You are on page 1of 17

Shanka Prashalana

Texto retirado do site www.vivendodaluz.com sobre SHANKA PRASHALANA, que trata-se de um mtodo para desintoxicao do corpo fsico a partir de uma lavagem intestinal por mtodo no invasivo, no agressivo. Muito eficiente. Tem muito a ver com o combate ao medo no que tange aos aspectos relacionados ao corpo fsico, pois limpa os rgos internos, com conseqente liberao da cadeia muscular da regio abdominal, local onde esse sentimento apresenta reflexologia. bom para o organismo de uma forma em geral, limpando-o, vitalizando e liberando os rgo internos. bastante eficiente realizar periodicamente um processo de desintoxicao no corpo fsico para se somar a processos de desintoxicao que comeamos a realizar em nossos corpos emocional (processos de processamento e liberao emocional, como os realizados com EFT), mental (Programao Mental) e espiritual desde o despertar de nossa conscincia no caminho da auto realizao. A propsito da questo de desintoxicao e purificao, indica-se ainda a leitura de dois livros:

Voc sabe se desintoxicar?, do Dr. Soleil. uma leitura rpida, interessante e apresenta mtodos simples e eficientes, exceo das prticas propostas para lavagem intestinal, uma vez comparadas a esta do Shanka Prashalana. Esse livro pode ser encontrado no Restaurante Girassol, 409 sul, Braslia, alm de outros pontos de venda.

Libertando-se do Hbito de Morrer A Cincia da Vida Eterna, de Leonard Orr. Leitura tambm simples, objetiva e fascinante. Algumas vezes, mgica Aborda mtodos simples e interessantes, ligados a purificaes diversas, como qualidade do pensamento, mantra ioga, prtica de afirmaes, importncia da meditao; prticas de respirao e alguns de seus desdobramentos; relacionamento purificador com fogo, gua e terra; dentre outros.

Entre 50% a 60% das pessoas sofrem de um mal crnico da civilizao: constipao intestinal. sabido que esta uma das causas principais do envelhecimento prematuro, pela autointoxicao que envenena progressivamente o organismo.

A constante autointoxicao assim produzida leva a inconvenientes tais como halitose, insnia, depresso nervosa, hemorridas, erupes cutneas, congestes hepticas, anemias e cncer. Os especialistas em autpsias dizem que 60 a 70% dos clons dissecados contm matrias estranhas, tais como vermes de dezenas de anos. As paredes interiores do intestino delgado so tambm seguidamente incrustradas de matrias fecais antigas e duras, lembrando as chamins que necessitam serem raspadas. Existe no Yoga uma tcnica de autolavagem completa do trato intestinal que oferece resultados surpreendentes e que ainda pouco conhecida no Ocidente. Trata-se de uma tcnica relativamente simples, pela qual ingerimos gua salgada, na mesma concentrao do soro fisiolgico, para que no seja absorvida pela mucosa intestinal. A gua assim ingerida guiada atravs do tubo digestivo com o auxlio de movimentos adequados e facilmente executados, mesmo por principiantes. Esta autolavagem deve ser feita em jejum e dura, em mdia, uma hora e meia. medida que a gua eliminada, observa-se a expulso de pequenos sedimentos que estavam incrustrados na mucosa intestinal e que so responsveis por fermentaes ptridas e irritaes crnicas. A gua eliminada vai se tornando cada vez mais clara e transparente at sair completamente limpa. necessrio alternar a ingesto de um copo dgua com a realizao dos exerccios apropriados, a fim de que no haja acmulo de lquido em nenhum ponto do aparelho digestivo e que a gua continue em movimento. Os resultados fazem-se notar, ainda, em relao a casos de verminoses, quando a expulso dos ovos e larvas feita pela presso da gua em movimento. interessante observar a diferena entre Shanka Prashalana e as lavagens comuns, que alcanam a parte final do clon, distendem suas paredes pelo excesso de presso de acmulo e perturbam o peristaltismo. O procedimento que apresentamos aqui limpa completamente todo o trato intestinal, desde o estmago at o reto, tonifica as paredes intestinais e favorece o peristaltismo. Pela eficcia de seus resultados, basta executa-lo quatro vezes ao ano, sendo a poca das estaes a ocasio mais indicada. O exerccio no apresenta nenhuma dificuldade e nenhum perigo, mas a tcnica deve ser seguida rigorosamente e os movimentos treinados com alguns dias de antecedncia, para

