You are on page 1of 14

A Evoluo Histrica da Contabilidade

1.1

A contabilidade na poca em que no existia moeda, escrita nem nmeros


Imagine um homem, na antiguidade, sem conhecer nmeros, a escrita nem a moeda (dinheiro), exercendo a atividade de pastoreio. O inverno est chegando. O homem prepara toda a proviso para o sustento do seu rebanho de ovelhas olhando para um perodo longo de muito frio que est se aproximando. Ainda que ele nunca tenha aprendido sobre os meses do ano, ele sabe que a neve est se aproximando, pois as folhas das rvores ficaram amarelas e caram e assim ocorreu no passado por inmeras vezes. Ele no sabia o que eram as estaes do ano, mas tinha experincia: rvores secando, frio chegando.

A Contabilidade no incio de tudo


Antes que casse a primeira neve, ele recolhia seu rebanho num aprisco para proteg-lo do frio que matava. Era um perodo de monotonia, de ociosidade. Depois de tosquiar as ovelhas, no se tinha nada para fazer a no ser olhar pelas frestas a neve caindo. O que fazer nesse perodo? De repente, o homem se questiona: Quanto ser que o meu rebanho cresceu desde o ltimo frio at hoje? Ser que o meu cresceu mais que o do Floreto? (Floreto era o pastor de ovelhas vizinho mais prximo deste homem na antiguidade). Este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando. Aqui entra a funo da Contabilidade j no incio da civilizao: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acrscimos ou decrscimos dessa

riqueza. Como o homem, ambicioso, naturalmente , a Contabilidade existe desde o incio da civilizao. Alguns tericos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6000 a.C.). Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento se no existiam nmeros (da forma que conhecemos hoje), nem escrita e, muito menos, moeda? Na monotonia do inverno, entre os balidos ininterruptos das ovelhas, o homem tem uma ideia. Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabea de ovelha, executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventrio. Aps o trmino dessa misso o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza naquele momento.

Um processo que se repete


Finalmente a neve derretia, o sol voltava a aquecer a montanha do homem do pastoreio. A superfcie da montanha voltava a ficar verde e l ia ele dirigindo o seu rebanho, protegendo-o contra os predadores, administrando, assim, a sua riqueza. Passado algum tempo, novas ovelhinhas surgiram e j se percebia que o nascimento era maior que a mortalidade e o descarte. A l era tirada e parte dela negociada em troca de alguns equipamentos rudimentares de caa e pesca. O tempo passava. Novamente as folhas das rvores voltavam a ficar amarelas e comeavam a cair. Ns, chamamos, hoje, esse fenmeno de outono. Para aquele homem, era momento de fazer a proviso para sustentar sua riqueza no perodo da seca do inverno. Novamente a neve caa. No aprisco (uma grande caverna no alto da montanha), estavam de volta o pastor e seu rebanho. Nada mais natural do que fazer nova contagem do rebanho. Um novo conjunto de pedrinhas era separado, uma pedrinha por cabea de ovelha:
Resultado da Contagem Cada smbolo (pedrinha) corresponde a uma cabea de ovelha Primeiro inverno Segundo inverno Comparao entre 2 invernos

Primeira contagem

Segunda contagem

Acrscimo de cabeas de ovelhas

10 |

Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

Resultado positivo = Lucro?


Ao comparar o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, o pastor constata que houve um excedente de pedrinhas (para ns, cinco pedrinhas) e isso representava que ele tinha sido bem-sucedido naquele perodo, ou seja, houve um acrscimo real no seu rebanho (um resultado positivo). Todavia, o pastor no estava satisfeito pelo fato de apenas avaliar o crescimento do plantel. Ele sabia que seu rebanho havia produzido l naquele perodo. A l proporcionara no s agasalho para proteger sua famlia como tambm fora utilizada como meio de troca na aquisio de instrumentos de caa e pesca. Alm disso, havia uma quantidade de l recm-obtida no processo de tosquiamento neste inverno.

