You are on page 1of 9

Problemas de qualidade da gua: eutroficao e poluio

Maria Jos L. Boavida


Departamento de Zoologia e Centro de Biologia Ambiental Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa Campo Grande C2 1749-016 Lisboa.

Introduo O planeta Terra o nico com as caractersticas que permitem a existncia deste tipo de vida que ao longo do tempo evolucionrio aqui se desenvolveu. Por esta razo no podemos deixar que este ambiente seja destrudo. Para preservar o ambiente necessrio conhec-lo. S se pode conhec-lo depois de o ter estudado. A espcie humana, sendo a nica espcie animal com capacidade para realizar este estudo, tambm, por paradoxal que parea, a espcie que mais danos causa ao planeta: so as actividades antropognicas que esto na origem de todos os desequilbrios verificados a nvel mundial, e.g. o aquecimento atmosfrico, a diminuio da camada de ozono, o aumento da concentrao de dixido de carbono na atmosfera, a chuva cida, entre outros. Muitos dos desequilbrios causados no Globo pela actividade humana tm implicaes sobre o ciclo hidrolgico e, consequentemente, sobre a qualidade da gua dos ecossistemas aquticos que se encontram superfcie da Terra (DREVER, 1982; DOMENICO & SCHWARTZ, 1990). Estes efeitos so indirectos. H, no entanto, tambm efeitos directos da actividade das populaes humanas sobre os ecossistemas aquticos, sendo de salientar, por mais preocupantes, aqueles que causam a eutroficao e a poluio dos sistemas ecolgicos de gua doce (WETZEL, 1993). A grande maioria dos pases tem como resposta para os problemas ambientais a formulao de leis que visam sobretudo o desenvolvimento industrial. Mas os problemas ambientais tm a ver com os ecossistemas, e por esta razo as fronteiras polticas dos Estados no podem ter significado quando o assunto a legislao ambiental. A tendncia tem de ser cada vez mais para a celebrao de Tratados e Convenes internacionais, na certeza de que s actuando ao nvel dos sistemas ecolgicos ou at ao nvel global se podem prevenir e resolver os problemas.

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

Princpios ecolgicos bsicos H determinados princpios ecolgicos bsicos (no sentido de fundamentais) que devem estar subjacentes a quaisquer estudos sobre a qualidade da gua. So esses princpios que permitem perceber toda a regulao dos processos fsicos, qumicos e biolgicos, e tambm a maneira como eles interactuam, como dependem uns dos outros. Primeiro princpio: Existe em geral a noo de que um ecossistema constitudo por organismos vivos plantas e animais que podem ser mais ou menos especializados e vivem num determinado ambiente. Esses organismos formam um conjunto em que h produtores, consumidores, decompositores. Para que esse conjunto de organismos, mais o ambiente fsico e qumico que os rodeia, constituam um ecossistema e no um amontoado de partes, necessrio que existam relaes dos organismos entre si e dos organismos com o ambiente. As relaes estabelecem-se atravs de fluxos de matria e de energia, atravs de cadeias trficas. E o mais importante que, por definio, um ecossistema uma unidade funcional, i.e. aquilo que se passa numa das suas partes produz efeito a nvel geral, a nvel de todo o sistema. As partes essenciais constituintes de um ecossistema so: produtores, consumidores, decompositores, matria orgnica ou detritos e matria inorgnica. A energia que faz funcionar os ecossistemas a energia radiante proveniente do Sol. Segundo princpio: Os elementos qumicos so sucessivamente transferidos dos organismos para o ambiente fsico-qumico e deste novamente para os organismos, cumprindo aquilo que se designa por ciclos biogeoqumicos dos elementos. importante frisar que as transferncias desses elementos qumicos, ou nutrientes, que se fazem de uns compartimentos para outros, e as transformaes que se do com a sua utilizao, ou seja, a circulao dos materiais, no se fazem s dentro de um ecossistema. Esses processos ocorrem tambm atravs das fronteiras, de uns ecossistemas para outros. Assim, os ecossistemas do Globo esto relacionados pelos ciclos biogeoqumicos dos nutrientes. So tambm estes ciclos que permitem que se faa a reciclagem dos nutrientes. Terceiro princpio: Tudo o que se passa nos ecossistemas se faz custa de transformaes de energia. As transformaes de energia obedecem s leis da Termodinmica: primeira lei nenhuma transformao de energia 100 % eficiente, h sempre disperso de energia sob a forma de calor; segunda lei a energia sempre transformada de uma forma noutra, nunca criada nem destruda.

