You are on page 1of 2

12) A planta um ser vivo, portanto ela passa por um ciclo: nasce, cresce, reproduz e morre.

. Para um vegetal se desenvolver de forma adequada, ele necessita de alguns fatores da natureza que so essenciais. Marque todos os fatores que so essenciais para que um vegetal tenha um desenvolvimento adequado, sem agresses ao meio ambiente. A) gua, solo, luz solar B) Solo, ar, gua C) Adubo qumico, solo, luz solar D) Luz solar, ar, solo 01) Pode ser considerado um exemplo de ecossistema: A) Um lpis B) Uma lata de sardinha C) Uma garrafa de vidro com gua potvel D) Um aqurio com peixes e plantas 13)

6 ANO
02) Este ano acompanhamos as notcias sobre os desastres ocorridos devido s chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a populao brasileira se solidarizou e enviou ajuda s vtimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televiso, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos no perecveis, artigos de limpeza e gua. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitveis. Qual a medida que a populao dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de gua potvel e, assim, evitar maior contaminao? A) Coar cuidadosamente a gua do rio B) Filtrar a gua em filtro de barro C) Ferver ou adicionar cloro na gua D) Deixar a gua descansar antes de consumi-la

, A) condensao B) ebulio C) sublimao D) transpirao 09) Leia com ateno o texto a seguir: Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Mato grossense. Durante a estao das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se 10) A figura, abaixo, representa o processo da fotossntese. O nmero 1 indica uma substncia que foi produzida e liberada para o meio ambiente durante a fotossntese, enquanto o nmero 2 indica uma substncia captada do meio externo pela folha por ser necessria realizao desse processo. Essas substncias so, respectivamente, A) gs oxignio e gs carbnico.

B) gs hidrognio e clorofila. C) gs nitrognio e lcool. D) gs metano e oxignio. 11)------

12) A planta um ser vivo, portanto ela passa por um ciclo: nasce, cresce, reproduz e morre. Para um vegetal se desenvolver de forma adequada, ele necessita de alguns fatores da natureza que so essenciais. Marque todos os fatores que so essenciais para que um vegetal tenha um desenvolvimento adequado, sem agresses ao meio ambiente. A) gua, solo, luz solar B) Solo, ar, gua C) Adubo qumico, solo, luz solar D) Luz solar, ar, solo 01) Pode ser considerado um exemplo de ecossistema: A) Um lpis B) Uma lata de sardinha C) Uma garrafa de vidro com gua potvel D) Um aqurio com peixes e plantas 13) formam banhados, lagoas e corixos temporrios. O gado levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundao, os peixes saem dos rios e espalham- se por toda a rea inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhes de peixes ficam aprisionados nas lagoas. um banquete para aves, jacars e ariranhas. Os pastos, renovados pela matria orgnica trazida pela gua, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais por sua vez, atraem onas e jaguatirica s. (Adaptado do vestibular da UFC. Universidade Federal do Cear) - Fonte: Revista Veja, 2 de junho 1999 Com base no texto, a alternativa que representa uma cadeia alimentar, comeando pelos produtores e terminando com consumidores carnvoros A) pastos capivaras - onas B) campos gado - capivaras C) pastos jacars aves D) campos jaguatiricas cervos

10) A figura, abaixo, representa o processo da fotossntese. O nmero 1 indica uma substncia que foi produzida e liberada para o meio ambiente durante a fotossntese, enquanto o nmero 2 indica uma substncia captada do meio externo pela folha por ser necessria realizao desse processo. Essas substncias so, respectivamente, A) gs oxignio e gs carbnico.

B) gs hidrognio e clorofila. C) gs nitrognio e lcool. D) gs metano e oxignio. 11)------

You might also like