You are on page 1of 35

MANUAL DE EDUCAO INTEGRAL PARA OBTENO DE APOIO FINANCEIRO ATRAVS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA PDDE, NO EXERCCIO DE 2009.

O QUE O PROGRAMA MAIS EDUCAO O Programa Mais Educao (Portaria Interministerial n 17/2007) uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formao integral de crianas, adolescentes e jovens, articulando diferentes aes, projetos e programas nos Estados, Distrito Federal e Municpios, em consonncia com o projeto pedaggico da escola, ampliando tempo, espaos e oportunidades, atravs da articulao das polticas setoriais envolvidas e possibilitando a todos o DIREITO DE APRENDER. Trata-se de um Programa Interministerial do qual fazem parte os Ministrios da Educao, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Cincia e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude. O Programa teve incio efetivo em 2008, com a participao de 1.409 escolas pblicas estaduais e municipais de ensino fundamental localizadas em 54 municpios de 25 estados mais o Distrito Federal. Em 2009, para implementar o Mais Educao, foram selecionadas unidades escolares estaduais de ensino mdio dos 10 estados de menor IDEB nesse nvel e unidades escolares de ensino fundamental a partir do conjunto dos seguintes critrios: Termo de Compromisso Todos pela Educao assinado pelo Estado ou Municpio; Regularidade junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, conforme Resoluo CD/FNDE n 04, de 17/03/2009; Unidades escolares estaduais ou municipais onde foi iniciado o Programa em 2008; Unidades escolares estaduais ou municipais localizadas nas cidades de regies metropolitanas ou no entorno das capitais com mais de 100 mil habitantes, com IDEB, apurado em 2007, baixo em relao mdia do municpio e com mais de 99 matrculas no Censo Escolar de 2008; Unidades escolares estaduais ou municipais localizadas em municpios com mais de 50 mil habitantes em estados de pouca densidade populacional que atuaro como plos locais; Unidades escolares estaduais e municipais localizadas em municpios atendidos pelo Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania PRONASCI, do Ministrio da Justia.

O QUE A EDUCAO INTEGRAL A Educao Integral constitui ao estratgica para garantir ateno e desenvolvimento integral s crianas, adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformaes e exigncia crescente de acesso ao conhecimento, nas relaes sociais entre diferentes geraes e culturas, nas formas de comunicao, na maior exposio aos efeitos das mudanas em nvel local, regional e internacional. Ela se dar por meio da ampliao de tempos, espaos e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. No se trata, portanto, da criao ou recriao da escola como instituio total, mas da articulao dos diversos atores sociais que j atuam na garantia de direitos de nossas crianas e jovens na co-responsabilidade por sua formao integral.

...................................................................................
1

OBJETIVO DO APOIO FINANCEIRO Os recursos transferidos por intermdio do PDDE para implementao de Educao Integral destinam-se: a) ao ressarcimento de despesas de alimentao e transporte de monitores; b) contratao de pequenos servios e aquisio de materiais de consumo; e c) aquisio de kits de materiais definidos neste manual. Observao: de acordo com a atividade escolhida dentro das elencadas neste manual, a escola poder receber, por meio de sua Unidade Executora (UEx), os recursos para aquisio dos kits ou receber os kits prontos encaminhados pelo FNDE/MEC.

QUEM PODE RECEBER O APOIO FINANCEIRO ATRAVS DO PDDE O apoio financeiro do PDDE destina-se s escolas pblicas das redes municipais, estaduais e do Distrito Federal. Este apoio se refere s redes que possuem alunos matriculados no ensino fundamental e no ensino mdio conforme os critrios definidos neste Manual, selecionadas pela Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade do MEC (SECAD/MEC) e validadas pelas EEx (Secretarias Estaduais de Educao ou Prefeituras), conforme relao disponvel no site www.fnde.gov.br.

ADESO AO PROGRAMA As escolas, por intermdio de suas UEx, pr-selecionadas pela SECAD/MEC e validadas pelas respectivas EEx, conforme os critrios definidos neste manual, para confirmar sua adeso ao Programa, devero preencher o Plano de Atendimento da Escola, disponvel no stio simec.mec.gov.br, aps atualizao dos dados cadastrais das UEx a que esto vinculadas, informando corretamente as atividades e o nmero de alunos que participar de cada atividade. Ateno: o cadastro do PDDE nico, no havendo um cadastro especfico para a Educao Integral; Na hiptese de no adeso ao Programa, importante que a escola formalize os motivos para no implementar a Educao Integral, mediante informao, via e-mail, para educacaointegral@mec.gov.br, visando a identificao das principais dificuldades locais para a no-implementao. Aps cadastrar o Plano de Atendimento da Escola, a Entidade Executora (EEx) dever analisar os planos no sistema SIMEC/Escola e, em caso de aprovao, liber-lo para o exame e aprovao pela SECAD. Em caso de no aprovao ou de dvida quanto a sua exeqibilidade, dever entrar em contato com a UEx para modificar ou solicitar explicao. Aprovados os Planos de Atendimento da Escola pela SECAD, a EEx a que as escolas esto vinculadas dever imprimir o Plano de Atendimento Geral Consolidado que dever ser assinado pelo dirigente da EEx (Secretrio Estadual de Educao ou Prefeito, com identificao da assinatura) e encaminhado SECAD, via correio, habilitando as escolas ao recebimento do repasse dos recursos. imprescindvel para liberao dos recursos o encaminhamento do Plano de Atendimento Geral Consolidado.

...................................................................................
2

IMPORTANTE: Os recursos somente sero liberados aps o recebimento do Plano de Atendimento Geral Consolidado e verificao junto ao FNDE, da inexistncia de pendncias de prestao de contas, tanto da UEx, quanto da EEx, em todas as aes do PDDE. Os Planos de Atendimento Geral Consolidado devero ser encaminhados para o endereo abaixo, no cabendo responsabilidade SECAD/MEC ou ao FNDE pelo envio para local diverso do indicado: Ministrio da Educao Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade-SECAD Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania Esplanada dos Ministrios Bloco L 2 andar CEP: 70047.900 Braslia DF

INSCRIO DAS ESCOLAS NO PROGRAMA O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao-FNDE encaminhar, por meio de ofcio, via correio, o login e senha das UEx e EEx, liberando o acesso ao sistema PDDEweb, disponvel no stio www.fnde.gov.br para atualizao de cadastro. As escolas que no constarem da listagem de Escolas Passveis de Atendimento, anexa Resoluo n 04, de 17/03/2009, no tero acesso ao sistema SIMEC/Mais Educao. A partir da publicao da Resoluo e efetuada a atualizao do cadastro das UEx no sistema PDDEweb, as escolas, por intermdio das UEx a que esto vinculadas, tero um prazo de 20 dias, a contar da liberao do sistema SIMEC/Mais Educao, pelo Ministrio da Educao, mediante solicitao de senha especfica, conforme Guia Rpido para solicitao de senha, anexo a este Manual, por meio do endereo simec.mec.gov.br, para cadastrar o Plano de Atendimento da Escola. OBSERVAO IMPORTANTE: As escolas que no constarem na listagem de Escolas Passveis de Atendimento divulgada no stio www.fnde.gov.br, mas estejam contempladas com recursos do PDEEscola, podero implementar a Educao Integral a partir do cadastramento de seu Plano de Ao, no sistema especfico liberado pela Secretaria de Educao Bsica, do Ministrio da Educao.

EM QU O RECURSO PODE SER UTILIZADO O recurso dever ser empregado no ressarcimento de despesas com transporte e alimentao dos monitores responsveis pelo desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedaggico, culturais e artsticas, esportivas e de lazer, de direitos humanos, de meio ambiente, de incluso digital e de sade e sexualidade, de educomunicao e outras previstas neste manual, cobertura de dispndios com contratao de pequenos servios e aquisio de materiais de consumo e aquisio de kits de materiais, conforme definidos frente, voltados Educao Integral que totalizem carga horria mnima de sete horas dirias, no includo o intervalo de almoo. Recomenda-se s Unidades Executoras-UEx que criem critrios claros e transparentes para a implementao da Educao Integral, para seleo das turmas que iro participar do Programa, como por exemplo:

...................................................................................
3

alunos que apresentam defasagem srie/idade em virtude de dificuldades ensino e aprendizagem;

de

alunos das sries finais da 1 fase do ensino fundamental (4 e/ou 5 anos), onde existe uma maior evaso de alunos na transio para a 2 fase; alunos das sries finais da 2 fase do ensino fundamental (8 e/ou 9 anos), onde existe um alto ndice de abandonos aps a concluso; alunos de anos onde so detectados ndices de evaso e/ou repetncia sucessivamente; e assim

A Educao Integral dever ser implementada com a participao de, no mnimo, cem alunos;

Observao: Quando do preenchimento do Plano de Atendimento da Escola, no sistema SIMEC/Mais Educao, o nmero de alunos cadastrados no campo alunado participante, poder ser igual ou maior que o nmero de alunos informados em cada atividade. Ex.: se o nmero de alunado participante for 250, este nmero ser o limite mximo de alunos participantes em cada atividade, no se configurando, porm, em obrigatoriedade de que seja o mesmo nmero, nem representa que o somatrio dos alunos participantes das atividades dever ser 250.

