You are on page 1of 10

O TERRENO E SUA REPRESENTAO Planimetria e Altimetria A Planimetria a parte da Topografia que estuda os mtodos e procedimentos que sero utilizados

s na representao do terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse so projetados ortogonalmente sobre um plano (plano horizontal de referncia), sem a preocupao com o relevo. A Altimetria parte da Topografia que estuda os mtodos e procedimentos que levam a representao do relevo. Para tal, necessrio medir apropriadamente o terreno, calcular as alturas (cotas ou altitudes) dos pontos de interesse e represent-los em planta mediante uma conveno altimtrica adequada. Representao do terreno Existem vrios procedimentos para se representar o terreno em planta; no mencionaremos aqui aqueles destinados representao planimtrica. Neste momento o interesse est centrado na representao altimtrica do terreno que, usualmente pode ser levada a efeito, usando-se dois procedimentos consagrados: atravs dos pontos cotados e das curvas de nvel. Representao por pontos cotados: Este o procedimento mais simples; aps o clculo das alturas de todos os pontos de interesse do terreno, os mesmos so lanados em planta atravs de suas coordenadas topogrficas (X;Y) ou UTM (N;E) registrando-se ao lado do ponto, o nmero correspondente a sua altura relativa (cota) ou absoluta (altitude) (figura 1). No sistema de pontos cotados, os diversos pontos do terreno so projetados ortogonalmente sobre um plano de referncia (cotas) ou sobre a superfcie de referncia (altitudes). O conjunto de pontos projetados constitui a projeo horizontal que, reduzida a uma escala adequada, se distribuem sobre o papel, substituindo a situao 3D (espao) por uma 2D (projeo).

Figura 1: Ponto cotado

A representao dever ser reversvel, ou seja, que da projeo possamos deduzir novamente a situao real do terreno (3D). Para isso, necessrio conhecer a distncia AA (Figura 1); esta distncia a cota ou altitude do ponto. Na representao altimtrica do terreno, a escolha do plano de referncia (cotas) deve ser tal que evite a ocorrncia valores negativos. No caso das altitudes esta preocupao no procede, tendo em vista que o referencial adotado oficial em todo o pas. Todos os pontos de igual altura (cota ou altitude) esto sobre um mesmo plano, que paralelo ao de comparao. Este o princpio fundamental do sistema de pontos cotados. No plano cotado, todos os pontos relativos ao permetro, bem como os que caracterizam os acidentes internos da propriedade levantada, devero ser devidamente cotados; da o nome do processo. Embora no representando a forma do terreno, este processo se constitui no elemento bsico para o traado das curvas de nvel por interpolao , principalmente quando se trata de levantamento de rea relativamente extensa. A figura 1-a ilustra um exemplo de desenho por pontos cotados, com os elementos representativos da altimetria do terreno.

Figura 1-a: Planta de pontos cotados Em Topografia, as alturas dos pontos so expressas em metros; assim, um nmero 10 junto projeo do ponto (figura 1) indica que este est a 10 metros sobre o plano de comparao adotado. Um plano cotado apresenta o inconveniente de oferecer uma idia no muito clara do relevo do terreno que representa. A representao ficar mais visvel usando-se o procedimento das curvas de nvel. Representao por curvas de nvel: Curvas de nvel so curvas planas que unem pontos de igual altura; portanto, as curvas de nvel so resultantes da interseco da superfcie fsica considerada com planos paralelos ao plano de comparao. A figura 2 ilustra conceitualmente a gerao das curvas de nvel atravs da interseco do terreno por planos horizontais eqidistantes.