Um inventrio completo
O homem estimava que, se fosse trocar ovelhas por agasalho, precisaria de pelo menos duas cabeas (dois animais) para suprir sua famlia neste inverno. Como o seu prprio rebanho havia produzido, ele separa duas novas pedrinhas correspondentes a duas ovelhas, representando aquele adicional de riqueza da sua famlia. Os instrumentos de caa e pesca obtidos equivalem a trs ovelhas. Toda a l estocada corresponderia a pelo menos quatro ovelhas, ou seja, ele conseguiria trocar seu depsito de l por quatro cabeas. Assim, ele teria um novo conjunto de nove pedrinhas para acrescentar contagem realizada neste segundo inverno. Dessa forma a situao seria a seguinte:
1 inverno 2 inverno Acrscimo do perodo Agasalhos O O 1 inverno 2 inverno Corresponde a 2 ovelhas Inst. caa/pesca D D D Corresponde a 3 ovelhas Estoque de l Corresponde a 4 ovelhas

Total do rebanho

Resultado da produo do perodo Total da riqueza disposio do pastor

Se houvesse nmeros e escrita, poderamos apresentar um relatrio da riqueza do pastor:


Introduo Contabilidade

| 11

Relatrio contbil
Itens Rebanho de ovelhas Estoque de l Agasalhos de l Instrumentos caa/pesca Total Inverno anterior 15 ovelhas 15 ovelhas Inverno atual 20 ovelhas correspondentes 4 ovelhas correspondentes 2 ovelhas correspondentes 3 ovelhas correspondentes 29 ovelhas correspondentes

O acrscimo do primeiro para o segundo inverno foi o correspondente a 14 ovelhas que, num sentido econmico, podemos chamar de lucro. O pastor da antiguidade certamente iria vibrar, pois sua riqueza praticamente dobrou no perodo analisado.

Sem escrita, sem nmero e sem moeda


Se ns tivssemos moeda, o denominador comum no seria ovelhas, mas, sim, dinheiro. Todavia, o que fica bem claro que mesmo sem moeda, escrita ou nmero, a Contabilidade, como inventrio, j existia, ficando evidenciado que ela to antiga quanto a existncia do homem em atividade econmica, ou melhor, quem sabe, do homem sapiente. Esta pode ser chamada de fase emprica da Contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimnio existente. Com o passar do tempo, o homem comea a fazer marcas em rvores e pedras, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc.
1.2

Engatinhando
O livro de J, ainda que no seja o primeiro da Bblia, considerado o mais antigo. J era um homem muito rico e justo, da terra de Uz no Oriente, e, certamente, tinha um bom contador, pois na descrio de sua riqueza, no versculo trs do primeiro captulo, observa-se:
E era o seu gado sete mil ovelhas, e trs mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. 12 |
Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

Contabilidade na Bblia
A relao de bens de J demonstra um cuidado no controle do seu patrimnio pessoal. Por questes espirituais, um dia, J perde toda sua fortuna, tomandose um homem pobre, sem nenhum bem. Mas no final do livro de J, algo surpreendente acontece. Tambm por motivos espirituais, ele recupera sua fortuna e no deixa de reencontrar um contador que, num certo momento, apresenta um relatrio surpreendente, sua riqueza estava duplicada em relao ao primeiro inventrio:
E assim abenoou o Senhor o ltimo estado de J, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois e mil jumentas" (descrito no captulo 42, versculo 12 do Livro de J).

Esse e diversos exemplos mostram que a Contabilidade j existia com o primitivismo dos povos, ainda que os conhecimentos da matemtica, das letras, dos negcios e at mesmo de patrimnio fossem limitados.

Smbolos na argila
Talvez na poca de J j se introduzisse um perodo Mnemnico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, smbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As prprias placas de argila serviam como relatrios. Outras evolues foram observadas, principalmente, nas escritas em papiro, descoberto pelos egpcios.
1.3

Contabilidade despertando como cincia


Ainda que a Contabilidade, como j vimos, existisse desde o princpio da civilizao, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos sculos. Somente em torno do sculo XV (com presena relevante no sculo XIII), isto , praticamente aps 5.500 anos (partindo-se da hiptese de que ela existe desde 4.000 a.C.) que a Contabilidade atinge um nvel de desenvolvimento notrio, sendo chamada de fase lgica-racional ou, at mesmo, de fase pr-cientfica da Contabilidade.