GESTO Recomenda-se a criao dos Comits Locais do Programa Mais Educao a partir da indicao da Escola e Conselho Escolar de quatro representantes, sendo um coordenador geral, um representante pedaggico para intersetorialidade, um representante de assuntos comunitrios e um representante para execuo financeira e prestao de contas do plano de ao local. Recomenda-se que seja paritrio com 2 representantes da direo da escola e dois do conselho escolar. Recomenda-se, ainda, a criao de Comits Metropolitanos do Programa Mais Educao com a participao do coordenador geral dos Comits Locais e Indicao de 3 (trs) representantes de cada EEx e representantes de Universidades locais, quando houver. A gesto intersetorial do Programa se dar de forma articulada, nos territrios, em trs nveis, buscando-se a aproximao entre programas, aes e projetos j existentes. No h recursos disponveis e diretos destinados aos gestores do Programa.

FINANCIAMENTO DO PROGRAMA O montante de recursos de cada escola ser liberado em uma s parcela, considerando as necessidades de 6 (seis) meses letivos, ainda que no consecutivos em virtude de frias escolares e ser calculado com base no Plano de Atendimento da Escola, para custear pequenas compras e contrataes de servios para os fins definidos neste Manual, ressarcimento de monitores e aquisio de kits para o desenvolvimento das atividades escolhidas; As escolas beneficiadas em 2008 com recursos para implementao da Educao Integral devero preencher normalmente o Plano de Atendimento Escola, inclusive o saldo

...................................................................................
4

financeiro reprogramado para 2009, que dever ser o mesmo constante na prestao de contas, detalhando o saldo referente primeira parcela recebida e o saldo referente segunda parcela, de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para fins de acompanhamento da execuo dos recursos destinados ao desenvolvimento das atividades pelo perodo definido no item acima. As UEx, representativas das escolas, devero escolher, de acordo com o projeto poltico pedaggico das unidades escolares, as atividades a serem desenvolvidas para implementao da Educao Integral, distribudas em, pelo menos, 3 (trs) macrocampos das reas, com o mnimo de 5 (cinco) e o mximo de 10 (dez) atividades. A escola dever distribuir o alunado participante em no mnimo 5 (cinco) e no mximo 6(seis) atividades, abaixo relacionadas; Os trabalhos dos monitores sero considerados de natureza voluntria, na forma definida na Lei n 9.608, de 1998 e o ressarcimento de despesas dever observar o seguinte parmetro: - calculado de acordo com o nmero de turmas monitoradas e limitado ao mximo de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, conforme a tabela a seguir: Nmero de Turmas 1 2 3 4 5 Valor do Ressarcimento (R$) 60,00 120,00 180,00 240,00 300,00

Para a cobertura das despesas com a contratao de servios e aquisio de materiais de consumo previstas no item EM QU O RECURSO PODE SE UTILIZADO devero ser considerados os intervalos de classe do nmero de alunos a serem beneficiados com Educao Integral e os correspondentes valores mensais vezes 6 (seis) meses, liberados em uma s parcela,constantes da tabela a seguir: Intervalo de Classe de Nmero de Alunos At 500 501 a 1.000 1.001 a 1.500 1.501 a 2.000 Acima de 2.000 Valor do Repasse em Custeio (R$) 500,00 1.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00

Ressalta-se que tais gastos devero ocorrer apenas em atividades meio para o desenvolvimento da educao integral, como: A escola fez opo por uma atividade fora dos seus limites e para o seu desenvolvimento necessitar deslocar os alunos para a rea onde ocorrer a atividade, ento poder utilizar o recurso para alugar nibus para transportar os alunos para o local indicado. (Ateno: este recurso no poder ser utilizado para o transporte escolar, de casa para a escola e viceversa);

...................................................................................
5

A escola fez opo por atividade esportiva e j possui quadra de esportes, mas necessita de tabelas novas de basquete ou traves novas de futebol ou handebol, pintura demarcatria de garrafes e reas, etc, poder, ento, utilizar este recurso para a aquisio do material; Recaindo a escolha da escola por banda fanfarra ou canto coral, os recursos podero ser utilizados para aquisio de partituras diversas, considerando os instrumentos a serem recebidos e o estilo de msica a ser adotado; Se a escolha foi para a criao de uma horta escolar e a escola possuir rea para seu desenvolvimento, mas precisar de preparo do terreno, de cercamento da rea e de adaptao local para depsito do material, dever ser utilizado este recurso para a aquisio do material e contratao de servios; e assim por diante em todas as atividades.

DA FORMAO DAS TURMAS As turmas devero ser formadas com um mnimo de 20 (vinte) alunos e um mximo de 30 (trinta) e, sempre que possvel e conveniente, mesclar alunos das diversas sries/anos, no devendo, em nenhuma hiptese se prenderem s turmas do horrio regular: Entretanto, para efeito de clculo, considerar-se- turmas de 30 alunos.

CONTRAPARTIDA DA ENTIDADE EXECUTORA Fica definido que as atividades a serem desenvolvidas para implementao da Educao Integral devero ser coordenadas por um professor comunitrio, vinculado Escola e que os custos dessa coordenao, com carga horria de 20 horas semanais, refere-se contrapartida a ser oferecida pela Entidade Executora.

MERENDA NO MAIS EDUCAO Os recursos para a merenda escolar sero garantidos por resoluo especfica do Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE/FNDE), que sofrero um acrscimo, a ser definido, por aluno participante do Programa.

QUAIS OS MACROCAMPOS PARA IMPLEMENTAO (CURRCULO DA EDUCAO INTEGRAL)

DA

EDUCAO

INTEGRAL

Listamos, abaixo, macrocampos com suas respectivas atividades, onde cada escola dever selecionar um mnimo de 05 (cinco) e um mximo de 10 (dez) atividades, distribudas em pelo menos 03 (trs) macrocampos, com vistas identificao dos kits especficos de materiais necessrios para o seu desenvolvimento, que podero ser encaminhados pelo FNDE/MEC ou repassados recursos para sua aquisio no mercado local. Para escolha dos macrocampos, pela Unidade Executora-UEx, dever constar, obrigatoriamente, pelo menos uma atividade do macrocampo Acompanhamento Pedaggico, podendo as demais atividades escolhidas pertencerem a macrocampos diferentes, ou seja, 09 atividades de diferentes macrocampos ou, ainda, ter uma ou mais atividades de um mesmo macrocampo, desde que sejam contemplados um mnimo de 03 (trs) macrocampos.

...................................................................................
6

1. ACOMPANHAMENTO PEDAGGICO (OBRIGATRIA PELO MENOS UMA ATIVIDADE) 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. 1.9. 1.10. 1.11. 1.12. 1.13. 1.14. 1.15. 1.16. 1.17. 1.18. Matemtica (ensino fundamental) Matemtica (ensino mdio) Letramento (ensino fundamental) Leitura e Produo de Texto ou Portugus (ensino mdio) Cincias (ensino fundamental) Cincias: Cintica Qumica (ensino mdio) Cincias: Reaes Qumicas (ensino mdio) Cincias: Eletroqumica (ensino mdio) Cincias: Qumica orgnica (ensino mdio) Cincias: Fsica tica (ensino mdio) Cincias: Circuitos eltricos (ensino mdio) Cincias: Calorimetria (ensino mdio) Cincias: Clula animal (ensino mdio) Cincias: Estrutura do DNA (ensino mdio) Cincias: Coleta de sangue (ensino mdio) Histria e Geografia (ensino fundamental) Histria e Geografia (ensino mdio Filosofia e Sociologia (ensino mdio)

2. MEIO AMBIENTE (ensino fundamental e mdio) 2.1. Com-Vidas /Agenda 21 Escolar 2.2. Horta Escolar e ou Comunitria 3. ESPORTE E LAZER (ensino fundamental e mdio) 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 3.9. 3.10. 3.11. 3.12. 3.13. 3.14. Recreao/Lazer Voleibol Basquete Futebol Futsal Handebol Tnis de Mesa Jud Karat Taekwondo Yoga Natao Xadrez Tradicional Xadrez virtual

Observao sobre Atividades Esportivas: A Unidade Executora que optar por estas atividades dever implementar no mnimo 3(trs) modalidades esportivas diferentes.

