You are on page 1of 16

Psicologia: Teoria e Pesquisa 2010, Vol. 26 n. especial, pp.

65-80

Clnica Psicanaltica: Aproximaes Histrico-Conceituais e Contemporneas e Perspectivas Futuras


Luiz Augusto M. Celes1 Universidade de Braslia
RESUMO - O texto prope uma reviso crtica da psicanlise, enfatizando sua origem em Freud e suas conquistas mais recentes. Marca a evoluo da obra freudiana pelos seus principais balizamentos, a saber, a descoberta, a importncia e o alcance do inconsciente e as questes da intensidade, sexualidade, pulsionalidade e das relaes de objetos, suas variaes, avanos e retrocessos. Identificam-se trs modelos que guiam o pensamento psicanaltico originrio e suas derivaes: o neurtico, o melanclico e o paranico. O texto sugere ainda demarcar os principais aspectos em evidncia na psicanlise atual, incluindo autores brasileiros. Finalmente, dedica-se a uma reflexo sobre os vetores que podero guiar o futuro da psicanlise em termos de seus aspectos tericos e clnicos, sua rea de atuao e suas relaes com a cultura. Palavras-chave: psicanlise; inconsciente; sexualidade; pulso; relaes de objeto.

Psychoanalytic Practice: Historical, Conceptual and Contemporary Approaches and Future Perspectives
ABSTRACT - This essay proposes a critical review of psychoanalysis, emphasizing its origin in Freud and its more recent achievements. It points out the evolution of Freuds work by means of its most important markers, namely, the discovery, importance and scope of the unconscious, and issues concerning intensity, sexuality, pulsion (trieb) and variations, advances and retreats of object relations. Three guiding models of the original psychoanalytic thought and its derivations are identified: the neurotic, the melancholic and the paranoid. The main aspects in evidence in contemporary psychoanalysis are also emphasized, including Brazilian authors. Finally, it is presented a reflection on the vectors that may guide the future of psychoanalysis with respect to its theoretical and clinical aspects, areas of expertise and relations with culture. Keywords: psychoanalysis; unconscious; sexuality; pulsion; object relations.

O convite para participar deste nmero especial de Psicologia: Teoria e Pesquisa, em comemorao dos seus 25 anos de existncia, para ns uma honra e traz-nos a oportunidade de recuperar uma viso geral da psicanlise, relembrar sua fundao e delinear algumas de suas principais matrizes na atualidade at propor vetores de desenvolvimento para seu futuro. Dada a natureza da demanda a este texto dirigida, ele no poder conter detalhes de consideraes tcnicas muito precisas, embora pretenda ser rigoroso e fidedigno. O que apresentamos a seguir ser uma tomada em perspectiva dos aspectos histricos e contemporneos da psicanlise, seguida de uma visada no sentido de sugerir algum cenrio para o seu futuro. As duas primeiras consideraes estaro sob a dependncia de nossa interpretao, pois sabe-se que a psicanlise caracteriza-se por uma multiplicidade de abordagens que no se sintetiza facilmente (talvez jamais), o que impe necessrios recortes para uma abordagem geral e em perspectiva. Portanto, interpretao e recortes determinam o desenvolvimento deste texto. Ainda sobre as duas primeiras tomadas do texto, no se far um apanhado histrico objetivo, melhor dizendo, no se far e no se pretende fazer aqui uma histria da psicanlise. No somos historiadores nem das ci1 Endereo para correspondncia: Departamento de Psicologia Clnica, Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Campus Darcy Ribeiro. Braslia, DF. CEP 70910-900. E-mail: celes@unb.br.

ncias, sequer da psicanlise. Mas temos, os psicanalistas, o hbito de recorrermos s origens de nossa disciplina e prtica, porque nos so inspiradoras. A psicanlise passou por grandes mudanas, cujos motivos so diversos e apoiam-se nos seus prprios avanos internos, determinados pelos limites de sua tcnica, de seu mtodo, e pelas exigncias advindas do mundo onde se desenvolveu e desenvolve, com vistas sua adaptao e atendimento s demandas que lhe chegam. Apesar das profundas mudanas, as origens da psicanlise marcam a ndole de sua teoria e clnica, uma vez que suas descobertas fundamentais l se encontram, quais sejam, adiantando, a descoberta e conhecimento do inconsciente e da sexualidade como os fatores em torno dos quais se organizam as subjetividades. Teoria do inconsciente e teoria pulsional, clnica do inconsciente, segundo o processo da interpretao, e clnica da pulso, segundo a ateno dada economia psquica, so os marcos fundamentais da psicanlise e apoio de todo seu desenvolvimento (e, por que no dizer, de seu progresso). Mesmo alteraes que explicitamente no se afinaram ao desenvolvimento freudiano afastando-se das concepes do inconsciente sistemtico e da pulso como o propulsor das estruturaes psquicas nos humanos partiram de Freud e em face crtica com ele se desenvolveram. At as concepes psicanalticas que mais se distanciam das freudianas, como a das relaes de objetos (e.g., Fairbairn, 1952/1999), mantm com elas referncias crticas. Assim,
65

L. A. M. Celes

iniciaremos nossas discusses estabelecendo o sentido freudiano da psicanlise, estender-nos-emos em concepes aps Freud, sejam freudianas ou no, buscando rapidamente caracteriz-las, esclarecer suas motivaes e delimitar seus pontos de inflexo. Por fim, vamos sugerir alguns cenrios para o futuro da psicanlise. Nesse aspecto, no h feito para se olhar, mas sugestes a partir de avaliaes do que correntemente se d. Com isso, no estaremos sujeitos ao erro de interpretaes ou sua demasiada parcialidade. A questo ser a de uma esperana que seja v e que somente o futuro avaliar. Estamos assim munidos de nossas desculpas e de alguma introduo temtica j realizada, da qual se pode averiguar sua ndole. Ainda uma ressalva. O convite por ns recebido para este artigo tinha como ttulo do campo a ser abordado Clnica psicanaltica. Buscaremos ser fieis sugesto contida nesse ttulo. Isto no muito difcil de ser atendido. Embora se possa tomar a psicanlise como pura teoria, como pensamento ou filosofia (Figueiredo, 2000), sua inspirao e origem no essa. clnica. A psicanlise o nome do trabalho de tratamento das neuroses. Psicanlise o nome de batismo desse trabalho, o nome prprio de uma prtica de tratamento que teria alcanado desenvolvimentos inicialmente inimaginveis, j constatava seu fundador (Freud, 1925/1989d). A partir de uma prtica de tratamento, desenvolveu-se at alcanar uma compreenso total dos homens e de seus destinos, tornando-se de importncia para a cincia e para a vida. Maior alcance se pode verificar na psicanlise hoje, comparada com o que Freud props, embora certo otimismo revolucionrio da psicanlise se tenha arrefecido um tanto em seus 110 anos de histria. Mas as artrias onde circulam o sangue renovado e renovador da psicanlise foram e permanecem sendo clnicos. Em sua prtica, a psicanlise esbarrou-se com as crticas que motivaram o seu desenvolvimento, suas mudanas, transformaes e reviravoltas. Desse modo, a teoria psicanaltica encontra seu sentido na clnica, seu lugar de experincia e seu crivo, sem que possamos afirmar, ilesos, tratar-se a clnica da aplicao da teoria. Embora esta se torne parcialmente autnoma, a ponto de se poder fazer da psicanlise uma filosofia (ou nela se inspirar para isso), o vetor de construo da teoria psicanaltica no geral inverso: do trabalho de psicanlise teoria. Assim, no fazemos distino rgida entre a teoria e a prtica. Assumimos a formulao de que a teoria em psicanlise teoria da clnica psicanaltica, teoria de sua prtica, embora nem sempre seja teoria de sua tcnica. Mas a teoria a formulao da compreenso clnica, mesmo em seus momentos mais abstratos, mais metapsicolgicos.

antiga, se apoia no logos e em sua fora (Vaz, 1974). No h avaliao que no reconhea no logos filosfico e depois cientfico toda a potncia do desenvolvimento ocidental (para o bem ou para o mal, pode-se acrescentar). A hegemonia do Ocidente nele se apoia; e o Oriente que ensaia sua hegemonia, submeteu-se ao logos cientfico e tecnolgico e dele faz uso pleno. verdade que assim no aconteceu simplesmente pela fora do pensamento cientfico. A ele precisa-se acrescentar o modo de produo capitalista do qual se conhecem os benefcios e as perdas para nossas vidas. Enfim, no esse o nosso tema, mas o a psicanlise e seu aspecto negativo com respeito, grosso modo, ao que se vinha desenvolvendo no pensamento ocidental hegemnico2. A negatividade que a psicanlise representa para o pensamento Ocidental, que a funda e se constitui vetor de seu desenvolvimento e de sua riqueza e originalidade se expressa na teoria do inconsciente e na teoria da sexualidade. Pois, ento, tomado o inconsciente como a base da neurose e esta, no sentido amplo e geral, como o que se caracteriza pelo inconsciente, a obra angular que a Interpretao dos sonhos (Freud, 1900/1987a) justamente permite ampliar a presena do inconsciente em toda ao humana. O inconsciente passa a ser o psquico como tal, em oposio ao psquico como conscincia e razo, que caracteriza a compreenso e a base do pensamento Ocidental. Se todos somos inconscientes, no sentido sistemtico, se a maior parte de nossa vida mental se passa inconscientemente e no inconsciente, todos somos neurticos. Se nossas aes so derivadas do recalcado, todos somos, de modo geral, neurticos, e elas, as aes, so, em alguma medida, sintomticas, o que justifica a considerao da psicopatologia presente na vida cotidiana (Freud, 1901/1989h). A natureza inconsciente do psiquismo um dos fatores que trouxeram para a psicanlise o seu sentido revolucionrio, no que diz respeito ao tratamento da neurose, compreenso do humano e da base do pensamento. Inconsciente e interpretao descoberta e afirmao do psiquismo inconsciente se associa a clnica psicanaltica da interpretao. A interpretao se constitui no mtodo de acesso ao inconsciente recalcado, meio pelo qual o neurtico se desembaraa do sintoma. Tendo Freud muito cedo se desvencilhado do objetivo de superao dos sintomas dos neurticos, rapidamente, j em 1905, estabelece que a cura dos sintomas constitui-se um ganho secundrio do tratamento psicanaltico (Freud, 1905/1989c). Significa com isso uma mudana profunda no mtodo que Freud desenvolvia no fim do sc. XIX, qual seja, o mtodo catrtico, associado anlise da memria recalcada, mtodo este que havia sido estabelecido por Breuer (cf. Freud & Breuer, 1895/1987) e fartamente utilizado por Freud. No mais se trata a neurose, mas o prprio sujeito que no se deslindar do inconsciente. Sobre o inconsciente se busca um conhecimento profundo, para que o indivduo possa apoderar-se de si, ainda que no de modo absoluto, de suas
2 So considerados pensadores da negao, Nietzsche, Marx e Freud. Conjuno singular, embora no se encontrem entre eles influncias mtuas viscerais.