Introduo Contabilidade

| 13

Do renascimento para a cincia


O que toda histria tem mostrado que a Contabilidade torna-se importante medida que h desenvolvimento econmico. Hoje, por exemplo, a profisso muito valorizada nos pases do primeiro mundo. No Brasil, at a dcada de 1960, este profissional era chamado de guarda-livros, a nosso ver, ttulo pejorativo e pouco indicador. Todavia, com o milagre econmico na dcada de 1970, essa expresso desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas. Na Idade Moderna, em torno dos sculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas naes proporcionaram um impulso espetacular das Cincias Contbeis, sobretudo na Itlia. Em torno desse perodo tivemos, sem a preocupao de ordem cronolgica, Coprnico, Galileu e Newton, revolucionando a viso da humanidade, aperfeioando a Imprensa por Gutemberg (j referido), Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia, o protestantismo, a descoberta de diversos campos de conhecimento etc.

O frade franciscano
Todavia, o principal marco deste perodo foi a primeira literatura contbil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, consolidando o mtodo das partidas dobradas, expressando a causa/efeito do fenmeno patrimonial com os termos dbito e crdito (esse mtodo j era conhecido antes de Pacioli: era praticado no sculo XIII). A obra de Pacioli pode muito bem ser vista como o incio do pensamento cientfico da Contabilidade.
1.4

Como tudo comeou


A Contabilidade no uma cincia exata. Ela uma cincia social, pois a ao humana que gera e modifica o fenmeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza mtodos quantitativos (matemtica e estatstica) como sua principal ferramenta. Alis, em tudo o que fazemos na vida, precisamos dos mtodos quantitativos, dos nmeros. Desde o momento em que levantamos, submetemo-nos aos nmeros: identificamos no relgio que horas so; o
14 |
Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

nosso caf est sujeito a uma quantidade de colheres de acar ou gotas de adoante; a velocidade do carro; o nosso salrio, recebimentos e pagamentos; o canal de televiso; as vantagens e desvantagens, em tudo, envolvem-se nmeros. Somente no sculo XIII que os nmeros indo-arbicos (0, 1, 2, 3, ...) vieram substituir o sistema greco-romano (I, II, III, IV, ...) e hebraico que usavam letras para contar e calcular (desconheciam o zero). A histria dos nmeros no Ocidente comea com o livro Liber Abaci (Livro do baco), escrito, em 1202, por Leonardo Pisano, conhecido como Fibonacci (cabea dura). Esse livro, entre inmeras contribuies, inclui Contabilidade (clculo de margem de lucro, moedas, cmbio...) e juros.
1.5

O cenrio atual da Contabilidade


O desenvolvimento contbil, como j dissemos, acompanha de perto o desenvolvimento econmico. Com a ascenso econmica do colosso norte-americano, o mundo contbil volta sua ateno para os Estados Unidos, principalmente a partir de 1920, dando origem ao que alguns chamam de Escola Contbil Norte-americana. O surgimento das gigantescas Corporations, principalmente em incio do sculo atual, aliado ao formidvel desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinrio ritmo de desenvolvimento que aquele pas experimentou e ainda experimenta, constituiu um campo frtil para o avano das teorias e prticas contbeis norte-americanas. No podemos esquecer, tambm, que os Estados Unidos herdaram da Inglaterra uma excelente tradio no campo da auditoria, criando l slidas razes. De maneira geral, poderamos dizer que o incio do sculo XX presenciou a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a Italiana) e a ascenso da chamada Escola Norte-americana no mundo contbil. Sem pretender esgotar o tema, apresentamos alguns motivos que levaram mudana do cenrio internacional da Contabilidade. Hoje em dia, entretanto, a tendncia rumo convergncia internacional das normas contbeis, adotando o modelo do IASC (International Accounting Standards Committee), que d origem as IFRS (International Financial Reporting Standards) ou seja, Normais Internacionais para os Relatrios Contbeis.
Introduo Contabilidade

| 15

Algumas razes da queda da escola europeia (especificamente italiana)

Algumas razes da ascenso da escola norte-americana

1. Excessivo culto personalidade: 1. nfase ao usurio da informao contbil Grandes mestres e personalidades da ContaContabilidade apresentada como algo til para bilidade ganharam tanta notoriedade que a tomada de decises, evitando-se endeusar passaram a ser vistos como orculos da demasiadamente a contabilidade; atender os verdade contbil. usurios o grande objetivo 2. nfase a uma Contabilidade terica: 2. nfase Contabilidade aplicada: As mentes priveligiadas produziam trabalhos Principalmente a Contabilidade Gerencial. Ao excessivamente tericos, apenas pelo gosto contrrio dos europeus, no havia uma preocude serem tericos, difundindo-se ideias com pao com a teoria das contas, ou querer provar pouca aplicao prtica. que a Contabilidade uma cincia. 3. Pouca importncia auditoria: 3. Bastante importncia a auditoria: Principalmente na legislao italiana, o grau Como herana dos ingleses e transparncia de confiabilidade e a importncia da auditapara os investidores das Sociedades Annimas gem no eram enfatizados. (e outros usurios) nos relatrios contbeis, a auditoria muito enfatizada. 4. Queda do nvel das principais faculdades: 4. Universidades em busca de qualidade: Principalmente as faculdades italianas, superGrandes quantias para as pesquisas no campo povoadas de alunos contbil, o professor em dedicao exclusiva, o aluno em perodo integral valorizaram o ensino nos Estados Unidos.