...................................................................................
7

4. DIREITOS HUMANOS EM EDUCAO (ensino fundamental e mdio) 4.1. Direitos Humanos e Ambiente Escolar Indica-se a organizao das atividades por meio de oficinas, compreendidas enquanto espaostempos para a vivncia, a reflexo e o aprendizado coletivos e para a organizao de novos saberes e prticas relacionadas aos direitos humanos: situaes de defesa e afirmao x negao dos direitos humanos e suas implicaes na organizao do trabalho pedaggico. Trabalhos interdisciplinares, projetos articuladores, grupos de estudos e de teatro, oficinas de psicodrama, passeios temticos, campanha(s) alusivas ao tema dos DDHH etc., tambm podem/devem ser estimulados.

5. CULTURA E ARTES (ensino fundamental e mdio) 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. 5.6. 5.7. 5.8. 5.9. 5.10. 5.11. 5.12. Leitura Banda Fanfarra Canto Coral Hip Hop Danas Teatro Pintura Grafite Desenho Escultura Percusso Capoeira

6. INCLUSO DIGITAL (ensino fundamental e mdio) 6.1. Software educacional; 6.2. Informtica e tecnologia da informao

7. PREVENO E PROMOO DA SADE (ensino fundamental e mdio) 8.1. Atividades de: Alimentao Saudvel / Alimentao Escolar Saudvel; Sade Bucal; Prticas corporais e educao do movimento; Educao para a Sade Sexual, Sade Reprodutiva e Preveno das DST/AIDS; Preveno ao Uso de lcool, Tabaco e Outras Drogas; Sade Ambiental; Promoo da Cultura de Paz e preveno das violncias e acidentes; Criao de estratgias de promoo e preveno em sade a partir do estudo dos principais problemas de sade da regio: dengue, febre amarela, malria, hansenase, doena falciforme, outros; Promoo e preveno em sade no currculo escolar.

8. EDUCOMUNICAO (ensino fundamental e mdio) 8.2. 8.3. 8.4. 8.5. Jornal Escolar Rdio Escolar Histrias em Quadrinhos Mdias Alternativas

...................................................................................
8

9. EDUCAO CIENTIFICA (sries finais do ensino fundamental e ensino mdio) 9.1. Laboratrios e Projetos Cientficos

10. EDUCAO ECONMICA E CIDADANIA (sries finais do ensino fundamental e ensino mdio) (observao: O material para desenvolvimento das atividades deste macrocampo somente estar disponvel no segundo semestre de 2009) 10.1. Educao Econmica e Empreendedorismo 10.2. Controle Social e Cidadania

1. ACOMPANHAMENTO PEDAGGICO EMENTA: Apoio metodolgico, procedimentos e materiais, voltados s atividades pedaggicas e ldicas para o ensino e a aprendizagem da matemtica, de prticas de leitura e escrita, de histria, de geografia e das cincias, contextualizadas em projetos de trabalho educacional e de acordo com a necessidade e com respeito ao tempo de aprendizado de cada criana, adolescente e jovem.

1.1. Matemtica EMENTA: Compreenso dos processos bsicos da construo do pensamento lgicomatemtico, resoluo de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemticos. Potencializao de uma aprendizagem matemtica significativa, contemplando a interdisciplina com outros campos do saber escolar. Matemtica (Ensino Mdio) Apoio ao processo de aprendizagem, quanto ao domnio dos conceitos bsicos necessrios ao desenvolvimento do raciocnio matemtico, na interpretao e sistematizao de caminhos lgicos para a soluo de situaes-problemas, na decodificao e codificao dos fenmenos sociais, fsicos, qumicos e biolgicos, contribuindo para a ampliao da viso de mundo e garantia de prosseguimento de estudos. 1.2. Letramento EMENTA: Leitura do mundo atravs da leitura da palavra escrita. Produo, expresso e interpretao de diversos contextos e discursos culturais, exercitando a prtica social da linguagem (escrita e leitura). Conhecer a relao e a integrao entre oralidade, escrita e letramento. Variao lingstica e juzo social: o preconceito lingstico. LEITURA E PRODUO DE TEXTO OU PORTUGUS (Ensino Mdio) Ampliao das condies de interpretao da leitura e produo escrita por meio da utilizao e aplicao dos elementos que favoream a formulao de boas estratgias de leitura e de escrita; aplicao dos conhecimentos sobre a lngua escrita e produo de texto e sua adequao diferentes formas e tecnologias da comunicao.

...................................................................................
9

1.3. Cincias EMENTA: Compreenso dos aspectos biolgicos e dos aspectos sociais (culturais) do ser humano e do mundo que o cerca. Problematizao das cincias da natureza e das cincias ambientais. O compromisso do ser humano na sustentabilidade do planeta. Cincias Exatas e Humanas (Ensino Mdio) Estimulo ao desenvolvimento, de forma interdisciplinar, dos conhecimentos prticos de cada disciplina, bem como os conhecimentos capazes de fornecer e ampliar a viso de mundo dos alunos. Apoio a atividades de aprendizagem cientfica no sentido de compreender os fenmenos naturais e ser capaz de associ-los sua utilizao cotidiana 1.4. Histria e Geografia EMENTA: Compreenso dos aspectos geogrficos (fsicos e humanos) e contextos histricos (sociais, polticos e culturais), necessrios para compreenso do espao/tempo locais, regionais, nacionais e mundiais.

HISTRIA (Ensino Mdio) Compreenso das relaes decorrentes da atuao individual sobre as relaes com grupos de convvio, suas afetividades, sua participao no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com as geraes futuras e do passado, propiciando ao aluno situar-se na sociedade contempornea para melhor compreend-la.

GEOGRAFIA (Ensino Mdio) Leitura, anlise e interpretao dos cdigos especficos da Geografia, considerando-os como elementos de representao de fatos e fenmenos espaciais e/ou espacializados e a sua aplicao no cotidiano.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (Ensino Mdio) Leitura, debates e aprofundamento de reflexes sobre o homem e seu contexto, no sentido de sistematizar anlises sobre sua existncia, viso de mundo e das relaes que se efetivam na sociedade.

2. MEIO AMBIENTE EMENTA: Desenvolvimento de aes e processos estruturantes de educao ambiental, numa perspectiva sistmica e integrada, abrangendo: o planejamento interdisciplinar; a insero qualificada de temas socioambientais no currculo e de aes educadoras integradas no projeto pedaggico da escola; o fortalecimento do dilogo escola/comunidade; a construo da Agenda 21 na Escola; e a articulao em rede de Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vidas. 2.1. Com-Vida / Agenda 21 na Escola: Construo de espaos dialgicos, democrticos e participativos que promovam o intercmbio entre escola e comunidade. Fortalecimento da educao para a sustentabilidade, com aes de combate a prticas relacionadas ao

...................................................................................
10

desperdcio, degradao e ao consumismo, visando melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Constituio e/ou fortalecimento da Com-Vida Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. 2.2. Horta Escolar e/ou Comunitria: Implantao da horta como um espao educador sustentvel, que estimule a incorporao, a percepo e a valorizao da dimenso educativa a partir do meio ambiente, bem como produza aprendizagens mltiplas e significativas.

3. ESPORTE E LAZER EMENTA: Atividades baseadas em prticas corporais e ldicas atravs de oficinas esportivas promotoras de prticas de sociabilidade, com nfase no resgate da cultura local bem como o fortalecimento da diversidade cultural. No seu desenvolvimento deve prevalecer o sentido ldico, a livre escolha na participao e a construo pelos prprios sujeitos envolvidos de valores e significados da prtica dessas atividades, com criticidade e criatividade. Deve-se ressaltar o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; a possibilidade de educar para e pelo esporte e lazer. Isso significa o acesso ao conhecimento de novas prticas esportivas e de lazer e, as reflexes resultantes dessas prticas. 3.1. Recreao e lazer EMENTA: Socializao pelas prticas recreativas e o desenvolvimento de jogos recreativos, como meio de incentivar a busca de uma harmonia entre qualidades mentais e fsicas. Priorizao do brincar como elemento fundamental da constituio da criana e do adolescente. 3.2 a 3.12. Atividades Esportivas EMENTA: Desenvolvimento de habilidades e fundamentos dos esportes por meio da prtica de jogos; de artes marciais e yoga com vistas ao desenvolvimento fsico, cognitivo e motor dos alunos. Incentivo incluso social e socializao. Observao sobre Atividades Esportivas: A Unidade Executora que optar por estas atividades dever implementar no mnimo 3(trs) modalidades esportivas diferentes. Observaes sobre a Atividade de Natao: A Unidade Executora que optar pela atividade de Natao dever contar com local apropriado para seu desenvolvimento na escola ou em parceria na comunidade, em condies de higiene e segurana adequadas. 3.13. Xadrez tradicional EMENTA: Desenvolvimento da capacidade intelectual e do raciocnio-lgico promovendo a observao, a reflexo, a anlise de problemas e busca de solues, a socializao, a incluso e a melhoria do desempenho escolar. 3.13. Xadrez Virtual EMENTA: Desenvolvimento do raciocnio-lgico e o gosto dos alunos para atividades intelectuais: observao, reflexo e anlise; a interao dos alunos com a informtica e a promoo da socializao e incluso digital por meio do jogo de xadrez virtual.