A distncia vertical que separa duas sees horizontais consecutivas deve ser constante e denomina-se eqidistncia numrica ou simplesmente eqidistncia entre curvas de nvel. Ao empregar as curvas de nvel na representao do relevo, deve-se ter em mente algumas propriedades essenciais: a) Toda curva de nvel fecha-se sobre si mesma, dentro ou fora dos limites do papel; b) Duas curvas de nvel jamais se cruzaro; c) Vrias curvas de nvel podem chegar a ser tangentes entre si; trata-se do caso do terreno em rocha viva; d) Uma curva de nvel no pode bifurcar-se; e) Terrenos planos apresentam curvas de nvel mais espaadas; em terrenos acidentados as curvas de nvel encontram-se mais prximas uma das outras.

Figura 2: Curvas de nvel: conceito Alguns acidentes do terreno e sua representao: A representao do terreno mediante o emprego das curvas de nvel deve ser um reflexo fiel do mesmo. Para tal necessrio observar-se algumas regras relacionadas aos acidentes elementares do terreno, ou formas fundamentais, a saber: divisor de guas e thalweg. Para uma melhor compreenso destas regras, conveniente realizar um ligeiro estudo de como se processa a modificao da crosta terrestre ao longo do tempo pela ao contnua de agentes externos atravs da eroso, do transporte de materiais e da sedimentao dos mesmos. So os fatores climticos e biolgicos que intervem diretamente na eroso. Entre os fatores climticos se destacam as correntes de gua (superficiais e subterrneas), o mar, o frio intenso em algumas regies do planeta, o vento que transporta as partculas arenosas, etc. Entre os fatores biolgicos, que modificam o aspecto da superfcie terrestre, observa-se fundamentalmente a ao do homem, assim como as plantas e animais. De todos, os cursos dgua so o principal agente externo modificador. Por isso, o interesse em estudar a forma com que este processo vem ocorrendo.

Elevao e depresso do terreno: uma elevao do terreno, como mostra a figura 2, de pequena altitude e com forma aproximadamente cnica em sua parte superior, denomina-se morrote ou morro. As superfcies laterais deste tipo de elevao recebem o nome de ladeira ou vertente. Se estas ladeiras ou vertentes so aproximadamente verticais (caso das serras), recebem o nome de escarpas. A representao desta forma de terreno teria o aspecto mostrado na figura 3. Observe que a representao formada por uma srie de curvas de nvel concntricas, de forma que as curvas de menor altitude envolvem completamente as de maior altitude.

Figura 3: Curvas de nvel: elevao do terreno

Figura 4: Curvas de nvel: depresso do terreno O contrrio de morro (elevao) a depresso. Em sua representao, figura 4, de maneira anloga observa-se que neste caso as curvas de maior altitude envolvem as de menor altitude. Este tipo de topografia raramente encontrado, uma vez que formaes deste tipo geralmente de grande dimenso e contendo gua permanente, so conhecidas como lagoas. Interceptando (cortando) a projeo da figura 4 por um plano perpendicular figura, independentemente da parte que observarmos, obtm-se uma representao conforme mostra a figura 5b. Da mesma maneira que nas depresses, aqui as curvas de maior altitude envolvem as

de menor altitude. A linha que resulta da unio dos pontos A, B, C, D,... de maior curvatura (pontos de inflexo da curva) denomina-se linha de thalweg. Esta linha representa a linha de interseco de duas ladeiras opostas e por onde escorrem as guas que descem das mesmas.

Figura 5a: Curvas de nvel (depresso)

Figura 5b: A, B, C, D, ... linha de


Thalweg

Interceptando (cortando) a projeo da figura 2 por um plano perpendicular figura, independentemente da parte que observarmos, obtm-se uma representao conforme mostra a figura 6a. Aqui, observa-se que as curvas de menor altitude envolvem as de menor altitude, a exemplo das elevaes. A unio dos pontos A, B, C, D,... produz uma linha denominada linha divisria ou divisor de guas. esta linha a responsvel pela diviso das guas da chuva que caem no terreno. O conhecimento desta linha muito importante nos estudos de bacias hidrogrficas; elas representam os limites entre bacias. O divisor e os thalwegs so, portanto formas contrrias. Sempre, entre dois thalwegs existe um divisor e entre dois divisores haver um thalweg. Os divisores apresentam, vez por outra, uma depresso, dando lugar a uma passagem entre dois vales. De acordo com a forma da depresso, recebe denominao especfica: garganta, quando extenso e estreito; desfiladeiro, quando profundo e ladeado por ladeiras ngremes.