Principais Balizas da Clnica Psicanaltica


Todos somos neurticos e todos somos perversos O ttulo francamente provocativo deste subitem necessita ser matizado e carrega toda a ndole revolucionria da psicanlise de que falamos acima. De fato, a psicanlise surge como negatividade, se confrontada com a longa tradio do pensamento ocidental que, desde o seu nascimento na Grcia
66

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

Clnica Psicanaltica

decises, e assumir para si a responsabilidade de seus desejos (por seu inconsciente, embora dele, ele escape). Inicia-se um movimento de etificao (e.g., Frana, 1996; Katz, 1984; Kehl, 2002; Szasz, 1983), por assim dizer, da psicanlise e sua aproximao antropologia, sendo a tica de que se trata a do desejo. Mais que isso, estabeleceu-se, com a interpretao como mtodo da psicanlise, uma confiana com respeito linguagem na qual Lacan teria se apoiado (Kristeva, 1996) para recuperar a psicanlise segundo seus eixos originrios, que teria se perdido aps Freud. Embora esteja no prprio fundamento do psiquismo inconsciente a ideia da impossibilidade de dissoluo do inconsciente, o tratamento tem como horizonte terico tal alcance, mas um horizonte, ao qual, como acontece com o horizonte efetivo, no se chega. A mudana tcnica ocorrida foi profundamente coerente com o entendimento que se alcanou na Interpretao dos sonhos (Freud, 1900/1987a), que estabeleceu a no exclusividade neurtica do inconsciente. Somos todos inconscientes em nossos desejos mais profundos e significativos, somente uma parte de nossos pensamentos consciente e deles pouco temos conhecimento; portanto, somos todos neurticos no sentido mais geral do termo. O modelo do sonho, que no se especializa somente na proposta lacaniana, adquire, como o sugere Green (2003a), todo seu vigor para o tratamento psicanaltico e, embora secundado por determinado perodo, retoma contemporaneamente seu lugar privilegiado na clnica psicanaltica e na compreenso da constituio e estruturao do psiquismo, certamente com a influncia determinante da releitura de Freud proposta por Lacan. A intensidade (primeiras aproximaes) Entretanto, nem somente de significado (de linguagem) vivem os homens, embora seja essa uma das descobertas fundamentais da psicanlise freudiana. A vivacidade do discurso ou da narrativa que propicia interpretao e realiza interpretao nunca esteve fora da ateno de Freud, e nem se instalou na preocupao psicanaltica de modo secundrio. A intensidade da experincia e a intensidade da ideia recalcada ou reprimida sempre estiveram na mira das consideraes freudianas, como elemento de recalque e como fator de tratamento. Desde a primeira formulao do mtodo do tratamento psicanaltico (Freud & Breuer, 1895/1987), a expresso do afeto que acompanha a lembrana recalcada torna-se a exigncia e a condio para a dissoluo do sintoma neurtico, o mtodo de cura, como ento se o entendia. Como elemento de recalque, ser a ideia insuportavelmente intensa o alvo do recalque, e sua intensidade deslocada determinar o sintoma histrico, como se observa na mesma obra de Freud e Breuer. Rapidamente se apresenta, na clnica freudiana, a descoberta da origem da insuportvel intensidade afetiva, qual seja, a experincia sexual prematura, impossvel de ser elaborada ou significada. Prematuridade que resistiu compreenso circunstancial e mostrou-se ser a regra da experincia sexual, como veremos a seguir. Elabora-se, no perodo de 1895 a 1905, o que se constitui o segundo pilar do edifcio psicanaltico, qual seja, a teoria da sexualidade. Essa teoria, apresentada em Trs
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

ensaios sobre a teoria da sexualidade (Freud, 1905/1989j), constitui-se, inicialmente, como ensaios, como uma abordagem hesitante de Freud sobre a fora determinante mais radical do desenvolvimento psquico. A partir desse livro, a sexualidade elevada ao conceito, e assim permanece, de sexualidade infantil. Esta no designa simplesmente a sexualidade presente na infncia, nem a sexualidade presente na experincia sexual infantil. Sexualidade infantil deve ser tratada como o conceito de sexualidade na psicanlise. Ela designa um modo de sexualidade que est presente na infncia, mas se prolonga, jamais sendo superada, por toda a vida do sujeito. A sexualidade infantil aquela que de maneira mais evidente se manifesta no adulto perverso, e que no neurtico ou no normal-neurtico permanece ativa em suas fantasias: mostra-se distorcida nos sintomas neurticos e mantm-se sob forte recalque no normal-neurtico. A sexualidade infantil, mais precisamente, os representantes das experincias sexuais infantis so os alvos do processo de recalcamento. A sexualidade compreendida, desde ento, como prematura por natureza (ver Celes, 1994). A sexualidade infantil, perversa-polimorfa, constitui-se a sexualidade por excelncia, sendo considerada a sexualidade originria. A sexualidade dita adulta e genital resultado de uma transformao da sexualidade originria, e dela conserva seus traos. De tal maneira que jamais o sujeito se liberta completamente da influncia das primeiras experincias sexuais, mesmo que essas vigorem de modo modificado, sob a determinao dos diversos deslocamentos e condensaes caractersticos das representaes recalcadas. Somos todos perversos no sentido geral, pois a sexualidade humana polimorfa em sua origem e vigncia, sendo seus delineamentos adquiridos ao longo do desenvolvimento afetivo sexual. No entanto, no h no entendimento psicanaltico inaugural uma concepo desenvolvimentista da sexualidade. O desenvolvimento de que se trata , segundo uma metfora utilizada por Freud, como as larvas de um vulco: cada camada permanecendo intacta sob as camadas que se constituem de erupes posteriores. Uma prospeco geotcnica as identificaria todas, como acontece com a prospeco psquica proporcionada pelo trabalho de psicanlise. As representaes das experincias sexuais infantis presentificam-se no trabalho de anlise. Nessa perspectiva se fia o tratamento psicanaltico que, se no consegue liquidar o inconsciente, tampouco desfar de maneira completa as marcas e as repeties das experincias sexuais infantis, permanecendo estas mais ou menos integradas ao comportamento dos sujeitos. Certa disponibilidade do prprio desejo (que sempre ser infantil ou ter suas razes na sexualidade infantil) talvez seja o mximo que se pode esperar do tratamento psicanaltico. Pontalis (1997) sugere que o que h de mais caracteristicamente originrio na psicanlise precisamente a ideia de que o tempo no passa. L, por assim dizer, no fundo do nosso inconsciente, permanecemos infantis como o fomos (Tanis, 1995; Zavaroni, Viana & Celes, 2007), permanecemos impulsionados pelas marcas indelveis das experincias de satisfao que ento gozamos. Na psicanlise freudiana do modelo neurtico no h entendimento de que o desenvolvimento psquico se compromete por carncia, mas por excesso. A experincia de prazer muitas vezes repetidas, vi67

L. A. M. Celes

ciada, como o dir Freud no caso Dora (Freud, 1905/1989c), fixa-se, atraindo para si impulsos posteriores de satisfao. No entanto, nem todo sintoma, nem todo sonho, nem todo ato falho pode ser interpretado, dele no se pode achar o seu ncleo recalcado. Freud j havia indicado em 1895 (Freud & Breuer, 1895/1987) que nem todo sintoma histrico se deixa interpretar completamente. Na Interpretao dos sonhos (Freud, 1900/1987a), o umbigo do sonho ocupa o lugar do impossvel de ser deslindado; as cenas mais primitivas somente podero ser construdas pelo analista (Freud, 1937/1986a), indicando-se, assim, o limite da interpretao como simples doao de sentido, mesmo que dela ativamente participe o analisando no trabalho que lhe cabe de associao livre. O limite da anlise e o limite do compreensvel no humano anunciam-se em Freud como fantasias originrias, que seriam algumas limitadas matrizes filogeneticamente adquiridas que guiariam a constituio e a estruturao do psiquismo. As inelutveis fantasias originrias da cena primitiva, da seduo e da castrao seriam organizadores herdados herdados pela linguagem, sugere Forrester (1980) da vida pulsional primitiva nos seres humanos: ncleos do inconsciente. Pulso sexual e pulso de autopreservao organizao do inconsciente, alm do recalcado propriamente dito constitudo pelo recalque originrio, pelas fantasias originrias , associam-se as elaboraes sobre a fora que impulsiona o sujeito em oposio ao otimismo inicial da psicanlise. Inicialmente restrita sexualidade como experincia vivida, que, portanto, poderia adequadamente oferecer-se interpretao, a compreenso da psicanlise estendeu-se ao limite entre o psquico e o orgnico com a noo de pulso. A sexualidade infantil rapidamente se caracterizou em Freud como pulsional, como fora incessante de origem somtica que se apresenta como exigncia de trabalho psquico. O entendimento radical do psiquismo em conflito se constituiu inicialmente na oposio entre a pulso sexual e a pulso de autopreservao. Foras pulsionais sexuais, regidas pelo princpio do prazer, contra foras egoicas, tambm pulsionais, regidas pelo princpio de realidade, constituem a primeira formulao do conflito psquico na psicanlise. As pulses de autopreservao tm sentido alm das de foras internas que visam a manuteno e conservao da vida do organismo. Elas so marcadas pelas exigncias culturais, formatadas e modeladas pela educao, pela conscincia moral e pela vida civilizada. As pulses de autopreservao condensam tais aspectos ou pouco os discriminam. O eu suposto, nas formulaes sob o imprio do modelo neurtico, um dado inquestionvel, natural quase. O modelo neurtico da compreenso do psiquismo e da clnica baseada na interpretao, segundo o enquadre guiado pela regra fundamental da associao livre, caracteriza o que se convencionou chamar psicanlise padro. Convm lembrar que designamos tal compreenso freudiana de modelo neurtico baseados numa extenso, que talvez no seja totalmente apropriada, do conceito freudiano de neurose. Green (2003a, 2003/2005) sugere dizer modelo do sonho, em referncia explcita Interpretao dos sonhos, em contraposio ao modelo me-beb, que a frente
68

retomaremos. O enquadre clnico em questo, lembremos, o que parcialmente se expressa no senso comum com respeito psicanlise: o div, onde o analisando se reclina, adotando a atitude a mais livre possvel diante dos seus prprios pensamentos, que se requer que os diga em voz alta. Fora de sua vista, posiciona-se o analista em atitude de ateno livremente flutuante, que a atitude correspondente associao livre do analisando. A ateno do analista se completa com a neutralidade benevolente que lhe permita permanecer na posio simultaneamente engajada e distante (em reserva) com respeito ao analisando e seu discurso. A regra da associao livre designa a atitude fundamental do analisando em anlise. Ela no corresponde diretamente exigncia de um discurso em associao livre. Como bem o lembra Green (1983/1988), o discurso do analisando sempre de incio um discurso narrativo; somente a escuta do analista, sua devida ateno flutuante, trar a esse discurso o seu carter associativo (Celes, 2005a). Jamais fez parte do pensamento psicanaltico considerar o analisando como uma espcie de mquina associativa, independente do analista, o qual, por seu turno, estaria na posio de neutralidade e frieza absolutas. Essa ideia corresponde a outro senso comum com respeito psicanlise que no se cumpre; lcito se afirmar que tal ideia muito se faz presente no af curativo e otimista de psicanalistas iniciantes, que no teriam se submetido, eles mesmos, a uma profunda anlise pessoal. Percebe-se, desde ento, para completarmos esse pensamento sobre a clnica psicanaltica, por quais rigorosos caminhos, composto de anlise pessoal, estudos e superviso, deve passar a formao do psicanalista. O pulsional e o narcisismo (o eu e o objeto) O modelo do conflito neurtico de que viemos falando encontra sua crtica na reflexo sobre as psicoses, iniciada com o caso Schreber (Freud, 1911/1987b). Tal crtica se estender na considerao sobre o narcisismo, estado inicial responsvel pela constituio e pelo desenvolvimento do eu. Sendo, ento, o eu resultado do investimento libidinal do corpo prprio, no haveria mais sentido pensar-se na pulso egoica de autopreservao que fosse independente da sexualidade. A pulso de eu se entende, ento, como a libido retida no eu, sendo o conflito pulsional estabelecido entre a pulso de eu e a pulso de objeto, ou seja, a libido que a partir do eu dirigida ao objeto. Trata-se agora de conflito da distribuio de libido, e regido pela forte oposio entre o amor-prprio e o amor de objeto. O narcisismo se constitui fase intermediria entre o autoerotismo (estado inicial da sexualidade presente desde o modelo neurtico do psiquismo) e o investimento de objeto. O narcisismo, assim, constitui-se como uma interposio, na perspectiva do desenvolvimento do psiquismo, que se consolida com a formao do eu como instncia psquica. O eu, ento, se torna estruturalmente mediador entre o isso (fonte e origem das pulses) e o mundo externo. No entanto, o mundo externo no ser jamais lquido e certo, o que se encontra fora do psiquismo, pois muito do mundo com que o eu se v confrontado, se no todo, se constitui de objetos internalizados. Sejam estes os objetos da identificao, com os quais o eu se compe de modo mais
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

