You are on page 1of 4

A enorme importncia da camada superficial de solos para a engenharia e a sociedade brasileiras

por Gel. lvaro Rodrigues dos Santos

Instado por colegas, que consideram uma mais ampla veiculao do tema de grande utilidade e pertinncia, animo-me a trazer novamente baila as importantes singularidades tcnicas de nossos solos superficiais..Conservar intacta a camada superficial de solos, evitando revolv-la ou remov-la: no mbito da Geologia e da Agronomia talvez no haja recomendao tcnica mais simples e importante do que essa para orientar as atividades humanas no meio urbano e no meio rural. Na verdade, h dois selos naturais protetores dos terrenos contra os deletrios processos da lixiviao e da eroso, a cobertura vegetal e os solos superficiais. Vamos considerar que para a implantao de empreendimentos humanos, sejam eles rurais ou urbanos, no h como no desfazermo-nos do primeiro selo, a vegetao natural (e vamos todos torcer para que isso seja feito com responsabilidade e discernimento), o que nos conduz indispensvel obrigao de melhor conhecer, nos seus mais diversos aspectos, o segundo selo, os solos superficiais. Ainda que de forma resumida, cabe, de incio, esclarecer uma questo terminolgica. Os gelogos de engenharia e os agrnomos usam termos diferentes para classificar os diferentes estratos de solos. Os primeiros adotam a seguinte srie para o que denominam de camadas: solo orgnico (camada superficial dessimtrica rica em matria orgnica); solo superficial (camada bastante afetada pelo intemperismo e pelos processos de laterizao e pedognese, cuja espessura varia de 0,5 m a alguns metros); solo saproltico ou solo de alterao de rocha (camada de solo com minerais j em razovel estgio de alterao fsicoquimica, mas que guarda vrias feies herdadas da rocha original, com espessuras extremamente variveis, desde decmetros at mais de uma dezena de metros); finalmente, com profundidade praticamente ilimitada, rocha pouco alterada ou s. J os agrnomos, que ao invs de camada usam o termo horizonte, classificam a mesma seqncia com as seguintes denominaes: horizonte A, horizonte B, horizonte C e rocha, agregando s propriedades descritas caractersticas prprias do comportamento agronmico destes solos. Em regra, a camada de solo superficial (horizonte B agronmico), fortemente intemperizada, tem uma composio bem mais argilosa do que as camadas inferiores (solo saproltico horizonte C agronmico), onde predominam granulometricamente os siltes e as areias, especialmente considerado o perfil de solos tpico das formaes geolgicas cristalinas (rochas magmticas e metamrficas). Essa composio mais argilosa lhe confere uma forte coeso entre partculas, conferindo-lhe, por conseguinte, mais resistente aos processos erosivos de superfcie e melhores propriedades geotcnicas de uma forma geral. Vale

lembrar que a argila o tipo de solo formado por minerais com a granulometria mais fina (o dimetro das partculas inferior a 0,002 mm), o que resulta em uma propriedade altamente ligante, ou seja, a argila d coeso aos gros minerais formadores dos solos. interessante a explicao do motivo pelo qual h mais minerais argilosos na proximidade da superfcie dos terrenos. Os minerais das rochas primrias (magmticas ou metamrficas) formaram-se em condies extremas de temperatura e presso. Ou seja, so ambientalmente compatveis com essas condies extremas e, portanto, francamente desarmnicos com as condies ambientais hoje vigentes na superfcie do planeta. O processo de alterao de uma rocha , assim, um processo qumico e fsico-qumico que caminha em direo produo de novos minerais, mais compatveis com o meio ambiente da superfcie. Desses novos minerais, os mais equilibrados com esse novo ambiente so os argilosos. Alm do intemperismo (desagregao e decomposio fsico-qumica dos minerais da rocha), dois outros fenmenos so importantes na formao dos solos superficiais e influem em suas caractersticas. A pedognese, que envolve alterao bioqumica dos minerais, e a laterizao, que implica a migrao de ons no interior do solo. Ambos os fenmenos contribuem para a produo de minerais argilosos e para a cimentao das partculas por diversas classes de xidos, o que concorre tambm para uma maior ligao entre as partculas desses solos. Graas a esses fatores, os solos superficiais (horizonte B agronmico) de rochas cristalinas e de muitas rochas sedimentares chegam a ser 30 vezes mais argilosos do que os solos das camadas inferiores e at 100 vezes mais resistentes eroso.

