You are on page 1of 9

Recife, 2011

Trabalho de Anatomia sobre Sistema Endcrino. Professora: Brbara Rocha Alunos(as): Isaac, Maria Dayanne, Micheli, Priscila Melo, Priscila Silva, Inaiara.

Recife, 2011

SISTEMA ENDCRINO D-se o nome de sistema endcrino ao conjunto de rgos que apresentam como atividade caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios, que so lanados na corrente sangnea e iro atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua funo. Os rgos que tm sua funo controlada e/ou regulada pelos hormnios so denominados rgos-alvo. Os hormnios atuam como mensageiros para coordenar atividades de vrias partes do corpo, influenciam praticamente todas as funes dos demais sistemas corporais. Freqentemente o sistema endcrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endcrino a informao sobre o meio externo, assim, o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Dessa forma, o sistema endcrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenao e regulao das funes corporais.

Glndulas Endcrinas As principais glndulas endcrinas so a hipfise, a tireide, as paratireoides, os testculos e os ovrios.Durante a gravidez, a placenta tambm atua como uma glndula endcrina alm de suas outras funes. O hipotlamo(sistema nervoso) secreta vrios hormnios que estimulam a hipfise: algums fazem a liberao de hormnios hipofisiais e outros as suprimem. Algumas vezes a hipfise denominada glndula mestra por controlar muitas funes de outras glndulas endcrinas.

Principais Hormnios Hormnio Aldosterona Onde Produzido Funo Adrenais Ajuda na regulao do equilbrio do sal e da gua atravs de sua reteno e da excreo do potssio Faz com que os rins retenham gua e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da presso arterial Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ao antiinflamatria; mantm a concentrao srica de acar, a presso arterial e a fora muscular; auxilia no controle do equilbrio do sal e da gua Controla a produo e a secreo de hormnios do crtex adrenal Estimula a produo de eritrcitos Controla o desenvolvimento das caractersticas sexuais e do sistema reprodutivo femininos Aumenta a concentrao srica de acar Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produo de protenas Reduz a concentrao srica de acar; afeta o metabolismo da glicose,

Hormnio antidiurtico (vasopressina)

Hipfise

Corticosteride

Adrenais

Corticotropina

Hipfise

Eritropoietina Estrognios

Rins Ovrios

Glucagon Hormnio do crescimento

Pncreas Hipfise

Insulina

Pncreas

das protenas e das gorduras em todo corpo Hormnio luteinizante e hormnio folculoestimulante Hipfise Controlam as funes reprodutoras, como a produo de espermatozides e de smen, a maturao dos vulos e os ciclos menstruais; controlam as caractersticas sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuio dos plos, a formao dos msculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traos da personalidade) Produz contrao da musculatura uterina e dos condutos das glndulas mamrias Controla a formao ssea e a excreo do clcio e do fsforo Prepara o revestimento do tero para a implantao de um ovo fertilizado e prepara as glndulas mamrias para a secreo de leite Inicia e mantm a produo de leite das glndulas mamrias Controlam a presso arterial Regula o crescimento, a maturao e a velocidade do metabolismo Estimula a produo e a secreo de hormnios pela tireide