Clnica Psicanaltica

ou menos integrado, sejam os objetos da identificao que se destacam do eu, constituindo os ideais, segundo Freud (1923/1989b), e, mais precisamente, o superego, sejam, ainda, numa perspectiva aps Freud, objetos incorporados (Abraham & Trok, 1987) que assim tm vigncia no interior do psiquismo, mas como corpos estranhos ao eu. Os objeto excitante e objeto rejeitante, em relao estreita com partes do ego como ego libidinal e sabotador interno, respectivamente, como os distinguir Fairbairn (1952/1999, p. 105), e os objetos concretos no interior do psiquismo (Bion, 1967/1994) bem ilustram a independncia dos objetos incorporados e sua ao de ciso sobre o ego. Se usamos a neurose como base do modelo freudiano da sexualidade, a economia da distribuio libidinal entre o eu e o objeto encontra seu apoio na melancolia, porque nela se condensam os destinos da economia pulsional aliados aos investimentos de objetos com os quais o eu se identifica, no mesmo passo em que neles se aliena, num conflito de integrao e ciso do eu, por meio dos processos de identificao e incorporao. Por homogeneidade e paralelismo elaborao que viemos desenvolvendo, sugerimos nomear aqui modelo melanclico o entendimento freudiano do conflito que agora se pe em evidncia. Em um dos muitos aspectos do pensamento de Green, o modelo melanclico explorado e conduzido adiante. A partir de uma retomada crtica do pensamento freudiano, Green (1983/1988) busca discriminar modos do narcisismo que possam dar sustentao compreenso de formas psicopatolgicas contemporneas. O tema da me morta (Green, 1983/1988) e da constituio dos limites psquicos ganha relevo e retomado por diversos psicanalistas contemporneos (Kohon, 1999). Entretanto, as psicopatologias contemporneas muito so utilizadas, por diversos autores e correntes em psicanlise, para fundamentar compreenses psicanalticas distintas das freudianas, como o abandono da preponderncia do pulsional na constituio subjetiva, e para colocar em segundo plano o dipo como ncleo da organizao subjetiva. Alguns autores utilizam-se da reflexo greeniana voltada para a considerao da psicanlise em suas diversas facetas, para justificar seus afastamentos ou suas aproximaes de Freud. Green parece-nos mais rigoroso e cuidadoso, pois inspirado em Freud, Winnicott e outras teorias do psiquismo, como a de Bion, busca uma reflexo do conjunto da psicanlise, sem a preocupao de fazer uma grande sntese, ademais inexecutvel, objetivando aproximaes crticas entre suas partes, a fim de pensar, sem abandonar a teoria pulsional nem a das relaes de objeto, uma metapsicologia que sustente ou faa jus s novas demanda de psicanlise, notadamente as advindas dos nomeados estados narcisistas, borderlines, casos limites, enfim, estados psquicos nos quais estariam em questo a constituio do psiquismo, ele mesmo, e sua delimitao. No entanto, os movimentos da psicanlise em direo ao que se convencionou chamar de teoria das relaes de objeto anterior s reflexes de Green e mantm-se independentemente desse autor, embora por vezes se busque nele alguns apoios. A teoria das relaes de objeto, plural que seja, segundo um de seus mais expressivos adeptos na atualidade (Ogden, 2002/2003), sustenta de modo geral a compreenso de que estados muito primitivos da constituio do psiquismo
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

so os responsveis por diferentes estruturas psquicas no neurticas: casos limites, narcisistas, borderlines e psicticos, mas tambm estados depressivos como os caracteristicamente contemporneos. verdade que no se pode fazer tbula rasa dessas diversas configuraes psquicas, pois tais configuraes mantm caractersticas especficas e no encontram na psicanlise abordagens propriamente uniformes. No entanto, no aprofundaremos tais desenvolvimentos, pois o foco de nosso interesse neste momento no se refere aos quadros assim descritos ou classificados. Mais nos interessa caracterizar de modo geral a teoria das relaes de objeto, o multifacetado movimento psicanaltico assim conhecido. Podemos completar que sustentam a ideia de que questes dos limites do psiquismo e da sua constituio se evidenciam nas condies primitivas do desenvolvimento. E que esses limites, sua formao ou m formao, esto na dependncia direta das relaes primitivas com objetos primitivos (portanto, objetos no inteiros), relaes estas responsveis pela constituio do si-mesmo (self). Os limites entre o self e o no-self, entre o eu e o noeu, entre o psquico e o no-psquico, entre o dentro e o fora, a experincia de discriminao com o objeto contrria experincia da presena concreta dos objetos no interior do psiquismo de que falamos seriam os responsveis pela boa diferenciao e constituio do self. Tais limites estariam na dependncia direta da qualidade das relaes com os objetos primitivos. Essas consideraes so diferentes da concepo freudiana que credita pulsionalidade natural e caracterstica dos humanos os destinos do psiquismo, de sua estruturao, como defesas contra a pulsionalidade selvagem, originria e incontrolvel. Para os tericos da relaes de objeto, o atendimento s necessidades bsicas do beb para o seu desenvolvimento que determina o destino da subjetivao (desde a constituio de uma subjetividade diferenciada, uma personalidade harmoniosa, no cindida, at o limite da inexistncia do subjetivo como tal). W. Ronald D. Fairbairn (1889-1964), certamente pioneiro da teoria das relaes de objeto (Fairbairn, 1952/1999)3, sugerir entender a constituio psquica bsica como esquizoide, sendo a esquizoidia seu parmetro de pensamento, numa referncia explcita impossibilidade de integrao efetiva do ego (no caso, entendido como a personalidade total), pelo simples motivo de que nenhum objeto, por mais dedicado que seja, poder atender sem falhas e sem hesitaes as necessidades fundamentais do incio da vida humana. Em Fairbairn se inspiram as reflexes sobre as relaes primitivas de objetos (Grotstein, 2000). Encontram-se ecos do pensamento de Fairbairn em Winnicott, embora no citados. Tendo em vista a forte influncia de Donald W. Winnicott (1896-1971) nas cogitaes sobre as relaes de objeto, e considerando sua atualidade inquestionvel, inclusive no Brasil4, a observao da especificidade de seu pensamento torna-se importante para marcar o desenvolvimento da clnica psicanaltica. A obra winnicottiana tem
3 4 Veja tambm: Celes (2006); Celes, Alves e Santos, (2008); Celes, Santos e Alves, (2006); Figueiredo (2000), dentre outros. Veja, por exemplo, as contribuies das obras de Bezerra Jr. e Ortega (2007); Outeiral, Hisada e Gabrades (2001); Outeiral, Hisada, Gabrades e Ferreira (2005), dentre muitas outras.

69

L. A. M. Celes

sido bastante explorada e no tem sentido tentar sua exposio neste espao com qualquer ambio de abrangncia ou mnimo de completude. Interessa-nos observar que distante da considerao singular dos objetos primitivos, Winnicott (e. g. 1975/1978, 1979/1983) apreende o seu carter como de ambiente: nos momentos primitivos da existncia, os objetos no so objetos, mas ambiente em relao ao qual o beb se encontra indiferenciado. O desenvolvimento se d, para o autor, como processo de diferenciao de ambos, do beb como self e do ambiente como objeto (ou como constitudo de objetos). O duplo movimento, de diferenciao do si-mesmo em relao ao ambiente e de diferenciao do ambiente como objetos, enseja praticamente todo o pensamento de Winnicott, que o concebe complexo e paradoxal, no qual se constitui o espao potencial e transicional entre o beb e o ambiente. No espao potencial, o objeto criado e dado: o objeto que o beb cria, ele o encontra dado pela me-ambiente. A adequao da me-ambiente (me suficientemente boa) na apresentao dos objetos da necessidade do beb, justo no momento da emergncia da necessidade, ser para Winnicott (1975/1978) a condio para a constituio do verdadeiro self, que se distingue do falso self, este que ser uma organizao defensiva das invases indevidas do meio: sua antecipao, sua inadequao para atender necessidade etc.5 Nessa medida, o pensamento de Winnicott tambm se afasta da teoria pulsional e da responsabilizao do dipo como constitutivo e estruturante da subjetividade, respectivamente. A clnica winnicottiana e a que nela inspirada tm por perspectiva a reconstituio do self, para o que o ambiente da anlise se faz de importncia evidente. O ambiente da anlise, no qual se inclui o analista, assim considerado pela diferena com a importncia capital que ganha o analista como objeto, seja do investimento libidinal (para os freudianos), seja como anteparo das identificaes projetivas (para os psicanalistas de inspirao nas relaes de objeto, numa vasta gama de concepes, dos kleinianos aos bionianos). O ambiente de anlise dos winnicottianos tem o propsito de reproduzir o ambiente primitivo materno. Nesse sentido, a tcnica da anlise se transforma para uma psicanlise modificada, em que a regresso efetiva do analisando (no somente a regresso tpica, temporal e formal aos processos mais primitivos do funcionamento psquico inconsciente), a sua regresso ao estado de dependncia absoluta (ou quase isso), se alia aos procedimentos de holding propiciados pelo analista e o ambiente, para definir o enquadre de anlise. O holding de que se fala raramente fsico, como o observa Winnicott (1979/1983), e nesse contexto a interpretao entendida como forma de acolhimento e compreenso (e no propriamente uma interveno para dar sentido). Tal situao de anlise chamada de modificada em relao considerada psicanlise padro, de inspirao freudiana, que se baseia na livre associao e na ateno livremente flutuante, entre analisando e analista, respectivamente, como acima expusemos. Afastamo-nos deliberadamente de Freud e chegamos a posies psicanalticas que no esto conforme sua obra e
5 Algumas outras significativas colees: Winnicott (1971/1975, 1988/1990, 1986/1996); Winnicott, Shepherd e David (1989/1994).

seus princpios. No entanto, ensejados pela questo do narcisismo e das relaes com os objetos, pudemos introduzir o que se elaborou aps Freud com respeito ao tema. certo que o narcisismo foi abandonado como estrutura fundamental e fundante dos processos de subjetivao. O tema do self ou da personalidade desenvolvido pelos psicanalistas das teorias das relaes de objeto permanece alheio ao conceito de narcisismo. O narcisismo supe, de fato, tal como Freud o pensou, um investimento inicial da libido no corpo prprio que os tericos das relaes de objeto, grosso modo, somente conseguem entender como partindo do objeto. Essa discusso muito longa e prenhe de filigranas que no podem aqui ser desenvolvidos. No entanto, Green (1983/1988) teria, desde o incio de sua obra, no obstante sua aproximao de Winnicott e Bion, sugerido a retomada do narcisismo como conceito fundamental, reaproximando-se do que acima chamamos de modelo melanclico. Para a articulao do narcisismo com a melancolia, o autor busca integrar a pulso de morte. Terceiro movimento pulsional: Eros e pulso de morte Embora a concepo do narcisismo tenha um lastro clnico a partir das experincias de anlise, sejam elas fragmentadas nos neurticos, sejam com base na literatura, como no caso Schreber (Freud, 1911/1987b), sejam nas observaes e compreenses de Freud sobre a situao dos homens em seus ambientes culturais (e. g. Freud, 1921/1989g) , a postulao do monismo pulsional que decorre do narcisismo e o entendimento do conflito transportado para as relaes entre o eu e o objeto parecem no se adequar completamente experincia freudiana em sua extenso. No entanto, no ser pelo caminho das relaes de objeto, tal como posteriormente se desenvolveram, que Freud seguiu. Quer dizer, toda a obra posterior de Freud testemunha que sua concepo no se desenvolveu tendo por suposto a importncia quase exclusiva ou principal das relaes de objeto sobre a estruturao do psiquismo. Com isso, no devemos entender uma oposio de Freud s consideraes quanto ao eu e ao objeto, ele as mantm, mas segundo uma base de entendimento pulsional. De fato, o eu tomado como questo a ser desenvolvida pela psicanlise rendeu muitos avanos s consideraes freudianas, alm das j indicadas para o entendimento da melancolia e das psicoses de modo geral. A partir da, Freud (1923/1989b) alcanou formular o que se conhece por segunda tpica, uma concepo estrutural do psiquismo, denominao dada pela psicanlise anglo-saxnia proposta da constituio psquica em trs instncias: isso, eu e supereu (id, ego e superego, caso se siga a tradio da traduo inglesa). A segunda tpica: (a) introduz a relao do psiquismo com o mundo externo, estando alm da proposta da primeira tpica, cujo contato do psiquismo com o mundo se daria, por hiptese, somente pela percepo, percepo esta que no distinguvel da percepo das excitaes advindas do interior do prprio corpo, pois no haveria critrio que as diferenciasse; (b) considera dois modos distintos e qualificados de participao e presena do mundo externo no psiquismo, como o eu e o supereu, diferentemente da considerao de que o mundo se presentifica no psiquismo somente como cargas de excitaes advindas da percepo;
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

