You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS, COMUNICAO E ARTES CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE COLEES I

FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE COLEES (FDC):


Planejamento e Implementao de Recursos Informacionais em Unidades de Informao/Bibliotecas

Prof. Edivanio Duarte de Souza edivanioduarte@gmail.com

Macei-AL 2011.1

Contextos de Formao e Desenvolvimento de Colees (FDC)


A expresso desenvolvimento de colees muito nova na literatura biblioteconmica;
grau de importncia insuficiente; desconhecimento da interligao das atividades que compem o planejamento e a constituio dos acervos informacionais;

O desenvolvimento da Biblioteconomia promoveu paulatinamente a sntese das preocupaes originando uma nova especialidade o desenvolvimento de colees:
mudanas estruturais da organizao do conhecimento registrado; modificaes na disseminao do conhecimento.

Histria e Evoluo de FDC


Aumento da preocupao com a FDC nas ltimas dcadas; Impossibilidade de acompanhamento do crescimento dos recursos informacionais (lei do crescimento exponencial da cincia, dcada de 1950, Solla Price) exploso bibliogrfica; Impossibilidade de tratamento adequado do material informacional; Emergncia de um possvel caos documental (Bradford) exploso bibliogrfica; Parte do material produzido se constitui em repetio e, portanto, de pouca importncia;

Histria e Evoluo de FDC


Aumento da preocupao com a seleo de acervos para evitar redundncias bibliotecas universitrias e acadmicas; Questes envolvidas:
financeiras (coleo, espao fsico e pessoal); tcnico-cientficas (incapacidade de acompanhar a produo); formatos de materiais (peridicos, discos, filmes, diapositivos); tratamentos adequados do material; espaos fsicos para acomodao da coleo.

Impossibilidade de no impor limites quantidade de materiais a serem adquiridos, tratados, organizados e armazenados;

Histria e Evoluo de FDC


A preocupao com a FDC antecede as dcadas de 1960 e 1970, mas foram nelas intensificadas boom de FDC:
artigos sobre o DC ou suas atividades; manuais especializados; teses e dissertaes; peridicos especializados; ttulos de sees e enfoques de anuais de reviso de literatura (a seo Library Resources & Technical Service => Collection Development and Preservation => Collection Development).

Antes existia um alheamento dos profissionais, deixando que o FDC obedecesse teoria do laissez-faire (parte da expresso francesa "laissez faire, laissez aller, laissez passer = deixar fazer, deixar ir, deixar passar);

Histria e Evoluo de FDC


A preocupao com a seleo parece ter sempre existido, mas como acrscimo de novos ttulos, no sentido de construo; Com a aquisio aquela parece tambm ter sempre existido, mas a responsabilidade do Bibliotecrio relativamente nova; A FDC surge como uma evoluo da seleo; A conscientizao da exploso bibliogrfica representa a grande contribuio evoluo do FDC; Da nfase no modelo de armazenamento, passa-se para o modelo de acesso, destacando-se o compartilhamento de materiais informacionais.

Modelos Tericos da FDC


Modelo hierrquico de Hendrik Edelman:
Nvel 1 - Desenvolvimento de colees: planejamento; Nvel 2 Seleo: tomada de deciso; Nvel 3 Aquisio: implementao das decises. Apesar da estrutura hierrquica do seu modelo, Edelman reconhece que os itens componentes dos trs nveis esto em constante interao e sobreposio;

Modelos Tericos da FDC


Modelo estruturalista de James C. Baughman:

Fonte: Vergueiro (1993).

Modelos Tericos do FDC


Modelo estruturalista de James C. Baughman:
relacionamento entre as partes constituintes; trs componentes bsicos:
uso (grupos de demandas); conhecimento (grupos de disciplinas, assuntos, tpicos e reas de estudo - registro em diversos suportes); Biblioteconomia (grupo de relaes entre os diversos assuntos).

a interseo entre esses trs componentes resulta na FDC. FDC = PLANEJAMENTO + IMPLEMENTAO + AVALIAO:
planejamento da coleo: uso conhecimento; implementao da coleo: conhecimento Biblioteconomia; avaliao da coleo: uso Biblioteconomia.

Modelos Tericos da FDC


Modelo Sistmico de G. Edward Evans:

Fonte: Vergueiro (1989, 1993).

Modelos Tericos de FDC


Modelo Sistmico de G. Edward Evans:
identificao dos pontos fortes e fracos de uma coleo; constante avaliao dos recursos informacionais e das necessidades dos usurios; caracterizado pela continuidade, pelo carter cclico e pela integrao sistmica; composto por seis etapas distribudas no mesmo nvel:
estudo da comunidade; poltica de seleo; seleo; aquisio; desbastamento; avaliao.

