You are on page 1of 8

ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAO DOCNCIA PLANOS DE AULA BOLSISTAS: Alexandre de O.

O. Ferreira e Elvis Crispim

-Ttulo: Aparncia e realidade

-Tema Geral: A diferena entre aparncia e realidade

- Filsofos: Plato

- Objetivos Gerais: -Esclarecer os conceitos de opinio (dxa) e conhecimento (epistme), sensvel (o que apreendido pelos sentidos) e inteligvel (o que visto pela razo).

AULA 1

-Objetivos especifico -Estabelecer um dilogo introdutrio sobre aparncia e realidade. Partindo de questes do cotidiano dos alunos.

-Metodologia utilizada: - Aula expositiva e dialogada sobre o que aparncia e realidade.

-Contedo abordado - levantar os seguintes questionamentos: as propagandas dizem a verdade? Qual a inteno das propagandas? E a partir desses questionamentos e respostas dos alunos o professor vai orientando o dilogo para as questes pertinentes a aulas como: como saber que um conhecimento seguro? O que conheo?

AULA 2

-Objetivo especfico: - Apresentar questes gerais sobre teoria do Conhecimento partindo do senso comum (fazer uma relao com as questes que os alunos levantaram na aula anterior), partindo da distino entre o que e o que parece ser. - Introduzir os conceitos de: aparncia e essncia; conhecimento e opinio.

-Metodologia utilizada: - Leitura em grupos do Jornal do Adoidecente.

-Contedo abordado: - Questes gerais apresentadas a partir da leitura de dois textos. - Textos: -Voc J parou para pensar (Fernanda Bulhes) -Voc j parou para pensar que, muitas vezes, nos sentimos super certos e convictos de algo e, para nossa surpresa, esse algo no nada do que pensvamos? Voc j parou para pensar que nem tudo que parece realmente ? Que nem tudo que reluz ouro, que nem tudo que balana cai? -Pois ! bom parar e repensar suas certezas porque nem sempre elas esto realmente certas. s vezes, estamos iludidos e enganados sobre as coisas e sobre as pessoas. E saiba que a filosofia pode te ajudar a pensar sobre as coisas to importantes do seu cotidiano e da sua vida. Podes crer, camaradinha... hora, hora, camar... i, hora, hora, camar...

- O poder da propaganda (Dbora Salviano) A propaganda, como sabemos, uma maneira de divulgar o produto de forma informativa e, sobretudo, atrativa. A propaganda usa diversos meios de divulgao, como: rdio, outdoors, revistas, televiso, internet etc., porm, preciso desconfiarmos das propagandas, pois o objetivo principal de todas elas vender o produto, mesmo que este seja pssimo.

As propagandas da indstria do cigarro antes de serem proibidas. Em dezembro de 2000, a lei 10.167 restringiu a propaganda de cigarros no Brasil, a Cmara Federal aprovou o projeto de lei que probe a propaganda de cigarro em rdio, televiso, jornais e revistas. Ser que as propagandas destes produtos mostram realmente a verdade? Expe os malefcios que estes produtos podem trazer para nossas vidas? Voc consegue notar que o que apresentado no passa de aparncia, tendo somente um apelo esttico e no real da mercadoria Saiba que: no devemos, de maneira alguma, entender que preciso ser filsofo para ter uma reflexo profunda sobre o que estamos discutindo. Basta que tenhamos dedicao e disposio para pensarmos sobre o que julgamos importante. atravs da reflexo que possvel evitar o engano, evitar que compremos gato por lebre. preciso distinguir o que a propaganda mostra do produto e o que ele realmente , ou seja, distinguir entre o que e o que parece, mas no .

AULA 3

-Objetivo especfico - Aprofundar os conceitos de aparncia e essncia; conhecimento e opinio.

