You are on page 1of 15

Morfologia Humana

Prof Ingrid Jardim de Azeredo Souza

201 2

Introduo
ORIGEM E TEORIA CELULAR
Ns seres humanos somos constitudos por algumas dezenas de trilhes de clulas. Porm, muitos organismos vivos permanecem constitudos por uma nica clula e nem mesmo dependem de gametas para a reproduo. As bactrias, as cianofceas, os protozorios, alm de certas algas e fungos, possuem uma estrutura unicelular durante toda a sua existncia, no interior dessas diminutas unidades, ocorrem complexos processos bioqumicos e fsicos que permitem a continuidade da vida. O ramo da biologia responsvel pelo estudo das clulas a Citologia ou a Biologia Celular. A citologia dependente de equipamentos que permitem a visualizao das clulas, pois a maioria delas so to pequenas que no podem ser observadas sem o auxlio de instrumentos pticos de ampliao. O olho humano tem um limite de resoluo de 0,2mm. Abaixo desse valor, no possvel enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e, principalmente, o microscpio. Foi o holands Anton van Leeuwenhoeck, fabricante de lentes, o mais prolfero pesquisador celular de sua poca. A ele creditada a observao dos primeiros protozorios, no caso Giardia lamblia, presentes em suas prprias fezes. Estudou a estrutura microscpica dos nervos, crebro, epiderme e cabelo. Completou a teoria da circulao de Harvey, descobrindo a circulao capilar. Talvez tenha sido o primeiro a observar o ncleo celular em glbulos vermelhos de peixes. Suas pesquisas foram pioneiras e muito significativas, sendo, por isso, considerado o pai da microscopia cientfica. No sculo XIX, munidos das concluses de seus antecessores, vrios biologistas voltaram os interesses para a elaborao da chamada teoria celular. Nos anos de 1838 e 1839, dois cientistas alemes, o botnico Mathias Shleiden e o zologo Theodor Schawnn, estabeleceram definitivamente a teoria celular, a qual faz uma das grandes generalizaes em Biologia, afirmando o seguinte: Todos os seres vivos so formados por clulas.

15

Em 1858, outro biologista alemo Rudolf Virchow lanou a idia de que as clulas se originam de outras clulas pr-existentes. Posteriormente, verificou-se que a clula forma um todo vivo e o seu interior preenchido por um contedo denominado protoplasma, este era dividido em uma regio central, o ncleo, e em uma poro mais perifrica, o citoplasma, tudo envolvido pela membrana celular. No sculo XX, a inveno do microscpio eletrnico com um poder de resoluo de at 600.000 vezes permitiu observaes criteriosas das estruturas citoplasmticas que ocupam o interior das clulas.

CITOPLASMA
Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da clula viva era preenchido por um fluido homogneo e viscoso, no qual estava mergulhado o ncleo. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma. Nele esto mergulhados uma srie de organelas, ribossomos e outras estruturas responsveis por algumas funes importantes, tais como: digesto, respirao, secreo, sntese de protenas. As organelas membranosas dividem o citoplasma, mas tambm formam uma complexa rede de comunicao e transporte, que compreende o envoltrio nuclear, o retculo endoplasmtico, o complexo de Golgi e os vacolos. Pode-se encontrar tambm uma srie de microtbulos (tubulina), alm de microfilamentos proticos (actina e miosina), que contribuem para formar um citoesqueleto, auxiliando na manuteno da forma celular e apoiando o movimento das organelas citoplasmticas. principalmente no citoplasma que ocorrem as principais reaes necessrias manuteno da vida. Alm da parte fluida, o citoplasma contm bolsas e canais membranosos e organelas ou orgnulos citoplasmticos, que desempenham funes especficas no metabolismo da clula eucarionte.