Ocitocina

Hipfise

Paratormnio (hormnio paratireodeo) Progesterona

Paratireides

Ovrios

Prolactina

Hipfise

Renina e angiotensina Hormnio tireoidiano

Rins Tireide

Hormnio estimulante da tireide

Hipfise

Hipfise - Situa-se na base do encfalo, em uma cavidade do osso esfenide chamada tela trcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um gro de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adeno-hipfise) e o lobo posterior (ou neurohipfise). Alm de exercerem efeitos sobre rgos no-endcrinos, alguns hormnios, produzidos pela hipfise so denominados trpicos (ou trficos) porque atuam sobre outras glndulas endcrinas, comandando a secreo de outros hormnios. So eles: Tireotrpicos: atuam sobre a glndula endcrina tireide. Adrenocorticotrpicos: atuam sobre o crtex da glndula endcrina adrenal (suprarenal) Gonadotrpicos: atuam sobre as gnadas masculinas e femininas. Somatotrfico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Tambm aumenta a utilizao de gorduras e inibe a captao de glicose plasmtica pelas clulas, aumentando a concentrao de glicose no sangue (inibe a produo de insulina pelo pncreas, predispondo ao diabetes). Hipotlamo - Localizado no crebro diretamente acima da hipfise, conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexes neurais e substncias semelhantes a hormnios chamados fatores desencadeadores (ou de liberao), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endcrino. O hipotlamo estimula a glndula hipfise a liberar os hormnios gonadotrficos (FSH e LH), que atuam sobre as gnadas, estimulando a liberao de hormnios gonadais na corrente sangunea. Na mulher a glndula-alvo do hormnio gonadotrfico o ovrio; no homem, so os testculos. Os hormnios gonadais so detectados pela pituitria e pelo hipotlamo, inibindo a liberao de mais hormnio pituitrio, por feed-back. Como a hipfise secreta hormnios que controlam outras glndulas e est subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endcrino subordinado ao nervoso e que o hipotlamo o mediador entre esses dois sistemas. O hipotlamo tambm produz outros fatores de liberao que atuam sobre a adeno-hipfise, estimulando ou inibindo suas secrees. Produz tambm os hormnios ocitocina e ADH (antidiurtico), armazenados e secretados pela neuro-hipfise. Tireide - Localiza-se no pescoo, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquia. Seus dois hormnios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidao e de liberao de energia nas clulas do corpo, elevando a taxa metablica e a gerao de calor. Estimulam ainda a produo de RNA e a sntese de protenas, estando relacionados ao crescimento, maturao e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormnio secretado pela tireide, participa do controle da concentrao sangnea de clcio, inibindo a remoo do clcio dos ossos e a sada dele para o plasma sangneo, estimulando sua incorporao pelos ossos.

Paratireides - So pequenas glndulas, geralmente em nmero de quatro, localizadas na regio posterior da tireide. Secretam o paratormnio, que estimula a remoo de clcio da matriz ssea (o qual passa para o plasma sangneo), a absoro de clcio dos alimentos pelo intestino e a reabsoro de clcio pelos tbulos renais, aumentando a concentrao de clcio no sangue. Neste contexto, o clcio importante na contrao muscular, na coagulao sangnea e na excitabilidade das clulas nervosas. Adrenais ou supra-renais - So duas glndulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes medula e crtex - Os vrios hormnios produzidos pelo crtex - as corticosteronas - controlam o metabolismo do sdio e do potssio e o aproveitamento dos acares, lipdios, sais e guas, entre outras funes. A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormnios so importantes na ativao dos mecanismos de defesa do organismo diante de condies de emergncia, tais como emoes fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta. Pncreas - uma glndula mista ou anfcrina apresenta determinadas regies endcrinas e determinadas regies excrinas (da poro secretora partem dutos que lanam as secrees para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans so a poro endcrina, onde esto as clulas que secretam os dois hormnios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose. Ovrios Na puberdade, a adeno-hipfise passa a produzir quantidades crescentes do hormnio folculo-estimulante (FSH). Sob a ao do FSH, os folculos imaturos do ovrio continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os vulos neles contidos. O folculo em desenvolvimento secreta hormnios denominados estrgenos, responsveis pelo aparecimento das caractersticas sexuais secundrias femininas. Outro hormnio produzido pela adeno-hipfise - hormnio luteinizante (LH) - atua sobre o ovrio, determinando o rompimento do folculo maduro, com a expulso do vulo (ovulao). O corpo amarelo (corpo lteo) continua a produzir estrgenos e inicia a produo de outro hormnio - a progesterona - que atuar sobre o tero, preparando-o para receber o embrio caso tenha ocorrido a fecundao. Testculos (Clulas de Leydig) Entre os tbulos seminferos encontra-se um tecido intersticial, constitudo principalmente pelas clulas de Leydig, onde se d a formao dos hormnios andrgenos (hormnios sexuais masculinos), em especial a testosterona. Os hormnios andrgenos desenvolvem e mantm os caracteres sexuais masculinos.

You might also like