-Metodologia utilizada - Apresentar a cena do filme Matrix na qual Morpheus mostra duas plulas ao personagem Neo, uma representando a realidade e outra opo de continuar num mundo das iluses. -Depois de apresentar o filme, fazer a leitura de um texto do Jornal do Adoidecente.

- Contedo abordado -A realidade que vemos que temos acesso pelos sentidos, a verdadeira realidade? Ou existe uma verdadeira realidade que no vemos? -Texto: Matrix e a Filosofia (Pedro Danilo) muito comum nos perguntarmos: onde est a filosofia em nossas vidas? Para tentarmos responder a esta questo, falaremos de um filme muito famoso que ganhou inmeros prmios inclusive o Oscar. Estou falando do filme Matrix.

Neste grande filme encontramos um importantssimo tema da filosofia: a diferena entre a aparncia e a realidade. Nele o personagem Neo que algum que vive uma vida comum levado a conhecer a verdade que h por trs de tudo que h no mundo, por uma pessoa misteriosa chamada Morpheus. Neo descobre que tudo que viveu era uma iluso, era apenas e meramente uma iluso gerada por um programa de computador chamado Matrix. Isso que ocorre no filme muito parecido com o que acontece no mito da caverna apresentado pelo famoso filsofo grego, Plato, no livro A Repblica. Plato conta na alegoria da caverna um episdio no qual pessoas viviam isoladas dentro de uma caverna onde s tinham acesso s imagens que se formavam atravs de uma fogueira, ou seja, eles s conseguiam ver durante a vida inteira sombras e no as coisas, realmente, como elas so, depois desse homem ver toda a realidade, ele se sentir na obrigao de voltar caverna para poder comunicar aos seus antigos companheiros de clausura que h l fora a verdadeira realidade e que tudo que vivido dentro da caverna apenas sombra daquilo que realmente verdadeiro. Podemos comparar esses personagens, criados por Plato, com os personagens do filme: Morpheus o homem que conhece a realidade aps sair da caverna e Neo um dos moradores da caverna que acaba sendo resgatado. Podemos fazer uma nova analogia dessa vez entre o homem que sai da caverna e a pessoa que se esfora em estudar para poder sair das iluses que nos bombardeiam todos os dias atravs da televiso, das propagandas, da moda, etc. Vimos o quanto que a filosofia pode estar presente em nossas vidas quando, por exemplo, tentamos sair da caverna em que vivemos. Plato e outros filsofos de certa forma falam sobre essa tentativa de sada do mundo das iluses para um mundo mais coeso da realidade.

AULA 4

- Objetivo especfico - Incitar o filosofar com base na histria em quadrinhos de Mauirico... e com que j foi estudado, especificamente os conceitos de aparncia e realidade. - Aprofundar o entendimento j construdo at agora e diagnosticar possveis lacunas no processo de Ensino. - Fixar e refletir os conceitos de aparncia e realidade

-Metodologia -Leitura da histria em quadrinhos de Maurcio de Souza e discusso sobre as questes ai presente. - Contedo abordado - Texto: As imagens que enganam (Bruno Camilo) Piteco era um cara muito curioso. Certa vez, ao passar em frente a uma caverna ouviu vozes e, espiando, descobriu trs prisioneiros l dentro olhando para as imagens no fundo da caverna e percebeu que eles acreditavam que as imagens eram a prpria realidade. Piteco tenta mostrar aos prisioneiros que as sombras no so a realidade, mas eles ficam irritados, no aceitam o que Piteco diz. Que aconteceria se voc percebesse que certas pessoas vivem iludidas com uma verdade e tentasse contar a eles que estavam iludidos? Como elas reagiriam? Com certeza zombariam de voc, no acreditariam em suas palavras. Talvez voc fosse at humilhado por falar a verdade, no mesmo? Os prisioneiros com raiva de Piteco saem correndo atrs dele e, mesmo sem querer, eles acabam saindo da caverna. De todo modo, eles acabam se libertando com a ajuda de Piteco, que os fez enxergar a verdadeira realidade. Eles estavam iludidos porque pensavam que as sombras e a parede da caverna eram a prpria vida, j que sempre viveram ali desde crianas e sempre viram as sombras como se fossem a nica realidade. Descobriram a verdadeira vida quando conseguiram abrir os olhos fora da caverna. Quando uma verdade dita e repetida por muitas pessoas, a tendncia todos acreditarem sem se questionar. Por isso algumas mentiras passam como verdades. Os prisioneiros estavam presos porque no questionaram o que viam. Questionar um exerccio filosfico. A filosofia serve justamente para nos libertar das aparncias a partir do questionamento da realidade.