Ectoplasma e Endoplasma
Alm da parte fluida, o citoplasma contm bolsas e canais membranosos e organelas ou orgnulos citoplasmticos, que desempenham funes especficas no metabolismo da clula eucarionte. Na periferia do citoplasma, o citosol (lquido 15

citoplasmtico) mais viscoso, tendo consistncia de gelatina mole e chamado de ectoplasma. Na regio mais central da clula situa-se o endoplasma de consistncia mais fluida. O conceito de que o citoplasma apenas uma substncia gelatinosa perdura por muito tempo e ainda amplamente difundido nas aulas de Biologia Celular do ensino fundamental e mdio. Por volta de 1929 foi proposto que o citoplasma consistia de uma grande malha extremamente organizada que preenchia praticamente todos os espaos livres existentes no meio interno da clula, deixando pequenos compartimentos intracelulares. Essa malha organizada recebeu a denominao de Citoesqueleto, termo adotado pela comunidade cientfica internacional. Com a utilizao de Microscopia eletrnica e tcnicas de Imunologia constatouse que esse citoesqueleto composto por trs estruturas bsicas: Microtbulos, Microfilamentos e Filamentos intermedirios, todos basicamente constitudos de protenas. Essas estruturas geralmente encontram-se unidas, podendo agir de forma conjunta ou independente, dependendo das necessidades fisiolgicas da clula.

Microtbulos
So estruturas que apresentam um dimetro de 25 nm, e como o prprio nome sugere so tubulares. Esses microtbulos so formados por uma protena chamada tubulina e como funes dos microtbulos podemos citar: Funo mecnica: esto envolvidos na rigidez celular e na estruturao de algumas protuberncias ou prolongamentos celulares. Um exemplo mais claro de tais tipos de estruturas so os axnios e os dendritos dos neurnios. Morfognese: observa-se tambm a presena de microtbulos na aquisio da forma da clula durante o processo de diferenciao celular. Circulao e transporte: podem intervir tambm no transporte de macromolculas no interior da clula. Para isso acredita-se que haja a formao de canais no citoplasma.

15

Microfilamentos
So filamentos mais finos, estando seu dimetro entre 6 e 8 nm. So principalmente formados por actina ou miosina e esto basicamente envolvidos com sistemas contrteis da clula. Motilidade celular: a motilidade proporcionada pelos microfilamentos ocorre tanto em clulas musculares como em clulas de diferentes caractersticas. Movimento amebide: esse movimento observado em certos protozorios e em algumas clulas animais, como os macrfagos. Caracteriza-se pelo fato de a clula emitir prolongamento citoplasmticos. Esses prolongamentos ainda conferem adeso da clula em um suporte slido.

Filamentos Intermedirios
Recebem esse nome por possurem dimetro intermedirio (10 nm) entre os microfilamentos e os microtbulos. So compostos por diferentes tipos de protenas e tambm possuem funes heterogneas. Filamentos de queratina: so protenas fibrosas sintetizadas nas clulas das camadas vivas da epiderme e formam a maior parte do produto do descamamento da epiderme. Neurofilamentos: tambm esto envolvidos na estrutura dos neurnios e axnios.

LEIS CELULARES
LEI DE DRIESCH A Lei de Driesch ou Lei do Volume Celular Constante diz que "o volume celular constante nas clulas de um mesmo tecido em indivduos de mesma espcie e em mesma fase de desenvolvimento, no interessando o tamanho dos indivduos". Portanto, o que o diferencia dos seus colegas em tamanho o nmero de clulas que possuem e no o volume que apresentam. Seus colegas maiores possuem maior quantidade de clulas, e o contrrio se aplica para os colegas menores. As clulas constituintes do tecido nervoso e do tecido muscular estriado no so subordinadas a 15

essa lei. As clulas nervosas podem possuir prolongamentos que saem da cabea e vo at os ps. Ento essas clulas sero mais volumosas em um indivduo com 1,80m do que em um de 1,50m. As clulas musculares, quando continuamente estimuladas, podem sofrer hipertrofia aumentando o seu volume. Isso pode ser observado nos halterofilistas que apresentam musculatura bastante desenvolvida em funo da continua atividade. LEI DE SPENCER As clulas esto continuamente trocando substncias entre si e com o meio em que se encontram. Os nutrientes de que uma clula precisa, penetram no seu interior, passando pela membrana (superfcie), sendo ento aproveitados no citoplasma (volume). Isso faz com que a clula cresa, aumentando o citoplasma e a membrana (volume e superfcie). Quando essa relao rompida e o volume citoplasmtico passa a crescer mais que a superfcie da membrana, a clula buscar equilibrar-se novamente, dividindo-se em duas novas clulas. Portanto, o desequilbrio entre o volume e a superfcie pode ser um fator indutor da diviso celular.