que no causem dores musculares subseqentes, que so absolutamente incuas, mas pouco agradveis. Esta tcnica utilizada pelo Instituto de Pesquisas em YOGA, de Lonavla; no Vishwayatan Yogashram, em Dli; na Bihar School of Yoga, e foi introduzida na Europa por Andr Van Lysebeth. Shanka Prashalana , pois, a lavagem e purificao de todo o tubo digestivo, executada segundo a tcnica que se segue, com o auxlio dos seguintes exerccios: 1o.. Exerccio: De p, ps separados cerca de 30cm, dedos das mos entrelaados, palmas para fora. Corrigir a postura da coluna. Inclinar o trax para os dois lados alternadamente, sem parar, quatro vezes para cada lado, num total de 8 inclinaes em 10 segundos. Este movimento age sobre o piloro e, a cada movimento em direo ao duodeno e ao intestino delgado. 2o. Exerccio: Este movimento faz a gua progredir pelo intestino delgado. De p, com os ps separados, estender o brao direito na horizontal e dobrar o esquerdo, de modo que os dedos polegar e indicador toquem a clavcula direita. Fazer uma rotao do tronco para trs, pelo lado direito, levando o brao o mais longe possvel. A cabea acompanha o movimento, olhos fixos na mo direita. Voltar em seguida, para o outro lado, trocando a posio dos braos. Repetir quatro vezes para cada lado, num total, portanto, de 8 movimentos em 10 segundos. 3o. Exerccio: A gua vai atingir o fim do intestino delgado, graas a este exerccio. Com as pontas dos ps e as palmas das mos apoiadas no cho, girar a cabea e os ombros, alternadamente, olhando por cima de cada ombro de forma a ver o p do lado oposto, isto , quando olhar por cima do ombro direito, tentar ver o p esquerdo e vice-versa. Importante: ps separados 30cm; os joelhos NO tocam o cho. Executar quatro movimentos para cada lado. Durao: 15 segundos. 4o. Exerccio: Este movimento conduz a gua atravs do clon pela compresso do baixo-ventre. Sentado no cho, perna esquerda esticada, flexionar a direita, colocando o p direito ao lado da coxa esquerda, pouco acima do joelho. O corpo, ligeiramente para trs, apoiado na mo direita. Comprimir a coxa flexionada contra o baixo ventre, com o auxlio do brao esquerdo. Executar quatro movimentos para cada lado. Durao: 15 segundos.

OBSERVAES:
- A lavagem do tudo digestivo levar, no mnimo, uma hora e meia. Reserve a manh de domingo ou qualquer outro dia em que disponha de bastante tempo livre; - A poca mais propcia na mudana das estaes, portanto, apenas quatro vezes ao ano; - O momento mais indicado pela manh, em jejum. Os que sofrem de constipao intestinal crnica podem tomar um laxante suave (mamo+ameixa) na vspera, para facilitar a primeira evacuao; - Neste dia, no praticar posturas que exijam esforo, nem exerccios violentos. Mximo repouso; - A primeira refeio aps a lavagem deve ser tomada, no mnimo, meia hora aps a concluso da mesma e, no mximo, uma hora aps. Deve constar de uma papa de arroz integral batido no liqidificador com gua. Levar ao fogo e cozinhar em fogo brando at ficar bem macio. Regar com bastante azeite (para lubrificar os rgos). No dia seguinte, incluir sucos verdes crus; - At 24 horas aps a lavagem, esto proibidos os alimentos artificiais, com aditivos qumicos, bem como alimentos cidos e enlatados, leite, iogurte, bebidas alcolicas e carne; - Na primeira refeio aps a lavagem, indispensvel incluir bastante azeite de oliva virgem, que pode ser derramado sobre o prato, sobre a papa de arroz ou sobre alimentos bem cozidos; - Aps a primeira refeio, beber gua ou ch de ervas vontade; - Aps a lavagem, ocorre ligeira perda trmica. Convm agasalhar-se bem e evitar apanhar frio.

Contra indicaes:
Devem abster-se pessoas que sofrem de lceras no aparelho digestivo, cncer e tuberculose intestinal, desenteria e colites crnicas.

Tcnica:

a. Aquecer a gua e adicionar sal de cozinha razo de uma colher de sopa para cada litro dgua. Se a gua parecer muito salgada, possvel reduzir um pouco a concentrao. No use gua pura para a lavagem. b. Beber um copo (250ml) dessa gua morna, salgada. c. Executar os quatro exerccios apropriados, acima descritos. d. Beber outro copo. Repetir os exerccios. Continuar, alternadamente, at ter bebido 6 copos. A gua no deve acumular-se no estmago, mas sim passar rapidamente para os intestinos, impulsionada pelos exerccios. Caso sentir que a gua no deixa o estmago, provocando eventualmente uma sensao de nusea, repetir trs ou quatro vezes os exerccios, sem beber mais gua. Se a reteno for devida a gases acumulados nos intestinos, executar uma postura invertida (pouso sobre a cabea). e. Depois do sexto copo, ir ao banheiro. Normalmente, a primeira evacuao produz-se quase imediatamente. As fezes normais so seguidas por outras pastosas e depois lquidas. Se no evacuar em dez minutos, repetir os exerccios sem tomar gua. Se, eventualmente, ainda assim no funcionarem os intestinos, aplicar um clister de 250gr. de gua morna. Assim que as primeiras fezes forem evacuadas, o resto segue automaticamente. Depois dessa primeira passagem, preciso: f. Beber um copo dgua morna, salgada, executar os quatro exerccios e voltar ao banheiro. Cada vez, haver uma nova evacuao. Continuar, alternadamente, neste ritmo: UM COPO EXERCCIO BANHEIRO, at que a gua eliminada esteja to limpa quanto a ingerida. Dependendo do intestino e do tipo de alimentao, sero necessrios, ao todo, de dez a catorze copos. g. Quando o resultado apresentar-se satisfatrio, basta suspender a absoro da gua e repetir os exerccios mais trs ou quatro vezes. A gua continuar a ser eliminada por mais algum tempo. h. Tome agora 2 copos de gua morna sem sal e provoque vmito para limpar o estmago. i. Procure repousar um pouco antes da primeira refeio. Os resultados far-se-o sentir nos dias que se seguem:

