivo utilizado (perfis com prancheamento, por exemplo) pode at provocar perda de material, tornando o problema mais crtico.

151

Figura 135 Deflexes laterais mximas observadas por escavaes na argila de Londres (apud St Jonh et al., 1992)

Danos s edificaes vizinhas Os movimentos ocasionados pelas escavaes e procedimentos de apoio podem causar deslocamentos s estruturas existentes na regio afetada, como translaes, rotaes, distores, e possivelmente resultar em danos. Movimentos rgidos de translao vertical e horizontal, ou recalque uniforme influem, pouco na distoro e trincamento, porm podem afetar conexes ou servios vinculados prpria estrutura ou elementos adjacentes. O funcionamento das edificaes pode ser alterado, especialmente se os usurios tiverem percepo negativa do fenmeno ou se ele afetar instalaes industriais, elevadores e equipamentos em geral. Os estudos clssicos sobre recalques admissveis relacionam-se com os deslocamentos provocados pelo seu peso prprio e carregamento. Trabalhos especficos sobre a resposta de edificaes a movimentos causados pela minerao, tneis e grandes escavaes demonstraram a importncia de fatores como as deformaes horizontais de trao (eh), o padro de evoluo do

152

movimento no solo, tamanho e localizao da edificao em relao ao perfil de recalques provocados, tipo de edificao, nmero de pavimentos e detalhes estruturais (National Coal Board, 1975; Geddes, 1984; Boscardin e Cording, 1989; Boone, 1996; Laefer, 2001; Boscardin, 2003). O nvel de deslocamento de uma edificao que pode ser definido como causador de dano, proposta pela relao entre nvel de dano e deformao horizontal mostrada por Laefer (2001), na Tab. 5.

Figura 135 Apresenta a proposta de relao entre dano provocado nas edificaes e deslocamentos induzidos por escavao (Boscardin e Cording, 1989; Cording et al., 2001).

153

O acompanhamento da evoluo dos efeitos, atravs de cuidadoso controle de recalques, desaprumo e fissuras, essencial, apresentada uma tabela com indicaes de dano visvel em alvenarias, de acordo com proposta do Nallomil Coal Board (1975). A Figura 136 Ilustra o problema, apresentando casa com danos visveis (fissuras) na alvenaria em razo da escavao de aproximadamente trs metros de profundidade ao longo de toda uma face lateral da casa, suportada por fundaes superficiais. Nos casos em que se faz necessria a interveno para garantir a segurana de construes afetadas, importante avaliar cuidadosamente os possveis efeitos das aes reparadoras propostas, para evitar danos ainda maiores (Boscardin, 2003).

Figura 136

Escavaes no protegidas junto a divisas ou escavaes internas obra (instabilidade)

Escavaes no protegidas executadas junto a estruturas existentes causam grande nmero de acidentes em obras urbanas por provocar instabilidade. Toda escavao, prxima a fundaes existentes, necessita de uma previso de metodologia construtiva, com programao cuidadosa das etapas e considerao dos efeitos na estabilidade das construes vizinhas. Muitas situaes de dificuldades construtivas no previstas adequadamente acabam causando instabilidades e mesmo rupturas de dimenses significativas, como mostra a Figura 137. Escavaes abaixo do

154

nvel do lenol fretico ou em solos instveis so as ocorrncias mais notveis dessa situao. Tal problema atingiu 13,1% dos casos relatados no trabalho de Silva (1993), de um total de 28,9% de patologias relacionadas a eventos ps-construo. A grande maioria das patologias ligadas a escavaes envolveu fundaes superficiais, que so mais sensveis ao alivio de tenses quando da escavao.

Figura 137

Quando existe a presena de solos superficiais de baixa resistncia, pequenas escavaes internas obra, como a implantao do poo do elevador, usualmente com bloco sobre vrias estacas, podem acabar provocando problemas de descalamento de elementos j executados (Figura 138).

Figura 138

155

Instabilidade de taludes

A execuo de fundaes em encostas ou nas proximidades de taludes pode apresentar as seguintes condies de instabilidade: (a) provocar a instabilidade localizada do talude; ou (b) ser envolvida pela instabilidade geral preexistente. 0 assunto estabilidade de encostas no ser abordado em extenso neste livro, podendo ser encontradas referncias especificas abrangentes sobre o tema (ver Hoek e Bray, 1974; Guidicini e Nieble, 1984; Clayton et al 1993; Massad, 2003). A estabilidade de taludes usualmente examinada utilizando-se mtodos baseados na teoria de equilbrio limite. Esse mtodo internacionalmente aceito, e existe larga experincia de uso em projetos correntes. A hiptese de clculo baseada na suposio da existncia de uma superfcie de ruptura que envolve a massa de solo, ao longo da qual mobilizada a resistncia ao cisalhamento do material. Dessa forma verifica-se o equilbrio entre as cargas estabilizantes (resistncia do solo ou rocha) e instabilizantes (cargas externas e peso do solo), no havendo, portanto, qualquer considerao quanto a magnitude dos deslocamentos necessrios mobilizao. Note-se que esses escorregamentos mobilizam superfcies de ruptura bem definidas, cilndricas, planares ou mesmo de outras configuraes, passveis de avaliao na fase do projeto. A verificao normalmente realizada com deformao plana, em duas dimenses, desconsiderando-se os efeitos das extremidades. Assim sendo, escavaes decorrentes do processo de construo ou provocadas por fenmenos naturais como eroso alteram o equilbrio de esforos e eventuais deslizamentos, sejam estes localizados ou generalizados. A instabilidade localizada de um elemento de fundao , em geral, provocada pela simples ausncia de verificao do efeito da sobrecarga na estabilidade do talude, conforme ilustrado na Figura 139.

156

Figura 139

Alm dos efeitos localizados, h tambm a instabilizao de encostas naturais, que provoca deslizamentos de grandes volumes de solo, cuja amplitude engloba a obra e suas fundaes (Figura 140). Basta lembrar que os coeficientes de segurana de encostas naturais so, em geral, prximos da unidade, bastando pequenas intervenes antrpicas ou fenmenos associados a chuvas intensas para provocar escorregamentos. Nesses casos, o projeto deve contemplar no somente o clculo da transmisso das cargas da estrutura ao solo pelo elemento de fundao, mas tambm o reconhecimento dos mecanismos do escorregamento da massa de solo e suas consequncias obra a ser projetada. Em regies urbanas fortemente densificadas, como as cidades do Rio de Janeiro, So Paulo e Belo Horizonte, as populaes ocupam reas coluvionares (solos residuais transportados pela ao da gravidade) particularmente sujeitas ocorrncia de grandes movimentos de solo.

Figura 140

157

Rompimento de canalizaes enterradas

A boa prtica de engenharia preconiza que no devem ser projetadas ou construdas fundaes diretas com canalizaes desprotegidas em cota inferior sua implantao. No entanto, problemas de rompimento de canalizaes enterradas podem conduzir a complicaes tambm para obras sobre fundaes profundas. Em geral, o rompimento de canalizaes enterradas provoca o carreamento de solo, originando vazios e o correspondente solapamento das fundaes existentes, como pode ser observado na situao extrema ilustrada na Figura 141. Em solos colapsveis situaes dessa natureza podem induzir a grandes recalques de todas as fundaes apoiadas na massa de solo afetada. Caso tpico o rompimento de canalizaes dentro de aterros mal compactados que adensam. O efeito da ruptura acelera os deslocamentos, ocasionando, em alguns casos, acidentes de propores significativas. Em estaes de tratamento de gua, casas de bombas e outras estruturas dessa natureza, o projeto de fundaes, necessariamente, deve levar em considerao a possibilidade de carreamento do solo. Em caso ocorrido em uma estao de tratamento de gua no Rio Grande do Sul, tal problema quase levou a estrutura existente runa. Houve a necessidade de envelopamento de dutos com concreto armado e o aprofundamento da cota de implantao das fundaes diretas existentes, como forma de garantir a estabilidade e segurana das estruturas.

Figura 141 Rompimento de canalizao enterrada provocando o carreamento de solo, originando vazios e solapando as fundaes existentes.

158

Extravasamento de grandes coberturas sem sistema eficiente de descarga

Em certas circunstncias ocorre acmulo de gua em zona localizada da massa de solo, inexistente antes da implantao das estruturas construdas, que pode afetar a estabilidade e segurana de fundaes. Casos de escape contnuo de reservatrios pelo extravasor (ladro), vazamento em grandes tanques, ou a presena de grandes coberturas sem que exista um sistema de coleta e conduo eficiente da gua caracterizam essa situao. Ela pode provocar a saturao, eroso, solapamento e, nos casos onde ocorrem solos colapsveis, afetar a estabilidade da massa de solo e provocar recalques significativos, especialmente em fundaes superficiais, podendo tambm afetar fundaes profundas. A Figura 142 mostra um caso em que o reservatrio elevado com fundaes diretas, construdo em solos porosos colapsveis na cidade de Carazinho (RS), apresentou adernamento lateral significativo por causa do extravasamento por longo perodo, quando ocorreu um problema no sistema de proteo do reservatrio. A saturao da massa de solo de um dos lados da fundao induziu ao recalque, sem que houvesse correspondncia do lado oposto. A Figura 143 mostra uma situao tpica de silo com cobertura metlica, sem calhas ou condutores, apoiado em fundaes diretas sobre solos porosos. As fundaes apresentaram recalques significativos em situao de chuvas intensas, em razo da saturao pela concentrao do fluxo da gua coletada pela cobertura. Nas condies preexistentes, antes da construo do silo horizontal, o solo no era exposto como com a presena da coberlura da grande ilrni do silo (60 m x 120 m).