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

Quarto princpio: Toda a energia necessria ao funcionamento do ecossistema vem, em ltima anlise, do Sol. Pode vir directamente, por meio da fotossntese, fazendo-se as transferncias de energia atravs da cadeia trfica predatria. Ou pode vir indirectamente, via decomposio, fazendo-se as transferncias de energia atravs da cadeia trfica de detritos. Quinto princpio: Tudo o que lanado artificialmente nos ecossistemas fica l, entra nos ciclos biogeoqumicos dos elementos naturais e vai ter consequncias em geral desastrosas para o ecossistema. Qualidade da gua: problemas mais frequentes Para a manuteno de uma comunidade humana saudvel absolutamente essencial que exista um fornecimento de gua pura, i.e. uma gua lmpida e no contaminada por nenhuma espcie de poluente. Esta gua ser primeiro que tudo a fonte de gua potvel; em segundo lugar servir de suporte fsico para o desenvolvimento das comunidades aquticas produtores primrios e consumidores a todos os nveis. Se se pensar numa albufeira de barragem como sendo o reservatrio desta gua, ela destinar-se- tambm, com muita probabilidade, a ser utilizada para irrigao fins agrcolas e/ou aproveitamento hidroelctrico. Tanto a gua das albufeiras como a dos rios e principalmente a dos lagos naturais poder eventualmente servir tambm a componente recreativa natao, desportos nuticos, pesca desportiva. Apesar de ser geralmente reconhecida a importncia de manter pura a gua que dever ser utilizada pelas comunidades humanas, na prtica acontece que se fazem inmeras descargas (industriais, urbanas, domsticas) de efluentes potencialmente causadores de poluio directamente para os cursos de gua e para os lagos. Os dois aspectos mais frequentemente considerados quando existem problemas de qualidade da gua so a eutroficao e a poluio. A eutroficao A eutroficao um dos estados da sucesso natural dos ecossistemas de lago. medida que o tempo passa e os nutrientes se vo acumulando dentro da bacia lacustre, vai havendo um desenvolvimento cada vez maior das populaes de fitoplancton, observando-se com frequncia o aparecimento de blooms de algas (WETZEL, 1993). Quando acontece naturalmente, a eutroficao gradual e muito lenta (demora muitas dezenas de anos a estabelecer-se).

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

importante salientar, no entanto, que no h nada de errado com a eutroficao em si mesma. Trata-se de um processo natural, como ficou dito atrs. O que est mal nos processos eutrficos observados nos nossos dias (V OLLENWEIDER & DILLON, 1974) a taxa a que essa eutroficao se d: devido a actividades antropognicas de vria natureza, assiste-se a um acelerar da taxa de eutroficao que, esse sim, por ser muito rpido (pode dar-se em uma dezena de anos) e anti-natural, tem resultados desastrosos. So os blooms de cianobactrias, antigamente designadas por algas azuis, os que tm piores consequncias para as populaes humanas, pois estas algas libertam toxinas causadoras de efeitos desagradveis e por vezes perigosos para a sade (VASCONCELOS, 1995). Quando acontece rapidamente em consequncia das actividades humanas (M ARQUES & BOAVIDA, 1997) a eutroficao pode ter resultados desastrosos tambm para as populaes aquticas: a diminuio progressiva da concentrao de oxignio dissolvido na gua, devida ao desenvolvimento exagerado das algas microscpicas que constituem o fitoplancton e ao aumento extraordinrio da decomposio, pode conduzir morte em massa de peixe. Este fenmeno foi observado em anos successivos em albufeiras portuguesas (OLIVEIRA & MONTEIRO, 1980). O desenvolvimento exagerado dos produtores s pode dar-se porque existe, por um lado, grande quantidade de nutrientes disponveis na gua, e, por outro lado, porque as populaes de consumidores no so suficientemente numerosas para conseguirem, por herbivoria, eliminar todas aquelas algas. No prprio fitoplancton h mecanismos de defesa contra a herbivoria: assiste-se normalmente, nos ambientes eutrficos, substituio de uma comunidade de algas unicelulares, fceis de consumir pelos herbvoros, por uma comunidade constituda por algas filamentosas e coloniais cujas dimenses dificultam ou tornam impossvel a ingesto pelos herbvoros. H vrios meios para controlar a eutroficao, desde os fsico-qumicos de que exemplo o arejamento do hipolimnion dos lagos (MC Q UEEN & STORY , 1986) at aos mtodos em que se modificam, ou manipulam, as populaes biolgicas (HRBCEK et al., 1961) e que por isso assumem a designao geral de biomanipulao (SHAPIRO et al., 1975). Dentro destes ltimos mtodos pode ainda proceder-se ou (1) actuando de cima para baixo na cadeia trfica, atravs da comunidade de herbvoros (SHAPIRO, 1973; CARLSON & SCHOENBERG, 1983), ou (2) actuando de baixo para cima na cadeia trfica, atravs da diminuio dos nutrientes disponveis (SCHINDLER, 1974).

