You are on page 1of 3

Direito Penal

Extino da Punibilidade | Anistia, Graa e Indulto | Retratao | Dos crimes contra a honra EXTINO DA PUNIBILIDADE__________________________________________________
ART. 107 M A A R R P P *No h mais extino da punibilidade pelo casamento. Morte do Agente Abolitio Criminis (extingue todos os efeitos penais) Anistia/Graa/Indulto Renncia/Perdo do ofendido Retratao Perdo Judicial Prescrio/Decadncia/Perempo

ANISTIA
Pelo Congr. Nacional por meio de lei. Diz Respeito a Fatos. Ex. Crimes polticos de 60. Pode ser concedida durante o processo de conhecimento, quanto o processo de execuo. Por ser lei, sempre geral e abstrata.

GRAA
Tambm conhecido como indulto individual. Concedido pelo P.R. por meio de decreto. Diz respeito pessoa. Somente durante o processo de execuo. Para presos j condenados estaro dispensados de pena. individual. provocada.

INDULTO
Concedido pelo P.R. por meio de decreto. Ex. Cristo e Barrabs Diz respeito s pessoas Somente durante o processo de execuo. Para presos j condenados estaro dispensados de pena. coletivo. voluntrio.

Obs.: Os trs benefcios podem ser concedidos de forma total ou parcial, condicionada ou incondicionada. O indulto parcial recebe o nome de comutao de pena. Obs.: Os crimes hediondos ou equiparados (Tortura, Trfico e Terrorismo) no admitem anistia, graa e indulto, alm de no admite a liberdade provisria com fiana.

www.oJurista.com.br

RETRATAO Admitem a retratao: calnia, difamao e falso testemunho. Injria no admite.

CALNIA
Imputar falsamente fato definido como crime. Tutela-se a honra objetiva. A regra que admite exceo da verdade. No admitir quando: ofendido P.R. ou chefe de governo extrangeiro; pelo crime imputado j houve sentena absolutria irrecorrvel; fato imputado de ao penal privada e no houve, ainda, sentena condenatria irrecorrvel. Consuma-se quando do conhecimento de terceiros. Admite retratao (reparao do dano) at a sentena.

DIFAMAO
Imputar fato ofensivo reputao.

INJRIA
Ofender dignidade ou decoro. A injria pode ser real1 ou preconceituosa2.

Tutela-se a honra objetiva. No admite exceo da verdade, salvo quando a ofensa disser respeito a funcionrio pblico no exerccio da funo, h interesse pblico.

Tutela-se a honra subjetiva. No admite exceo da verdade (ex. no importa se o homos. homos. ou no.

Consuma-se quando do conhecimento de terceiros. Admite retratao (reparao do dano) at a sentena;

Consuma-se quando do conhecimento da vtima. Incompatvel com a Retratao.

A divulgao de fatos criminosos verdadeiros no condiz com crime nenhum. Sendo a informao mentirosa, ser calnia. Para a difamao, o fato no pode ser criminoso, mas no importa o contedo verdadeiro ou falso, devendo ser necessariamente ofensivo. A injria no possui fato, sendo mera atribuio de qualidade negativa (ex. sinal com o dedo ). Se a vtima for chamada de estelionatria, mas sem fato imputado, no ser calnia, e sim, injria. *Retratao no o pedido de desculpas. *Imputao de Contraveno: difamao. *Pedido de Explicaes em Juzo: pode ser feito quando as frases ou aluses forem dbias. *Falso Testemunho: at a sentena em que o falso foi prestado.

PRESCRIO
1) Crimes imprescritveis: ao de grupos armados contra o Estado democrtico de direito e racismo. Os crimes hediondos prescrevem. 2) Termo inicial: a regra que a data inicial se d na consumao do crime. Na tentativa, na data do ltimo ato de execuo. No crime permanente, na data em que cessar a permanncia.
Quando o agente utiliza violncia ou vias de fato, que pela sua natureza, se considerem aviltantes. Atinge a integridade fsica e a honra. 2 A injria que utiliza elementos de cor, raa, etnia, religio, origem, condio de pessoa idosa ou deficincia.No racismo, o agente deseja segregar todas as pessoas de determinado grupo racial, religioso etc.
1

www.oJurista.com.br

Nos crimes de bigamia e de adulterao de assentamento de registros civis, na data em que o crime se tornar conhecido (Ex. Caso do Pedrinho); 3) Causas interruptivas: recebimento da denncia ou queixa, sentena de pronncia, acrdo confirmatrio da pronncia e publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis. 4) Prazo penal: exclui o dia do final.

www.oJurista.com.br

You might also like