You are on page 1of 4

Estudo de Psicologia, 12 ano

Tema Cultura Tornar-se humano engloba: neotenia, prematuridade, plasticidade (crebro e sistema nervoso), individuao (sermos um individuo diferente de todos os outros seres nicos) e autonomia (cada um tem a capacidade de envolver e decidir a sua actividade). Moldamo-nos ao meio ambiente = adaptao Cultura, directamente ligada sociedade Famlia (micro-sociedade): o primeiro elemento social que nos somos obrigados a integrar, devido prematuridade e tambm o primeiro grande elemento da nossa Socializao (aprendizagem dos modos de viver em sociedade interiorizao das normas sociais, o que exige competncias para a vida social). Existem competncias especficas (destreza manual, utilizao de linguagem, etc) que so possibilitadas pela rede neuronal complexa de que o crebro dotado, e que se desenvolvem no convvio com outras pessoas, sem as quais seriamos incapazes de conquistar o estatuto de seres includos no gnero humano. Existe um complexo inigualvel de aprendizagens que foram feitas com outros; a sociabilidade torna-se uma necessidade radical, pois s na interaco com os outros que adquirimos condutas capazes de compensar a indigncia biolgica da espcie, completamente desprovida de condutas instintivas. Herdamos uma abertura aos outros, a tendncia para nos adaptarmos a eles, aprendendo com eles o ser humano um animal gregrio. Existe no ser humano uma predisposio gentica para a sociabilidade: Competncias perceptivas: a criana nasce com rgos sensoriais, que a tornam apta a captar o mundo Competncias cerebrais: maturao pr e ps natal dos mecanismos corticais, em correlao com o desenvolvimento de uma rede complexa de neurnios, que permite a manifestao na criana de capacidades que se consideram especificamente humanas. Competncias simblicas: existe a predisposio para a criao de sistemas lingusticos, o que permite a evoluo do pensamento e a proximidade e a interaco com as pessoas. Competncias relacionais: a criana revela sensibilidade e abertura ao ser humano, considerandose que j nasce predisposta para se relacionar com os outros.

Porm, estas capacidades no so entregues de forma acabada criana, necessitando ela de um meio social propcio ao seu desenvolvimento. Tornar-se humano no ento uma questo gentica mas epigentica. As crianas selvagens (encontradas a viver afastadas do convvio humano e a manter estreitas relaes com os animais) provam que a predisposio gentica para a aquisio de competncias humanas tem limites temporais; se eles fazem ultrapassadas, a sua perda irrecupervel. A reeducao destas crianas, apesar de se conseguirem resultados parciais, nunca se alcana uma adaptao ao convvio humano e as melhorias provocadas no ambiente acarretam, na maior parte dos casos, uma morte prematura. O desenvolvimento das suas potencialidades hereditrias ficou atrofiado devido ausncia de estimulao social e humana durante os primeiros tempos de vida. Quando foi apresentada, j era demasiado tarde para a sua aprendizagem. O homem s adquire caractersticas do verdadeiro ser humano porque a sua vida decorre no seio de um grupo social. o convvio com os outros que lhe permite actualizar os caracteres geneticamente recebidos (competncias lingusticas, cognitivas, afectivas, sociais e culturais).
Beatriz Varandas Pgina 1

Estudo de Psicologia, 12 ano

Isto no significa que o desenvolvimento social seja factor de massificao. Ao mesmo tempo que se adapta sociedade, o ser humano constri a sua individualidade. O desenvolvimento social ocorre com o desenrolar de 2 aspectos: Integrao: permite que o individuo se integre no grupo, ajustando as suas condutas s regras sociais vigentes Diferenciao: permite que o individuo construa a sua identidade de modo nico, tendente conquista de um lugar adequado na sociedade.