159

Figura 142

Figura 143

Oscilaes no previstas do nvel de gua

Quando ocorrem variaes do nvel de gua no consideradas no projeto, as maiores solicitaes podem afetar a estabilidade de subsolos, causando rompimento de contra pisos e inundao. Esse problema comum quando no h registro de nvel de gua nas sondagens, ele registrado em profundidade abaixo das fundaes ou ocorrem oscilaes significativas ao longo de estaes de chuva e seca no detectveis pelo programa de investigao.

160

A presena de nvel de gua no considerado no projeto de subsolos resulta em valores de empuxos nas contenes inferiores aos reais, c d origem subpresso, que se no for considerada de forma adequada provoca a ruptura dos elementos enterrados submetidos a esforos no previstos. Outra atuao indesejvel da variao do nvel de gua ocorre em fundaes superficiais ou subsuperficiais (tubules) assentes sobre solos sensveis inundao, sem que esse fato tenha sido levado em considerao no projeto. As construes originais em Braslia, com solos sensveis inundao, foram projetadas sem o conhecimento do comportamento caracterstico dos solos da regio. Com a construo do lago Sul ocorreu variao a sensvel do lenol fretico, saturando os materiais nos quais as fundaes se apoiavam e provocando recalques significativos, como relatado por Golombek [1985). As implicaes, do ponto de vista da engenharia geotcnica, da elevao do nvel de gua em obras de engenharia (fundaes, tneis etc.) so apontadas no trabalho de Knipe et al. (1993).

Rebaixamento do nvel de gua

Quando necessrio implantar uma estrutura abaixo do nvel de gua existente no subsolo, as dificuldades construtivas fazem com que o processo de rebaixamento do lenol seja considerado como opo construtiva. Sempre que o nvel de gua rebaixado, o peso efetivo do solo varia entre as condies inicial e final da gua, crescendo da condio de submerso (tipicamente 10 kN/m para areias) para saturado (20 kN m ). Essa variao provoca um aumento da tenso efetiva atuando na massa de solo, resultando em deformao. Os deslocamentos resultantes acarretam o aparecimento de recalques em sua superfcie, fazendo com que estruturas em fundaes diretas apoiadas na regio afetada apresentem distores e patologias (Figura 144). O fenmeno afeta fundaes vizinhas regio de rebaixamento, especialmente as superficiais leves em solos granulares fofos, provocando recalques. Solos granulares medianamente compactos ou compactos somente so afetados de forma significativa nos casos

161

em que o rebaixamento provoca tambm carreamento e perda de material. As alteraes de tenses usualmente provocadas no chegam a causar recalques significativos por causa da rigidez tipicamente mais elevada desses materiais. No caso de solos argilosos, a compressibilidade dos male- riais , em geral, maior que nas areias, e os efeitos so significativos. Em solos orgnicos ou turfa os efeitos so rpidos, mas em argilas de baixa permeabilidade so dependentes do tempo em que o rebaixamento ocorre. Rebaixamento prolongado pode gerar efeitos de adensamento na massa de solo e, consequentemente, agravar os problemas de recalques correspondentes. Nos casos de camadas compressveis sobre horizontes muito permeveis, o nvel de gua ou nvel piezomtrico pode ser reduzido em rea extensa, abrangendo regies circunvizinhas obra na qual o rebaixamento executado. Nessa situao os recalques provocados so grandes e sua abrangncia significativa, atingindo reas afastadas, geralmente no consideradas sob risco.

Figura 144

162

Eroso ou solapamento (scour)

O fenmeno de eroso ou solapamento de fundaes parcialmente executadas dentro de leitos com gua corrente, tipicamente em pilares de pontes ou estruturas construdas junto a rios (como casas de bombeamento), constitui-se em evento ps-construo de grande relevncia, por seu possvel efeito que (ver Federico et al., 2003). A incluso em leito de rios de elementos estruturais tais como blocos sobre estacas, tubules, encontros de ponte em fundaes diretas ou elementos tipo gabies provoca aumento de velocidade da gua prxima. Quando no so projetados e executados trabalhos de proteo, resulta carreamento do material existente no leito do rio imediatamente aps a concluso dos trabalhos, fazendo com que o perfil do leito se altere de forma significativa. Essas alteraes interferem na estabilidade dos elementos de fundao, seja pela reduo de seu trecho enterrado, seja pelo aumento do trecho livre de elementos esbeltos, provocando sua flambagem, e podendo causar ruptura geral e colapso. A estabilidade geral da fundao fica comprometida, e o aspecto de ausncia de programas regulares de inspeo s obras de arte, como o existente nos EUA (Federal Highway Administration, 1995) resulta em conhecimento do problema somente quando ele assume aspectos de extrema gravidade e risco. O perfil da Figura 145 identifica a evoluo do leito de rio ao longo de 30 anos, mostrando a situao inicial na construo e a condio, aps esse tempo, das fundaes construdas pura a ponte ferroviria existente no local, caracterizando situao de risco e instabilidade, com medida de afundamento do bloco de topo das fundaes da ordem de 20 cm.

163

Leito do rio na dcada de 1940

Leito do rio na dcada de 1970

Figura 345 - Evoluo de leito de rio ao longo de 30 anos, mostrando solapamento.

O problema de eroso pode ser previsto e avaliado na etapa de projeto das estruturas em contato com gua corrente por especialista em hidrulica, pelo uso de ferramentas modernas de anlise, como as apresentadas em publicaes recentes (ver Federal Highway Administration, 1991, 2001; First International Conference on Scour of Foundations, 2002), que tambm tratam das medidas adequadas de proteo na etapa de implantao e remediao do problema.

Ao de animais ou do homem resultando em escavaes indevidas

Em certas situaes ocorre a ao de animais (formigas, cupins, tatus) que ocasionam o aparecimento de grandes vazios abaixo da cota de implantao de fundaes superficiais, provocando sua movimentao sob carga. Em alguns locais os vazios so preexistentes implantao das fundaes e os deslocamentos inexplicveis ocorrem de forma localizada ao longo da construo. Em outros casos os vazios so construdos aps a edificao estar concluda. Outra situao o aparecimento de escavaes indevidas, tpicas de locais tais como presdios ou prdios histricos, nos quais, por diferentes motivaes, so realizadas escavaes de verdadeiros tneis ou poos junto s fundaes.

164

Caso notvel ocorreu nas Runas de So Miguel, na regio das Misses do Rio Grande do Sul, monumento histrico que teve suas fundaes abaladas, entre outras, pelas escavaes realizadas ao longo do tempo por caadores de pretenso tesouro enterrado (Milititsky, 2002). Durante a investigao do subsolo foi identificada a presena de vazios subterrneos provocados, possivelmente, pelas escavaes realizadas ou ao animal. Nos trabalhos de recuperao das fundaes, que apresentavam sensvel deslocamento aps mais de 300 anos de implantao, foi verificada a ao dos caadores de tesouro, na forma de danos estrutura (Figura 146). Foi necessria a recomposio geomtrica das fundaes, realizada por equipe de arquelogos para no alterar os padres construtivos originais (Figura 147), e realizao de trabalhos de reforo, com estacas injetadas de pequeno dimetro (Figura 148), executadas de forma a no contaminar a regio superior do subsolo nesse stio arqueolgico.

165

Figura 146

Figura 147

166

Figura 148

VIBRAES E CHOQUES Vibraes e choques internos ou externos prximos a uma edificao, causados por equipamentos industriais (normalmente localizados dentro da prpria edificao), equipamentos de compactao de solo, exploses para desmonte de rochas e equipamentos de cravao que causam deslocamento do solo podem ter efeitos danosos s edificaes existentes. Tais elementos afetam sobretudo fundaes diretas assentes em solos granulares fofos (como pode ser observado na Figura 149, na qual o ndice de vazios diminui com a acelerao da vibrao aplicada em uma amostra de areia), mas podem ter efeito tambm sobre outras fundaes e solos.

167

Em reas sensveis, recomendado o uso de tcnicas numricas avanadas, como o mtodo dos elementos finitos e mtodo dos elementos de contorno, para avaliar o comportamento de fundaes e da superestrutura de edificaes sob a ao de vibraes transmitidas pelo substrato, bem como para aventar as possveis solues. Alem disso, tais mtodos permitem avaliar a eficincia de medidas mitigativas projetadas para minimizar o efeito de vibraes externas, como a implantao de barreiras entre a origem da vibrao e a edificao afetada (Woods, 1968). Nessa tcnica uti- lizam-se trincheiras preenchidas com bentonita, paredes diafragma (cuja eficincia est ligada ao aumento do produto entre espessura e profundidade da parede) e paredes de estacas justapostas. Tais barreiras so to mais eficientes quanto mais prximo se encontrarem da fonte de vibraes. A apresentao desse tpico ser dividida nos seguintes itens: equipamentos industriais, efeito de cravao de estacas, compactao do solo vibratria e dinmica, exploses e choque de embarcaes.