1.6

Origem do balano
Pode-se afirmar, com certa segurana, que a origem do campo de conhecimento do que mais tarde se consubstanciaria como Contabilidade (Accounting em ingls, Ragioneria em italiano) situa-se, como j vimos, em torno de 4.000 anos a.C. Alguns historiadores fazem remontar a bem antes, por volta do sexto milnio a.C. Na verdade, no se pode falar em Contabilidade, mesmo que rudimentar, sem a inveno da escrita e, dentro dela, da habilidade de contar, ou seja, antes das primeiras manifestaes da capacidade matemtica do ser humano. Outro fator que impulsionou enormemente o progresso das formas rudimentares de Contabilidade (que, at o aparecimento da partida dobrada, nada mais era do que uma espcie de inventrio de bens, direitos e obrigaes) o aparecimento da moeda (em sua forma e funo), como base de troca, por volta, aproximadamente, do ano 2000 a.C. (embora certos metais preciosos fossem utilizados como moeda desde bem antes). Antes mesmo da partida dobrada (mtodo contbil) que, como visto, somente apareceria bem mais tarde, provavelmente na Itlia, a Contabilidade, em sua forma rudimentar, era capaz de avaliar bens, e direitos e obrigaes, periodicamente, derivar, portanto, o Patrimnio Lquido das entidades.
16 |
Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

Balano
O resultado dos perodos, possivelmente, era computado por diferena entre os patrimnios lquidos (riqueza lquida) em datas distintas, sem grande preocupao em identificar as causas das variaes. Assim, uma forma rudimentar de Balano Geral foi a primeira exteriorizao do trabalho contbil. A forma sistmica de registro que, em sua fase final, produziria as demonstraes contbeis, somente apareceria mais tarde, de forma desconexa e episdica (partidas simples), at o advento das partidas dobradas e dos processos de escriturao. Assim, de certa forma, pode-se dizer que as demonstraes contbeis finais nasceram antes dos processos de registro sistemtico que, hoje, lhes tm precedncia no tempo. Por esse motivo, alguns livros, dedicados a apresentar ao iniciante as primeiras noes de Contabilidade, preferem faz-lo demonstrando de forma simples, primeiramente, os balanos levantados aps cada operao (esttica patrimonial), em lugar de apresentar os registros analticos dos livros contbeis (Dirio e Razo, principalmente).
1.7

Incio da era moderna na Contabilidade o tratado de Luca Pacioli


Frei Franciscano
Luca Pacioli publicou, em Veneza, a Summa de aritmetica, geometria, proportioni et proportionalita, em 1494, texto no qual se distingue, para a histria da Contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, talvez a primeira exposio sistemtica e completa dos procedimentos contbeis a partidas dobradas de que se tem notcia (embora alguns autores chineses recentes defendam que as partidas dobradas j eram praticadas na China antes do que na Itlia, e que os italianos teriam aprendido com eles o que no tira os mritos da obra de Pacioli). Note-se que Luca Pacioli, um frade franciscano, era um matemtico e que o mecanismo das partidas dobradas , basicamente, um mecanismo algbrico, com premissas iniciais convencionais (o fato de o lado esquerdo do Balano ser, por conveno, o lado do Ativo fora a que, como consequncia, o lado esquerdo de uma conta de Ativo deva ser debitado pela criao de ativos ou por seus incrementos).
Introduo Contabilidade

| 17

Antes do trabalho de Pacioli, entretanto, preciso ressaltar que alguns autores, os quais tratavam, principalmente, de prticas comerciais da poca e de matemtica comercial e financeira, tiveram grande importncia como precursores de seu trabalho. Destacamos os seguintes:

1202 Leonardo Fibonacci lana seu Liber abaci, um compndio


sobre clculo comercial que, na verdade, pode ser considerado o marco que separa a Contabilidade antiga da moderna.