Processos de socializao (aprendizagem dos modos de ser prprio de uma sociedade) Socializao primria tornar-se humano; decorre durante a infncia e a adolescncia e tem por objectivo a aquisio de um conjunto de hbitos necessrios para uma adaptao s mais diversas situaes de vida quotidiana. Agentes: (Pais ou Famlia ser maternante/figura parente) e a Escola (professor ou Pares uniformizao e aceitao no grupo) Socializao secundria: o processo de adopo de novas atitudes e novos comportamentos que permitam aos adultos continuar a viver integrados numa comunidade. Ocorre a propsito de modificaes no estatuto e papis sociais dos adultos alteraes significativas na condio social das pessoas. (vida profissional; estado civil e filhos; desemprego; reforma e velhice).

Desenvolvendo-se no convvio humano, a criana aprende a comportar-se tendo como referncia certas normas que a comunidade lhe apresenta e que deve seguir para ser aceite e nela se integrar. Tudo sugerido ao individuo, que atravs de imitao, vai padronizando as suas condutas, ajustando-a aos ditames sociais. Socializao: processo pelo qual os indivduos se integram no grupo social, aprendendo e adquirindo as atitudes, as crenas e os valores mais significativos da cultura desse grupo e assumindo-os como seus. Todas estas aprendizagens fazem-se por assimilao espontnea, sem que nos sintamos constrangidas com presses sociais a tentarem modificar-nos (sem que nos apercebamos que outros tem a inteno especial de nos condicionar). A socializao dos indivduos faz-se ao longo de toda a sua vida, esforando-se por agir de modo a no destoarem dos grupos em que se vo incluindo; a sua adaptao eficaz implica a sua actuao consoante a sociedade. A Cultura tudo aquilo que produzido pelo homem e que no se encontra originalmente na natureza. O homem produtor de cultura, e tem uma aco criadora; somos tambm produto da nossa imerso na cultura. Exemplo: patrimnio Herana; crenas/conhecimentos; ferramentas/utenslios; valores; modos de agir/ser/pensar. O modo de vida prprio de uma sociedade o que se pode designar por cultura individualiza o ser humano dos outros animais. Cultura: herana social constituda por condutas, ideias, costumes, sentimentos, atitudes e tradies comuns a uma colectividade e transmitidos gerao seguinte. O ser humano transporta o peso de uma tradio social portadora de regras e condutas que se lhe comeam a impor logo aps o nascimento. As respostas naturais, directas e instintivas so assim substitudas por outras menos naturais, mas de acordo com valores, crenas e costumes do contexto social onde o individuo se desenvolve.

Beatriz Varandas

Pgina 2

Estudo de Psicologia, 12 ano

Elementos da cultura Fabrico de ferramentas, utenslios, objectos ou materiais Estabelecimento de relaes sociais de cooperao, concorrncia que contribuem para a organizao e o funcionamento de instituies Elaborao e uso de sistemas simblicos de comunicao

A cultura estende-se a tudo o que diz respeito ao ser humano, referindo-se no apenas a obras que produz, mas tambm ao processo de transformao de si prprio (ns, seres activos produtores de cultura, somos simultaneamente por ela produzidos). A cultura desenvolveu-se a partir do momento em que se comearam a sentir necessidades de segunda ordem (necessidades derivadas das primrias/biolgicas exemplo: necessidade cultural de produzir instrumentos de caa e pesa deriva da necessidade de alimentao). Padro cultural (so os nossos hbitos, a normalidade) o Conjunto de normas ou regras que so tidas como obrigatrias numa sociedade (apresentadas desde o nascimento) o Influenciam o nosso comportamento determinando o aceitvel e o no aceitvel, o permitido e o interdito o Tem origem na vida social e a sociedade que pressiona no sentido do seu cumprimento o Permite conhecer os modos de ser, agir e pensar dos vrios elementos de uma sociedade o Possibilita prever e antecipar comportamentos o Se no o cumprirmos estamos sujeitos excluso e marginalizao a sermos eruditos, ou seja, o cumprimento do padro cultural determinante no nosso xito ou fracasso social o Tem de ser estvel (perdurar no tempo), e contudo a sua estabilidade no implica que no evolua os padres culturais evoluem de acordo com a evoluo da sociedade o O facto de as comunidades obedecerem a padres culturais contribui para homogeneizar as pessoas dentro de uma cultura, diferenciando-as das pessoas de outras culturas. Cada cultura (enquanto expresso de mentalidade) tem um enquadramento geogrfico, social e histrico prprio. Identidade Especifica: sermos humanos ( igual em todos os homens) Sociocultural: pertencemos a uma sociedade e cultura determinadas Pessoal: a nossa individualidade e singularidade (somos nicos)