CICLO VITAL DAS CLULAS


A longevidade de uma clula muito varivel conforme a espcie. No organismo humano, h clulas que duram muitos anos. Algumas tm a sua durao contada em dias. Outras acompanham o indivduo por toda a vida, do nascimento morte. Sob esse ponto de vistas, as clulas so classificadas em lbeis, estveis e permanentes.

Clulas lbeis: so clulas de curta durao. De modo geral, no se agrupam de forma fixa na organizao dos tecidos, no se reproduzem. Como tais se classificam os gametas (duram dois ou trs dias) e as hemcias ou glbulos vermelhos do sangue (no mximo 120 dias).

Clulas estveis: constituem a grande maioria dentre as numerosas variedades celulares do nosso organismo. So clulas que se diferenciam durante o desenvolvimento embrionrio e depois mantm um ritmo constante de multiplicao. Assim ocorre com as fibras musculares lisas e os diversos tipos de clulas epiteliais e conjuntivas. Podem durar meses ou anos.

15

Clulas permanentes: resultam de uma diferenciao celular muito precoce no embrio. Duram toda a vida. Atingem alto grau de especializao. Por isso, depois de concluda a formao embrionria, perdem a capacidade de reproduo. o que se verifica com as fibras musculares estriadas e com os neurnios. No h renovao dessas clulas nos organismo depois do nascimento. Por isso mesmo, so inviveis os transplantes de corao.

Citoplasma Ncleo

Clula Procarionte versus Eucarionte


Partindo-se do princpio estudado sobre a origem da vida, de que o mais simples gerou o mais complexo, os cientistas em geral acreditam que as clulas procariticas tenham sido as primeiras a surgirem em nosso planeta. As bactrias e as cianofceas, ou algas azuis, so seres unicelulares, isolados ou coloniais, que ocupam os mais variados ambientes. Os cientistas acreditam que as clulas procariotas tenham, por especializao e necessidade de sobrevivncia, originado as clulas eucariotas.

Clulas Procariontes
As clulas procariontes se caracterizam pela pobreza de membranas, que nelas, quase se reduzem membrana plasmtica. Uma clula bacteriana como a Escherichia coli, apresenta vantagem no estudo por seu fcil cultivo e por sua simplicidade estrutural, alm de rapidez na multiplicao. A E. coli tem a forma de um basto, no se dividem por mitose e seus filamentos de DNA 15

(desoxirribonuclico) no sofrem processo de condensao que leva formao de cromossomas durante a diviso celular. O citoplasma das clulas no se apresenta subdividido em compartimentos, como nas eucariotas. Falta de citoesqueleto e apresentam invaginaes que penetram no citoplasma denominadas mesossomas. As bactrias so envoltas por duas membranas bem definidas separadas pelo espao periplasmtico. A membrana externa rgida servindo de proteo mecnica e se denomina parede celular. A membrana interna, tambm chamada membrana plasmtica uma estrutura que serve de barreira para elementos do meio circundante, ou seja, controla a entrada e sada de solutos contribuindo para a regulao do protoplasma das bactrias.

Clulas Eucariontes
Estas clulas apresentam duas partes bem distintas: o citoplasma e o ncleo. O citoplasma envolto pela membrana plasmtica e o ncleo pelo envoltrio nuclear. Uma caracterstica importante das clulas eucariontes sua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metablicos. O citoplasma contm organelas, como mitocndrias, retculo endoplasmtico (RE), aparelho de golgi, lisossomas, peroxisomas. Preenchendo o espao entre essas estruturas, encontra-se a matriz citoplasmtica, hialoplasma ou citosol.

15

As principais diferenas entre as clulas procariotas e eucariotas esto correlacionadas abaixo:

Procariotos
Bactria e cianofcea

Eucariotos
Protista, fungos, plantas e animais Geralmente de 5 a 100 micrometros

Organismo Tamanho da Clula Geralmente de 1 a 10 micrometros

Metabolismo

Aerbico ou anaerbico

Aerbico

Organelas

Poucas ou nenhuma

Ncleo, mitocndrias, cloroplasto, reticulo endoplasmtico, complexo de Golgi, lisossomo etc.