Figura 6a: Linha divisor de guas

Figura 6b: Forma do terreno - garganta

A figura 6b ilustra a representao de uma garganta; veja que, a falha (depresso) no divisor permite, por exemplo, uma passagem interligando dois vales. Esta situao topogrfica

muito explorada em implantao de rodovias, pois evita a execuo de outras obras mais onerosas (tneis) para a transposio do macio. A figura 7 ilustra o caso da representao de um rio atravs das curvas de nvel. Observe que, dependendo da velocidade das guas, na parte posterior da curva do rio, estas criam vertentes mais pronunciadas enquanto na parte mais interior ocorre o depsito de sedimentos. Nesta, as curvas de nvel so mais espaadas enquanto no lado oposto as curvas se apresentam mais prximas uma das outras.

Figura 7: Representao de trecho de um rio Na seqncia, so mostradas algumas figuras mostrando situaes de interesse no entendimento das formas de relevo e maneiras de represent-los atravs das curvas de nvel.

Figura 8: Divisor e dois thalwegs

Figura 9: Garganta

Figura 10: Mudana de direo do divisor

Processo de obteno e traado das curvas de nvel: A primeira providncia para a obteno das curvas de nvel calcular as alturas de todos os pontos envolvidos nos nivelamentos geomtrico e taqueomtrico (clculo das planilhas). Aps o clculo das alturas (cotas ou altitudes) confecciona-se os perfis de todos os alinhamentos da poligonal e das irradiaes levantadas em campo. Denomina-se perfil de um terreno, a linha irregular que delimita a interseco de um plano vertical com a superfcie do terreno. A figura 11 ilustra esta situao.

Figura 11: Perfil A, B, C, ... A figura 12 ilustra a obteno do perfil a partir das curvas de nvel. Problema de interesse em Engenharia, quando se deseja implantar uma obra em terreno de topografia irregular. Como pode ser visto em todas as figuras apresentadas, as curvas de nvel representam pontos de altura inteira. Na prtica, o que se obtm a partir dos clculos, so valores fracionrios. Assim, como prximo passo, necessrio interpolar, a partir dos perfis, os pontos de altura cheia (valor inteiro) cujo valor dever ser definido em funo dos objetivos do trabalho e da escala usada no desenho.
Uma vez adotada a escala para a elaborao dos perfis, intercepta-se os mesmos com linhas paralelas ao eixo horizontal numa eqidistncia igual eqidistncia adotada para as curvas de nvel. Anotam-se os valores da altura e da distncia correspondente daquele ponto para a sua localizao em planta. Assim, para cada alinhamento da poligonal e para cada irradiao levantada em campo, confecciona-se um perfil e interpolam-se os pontos de altura cheia.

Obtidos todos os pontos de altura cheia e lanados em planta, o prximo passo unir todos os pontos de mesma altura com uma linha contnua. Estas linhas so denominadas curvas de nvel e representam o relevo do terreno levantado. A figura 13 ilustra a representao altimtrica atravs das curvas de nvel do terreno mostrado na figura 1-a. A rigor, existem dois mtodos que podem ser empregados para a obteno dos pontos de passagem das curvas de nvel nas plantas: a) Pela interpolao: por clculo ou por aproximao; b) Partindo dos perfis das sees niveladas no terreno.