Relativamente construo do eu no h determinismos. Resistindo fora padronizadora de factores externos, a pessoa vale-se da sua autonomia e faz-lhe frente com factores internos, o que lhe permite ultrapassar entraves prprios da biologia, da sociedade e da cultura. Vejo o mundo como eu sou e no como ele Histria pessoal (evoluo e histria da vida): narrativa organizada pelo individuo, que expressa o modo com v e sente, dando sentido s experincias por que passou. o Experiencias vividas de formas diferentes por pessoas diferentes o O que nos acontece no dia-a-dia molda a nossa personalidade o H vrias personalidades que reunimos como nossas, formando um eu
Beatriz Varandas Pgina 3

Estudo de Psicologia, 12 ano

o As nossas experincias so reunidas e constituem uma histria ou narrativa pessoal o As diferentes experiencias so integradas no eu e lhes atribudo um significado pessoal o Com a construo da nossa vida procuramos encontrar um sentido para os vrios acontecimentos da nossa vida Tudo o que acontece na vida vai deixando marcas no nosso modo particular de ser. Assim, logo desde a infncia, as experincias vividas socialmente constituem-se como foras a interferir na direco seguida pela nossa auto-organizao pessoal. As experincias podem contribuir positivamente ou negativamente para a formao da nossa personalidade; contudo, no h experincias boas ou ms em termos absolutos, dependendo do caracter subjectivo com que cada uma as vive. feita uma sntese dos episdios mais marcantes, que resultam da aco da natureza, cultura e sociedade. Cada ser humano capaz de se auto-organizar, ou seja, capaz de pegar no embrenhado das suas vivncias e de as ordenar em funo dos objectivos que escolheu e das normas de conduta que lhe permitem alcana-los. Intervm o passado, com todas as experiencias traumticas ou gratificantes, o presente, com determinadas frustraes, interesses e desejos, e mesmo o futuro, com certas expectativas, projectos e valores. A sociedade e a cultura so condio de realizao; contudo, a influncia sociocultural no invalidam que o individuo seja original na sua auto-organizao. A socializao uma uniformizao mas permite a individuao (a realizao autnoma dos indivduos). Diversidade humana: Biolgica: temos caractersticas hereditrias individuais, e como tal no h seres iguais somos nicos; o ser humano, carecendo de uma programao rgida e pr-definida, manifesta caracteres e comportamentos marcados pela variabilidade. Apesar de possuirmos crebros similares, as diferenas nos neurnios acentuam-se com aprendizagens, lembranas e experiencias significativas. Cultural: crimos, em interaco com o meio, diferentes culturas cujos padres influenciam os nossos comportamentos. Origina diferentes modos de ser, estar, sentir, pensar Social: no processo de socializao aprendemos a viver na nossa sociedade; cada famlia diferente

Diferenciamo-nos uns dos outros; esta diversidade algo que a todos beneficia, pois a condio da individuao. Existem ento aspectos positivos na diversidade humana: um importante factor de aprendizagem de novos dados, elementos culturais e formas de vida; uma forma de partilha cultural; dnos abertura e tolerncia; desenvolve-nos intelectualmente e um factor de progresso cultural, onde ocorre a globalizao (imposio de uniformidade) ou tambm o relativismo cultural (aceitao do que diferentes), sendo que existe uma tenso entre os dois conceitos.

Beatriz Varandas

Pgina 4

You might also like