Equipamentos Industriais Equipamentos industriais cuja ao dinmica produz vibrao, como prensas causadoras de impacto, impressoras rotativas, equipamentos de corte de metais e papel, constituem a origem de inmeros problemas de fundaes, no somente nos prprios equipamentos, mas tambm nas estruturas prximas. So necessrios cuidados especiais e estudos especializados para isolar tais efeitos ainda na fase de implantao dos equipamentos (Moore, 1985; Bachmann, 1997). Valores

168

tolerveis para amplitude mxima das ondas vibratrias que atingiro determinado ponto de interesse na estrutura, e pico de velocidade de partculas versus frequncia de vibraes so apresentados na Figura 150, para diferentes equipamentos industriais. Dessa forma pode-se verificar por medies do pico de velocidade de partculas se as vibraes existentes so aceitveis, se so compatveis com a potncia dos equipamentos ou se medidas mitigativas devem ser tomadas no Intuito de reduzir seus efeitos. Mquinas de grande porte, tais como turbogeradores, normalmente tm suas fundaes separadas por juntas, amortecedores e molas de outras partes da edificao para evitar a transmisso de vibraes para estruturas adjacentes (Figura 151).

Figura 150

Figura 151

169

Cravao de Estacas Existem poucas referncias sobre recalques de solo provocados por cravao de estacas, mas sua ocorrncia do conhecimento dos profissionais envolvidos com essas solicitaes. A cravao por esforos dinmicos, especialmente a que provoca deslocamento do solo (estacas pr-moldadas de concreto, tubulares de ponta fechada, Franki), ou o uso de equipamentos vibratrios provocam alterao de solicitaes na massa de solo (Wesserberg al., 1995) que podem afetar elementos j implantados ou de edificaes adjacentes (Hiller e Crabb, 2000, BRE Digest, 1995). Em algumas situaes, afetam equipamentos sensveis como os de informtica em prdios distantes at 50 metros, conforme constatado na cravao de estacas prmoldadas prximas centro de computao, quando o sistema se desconectava com vibrao causada pelo trabalho em solos granulares. Na Figura 152 so apresentados resultados de DAppolonia (1971) relacionando movimentos causados em edificaes com a distncia de cravao de estacas.

Figura 152

170

Outros exemplos tpicos foram observados por Astrachan e Bock (1996), quando ocorreram recalques em prdio suportado por sapatas em razo da cravao de perfis metlicos duplos, e por Holck (1996), quando ocorreram recalques de grande monta em dois prdios suportados por fundaes diretas durante a cravao de estacas Franki. Finno et al. (1988) relatam caso de deslocamentos de solo profundidade por causa da cravao de estacas prancha nos arredores (Figura 153).

Figura 153

De forma geral, as vibraes so rapidamente atenuadas em solos no coesivos, mas propagam-se a grandes distncias em solos coesivos. Usualmente, a insero de estacas por vibrao em solos no-coesivos causa menos perturbao nas proximidades do que a cravao com o uso de martelos de queda livre. Valores tolerveis e danosos de vibrao em edificaes causada por fontes externas (cravao de estacas, detonaes, compactao vibratria) so apresentados na Figura 154, acelerao das partculas. As seguintes medidas podem auxiliar na reduo de vibraes causadas pela insero de estacas cravadas:

171

Execuo de pr-furo; Cravao com auxlio de jato de gua, em areias compactas; Uso de estacas com a menor rea de seo transversal possvel; Estaqueamento planejado, iniciando com as estacas mais prximas edificao existente e avanando para longe; Evitar equipamentos de cravao vibratrios em argilas. Uso de pequenas alturas de queda de martelos em solos granulares fofos, aumentando o nmero de impactos para obter o mesmo resultado; Uso de altas energias de impacto somente em solos coesivos; Uso de estacas escavadas quando existir risco de grandes recalques por causa de vibraes.

Figura 154

172

Compactao Vibratria e Dinmica A compactao de solo com equipamento vibratrio ou de impacto de grande porte pode provocar efeitos significativos em edificaes prximas (ver Bachmann, 1997), pela propagao das vibraes na massa de solo e seus efeitos no comportamento quando submetido a carregamento. So tpicos de obras industriais ou pavilhes, na implantao. Esse tipo de atividade deve ter previso cuidadosa e especificao adequada de equipamentos para evitar a ocorrncia de danos significativos. O uso de compactadores vibratrios com cargas estticas inferiores a 20 kN no requer maiores precaues. Por sua vez, como regra geral, compactadores com cargas estticas superiores a 50 kN no deveriam ser utilizados em centros urbanos nas proximidades de edificaes. Como regra de segurana, quando no forem executadas anlises especficas a distncia mnima (em metros) das edificaes de compactadores com cargas estticas elevadas deve ser de 0,15 vezes seu peso em kN. Se ainda assim houver qualquer dvida sobre possibilidade de dano edificao, por sua precariedade, somente compactadores estticos devem ser utilizados. Maiores vibraes no terreno ocorrem em solos argilosos e siltosos com lenol fretico prximo superfcie. O uso de compactao dinmica (Slocombe, 1993) em aterros granulares e coesivos, por meio da queda de pesos de 200 kN ou mais de alturas de at 20 m, introduz grande energia ao substrato. Segundo Slocombe (1993), valores e consequncias tpicos de pico de velocidade de partculas causado por vibrao da compactao dinmica, em fundaes de edificaes em bom estado, so os seguintes: dano estrutural para velocidades de 50 mm/s ou maiores; danos arquitetnicos menores para velocidades de partculas de at 10 mm/s, e somente perturbaes para os ocupantes para velocidades de 2,5 mm/s. Valores inferiores devem ser verificados para casos de edificaes sensveis a vibraes como escolas, hospitais e centros computacionais. Na Figura 155 so apresentadas relaes entre velocidade da partcula e distncia da compactao, obtidas a partir de medidas de campo. O limite superior da relao ocorre comumente na presena de solos granulares, e o limite inferior em extratos coesivos. O nvel do lenol fretico prximo superfcie conduz a valores mais prximos ao limite superior.

173

Figura 155

Exploses O emprego de explosivos para o desmonte de rochas ou demolio de estruturas de concreto, alm de provocar vibraes, provoca o lanamento de fragmentos e presses sonoras que tambm podem causar problemas. O lanamento e a projeo de fragmentos provocam acidentes graves quando permitidos, devendo ser controlados pela adoo de um correto plano de fogo e de uma cobertura eficaz (usualmente pneus e terra). A presso sonora depende no somente do plano de fogo, mas tambm das condies atmosfricas, entre outros fatores. Assim mesmo, tambm ela pode ser controlada por medidas de precauo. A norma brasileira ABNT NBR 9653/1986 fixa a metodologia para reduzir os riscos inerentes ao desmonte de rocha com uso de explosivos em mineraes, estabelecendo parmetros para a segurana das populaes vizinhas. O planejamento de detonaes deve incluir as seguintes etapas: a) Avaliao geotcnica do local da detonao e da rea de risco no entorno, uma vez que a conduo das ondas de choque depende da xistosidade e da distncia entre planos de fraqueza da rocha. b) Investigao da estabilidade das fundaes e das condies dos prdios na rea de risco. Todos os imveis de alguma forma sofrem danos por consequncias naturais (variaes de temperatura e de umidade, recalques etc.). Muitas vezes esses danos, quando de pequena monta, passam despercebidos no transcurso do tempo. Porm, a ocasio de uma detonao faz com que em geral os ocupantes dos prdios prximos

174

realizem minuciosa vistoria busca de eventuais danos causados pelo emprego de explosivos em obras prximas. Recomenda a boa prtica de engenharia que, antes de serem iniciados trabalhos dessa natureza, seja elaborada inspeo e laudo fotogrfico, com a finalidade de conhecer eventuais situaes de risco e demonstrar a existncia de danos previamente existentes em imveis localizados na rea de abrangncia dos eventos. c) Investigao e avaliao de resposta das estruturas prximas vibrao. d) Anlise da sensibilidade a vibraes de equipamentos eletrnicos (como centrais de computadores, microscpios eletrnicos) localizados na rea de risco. e) Avaliao de obras subterrneas (como tneis, cisternas) que podem ser danificadas pelas detonaes. f) Informao aos moradores da regio sobre possveis vibraes, sons e p.

g) Investigao sobre relaes entre valores de velocidade de pico das partculas (usado para expressar a vibrao), cargas explosivas utilizadas e distncias. Com a previso da velocidade de pico das partculas em relao s distncias crticas (que informam a amplitude mxima da onda vibratria atingindo determinado ponto por ocasio da detonao), podem ser estabelecidas as quantidades limite de explosivo a serem detonadas por espera. Assim, pode- se afirmar que, obedecidos os limites determinados pela previso da velocidade de pico das partculas, as edificaes existentes na rea crtica considerada no sofrero maiores alteraes por decorrncia das detonaes. Bachmann (1997) apresenta valores limite recomendados de velocidade de pico das partculas geradas por exploses (Tab. 6), para construes residenciais.

Tab. 6

175

Os efeitos indesejveis do emprego de explosivos em desmontes urbanos podem, de forma simplificada, ser assim descritos: a) Limiar do dano: refere-se microfissuras, da espessura de um fio de cabelo, que podem no ser vistas a olho nu (75 micra ou menos). Esses danos no produzem efeitos sobre a integridade estrutural do imvel. Sua ocorrncia passa a ser considerada a partir de PVP superiores a 30 mm/s. b) Danos menores: trincas podem ser notadas a olho nu, porm no produzem qualquer efeito sobre a integridade estrutural do imvel. Seu nico inconveniente esttico. Sua ocorrncia est relacionada a PVP superiores a 50 mm/s. c) Danos maiores: ocorrncia de grandes trincas e severos danos ao imvel. Pode haver danos estruturais e mesmo colapso de estruturas. Sua ocorrncia refere-se a PVP superiores a 225 mm/s. O emprego de controle sismogrfico em desmontes urbanos altamente recomendvel para aferio dos resultados obtidos no plano de fogo e para o conhecimento da resposta das condies geolgicas naturais ao uso de explosivos.