...................................................................................
11

4. DIREITOS HUMANOS

4.1. Direitos Humanos EMENTA: Promoo de uma cultura democrtica, pautada nos direitos humanos e no respeito, promoo e valorizao da diversidade - incentivando iniciativas voltadas para a promoo do reconhecimento da diversidade sexual e o enfrentamento ao sexismo e a homofobia e, ainda, para o reconhecimento e promoo dos direitos de crianas e adolescentes - como um desafio central para a escola contempornea. Reconhecimento de que professores e professoras ocupam uma posio relevante na construo de valores e prticas condizentes com uma sociedade justa e democrtica em que estes devem ser oferecidas aes de formao na rea de direitos humanos, estratgicas para a consolidao de uma educao inclusiva e integral. Fortalecimento e desenvolvimento de metodologias de Educao em Direitos Humanos, em atendimento aos planos Mundial e Nacional de Educao em Direitos Humanos.

5. CULTURA E ARTES EMENTA: Estudo de obras literrias e incentivo a leitura; Introduo teoria esttica e histria da arte; Realizao de atividades de Arte na Educao (Cnicas, Msicas, Visuais), considerando a cultura clssica e a cultura popular e o conceito de Multiculturalismo. 5.1. Leitura EMENTA: Fruio e leitura de obras que tenham por receptor o pblico infantil e Infanto-Juvenil, desde as fontes populares fbulas, poesia e prosa. Incentivo a prtica da leitura e ao hbito de ler em crianas e jovens. Trabalho com projetos de literatura infantil e infanto-juvenil. 5.2. Banda Fanfarra EMENTA: Desenvolvimento do gosto pela msica como instrumento para o desenvolvimento integral e como prtica socializadora. Familiarizao com instrumentos, ritmos e arranjos musicais. Prticas de musicalizao com as crianas e prticas instrumentais com os adolescentes e jovens. 5.3. Canto Coral EMENTA: Desenvolvimento do gosto pela msica como instrumento para o desenvolvimento integral e como prtica socializadora. Familiarizao com diferentes ritmos e arranjos musicais. Compreenso da construo musical, especialmente da utilizao da voz como elemento de constituio do sujeito. 5.4. Hip Hop Ementa: Valorizao das expresses culturais juvenis como expresses de cidadania, identidade e enraizamento local/global, entre elas o hip hop. Estimular o protagonismo juvenil na concepo de projetos culturais, sociais e artsticos a serem desenvolvidos na escola ou na comunidade.

...................................................................................
12

5.5. Danas EMENTA: Organizao de danas coletivas (regionais, clssicas e modernas) que permitam apropriao de espaos e ritmos e possibilidades de subjetivao de crianas, adolescentes e jovens. 5.6. Teatro EMENTA: Promoo por meio dos jogos teatrais de processos de socializao, de criatividade realando o processo histrico e os valores humanos, fundamentais na relao humana. Desenvolver nos alunos capacidade de comunicao verbal e escrita em um processo de reconhecimento de suas atuaes e prticas sociais. 5.7. Pintura EMENTA: Estudo terico e prtico da linguagem pictrica. Desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criao, emocional, social, perceptivo, fsico, esttico e criador tendo como mote a pintura. Utilizao de tcnicas tradicionais, contemporneas e experimentais das formas de pintura. 5.8. Grafite EMENTA: Abordagem do grafite como representao grfica. Diferenciao de pichao e grafite. Introduzir as produes atuais em grafite. Desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criao, emocional, social, perceptivo, fsico, esttico e criador tendo como mote o grafite. 5.9. Desenho EMENTA: Proporcionar uma viso das principais prticas relacionadas ao desenho. Experimentaes a partir do ato de desenhar e oferecer diferentes possibilidades de produo artstica. Por meio do ato de criao buscar os desenvolvimentos intelectuais, emocionais, sociais, perceptivos, fsicos, estticos e criador tendo como mote o desenho. 5.10. Escultura EMENTA: Introduzir o estudante s principais questes da escultura contempornea. Iniciar o estudante nos procedimentos de preparao e execuo de uma obra escultrica e criar a oportunidade de livre experimentao tcnica, expressiva e conceitual nesta linguagem. Por meio do ato de criao buscar os desenvolvimentos intelectuais, emocionais, sociais, perceptivos, fsicos, estticos e criador tendo como mote a escultura. 5.11. Percusso EMENTA: A utilizao da msica percusso como elemento de desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocionais de crianas e adolescentes, recriando as dimenses humanas, estticas, ticas, sociais e porque no dizer as dimenses do sentir, do prazer, da alegria, da esperana usando como elementos formativos a fabricao de instrumentos a partir de sucatas e o ensino da percusso.

...................................................................................
13

5.12. Capoeira EMENTA: Incentivo pratica da capoeira como motivao para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianas e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, fsicos, ticos, estticos e sociais, a origem e evoluo da capoeira, seu histrico, fundamentos, rituais, msicas, cnticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres.

6. INCLUSO DIGITAL EMENTA: Utilizao do microcomputador e de redes nas atividades educativas. Noes Bsicas de Informtica. Fornecimento de conceitos bsicos de informtica, familiarizando os educandos com o equipamento e os termos tcnicos. Utilizao do computador e da informtica nas atividades escolares realando as possibilidades de aprendizagem possibilitadas pela incluso digital. 6.1. Informtica e tecnologia da informao EMENTA: Promover a apropriao crtica das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao, contribuindo para a alfabetizao tecnolgica e formao cidad de crianas e adolescentes. Utilizao dos recursos da informtica e conhecimentos bsicos de tecnologia da informao no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaos escolares e na comunidade.

7. PREVENO E PROMOO DA SADE EMENTA: Contribuir para a formao integral dos estudantes da rede pblica de educao bsica com aes de preveno, promoo e ateno sade, por meio de atividades educativas includas no projeto poltico pedaggico (projetos interdisciplinares, teatro, oficinas, palestras, debates, feiras) em temas de sade como sade bucal, alimentao saudvel, cuidado visual e auditivo, prticas corporais, educao para sade sexual e reprodutiva, preveno ao uso de drogas (lcool, tabaco e outras) e preveno violncia. Promovendo assim a uma cultura de preveno e promoo sade no espao escolar reforando a preveno de agravos sade e vulnerabilidades, bem como fortalecer a relao entre as redes pblicas de educao e de sade. 7.1 Atividades de: Alimentao Saudvel / Alimentao Escolar Saudvel; Sade Bucal; Prticas corporais e educao do movimento; Educao para a Sade Sexual, Sade Reprodutiva e Preveno das DST/AIDS; Preveno ao Uso de lcool, Tabaco e Outras Drogas; Sade Ambiental; Promoo da Cultura de Paz e preveno das violncias e acidentes; Criao de estratgias de promoo e preveno em sade a partir do estudo dos principais problemas de sade da regio: dengue, febre amarela, malria, hansenase, doena falciforme, outros; Promoo e preveno em sade no currculo escolar.

8. EDUCOMUNICAO Ementa: Criao de ecossistemas comunicativos nos espaos educativos, que cuidem da sade e do bom fluxo das relaes entre as pessoas e os grupos humanos, bem como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informao. 8.1. Jornal Escolar: Utilizao de recursos de mdia impressa no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaos escolares. Construo de propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaborao para a melhoria das relaes entre as pessoas, que

...................................................................................
14

discutam questes ligadas a construo de projeto de vida, sexualidade, sade, meio ambiente e ao combate de todas as formas de discriminao e preconceito entre outras. 8.2. Rdio Escolar: Utilizao dos recursos da mdia rdio no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaos escolares. Construo de propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaborao para a melhoria das relaes entre as pessoas, que discutam questes ligadas a construo do projeto de vida, sexualidade, sade, meio ambiente, ao combate todas as formas de discriminao e preconceito, entre outras. 8.3. Historias em Quadrinhos: Utilizao das Histrias em Quadrinhos para desenvolvimento de projetos educativos dentro e fora dos espaos escolares incentivado ao aluno para o desenvolvimento do gosto pela leitura alm de habilidades literrias e esttico-visuais. 8.4. Mdias Alternativas Ementa: Utilizao das mdias alternativas em tecnologias informatizadas como tecnologias da educao para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem por meio da reflexo crtica e da possibilidade de interveno na escola e na comunidade. Como ferramentas os Weblogs que podem ser uma das primeiras utilizadas para a construo de um trabalho alternativo.