70

Clnica Psicanaltica

(c) possibilita a efetiva compreenso das relaes entre o sujeito e a cultura (ou civilizao), como relaes internas ao processo de subjetivao, entranhadas na prpria constituio e definio do psiquismo, e no, consideradas somente com base em relaes externas; (d) possibilita pensar os aspectos da ciso do prprio eu no psiquismo, e no somente a separao do psiquismo entre o consciente, pr-consciente e o inconsciente; e (e) compreende os processos defensivos que resultam na ciso egoica, portanto, alm do recalque que separa o inconsciente do consciente, pr-consciente. Enfim, os avanos so sobremaneira significativos para a apreenso dos sujeitos no isolados, no considerados somente na perspectiva intrapsquica, como se diz, mas do sujeito havendo-se com o mundo nos seus mais variados aspectos. No entanto, tais avanos no parecem atender completamente experincia freudiana, como j o dissemos, nem mesmo aos princpios nos quais a psicanlise se funda. A mais aparente desateno acontece com o inconsciente sistemtico que perde seu lugar como instncia. Embora Freud (1923/1989b) tenha sugerido entender o inconsciente como parte do isso (Id), o recalcado e as representaes inconscientes perdem, por assim dizer, seu lugar. Pode-se sugerir que o abandono desses aspectos no traria prejuzo para a clnica psicanaltica uma vez que se a pensa a partir do modelo da melancolia; no entanto, o sentido das descobertas que sustentam a anlise padro permanecer esmaecido. As experincias freudianas, por seu turno, continuam apontando para a importncia da considerao do inconsciente sistemtico no entendimento do que tange ao modelo neurtico: as neuroses propriamente ditas e as psicopatologias cotidianas, os desejos inconscientes, a sexualidade infantil e os normais. Uma vez que, nos quadros neurticos, tambm se identificam questes com respeito ao narcisismo e s relaes com os objetos, isso sugere que no se deve abandonar nem o modelo neurtico nem o melanclico para a compreenso dos processos de subjetivao e para a clnica da psicanlise um modelo de entendimento do psiquismo no exclui o outro. Parece-nos epistemologicamente sem sentido separar a psicanlise em duas. Entretanto, a importncia das duas perspectivas no garante a viabilidade de uma integrao ou sntese entre elas. A psicanlise, nesse aspecto, mimetiza o que trata, parece reafirmar em sua teoria o princpio do inconsciente, aquele de que o tempo no passa. Os novos desenvolvimentos, na constituio psquica e na psicanlise, mantm um paralelismo de processos: o que uma vez aconteceu, no se perde, vigora, embora o faa de modo distinto que em sua origem. No desenvolvimento psquico, o que uma vez se deu permanece fixado, associado a recalques posteriormente realizados, e se manifesta na forma de retornos do recalcado (sintomas, sonhos, atos falhos e o que mais for importante). No avano da psicanlise, em sua evoluo, antigas formulaes e achados no perdem seu valor nem se integram de todo s novas formulaes; vigoram parcialmente no que se avana e permanecem podendo ser considerados em sua independncia. Os avanos da psicanlise no constituem snteses tericas e metodolgicas que sejam completas e suficientes. A experincia freudiana tambm aponta para questes que no se resolvem nem com o modelo neurtico nem com o melanclico. As experincias da compulso repetio, atualizada na anlise da transferncia e de experincias
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

como a da reao teraputica negativa, sugerem que Freud avance em outras consideraes mais radicais que as da estruturao do psiquismo e de sua composio. Freud a identifica um fator de princpio, justamente do princpio pulsional, alm do psiquismo, de algum modo fora de seu alcance pleno e alheio, parcialmente, pelo menos, ao seu trabalho. Trata-se da pulso de morte, considerada como o princpio pulsional por excelncia, o mais pulsional da pulso (Freud, 1920/1989e). pulso de morte foram agregados variados entendimentos: princpio segundo o qual todo organismo busca sua prpria aniquilao; desejo de morte ou repouso absoluto do qual participa todo ser vivo; tendncia prpria qualquer satisfao pulsional que busca o aniquilamento da excitao; tendncia a zero; modo caracterstico da libido desligada dos processos inconscientes; oposio ou tendncia destruio de todo vnculo, contrrio pulso de vida (Eros) que busca a unio cada vez mais abrangente do sujeito com os objetos e o mundo; agressividade e destrutividade como tal. Desde sua concepo como princpio o mais radical at a sua compreenso fenomnica como agressividade, a pulso de morte tomada em conflito originrio com a pulso de vida ou Eros. Eros une, a pulso de morte visa desunir; Eros tende vinculao cada vez mais abrangente entre os homens e seus mundos, a pulso de morte visa destruir toda vinculao, toda formao comunitria, e tem por objetivo a simples destrutividade e o aniquilamento. Afirma-se que Freud era pessimista e que sua concepo do homem e do humano assim o . Se a conscincia e a razo sempre ocuparam o lugar da esperana e da salvao no mundo Ocidental, se esta a sua tradio, a psicanlise trouxe, inicialmente, uma desesperana quanto possibilidade de domnio do que no racional, com as noes do inconsciente e da sexualidade guiada pelo princpio do prazer. A pulso de morte radicaliza o princpio pulsional. Ela tambm encontra certo apoio na vivncia freudiana da destrutividade sem regra e da experincia da irracionalidade das guerras. O horror da Primeira Guerra Mundial, na qual Freud perdeu um filho, e os maus agouros com a Segunda Guerra Mundial, que obrigou ao exlio Freud e parte de sua famlia, teriam contribudo particularmente a primeira para a afirmao do pessimismo freudiano e trouxe elementos para a postulao da pulso de morte. Mas no se trata a simplesmente de desiluso pessoal. As guerras mundiais fizeram pensar na derrocada do sonho Ocidental da regulao e bem-estar, principalmente se se considera a esperana depositada na cincia moderna que mostra, j em 1918, sua enorme capacidade de controle da natureza e, talvez residisse a a esperana, das relaes entre os homens. A pulso de morte contribui, ento, para a compreenso justa das relaes dos sujeitos humanos entre si e com a cultura ou civilizao, apontando o necessrio preo que se paga para a confortvel existncia em sociedade, para a participao dos homens com valores comuns e para o somatrio de suas aes em prol de todos. Paga-se com a renncia satisfao pulsional, seja com a renncia e o adiamento da satisfao da pulso sexual, seja com a internalizao, mais uma vez, da pulso agressiva e da destrutividade para si mesmo o voltar-se contra a prpria pessoa, destino pulsional que j fora anunciado por Freud (1915/1989i). O controle pulsional a regra da civilizao.
71

L. A. M. Celes

Entretanto, a civilizao, melhor para o caso ser dizer, a cultura, tambm o que apresenta ao sujeito os objetos da sua satisfao: objetos sexuais e objetos para a destrutividade. Assim, abre-se a perspectiva para a convivncia fraterna, embora necessariamente ela no se imponha, nem seja absoluta e completa (Freud, 1912/1988h); como tambm se abre a possibilidade do desvio da destrutividade para o mundo externo (sob vrias e diversas formas que no tenham por resultado a destruio da vida), livrando o sujeito, ao menos parcialmente, de atitudes de automortificaes. Seja a agressividade necessria sexualidade, seja a agressividade na conquista da natureza ou mesmo no progresso da cincia, ambas seriam formas da canalizao da pulso de morte para fora do prprio sujeito, dentre muitas outras formas. O benefcio ou o malefcio de tais sadas permanecer com seus limites flutuantes, a depender da intensidade de tais visadas. que para Freud, e para a psicanlise de modo geral, no h possibilidade de garantia ou de organizao que seja seguramente boa em todos os sentidos para o sujeito, para seus prximos e para o mundo. A tenso permanente e os diversos modos dessa relao so compromissos estabelecidos entre as foras que a atuam. Na perspectiva da clnica psicanaltica, a pulso de morte e Eros trouxeram, cada uma a seu modo, possibilidades de apreenso e avanos significativos. Tais avanos no significam um ganho imediato e objetivamente apreensvel para a cura psicanaltica. De fato, em certo sentido, a pulso de morte expressa o pessimismo com o tratamento psicanaltico e sua crise, mais uma delas. Clinicamente, a reao teraputica negativa e a impossibilidade da soluo da transferncia impuseram-se como dificuldades severas ao tratamento. A compulso repetio, que muito antes de ser uma conquista terica mostrou-se como fenmeno na clnica, trouxe a compreenso da fora efetiva da pulso de morte no interior do psiquismo. Ela anuncia o princpio que escapa e est alm do princpio do prazer, o de morte ou de autoaniquilamento. Nesse ponto, todo o instrumental psicanaltico parece falhar e a psicanlise viu-se obrigada a redimensionar suas pretenses teraputicas, de modo ainda mais radical em comparao com o acontecido a partir da universalizao do inconsciente, como acima discutimos. O inconsciente, cujo modelo a neurose e o sonho, estaria ainda regido pelo princpio do prazer, desviado de seu propsito imediato pelo princpio de realidade, pela necessria adaptao do sujeito ao seu mundo fsico e cultural. Podemos sugerir, sem muito transtorno para a compreenso psicanaltica e sem trair seus fundamentos bsicos, que o psiquismo como tal permanece tendo como princpio o do prazer, mas a pulso, esta habitante, por assim dizer, do psiquismo e enraizada no corpo, rege-se pelo princpio da morte, de seu autoaniquilamento, da repetio sem fim e, aparentemente, sem o propsito do prazer. Outro aspecto significativo para a clnica psicanaltica na perspectiva da pulso de morte foram os desenvolvimentos sobre o masoquismo, o qual passa a ser compreendido, a partir da, como originrio, dele derivando-se formas especficas do masoquismo o ergeno (como condio a que se submete a excitao sexual), o feminino (como expresso da natureza feminina) e o moral (como norma de conduta na vida) , permitindo reconsiderar as formas dos obstcu72

los ao tratamento psicanaltico: seja o gozo com a dor (com o sofrimento), seja o impossvel da passividade (angstia de castrao), seja o modo desta radical neurose chamada neurose de destino, respectivamente. Formas de obstculos determinadas pelo princpio pulsional por excelncia, o que quer dizer, obstculos incontornveis (Freud, 1924/1989a, p. 167, para as citaes). Green (1983/1988) avana na perspectiva freudiana, buscando articular o narcisismo com a pulso de morte, apreenso que no estaria presente em Freud por ter, em alguma medida, negligenciado o narcisismo a partir da introduo da pulso de morte. Com tal articulao, em outro trabalho, Green (2003/2005) sugere pensar a destrutividade dirigida ao objeto e a orientada para o interior do prprio sujeito. Para a primeira, d evidncias agressividade que permitiria compreender o gozo do sdico por sua identificao com o masoquista; para a segunda, sugere a associao da pulso de morte com o narcisismo, caracterizando a destrutividade como ao para o aniquilamento do narcisismo do objeto. Na agressividade, segundo podemos entender de Green, estaria presente o princpio do prazer em sua radicalizao como gozo (conceito que toma de Lacan). Tambm aqui se identifica a mxima freudiana de que as pulses de morte e Eros jamais aparecem completamente separadas uma da outra, mas que familiarmente se juntam na expresso dos comportamentos e das atitudes. Pode-se considerar que em todo fenmeno uma ou outra das pulses sobressai. A identificao de que fala Green carrega o aspecto da assimilao do objeto, portanto, no sua destruio pura e simplesmente. Diversamente, na destrutividade do narcisismo est implicada a atitude de aniquilamento do objeto, sem considerao com seu gozo (como ao contrrio se verificaria no sadismo). A destrutividade, assim, faz-se de uma radicalizao suprema, a impossibilidade prpria ao narcisismo de morte da considerao com o objeto tratase da verdadeira e inescapvel posio ou ele ou eu. Se, no inconsciente, tal como Freud (1900/1987a) o props na Interpretao dos sonhos, no haveria oposio efetiva, mas, sim, processos de compromisso entre o impulso de desejo e a fora que o recalca, no caso da destrutividade, o ou de ou ele ou eu torna-se um ndice de excluso, de impossvel compromisso. Os desenvolvimentos quanto ao narcisismo ganham, em Green (1983/1988), aspectos relevantes, com forte repercusso em diversas consideraes da psicanlise contempornea. A recuperao que Green (1983/1988) prope fazer do narcisismo, alm do propsito de retomar consideraes que no estariam presentes em Freud, segundo julga, tambm tem o objetivo de superar certos desenvolvimentos psicanalticos aps Freud que, dedicados s relaes de objeto, excluram o narcisismo (exemplos originrios so oferecidos por Balint, 1968/1993; Fairbairn, 1952/1999) e as pulses para a considerao dos processos de subjetivao. Os conceitos de narcisismo de vida e narcisismo de morte trazem perspectivas de avaliao de desenvolvimentos subjetivos contemporneos. Sem desprezar seja o narcisismo, sejam as pulses, Green, em sua longa obra, tem o objetivo de dar compreenso freudiana (mas um Freud relido criticamente) s chamadas psicopatologias contemporneas: os depressivos, os borderlines, os casos limites, os narcisistas e os no-neurticos, de modo
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