Choque de embarcaes So frequentes os acidentes causados pelo impacto de embarcaes em cais, ancoradouros e pontes, danificando as estacas que suportam tais estruturas, apesar da existncia de eventuais protees. A Figura 156 mostra uma ocorrncia dessa natureza, no porto do Rio Grande, RS. Houve um deslocamento de aproximadamente 25 cm de toda a estrutura, com a constatao de dano permanente nas fundaes por estacas. O dano foi constatado por meio de ensaio de integridade (PIT). Aps um choque de embarcao numa estrutura, necessria uma investigao cuidadosa para a avaliao do dano causado pelo impacto, nem sempre visvel na regio exposta do elemento de fundao.

176

Figura 156

DEGRADAO DOS MATEIRAIS

Todos os projetos de engenharia com elementos enterrados ou em contato com o solo e a gua devem considerar os aspectos de permanncia e integridade a longo prazo. A ao dos elementos naturais sobre os materiais das fundaes obriga verificao da existncia de materiais agressivos e seus possveis efeitos, cuja avaliao deve ser prevista nas etapas de coleta de dados do solo (investigao), anlise, projeto e execuo. Na etapa de investigao do subsolo, devem ser identificados materiais agressivos ou contaminantes para que se considere, adequadamente a soluo do problema. As fundaes de unidades industriais so casos tpicos de ocorrncia de problemas de degradao. Seu projeto necessita informaes referentes a processos e elementos envolvidos; nos casos de ampliao, na fase de investigao do subsolo que as implicaes ambientais existentes devem ser identificadas. Em condies usuais, um ambiente agressivo pode ser identificado pela resistividade do solo, pH, teor de sulfatos e cloretos. Na presena de aterros com rejeitos industriais, locais de depsito de elementos potencialmente agressivos ou de natureza desconhecida, necessria uma avaliao abrangente

177

das possveis substncias agressivas. Indstrias, em geral, objeto de problemas especiais so as de celulose e papel, qumica e petroqumica, de fertilizantes, laticnios, aucareira e vitivincola. Caso de especial interesse relatado por Costa Filho e Juc (1996) e Lima e Cosia Filho (2000) identifica a ao de soda custica infiltrada no terreno como causa de alterao do comportamento do solo, afetando as fundaes diretas apoiadas sobre o mesmo. Segundo os autores, aps realizao de ensaios oedomtricos (de adensamento] em laboratrio com amostras indeformadas, elas foram contaminadas, e ocorreu mudana de comportamento atribuda dissoluo/lixiviao de compostos cimentantes entre as partculas do solo. O solo ensaiado, descrito como areno-siltoso, fofo, apresentou colapso quando exposto ao contaminante. Assaad (1998) estudou o efeito do vazamento de cido fosfrico de tanques de armazenamento de uma indstria de fertilizantes na cidade de Aquaba, na Jordnia. O contato do cido com o solo local induziu a ocorrncia de reaes qumicas que causaram a expanso do solo e problemas na fundao dos tanques. A apresentao deste captulo se dar pela classificao dos materiais envolvidos nos elementos de fundao, com nfase em concreto, onde as patologias ocorrem com maior frequncia em obras correntes, seguido de consideraes sobre outros materiais: ao, madeira e rocha. Identificam-se casos tpicos de problemas de deteriorao em cada material.

CONCRETO A durabilidade do concreto de cimento Portland definida como a sua capacidade de resistir ao das intempries, ataques qumicos ou quaisquer outros processos de deteriorao (Mehta e Monteiro, 1994). Em slidos porosos, sabe-se que a gua a causa de vrios processos fsicos de degradao. Como veculo para o transporte de ons agressivos, ela tambm pode ser fonte de processos qumicos de degradao. Os fenmenos fsico-qumicos associados com os movimentos da gua em slidos porosos so determinados pela porosidade capilar do slido. Por exemplo, a taxa de deteriorao qumica depender de o ataque qumico ser restrito superfcie do concreto ou tambm atuar no interior do material. Mehta e Monteiro (1994) afirmam que a reduo da permeabilidade do concreto deve ser a primeira linha do sistema de defesa contra

178

qualquer processo fsico-qumico de deteriorao. A deteriorao do concreto ser tanto menor quanto menores forem seus ndices de permeabilidade e porosidade. Para tanto, duas condies principais devem ser satisfeitas: reduzida relao gua/cimento (influncia da relao gua / cimento na permeabilidade do concreto apresentada na Figura 157) e maior tempo possvel de impedimento de evaporao na gua de hidratao da pasta (cura), Um exemplo da reduo da permeabilidade da pasta de cimento com a evoluo da hidratao apresentado na Tab. 7. Helene (1992) tambm ressalta que a vulnerabilidade ao ataque qumico depende basicamente da permeabilidade do concreto, alcalinidade e reatividade dos compostos hidratados de cimento (quando um aglomerante alcalino como o cimento Portland hidratado reage com substncias cidas, tais reaes so, frequentemente, iniciadas por formao e remoo de produtos solveis, seguindo-se desintegrao do concreto. Todavia, se os produtos de reao forem insolveis, so formadas deposies na superfcie do concreto que podem ser consideradas redutoras da velocidade dessas reaes). A taxa de deteriorao afetada pelo tipo de concentrao de ons na gua e pela composio qumica do slido. Ao contrrio de minerais e rochas naturais, o concreto um material bsico (porque compostos alcalinos de clcio constituem os produtos de hidratao da pasta de cimento Portland); portanto, guas cidas tendem a ser particularmente prejudiciais. Algumas causas qumicas de deteriorao do concreto so reaes de origem expansiva, tais como a reao lcalis-agregados, que resulta da interao entre a slica reativa de alguns tipos de minerais utilizados como agregados e os ons lcalis (Na+ e K+) presentes nos cimentos e liberados durante sua hidratao. Tais reaes formam slidos adicionais em meio confinado, provocando a fissurao da superfcie do concreto.

179

Figura 157

Tab. 7

Outros constituintes do cimento podem ser expansivos, tais corno o xido de magnsio (MgO) quando na forma de periclcio, que ir hidratar de forma muito lenta aps o endurecimento do concreto, resultando no aumento do volume. A cal livre tambm um constituinte presente no cimento Portland cuja hidratao expansiva. Segundo CIRIA Report C569 (2002), o mais significativo agente agressivo ao concreto de fundaes o sulfato, que tem ocorrncia natural nos solos e em suas guas. De acordo com o Building Research Establishmet (2001), os fatores que influenciam o ataque por sulfato so (1) a quantidade e natureza do sulfato presente (quanto maior a concentrao de sulfatos no solo ou na gua subterrnea, mais severo

180

ser o ataque), (2) o nvel da gua e sua variao sazonal, (3) o fluxo da gua subterrnea e porosidade do solo, (4) a forma da construo e (5) a qualidade do concreto. Se a gua com sulfato no pode ser impedida de alcanar o concreto, a nica defesa contra o ataque consiste no controle de sua qualidade. Segundo Mehta e Monteiro (1994), a taxa de ataque em uma estrutura de concreto com todas as faces expostas gua com sulfato menor do que se a umidade for perdida por evaporao a partir de uma ou mais superfcies. Portanto, elementos de fundao que se encontram abaixo do nvel do lenol fretico so menos vulnerveis ao ataque de sulfatos. As reaes que ocorrem com a pasta de cimento hidratada tambm so acompanhadas de variao volumtrica (expanso) e desintegrao do concreto. Alm disso, o ataque no ocorrer se o sulfato no estiver dissolvido em gua, e para continuidade da desintegrao dever haver uma fonte repositora do sulfato. A determinao das condies de agressividade (pH, S04, Mg etc.) do subsolo um requisito importante para todas as construes subsuperficiais. Como orientao, a Tab. 8 apresenta a classificao de agressividade a partir da anlise qumica de solo e gua proposta pela norma alem DIN 4030 (1998).

Tab. 8

Segundo o Comit Euro-Internacional du Beton (1993), os limites dos teores de substncias agressivas so os apresentados na Tab 9. Segundo a ABNT NBR 6118/2003, em razo da forte correspondncia entre a relao gua/cimento e a resistncia compresso do concreto e sua durabilidade, permitido adotar requisitos mnimos nessa relao, tais como os expressos na Tab. 10.

181

Tab. 9

Tab. 10

O ACI Building Code 318-83 (1993) classifica a exposio ao sulfato em quatro graus de severidade, com os seguintes requisitos: a) Ataque negligencivel: quando o contedo de sulfato est abaixo de 0,1% no solo, ou abaixo de 150 mg/l na gua, no h restrio quanto ao tipo de cimento e relao gua/cimento. b) Ataque moderado: quando o contedo de sulfato est entre 0,1 e 0,2 %, ou no intervalo de 150 a 1.500 mg/l na gua, devem ser usados cimento pozolnico ou Portland de alto forno, com uma relao gua/cimento menor que 0,5. c) Ataque severo: quando o contedo de sulfato no solo de 0,2 a 2,0%, ou de 1.500 a 10.000 mg/l na gua, deve ser usado cimento Portland contendo menos de 5% de C3A, com uma relao gua/cimento menor que 0,45. d) Ataque muito severo: quando o contedo de sulfato no solo est acima de 2,0%, e acima de 10.000 mg/l na gua, deve ser usado cimento Portland contendo menos de 5% de C3A e adio pozolnica, com uma relao gua/cimento menor que 0,45. Para concreto com agregado leve, especifica se uma resistncia mnima compresso com 28 dias de 28 MPa para ataque de sulfatos severo ou muito severo.