- frescor do hlito - melhora da pele e do sono - bem-estar geral Procure seguir uma dieta equilibrada, evitando o excesso de carnes, bebidas alcolicas, condimentos, acar, sal, farinhas refinadas.

Jejum Racional
Contedo recebido pela Internet com crdito de autoria disponibilizado ao longo do texto, conforme foi recebido.

por Mario Sanchez Os entendidos afirmam: doena que no tem remdio, o remdio Jejum. Os pretensos sbios da cincia de hoje nada mais entendem de jejum. Os antigos sabiam. Sabiam e usavam. Usavam e conseguiam milagres. Mdicos e at mdicos naturistas e alternativos desconhecem o jejum a tal ponto que se recusam a aceitar que o jejum possa curar. A maioria assim procede porque as Universidades, vtimas de um falso preconceito materialista, inculcaram em seus alunos o conceito de NECESSIDADE ALIMENTAR. Conseguiram transformar a idia de comida-prazer em comida-necessidade. De uma suposta experimentao geral ou emprica tirou-se essa esdrxula concluso de que quem no come, morre. No mundo, nos ltimos sculos, a idia maltusiana de que o aumento demogrfico redundaria em falta de alimentos e da em grave perigo para a sobrevivncia humana. Mas, A COMIDA ERRADA E EXCESSIVA A CAUSA DIRETA E INDIRETA DOS PERIGOS DE EXTINO DA ESPCIE HUMANA. O homem est morrendo pela boca, pescado por nem sei l que foras maldosas e antihumanistas tenebrosas, que a cada dia tornam mais invivel nossa pretensa civilizao. O processo utilizado o condicionamento intoxicante dos alimentos.

A denncia partiu h 4.000 anos pela pena de Moiss: o erro originador de todos os outros erros humanos foi comer outras coisas diferentes da Alimentao Frugvora, a especificada pela Natureza ao formar o Homem. A promessa de todos os profetas bblicos foi que viria um Salvador para livrar o homem do pecado original. Veio e ensinou Diettica. Ensinou a Diettica do Jejum. A Diettica do Jejum, em um mundo bbado e alucinado pelos txicos alimentares e pelas iluses mercantis, um choque medonho. Com esta diettica postulamos, como h 2.000 anos NO NECESSRIO COMIDA PARA TER SADE. O JEJUM CURA. A COMIDA NECESSRIA MNIMA E SIMPLES. Assim vemos que h 2.000 anos o Maior Sbio do Planeta terra j havia enunciado o Poema da Luz Olhai os lrios dos campos. Olhai os passarinhos dos cus Eles no se preocupam de manh noite com o que tero para comer ou para vestir E nem Salomo, com toda sua opulncia, comeu ou vestiu mais ricamente que eles. Jesus era judeu, conhecia Moiss e ensinou Jejum. Cinco sculos foram suficientes para que os mercadores do templo, que o mandaram pregar na cruz, revogassem sua grande, nica e espetacular BOA NOVA. Hoje no se reconhece nem uma linha de base diettica do cristianismo. Chegam a dizer-nos que Jesus nunca pensou em diettica e s em mensagens religiosa e filosfica. E esquecem que o Sermo da Montanha s feito aps 40 dias de jejum; que Joo Batista, o precursor, s comia mel, gua e frutas do deserto (da rvore chamada gafanhoto ainda hoje existente na regio). Os ensinamentos do Evangelho evocam as frutas a todo instante, os Santos e mrtires faziam e sempre fizeram jejuns; faziam comida FRUGAL (de frutas e no parca), tinham poderes paranormais (fazer milagres) e comportamento espiritual ntimo e harmonioso, jamais forado ou preceitual/formal. E isso tudo se obtinha graas Diettica Crstica de jejuns e frutas. Todos os Grandes Mestres, aqueles que enunciaram os preceitos mais elevados de nossa espcie humana, todos eles condenam a CORRUPO ALIMENTAR; todos conheciam o