Clnica Psicanaltica

geral. Trata-se, conforme explicitamente admitido por Green (2003/2005), de desenvolvimentos fortemente influenciados pela psicanlise francesa, diferente do que teria ocorrido com a americana e a inglesa, principalmente preocupadas com a psicologia do ego, as consideraes com respeito ao self como personalidade total, a destrutividade herdada dos kleinianos, que exclui a sexualidade, as fortes consideraes com respeito s relaes de objeto promovidas a partir de um ego central e total, as consideraes quanto aos mecanismos defensivos do ego (Ana Freud) etc. A articulao entre as pulses e o narcisismo permite no somente a compreenso radical da destrutividade que visa o narcisismo do objeto, como acima o apontamos, mas tambm os destinos de mortificao do prprio sujeito, em estados fortemente depressivos, como os significados pela noo da me morta. Podemos adicionar articulao entre pulso de morte e narcisismo, as consideraes freudianas sobre o masoquismo moral, articulando uma forma de culpabilidade (culpa inconsciente) que inviabiliza, ou quase, os progressos de uma psicanlise, antes tendo tornado repetitivos os fracassos dos sujeitos nas diversas tentativas de assenhoramento, embora parcial, de suas existncias. Estado de culpabilidade profunda e basal, impedindo a apropriao da prpria liberdade de escolha ou liberdade com o seu desejo. Estado este que sofre o sujeito, impossibilitado sequer de perceber a possibilidade de outra conduta ou atitude na vida, parafraseando aqui Freud (1924/1989a). No se tratam necessariamente de casos depressivos, mas de uma crena no completamente consciente do destino duro e do esforo que a vida demanda, dobrado em comparao com os outros, comenta um analisando, como tambm a certeza profundamente enraizada da impossvel felicidade, mesmo quando a experincia efetiva possa ser considerada, para olhos externos, como de felicidade ou de realizao de desejos. O mundo se torna um mar de obstculos, quotidianamente apresentados; um leo por dia, j anuncia o ditado. No so necessariamente depressivos ou borderlines tais quadros, mas gravssimas neuroses obsessivas compulsivas, por exemplo. A ltima teoria pulsional de Freud (1920/1989e), revisitada por muitos outros alm de Green (1983/1988) e na esteira deste, se no traz instrumentos para essas formas de tratamento, mostra sua inflexibilidade aos chamados procedimentos padro e pode justificar a necessidade que alguns psicanalistas sustentam de um enquadre modificado (Figueiredo, 2008; Winnicott, 1969/1994), embora o faam a partir de outra base que no a pulsional, exceto, certamente, se considerarmos a posio de Green e seus seguidores. Para completar a teoria pulsional freudiana, precisamos ainda de algumas palavras sobre Eros. Eros engloba a pulso sexual e a de autopreservao, conduzindo-nos a pensar, como Green (1997/2000) o sugere, tratar-se de uma pulso de amor, a significar uma pulso que se entende e estende como uma cadeia inteira: desde sua fonte somtica, seu impulso, passando pelos diversos desvios e destinos, at alcanar o objeto da satisfao e, novamente, sua experimentao no corpo prprio como prazer. Eros, ento, rigorosamente supe o objeto; e na proposta de Green, perde sentido, dessa maneira, a excluso da pulso sexual para se pensar as relaes de objeto, como se estabeleceu tradicionalmente considerar desde Fairbairn (1952/1999), que substitui a busca do prazer
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

pela busca do objeto, desprezando as pulses e seus destinos. Eros modifica o postulado freudiano inicial da indiferena do objeto para a satisfao pulsional. No entanto, no devemos esquecer que Freud (1918/1988d; 1912/1988f; 1910/1988g) j considerara a especificidade do objeto quando discutiu a psicologia do amor. Se a pulso de morte conduz raiz o impossvel da cura analtica, Eros abre a perspectiva de sua considerao numa forma de vnculo que nem garante toda a satisfao desejada nem abandona toda perspectiva de vnculos satisfatrios, embora a pulso de morte permanea como parmetro ltimo do limite da anlise. Seguindo o propsito de nos estender alm de Freud, entre as diversas interpretaes ou compreenses da pulso de morte, destacamos a de Melanie Klein (1882-1960), autora que tambm trouxe contribuio decisiva para a compreenso das relaes de objeto com a noo de mundo interno (sua ascendncia faz-se direta sobre Winnicott e Bion, por exemplo, e sobre uma longa tradio kleiniana que se desenvolveu na psicanlise inglesa)6. No que diz respeito pulso de morte, a contribuio de Klein (1975/1996)7, em traos largos, foi para entend-la como agressividade, inicialmente voltada para o prprio sujeito e, depois, para o objeto, segundo a posio no desenvolvimento. Na posio mais arcaica do desenvolvimento, esquizo-paranide, a agressividade estaria voltada essencialmente para o prprio sujeito, sendo ela responsvel pela situao esquizoide e persecutria que caracteriza tal posio. Na posio depressiva, a agressividade se dirige contra o objeto de qual amor depende o sujeito, sendo-lhe caracterstica a culpa pela fantasia de destruio do objeto. A culpa pode ser entendida como uma ao da pulso de morte, somente que mediada pelo objeto, supondo uma maior integrao do sujeito em comparao com a desintegrao da posio anterior. A clnica influenciada por Melanie Klein est especialmente voltada para a psicose e para a psicanlise de criana. Tem o objetivo geral de conduzir os sujeitos da anlise para uma maior integrao, o que significa lev-lo posio depressiva. Faz uso da identificao projetiva (Strachey, 1934) e da contratransferncia como instrumento de interpretao (Heimann, 1949/1989). Segundo Grosskurth (1986/1992, p. 404), Paula Heimann teria, mais ou menos a despeito de Klein, colaborado decisivamente para a conformao do kleinismo que se fez presente e se expandiu na International Psychoanalytical Association (IPA). Para o entendimento do kleinismo hoje, parece-nos adequado dizer que sua concepo encontra-se matizada por aqueles que se convencionou chamar de neo-kleinianos, que, em resumo, buscam estabelecer relaes entre Klein e outras tradies da psicanlise. Por exemplo, Bion, que estabelece relaes entre Klein e Freud sem passar por Anna Freud (Green, 1979/2004). Nessa
6 Para exemplo de sua fora ainda na atualidade, veja-se os autores representados em Spillius (1988/1990, 1988/1991). No Brasil, particularmente, ver Cintra e Figueiredo (2004) e Figueiredo (2007), dentre outros. 7 A contribuio kleiniana muito ampla e sua teoria e clnica, complexa e profunda. No h como retom-la aqui. A seguir, trazemos concepes desenvolvidas ao longo de diversas leitura de alguns de seus textos e de autores que a comentam. No vamos citar trabalhos que tratam de temas especficos da autora. As obras completas de Klein esto publicadas pela Imago.

73

L. A. M. Celes

perspectiva, sugerimos incluir Lus Claudio Figueiredo entre os neo-kleinianos, embora ele mesmo rejeite incluir-se em alguma escola, antiga ou nova. Figueiredo (2007; ver tambm Cintra & Figueiredo, 2004), nas abordagens da clnica e obra de Melanie Klein, numa atitude que caracteriza muito o pensamento psicanaltico contemporneo mais avanado, vai alm de Klein e prope atravessar os paradigmas das diversas escolas, dos diversos pensamentos e das experincias psicanalticas de psicanlise, para costurar o que os caracteriza fundamentalmente. Tomando Freud como aquele que est sempre presente, pela herana que dele recebemos, mas tambm pela retroao de nossas experincias e reflexes contemporneas sobre a sua obra, Figueiredo prope ricas e atualizadas leituras de Melanie Klein, atravessadas pelas conquistas freudianas, winnicottianas e bionianas, dentre outras mais recentes. Aos nossos olhos se configura que a base de incurso de Figueiredo, a base de onde parte seu esforo de atravessamento dos paradigmas, em busca de uma teoria geral do cuidar de base psicanaltica (Figueiredo, 2009), Melanie Klein, sem desprezar a importncia capital que d a cada autor que toma com a finalidade de penetrar e expor os paradigmas que alimentam seus pensamentos e suas clnicas. , por exemplo, o que ele faz ao articular em psicanlise a partir da noo kleiniana fundamental de phantasias inconscientes (Figueiredo, 2009, p. 23-52). Com essa noo kleiniana, sugere estabelecer a mediao entre o soma, o mental e o mundo, tanto no suposto sentido progressivo que a sequncia de tais instncias ensejam, como tambm no sentido regressivo. Assim, as phantasias inconsciente esto profundamente ligadas pulso, so sua representao psquica, esto vinculadas ao ego, em sua funo integradora com o mundo. Tambm nelas encontram-se os objetos internos, que foram introjetados e podem ser projetados. Enfim, o autor busca articular os ganhos do pensamento e da clnica kleiniana com a freudiana e tambm a winnicottiana, na medida em que salienta o carter paradoxal das phantasias. Observe-se que a grafia de phantasia com ph vem da tradio inglesa para diferenciar tais elementos do psiquismo da fantasia de desejo introduzida por Freud (1900/1987a) e, como se sabe, retomada e desenvolvida por Lacan (1966/1998).

Atualidade da Psicanlise
Seguindo a sugesto de estruturao do artigo, algumas palavras so necessrias para avanar um pouco mais na apreenso da psicanlise na atualidade, entendida de 1985 aos dias de hoje, e propor a compreenso de linhas de desenvolvimentos que julgamos ser razovel acreditar que aconteam. Marco significativo para a psicanlise no Brasil nos anos 80 do sculo passado, foi certamente a introduo de modo mais enftico da psicanlise lacaniana. As primeiras leituras sistemticas de Lacan (1966/1978)8 e primeiros comentaristas e divulgadores de sua obra comeam a surgir. De imediato,
8 Essa foi a primeira edio, parcial, no Brasil, da obra de Lacan. Uma obra completa, em portugus, somente apareceu em 1998. Desde ento, seus Seminrios tm sido paulatinamente editados e traduzidos.