9. EDUCAO CIENTFICA Ementa: Contribuir com a educao cientfica na escola e comunidade tornando a cincia e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organizao, manuteno e acompanhamento de exposies, demonstraes, experimentos e exposies. Incentivo s escolas que escolherem esta atividade a participarem de Feiras de Cincia, a inscreverem-se no Prmio Cincias do Ministrio da Educao e/ou a concorrerem na Olimpada Brasileira de Cincias. 9.1. Laboratrios 9.2. Projetos Observao: Atividades exclusivas para Estudantes de sries finais do ensino fundamental e para o ensino mdio participantes do Programa Mais Educao em 2009.

10. EDUCAO ECONMICA E CIDADANIA Ementa: Atividades baseadas em experincias que motivem o exerccio do empreendedorismo, para o consumo consciente, responsvel e sustentvel dos recursos naturais e materiais e que promovam a participao no funcionamento e no aperfeioamento dos instrumentos e mecanismos de controles sociais e fiscais, por meio da atuao de professores, educandos do ensino mdio e da comunidade em geral voltadas para o desenvolvimento dessas aes educativas. 10.1. Educao Econmica e Empreendedorismo Ementa: Atividades baseadas em experincias que motivem o exerccio do emprendedorismo, para o consumo consciente, responsvel e sustentvel dos recursos naturais e materiais.

...................................................................................
15

10.2. Controle Social e Cidadania Ementa: Atividades baseadas em experincias tericas e prticas que motivem a participao em mecanismos de controle social e fiscal. Observao: Essas atividades devero ter inicio somente no segundo semestre de 2009 quando sero disponibilizados os materiais que subsidiaro a efetivao das mesmas. (Atividades exclusivas para Estudantes de sries finais do ensino fundamental e para o ensino mdio participantes do Programa Mais Educao em 2009).

O QUE SO OS KITS DE MATERIAIS QUE SERO RECEBIDOS PELAS ESCOLAS Os kits de materiais so conjuntos de materiais de apoio especficos para o desenvolvimento de cada uma das atividades escolhidas pelas escolas que integram o Programa Mais Educao. Em 2009, os kits podero ser enviados pelo FNDE/MEC ou os recursos para sua aquisio sero repassados s UEx,. As aquisies dos kits devem obedecer as planilhas de materiais referenciais a seguir relacionadas, acompanhadas com a indicao de como ser seu fornecimento e de acordo com os Planos de Trabalho da Escola preenchidos pelas UEx. Os materiais e seus valores expressos nas planilhas so referenciais para efeito de clculo de repasse de recursos, devendo, cada Unidade Executora responsabilizar-se pela qualidade dos mesmos e sua compatibilidade com as atividades constantes no seu Plano de Atendimento da Escola. Recomenda-se, nos casos de atividades iguais entre duas ou mais escolas do mesmo municpio, a juno das UExs para aquisio dos materiais dos kits, possibilitando a reduo de preo, ressaltando que, neste caso, a empresa dever emitir uma nota fiscal para cada UEx, de maneira a no comprometer a elaborao das correspondentes prestaes de contas.

O QUE CONTM OS KITS DE MATERIAIS 1. ACOMPANHAMENTO PEDAGGICO Matemtica - Ensino Fundamental (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 50,00 33,90 59,90 7,90 34,90 14,00 49,90 130,00 15,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 300,00 300,00 101,70 179,70 23,70 209,40 84,00 499,00 780,00 90,00 2.567,50

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

Quant. 06 06 03 03 03 06 06 10 06 06

Material Domin de adio em EVA Domin de frao em EVA baco Material pedaggico dourado Tangran Bloco lgico em madeira Loto aritmtico Trena Jogo alfa numrico Jogo de nmeros com pinos emborrachados Valor estimado do kit (custeio)

...................................................................................
16

Matemtica - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 480,00 10,00 30,00 25,00 300,00 30,00 Valor Unitrio Capital Valor Total

Item

Quant.

Material Kit com slidos Geomtricos em Acrlico. (Primas; Pirmides, Cone, Cilindro, Esfera e Semi-esfera) Calculadora simples com pilha Kit de rguas grandes para Desenho Geomtrico. (Rguas, Esquadro, Transferidor, Compasso) Trena para medio, de 10 metros Kit com material dourado contendo 1 cubo de milhar, 10 placas de centena, 100 barras de dezena e 500 cubos de unidade. Escalmetro Triangular Valor estimado do kit (custeio)

1 2 3 4 5 6

2 15 15 10 5 15

960,00 150,00 450,00 250,00 1.500,00 450,00 3.760,00

Letramento - Ensino Fundamental (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 47,90 39,90 19,90 35,00 10,90 23,90 12,90 19,00 19,90 Valor Unitrio Capital Valor Total 287,40 399,00 199,00 210,00 65,40 143,40 77,40 190,00 199,00 1.770,60

Item 01 03 04 05 06 07 08 09 10

Quant. 06 10 10 06 06 06 06 10 10

Material Alfabeto mvel Bingo de letras Baralho de letras e palavras Varal de letras Domin de leitura e escrita Cartas para ditado Jogo da memria de slabas Jogo cruza letras Jogo primeiras palavras Valor estimado do kit (custeio)

Leitura e produo de texto - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital Assinatura de jornal, revistas e peridicos 1.260,00 CDs virgem 200,00 Livros de poesias e literatura em geral 440,00 Vdeos 530,00 Literatura informativa envolvendo 840,00 diferentes reas do conhecimento Valor estimado do kit: Sendo: R$ 1.900,00 em Custeio e R$ 1.370,00 em Capital Material Valor Total 1.260,00 200,00 440,00 530,00 840,00 3.270,00

Item

Quant.

...................................................................................
17

OBS.: O trabalho relacionado sociologia e filosofia pode ser desenvolvido com base em oficinas ou outros espaos de debate podem ter como referncia de material de trabalho, o material indicado para leitura e produo de texto. Cincias - Ensino Fundamental (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 79,80 25,00 140,00 Valor Unitrio Capital 489,00 459,90 160,00 180,00 490,00 Valor Total 79,80 489,00 1.379,70 480,00 250,00 900,00 490,00 140,00 4.208,50

Item 01 02 03 04 05 06 07 08

Quant. 01 01 03 03 10 05 01 01

Material

Sistema muscular/circulatrio Estao meteorolgica Microscpio Balana de bancada Lupa Binculo Relgio de Sol Apontador laser Valor estimado do kit: Sendo: R$ 469,80 em Custeio e R$ 3.738,70 em Capital

Cincias: Cintica Qumica - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de cintica qumica Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Reaes Qumicas - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de reaes qumicas Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Eletroqumica - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 366,00 Valor Total 1.098,00 1.098,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de eletroqumica Valor estimado do kit (capital)

...................................................................................
18

Cincias: Qumica Orgnica - Ensino Mdio(material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 206,00 Valor Total 618,00 618,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de qumica orgnica Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Fsica tica - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 2.517,00 Valor Total 7.551,00 7.551,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de fsica tica Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Circuitos Eltricos - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de circuitos eltricos Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Calorimetria - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits de calorimetria Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Clula Animal e Vegetal - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits microscopia clula animal e vegetal Valor estimado do kit (capital)

...................................................................................
19

Cincias: Estrutura do DNA - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kits estrutura do DNA Valor estimado do kit (capital)

Cincias: Coleta de Sangue - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 1.400,00 Valor Total 4.200,00 4.200,00

Item 01

Quant. 03

Material Kit Coleta de Sangue Valor estimado do kit (capital)

Geografia e Histria - Ensino Fundamental (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 18,00 18,00 18,00 18,00 30,00 Valor Unitrio Capital 80,00 90,00 Valor Total 80,00 18,00 18,00 18,00 18,00 450,00 150,00 752,00

Item 01 02 03 04 05 06 07

Quant. 01 01 01 01 01 05 05

Material

Globo terrestre Mapa mundi Mapa do Brasil Mapa do Estado Mapa da Regio Atlas geogrfico Bssola Valor estimado do kit: Sendo: R$ 222,00 em Custeio e R$ 530,00 em Capital

Geografia e Histria - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 01 Globo terrestre 01 Mapa mundi 18,00 01 Mapa do Brasil 18,00 01 Mapa do Estado 18,00 01 Mapa da Regio 18,00 01 Mapa Histrico 01 Cmera digital, carto de memria de 1 GB 01 Atlas geogrfico 11 Livros de fotografias com fotos de diferentes espaos 01 Bssola 30,00 Valor estimado do kit: Sendo: R$ 102,00 em Custeio e R$ 1.288,00 em Capital Quant. Material Valor Unitrio Capital 80,00 150,00 600,00 18,00 40,00 Valor Total 80,00 18,00 18,00 18,00 18,00 150,00 600,00 18,00 440,00 30,00 1.390,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

...................................................................................
20