Jejum, todos o praticavam e o recomendava. Melhor ainda MOSTRARAM com seus atos, suas vidas, seus poderes, o efeito do jejum. O alimento txico vicia e obriga a comer novamente e muito mais, por vcio. Em consequncia, o homem tem que trabalhar se quiser obter os mantimentos viciantes. Ficou escravo das sementes, dos cereais, de carnes, leite, ovos, conservas, condimentos, etc. As frutas no viciam e por isso foram desprezadas. A enorme maioria das pessoas, hoje, de longo tempo, est habituada a comer errado. O corpo est cheio de depsitos estranhos, enzimas viciadas, anticorpos e compostos venenosos, que o corpo vai querer eliminar rapidamente. Voc pode ter entupimentos, deformaes, ferimentos, putrefaes, distenses, etc, que, de imediato, sero atacadas pelo mecanismo de defesa corporal, acarretando dores, nuseas, tonturas, etc. Esta reao que nos permite diagnosticar as doenas logo no primeiro dia de jejum atravs das dores, dos odores, etc. Se voc est neste ltimo caso, ao fazer jejum vai sentir-se muito mal. E se come, pensando que FOME, FALTA DE COMIDA, seu corpo vai suspender a LUTA INTERNA, a batalha do interior, para comear a luta contra os materiais invasores, O INIMIGO EXTERNO. Vai parar de limpar a casa, para poder processar o carregamento novo. Vai parar de desmobilizar as enzimas excessivas que possua pois tem que coloc-las em uso novamente. E assim voc entendeu que tudo volta ao costume anterior, um falso equilbrio de envenenamento, prosseguindo rumo cova inexoravelmente via DOENA, bloqueio mental e hbitos viciosos. Porm, se voc persistir em fazer jejum, vai passar por fases de limpeza e desintoxicao que lhe permitiro sentir-se muito bem. Para conseguir essa sensao boa, ter que fazer muitos jejuns curtos, adquirindo o hbito salutar de comer frutas, mel e gua nos intervalos entre os jejuns. O corpo ir sendo reconstitudo por si mesmo, mediante um processo natural de retorno s suas origens, funcionando de novo como deveria ser. H alimentos cujo efeito destrutivo e antienergtico produz dficit orgnico: somando os ATPs (baterias energticas humana) gastos para colher, preparar, mastigar, engolir, processar, absorver, quebrar sua qumica, converter, neutralizar e eliminar do corpo, temos muitas vezes a mais do que vale em ATPs o que o corpo conseguir utilizar deles. Tais so,

por exemplo: carne de porco, gordura de vaca, pimenta do reino, pastel de massa frita, clara de ovo, todas as carnes em conserva, quase todos os enlatados que usam conservantes, etc. No comendo estamos melhor alimentados do que comendo alimentos produtores de gastos orgnicos superiores ao seu fornecimento! Em um jejum bem feito, o jejuador est muito mais forte e ativo do que quando est comendo.

Alguns Tipos de Jejuns e seus efeitos

A NO DESJEJUAR
sabido que durante a noite, depois de feita a digesto da ltima refeio, o organismo inicia um processo de eliminao dos venenos e toxinas. Assim, prosseguir sem comer pela manh, contribuir para essa limpeza. Ao levantar tomaremos ch sem acar, limonada com mel, laranjada pura, gua pura, ou uma fruta de suco (abacaxi, laranja, uva, pera, mamo, melancia, melo, etc) e nada mais! Nada slido. O efeito : permitimos ao corpo jogar as toxinas alimentares pela pele e pelos rins, durante mais algum tempo, pois a noite toda o corpo esteve nesse esforo de descarregar o entulho do fgado e dos rgos em geral. Muitas doenas crnicas saram s com este modo suave de jejum. O certo para ficar livre das doenas teria sido NO COMER COISAS IMPRPRIAS PARA NO TER QUE ELIMIN-LAS. No almoo, prefira frutas, verduras e legumes, de preferncia crus, em forma de saladas. Voc comeara a sentir-se leve, sem aquela sensao de cansao, pois o corpo estar assimilando os alimentos sem precisar se desgastar com a digesto de comidas pesados e difceis (anti-naturais) para o organismo.

B JEJUM DE 18 HORAS

Este jejum abrange o sistema rigoroso do relgio comemos a ltima refeio digamos s 18 horas. Vamos dormir, em nosso horrio normal. De manh no desjejuamos e se possvel nem usamos frutas sucosas nesse horrio, ficando com um copo de gua. S voltamos a comer s 12 horas 9meio dia) do dia seguinte, totalizando 18 horas sem ingerir alimento. Isso feito sucessivamente por perodos de sete dias nos dar um ritmo de limpeza sistemtica do corpo que nos restaurar foras, energias nervosas, clarear a mente, retirar algumas gorduras excessivas, etc. um jejum prprio para limpeza de fgado, devendo ser feito em conjugao com ervas amargas, verduras de folha amarga, suspenso de alimentos gorduroso, carnes, leite, ovos e produtos derivados destes, acar de cana, bebidas destiladas ou fermentadas, produtos enlatados, sintticos, qumicos e artificiais, conservas, etc. Lembremos que o sono e todos os estados de sonolncia so reflexos cerebrais produzidos pela sobrecarga do laboratrio armazm do corpo que precisa desligar outros circuitos de energia para usar a carga total no seu processamento de coleta, seleo e eliminao de venenos alimentares. Ao fazer este jejum por sete dias ou mais, como j dissemos, veremos subir todas nossas capacidades, inclusive com reduo das necessidades de sono para uma ou duas horas a menos do que estvamos acostumados. No consideremos isso como insnia