DNA

DNA circular no citoplasma

Longas molculas de DNA contendo muitas regies no codificantes: protegidos por uma membrana nuclear mesmo RNA sintetizado e processado no ncleo, Protenas sintetizadas no citoplasma.

RNA e Protena

Sintetizados compartimento

no

Citoplasma

Ausncia de citoesqueleto: fluxo citoplasmtico, ausncia de endocitose e exocitose

Citoesqueleto composto de filamentos de protenas, fluxo citoplasmtico, presena de endocitose e exocitose

Diviso celular

Cromossomos se separam atracado membrana

Cromossomos se separam pela ao do fuso do citoesqueleto

Organizao Celular

Maioria unicelular

Maioria multicelular, com diferenciao de muitos tipos celulares. 15

Membrana Plasmtica
Modelo proposto:

Modelo Mosaico Fluido: bicamada lipdica com protenas inseridas na camada lipdica (ou aderidas a elas). Tipos de Lipdios: Fosfolipdios Glicolipdios Colesterol

A membrana plasmtica apresenta molculas de colesterol e de fosfolipdios em igual proporo, e estas se intercalam. A qualidade e a quantidade de lipdios varia de acordo com a funo da clula.

Caractersticas das molculas de lipdios:

Meio Int. Grupo hidroflico (= tem afinidade com a gua)

Grupo hidrofbico (= fobia de gua). Meio Ext.

15

As protenas representam o componente fundamental das membranas, pois estas so importantes no s na estrutura como na permeabilidade da membrana seja como canais, seja como carreadoras.

Funes das protenas:

Unir o citoesqueleto na membrana plasmtica; Mantm as clulas vizinhas prximas umas das outras; Une as clulas da matriz extracelular; Reconhece os sinais qumicos do meio externo de agentes invasores (microrganismos).

Propriedades das protenas:

Faz o transporte de substncias insolveis em lipdios. Protena uniporte: carrega uma substncia de cada vez. Protena simporte carrega duas de cada vez. Antiporte duas protenas que carregam uma substncia, porm de lados opostos (quando uma vai a outra volta).

Transporte de Membrana
Transporte atravs da membrana: Os componentes hidrofbicos, solveis nos lipdios, atravessam facilmente a membrana, por ser esta constituda de uma bicamada lipdica. As substncias hidrfilas, insolveis nos lipdios, penetram nas clulas com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molcula e tambm de suas caractersticas qumicas. A configurao molecular poder permitir que a substncia seja transportada por intermdio de um dos mecanismos especiais, como o transporte ativo e a difuso facilitada.
Difuso Passiva

15

Muitas substncias penetram nas clulas ou delas saem por difuso passiva, isto , como a distribuio do soluto tende a ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na clula quando sua concentrao menor no interior celular do que no meio externo, e sai da clula no caso contrrio. Neste processo no h consumo de energia.

Difuso Facilitada

Algumas substncias tm sua passagem impedida pelos poros devido seu grande tamanho. So, ainda, substncias no solveis em lipdios, o que tambm impede a sua difuso pela matriz lipdica da membrana. No entanto, estas substncias passam atravs da matriz, por transporte passivo, contando, para isto, com o trabalho de protenas carreadoras (protenas transportadoras).

A velocidade com que a difuso facilitada acontece depende da diferena de concentrao de substncias nos dois lados da membrana, da quantidade de carreadores disponveis e da velocidade com que as reaes se processam. No caso da glicose, a velocidade de sua difuso grandemente aumentada com a presena de maior quantidade de insulina, hormnio secretado pelo pncreas.
Osmose

15

(osmos= empurrar) um fenmeno de difuso em presena de uma membrana semipermevel. Nele, duas solues de concentraes diferentes esto separadas por uma membrana que permevel ao solvente e praticamente insolvel ao soluto. H, ento, passagem do solvente de onde est em maior quantidade (soluo hipotnica) para onde est em menor quantidade (soluo hipertnica). Com esta passagem, verifica-se um aumento da quantidade de gua na soluo hipertnica, fazendo com que haja maior diluio da soluo e, consequentemente, diminuio da sua concentrao.
Transporte Ativo

Neste caso h consumo de energia e a substncia pode ser transportada de um local de baixa concentrao para um outro de alta concentrao. O soluto na difuso ativa pode ser transportado contra um gradiente.
Transporte em quantidade

O transporte em quantidade para dentro da clula, tambm chamado endocitose, feito por dois processos denominados fagocitose e pinocitose. Quando a transferncia de macromolculas tem lugar em sentido inverso, isto , do citoplasma para o meio extracelular, o processo recebe o nome genrico de exocitose. Fagocitose: o nome dado ao processo pelo qual a clula, graas formao de pseudpodos, engloba, no seu citoplasma, partculas slidas Pinocitose: o nome dado ao processo pelo qual a clula, graas delgadas expanses do citoplasma, engloba gotculas de lquido.