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA - Ensino Mdio (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital 01 Livros (autores diversos) 700,00 02 DVDs (filmes, documentrios...) 530,00 03 Assinaturas de jornais, revistas e peridicos 1.260,00 diversos Valor estimado do kit: Sendo: R$ 1.260,00 em Custeio e R$ 1.230,00 em Capital Quant. Material Valor Total 700,00 530,00 1.260,00 2.490,00

Item

2. MEIO AMBIENTE Com-vidas/agenda 21 (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01 02

Quant. 2 1

Material Livreto Formando Com-Vida Livro Vamos Cuidar do Brasil Valor estimado do kit

Horta Escolar e/ou Comunitria (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 29,00 30,00 26,00 30,00 7,00 51,00 20,00 40,00 10,00 5,00 100,00 Valor Unitrio Capital 70,00 Valor Total 70,00 116,00 30,00 52,00 60,00 42,00 51,00 60,00 80,00 20,00 15,00 1.000,00 1.596,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Quant. 01 04 02 02 02 06 01 03 02 02 03 10

Un un un un un un un un un un rolo kg kg

Material

Carrinho de mo Enxada com cabo de madeira Enxado com cabo de madeira Sacho P com cabo de madeira Colher de muda Plantador Regador de Plstico (aprox. 5L) Tesoura de podar Barbante de algodo (400g) Arame fino Sementes diversas Valor estimado do kit: Sendo: R$ 1.526,00 em Custeio e R$ 70,00 em Capital

...................................................................................
21

3. ESPORTE E LAZER Recreao Ensino Fundamental (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 35,00 12,00 5,00 6,00 18,00 18,00 12,00 15,00 12,00 Valor Unitrio Capital 80,00 Valor Total 140,00 72,00 75,00 60,00 108,00 108,00 24,00 150,00 320,00 120,00 1.177,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

Quant. Un. 04 06 15 10 06 06 02 10 04 10 un un un un un un kg un un jg

Material

Tapete de jogo de amarelinha Jogo da memria em plstico. Bambol (60 cm) Cordas de pular emborrachadas Jogo de dama e trilha (peas plsticas) Bola de GRD (ou de borracha) Bola de gude Peteca Mesa de futebol de boto Boto de times de futebol de boto Valor estimado do kit: Sendo: R$ 857,00 em Custeio e R$ 320,00 em Capital

Voleibol (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 18,00 90,00 8,00 15,00 60,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 500,00 18,00 90,00 16,00 450,00 60,00 1.134,00

Item 01 02 03 04 05 06

Quant. 10 01 01 02 30 01

Un un un un un un par

Material Bola de voleibol n 6 Bomba de encher bola completa Rede de voleibol completa Apito profissional de plstico Colete para treino dupla face Antena de fibra para rede de volei Valor estimado do kit (custeio)

Basquetebol (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 40,00 18,00 250,00 8,00 15,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 400,00 18,00 250,00 16,00 450,00 1.134,00

Item 01 02 03 04 05

Quant. 10 01 01 02 30

Un un un par un un

Material Bola de basquete n 7 Bomba de encher bola completa Tabela de basquetebol Apito profissional de plstico Colete para treino dupla face Valor estimado do kit (custeio)

...................................................................................
22

Futebol de Campo (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 18,00 50,00 8,00 15,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 500,00 18,00 50,00 16,00 450,00 1.034,00

Item 01 02 03 04 05

Quant. 10 01 01 02 30

Un un un par un un

Material Bola de futebol oficial Bomba de encher bola completa Rede para traves Apito profissional de plstico Colete para treino dupla face Valor estimado do kit (custeio)

Futsal (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 18,00 50,00 8,00 15,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 500,00 18,00 50,00 16,00 450,00 1.034,00

Item 01 02 03 04 05

Quant. 10 01 01 02 30

Un un un par un un

Material Bola de futsal oficial Bomba de encher bola completa Rede para traves Apito profissional de plstico Colete para treino dupla face Valor estimado do kit (custeio)

Handebol (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 18,00 50,00 8,00 15,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 500,00 18,00 50,00 16,00 450,00 1.034,00

Item 01 02 03 04 05

Quant. 10 01 01 02 30

Un un un par un un

Material Bola de handebol oficial Bomba de encher bola completa Rede para traves Apito profissional de plstico Colete para treino dupla face Valor estimado do kit (custeio)

Tnis de Mesa (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 50,00 40,00 Valor Unitrio Capital 400,00 Valor Total 1.000,00 240,00 1.200,00 2.240,00

Item 01

Quant. 20

Un un

Material

Kit para tnis de mesa c/ 2 raquetes, 3 bolas 02 06 cj Rede com suporte para tnis de mesa 03 03 un Mesa para tnis de mesa Valor estimado do kit: Sendo: R$ 1.240,00 em Custeio e R$ 1.200,00 em Capital

...................................................................................
23

Jud (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 55,00 150,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 2.750,00 2.250,00 5.000,00

Item 01 02

Quant. 50 15

Un un 2M

Material Quimonos (azul ou branco), com faixa Tatame em material emborrachado tipo EVA, espessura de 40mm Valor estimado do kit (custeio)

Karat (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 55,00 150,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 2.750,00 2.250,00 5.000,00

Item Quant. 01 02 50 15

Un

Material

un Quimonos (azul ou branco), com faixa 2M Tatame em material emborrachado tipo EVA, espessura de 40mm Valor estimado do kit (custeio)

Taekwondo (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 55,00 28,00 28,00 120,00 70,00 70,00 70,00 38,00 150,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 2.750,00 560,00 560,00 120,00 420,00 210,00 210,00 228,00 2.250,00 7.308,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09

Quant. 50 20 20 01 06 03 03 06 15

Un un un un un un un un un 2M

Material Doboks (azul ou branco), com faixa Caneleiras Antebraos Saco de areia Protetores de Torax Capacetes azuis Capacetes vermelhos Protetores genitais Tatame em material emborrachado tipo EVA, espessura de 40mm Valor estimado do kit (custeio)

Yoga (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 20,00 20,00 Valor Unitrio Capital 160,00 15,00 Valor Total 1.000,00 1.000.00 160,00 90,00 2.250,00

Item 01 02 03 04

Quant. 50 50 01 06

Un un un un un

Material

Camisetas de algodo Colchonete de camping Aparelho Toca CD CD diversos Valor estimado do kit: Sendo: R$ 2.000,00 em Custeio e R$ 250,00 em Capital

...................................................................................
24

Natao (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 25,00 32,00 20,00 30,00 20,00 10,00 20,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 750,00 960,00 600,00 900,00 1.000,00 200,00 300,00 4.710,00

Item 01 02 03 04 05 06 07

Quant. 30 30 30 30 50 20 15

Un p p p p p p p

Material Sunga para natao Mai para natao culos para prtica de natao Bias de brao prprias para ensino de natao Touca para natao de silicone Espaguete flutuador natao Prancha de natao Valor estimado do Kit (custeio)

Xadrez Tradicional (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Tabuleiro de xadrez com peas em 50,00 plstico, com manual Valor estimado do kit Material Valor Unitrio Capital Valor Total 1.000,00 1.000,00

Item 01

Quant. 20

Un un

Xadrez Virtual (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01

Quant. 02

Un un

Material Software de xadrez virtual Valor estimado do kit

...................................................................................
25

4. DIREITOS HUMANOS (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01

Quant. 05

Un un

Material Plano Nacional de educao em Direitos Humanos tica e Cidadania (SEB/MEC) Fundamentos Terico-Metodolgicos da Educao em Direitos Humanos Caderno para Educandos Vdeos Educativos em Defesa da criana e do adolescente (CACBARdio Margarida e MEC/Secad 2008) Jogo da Cidadania (MONATRAN/SEDH, que passar pelas adequaes indicadas pela CGDH, devendo o MEC/Secad ser includo na listagem de participantes da publicao) Causos do ECA (Fundao Telefnica) Coleo Programa tica e Cidadania Direitos Humanos: capacitao de educadores (MEC/Secad e UFPB 2008) Volume 1 - Fundamentos HistricoFilosficos e Poltico-Jurdicos da Educao em Direitos Humanos Volume 2 - Fundamentos Culturais e Educacionais da Educao em Direitos Humanos Valor estimado do kit

02 03 04

05 30 02

un un un

05

02

un

06 07 08

05 02 02

un un un

5. CULTURA E ARTE Leitura Para o desenvolvimento dessa atividade, devero ser utilizados os livros do Programa Nacional da Biblioteca Escolar - PNBE, que esto sendo distribudos pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educao-FNDE, ou utilizados os recursos e ttulos disponibilizados no portal Domnio Pblico, atravs do site www.mec.gov.br.