C JEJUM DE 24 HORAS
Se prolongarmos o jejum das 18 s 18 horas do dia seguinte, base de gua, teremos os efeitos do jejum de 18 horas em dobro, agora fortalecendo o pncreas, o bao, o estmago (que ganha frias), o rim (embora trabalhe com sobrecarga no comeo) e o crebro e sistema nervoso em geral, que se libertam de excitaes e entorpecimentos alimentares. Este jejum catalogado como regime alimentar de uma refeio nica por dia, a do anoitecer.

D JEJUM DE 2, 3, 4 DIAS
Ao passar das 24 horas sem ingerir alimento (seja com sucos diludos de uma fruta s, seja s a gua) entramos realmente em sistema de jejum.

O jejum de 24 horas na realidade um sistema de cura leve, reforo da vontade, treinamento do tubo digestivo, que melhor pode ser aproveitado para diagnosticar nossas enfermidades crnicas e latentes, indicando qual o ponto do corpo que apresenta entupimentos, quais os venenos que temos que eliminar, e que volume deles existe no corpo. Basta observar onde di, a espessura da urina, a cor e cheiro do saburro da lngua, os gostos estranhos que vm ao paladar, as aceleraes cardacas, sudoreses, quedas de presso e temperatura, etc. Os mdicos antigos sabiam disso e acertavam mais De dois dias para a frente em jejum que se obtm a melhor retificao de diagnstico possvel, e da em diante os jejuns so realmente curativos. da em diante que se obtm os resultados palpveis e comeam a ocorrer os perigos reais. Jejuns com menos de 48 horas so feitos para treinamento e para diagnstico dos pontos fracos de nossa sade, ou para desintoxicaes parciais e tratamentos leves e lentos. Se queremos efeitos curativos devemos preparar jejuns de 2, 3, 4 dias, como escalada no caminho da sade e repetir o processo mais de uma vez, at estar com experincia para jejuns mais longos. Os efeitos deste jejum mais longo so variadssimos:

obtemos cura de doenas crnicas, enxaquecas, sinusites, gripes, disenterias, alergias, furnculos;

obtemos cicatrizao de feridas; obtemos mais clareza mental; obtemos melhor funcionamento dos rgos corporais em geral; livramo-nos de infeces e viroses; melhora a agilidade fsica; recuperao de arteriosclerose e afeces de coronrias; detemos a queda dos cabelos;

regredimos neoplasias; controlamos obesidades; regularizamos distrbios metablicos, gstricos, renais, glandulares, etc. obtemos dissoluo de pedras de vesculas, rins e bexiga; acabamos com cirroses, bronquites, asma, taquicardia, etc.

Durante o jejum, deve-se ingerir gua que seja de fonte, o mais natural possvel. O jejum uma cirurgia natural e fica mais suave se tomarmos mel, laranjada, limonada, usando se necessrio para adoar, produtos que sejam naturais. A maioria das enfermidades so a consequncia de hbitos de comer equivocados, de alimentos erroneamente combinados, de alimentos acidulosos e de preparaes comerciais de nossa atual civilizao. O homem o ser vivente mais doente da terra; nenhum outro violou as leis da natureza tanto como o Homem; nenhum outro animal come to erroneamente como o Homem.

INSTRUES PARA O JEJUM


1. Preparar-se para que o jejum resulte mais fcil, substituindo gradualmente a dieta no sentido de diminuir a mucosidade (toxinas geradas pelos alimentos), auxiliando, tambm, por meio de laxantes e enemas; 2. Alternar jejuns curtos periodicamente coma alguns dias de dietas purificadoras, de alimentos de pouca mucosidade, ou sem mucosidade alguma; 3. Limpe-se o intestino grosso da melhor maneira possvel, com enemas, pelo menos em dias alternados; 4. Antes de iniciar um jejum mais longo, tome um laxante de vez em quando, sobretudo no dia anterior ao incio do jejum; 5. Permanea o mximo possvel ao ar livre, de dia e noite, com o mnimo de roupa; 6. Caminhe, faa exerccios leves, alongamentos, respiraes profundas e conscientes. Tambm descanse e durma bem;