182

Segundo Building Research Establishment (2001) e CIRIA Report C569 (2002), as relaes gua/cimento mximas (e seus respectivos teores de cimento mnimos) utilizadas em concreto para resistir a ataques de agentes qumicos variam entre 0,35 (400 kg/m3) a 0,55 (300 kg/m3), respectivamente em ambientes muito agressivos e agressivos. Vrios tipos de cidos so perigosos para o concreto, sejam inorgnicos (clordrico, sulfdrico, sulfrico, ntrico, carbnico etc.) ou orgnicos, normalmente encontrados na terra (actico, lctico etc.), nos quais a ao do on hidrognio provoca a formao de produtos solveis, que ao serem transportados pelo interior do concreto o vo deteriorando. Fundaes de obras industriais com dejetos potencialmente agressivos (indstria de celulose e papel, qumica, petroqumica, fertilizantes, laticnios, aucareira, vitivincola, entre outras, de forma geral, cidos orgnicos e minerais podem atacar o concreto) devem ter tratamento especial, com acompanhamento de qumicos desde a etapa de concepo, para preveno/soluo dos problemas. Os principais mecanismos de degradao das superfcies de concreto (Helene, 1992) so listadas no Quadro 6.1, estabelecendo a natureza dos diversos processos e as alteraes fsicoqumicas observadas. Estruturas de concreto armado tambm sofrem com a corroso de armaduras (Helene, 1992). Tal fenmeno tem natureza eletroqumica, podendo ser acelerado pela presena de agentes agressivos externos (causada pela ineficiente proteo do concreto, seja pela alta permeabilidade ou elevada porosidade, pelo cobrimento insuficiente ou pela m execuo) ou internos (incorporados ao concreto). Para que a corroso se manifeste necessrio que haja oxignio e umidade (gua). Conforme CIRIA Report C569 (2002), o potencial de corroso da armadura em fundaes de concreto imersas no solo maior na regio de solo parcialmente saturada, uma vez que o oxignio mais abundante do que em regies de solo saturado (ou somente em gua). A presena de cloretos no concreto, adicionados involuntariamente a partir da utilizao de aditivos aceleradores do endurecimento, de agregados e de guas contaminadas, acelera o processo de corroso das armaduras. Portanto, no recomendado o uso de gua do mar (contendo cloreto de sdio) em concretos que contero armadura, por causa do risco de corroso. No entanto, seu uso possvel em concreto massa (Tomlinson, 1996). Estruturas marinhas de concreto armado devem ter recobrimentos de armadura de mais de 50 mm e baixa relao gua/cimento, para reduzir a

183

permeabilidade do mesmo ao mnimo. A Figura 158 mostra um caso onde o efeito da corroso em estacas de concreto armado se fez presente de forma significativa.

Tabela 11 - Principais mecanismos de degradao das superfcies de concreto (apud Helene, 1992)

Figura 158

184

Outro ponto a ser ressaltado a importncia da limitao de fissuras no concreto, relacionadas agressividade do meio. Conforme CIRIA Report C569 (2002), fissuras relacionadas a variaes de temperatura e reduo volumtrica por perda de gua so pouco provveis em fundaes profundas, uma vez que abaixo do nvel do terreno a variao trmica geralmente pequena e as condies de umidade relativamente constantes. Alm disso, segundo os mesmos autores, juntas de deslocamento so pontos frgeis nas estruturas e podem causar problemas de durabilidade, devendo ser evitadas, se possvel, no sistema de fundaes. Outras informaes sobre formas de evitar fissuras, bem como suas dimenses aceitveis, podem ser encontrados em CIRIA Report 91 (1992), CIRIA Report 135 (1995) e ABNT NBR 6118/2003. Detalhes sobre o problema do uso de elementos de concreto em meio agressivo, abordando aspectos que incluem a determinao da agressividade do meio e as especificaes para evitar problemas nas aplicaes e usos em peas pr-moldadas e moldadas in situ, so apresentados na publicao do Building Research Establishment (2001).

Ao Estacas metlicas executadas em solos naturais, em contato com gua e ar podem estar sujeitas corroso e devem ser adequadamente projetadas. A corroso do ao tambm pode ocorrer se os elementos de fundao estiverem em contato com solos contendo materiais agressivos ou aterros, se estiverem localizados em ambiente marinho ou submetidos aos efeitos de variao de nvel de gua. A ao da corroso funo da temperatura ambiente, pH, acesso ao oxignio e da qumica do ambiente circundante ao elemento de fundao. Elementos metlicos para sempre enterrados em solo natural usualmente no so afetados de forma significativa por degradaes (Beavers e Durr, 1998). Corus Construction Centre (2003) ratifica a afirmao anterior, estabelecendo que a corroso de estacas metlicas em solos no perturbados negligencivel em razo dos baixos nveis de oxignio apresentados nesses ambientes. Para objetivos de clculo, uma taxa de corroso de 0,015 mm/face/ano pode ser definida em tais casos. Somente circunstncias de aterros contaminados, zonas industriais com

185

efluentes agressivos ou ocorrncia de corrente eltrica caracterizam risco, cabendo estudo especfico por especialista metalrgico. Sob condies atmosfricas, a taxa de corroso do ao, segundo Corus Construction Centre (2003), aproxima-se de valores mdios em torno de 0,035 mm/face/ano. Morley e Bruce (1983) relatam os seguintes valores de taxa de corroso de estacas metlicas em diferentes ambientes: corroso negligencivel em solos naturais, 0,05 mm/ano em gua doce, 0,00 mm/ano imersa t in gua salgada, 0,1 a 0,25 mm/ano em ambiente marinho com variao da mar e respingos e 0,1 a 0,2 mm/ano em condies atmosfricas industriais. As taxas de corroso utilizadas em anteprojeto de estruturas metlicas no solo, acima ou abaixo do lenol fretico, e em gua doce ou salgada so apresentados nas Tabs. 12 e 13.

Tab. 12

Tab. 13

Os valores para 5 e 25 anos so baseados em medidas, enquanto que os demais so extrapolaes.

186

Estruturas de fundao metlica em situaes marinhas (cais, plataformas, pontes etc.) ou ambientes fluviais merecem ateno especifica, devendo ser consideradas as seguintes regies (Tomlinson, 1994): Zona atmosfrica - acima do contato com a gua, inclusive respingos. Zona de variao - exposto flutuao do contato. Zona de imerso - abaixo do nvel mnimo de variao de gua. A zona mais afetada usualmente a de variao entre nvel de gua e presena de oxignio, havendo recomendaes especficas de projetos por Manning e Morley (1981). Fstudos relatando a experincia europeia so apresentados por Morley e Bruce (1983); Tomlinson (1994), Camilz (2001) e European Standard EN 1993-5 (2003). A Figura 159 mostra que a taxa de corroso no uniforme ao longo das estacas metlicas em ambiente marinho. O European Standard EN 1993-5 (2003) ressalta que a distribuio das taxas de corroso e as zonas de agressividade da gua do mar podem variar consideravelmente desse exemplo, dependendo das condies que prevalecem no local da estrutura. Estudos conduzidos em estacas tubulares pela Japanese Association for Steel Pipe Piles (1991) mostram que o efeito da corroso em estacas observado ao longo dos anos tem efeito limitado, e no progride indefinidamente. A Figura 160A apresenta valores especficos de corroso de estacas metlicas e os locais, no Japo, onde foram feitos os ensaios. A Figura 160B apresenta intervalo de variao da taxa de corroso de um grande nmero de estacas metlicas testadas em todo o Japo (Japanese Association for Steel Pipe Piles, 1991). Segundo a ABNT NBR 6122/1996, quando por inteiro enterradas em terreno natural, as estacas de ao dispensam tratamento especial, independentemente da situao do lenol fretico. Havendo, porm, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o ao, obrigatria sua proteo com encamisamento de concreto ou outro recurso adequado (pintura, proteo catdica etc.). Segundo a mesma norma, quando a estaca estiver total e permanentemente enterrada em solo natural, deve ser descontada da sua espessura 1,5 mm por face que possa vir a entrar em contato com o solo, excetuando-se as estacas que dispem de proteo especial de eficincia comprovada corroso.

187

Figura 159

Resultado do teste no Mizushima Iron Works.

188

Figura 160 Valores medidos de corroso de estacas metlicas no Japo: (A) valores especficos de corroso e locais no Japo onde foram feitos os ensaios; (B) intervalo de variao da taxa de corroso de um grande nmero de estacas metlicas testadas (apud Japanese Association for Steel Pipe Piles, 1991).

