You are on page 1of 4

A arte cura?

Pela primeira vez investigam-se os efeitos da msica e das artes plsticas na nossa sade. O estudo foi levado a cabo por Rosalia Staricoff num hospital pblico de Londres. Esta mdica explica os primeiros resultados. Uma anedota conta que Felipe V a depresso profunda que o atormentava com o canto do castrato Farinelli. No sc. XVIII, introduziram-se frescos, imagens religiosas e esculturas como elementos decorativos em hospitais de Itlia, Espanha, Alemanha e Gr-Bretanha. Mas o estudo das artes como terapia s se desenvolveu a srio nos dias de hoje, no final do sc. XX, quando um grupo de mdicos e arquitectos iniciou a construo do Chelsea and Westminster Hospital, em Londres ao qual perteno. Este hospital estatal abriu as portas em 1993, e o seu ambiente totalmente diferente dos outros. A escultura Acrobata, do artista Allen Jones, eleva-se do subsolo at ao 3 piso. Noutro espao h um mbile, Falling Leaves (Folhas que caem) que usa as cores do arco-ris. Alm dos conjuntos de msica de todo o tipo que actuam 2 ou 3 vezes por semana para os pacientes.

Msica para grvidas Para estudar a influncia teraputica da arte e da msica no ambiente hospitalar; desenhei um projecto que segue as bases da metodologia cientifica. Inicimos o estudo em Abril de 1999 e vai estender-se at Junho de 2002. Trabalhamos sempre com grupos de controlo e recolhemos os dados de todas as pessoas que estudamos, introduzimo-los num programa informtico adequado e analisamo-los estatisticamente. Medimos as respostas fisiolgicas perante as manifestaes artsticas distintas em grupos especficos de pacientes. Por exemplo, investigamos se a introduo de msica ao vivo na sala de espera da clinica que atende mulheres grvidas com problemas de alto risco lhes reduziria o nvel de presso arterial. Por experincia, sabemos que na sala de espera se eleva a presso arterial devido ansiedade antes da consulta. Assim ao iniciar a consulta, mediu-se a presso arterial a 34 mulheres que esperaram sem msica, e a 54 que o fizeram na presena de msicos. Os resultados demonstraram que as presses sistlica e diastlica podem diminuir pelo menos 3% na presena da msica, crucial para mulheres grvidas com hipertenso. Outro exemplo: conhecida a necessidade de diminuir a tenso, ansiedade e depresso de doentes com cancro. E descobrimos que pode reduzir-se estes factores em mais de 32% se, durante a administrao da quimioterapia, se ambientar o lugar

com quadros. Alm disso, os nveis de ansiedade podem baixar 38% se os pacientes receberem o tratamento na presena de msicos.

Um estudo para cada caso. As medidas fisiolgicas que usamos para os nossos estudos (presso arterial, nvel de cortisona, etc.) tomamo-las em duas situaes: numa o grupo de pacientes est perante obras de arte ou msica; na outra o grupo de controlo na mesma clinica e condies idnticas no est exposto. Estas variam com o tipo de especialidade da clinica com que trabalhamos. Se maternidade, so relevantes a presso arterial e o pulso da me em conexo com o bater do corao do feto. Em cirurgia, h que ter em conta a quantidade de analgsicos que um paciente requer numa operao. Graas a uma pesquisa que realizmos tanto a pacientes como a visitantes e pessoal sanitrio, antes de abordar estas experincias j conhecamos o nvel de satisfao que lhes produzia o contacto com a arte. Para isso, desenhmos um teste especfico que cobria todas as actividades artsticas que se desenvolveram. Todos responderam ao questionrio, marcando numa escala entre 1 (sem efeito ou muito baixo) e 10 (efeito mximo), se as obras de arte ou msica lhes resultavam atractivas, se as haviam desfrutado e se lhes haviam ajudado a diminuir o grau de stress. O resultado da anlise demonstrou que 75% de cada grupo classificou as respostas com a pontuao mais alta. Vimos que, estatisticamente, a msica ao vivo produz um efeito maior que as pinturas e esculturas, na hora de relaxar ou distrair-se dos problemas mdicos; talvez porque mantm o entretenimento mais tempo e estabelece uma conexo entre o msico e o ouvinte. Alm disso, os trs grupos confirmaram que, segundo a sua experincia pessoal, as artes ajudavam recuperao do paciente.

Medir as hormonas Este terceiro ano, temos projectados estudos mais ambiciosos. Vamos medir o nvel de certas hormonas e outros elementos biolgicos na presena ou ausncia de msica e artes visuais. Como por exemplo, podemos citar a determinao do nvel de cortisona, que reflecte o grau de stress do paciente e pode ser muito importante naqueles casos que necessitam de analgsico ou anestesia. Estudaremos tambm a influncia que as artes tm no nosso perodo de recuperao: o nosso objectivo determinar se so capazes de proporcionar um ambiente especial no qual os pacientes recuperem mais rapidamente. Assim encurtava-se o tempo de internamento, reduzia-se a quantidade de medicamentos e melhorava-se a sade pblica.

Efeito das artes visuais


Atraram-no? Pacientes Empregados Visitantes Diminuiram o stress? Pacientes Empregados Visitantes Muito (%) Pouco (%) 85 92 88 15 8 12

Efeito das actuaes: Musica, dana


Revelaram-se interessantes? Pacientes Empregados Visitantes Desfrutou-as? Pacientes Empregados Visitantes Muito (%) Pouco (%) 81 90 94 9 10 6

Muito (%) Pouco (%) 78 81 81 22 19 19

Muito (%) Pouco (%) 93,5 94,8 93,5 6,5 5,2 6,5

Ajudaram-no a distrair-se dos seus Muito (%) Pouco (%) problemas? Pacientes Empregados Visitantes Ajudaram-no a melhorar o humor? Pacientes Empregados Visitantes 73 62 67 27 38 33

Ajudaram-no a distrair-se dos seus Muito (%) Pouco (%) problemas? Pacientes Empregados Visitantes 85 81 85 15 19 15

Muito (%) Pouco (%) 82 89 87 18 11 13

Ajudaram-no a Muito (%) Pouco (%) melhorar o humor? Pacientes Empregados Visitantes 91 87 91 9 13 9

Efeito das artes na sade


Cr que so benficas? Pacientes Empregados Visitantes Muito (%) Pouco (%) 86 90 89 14 10 11

Legenda imagens A msica , segundo este estudo, o melhor aliado daqueles que enfrentam uma recuperao prolongada. Alguns msicos do um concerto numa sala de oncologia.

A disposio circular do edifcio faz com que, a partir de qualquer andar, seja possvel desfrutar das actividades realizadas no ptio central.

A escultura Acrobata, de Allen Jones, eleva-se do subsolo do hospital at ao 3 piso. As suas dimenses tornam-na na mais alta alguma vez situada no interior de um hospital.

A incidncia das cores no estado anmico est avalizada por muitos trabalhos cientficos. Algo que tiveram em conta aqueles que decoraram o Chelsea and Westminster Hospital, de Londres, Reino Unido.

O mbile de Sian Tucker, chamado Falling Leaves (Folhas que caem), utiliza as cores do arco-ris e o movimento das folhas para distrair os pacientes, que podem observ-lo dos seus quartos.

You might also like