AULA 5

Objetivo especfico: -Apresentar as ideias gerais sobre a Teoria do Conhecimento formulada por Plato tal como consta no livro VII de A Repblica, na passagem conhecida como mito da caverna.

- Aprofundar os conceitos de aparncia e realidade relacionando-os com a noo de mundo sensvel e inteligvel.

Metodologia utilizada: - Leitura de parte do livro VII de A Repblica que fala do mito da caverna Cf. Filosofando, Cap. 10.

-Contedo abordado: - Apresentar a diferena formulada por Plato entre essncia e aparncia de acordo com o mito da caverna; mostrar o contraste entre o ilusrio e o real, isto , entre as sombras vistas (as cpias) no fundo da caverna e as coisas reais (modelos) das quais surgiram s sombras; destacar o fato de que a sada da caverna uma espcie de subida em direo ao sol que simboliza o verdadeiro conhecimento e tambm destacar que o homem (o sbio) que saiu da caverna depois retorna a ela para ajudar os outros presos.

AULA 6

-Objetivo especfico: - Aprofundar a concepo de Plato sobre a diferena entre conhecimento e opinio de acordo com o mito da caverna.

-Metodologia: - Aula expositiva voltando aos textos j lidos e debatidos.

-Contedo abordado: Reapresentar o dualismo platnico: a diferena entre a verdadeira realidade (essncia) e aparncia. - Apresentar e definir cinco conceitos de Plato: Sensvel: realidade percebida pelos cinco sentidos, sempre algo particular, temporal e espacial, num aqui e agora Inteligvel: realidade que s percebida e apreendida pelo pensamento racional Essncia, (Ideia): a realidade verdadeira, Una, imutvel e eterna existe fora do tempo. Opinio (doxa): fundada nos sentidos, no mundo sensvel, s v o particular.

Conhecimento (episteme): fundado na razo, no mundo inteligvel, apreende o universal.

AULA 7

-Objetivo especfico: - Desenvolver a capacidade de produo de texto. - Refletir sobre os valores morais presentes em nossa sociedade. - Melhorar o uso da lngua portuguesa.

-Metodologia utilizada: -Diviso dos alunos em grupos de 3, 4, para discutirem e escreverem um pequeno texto sobre uma histria que (lembrando o mito da caverna) mostre dois momentos: a pessoa iludida e depois, liberta da iluso. Os textos escritos devem ser entregues e assinados pelos participantes e deve constar para a mdia final do bimestre.

-Contedo abordado: -Trabalhar as principais ideias e conceitos

Bibliografia Consultada

ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofando: introduo a filosofia/ Maria Lcia Arruda Aranha, Maria helena Pires. Martins 3 edio So Paulo: Moderna, 2003. CHAU, Marilena. Convite Filosofia; Editora tica, 3 Ed; So Paulo. 1995. JOLIVET, Rgis. Curso de filosofia, trad. Eduardo Prado de Mendona. 6. Ed: Rio de Janeiro: Agir, 1963. . PLATO, A Repblica, trad. de Maria helena Rocha Pereira, Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 10. Ed, 2007. ZABALA, Antoni. A prtica educativa: como ensinar. Traduo: Ernani F. da F. Rosa Porta Alegre: Artmed, 1998.

You might also like