Lacan encontrou forte eco em crculos de psicanalistas vinculados de algum modo reflexo acadmica, o que no seria certamente difcil de entender, embora no caiba aqui explorar tal aspecto. Mas, uma psicanlise, como a presente na obra desse autor, que destacadamente favorea sua leitura como pensamento, que facilmente conduz para longe da clnica psicanaltica quando sob a verve de um olhar filosfico, por assim dizer, pode sugerir o entendimento da difuso especializada que o lacanismo encontrou entre ns. Lacan, na condio de dissidente da IPA, abriu a possibilidade pblica da formao psicanaltica, com promessa de uma releitura rigorosa de Freud, embora crtica. A psicanlise, assim tomada, possui todos os ingredientes para despertar o interesse de reflexes acadmicas e para alavancar vocaes at mesmo inicialmente tmidas para a psicanlise. Evitava-se, desse modo, as rigorosas exigncias para a formao do psicanalista, muitas delas de carter predominantemente formal, das sociedades vinculadas IPA. Acontecia, por exemplo, com a permisso de ingresso, restrita que era aos mdicos, o que fazia prevalecer a ideia de uma formao oficial profissionalizante, alm de excluir anseios de psiclogos e outros formados em cincias humanas. Tais exigncias eram estranhas ao lacanismo. Por esse motivo, muitos dos hoje psicanalistas se aventuraram por uma formao no meio acadmico, no sistematizada em todo, se no no aspecto terico da psicanlise. As perspectivas clnicas e tcnica tiveram, por muito tempo, para esses formandos, um carter menos sistemtico, como anlises pessoais variantes quanto frequncia e ao tempo de anlise, supervises espordicas e a autorizao como psicanalista deixada por conta do prprio sujeito, como proposto por Lacan, assumida muitas vezes de modo leviano, ou, pelo menos, ao gosto do fregus, como se diz. claro que tal situao no impediu formaes vigorosas e rigorosas, nem a interpretao e divulgao responsvel do texto lacaniano. Uma porta (ou muitas) se abriram para a divulgao da psicanlise, mais ou menos coincidente com o momento que a psicanlise oficial (representada pelas sociedades vinculadas IPA) pareceu perder flego e ver minguar seus candidatos. Na dcada seguinte, a configurao geral da psicanlise no Brasil parece mudar. Diversos egressos do movimento lacaniano permaneceram ou vieram a engajar-se nas sociedades ligadas IPA. As regras dessas sociedades comearam a ser criticadas no seu prprio interior, de tal modo que hoje se pode encontrar diversidade e flexibilidade em aspectos que eram muito formais e mesmo essenciais formao anteriormente considerada muito rgida. Em sequncia, as associaes lacanianas e as vinculadas IPA multiplicaram-se, por desentendimentos internos tericos, polticos e mesmo ticos. No que tange psicanlise em seu desenvolvimento terico e clnico, a era das escolas, como se gosta de afirmar, tem encontrado seu fim nos ltimos anos. Lacanianos leem outros psicanalistas, deixando um tanto de lado seus sectarismos (consideraram que Lacan lia outros, inclusive psicanalistas, que no somente Hegel, de segunda mo). De tal maneira, aconteceu que muito recentemente encontramos psicanalistas de formao lacaniana interessados nas relaes primitivas de objeto, dedicando-se a observaes (coisa a causar espanto se nos anos 80 e parte dos 90) de relaes me-beb, por exemplo. Tendo, com isso, em muitos casos, a dignidade de ler Klein, Winnicott e outros.
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

74

Clnica Psicanaltica

No menos importante para a formao do panorama atual da psicanlise no Brasil foi a influncia de lacanianos desgarrados (permitam-nos dizer assim, por economia), em nossas reflexes clnico-tericas, como, por exemplo, Green, Laplanche, Pontalis, Aulagnier, Fedida, o casal Mannoni etc. A psicanlise de origem francesa que veio afinal compor o panorama da psicanlise no Brasil teve a vantagem de se mostrar muito mais flexvel diversidade do pensamento psicanaltico como um todo. Green e os que seguem a trilha por ele aberta ou que simplesmente nele se inspiram constituem exemplos importantes na perspectiva de abertura e diversidade. Convivem, por vezes se aproximam em aspectos especficos, mas, principalmente, deixam-se tomar uns aos outros de modo crtico e, muitas vezes, produtivo, contribuindo para a apreenso e compreenso da clnica psicanaltica. Tais autores tiveram o mrito de deixar a psicanlise inglesa e americana aproximar-se da psicanlise francesa muito inspirada que era em Freud, at mesmo por fora do projeto lacaniano. Essa psicanlise francesa parece finalmente menos sectria que a anglo-saxnia. Como afirma Etchegoyen (2005), o prprio Green teria sido muito tardiamente reconhecido pelos psicanalistas de lngua inglesa, por exemplo. Outro caso curioso o de Winnicott, autor to influente e atualmente assimilado que se custa a acreditar que sua presena sria e desenvolta tenha pouco tempo entre ns. Tambm entre os ingleses, ele no esteve em primeira linha logo tenha surgido. Enfrentou adversidade com os movimentos ou as escolas kleiniana e ana-freudiana, at conseguir se consolidar como grupo independente. Nas sociedades ligadas IPA no Brasil, o nome de Winnicott foi, por muito tempo, quase desconhecido. Predominava uma psicanlise kleiniana do tipo puro-sangue (Figueiredo, 2009, p. 23), inflexvel em suas certezas, ou mesmo uma psicanlise bioniana, curiosamente muitas vezes pensada e praticada simultaneamente, independente de Freud e Klein, seus inspiradores mais diretos. Enfim, algumas tentativas mais ou menos bem sucedidas tm tirado a psicanlise dos sectarismos escolares, por vezes como desejo ou propsito ainda no consolidado. De qualquer maneira, no ser mais alienado das sociedades ligadas IPA o pensamento que se interessa pelos freudianos, kleinianos, lacanianos, pelos que se voltam para as teorias das relaes de objeto, para as teorias da pulso e seus destinos, pelos que se dedicam anlise padro e os que buscam modificaes do enquadre para atender novas demandas, ou novos sintomas, ou novas configuraes psquicas. No entanto, o risco do ecletismo e do reducionismo e a presena de resqucios das escolas e da fidelidade cega a mestres no deixam o quadro ser to benevolente como o que erroneamente se pode induzir do que viemos de expor.9

tambm a isso agregado, expressar nossa esperana de acontecimento. Ao longo da primeira parte deste texto, j viemos nos achegando reflexo psicanaltica que consideramos mais relevantes na atualidade e fizemos at mesmo um pouco de histria, histria de vetores, de matrizes, de ideias diretrizes, no tendo sido, nem foi este o nosso propsito, o traado da histria do movimento psicanaltico de modo amplo e que tivesse alguma pretenso de completude. Simplesmente apresentamos alguns balizamentos do pensamento psicanaltico e de suas reflexes clnicas mais predominantes. Assim o fizemos adotando uma metodologia especfica. Tomamos o movimento da obra freudiana e a partir dele, de suas variaes, buscamos indicar desenvolvimentos posteriores mais ou menos diretos, como tambm aqueles que da se afastaram, sem pretender cobrir todo o campo da psicanlise. Com isso esperamos ter conseguido trazer um panorama original e atual da psicanlise para a comemorao dos 25 anos de existncia da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, veculo que deu lugar a vrias das reas e subreas da psicologia e da psicanlise, mesmo que esta ltima no tenha ocupado devidamente o espao que lhe poderia ser oferecido. Considerando, portanto, a atualidade da psicanlise de alguma maneira j traada, sugerimos pensar seu destino em trs aspectos nos quais desejamos ser breves: terico-clnico, reas de atuao e relaes com a cultura. Aspecto terico-clnico A exposio que fizemos nos conduz a pensar em trs modelos do pensamento psicanaltico, cujos dois deles foram nomeados, e dos quais talvez se possa apreender a diversidade da clnica. Esses modelos seriam: o neurtico, o paranico (este no foi nomeado, mas foram apresentados os seus fundamentos) e o melanclico. Antes de resumir cada um deles e o que sugerem para o futuro da psicanlise, convm observar que tais modelos no so estanques e que seus fundamentos se entrelaam em muitos aspectos. Eles so aqui usados como guias, to somente. Vinculam-se ao modelo neurtico a sexualidade e o inconsciente. Isso significa dizer das preocupaes iniciais com a pulso, a pulso sexual e sua oposio adaptao do sujeito na realidade; o princpio do prazer, como o que determina os processos primrios (inconsciente), e o princpio de realidade, para os processos secundrios vinculados ao eu. O modelo diz do desejo, submetido ao processo do recalcamento e do conflito. Clinicamente, ganha importncia a linguagem; na verdade, as consideraes do inconsciente a partir da Interpretao dos sonhos (Freud, 1900/1987a) conduzem a certo otimismo com respeito linguagem, no qual Lacan teria se inspirado, como j o observamos com Kristeva (1996). A associao livre e a interpretao resumem o mtodo do tratamento psicanaltico. Consideraes com o Complexo de dipo e de castrao determinam os aspectos metapsicolgicos das psiconeuroses, mas tambm do desenvolvimento dito normal. Implicam-se as escolhas do objeto da satisfao pulsional, da identificao sexual e das consideraes quanto masculinidade e feminilidade. Nesse amplo m75

Futuro da Clnica Psicanaltica


Isso enseja indicarmos alguns vetores de desenvolvimento futuro da psicanlise no Brasil, que tm o carter de apontar o que se pode esperar do que a est, mas
9 Confira a instigante coleo de autores contemporneos, de trs dos quatro cantos do mundo, organizada por Green (2001/2003b).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

L. A. M. Celes

bito do modelo neurtico situa-se o que se convencionou chamar de psicanlise padro. Na perspectiva desse modelo, certamente continuar a vigorar o movimento padro da psicanlise, talvez a se expressando o que se poderia entender mais estritamente como psicanlise, inclusive acompanhando Winnicott (1979/1983), que supe a anlise modificada como distinta da psicanlise propriamente, embora devesse ser empreendida por psicanalistas. As discusses sobre psicoterapias de base psicanaltica parecem poder se desenvolver sobre outra base que no a da simples distino em relao psicanlise padro. Talvez no fiquem to distintas as duas modalidade de tratamento, a psicanaltica propriamente e a psicoterapia de base psicanaltica. Green (2003/2005) sugere que o enquadre da psicanlise deva permanecer no psicanalista, como internalizado por este, mesmo em situaes de psicoterapia, onde ele fisicamente distinto. O enquadre de que se trata no se esgota na disposio fsica do ambiente, mas envolve o ambiente emocional ou psquico, a associao livre tomada em ateno flutuante e a reveri do analista, que permite a interpretao. Mas, tambm, o enquadre modificado na psicoterapia permite o holding, o asseguramento para a regresso de que falam os tericos da relao de objeto desde Winnicott (1964/1994), o enquadre para o fim da proviso ambiental especializada (p. 78). Essa situao j se afastou bastante da psicanlise padro e se justifica, seja para o atendimento de demandas especficas, seja como modificao necessria para atender a uma exigncia do cuidar de modo geral. Nessa direo, com propostas de articulaes entre o enquadre padro e o modificado, deve caminhar a reflexo psicanaltica (ver, por exemplo, Figueiredo, 2008). Para o modelo que designamos paranico, o que est em questo , duplamente, a constituio do eu como instncia e as formas do investimento amoroso nos objetos. A inspirao de que nos servimos o caso apresentado por Freud (1911/1987b), do Presidente Schreber. Nele se conjugam simultaneamente as questes do destino pulsional, como amor homossexual, e o desenvolvimento do eu simultaneamente como personalidade e instncia. Como se sabe, Freud jamais abandonou a teoria pulsional e, particularmente, a pulso sexual na considerao metapsicolgica e clnica dos casos. No caso Schreber, como anunciando a posterior proposta de Green (1997/2000), unem-se as consideraes da pulso e seu vnculo com o objeto. Essa articulao, que inclusive permitir desenvolver j em Freud consideraes sobre os vnculos grupais baseados nos investimentos libidinais e seus processos por meio da identificao, parece-nos extremamente importante para o desenvolvimento futuro da psicanlise. Isso porque permite recuperar exatamente o seu fundamento pulsional na compreenso, ainda que parcial, dos casos e das situaes que envolvem as relaes de responsabilidade com o outro. Aspectos como os da agressividade descontrolada e sem motivo aparente necessitam da reflexo psicanaltica, alm do assentimento com respeito importncia do objeto e seu par, o self. Isso quer dizer, consideraes alm das que tomam estritamente as configuraes do self e da personalidade em seu estado defensivo. O modelo paranico permite introduzir ou recuperar para grande parte ainda da psicanlise contempornea e, portanto, para seu futuro, a
76