GLICOCLICE
O glicoclice um envoltrio externo de clulas animais formado por glicolipdios e glicoprotenas. Alm da funo de adeso, o glicoclice tem uma importante funo de reconhecimento do meio. Cada clula tem o seu glicoclice caracterstico como uma espcie de "impresso digital da clula". Esta caracterstica permite que as clulas de um determinado tecido reconheam-se entre si, limitando o seu crescimento por inibio de contato. 15

As clulas apresentam, na sua superfcie externa da membrana plasmtica, uma camada de hidratos de carbono ligados a protenas ou a lipdios (formando glicoprotenas e glicolipdios), denominada glicoclice.
Funes:

Microambiente: pode modificar a concentrao de diferentes substncias ao nvel da superfcie celular no s como uma possvel barreira difuso, como tambm, sua natureza polianinica tem a suscetibilidade de afetar o ambiente catinico extracelular vizinhana da clula. Enzimtica: a atividade digestiva terminal dos carboidratos e das protenas se processa no glicoclice espesso das microvilosidades dos entercitos. Parede Celular: Em certas ocasies, o glicoclice poderia proteger a membrana contra danos qumicos ou mecnicos, alm de contribuir para manter a distncia certas molculas ou clulas. Reconhecimento Celular: a propriedade mais importante que o glicoclice confere superfcie celular. Explicao mais abaixo...
Constituio:

1. Pelas pores glicdicas das molculas de glicolipdios da membrana plasmtica, que fazem salincia na superfcie da membrana; 2. Por glicoprotenas integrais da membrana ou absorvidas aps secreo; 3. Por proteoglicanas, todas secretadas e, em seguida, absorvidas pela superfcie celular.
As clulas so cobertas por glicdios

Dentre as glicoprotenas secretadas e que passam a fazer parte do glicoclice, uma das mais abundantes a fibronectina. Esta possui vrias regies ativas, capazes de se combinarem com molculas do meio extracelular e da superfcie de outras clulas. Tem a funo de unir as clulas umas s outras e matriz extracelular. O glicoclice funcionalmente importante e sua composio no esttica, varia de um tipo celular para o outro. Numa mesma clula, varia de acordo com a regio da membrana e conforme a atividade funcional da clula em determinado momento. 15

Numerosas evidncias demonstram que a superfcie celular dotada de certo grau de especificidade que permite s clulas se reconhecerem mutuamente e estabelecerem certos tipos de relacionamento.
As clulas se reconhecem

Inibio por contato: quando as clulas so cultivadas presas a um suporte como uma lamnula, por exemplo elas proliferam, formando uma nica camada de clulas. Iniciando o cultivo com vrios grupos de fibroblastos, colocados em locais separados de uma mesma lamnula, as clulas de cada grupo se multiplicaro sobre a lamnula, formando uma camada celular. Cada grupo de clulas cresce separadamente, mas quando as clulas de um grupo se encontram com as clulas de outro grupo, as mitoses cessam. Portanto, o contato de clulas do mesmo tipo, inibe a multiplicao celular. As clulas cancerosas
PERDEM A PROPRIEDADE DE INIBIO POR CONTATO .

Depois de

se encontrarem, as clulas cancerosas continuam se dividindo e amontoam-se desordenadamente uma sobre as outras.

Referncias
1. 2. MORISCOT AS, CARNEIRO J, ABRAHAMSOHN PA. Histologia para fisioterapia e outras reas de reabilitao. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. JUNQUEIRA LC. Biologia estrutural dos tecidos: histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. BIOMANIA.COM. http://www.biomania.com.br. Obtido em 20 de Janeiro de 2012.

3.

15

You might also like