7. Ao levantar-se, aps ter repousado, faa-o devagar, pois, de outro modo poder sentir tonturas. Esta ltima condio no grava, porm, melhor evit-la da maneira indicada; 8. Os melhores alimentos laxantes, para depois de um jejum so as frutas frescas doces; as melhores de todas so as cerejas e as uvas; depois, as ameixas pretas, demolhadas ou fervidas. Isso, para quem j possui uma alimentao sem carnes. 9. Nos casos correntes aconselhvel interromper o jejum com vegetais no farinceos, cozidos ou cruz. O espinafre fervido de um efeito especialmente bom; 10. Se a primeira refeio no causar mal estar nenhum, pode-se comer tanto quanto se deseje. Dr. Mario Sanchez Acompanhe mensalmente no jornal Prana, Textos para uma Alimentao Saudvel e Dicas para uma Sade Perfeita. As orientaes nos so dadas; cabe a ns colocarmos em prtica e nos ajustarmos s Leis da Natureza para mantermos nossa harmonia e equilbrio fsico, mental, emocional e espiritual. Maiores dvidas, para quem estiver iniciando um processo de purificao alimentar, entre em contato: Serena tel. 425-3748. E bom apetite ou, jejum

JEJUM RACIONAL
por Mario Sanchez

Os entendidos afirmam: "doena que no tem remdio, o remdio Jejum". Os pretensos sbios da cincia de hoje nada mais entendem de jejum. Os antigos sabiam. Sabiam e usavam. Usavam e conseguiam milagres. Mdicos e at mdicos naturistas e alternativos desconhecem o jejum a tal ponto que se recusam a aceitar que o jejum possa curar. A maioria assim procede porque as Universidades, vtimas de um falso preconceito materialista, inculcaram em seus alunos o conceito de NECESSIDADE ALIMENTAR. Conseguiram transformar a idia de comida-prazer em comida-necessidade. De uma suposta experimentao geral ou emprica tirou-se essa esdrxula concluso de que "quem no come, morre". No mundo, nos ltimos sculos, a idia maltusiana de que o aumento demogrfico redundaria em falta de alimentos e da em grave perigo para a sobrevivncia humana. Mas, A COMIDA ERRADA E EXCESSIVA A CAUSA DIRETA E INDIRETA DOS PERIGOS DE EXTINO DA ESPCIE HUMANA.

O homem est morrendo pela boca, pescado por nem sei l que foras maldosas e antihumanistas tenebrosas, que a cada dia tornam mais invivel nossa pretensa civilizao. O processo utilizado o condicionamento intoxicante dos alimentos. A denncia partiu h 4.000 anos pela pena de Moiss: o erro originador de todos os outros erros humanos foi comer outras coisas diferentes da Alimentao Frugvora, a especificada pela Natureza ao formar o Homem. A promessa de todos os profetas bblicos foi que viria um Salvador para livrar o homem do "pecado original". Veio e ensinou Diettica. Ensinou a Diettica do Jejum. A Diettica do Jejum, em um mundo bbado e alucinado pelos txicos alimentares e pelas iluses mercantis, um choque medonho. Com esta diettica postulamos, como h 2.000 anos NO NECESSRIO COMIDA PARA TER SADE. O JEJUM CURA. A COMIDA NECESSRIA MNIMA E SIMPLES. Assim vemos que h 2.000 anos o Maior Sbio do Planeta terra j havia enunciado o Poema da Luz... "Olhai os lrios dos campos. Olhai os passarinhos dos cus... Eles no se preocupam de manh noite com o que tero para comer ou para vestir... E nem Salomo, com toda sua opulncia, comeu ou vestiu mais ricamente que eles." Jesus era judeu, conhecia Moiss e ensinou Jejum. Cinco sculos foram suficientes para que os mercadores do templo, que o mandaram pregar na cruz, revogassem sua grande, nica e espetacular BOA NOVA. Hoje no se reconhece nem uma linha de base diettica do cristianismo. Chegam a dizer-nos que Jesus nunca pensou em diettica e s em mensagens religiosa e filosfica. E esquecem que o Sermo da Montanha s feito aps 40 dias de jejum; que Joo Batista, o precursor, s comia mel, gua e frutas do deserto (da rvore chamada "gafanhoto" ainda hoje existente na regio). Os ensinamentos do Evangelho evocam as frutas a todo instante, os Santos e mrtires faziam e sempre fizeram jejuns; faziam comida FRUGAL ("de frutas" e no "parca"), tinham poderes paranormais (fazer milagres) e comportamento espiritual ntimo e harmonioso, jamais forado ou preceitual/formal. E isso tudo se obtinha graas Diettica Crstica de jejuns e frutas. Todos os Grandes Mestres, aqueles que enunciaram os preceitos mais elevados de nossa espcie humana, todos eles condenam a CORRUPO ALIMENTAR; todos conheciam o Jejum, todos o praticavam e o recomendava. Melhor ainda MOSTRARAM com seus atos, suas vidas, seus poderes, o efeito do jejum. O alimento txico vicia e obriga a comer novamente e muito mais, por vcio. Em consequncia, o homem tem que trabalhar se quiser obter os mantimentos viciantes. Ficou escravo das sementes, dos cereais, de carnes, leite, ovos, conservas, condimentos, etc. As frutas no viciam e por isso foram desprezadas. A enorme maioria das pessoas, hoje, de longo tempo, est habituada a comer errado. O corpo est cheio de depsitos estranhos, enzimas viciadas, anticorpos e compostos venenosos, que o corpo vai querer eliminar rapidamente. Voc pode ter entupimentos, deformaes, ferimentos, putrefaes, distenses, etc, que, de imediato, sero atacadas pelo mecanismo de defesa corporal, acarretando dores, nuseas, tonturas, etc. Esta reao que nos permite diagnosticar as doenas logo no primeiro dia de jejum atravs das dores, dos odores, etc. Se voc est neste ltimo caso, ao fazer jejum vai sentir-se muito mal. E se come, pensando que FOME, FALTA DE COMIDA, seu corpo vai suspender a LUTA INTERNA, a batalha do interior, para comear a luta contra os materiais invasores, O INIMIGO EXTERNO. Vai parar de limpar a casa, para poder processar o carregamento novo. Vai parar de desmobilizar as enzimas excessivas que possua pois tem que coloc-las em uso novamente.