fora que move os sujeitos, os aspectos da economia psquica para a compreenso dos comportamentos agressivos e mesmo destrutivos. Questes relacionadas ao gozo podem ento contribuir para o entendimento dos comportamentos antissociais. Sem necessariamente aderirmos em sua totalidade ao propsito anunciado em Cadeias de Eros, Green (1997/2000) parece-nos outra vez expressar, no sentido que estamos discutindo, o mais significativo desenvolvimento da psicanlise, exatamente no desprezando o aspecto pulsional, amoroso e agressivo para a abordagem dos considerados novos casos casos limites. O modelo melanclico, amplamente acima discutido, reintroduz de modo mais preciso as questes dos limites. O eu novamente se encontra no centro da discusso. Mas trata-se agora de dar nfase em dois outros aspectos, o do narcisismo, isto , do investimento libidinal e destrutivo do prprio eu, e o dos limites da constituio do eu em face dos objetos. Os limites do psiquismo, do eu, do self, das instncias psquicas e da totalidade dos sujeitos, e a diferenciao entre o sujeito e o objeto, entre o eu e os objetos (objetos da pulso, objetos da necessidade), banhados pelas questes pulsionais, sexuais e destrutivas, parecem se constituir tarefas ainda a serem completadas, entretanto j iniciadas.10 O desenvolvimento da metapsicologia dos limites e da clnica diferenciada sem aderir a uma concepo, seja unificada, seja ecltica, parecenos constituir tarefa que no se esgotou e espera pelo futuro da psicanlise. reas de atuao As discusses sobre o enquadre acima indicadas nos permite avanar, embora no seja a mesma coisa, na reflexo sobre as reas onde tem lugar a psicanlise e atuam os psicanalistas. O empreendimento de psicoterapias, tendo por base a psicanlise e praticadas por psicanalistas, um indcio da amplitude que ganhou nos ltimos tempos a presena da psicanlise em outros campos, reas e situaes que no os tradicionalmente conhecidos do consultrio particular. Winnicott (1984/2005) novamente teve papel inovador, no somente modificando a situao de anlise, mas tambm introduzindo a psicanlise no cuidado me-beb, no atendimento de rfos de guerra fora dos consultrio, em hospitais e em ambientes da assistncia social. No Brasil, a psicanlise entra nos hospitais, nas varas judicirias da infncia e da famlia, no atendimento a jovens que cumprem medidas socioeducativas, no acompanhamento teraputico (a que chamo carinhosamente de psicanlise de meio fio), nas universidades (tanto nos atendimentos psicoterticos em seus ambulatrios nos cursos de psicologia, por exemplo, como no ensino e na pesquisa universitrias). A maior parte dessas situaes engloba participaes multidisciplinares do psicanalista. Em todas essas condies e outras que nos escapam de citar, o enquadre est profundamente modificado em relao ao que se chama padro. A psicanlise a se apresenta no somente como teoria para o entendimento do que se trata.
10 Dentre muitas outras abordagens, vale consultar: Cardoso (2004) e Cardoso e Garcia (2010).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

Clnica Psicanaltica

Ela tambm participa, como lembrado acima, como enquadre internalizado pelo analista, devido sua experincia com a anlise pessoal. Tambm est presente como procedimento de escuta do outro e da interveno que no seja simplesmente pedaggica ou corretora, mas uma interveno que tenha o propsito de auxiliar reorganizaes subjetivas durveis, menos preocupada com mudanas de comportamentos parciais ou especficos. A compreenso do inconsciente, do pulsional e da constituio de holding so bases para a disposio dos psicanalistas que atuam em tais circunstncias. Podemos aderir ao proposto por Figueiredo (2009), que diz da constituio de uma teoria geral do cuidar de base psicanaltica, e acrescentar a constituio de uma situao geral do cuidar de base psicanaltica.11 Muito a propsito dessas questes, renovam-se as reflexes sobre a situao analisante, que significa a preocupao com a situao analtica, o enquadre que tem fora analisante, que trata. Problematizao feita ao enquadre tradicional e aos outros que a psicanlise vem conquistando e ajudando a construir, como os acima nomeados (Donnet, 2001; Fdida, 1995/1996; Roussillon, 2005). Relaes da psicanlise com a cultura As relaes da psicanlise com a cultura ou sociedade, de vrias maneiras pensadas e no raramente dedicadas a aspectos especficos (psicanlise e arte, por exemplo), encontram desde Freud reflexes significativas. Freud (1939/1986c, 1930/1988a, 1927/1988c, 1919/1988e, 1912/1988h, 1921/1989g) aventurou-se a estabelecer as condies dos agrupamentos humanos, da origem das organizaes sociais e os efeitos da vida em sociedade sobre os indivduos. Tambm no se furtou anlise de produtos culturais, visando investigar a subjetividade do autor e estabelecendo as condies de realizao de tais obras (e.g., Freud, 1907/1986b, 1914/1988b, 1942/1989f). Aps Freud, mais ou menos prximo da esteira por ele aberta, j se pensou a psicanlise como uma teoria da socializao, tomando-a como teoria crtica; buscaram-se as relaes de dependncia mtua entre a psicanlise e a sociedade (ver as coletneas preparadas por Figueira, 1981, 1985, 1988); estabeleceram-se as determinaes sociais sobre as constituies subjetivas luz da psicanlise; discutiramse as relaes entre arte e psicanlise (e.g., Birman, 1988, 1999; Carvalho & Viana, 2009; Costa, 2003; Gabriel, 1988; Goldenberg, 1997; Guimares & Celes, 2007; Kehl, 1996, 2002; Lorenzer, 1973; Mezan, 1990; Rivera & Safatle, 2006; Rouanet, 1983; Slavutzky, 1983; Slavutzky & Kupermann, 2005; Souza, 1999; Viana, 2007; Zavaroni & Celes, 2004) etc. Outros estudos e reflexes psicanalticos bastante importantes, cuja bibliografia vastssima, diz respeito ao estabelecimento das determinaes da cultura e sociedade sobre as constituies subjetivas, com o propsito de explicar, compreender ou descrever as novas demandas de psicanlise, os novos sintomas, as novas configuraes subjetivas ou mesmo psicopatolgicas e, com isso, justificar outras teorias
11 Certamente esse acrscimo no alheio ao propsito de Figueiredo (2009), embora no esteja assim explicitado.

(metapsicologias) e mudanas no tratamento psicanaltico, como tambm as incurses da psicanlise em situaes que no eram originariamente campos de sua atuao. Certamente, a reflexo de justificativa da psicanlise e de suas modificaes, por estranho que isso parea, tero continuidade no futuro prximo e mais longnquo, pois muito da psicanlise que se pratica hoje (terica e clinicamente) est fortemente alicerada na apreenso de profundas mudanas nas estruturaes psquicas dos humanos advindas com a modernidade tardia, a ps-modernidade e a contemporaneidade. Por fim, mas no menos importante, gostaramos de apontar um aspecto tradicional da psicanlise que se encontra na base de sua origem, foi esquecido e negligenciado, mas retorna com ensaios de sua insero na reflexo psicanaltica contempornea, justificando sua pertinncia e a perda para a especificidade da psicanlise advinda de seu alheamento, como tambm a perda para a compreenso dos homens em seu mundo. Trata-se do aporte sobre as pulses (de morte e de vida) e, particularmente, a sexualidade e seu papel fundamental na estruturao psquica (e.g., Andr, 1995/1996; Andr & cols., 2007; Andr & Chabert, 2008/2008; Birman & Nicas, 1988; Bleichmar, 2007; Celes, 1995, 2005b, 2006, 2007, 2009; Jorge, 1996; Laplanche, 1988/1987; McDougall, 1989/1991, 1998; Parsons, 2002; Pontalis, 2000; Schaeffer, 2008). As questes com respeito perverso, agresso e destrutividade, quanto ao gozo e ao prazer, podem ser resgatadas para a compreenso da situao dos sujeitos no mundo contemporneo, de modo geral, mas, principalmente, com respeito singularidade de cada sujeito em sua vida quotidiana.

Referncias
Abraham, N., & Trok, M. (1987). Lcorce et le noyau. Paris: Flammarion. Andr, J. (1996). As origens femininas da sexualidade (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1995) Andr, J., Baldacci, J.-L., Suchet, D., Dreyfus-Asso, S., Guyomard, P., & Yi, M.-K. (2007). La sexualit infantile de la psychanalyse. Paris: Presses Universitaires de France. Andr, J., & Chabert, C. (2008). O esquecimento do pai. So Paulo: EDUSP. (Trabalho original publicado em 2008) Balint, M. (1993). A falha bsica - aspectos teraputicos da regresso (F. F. Settineri, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Trabalho original publicado em 1968) Bezerra Jr., B., & Ortega, F. (2007). Winnicott e seus interlocutores. Rio de Janeiro: Relume Dumar. Bion, W. R. (1994). Estudos psicanalticos revisados (W. M. M. Dantas, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1967) Birman, J. (1988). Percursos na histria da psicanlise. Rio de Janeiro: Bookaria Taurus. Birman, J. (1999). Mal-estar na atualidade. A psicanlise e novas formas de subjetivao. So Paulo: Civilizao Brasileira. Birman, J., & Nicas, C. A. (1988). A ordem do sexual. Rio de Janeiro: Campus. Bleichmar, S. (2007). Paradojas de la sexualidad masculina (1 ed.). Buenos Aires: Paids.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

77

L. A. M. Celes

Cardoso, M. R. (2004). Limites. So Paulo: Escuta. Cardoso, M. R., & Garcia, C. A. (2010). Entre o eu e o outro: espaos fronteirios. Curitiba: Juru. Carvalho, M. T. P., & Viana, T. d. C. (2009). Tornos e retornos do sujeito contemporneo - reflexes artstica e psicanaltica. Pulsional: Revista de Psicanlise, 22, 8-19. Celes, L. A. M. (1994). A histria e o estranho. Cadernos de Subjetividade, 2, 37-48. Celes, L. A. M. (1995). Sexualidade e subjetivao: um estudo do Caso Dora. Braslia: Universidade de Braslia. Celes, L. A. M. (2005a). Psicanlise trabalho de fazer falar, e fazer ouvir. Psych, IX, 25-48. Celes, L. A. M. (2005b). Uma herana quase esquecida de Freud: a sexualidade infantil e suas injunes. Alter - Jornal de Estudos Psicodinmicos, 24, 65-82. Celes, L. A. M. (2006). Teoria da libido e teoria das relaes de objeto: confronto e aproximaes? Pulsional: Revista de Psicanlise, XIX, 5-13. Celes, L. A. M. (2007). Dora contempornea e a crise teraputica da psicanlise. Psicologia Clnica, 19, 137-154. Celes, L. A. M. (2009). Pela hora da morte. Em V. Zanello, C. Carneiro & M. N. Campos (Eds.), Fronteiras em psicanlise (pp. 251-265). Guarapari: Ex Libris. Celes, L. A. M., Alves, K. C. M., & Santos, A. C. G. d. (2008). Uma concepo psicanaltica de personalidade: teoria das relaes objetais de Fairbairn. Psicologia em Estudo (Maring), 13, 53-61. Celes, L. A. M., Santos, A. C. G. d., & Alves, K. C. M. (2006). Teoria das relaes de objeto em Freud e Fairbairn. Revista MalEstar e Subjetividade, VI, 291-310. Cintra, E. M. d. U., & Figueiredo, L. C. (2004). Melanie Klein. Estilo e pensamento. So Paulo: Escuta. Costa, J. F. (2003). Violncia e psicanlise (3 ed.). Rio de Janeiro: Graal. Donnet, J.-L. (2001). A regra fundamental e a situao de anlise (M. Pereira, Trad.). Revista Brasileira de Psicanlise, 35, 227-242. (Trabalho original apresentado em 2001 na Conferncia Plenria do XLII Congresso Internacional de Psicanlise, Nice, Frana) Etchegoyen, H. (2005). Preface. Em G. Kohon (Ed.), The dead mother. The work of Andr Green (pp. xi-xiii). London Routledge. Fairbairn, W. R. D. (1999/1952). Psychoanalytic studies of the personality. London: Routledge. Fdida, P. (1996). O stio do estrangeiro (E. B. P. Leite, M. Gambini & M. Seincman, Trads.). So Paulo: Editora Escuta. (Trabalho original publicado em 1995) Figueira, S. A. (1981). O contexto social da psicanlise. Rio de Janeiro: Francisco Alves. Figueira, S. A. (1985). Cultura da psicanlise. So Paulo: Brasiliense. Figueira, S. A. (1988). Efeito PSI. A influncia da psicanlise. Rio de Janeiro: Campus. Figueiredo, L. C. (2000). Subjetivao e esquizoidia na contemporaneidade: questes metapsicolgicas. Cadernos de Psicanlise, 16, 13-32. Figueiredo, L. C. (2007). A clnica psicanaltica a partir de Melanie Klein. O que isto pode significar? Jornal de Psicanlise, 39, 125-150. Figueiredo, L. C. (2008). Novas consideraes sobre implicao e reserva. As posies do analista na anlise padro e na anlise modificada segundo Winnicott. Em L. C. Figueiredo & N. Coelho Jnior (Eds.), tica e tcnica em psicanlise (2 ed.) (pp. 107-122). So Paulo: Escuta.