189

MADEIRA As estacas de madeira so utilizadas no Brasil de modo mais intenso como fundaes de estruturas provisrias, mas em certas regies e circunstncias tm uso como elementos de suporte permanente. Em estruturas de cais e ancoradouros seu uso bastante difundido. Alm dos ataques biolgicos de insetos, no caso de estruturas totalmente imersas em solo (besouros e cupins), ou por moluscos Teredo navalis e crustceos Cheluria quando encontram se na gua [Goodell. 2000; Goodell et al., 2003; Highley, 1999), estacas de madeira totalmente enterradas em solo podem ser afetadas pela variao do nvel de gua, que provoca o apodrecimento e a degradao do material. A degradao da madeira ocorre com mudanas fsicas e qumicas, podendo apresentar mudana de colorao, amolecimento, variao de densidade, com consequente reduo de mdulo de elasticidade e resistncia (Wilcox, 1978), reduo significativa de seo ou mesmo perda total de integridade. E oportuno mencionar que a simples inspeo visual externa pode no revelar a presena de ataque biolgico no caso de presena de moluscos e crustceos. Externamente as peas podem apresentar a mesma colorao e serem aparentemente ntegras, mas com danos internos severos, como relatado por Lopez-Anildo et al. (2004). Caso de obra convencional executada no Brasil em que estacas de madeira utilizadas como fundao permanente apresentaram problema de desempenho causado pela degradao foi apresentado por Ferreira et al. (2000). As estacas sofreram degradao biolgica por variao do lenol fretico, tendo sido necessria execuo de reforo para garantir a estabilidade da estrutura apoiada nas estacas. Como recomendao de projeto, para estacas de madeira projetadas totalmente enterradas no solo devem ser usados blocos at uma cota tal que garanta que a variao do nvel de gua no afetar as estacas, ou seja, com sua base abaixo do nvel fretico mnimo. Estacas em estruturas fluviais (rios ou lagos) e em ambiente marinho sofrem ataque biolgico acelerado e, necessariamente, devem ter proteo especial para evitar sua degradao, como referido por Lopez-Anildo et al. (2004) para o caso de ambiente marinho.

190

Estacas para pers e outras estruturas marinhas so cravadas atravs do material superficial existente at profundidades adequadas e se estendem at o deck ou estrutura por elas suportadas, ficando parte totalmente enterradas no solo, parte na gua e parte no ar. A variao vertical das condies de exposio foi objeto de publicaes tais como U.S. Army Corps of Engineers et al. (2001). As variaes microambientais afetam o tipo e a extenso dos danos produzidos pelos organismos marinhos; da mesma forma, as estacas enterradas em ambiente no marinho tm amplitude de agresso dependente da ocorrncia e variao do nvel de gua. Na Figura 161A apresentado um caso de degradao e ataque a elementos de madeira. A Figura 161B apresenta a influncia das condies locais na possvel degradao de estacas, segundo Peek e Willeitner (1981). A Figura 161C de Lopez Anildo et al. (2004) apresenta o perfil tpico de degradao em estacas de madeira no porto de Portland, Mayne, nos EUA. Referncias relativas ao ataque e degradao de elementos de fundao de madeira, bem como cuidados na manuteno e reabilitao, alem das j citadas, so: Chellis (1961); Grefsheim (1979); Haswell e Newman (1981); Lundstrom (1981); U.S. Army (1990); Mitchell et al. (1991); U.S. Army Corps of Engineers et al. (2001).

191

Figura 161

192

ROCHAS Fundaes diretas executadas em blocos de pedra de monumentos histricos antigos ou construes utilizando rochas brandas podem apresentar degradao das rochas a longo prazo por agressividade do meio, como apresentado por Schrefler e Delage (2001]. Relato de caso especfico encontrado na recuperao das fundaes do Arco do Triunfo, em Paris, em que a elevada degradao dos elementos constituintes das fundaes diretas induziu ao aparecimento do mau comportamento verificado, relatado por Justo (2003). Nos trabalhos de anlise das Runas de So Miguel (Milititsky, 2002) estudos petrogrficos realizados nas rochas das fundaes do monumento [basaltos e arenitos) apresentaram sinais significativos de agresso aos materiais, especialmente os arenitos, embora essa no tenha sido a causa determinante do mau comportamento das fundaes. 0 carreamento do material argiloso colocado como argamassa entre os blocos, resultante da percolao de gua da chuva, exps a face das pedras e criou caminho preferencial de percolao (Figura 5.22), o que deve ter acelerado o processo. Embora no haja registro em publicaes tcnicas, do conhecimento da prtica regional no Rio Grande do Sul a ocorrncia de alguns casos localizados de problemas de integridade no uso de elementos de arenito em fundaes superficiais, numa condio muito branda e expostos circulao de gua, sem proteo.

193

CONSIDERAES FINAIS

O relato de casos de patologia tanto em obras de grande como de pequeno porte no frequente, dificultando a avaliao estatstica de suas ocorrncias. No existe no Brasil nenhum mecanismo de registro e acompanhamento sistemtico de problemas em obras que identifique a ocorrncia relativa ao nmero total de empreendimentos e problemas, como mostraremos a seguir, mas o aumento de casos de patologias e a necessidade de interveno em determinada etapa das obras do conhecimento de profissionais e de entidades de classe. Somente os casos catastrficos chegam ao conhecimento da opinio pblica, fazendo com que no se tenha uma avaliao quantitativa da real extenso do problema. Para explicitar a abrangncia dos casos patolgicos em obras correntes de pequeno porte, apresenta-se na Figura 162 a estatstica de 318 eventos estudados por Silva (1993) no Rio Grande do Sul.

Figura 162

A estatstica francesa (Logeais, 1982) mostra que, em 2 mil casos estudados no pas, cerca de 80/o dos problemas foram decorrentes do desconhecimento das caractersticas do solo. Publicao mais recente (Socotec, 1999), citando os casos registrados de patologias de todas as naturezas em obras na Frana, indica o crescimento do nmero de problemas na dcada de 1990, como identificado na Figura 163, mesmo com o aprimoramento da tcnica e com a implantao de programas de qualidade e acompanhamento.

194

Figura 163

Na Figura 164 apresentada estatstica (ONeill e Sahran, 2004) do Departamento de Transportes da Califrnia (Caltran) de resultados de ensaios realizados entre 1996 e 2000 em estacas executadas com fluido estabilizador (lama), mostrando a abrangncia expressiva de problemas encontrados e rejeio de fundaes.

Figura 164

A experincia alem relatada por Knigmller e Kirsch (2004), referente a 25 anos de ensaios de integridade (low strain tests) naquele pas indica 15% das estacas ensaiadas como

195

resultados que levantam dvidas e 5% com indicao de problemas acima de qualquer discusso e necessitando medidas de remediao. A Figura 165 indica a estatstica de ocorrncias de problemas detectados.

Figura 165

Na Figura 166 indicada por tipo de estaca, a natureza das concluses, sendo as classes assim descritas: Classe I - estaca em condies Classe 2 - estaca com problemas no muito significativos Classe 3 - estacas com srios problemas de qualidade Classe 4 - sinal obtido no utilizvel

Patologias em fundaes e edificaes so, portanto, frequentes, envolvem anlise de risco e comprometem recursos expressivos dos setores pblico e privado. Causas e consequncias de patologias de fundaes em obras de engenharia foram discutidas neste livro, buscando-se pelo relato de casos substanciar a ao de engenheiros e desenvolver indicadores capazes de mediar o relacionamento entre o setor produtivo e os organismos de regulamentao e fiscalizao.

196

Figura 166

Controle de Recalques

Quando existem dvidas referentes ao comportamento de uma fundao, 0 projeto apresenta aspectos especiais, e quando necessrio acompanhar seu desempenho, em razo da escavao de grande porte prxima, recomenda-se a realizao do controle de recalques da rea. O procedimento consiste na medida de forma regular, com equipamento topogrfico de preciso (Figura 167) ligado a um benchmark ou marco de referncia, da evoluo dos recalques com o tempo ou com os estgios de carregamento.

197

Figura 167 - Equipamento topogrfico de preciso, no caso, nvel com placa micromtrica.

A Figura 168 mostra uma instalao de controle (ABNT NBR 9061/1981) com o detalhe de um marco de referncia e dos pinos usualmente utilizados, nos quais apoiado, por ocasio de cada leitura, uma rgua invar. As medidas so realizadas, sendo os resultados apresentados em grficos tempo versus recalque, como ilustrado na Figura 169. O primeiro cuidado a ser tomado o da escolha da posio do benchmark, que necessariamente deve ficar localizado em local livre de eventuais deslocamentos medidos e no apresentar nenhum tipo de deslocamento relativo. Os pontos de medio tambm devem ser escolhidos de forma a facilitar as leituras e fornecer os dados necessrios ao acompanhamento do problema suscitado. A periodicidade das medidas relaciona-se com os efeitos a serem acompanhados. Podem ser dirias em casos especiais ou situaes de risco, semanais nos casos de escavaes e execuo de tirantes para controle de seus efeitos, mensais ou bimensais como condio de rotina, semestrais ou anuais quando os efeitos a serem verificados so de longo prazo. To importante quanto o valor absoluto dos recalques medidos sua velocidade de ocorrncia. A unidade na qual se explicita a velocidade micros por dia, /dia, representando milsimo de milmetro por dia. Os valores observados na prtica dependem de inmeros fatores, o mais relevante deles o comportamento do solo sob carga. Como indicao genrica de valores usuais, indicamos os seguintes: Prdios com mais de 5 anos, velocidade menor que 10 /dia. Prdios entre 1 e 5 anos, entre 10 e 20 /dia.

198

Prdios em fundaes diretas, fase construtiva, at 200 /dia. Prdios em fundaes profundas, fase construtiva, at 80 /dia.

Figura 168 Instalao de controle com o detalhe de (A) um marco de referncia; (B) pinos usualmente utilizados; e (C) rgua invar (apud ABNT NBR 9061/1981).