E assim voc entendeu que tudo volta ao costume anterior, um falso equilbrio de envenenamento, prosseguindo rumo cova inexoravelmente via DOENA, bloqueio mental e hbitos viciosos. Porm, se voc persistir em fazer jejum, vai passar por fases de limpeza e desintoxicao que lhe permitiro sentir-se muito bem. Para conseguir essa sensao boa, ter que fazer muitos jejuns curtos, adquirindo o hbito salutar de comer frutas, mel e gua nos intervalos entre os jejuns. O corpo ir sendo reconstitudo por si mesmo, mediante um processo natural de retorno s suas origens, funcionando de novo como deveria ser. H "alimentos" cujo efeito destrutivo e antienergtico produz dficit orgnico: somando os ATPs ("baterias" energticas humana) gastos para colher, preparar, mastigar, engolir, processar, absorver, quebrar sua qumica, converter, neutralizar e eliminar do corpo, temos muitas vezes a mais do que vale em ATPs o que o corpo conseguir utilizar deles. Tais so, por exemplo: carne de porco, gordura de vaca, pimenta do reino, pastel de massa frita, clara de ovo, todas as carnes em conserva, quase todos os enlatados que usam conservantes, etc. No comendo estamos melhor alimentados do que comendo "alimentos" produtores de gastos orgnicos superiores ao seu fornecimento! Em um jejum bem feito, o jejuador est muito mais forte e ativo do que quando est comendo. Alguns Tipos de Jejuns e seus efeitos A NO DESJEJUAR sabido que durante a noite, depois de feita a digesto da ltima refeio, o organismo inicia um processo de eliminao dos venenos e toxinas. Assim, prosseguir sem comer pela manh, contribuir para essa limpeza. Ao levantar tomaremos ch sem acar, limonada com mel, laranjada pura, gua pura, ou uma fruta de suco (abacaxi, laranja, uva, pera, mamo, melancia, melo, etc) e nada mais! Nada slido. O efeito : permitimos ao corpo jogar as toxinas alimentares pela pele e pelos rins, durante mais algum tempo, pois a noite toda o corpo esteve nesse esforo de descarregar o entulho do fgado e dos rgos em geral. Muitas doenas crnicas saram s com este modo suave de jejum. O certo para ficar livre das doenas teria sido NO COMER COISAS IMPRPRIAS PARA NO TER QUE ELIMIN-LAS. No almoo, prefira frutas, verduras e legumes, de preferncia crus, em forma de saladas. Voc comeara a sentir-se leve, sem aquela sensao de cansao, pois o corpo estar assimilando os alimentos sem precisar se desgastar com a digesto de comidas pesados e difceis (anti-naturais) para o organismo. B JEJUM DE 18 HORAS Este jejum abrange o sistema rigoroso do relgio comemos a ltima refeio digamos s 18 horas. Vamos dormir, em nosso horrio normal. De manh no desjejuamos e se possvel nem usamos frutas sucosas nesse horrio, ficando com um copo de gua. S voltamos a comer s 12 horas 9meio dia) do dia seguinte, totalizando 18 horas sem ingerir alimento. Isso feito sucessivamente por perodos de sete dias nos dar um ritmo de limpeza sistemtica do corpo que nos restaurar foras, energias nervosas, clarear a mente, retirar algumas gorduras excessivas, etc.