1340 Francesco di Balduccio Pegolotti escreve La pratica della


mercatura, uma espcie de manual do comerciante de ento, e uma obra muito importante para a anlise da evoluo da Contabilidade e, principalmente, dos usos e costumes comerciais.

1458 Benedetto Cotrugli lana Della mercatura et del mercante


perfeto, que o famoso historiador Federigo Melis considera como o mais perfeito trabalho sobre prticas comerciais, antes de Pacioli. Como se v, aparece cerca de um trabalho de fundamental importncia mais ou menos a cada cem anos, at a obra de Pacioli; e assim ocorre aproximadamente at o sculo XIX quando, pelo menos, uma dezena de grandes obras marca o sculo, to importante para a caracterizao cientfica da Contabilidade.
1.8

Comentrios sobre a evoluo da Contabilidade no sculo XIX e incios do sculo XX


Grandes mestres
A Contabilidade, que at meados do sculo XIX era tida e tratada como um mtodo de escriturao, passa a receber roupagem cientfica a partir das obras de renomados escritores como Francesco Villa (La contabilit applicata alle amministrazioni private e publiche, 1840), Francesco Marchi (I Cinquecontisti: ovvero la ingannevole teoria che viene insegnata intorno il sistema di scritture a partita doppia e Nuovo saggio per la facile intelligenza ed applicazione di quel sistema 1867), Giuseppe Cerboni (Primi saggi di logismografia, 1886).

18 |

Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

O maior mestre
Fechando o sculo de forma ciclpica, surge o vulto de Fbio Besta (1891, La ragioneria apenas o primeiro volume). Os trs volumes da obra completa somente aparecem em 1909-1910. Apenas para ficarmos nos autores italianos, Besta, sem dvida um dos mais famosos da poca, define Contabilidade como [...] a Cincia do Controle Econmico das Entidades... talvez ainda hoje a mais concisa e, ao mesmo tempo, perfeita e abrangente definio de nossa disciplina, antecipando, em pelo menos uns 30 a 40 anos, as modernas noes e conceitos de Controladoria. O sculo XIX caracteriza-se como uma fase de grande progresso da disciplina, na qual pelo menos nas intenes e, em parte, nas realizaes, esse campo de conhecimento se transforma em algo de interesse para uma melhor administrao das entidades e digno de uma metodologia cientfica.

Correntes europeias recentes


O sculo XX ainda mais profcuo no surgimento de grandes autores e doutrinas contbeis, j que Besta havia deixado uma base muito slida, encerrando o sculo XIX e abrindo o XX. Surgem grandes autores e correntes liderados por Gino Zappa, Vincenzo Masi e, mais recentemente, Aldo Amaduzzi, na Itlia; na Alemanha, Schmalembach e Fritz se salientam, incursionando inclusive nos problemas das variaes de preos; na Holanda e em outros pases nomes de vulto tambm surgem.

Correntes americanas recentes


Nos Estados Unidos aparecem Hatfield, Paton, Littleton, Moonitz, Anthony, Horngren, Edwards e Bell, apenas para ficarmos com alguns dos autores que marcaram a primeira metade do sculo XX com suas obras de grande impacto. Obras que se inserem de forma vlida no contexto da avaliao de entidades, divises aspectos micro e macro da Contabilidade; enfim, no vasto campo de estudos e aplicao abrangido por essa disciplina. Essa citao parcial, no s no que se refere aos nomes de autores, como a de pases. Hoje em dia fervilham, principalmente nas grandes universidades, as pesquisas contbeis, levando a disciplina a fronteiras avanadas nunca antes imaginadas.
Introduo Contabilidade

| 19

1.9

A Contabilidade no Brasil
O Brasil um pas extremamente interessante para o estudo da evoluo da Contabilidade, principalmente para os demais pases em desenvolvimento.

S.A. no Brasil
Pode-se afirmar, sem medo de errar, que nossa legislao contbil, no que se refere s demonstraes contbeis que devem ser publicadas todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, uma das mais aperfeioadas do mundo. Recentemente tivemos as leis n. 11.698/07 e 11.941/09 versando sobre as sociedades annimas e empresas de grande porte.