...................................................................................
26

Banda Fanfarra (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

Quant. 01 03 03 03 02 02 02 02 02 02

Un un un un un un un un un par un

Material Teclado eletrnico porttil Corneta MIB Corneta SIB Corneta F Corneto SIB Corneto F Surdo Bumbo Prato de 14 Caixa de guerra 13cmx14 Valor estimado do kit

As escolas que iniciaram as atividades em 2008 e fizeram opo pela Banda Fanfarra, devero, obrigatoriamente, incluir esta atividade no Plano de Atendimento da Escola em 2009. Canto Coral (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 175,00 210,00 100,00 150,00 70,00 25,00 150,00 300,00 Valor Total 175,00 210,00 200.00 300,00 140,00 50,00 450,00 1.500,00 3.025,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08

Quant. 01 01 02 02 02 02 03 05

Un un un un un un par un Un

Material Zabumba 15 x 22 Bong Atabaque 90cm x 10 Xequer Afox colorido Clava madeira 20cm Pandeiro 10 Violo de 6 cordas estudante n 18 Valor estimado do kit (capital)

Os materiais para canto coral podero ser substitudos por materiais compatveis com tradies regionais Hip Hop (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01 02 03

Quant. 01 03 04

Un un un un

Material Pick-up (mixer + CDJ) Microfone sem fio Caixa amplificada 3 canais de entrada Valor estimado do kit-

As escolas que iniciaram as atividades em 2008 e fizeram opo pelo Hip Hop, devero, obrigatoriamente, incluir esta atividade no Plano de Atendimento da Escola em 2009.

...................................................................................
27

Dana (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital 600,00 8,00 18,00 Valor Total 600,00 800,00 360,00 1.760,00

Item 01 02 03

Quant. 01 100 20

Un un un un

Material

Microsystem com toca CD Camiseta de cores diversas CD de estilos diversos para dana Valor estimado do kit: Sendo: R$ 800,00 em Custeio e R$ 960,00 em Capital

Teatro (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital Kit de costura de mo completo 25,00 Tecido de algodo cru 8,00 Tecido faillete em cortes de 5 m (cores 5,00 variadas) Maquiagens diversas de personagens 100,00 Microsystem com CD 600,00 CD de diversos temas para teatro 20,00 Valor estimado do kit: Sendo: R$ 1.590,00 em Custeio e R$ 1.000,00 em Capital Material Valor Total 100,00 240,00 250,00 1.000,00 600,00 400,00 2.590,00

Item 01 02 03 04 05 06

Quant. 04 30 50 10 01 20

Un un m m kit un un

Pintura (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital 0,39 2,00 2,50 2,50 3,00 3,50 2,00 4,00 6,00 20,00 20,00 65,00 Valor Total 78,00 20,00 25,00 25,00 30,00 35,00 20,00 120,00 180,00 600,00 600,00 325,00 2.058,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Quant. 200 10 10 10 10 10 10 30 30 30 30 05

Un mt un un un un un un lt lt lt lt un

Material Papel pardo Pincel 815 n 2 Pincel 815 n 6 Pincel 815 n 8 Pincel 815 n 12 Pincel 815 n 16 Pincel 815 n 0 Tinta alto relevo/cores variadas Tinta acrilex tecido/cores variadas Tinta expanso acrilex/cores variadas Tinta tempera/cores variadas Cavalete flip chart para bloco Valor estimado do kit (custeio)

...................................................................................
28

Grafite (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Valor Unitrio Unitrio Custeio Capital 25,00 5,00 2,50 40,00 3,00 0,60 30,00 4,00 4,00 6,00 Valor Total 1.250,00 50,00 50,00 120,00 30,00 30,00 60,00 40,00 40,00 120,00 1.790,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

Quant. 50 10 20 03 10 50 02 10 10 20

Un lt un tb galo un fl cx cx cx cj

Material Tinta spray cores diversas Bandeja para pintura 15 cm Corante cores diversas 50 ml Tinta acrlica branca Estilete Cartolina branca Lpis preto 2 -B Giz de cera com 12 cores Lpis de cor com 12 cores Caneta hidrocor com 12 cores Valor estimado do kit (custeio)

Desenho (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 350,00 Valor Total 150,00 250,00 1.500,00 700,00 200,00 200,00 300,00 3.300,00

Item 01 02 03 04 05 06 07

Quant. 05

Un res ma cx cj

Material

Papel sulfite 70 gramas 66 x 96 30,00 p flip-chart 10 Lapis preto 6B 25,00 20 Rgua, 2 esquadros, compasso 75,00 Mesa prancheta para desenho 02 un em madeira 50 cx Giz de cera com 12 cores 4,00 50 cx Lpis de cor com 12 cores 4,00 50 cx Caneta hidrocor com 12 cores 6,00 Valor estimado do kit: Sendo: R$ 2.600,00 em Custeio e R$ 700,00 em Capital

Escultura (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 2,00 15,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 5,00 Valor Unitrio Capital 75,00 Valor Total 100,00 150,00 50,00 50,00 50,00 50,00 50,00 50,00 375,00 925,00

Item 01 02 03 04 05 06 07 08 09

Quant. 50

Un kg

Material

Argila branca em blocos de 1 kg Esteca de madeira com cinco 10 jg peas 10 un Esptula plstica faca 5130 10 un Esptula plstica faca 5130 10 un Esptula plstica faca 5130 10 un Esptula plstica faca 5130 10 un Esptula plstica faca 5130 10 un Esptula plstica faca 5130 05 un Base de mesa para modelagem Valor estimado do kit: Sendo: R$ 550,00 em Custeio e R$ 375,00 em Capital

...................................................................................
29

Capoeira (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 10,00 Valor Unitrio Capital 15,00 150,00 35,00 75,00 Valor Total 30,00 150,00 35,00 600,00 375,00 1.190,00

Item 01 02 03 04 05

Quant. 02 01 01 60 05

Un un un par un un

Material

Caxixi (instrumento musical) Pandeiro Agog Camisetas de malha fio 30 Berimbau completo Valor estimado do kit: Sendo: R$ 600,00 em Custeio e R$ 590,00 em Capital

Percusso (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE)- Est lista de instrumentos serve como sugesto podendo ser alterada para valorizao da cultura local. Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 335,14 114,56 38,08 16,90 139,56 21,44 33,84 121,11 116,17 313,56 276,89 241,15 298,00 780,00 410,89 21,44 Valor Total 335,14 343,68 76,16 16,90 279,12 21,44 33,84 242,22 232,34 1.254,24 1.107,56 1.205,75 298,00 780,00 410,89 21,44 6.658,72

Item 01 02 03 04 05 06 07 09 10 11 12 13 14 15 16 17

Quant. 01 01 02 01 02 01 01 02 02 04 04 05 01 01 01 01

Un p p p p p p p p p p p p p p p p

Material Trios de atabaques 01 80 cm suporte p/ trio atabaques 80 cm Tamborins alumnio Tringulos Xequeres Ganz mdio Agog duplo pintado Repique Tarol 6 x 14 Marcao de I 50 x 24 Marcao de II 50 x 22 Fundo 50 x 20 - 241,15 Timbal 90 x 14 Timbales c/suporte Rum / Atabaque 120 cm Ganz Mdio Valor estimado do kit (capital)

6. INCLUSO DIGITAL Para as atividades dentro deste macrocampo, somente podero habilitar-se as escolas j contempladas pelo programa PROINFO e que receberam equipamentos para laboratrio de informtica, com o software livre Lynux Educacional, alm de diversos outros softwares j instalados nos computadores.

...................................................................................
30

7. PREVENO E PROMOO DA SADE (Material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01

Quant. 01

Un un

Material lbum Seriado: O que vida saudvel? Cincia Hoje na Escola, volume 13 - Conversando sobre sade com adolescentes Cincia Hoje na Escola, volume 14 - Conversando sobre sade com crianas Manual de Alimentao Saudvel para profissionais de educao e de sade Sade e Preveno nas Escolas Valor estimado do kit

02

02

un

03

02

un

04 05

02 02

un un

8. EDUCOMUNICAO Rdio Escola (material a ser fornecido pelo FNDE/MEC) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital Valor Total

Item 01 02

Quant. 01 01

Un un un

Material Microsystem com toca CD Mesa de 04 canais com entrada direta para canal stereo para CD, MD, Tape Deck, sintonizadores e sada de linha de audio Microfone de corpo metlico Gravador digital com porta USB Fone de ouvido Caixa de som streo com 3 canais Valor estimado do kit

03 04 05 06

02 01 02 03

un un un UN

As escolas que iniciaram as atividades em 2008 e fizeram opo pela Rdio Escola, devero, obrigatoriamente, incluir esta atividade no Plano de Atendimento da Escola em 2009.