Figueiredo, L. C. (2009). As diversas faces do cuidar: novos ensaios de psicanlise contempornea. So Paulo: Escuta. Forrester, J. (1980). Language and the origins of psychoanalysis. New York: Columbia. Frana, M. I. R. F. (1996). tica, psicanlise e sua transmisso. Petrpolis: Vozes. Freud, S. (1986a). Construcciones en el anlisis. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 23 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 255ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1937) Freud, S. (1986b). El delirio y los sueos en la Gradiva de W. Jensen. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 19 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1907) Freud, S. (1986c). Moiss y la religin monotesta. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 23 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1939) Freud, S. (1987a). La interpretacin de los sueos. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 4-5 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1900) Freud, S. (1987b). Puntualizaciones psicoanalticas sobre un caso de paranoia (Dementia paranoides) descrito autobiogrficamente. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 12 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1911) Freud, S. (1988a). El malestar en la cultura. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 21 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 57ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1930) Freud, S. (1988b). El Moiss de Miguel Angel. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 1 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 213ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1914) Freud, S. (1988c). El porvenir de una ilusin. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 21 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1927) Freud, S. (1988d). El tab de la virginidad (Contribuciones a la psicologa del amor, III). Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 11 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 185ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1918) Freud, S. (1988e). Sobre el psicoanlisis de las neurosis de guerra. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 17 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 201ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1919) Freud, S. (1988f). Sobre la ms generalizada degradacin de la vida amorosa (Contribuciones a la psicologa del amor, II). Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 11 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 169ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1912) Freud, S. (1988g). Sobre un tipo particular de eleccin de objeto en el hombre (Contribuciones a la psicologa del amor). Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 11 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 155ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1910) Freud, S. (1988h). Ttem y tab. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 13 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1912) Freud, S. (1989a). El problema econmico del masoquismo. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 19 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 161ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1924)

78

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

Clnica Psicanaltica

Freud, S. (1989b). El yo y el ello. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 19 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (1989c). Fragmento de anlisis de un caso de histeria. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 7 (J. L. Etcheverry, Trad.) (pp. 1-108). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1905) Freud, S. (1989d). Las resistencias contra el psicoanlisis. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 19 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 223ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1925) Freud, S. (1989e). Ms all del principio de placer. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 18 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1920) Freud, S. (1989f). Personajes psicopticos en el escenario. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 7 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 273ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1942) Freud, S. (1989g). Psicologa de las masas y anlisis del yo. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 18 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 63ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1921) Freud, S. (1989h). Psicopatologa de la vida cotidiana. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 6 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 1ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1901) Freud, S. (1989i). Pulsiones y destinos de pulsin. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 14 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 105ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1915) Freud, S. (1989j). Tres ensayos de teora sexual. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 7 (J. L. Etcheverry, Trad.) (p. 109ss.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1905) Freud, S., & Breuer, J. (1987). Estudios sobre la histeria. Em J. Strachey (Ed.), Obras completas, Vol. 2 (J. L. Etcheverry, Trad.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1895) Gabriel, Y. (1988). Freud e a sociedade (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1983) Goldenberg, R. (1997). Goza!: capitalismo, globalizao e psicanlise. Salvador: galma. Green, A. (1988). Narcisismo de vida, narcisismo de morte (C. Berliner, Trad.) So Paulo: Escuta. (Trabalho original publicado em 1983) Green, A. (2000). As cadeias de eros - Actualidade do sexual (A. P. Morais, Trad.). Lisboa: CLIMEPSI. (Trabalho original publicado em 1997) Green, A. (2003a). Quatro questes para Andr Green/ Quatre questions pour Andr Green (Verso escrita da Conversa com Andr Green - videoconferncia) (A. M. S. Ziskind, M. T. L. Mantovanini & S. M. C. Marchini, Trads.) (Edio bilingue Portugus/Francs). So Paulo: Departamento de Publicao da Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo. Green, A. (2003b). Psicanlise contempornea (. Cabral, Org. Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 2001) Green, A. (2004). O silncio do psicanalista (M. S. A. Pereira & M. A. Mascaux, Trads.). Psych, VIII, 13-38. (Trabalho original publicado em 1979)

Green, A. (2005). Ideas directrices para un psicoanlisis contemporneo : desconocimiento y reconocimiento del inconsciente (1 ed.) (L. Lambert, Trad.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 2003) Grosskurth, P. (1992). O mundo e a obra de Melanie Klein (P. M. Rosas, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1986) Grotstein, J. S. (Ed.). (2000). Fairbairn and the origins of object relations. New York: Other Press. Guimares, V. C., & Celes, L. A. M. (2007). O psquico e o social numa perspectiva metapsicolgica: o conceito de identificao em Freud. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 23, 241-246. Heimann, P. (1989). On counter-transference, about children and children-no-longer: Colected papers (1942-80). London: Tavistock: Routledge. (Trabalho original publicado em 1949) Jorge, M. A. C. (1997). Sexo e discurso em Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Katz, C. S. (1984). tica e psicanlise: uma introduo. Rio de Janeiro: Grall. Kehl, M. R. (1996). Psicanlise, tica e poltica. Em M. I. R. F. Frana (Ed.), tica, psicanlise e sua transmisso (pp. 109-121). Petrpolis: Vozes. Kehl, M. R. (2002). Sobre tica e psicanlise. So Paulo: Companhia das Letras. Klein, M. (1996). Amor, culpa e reparao e outros trabalhos (1921-1945) (A. Cardoso, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1975) Kohon, G. (1999). The dead mother: The work of Andr Green. London: Routledge. Kristeva, J. (1996). Sens et non-sens de la rvolte. Pouvoirs et limites de la psychanalyse I (Discour direct). Paris: Fayard. Lacan, J. (1978). Escritos (I. Oseki-Depr, Trad.). So Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1966) Lacan, J. (1998). Escritos (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1966) Laplanche, J. (1988). Teoria da seduo generalizada e outros ensaios (D. Vasconcellos, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Trabalho original publicado em 1987) Lorenzer, A. (1973). Bases para una teora de la socializacin. (C. Piechocki, Trad.). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1972) McDougall, J. (1991). Teatros do corpo. O psicossoma em psicanlise (P. H. B. Rondon, Trad.). So Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1989) McDougall, J. (1998). Las mil y una caras de Eros. La sexualidade humana en busca de soluciones (J. Piatigorsky, Trad.). Buenos Aires: Paids. (Trabalho original publicado em 1995) Mezan, R. (1990). Freud, o pensador da cultura. So Paulo: Brasiliense. Ogden, T. H. (2003). Uma nova leitura das origens da teoria das relaes de objeto (M. L. Gastal, Trad.). Alter - Jornal de Estudos Psicodinmicos, XXII, 175-195. (Trabalho original publicado em 2002) Outeiral, J., Hisada, S., & Gabrades, R. (2001). Winnicott: seminrios paulistas. So Paulo: Casa do Psiclogo. Outeiral, J., Hisada, S., Gabrades, R., & Ferreira, A. (2005). Winnicott: seminrios brasileiros. Rio de Janeiro: Revinter. Parsons, M. (2002). Sexualidade e perverso cem anos depois: redescobrindo o que Freud descobriu. International Journal of Psycho-Analysis, XVI, 29-43.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

79

L. A. M. Celes

Pontalis, J. B. (1997). Ce temps qui ne passe pas, suivi de Le compartiment de chemin de fer. Paris: Gallimard. Pontalis, J. B. (2000). Bisexualit et diffrence des sexes. Paris: Gallimard. Rivera, T. C., & Safatle, V. (2006). Sobre arte e psicanlise. So Paulo: Escuta. Rouanet, S. P. (1983). Teoria crtica e psicanlise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. Roussillon, R. (2005). La conversation psychanalytique: Un divan en latence. Revue Franaise de Psychanalyse, 69, 365-381. Schaeffer, J. (2008). Cent ans aprs les Trois essais, que reste-t-il des trois scandales? Revue Franaise de Psychanalyse, 72, 761-776. Slavutzky, A. (1983). Psicanlise e cultura. Petrpolis: Vozes. Slavutzky, A., & Kupermann, D. (2005). Seria trgico... se no fosse cmico: humor e psicanlise. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. Souza, E. L. A. d. (1999). Psicanlise e colonizao: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes e Oficios. Spillius, E. B. (1990). Melanie Klein hoje: desenvolvimentos da teoria e da tcnica Vol. 2: Artigos predominantemente tcnicos (B. H. Mandelbaum, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988) Spillius, E. B. (1991). Melanie Klein hoje: desenvolvimentos da teoria e da tcnica Vol. 1: Artigos predominantemente tericos (B. H. Mandelbaum, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988) Strachey, J. (1934). The nature of the therapeutic action of psycho-analysis. International Journal of Psycho-Analysis, 15, 127-159. Szasz, T. S. (1983). A tica da psicanlise (A. S. da Rocha, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1965) Tanis, B. (1995). Memria e temporalidade: sobre o infantil em psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo. Vaz, H. C. d. L. (1974). O ethos da atividade cientfica. REB Revista Eclesistica Brasileira, 133, 45-73.

Viana, T. d. C. (2007). Estudos de costumes no sculo XIX, de Flix Davin e Honor de Balzac. Braslia: Universidade de Braslia. Winnicott, D. W. (1975). O brincar & a realidade (J. O. A. Abreu & V. Nobre, Trads.). Rio de Janeiro: Imago Editora (Trabalho original publicado em 1971) Winnicott, D. W. (1978). Textos selecionados: da pediatria psicanlise (J. Russo Trad.). Rio de Janeiro: Francisco Alves (Trabalho original publicado em 1975) Winnicott, D. W. (1983). O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (I. C. S. Ortiz Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Trabalho original publicado em 1979) Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana (D. L. Bogomoletz, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988) Winnicott, D. W. (1994). A importncia do setting no encontro com a regresso na psicanlise. Em C. Winnicott, R. Shepherd & M. Davis (Eds.), Exploraes psicanalticas. D. W. Winnicott (J. O. A. Abreu, Trad.) (pp. 77-81). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Trabalho original publicado em 1964) Winnicott, D. W. (1996). Tudo comea em casa (P. Sandler, Trad.) So Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1986) Winnicott, D. W. (2005). Privao e delinquncia (2 ed) (. Cabral, Trad.). So Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1984) Winnicott, C., Shepherd, R., & David, M. (1994). Exploraes psicanalticas: D. W. Winnicot. (J. O. A. Abreu, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. (Trabalho original publicado em 1989) Zavaroni, D. M. L., & Celes, L. A. M. (2004). O processo civilizador: uma leitura da pulso de morte como excessivo pulsional na compreenso freudiana da cultura. Pulsional: Revista de Psicanlise, 17, 66-77. Zavaroni, D. M. L., Viana, T. D.. C., & Celes, L. A. M. (2007). A constituio do infantil na obra de Freud. Estudos de Psicologia (Natal), 12, 65-70.

80

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 65-80

You might also like