A comunidade interfere em todas as etapas, exceto na aquisio; O Bibliotecrio se apresenta como gestor de todas as etapas.

Modelos Tericos de FDC


Bonita Bryant, considerando as estruturas organizacionais utilizadas no desempenho das atividades de FDC, identifica trs aspectos:
postura de aquisio: confiana na seleo de materiais realizada externamente biblioteca; pouco controle do Bibliotecrio sobre a coleo; postura de seleo: concentra nos bibliotecrios a responsabilidade pela FDC, apesar das possveis selees externas biblioteca; postura de administrao e desenvolvimento de colees: distribuio de tarefas de FDC entre Bibliotecrios; articulao quase completa entre a poltica e o desenvolvimento sistemtico da coleo.

Modelos Tericos de FDC


James A. Gogswell compreende que a nomenclatura DC se tornou insuficiente devido a diversidade de atividades que compem a administrao e desenvolvimento de colees; Segundo Gogswell, a administrao de colees compreende oito etapas:
planejamento e elaborao de polticas; anlise de colees; seleo de materiais; manuteno da coleo (re-seleo, preservao, descarte e armazenamento); administrao fiscal; contato com usurio; compartilhamento de recursos; avaliao do programa.

Particularidades na FDC
Diferentes tipos de bibliotecas implicam em diferentes abordagens de FDC; Maior preocupao com a FDC em bibliotecas universitrias e/ou especializadas, em detrimento de bibliotecas pblicas e escolares; Essa diferena tambm se encontra em cada uma das atividades que compem a FDC; Alm dos tipos de bibliotecas, existem diferenas na FDC em cada biblioteca especfica.

Bibliotecas Pblicas
Clientela mais dinmica e diversificada; Maior nfase no estudo da comunidade; Cuidado especial em relao seleo de materiais; Necessidade de uma boa poltica de seleo; Ateno tambm s etapas de avaliao e desbastamento do acervo.

Bibliotecas Escolares
Suporte s atividades curriculares (didticas e pedaggicas); Maior nfase na etapa de seleo de materiais; Necessidade de uma poltica de seleo orientada pelo/para o programa curricular; As atividades de avaliao e desbastamento sero enfatizadas quando da existncia de eventuais mudanas nos programas e/ou currculos.

Bibliotecas Universitrias
Suporte aos objetivos e atividades acadmicos (ensino, pesquisa e extenso); Coleo com forte tendncia ao crescimento; Clientela relativamente homognea; Maior nfase na avaliao e no desbastamento; Nas bibliotecas universitrias de faculdades isoladas, a FDC se aproxima das bibliotecas escolares subsdios a programas ou currculos acadmicos.

Bibliotecas Especializadas ou de Empresas


Atende s necessidades de informao de organizaes (institutos de pesquisa, laboratrios, empresas, etc.) ; Tm objetivos bem definidos;

Maior nfase na necessidade de especificaes de normas para o processo de seleo de materiais;

Coleo formada por materiais no convencionais.

A FDC no Brasil
Duas questes fundamentais:
As colees esto sendo desenvolvidas criteriosamente? Elas esto seguindo qualquer tipo de parmetros?

Pouco ou quase nada tem sido feito em direo ao efetivo desenvolvimento de colees; Disso decorre o inchao das colees e o crescimento desordenado; O DC no foi jamais encarado com seriedade suficiente, exceo feita s bibliotecas universitrias e especializadas;

A FDC no Brasil
Essa diferena de tratamento quanto FDC tambm evidenciada a partir do estabelecimento de catlogos coletivos; Outro indcio de insuficincia da FDC no pas concerne sua incluso no currculo mnimo do Curso de Biblioteconomia apenas em 1982; A FDC parece se ater a questes pontuais do assunto, no apresentando uma viso profunda; A rea da FDC ainda no se encontra suficientemente sedimentada no pas.

Situao da FDC
A FDC est em constante evoluo; Surgimento de outras especialidades, demonstrando amadurecimento considervel, inobstante ao pouco tempo de sua constituio; H necessidade de encarar a FDC como um fator importante do planejamento e da administrao dos servios informacionais; Embora em ritmos diferentes, essa evoluo no se restringe aos pases de primeiro mundo, abrangendo pases considerados perifricos como o Brasil.

Referncias
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de colees. So Paulo: Polis, APB, 1989. 96p. ______. Desenvolvimento de colees: uma nova viso para o planejamento de recurso informacionais. Cincia da Informao, Braslia, v. 22, n. 1, 1993. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1208/849>. Acesso em: 11 mar. 2011.

You might also like