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

O mais importante a ter em conta quando se pretende controlar a eutroficao saber que no h nenhum mtodo que funcione como uma panaceia (SHAPIRO & WRIGHT, 1984; GLIWICZ, 1990). Os lagos so diferentes uns dos outros no que respeita a caractersticas como morfometria, tempo de residncia da gua, idade, hidrodinmica, penetrao da luz, temperatura e pH da gua, sobrecarga de nutrientes, sendo por isso necessrio estudar cada caso em particular antes de empreender qualquer medida. A poluio A poluio dos ambientes aquticos representa um dos flagelos das autoridades que se preocupam com a qualidade das guas doces necessrias para as redes de abastecimento pblico. conveniente no esquecer, ao falar de poluio, que todos os sistemas aquticos so capazes de absorver uma certa quantidade de poluio sem que isso lhes cause prejuzos. esta habilidade do ecossistema para absorver e degradar a poluio orgnica, atravs dos organismos que compem a sua estrutura trfica, que constitui a capacidade de auto-depurao de um sistema aqutico natural. S depois de ultrapassados os limites de auto-depurao que a gua comea a apresentar sinais de poluio, comeando a vida animal e vegetal a ser afectada (estes efeitos so negativos, evidentemente). Consideram-se trs tipos gerais de poluio das guas: poluio orgnica, poluio microbiana e poluio inorgnica. Poluio orgnica: determina-se o grau de poluio orgnica das guas naturais por meio de um teste no especfico que d uma indicao indirecta da quantidade de matria orgnica presente na gua (MCELDOWNEY et al., 1993). O teste mais utilizado para este efeito designa-se por teste BOD5d . Para efectuar o teste so necessrias garrafas especiais e uma sonda para medir a concentrao de oxignio dissolvido na gua ou reagentes para a determinar quimicamente. Segundo o procedimento mais simplificado, faz-se a leitura da concentrao de oxignio dissolvido no incio e no fim de um perodo de incubao de cinco dias s escuras e a 20 oC. A diferena entre as duas leituras compara-se com uma tabela que d directamente a qualidade da gua. Este teste baseia-se no facto de os organismos que decompem a matria orgnica presente na gua utilizarem oxignio, sendo por isso o oxignio utilizado correspondente quantidade de matria orgnica que sofreu decomposio. Poluio microbiana: pode ser causada por uma vasta gama de organismos virus, bactrias, fungos, protozorios, nemtodes. Faz-se o exame microbiano para detectar possveis