...................................................................................
31

Jornal Escolar (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio 4,00 15,00 90,00 Valor Unitrio Capital 400,00 Valor Total 400,00 400,00 450,00 1.800,00 3.050,00

Item 01 02 03 04

Quant. 100 01 30 20

Un un un mil un

Material

CD regravvel Cmera digital Papel para impressora A-4 Cartucho para impressora Valor estimado do kit: Sendo: R$ 2.650,00 em Custeio e R$ 400,00 em Capital

Histria em Quadrinhos (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Item Quant. Un Material Valor Unitrio Custeio 5,00 1,50 10,00 1,10 16,00 2,00 2,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 150,00 45,00 300,00 33,00 480,00 60,00 60,00 1.128,00

01 02 03 04 05 06 07

30 30 30 30 30 30 30

un un un un un un un

Lpis Grafite 2B Lpis Grafite HB Canetas nanquim descartveis 0,8 mm Borracha Plstica Resmas de Papel ofcio tamanho A 4 Rguas transparentes de 30 cm Canetas esferogrficas pretas valor estimado do kit (custeio)

Mdias Alternativas (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Valor Unitrio Custeio Valor Unitrio Capital 200,00 250,00 Valor Total 200,00 250,00 450,00

Item 01 02

Quant. 01 01

Un Un Un

Material (programa elaborao WEBLOGS) programa elaborao sites Valor estimado do Kit (capital)

Para esta atividade, somente podero habilitar-se as escolas j contempladas pelo programa PROINFO e que receberam equipamentos para laboratrio de informtica, com o software livre Lynux Educacional, alm de diversos outros softwares j instalados nos computadores.

...................................................................................
32

9. EDUCAO CIENTFICA (material a ser adquirido pela UEx com recursos do PDDE) Ensino Mdio Valor Unitrio Custeio 3.000,00 Valor Unitrio Capital Valor Total 3.000,00

Item 02

Quant. 01

Un un

Recursos aquisio de materiais, tais como experimentotecas, laboratrios ou instrumentos para experimentao em cincias, na rea e campo definidos pela escola e de acordo com o seu Plano Poltico Pedaggico. aquisio de equipamentos para o desenvolvimento de projeto a ser apresentado em feiras de cincia, no Prmio Cincias, do Ministrio da Educao e/ou na Olimpada de Cincia Brasileira. Valor estimado do kit:

03

01

un

5.000,00

5.000,00

8.000,00

Sendo: R$ 3.000,00 em Custeio e R$ 5.000,00 em Capital

Observao: Atividades Exclusivas para Estudantes de sries finais do ensino fundamental e para os de sries de ensino mdio cujas escolas de ensino mdio foram cadastradas para participarem do Programa Mais Educao em 2009. Recomenda-se as Unidades Executoras que solicitarem esta atividade prepararem-se para participar de feiras de cincias, do Prmio Cincia, do Ministrio da Educao, ou competirem na Olimpada de Cincia Brasileira. OBSERVAES IMPORTANTES: No podem ser utilizados recursos para aquisio de kits de atividades que no estejam no Plano de Atendimento da Escola, preenchido pela UEx; Sugere-se s escolas que inclurem atividades do macrocampo PREVENO E PROMOO DA SADE, que tais atividades sejam desenvolvidas durante o intervalo de almoo, com os alunos reunidos nos refeitrios com a utilizao de monitores voluntrios que atuem nessas reas, devendo este perodo no ser computado na carga horria de 07 horas dirias;

...................................................................................
33

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES/PARCERIAS As atividades podero ser desenvolvidas dentro do espao escolar (INTERNAS), de acordo com a atividade e o espao disponvel na escola, ou fora dele, mediante o estabelecimento de parcerias com outros rgos municipais, estaduais e federais, instituies diversas, sejam filantrpicas ou da iniciativa privada. (CARACTERIZADAS COMO EXTERNAS). Tais parceiros, tambm podero exercer as atividades indo escola ou em seus espaos, como por exemplo, uma escola de teatro ou de pintura ou de escultura, um clube recreativo/esportivo, etc, onde os mesmos podero sugerir nomes de monitores com o perfil a seguir indicado, para atuarem dentro da escola ou fora dela.

QUEM PODE ATUAR COMO MONITOR As atividades de monitoria devero ser desempenhadas, preferencialmente, por estudantes universitrios de formao especfica nas reas de desenvolvimento das atividades ou com habilidades especficas, como por exemplo, instrutor de jud, mestre de capoeira, contador de histrias comunitrio, etc. No caso que se disponibilizem a orientar os alunos participantes da atividade, e que possam transformar em atividade formativa e ou prazerosa para o prprio monitor voluntrio, dentro ou fora da escola, em espaos previamente definidos em comum acordo com a escola, no devendo, em nenhuma hiptese, ser compreendidas como trabalho precarizado Recomenda-se a no utilizao de professores da prpria escola para atuarem como monitores e nem a utilizao de alunos de sries mais avanadas da mesma escola, exceto que os mesmos tenham habilidades tericas e prticas comprovadas para tal.

LIMITES DAS ATIVIDADES E DOS MONITORES Cada escola poder desenvolver dentro dos critrios estabelecidos de um mnimo de 05 (cinco) e um mximo de 10 (dez) atividades constante em pelo menos 03 (trs) macrocampos. Cada escola poder fazer uso de no mximo 15 (quinze) monitores por atividade, considerando o nmero de alunos participantes da educao integral e em conformidade com o nmero de atividades escolhidas. ATENO: Caso a escola faa opo por manter uma turma para cada monitor, ou seja, uma atividade qualquer sendo exercida por cinco monitores e cada monitor com apenas uma turma, ser considerado apenas um monitor com cinco turmas para efeito de remunerao, ou seja, cada monitor receber apenas R$ 60,00 de auxlio alimentao e transporte.

PRAZOS PARA APRESENTAO DOS FORMULRIOS A partir da publicao da Resoluo referente ao PDDE, as Unidades Executoras UEx, devero atualizar o seu cadastro no sistema PDDEweb e tero o prazo de 20 (vinte) dias, a partir da liberao do sistema SIMEC/Mais Educao, para preencher o PLANO DE ATENDIMENTO DA ESCOLA acima citado. Caso a UEx no tenha acesso internet, dever retirar o formulrio impresso junto a EEx qual est vinculada.

...................................................................................
34

A Entidade Executora-EEX, ter o prazo de at 30 (trinta) dias corridos, para consolidar as informaes recebidas das UEx, preenchendo o PLANO DE ATENDIMENTO GLOBAL CONSOLIDADO disponiblizando-o no sistema SIMEC. INFORMAES SOBRE PRESTAO DE CONTAS MESMO PROCEDIMENTO DE TODAS AS PRESTAES DE CONTAS DOS RECURSOS PROVENIENTES DO PDDE.

- Das UEx para as EEx, at 31 de dezembro do ano do repasse ou at as datas antecipadas pela EEx, constituda do Demonstrativo da Execuo da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados, da Relao de Bens Adquiridos ou Produzidos, do extrato bancrio da conta corrente especfica em que os recursos foram depositados e da Relao de Atividades Voltadas Implementao da Educao Integral. Das EEx ao FNDE, at 28 de fevereiro do ano seguinte ao repasse, constituda do Demonstrativo da Execuo da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados, da Relao de Bens Adquiridos ou Produzidos, do extrato bancrio da conta corrente especfica em que os recursos foram depositados, da conciliao bancria, se for o caso, do Demonstrativo Consolidado da Execuo Fsico-Financeira das Unidades Executoras, com parecer conclusivo acerca da aplicao dos recursos, e, se couber, da Relao de Unidades Executoras (UEx) Inadimplentes com Prestao de Contas.

Fica o FNDE autorizado a suspender o repasse dos recursos do PDDE nas seguintes hipteses: I - omisso na prestao de contas, conforme definido pelo seu Conselho Deliberativo; II - rejeio da prestao de contas; ou III - utilizao dos recursos em desacordo com os critrios estabelecidos para a execuo da Educao Integral, conforme constatado por anlise documental ou de auditoria. Em caso de omisso no encaminhamento da prestao de contas, pela UEx, essa ter seu repasse suspenso e, se pela EEx, ser suspenso o repasse dos recursos de todas as escolas da rede de ensino do respectivo ente federado. O gestor, responsvel pela prestao de contas, que permitir, inserir ou fizer inserir documentos ou declarao falsa ou diversa da que deveria ser inscrita, com o fim de alterar a verdade sobre os fatos, ser responsabilizado civil, penal e administrativamente.

DVIDAS E ESCLARECIMENTOS Para esclarecimento de dvidas e outras informaes: SECRETARIA DE EDUCAO CONTINUADA, ALFABETIZAO E DIVERSIDADE Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania Coordenao Geral de Aes Educacionais Complementares PROGRAMA MAIS EDUCAO Fones: (061) 2104-6280/6118/6068/6069 e-mail: : educacaointegral@mec.gov.br

...................................................................................
35

You might also like