You are on page 1of 2

Alunas: Jaciara e Amanda.

1) relao entre gentipo e fentipo:

3 ano 01 noturno

Gentipo: a constituio gnica de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes. Geralmente representado atravs de letras para simbolizar os genes, e essas letras so utilizadas quando realizamos cruzamentos. Fentipo: a interao do gentipo com o ambiente. O fentipo so as caractersticas visveis de um organismo, por exemplo, uma pessoa tem o gene para cabelos castanhos, mas pinta-o de loiro. O gentipo desta pessoa para cabelos castanhos, mas seu fentipo loiro. O mesmo pode ocorrer para cor da pele, como uma pessoa que tem o gene para pele clara, mas gosta muito de tomar sol. Ento ela tem o gentipo para pele clara, mas seu fentipo pele morena. O mesmo pode ocorrer para inmeras outras caractersticas, tanto morfolgicas como fisiolgicas, que o caso dos grupos sanguneos.

2) Genes alelos e genes letais:


Alelos: So os genes que se unem para formar uma determinada caracterstica e se encontram no mesmo lcus nos cromossomos homlogos. Por exemplo, a caracterstica semente amarela, em ervilhas, codificada pelos alelos VV, se homozigoto e Vv, se heterozigoto. Os alelos estaro sempre aos pares nos cromossomos, pois um dos alelos proveniente de um gameta masculino e o outro de um gameta feminino. Letais: Um gene letal um gene de mutante que causa morte pr-natal ou ps-natal ou produz uma deformidade significante. Alguns genes so semi-letais onde ambas as clulas de grmen contm a morte do gene de mutante ou deformidade significante pode resultar, mas onde s uma clula de germinao contm o gene mutante a descendncia resultante saudvel. Um exemplo de gene letal a pelagem amarela em camundongos. Se o gene for dominante homozigoto (AA), o indivduo morre na fase uterina ou quando nasce, no chega fase adulta.

3) Cromossomos homlogos:
A espcie humana possui 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e 2 sexuais. Todos estes cromossomos encontram-se pareados, logo temos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Os representantes de cada par desses cromossomos so chamados de cromossomos homlogos. As clulas que possuem os cromossomos homlogos so chamadas de clulas diplides (2n), pois eles esto aos pares. Clulas que contm apenas 1 dos representantes so chamadas de haplides (n) e so, normalmente, formadas por meiose para a produo de gametas.

4) Co-dominncia:
Nos casos de co-dominncia, o indivduo heterozigtico vai apresentar um fentipo diferente dos indivduos homozigticos. Neste caso vai apresentar um fentipo que resulta da mistura dos dois indivduos homozigticos antagnicos, ou seja: Ex:

5) Diibridismo:
Os cruzamentos que Mendel realizou envolveram os caracteres cor (amarela e verde) e forma (lisas e rugosas) das sementes, que j haviam sido estudados, individualmente, concluindo que o amarelo e o liso eram caracteres dominantes. Mendel ento cruzou a gerao parental (P) de sementes amarelas e lisas com as ervilhas de sementes verdes e rugosas, obtendo, em F1, todos os indivduos com sementes amarelas e lisas, como os pais dominantes. O resultado de F1 j era esperado por Mendel, uma vez que a caracterstica amarela e liso eram dominantes. Posteriormente, realizou a auto fecundao dos indivduosF1. 6) Polialelia: a ocorrncia de diversos tipos de genes todos alelos entre si, j que ocupam o mesmo locus cromossmico, justificando diversas expresses fentipas de um mesmo carter. Foi constatado que os grupos sanguneos, do sistema ABO, so condicionados no por um par de genes, mas por 3 genes que interagem dois a dois. Gene IA, que determina a formao do grupo A; Gene IB, que determina a formao do grupo B; Gene i, que determina a formao do grupo O. O I ou i vem de imunidade. O gene i recessivo em relao aos outros dois e no ocorre dominncia entre os genes IA e IB. IA = I B > i 7) Homozigoto e heterozigoto: Homozigoto: Um indivduo chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada caracterstica so iguais. Ou seja, os alelos so iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta. Por exemplo, em ervilhas, a caracterstica sementes verdes recessiva, portanto, homozigota, pois possui o gentipo vv, e produzir apenas gametas v. O mesmo ocorre para sementes amarelas homozigotas, VV, que produziro gametas V. Heterozigoto: o indivduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma caracterstica. So tambm chamados de hbridos. Todos os indivduos da gerao F1 de Mendel eram heterozigotos Vv, que codificava a caracterstica de semente amarela.

You might also like