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

organismos patognicos. Estes so transmitidos por um ciclo fecal-oral: as fezes de pessoas ou animais contaminados vo infectar a gua utilizada para beber, para cozinhar ou para tomar banho, transmitindo as doenas. Os organismos patognicos vm para as guas potveis juntamente com outros que no so prejudiciais sade. sobre estes ltimos que incidem os testes de deteco da poluio microbiana, para evitar o risco de cultivar e fazer multiplicar os patognicos no laboratrio. Faz-se assim a pesquisa do nvel de poluio, avaliando, pela presena dos organismos no prejudiciais que esto tambm nas fezes, a probabilidade da existncia dos outros (GELDREICH, 1975). As bactrias fecais indicadoras assim chamadas existem em nmero muito superior ao dos organismos patognicos, so fceis de identificar e de isolar, e so ainda mais resistentes do que os patognicos aos tratamentos de cloro e ozono que as guas de distribuio sofrem. E possuem, evidentemente, a grande vantagem de no serem patognicas. H vrios microorganismos que satisfazem estas condies. O mais frequentemente adoptado para os testes, tanto na Europa como nos E.U.A., a bactria Escherichia coli. Poluio inorgnica: os compostos inorgnicos potencialmente causadores de poluio no so muitos. Dividem-se em dois grupos muito gerais: o grupo dos nutrientes, que, quando em excesso, causam poluio, e o grupo das toxinas ou compostos txicos. Muitos dos compostos txicos fazem parte da composio de pesticidas e insecticidas utilizados na agricultura e na pecuria. Em geral tornam-se letais a partir de uma certa dose. Como no so degradveis, preciso considerar que o efeito de bioacumulao, a que corresponde sucessivamente um aumento da concentrao do produto txico, no pode excluir o homem: muitas vezes o produto ainda no txico para o peixe de que o homem se alimenta mas pode causar problemas a um ser humano que se alimente de vrios desses peixes. Exemplos de elementos contidos nesses produtos so os metais pesados como o mercrio, o alumnio, o cdmio (B OUDOU et al., 1991). No grupo dos nutrientes que causam poluio encontram-se o azoto e o fsforo. Estes elementos chegam s guas naturais ou por dissoluo directa superfcie das massas de gua (caso do azoto) ou em resultado de eroso das rochas que contm fosfatos seguida de dissoluo na gua (caso do fsforo). Este o processo natural. Mas cada vez mais, de uma maneira no natural, o

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

azoto e o fsforo que vo parar aos rios e lagos so provenientes da escorrncia superficial e subterrnea das terras agrcolas e exploraes pecurias, e ainda dos esgotos urbanos. So as formas inorgnicas de azoto (o io amnio, NH4+, o nitrito, NO2, e o nitrato, NO3) que podem causar poluio susceptvel de ser perigosa para o homem (MCELDOWNEY et al., 1993). Os nitratos e os nitritos raramente se encontram nos sistemas naturais. O io amnio pode ser particularmente perigoso nos climas quentes em que a temperatura da gua se eleva a mais de 20oC. Esta forma ionizada pode converter-se, por captao de um oxidrilo, em amnia no ionizada ou amonaco, NH3, que txico. Esta toxicidade aumenta com o aumento do pH. O io amnio pode ainda ser perigoso quando, por aco de bactrias nitrificantes, oxidado para nitrato; a reaco qumica envolve grande consumo de oxignio, provocando por vezes a desoxigenao da gua. O que fazer? Para que os problemas de eutroficao e poluio possam vir a ser evitados, ou pelo menos minimizados, e a gua possa ter uma boa qualidade, necessrio fazer uma gesto consciente e cuidada dos recursos aquticos (HORAN, 1991). Por exemplo, saber quais os poluentes e em que quantidades que podem ser lanados gua. Para realizar a gesto das massas de gua doce necessrio saber a composio da guarecurso (receptora dos efluentes) e tambm a composio do efluente que o potencial poluente. Isto s se consegue fazendo monitorizaes peridicas. Para alm destes esforos que, por definio, devero ser mantidos, aconselhvel fazer ainda outro tipo de estudos: 1. Determinar o grau potencial de poluio de modo a avaliar os provveis efeitos na qualidade da gua onde o efluente vai ser lanado. 2. Determinar o tipo e o grau de tratamento a aplicar de modo a tornar o efluente inofensivo. 3. Identificar na fonte poluente possveis agentes patognicos humanos. 4. Determinar o fluxo para que, em alguns casos mesmo aps o tratamento, o efluente seja sujeito a um adequado efeito de diluio nas guas receptoras. 5. Sempre: avaliar os custos.

Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

Antes de encetar qualquer aco, quer a monitorizao levada a cabo com regularidade, quer os estudos de anlises pontuais e processos de avaliao de poluio potencial, necessrio definir claramente os objectivos que se pretende atingir. O ideal estabelecer padres que serviro de base para a qualidade da gua receptora. Isto consegue-se tambm com programas de monitorizao. Concluso Os problemas de qualidade da gua que se pem para resolver sociedade cada vez mais industrializada constituem prova da incapacidade que essa mesma sociedade tem demonstrado quando se trata de lidar com ecossistemas. Isto porque os gestores ambientais em geral no se lembram de que os ecossistemas so extremamente complexos (nunca demais repeti-lo) e portanto o ambiente no pode ser tratado como qualquer (simples) unidade fabril em que causa e efeito so imediatos e lineares. As componentes mais sensveis dos ecossistemas so os organismos vivos. No que concretamente diz respeito gua, os problemas mais pertinentes, a eutroficao e a poluio, so problemas dos seres vivos. A eutroficao corresponde a um desenvolvimento anmalo, por excessivo, de organismos, e assiste-se a uma alterao da biodiversidade nos ambientes eutrficos; a poluio afecta os seres vivos das mais variadas maneiras, sendo os efeitos sempre deletrios. Infere-se daqui que as equipas de gesto ambiental tm de forosamente integrar bilogos, sendo estes os profissionais melhor qualificados para efectuarem estudos relacionados com a qualidade da gua.

Referncias BOUDOU, A., M. DELNOMDEDIEU, D. GEORGESCAULD , F. RIBEYRE & E. SAOURTER . 1991. Fundamental roles of biological barriers in mercury accumulation and transfer in freshwater ecosystems. Water, Air, and Soil Pollution 56: 807-821. C ARLSON , R.E. & S.A. SCHOENBERG . 1983. The control of blue-green algae by zooplankton grazing. In: Lake Restoration, Protection and Management. EPA 440/5-83-001. U.S. Environm. Prot. Agency, Washington, D.C. DOMENICO, P.A. & F.W. SCHWARTZ. 1990. Physical and Chemical Hydrogeology. Wiley & Sons. 824 pp. DREVER, J.I. 1982. The Geochemistry of Natural Waters. Prentice-Hall. 388 pp. GELDREICH, E.E. 1975. Handbook for evaluating water bacteriological laboratories. U.S. Environmental Protection Agency. 195 pp.
Biologias, 1, Janeiro de 2001

Biologias http://www.ordembiologos/Biologias/N1.html

GLIWICZ, Z.M. 1990. Why do cladocerans fail to control algal blooms? Hydrobiologia 200/201: 8397. HORAN, N.J. 1991. Biological Wastewater Treatment Systems. John Wiley & Sons. 310 pp. HRBCEK, J., M. DVORAKOVA, V. KORINEK & L. PROCHZKVA. 1961. Demonstration of the effect of the fish stock on the species composition of zooplankton and the intensity of metabolism of the whole plankton association. Verh. Internat. Verein. Limnol. 14: 192-195. MARQUES, R.T. & M.J. BOAVIDA. 1997. Monitoring water quality in the portuguese reservoirs of the River Tejo watershed. Verh. Internat. Verein. Limnol. 26: 740-744. MCELDOWNEY , S., D.J. HARDMAN & S. WHITE. 1993. Pollution: Ecology and Biotreatment. Longman. 322 pp. MCQUEEN, D.J. & V.A. STORY . 1986. Impact of hypolimnetic aeration on zooplankton and phytoplankton populations. Environm. Technol. Letters 7: 31-44. OLIVEIRA, M.R. & M.T. MONTEIRO. 1980. Blooms de cianobactrias na Albufeira do Divor. Relatrio, Instituto Nacional de Investigao das Pescas. 4 pp. SHINDLER, D.W. 1974. Eutrophication and recovery in experimental lakes: implications for lake management. Science 184: 897-899. SHAPIRO, J. 1973. Blue-green algae: why they become dominant. Science 179: 382-384. SHAPIRO , J. V. LAMARRA & M. LYNCH. 1975. Biomanipulation: an ecosystem approach to lake restoration. Proceedings of a symposium on Water Quality Management through Biological Control. Univ. Florida, pp. 85-96. SHAPIRO, J. & D.I. WRIGHT. 1984. Lake restoration by biomanipulation: Round Lake, Minnesota, the first two years. Freshwater Biol. 14: 371-383. VASCONCELOS, V.M.O. 1995. Toxicologia de Cianobactrias. Dissertao de Doutoramento, apresentada Universidade do Porto. 136 pp. VOLLENWEIDER, R.A. & P.J. DILLON. 1974. The application of the phosphorus loading concept to eutrophication research. Publicao N NRCC 13690 do Secretariado para o Ambiente do National Research Council do Canad. Canada Centre for Inland Waters. 42 pp. WETZEL, R.G. 1993. Limnologia. Fundao Calouste Gulbenkian. 1011 pp.

Biologias, 1, Janeiro de 2001

You might also like