um jejum prprio para limpeza de fgado, devendo ser feito em conjugao com ervas amargas, verduras de folha amarga, suspenso de alimentos gorduroso, carnes, leite, ovos e produtos derivados destes, acar de cana, bebidas destiladas ou fermentadas, produtos enlatados, sintticos, qumicos e artificiais, conservas, etc. Lembremos que o sono e todos os estados de sonolncia so reflexos cerebrais produzidos pela sobrecarga do laboratrio armazm do corpo que precisa desligar outros circuitos de energia para usar a carga total no seu processamento de coleta, seleo e eliminao de venenos alimentares. Ao fazer este jejum por sete dias ou mais, como j dissemos, veremos subir todas nossas capacidades, inclusive com reduo das necessidades de sono para uma ou duas horas a menos do que estvamos acostumados. No consideremos isso como insnia... C JEJUM DE 24 HORAS Se prolongarmos o jejum das 18 s 18 horas do dia seguinte, base de gua, teremos os efeitos do jejum de 18 horas em dobro, agora fortalecendo o pncreas, o bao, o estmago (que ganha frias...), o rim (embora trabalhe com sobrecarga no comeo) e o crebro e sistema nervoso em geral, que se libertam de excitaes e entorpecimentos alimentares. Este jejum catalogado como regime alimentar de uma refeio nica por dia, a do anoitecer. D JEJUM DE 2, 3, 4 DIAS Ao passar das 24 horas sem ingerir alimento (seja com sucos diludos de uma fruta s, seja s a gua) entramos realmente em sistema de jejum. O jejum de 24 horas na realidade um sistema de cura leve, reforo da vontade, treinamento do tubo digestivo, que melhor pode ser aproveitado para diagnosticar nossas enfermidades crnicas e latentes, indicando qual o ponto do corpo que apresenta entupimentos, quais os venenos que temos que eliminar, e que volume deles existe no corpo. Basta observar onde di, a espessura da urina, a cor e cheiro do saburro da lngua, os gostos estranhos que vm ao paladar, as aceleraes cardacas, sudoreses, quedas de presso e temperatura, etc. Os mdicos antigos sabiam disso e acertavam mais... De dois dias para a frente em jejum que se obtm a melhor retificao de diagnstico possvel, e da em diante os jejuns so realmente curativos. da em diante que se obtm os resultados palpveis e comeam a ocorrer os perigos reais. Jejuns com menos de 48 horas so feitos para treinamento e para diagnstico dos pontos fracos de nossa sade, ou para desintoxicaes parciais e tratamentos leves e lentos. Se queremos efeitos curativos devemos preparar jejuns de 2, 3, 4 dias, como escalada no caminho da sade e repetir o processo mais de uma vez, at estar com experincia para jejuns mais longos. Os efeitos deste jejum mais longo so variadssimos. o o o o o o o o o Obtemos cura de doenas crnicas, enxaquecas, sinusites, gripes, disenterias, alergias, furnculos; obtemos cicatrizao de feridas; obtemos mais clareza mental; obtemos melhor funcionamento dos rgos corporais em geral; livramo-nos de infeces e viroses; melhora a agilidade fsica; recuperao de arteriosclerose e afeces de coronrias; detemos a queda dos cabelos; regredimos neoplasias;

o o o o

controlamos obesidades; regularizamos distrbios metablicos, gstricos, renais, glandulares, etc. obtemos dissoluo de pedras de vesculas, rins e bexiga; acabamos com cirroses, bronquites, asma, taquicardia, etc.

Durante o jejum, deve-se ingerir gua que seja de fonte, o mais natural possvel. O jejum uma cirurgia natural e fica mais suave se tomarmos mel, laranjada, limonada, usando se necessrio para adoar, produtos que sejam naturais. A maioria das enfermidades so a consequncia de hbitos de comer equivocados, de alimentos erroneamente combinados, de alimentos acidulosos e de preparaes comerciais de nossa atual civilizao. O homem o ser vivente mais doente da terra; nenhum outro violou as leis da natureza tanto como o Homem; nenhum outro animal come to erroneamente como o Homem. INSTRUES PARA O JEJUM 1. Preparar-se para que o jejum resulte mais fcil, substituindo gradualmente a dieta no sentido de diminuir a mucosidade (toxinas geradas pelos alimentos), auxiliando, tambm, por meio de laxantes e enemas; 2. Alternar jejuns curtos periodicamente coma alguns dias de dietas purificadoras, de alimentos de pouca mucosidade, ou sem mucosidade alguma; 3. Limpe-se o intestino grosso da melhor maneira possvel, com enemas, pelo menos em dias alternados; 4. Antes de iniciar um jejum mais longo, tome um laxante de vez em quando, sobretudo no dia anterior ao incio do jejum; 5. Permanea o mximo possvel ao ar livre, de dia e noite, com o mnimo de roupa; 6. Caminhe, faa exerccios leves, alongamentos, respiraes profundas e conscientes. Tambm descanse e durma bem; 7. Ao levantar-se, aps ter repousado, faa-o devagar, pois, de outro modo poder sentir tonturas. Esta ltima condio no grava, porm, melhor evit-la da maneira indicada; 8. Os melhores alimentos laxantes, para depois de um jejum so as frutas frescas doces; as melhores de todas so as cerejas e as uvas; depois, as ameixas pretas, demolhadas ou fervidas. Isso, para quem j possui uma alimentao sem carnes. 9. Nos casos correntes aconselhvel interromper o jejum com vegetais no farinceos, cozidos ou cruz. O espinafre fervido de um efeito especialmente bom; 10. Se a primeira refeio no causar mal estar nenhum, pode-se comer tanto quanto se deseje. Dr. Mario Sanchez

You might also like