You are on page 1of 6

GESTO DA QUALIDADE

UNIDADE 3 A GESTO DA QUALIDADE Aula 1

By Professor Lineu Barretto

UNIDADE 3 - A GESTO DA QUALIDADE


3.1 A gesto da qualidade como estratgia competitiva; 3.2 A importncia do estabelecimento da misso, viso de futuro; 3.3 A qualidade se faz no negcio; 3.4 A evoluo da qualidade nas organizaes; 3.5 Dimenses da qualidade; 3.6 Conceito de Desempenho; 3.7 A Trilogia de Juran; 3.8 A Pirmide TQM; 3.9 Os paradigmas de ontem e de hoje; 3.10 A Gesto do Conhecimento como estratgia de disseminao das informaes; 3.11 Definio de clientes / fornecedores / cadeia de clientes / cadeia de fornecedores / cadeia de cliente do cliente.

By Professor Lineu Barretto

3.1 A gesto da qualidade como estratgia competitiva


Perspectiva Estratgica da Qualidade Estratgico elemento que causa impacto sobrevivncia da organizao Perspectiva algo esperado no futuro Perspectiva Estratgica da Qualidade: Considerar a qualidade como fator de sobrevivncia; Elevar a qualidade categoria de diferencial competitivo; Decises sobre a qualidade levando em conta um cenrio amplo de implicaes, insumos e resultados; Adotar uma viso de futuro considerar cenrios provveis (organizao, mercado e sociedade). Perspectiva Estratgica da Qualidade A qualidade uma forma de conceber a atuao da organizao no mercado e, por extenso, na sociedade.
By Professor Lineu Barretto

3.2 A importncia do estabelecimento da misso, viso de futuro


Viso Estratgica da Qualidade Qual o desafio que a qualidade pretende enfrentar e vencer? Qual a contribuio que a qualidade pretende oferecer. Qualidade na Industria X Qualidade nas Organizaes de Servios Industria: Processos produtivos mais estruturados e organizados; Enfrentam um peso maior da concorrncia; Qualidade para estimular a exportao Servio: O servio no requer tecnologia; O servio dispensa aporte de capital; O servio pode ser desenvolvido sob forma de uma ao de pequena escala; A prestao de servios dispensa estudo, anlise e pesquisa; Servios no produzem empregos, riqueza ou renda; Toda avaliao em servios subjetiva.

By Professor Lineu Barretto

VISO
A diferena entre a viso estratgica, a viso ttica e a viso operacional.
reas Administrativa Comercial Processo Produtivo Viso Operacional Distribuio de tarefas na equipe Agenda de visitas aos clientes Desempenho dos equipamentos em face das especificaes do fabricante Lanamento de informaes contbeis Viso Ttica Aes de terceirizao Nveis de vendas por regio Nveis de custo de operaes Viso Estratgica Poltica de qualificao de pessoal Participao da empresa no mercado Poltica de aquisio e substituio de equipamentos Volume de investimento de em face das necessidade do mercado e da capacidade de endividamento Diferenciao de Produto

Financeira

Controle do capital de giro

Qualidade

Controle de defeitos

Motivao qualidade

By Professor Lineu Barretto

BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BSICA
OLIVEIRA, S.B. Gesto por Processos: fundamentos, tcnicas e modelos de implementao. 2.Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco (Coord.). Gesto da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. PALADINI, Edson Pacheco. Gesto Estratgica da qualidade: princpios, mtodos e processos. So Paulo: Atlas, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DAMAZIO, Alexo. Administrando com a Gesto pela Qualidade Total. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. GARVIN, David. Gerenciando a Qualidade: a viso estratgica e competitiva, Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. OLIVEIRA, Otvio J. (Org.) Gesto da Qualidade: tpicos avanados. So Paulo: Pioneira, 2004. PALADINI, Edson Pacheco. Avaliao estratgica da qualidade. So Paulo: Atlas, 2011. ROTONDARO, Roberto G; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; FERREIRA, Jose Joaquim do Amaral. Gesto Da Qualidade. So Paulo: Campus, 2005.
By Professor Lineu Barretto

You might also like