Figura 13: Representao altimtrica por curvas de nvel Exerccio: A ttulo de exerccio, ser apresentado o mtodo da interpolao, utilizando-se a figura 14. O mtodo da interpolao empregado partindo-se de um desenho cotado. usado quando se procede a um levantamento planialtimtrico de reas relativamente extensas. Para aplicao do mtodo, parte-se da hiptese que as declividades entre os pontos topogrficos sejam constantes. Por isso, quanto mais criterioso for o porta-mira no que diz respeito ao local que dever ser colocada a mira, melhores sero os resultados no processo de interpolao. A partir da figura 14, oriunda de um levantamento planialtimtrico, ser mostrado o procedimento a ser adotado para a interpolao pelo clculo.

Figura 14: Planta topogrfica com pontos cotados

Supondo que se deseja traar curvas de nvel neste desenho com eqidistncia de 1,0 metro, verifica-se que uma das curvas passar exatamente sobre a estaca 0 (zero), uma vez que interessam apenas as curvas de cotas/altitudes denominadas inteiras (cheias). Do vrtice 0 ao vrtice 1 constata-se uma diferena de nvel de 8,50 m e uma distncia horizontal de 32,50 m. Como a eqidistncia estabelecida de 1 metro, para subir da cota/altitude 100 m para a 108,50 m, passa-se por uma srie de planos intermedirios. Estes planos so os de cota/altitude 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107 e 108. Em funo destes planos, deve-se determinar em planta, a distncia horizontal entre os pontos de passagem no alinhamento 0-1. Para tal, utiliza-se uma regra de trs e chega-se ao valor 3,82 m. Interpretao: para cada metro (eqidistncia) de deslocamento vertical, ter-se- um deslocamento horizontal de 3,82 m. Como a planta foi desenhada na escala 1:500, o comprimento grfico correspondente ao deslocamento horizontal ser: 3,82 x 0,002 = 0,0076 m = 0,76 cm. Marcando-se no desenho, a partir do vrtice 0 (zero), a distncia horizontal de 0,76 cm, se obtm o ponto de passagem, em planta, da curva de nvel 101 m. A partir do ponto de passagem da curva 101 marcando mais 0,76 cm, obter-se- o ponto de passagem da curva 102 m, e assim sucessivamente at o final do alinhamento (vrtice 1). De maneira anloga procede-se para determinar os pontos de cotas/altitudes inteiras no intervalo 1-2. Neste alinhamento a diferena de nvel de 1,70 m e a distncia horizontal 27,0 m. Dentro do intervalo em questo, so de interesse as curvas 109 e 110. A separao horizontal entre as curvas ser de 15,882 m e na escala do desenho 3,17 cm. Voltando ao desenho, nota-se que a cota do vrtice 1 108,50 m e a prxima cota de interesse de 109 m; existe, portanto, uma diferena de nvel de 0,5 m correspondendo a uma separao horizontal de 1,58 cm (em planta) a partir do vrtice 1. O prximo ponto de passagem (curva 110 m) estar a 3,17 cm deste ltimo. Determinados todos os pontos de passagem das curvas de nvel, no permetro, procede-se determinao dos pontos de passagem no interior da rea levantada. Por exemplo, no exemplo apresentado, foram considerados os alinhamentos 0-a, a-b, a-c, b-c, 2-b e b-1.

Quanto maior for o nmero de alinhamentos utilizados, melhor a representao do relevo, considerando, claro, a hiptese de declividade regular para o terreno estudado. Na situao de um terreno muito irregular, recomenda-se levantar o maior nmero de mincias (detalhes) durante as operaes topogrficas de campo.

Figura 15: Relevo atravs das curvas de nvel Marcados todos os pontos de passagem das curvas inteiras, na planta, o prximo passo ser ligar aqueles de mesma cota/altitude. Ter-se- o desenho com as suas curvas de nvel, mostrando todos os acidentes do terreno (elevaes e depresses). A figura 15 ilustra o exemplo apresentado, j com as curvas de nvel traadas. Outro exemplo de obteno e traado das curvas de nvel ilustrado na figura 16.

You might also like