Perfeita distino entre a camada superficial, com solos mais argilosos e laterizados, e o solo de alterao mais profundo, silto-arenoso, extremamente erodvel. Terrenos cristalinos. Foto ARSantos.

Evidncia da maior resistncia dos solos superficiais eroso tambm em terrenos sedimentares. Bacia do Paran. Foto ARSantos.

No meio rural h um problema adicional grave: o desmatamento para explorao de madeira, para avano de atividades agrcolas ou pecurias, o revolvimento contnuo dos solos superficiais e a no adoo de tcnicas conservacionistas de cultivo, entre outros procedimentos, fazem com que os principais elementos nutritivos desses solos sejam lixiviados (carreados por percolao de gua), o que os torna progressivamente estreis para a agricultura. Tal deficincia em parte s pode ser compensada mediante expressivo gasto com fertilizantes, corretivos e defensivos agrcolas. Entre as tcnicas conservacionistas de cultivo, destacam-se o emprego de curvas de nvel, o plantio direto, a rotao e a combinao de culturas. Do ponto de vista econmico, os processos erosivos em reas rurais e urbanas brasileiras acarretam prejuzos da ordem de bilhes de dlares ao ano para o pas. A perda mdia de solos por eroso superficial nas reas rurais utilizadas para atividades agropecurias no Brasil estimada em 25 toneladas de solo por hectare em um ano. Isso significa a perda de algo prximo a um bilho de toneladas de solo por ano, o que, para tornar o desastre ainda maior, promove intenso assoreamento de cursos dgua, lagos e vrzeas. Na rea rural a eroso laminar, a eroso em sulcos, as ravinas e as bossorocas constituem os processos erosivos responsveis por esse desastre. Nas cidades o principal fator de remoo da camada superficial de solos est na danosa cultura da terraplenagem, implementada de forma intensa, extensa e despropositada nas frentes de expanso urbana, via de regra removendo por completo os solos superficiais e expondo eroso os solos mais sensveis das

camadas inferiores. As extensas terraplenagens so parte de uma preguiosa e irresponsvel cultura tecnolgica pela qual se busca adaptar a natureza s disposies de projetos-padro, ao invs de, criativamente, adaptar os projetos natureza (no caso, o relevo) das reas onde so implantados. Importante ter em conta que h j hoje disposio dos empreendedores tecnologias e conhecimentos que permitiriam a plena adoo do conceito de eroso zero na rea urbana, como arranjos urbansticos e arquitetnicos adequados a terrenos de topografia mais acidentada, tcnicas de planejamento de servios de terraplenagem, expedientes de estocagem e reutilizao do solo superficial e tcnicas de drenagem e proteo de taludes contra a eroso, como a tcnica CalJet de pulverizao de calda de cal que, por seu baixo custo, permite ser utilizada como proteo temporria de taludes j durante os servios de terraplenagem. Para se ter uma idia desse caos geotcnico, na Regio Metropolitana de So Paulo a perda mdia de solos por eroso est estimada em algo prximo a 13,5 m de solo por hectare/ano, do decorre a produo anual por eroso de at 8.100.000 m3/ano de sedimentos e sua decorrente liberao para o assoreamento da rede de drenagem natural e construda. Especialmente as fraes arenosas desse volume (3.250.000 m) se depositam nos leitos de rios e crregos, e as fraes siltoargilosas (4.850.000 m) so levadas em suspenso e depositadas mais frente ou em condies de guas paradas ou lentas. O assoreamento chega a comprometer at 80% da capacidade de vazo das drenagens urbanas constituindo-se hoje em uma das principais causas de nossas enchentes. Enfim, os prejuzos para a sociedade brasileira advindos da remoo e do revolvimento de solos superficiais no meio rural e urbano so de tal magnitude que esto a exigir uma verdadeira cruzada tecnolgica em favor de sua preservao. Tal campanha dever ser promovida pelo poder pblico, em todos os nveis, e pelos empreendimentos privados diretamente envolvidos com o problema. Mas, certamente, a primeira iniciativa caber ao meio tcnico-cientfico do pas.

You might also like