A inflao
Adicionalmente, devido ao fenmeno inflacionrio crnico, vivido at 1994, desenvolvemos tcnicas de correo avanadas, destacando-se a Correo Integral, que um aperfeioamento dos ajustamentos pela variao do poder aquisitivo da moeda (Price Level Accounting), que hoje adotado pelo IASC Comit de Normas Contbeis Internacionais e at pela ONU.

A USP avanando
Vrios autores destacam-se no panorama contbil brasileiro, dentre eles Carlos de Carvalho, Francisco DAuria, Frederico Herrmann Junior, Hilrio Franco, Antonio Lopes de S, Amrico Mateus Florentino e, mais recentemente, professores da Universidade de So Paulo, apenas para ficarmos com os mais famosos e conhecidos. Na avaliao global das contribuies de cada um, diramos que, principalmente na Europa, DAuria ainda o nome mais conhecido da Contabilidade brasileira.

Entidades contbeis
As entidades mais atuantes no campo contbil tm sido, tradicionalmente, o CFC Conselho Federal de Contabilidade (de cujas normas tcnicas trataremos mais adiante), o IBRACON Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM Comisso de Valores Mobilirios, que assinam
20 |
Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

talvez os melhores pronunciamentos e contribuies mais recentes para a Contabilidade, como a Deliberao CVM n 29, de 05 de fevereiro de 1986, reconhecendo o pronunciamento do IBRACON sobre a Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade, a Instruo CVM n 64, de 1987, instituindo a Correo Integral. O Banco Central e a Receita Federal tambm tm tido atuao nas legislaes contbeis, bem como outras entidades em sua esfera de atuao, sem esquecer a legislao comercial propriamente dita, como a Lei n 6.404, de 1976, sobre as Sociedades por Aes que, em sua parte contbil, mostrou grande avano. Em 2005 foi criado o CPC (Comit de Pronunciamentos Contbeis) como principal rgo normatizador da Contabilidade no Brasil. Porm, s em Dezembro de 2007 foi promulgada a Lei n 11.638 (Sociedade por Aes e Grandes Empresas) que abre a Contabilidade Brasileira para a Contabilidade Globalizada. Em 2009 surge a Lei N 11.941 que d estruturao final ao Balano Patrimonial, entre outras alteraes. A Contabilidade do Brasil tem todas as condies para estar entre as mais avanadas do mundo, faltando um maior investimento na rea educacional e de pesquisa.
1.10

Desenvolvimento e desafios para a teoria da Contabilidade


Tendncias
O ambiente das empresas de competitividade global internacional e est colocando, para os contadores e para a Contabilidade, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que podem marcar uma nova fase na evoluo da teoria da Contabilidade. Eis as principais tendncias, que assinalamos: a) Internacionalizao dos mercados, com necessidade de harmonizao de princpios contbeis em nvel supranacional. b) Necessidade de a teoria da Contabilidade de Custos adequar-se, sem perder suas vantagens comparativas de sistema de baixo custo, s novas filosofias de qualidade total, competitividade e eficincia.

Introduo Contabilidade

| 21

c) Considerar as anlises mais recentes que tm demonstrado que o modelo decisrio e as necessidades informativas - tanto de tomadores de decises internas empresa como do corpo de agentes externos - so basicamente os mesmos. No mais se justifica, em nvel conceitual, a existncia de uma teoria da Contabilidade Financeira (para os usurios externos) e o que se denomina Contabilidade Gerencial, na verdade uma coletnea de tpicos que ainda no ganhou uma estrutura coerente. Esforos tero que ser realizados a fim de estruturar Princpios Fundamentais de Contabilidade e, consequentemente, montar uma teoria que abarque tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira (e a de Custos, como parte da Gerencial, claro).

Necessidades emergentes
Acima de nossas previses do que possa vir a ser a Contabilidade e, consequentemente, sua teoria, deveremos estar atentos, isto sim, aos desenvolvimentos econmicos e sociais de nossa sociedade e, portanto, s necessidades emergentes de nossos usurios, a fim de supri-los com as informaes necessrias, sempre mantendo o custo/benefcio de nosso sistema de informao o mais competitivo possvel. A informao e sua teoria so os elementos fundamentais da revoluo tecnolgica que j se iniciou e que se acentuar nos prximos anos. A Contabilidade , essencialmente, informao e, em possuindo uma teoria subjacente e forte, ter todas as condies para permanecer em um campo de conhecimento extremamente til para a sociedade em geral.

22 |

Captulo 1 | A Evoluo Histrica da Contabilidade

You might also like