199

Figura 169

Nos casos de controle realizado para acompanhar efeito de escavao prxima, os valores so muito variados, em funo, entre outros, do solo sendo escavado, do tipo e geometria da fundao sobre a qual se apoia a estrutura, da magnitude da escavao, da velocidade c qualidade dc execuo e do tipo de escoramento. Os valores abaixo so indicados corno orientao geral (Milititsky, 2000): At 50 /dia: seguro. At 100 /dia e atenuando: razovel, usual. Entre 100 e 200 /dia e constantes: necessria a adoo de medidas corretivas no processo executivo, cautela e aumento da regularidade de medidas. Acima de 200 /dia: situao de urgncia, reaterro ou adoo de medidas cautelares.

200

Acima de 400 /dia: emergncia e risco de acidente.

E importante ressaltar que podem ser observados valores dirios de velocidade elevados sem problema para a estrutura. A magnitude, isoladamente, no indicador absoluto a considerar: a tendncia, ou seja, acelerao, constncia ou reduo, aspecto fundamental. As medies devem ser acompanhadas pelos executantes dos servios c pelo projetista para tomada de deciso. A Figura 170 mostra um exemplo de acompanhamento de desempenho, pelo controle de recalques, das fundaes de um silo onde havia suspeita de problemas construtivos. 0 silo vertical contava com oito apoios, os quais transferiam carga para estacas escavadas de 0,8 m de dimetro e 9 m de comprimento, que tiveram seu comportamento monitorado durante o enchimento do silo. Fica evidente, nos resultados apresentados na Figura 170, que os recalques medidos so incorri patveis com o nvel de carregamento aplicado, com deformaes muito desiguais das estacas, superiores a 20 mm para carregamento de apenas 30% do total da carga acidental. Face ao desempenho medido, foi necessria a realizao de reforo das fundaes do silo para garantir sua segurana.

Percentual de carga aplicada

Apoios:

Figura 170 - Exemplo de acompanhamento de desempenho, pelo controle de recalques, das fundaes de um silo onde havia suspeita de problemas construtivos (apud Milititsky, 2003).

201

Controle de Verticalidade

Quando se executam escavaes nas proximidades de edificaes, comum a realizao de controle de verticalidade dos prdios, como forma de acompanhar os efeitos produzidos. Trata-se de leitura peridica de verticalidade realizada com aparelho topogrfico de preciso, sempre nos mesmos pontos, resultando em planilhas e grficos como os mostrados na Figura 171. O trabalho deve ser realizado com muito cuidado e de forma criteriosa, para no produzir resultados incoerentes. Sempre mais de uma direo c todas as paredes opostas devem ser objeto das medies, para evitar concluses equivocadas. A leitura inicial deve ser realizada antes do incio das atividades cujo efeito se quer avaliar. A partir de valores iniciais de desaprumo, no necessariamente provocados pela escavao, mas resultantes de problemas construtivos da prpria obra observada, as leituras posteriores so comparadas e analisadas frente aos efeitos da escavao. No monitoramento, devem ser considerados os efeitos da temperatura nos elementos da obra, sendo prefervel que as leituras sejam sempre realizadas pelo mesmo operador, na mesma hora, podendo haver caso contrrio uma superposio de efeitos de difcil avaliao. Os resultados das medies devem ser submetidos imediatamente aos profissionais envolvidos, para que eventuais efeitos nocivos ou agravamento de risco sejam imediatamente identificados.

202

Figura 171

CONTROLE DE TRINCAS

Outra forma usual de acompanhamento de patologias o controle sistemtico de abertura e extenso de trincas, como forma de caracterizar a gravidade do problema e seu aspecto ativo ou estabilizao. AS medidas podem ser realizadas com paqumetros ou fissurmetros. Os resultados devem ser apresentados, preferencialmente, na forma de estereogramas, para melhor caracterizar o tipo de patologia, e tabelas de progresso sistemtica dos valores medidos. importante acompanhar a progresso das trincas e sua dimenso utilizando vrias propostas de descrio de sua severidade, como apresentado nas Tabs. 14 e 15, tpicas da prtica

203

inglesa. A anlise da gravidade ou origem de trincamento em edificaes no trivial, pela usual complexidade que envolve o comportamento dos materiais, sua conectividade e possveis origens e causas. Trincamento e sua progresso em elementos portantes so indicadores de risco e devem ter tratamento emergencial, com participao de especialista.

Tab. 14

204

Tab. 15

205

1.

CONSIDERAES FINAIS

A verificao de desempenho e controle de qualidade das fundaes se faz necessria a elaborao de laudos e certificados de controle de desempenho (SUSSUMU et al, 1996). A ausncia de medies de recalque pode ser explicada pelo fato de os projetistas acreditarem que os recalques em fundaes profundas so menores que em fundaes rasas e, portanto, aceitveis (MOTA, 2009). Segundo a NBR 6122 (ABNT, 2010), as obras onde as cargas mais relevantes so as verticais, fundamental a medio de recalques para o controle e observao do comportamento da obra. A norma tambm acrescenta que o principal objetivo desta medio permitir a comparao entre os valores medidos e os valores calculados, tendendo o aprimoramento das teorias de previso de recalques. Ao se considerar o mecanismo de interao solo-estrutura na prtica de anlise estrutural de edifcios, o modelo para representar o comportamento estrutural torna-se mais fiel realidade levando a elaborao de projetos de fundaes otimizados, e at mesmo viabilizando projetos de fundaes que seriam inaceitveis em uma anlise convencional (GUSMO & GUSMO FILHO, 1994). Segundo Danziger et al (2000), a prtica brasileira de fundaes consiste em realizar o controle de recalque apenas em situaes em que so observados problemas em edificaes, tais como trincas ou rachaduras. Eles enfatizam a importncia da Medida dos recalques desde o incio da construo como um controle de qualidade das fundaes. Nota-se que a prtica de monitoramento de recalque, apesar de pouca utilizao, de extrema importncia e se faz necessria sua aplicao para o aprimoramento da experincia local a respeito do comportamento do solo sob diferentes situaes de carregamento e fundaes.

206

RECOMENDAES E COMENTRIOS FINAIS

O avano recente em procedimentos experimentais para caracterizao do comportamento dos solos e o desenvolvimento de ferramentas de anlise; a evoluo tcnica de equipamentos e procedimentos especializados na execuo de fundaes; os mtodos modernos de avaliao de integridade e resistncia de elementos construdos; a experincia organizada de resultados de instrumentao e acompanhamento; tudo isso faz com que a engenharia de fundaes apresente na atualidade um panorama completamente diverso daquele descrito nas publicaes clssicas, em que a experincia e a condio de arte caracterizavam o domnio do conhecimento e prtica da poca. Problemas complexos e especiais resolvidos atualmente no poderiam ser enfrentados com o conhecimento e os equipamentos da dcada de 1970. Entretanto, considerando as obras correntes e a mdia da atividade profissional, observa-se o crescimento do nmero de patologias de fundaes. Tal fato decorrente de inmeras causas e condies propcias, quais sejam: A proliferao de empresas de investigao do subsolo e de execuo de fundaes, muitas das quais sem a devida qualificao. Prtica da terceirizao dos servios por empresas no especializadas. O crescimento do nmero de profissionais envolvidos na definio, projeto ou fiscalizao de fundaes sem experincia c o devido conhecimento dos fundamentos de geotecnia: na caracterizao do comportamento dos solos, na transmisso de cargas e deformaes do solo sob carga, nos efeitos da execuo de elementos profundos na massa de solo; tambm nos efeitos especficos da execuo dos trabalhos de engenharia em prdios j existentes, ou desconhecimento do fato de que existem situaes em que o solo apresenta movimentos independentes das cargas aplicadas. Crescimento das cargas e de sua complexidade, carter esbelto/ frgil das estruturas modernas. Construes em reas consideradas inadequadas no passado ou tpicas de solos de baixa resistncia.

207

Contratao de profissionais e empresas pelo menor preo, sem exigir comprovao de competncia e experincias compatveis com o problema. Licitao de obras sem projeto de engenharia completo, em que os proponentes apresentam, na forma de estudo preliminar ou anteprojeto, as solues consideradas padro. Ao serem contratadas as obras, os custos da soluo ficam limitados ao valor da proposta e acabam, contrariamente boa tcnica e ao bom senso, condicionando a soluo executada.

Desmonte de equipes tcnicas de empresas pblicas e privadas, decorrente da falta de investimentos em infraestrutura e falta de renovao dos quadros tcnicos por longo perodo, tornando a avaliao de solues impossvel pela falta de competncia instalada dos contratantes. Para que houvesse conscientizao quanto aos riscos e frequncia dos insucessos, seria

desejvel que o meio profissional tivesse acesso a estatsticas nacionais e houvesse ampla divulgao dos casos que so objeto de ao das seguradoras, empresas e projetistas de diagnsticos e trabalhos de reforos. Este trabalho visa contribuir na formao de todos os profissionais envolvidos em obras de engenharia de qualquer porte, apresentando a tipologia mais abrangente dos possveis problemas e indicando caminhos para que se adotem procedimentos adequados em todas as etapas da vida de uma fundao, e assim resultem solues adequadas e seguras. Na concepo, investigao do subsolo, caracterizao do comportamento do solo, projeto, especificao dc servios, execuo, fiscalizao de uma fundao, sempre devem ser tomados cuidados especiais de forma a atingir o sucesso pretendido, o de executar uma obra de desempenho seguro e satisfatrio, considerando no apenas a obra propriamente dita, mas tambm seus possveis efeitos em estruturas prximas. Durante o processo construtivo, caso no houver condies objetivas de assegurar o bom desempenho e segurana de uma fundao, devem ser realizados ensaios especficos para dirimir todas as dvidas, e se for preciso, providenciar o reforo, bem mais simples e menos traumtico nessa etapa do que aps executada a superestrutura a que a fundao deve suportar. Ao ser constatada a presena de mau desempenho na fundao, sua soluo requer o conhecimento, por

208

parte de quem enfrenta o problema, de todas as possveis alternativas, cabendo-lhe sempre a identificao das reais condies de implantao das fundaes e das caractersticas relevantes do solo das condies para as quais o projeto foi desenvolvido e de todos efeitos capazes de interferir ou provocar o mau comportamento. Somente aps a determinao das causas do problema que sua soluo deve ser definida. A abrangente lista de referncias apresentada ao final desta publicao serve como indicao de material bibliogrfico para aprofundar o conhecimento sobre os diversos temas apresentados, e tambm permitir que se avaliem os problemas com divulgao de conhecimento, que em geral restrito. Encerrando, fazemos nossas as palavras ouvidas de experiente mestre de obras ao lhe ser apresentada a avaliao complexa e fundamentada das razes tcnicas que causaram o problema na obra: Doutor, ser sabido depois que aconteceu o problema fcil, difcil ser sabido antes...

CASO: EDIFCIOS DA ORLA SANTISTA

No Brasil h tambm um grande exemplo do problema de recalques de apoio: os prdios da orla santista. Quem j foi para Santos ou viu alguma foto dos edifcios inclinados tem uma boa ideia de como o deslocamento dos apoios pode afetar uma estrutura. Dcadas se passaram com os prdios a se inclinarem, e, assim como com a Torre de Pisa, vrias propostas de correo foram feitas para reverter essa situao. Sabe-se que a origem do problema a deficincia do solo de Santos, formado por uma camada superficial de areia que, por sua vez, recobre uma extensa camada de solo argiloso, muito compressvel. Tal formao do solo no suporta a fundao direta de prdios com mais de dez andares. Nas dcadas de 1950 e 1960 foram construdos, na orla santista, inmeros edifcios com mais de dez andares apoiados em fundaes diretas. Muitos

209

destes prdios passaram a inclinar-se, e hoje h cerca de 100 edifcios inclinados em toda a orla Santos. Vrias propostas para a correo deste problema vm sendo feitas recentemente. Um grande exemplo a soluo aplicada em um dos prdios mais famosos de Santos, o Nncio Malzoni. Construdo em 1967, com 17 andares e 55 m de altura, o Nncio Malzoni teve suas fundaes diretas apoiadas em uma camada de areia fina e compacta com 12 m de espessura apoiada sobre uma camada de 30 m de argila mole. Os recalques ocorridos neste edifcio levaram-no a sair 2,10 m do prumo como se pode observar na figura 48.

Figura 172 - Edifcio 2,1 m fora de prumo

O projeto de reaprumo do prdio foi desenvolvido pelos professores Carlos Eduardo Moreira Maffei, Helosa Helena Silva Gonalves e Paulo de Mattos Pimenta, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes da Escola Politcnica da USP, considerado indito no mundo, foi visitado por engenheiros de diversos pases como Mxico, Canad e Japo, e at por

210

um dos engenheiros responsveis pela soluo adotada na Torre de Pisa, que veio conhecer a tcnica utilizada. Hoje em dia, o prdio est totalmente reaprumado. O projeto que conseguiu esse feito foi realizado em trs etapas: Etapa 1: implantao de fundaes profundas com a execuo de oito estacas de cada lado do edifcio. Com dimetro variando de 1,0 a 1,4 m, estas estacas tm uma profundidade mdia de 57,0 m e atingem um solo residual resistente e seguro situado abaixo da camada de argila mole. Na figura 172 pode-se observar a camisa metlica utilizada para conter o solo durante a execuo das estacas;

Figura 173 - Camisa metlica utilizada para execuo das estacas.

Etapa 2: foram executadas oito vigas de transio com cerca de 4,5 m de altura para receber os esforos dos pilares e transmiti-los s novas fundaes;

211

Etapa 3: quatorze macacos hidrulicos acionados por seis bombas, instalados entre as vigas de transio e os novos blocos de fundao, foram utilizados para reaprumar o edifcio conforme ilustrado na figura 174.

Figura 174 - Macacos hidrulicos

Os vos em que estavam os macacos foram preenchidos com calos metlicos e posteriormente concretados. A fachada lateral esquerda do edifcio foi levantada 45 cm e a fachada posterior, 25 cm, levando o prdio a ficar novamente no prumo. Reaprumado, o Nncio Malzoni repousa hoje sobre as novas estacas, que transmitem 6500 tf ao solo residual situado a cerca de 60 m de profundidade. Preocupada com o problema de recalque nas fundaes dos edifcios da orla a Secretaria de Obras e Servios Pblicos da Prefeitura de Santos divulgou que ir encaminhar Cmara Municipal um projeto de lei que estabelece normas para o monitoramento dos prdios com inclinao e exigncias para a recuperao das edificaes comprometidas. "Cada prdio tem uma inclinao perigosa, e para cada inclinao existe uma soluo especfica", afirma Maffei (2001).

212

2. REFERNCIAS BIBLIOGRAFIAS

1. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2007. 2. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6120: cargas para o clculo de estruturas de edificaes. Rio de Janeiro, 1980. 3. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6122: projeto e execuo de fundaes. Rio de Janeiro, 1996. 4. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6484: solo: sondagens de simples reconhecimento com SPT: mtodo de ensaio. Rio de Janeiro, 2001. 5. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 8036: programao de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundaes de edifcios. Rio de Janeiro, 1983. 6. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9061: segurana de escavaes a cu aberto. Ria de Janeiro, 1981. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9653: guia para avaliao dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas mineraes em reas urbanas. Rio de Janeiro, 1986. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12131: estacas - prova de carga esttica. Rio de Janeiro, 1991. 7. ALMEIDA, M.E.L.S.; DANZIGER, F.; DCOURT, L.; FILHO, A.R.Q.;QUARESMA, A.R. Fundaes Teoria e Prtica. So Paulo, Editora Pini, 1998. 8. ALONSO, U.R. Execuo de fundaes profundas - estacas pr-moldadas, fundaes, teoria e prtica. So Paulo: ABMS/ABEF; Pini, 1996. 9. ALONSO, U.R. Previso e controle das fundaes, So Paulo: Editora Edgar Blucher, 1991. 10. ALONSO,U.R..; ANTUNES, W.R.; Prtica. So Paulo, Editora Pini, 1998. 11. CNOVAS, M.F. Patologia e terapia do concreto armado, So Paulo: Editora Pini, 1988. 12. CARVALHO R.C.; FIGUEIREDO F.J.R. Clculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado, So Carlos: Editora da UFSCar, 2004. 13. CINTRA, J.C.A. Fundaes em solos colapsveis. So Carlos: Rima Editora, 1998. 14. DCOURT, L.; ALBIERO, J.H.; CINTRA, J.C.A. Fundaes Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Pini, 1998. GOLOMBEK, S.; MAIA, C.M.; Fundaes Teoria e

213

15. GODOY, N.S.; TEIXEIRA, A. H. Projeto e Execuo de Fundaes Rasas. Fundaes Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Pini, 1998. 16. HACHICH, W.; FALCONI, F.; SAES, J.; FROTA, R.; CARVALHO, C.; NIYAMA, S. Fundaes teoria e prtica, So Paulo: Editora Pini, 1998. 17. HELENE, P. Manual para reparo, reforo e proteo de estruturas de concreto. So Paulo: Pini, 1992. 18. IBRACON. Prtica Recomendada Ibracon: comentrios tcnicos. NBR 6118, Instituto Brasileiro do Concreto, 2003. 19. LOPES, F. R.; VELLOSO, D.; Fundaes Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Pini, 1998. 20. MASSAD, F. Obras de terra: curso bsico de geotecnia. So Paulo: Oficina de Textos, 2003. 21. MILITITSKY, J.; CONCOLI, N. C.; SCHNAID, F. Patologia das fundaes, So Paulo: Editora Oficina de Textos, 2008. 22. PINHEIRO L. M. Fundamentos do concreto e projeto de edifcios, So Carlos: Editora da UFSCar, 2004. 23. QUARESMA, A.R. et al. Investigaes Geotcnicas, Fundaes: Teoria e Prtica. So Paulo: ABMS/ABEF, Pini, 1996. 24. SOUZA PINTO, C. Curso bsico de mecnica dos solos. So Paulo: Oficina de Textos, 2001. 25. SOUZA, V.C.; RIPPER, T. Patologia, recuperao e reforo de estruturas de concreto, So Paulo: Editora Pini, 1998. 26. TEIXEIRA, A. H.; GODOY, N. S. Anlise, projeto e execuo de fundaes rasas In: Fundaes: teoria e prtica. So Paulo: ABMS/ABEF, 1998. 27. VARGAS, M.; Fundaes Teoria e Prtica. So Paulo: Editora Pini, 1998. 28. MAFEI, SIMONE S.; Efeito Solo, Revista Tchne, maro/abri 2001, ed. 51, p.41. 29. http://www.insitu.com.br/ Acessado em 23/02/2013.

You might also like