You are on page 1of 5

CURSO: Engenharia Mecnica. FASE: 1. DISCIPLINA: Metodologia Cientifica. PROFESSORA: Rosemeri Maria Lucioli.

ACADMICOS: Andr Jullius Vieira Bilert. Carlos Felipe Klug. Mario de Oliveira Wollan Junior.

Tipos de conhecimentos Aspecto religio A religio um tipo de conhecimento inquestionvel, que no se pode considerar errado, pode ser definida como um conjunto de crenas que os humanos consideram metafsicos , divino, sagrado. Com o conjunto de rituais e cdigos que derivam desta crena. A religio acredita em um ser, que seja um ser superior que a humanidade respeita e idolatra.
O conhecimento religioso implica na crena de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma so geralmente infalveis e cujas evidncias no podem ser comprovadas, sendo geralmente relegadas f ou crena pessoal. Desta forma, o conhecimento religioso se baseia em dogmas que no podem ser refutadas nem submetidas anlise cientfica.(SILVA, 2007, s.p.)

Existem vario tipos de crenas espalhadas pelo mundo, onde tem templos e lugares especficos para se orar ou louvar a um sagrado divinho, um exemplo so os catlicos onde a maioria da pessoas a seguem, o ser superior seguidos por eles Deus e os lugares especficos para se orar chamado de igrejas, mas no existe somente a religio catlica no mundo existem centenas delas espalhadas pelo mundo.

Aspecto filosfico Conhecimento filosfico baseado no raciocnio e na reflexo humana. o conhecimento que especula sobre os fenmenos, gerando conhecimentos subjetivos. Busca sentido sobre os assuntos gerais do universo que transcende o formalismo do conhecimento cientifico. o homem a ponte entre o animal e o alm-homem (NIETZSCHE, 2003, p.113). Nietzsche criticava quem s vivia do conhecimento cientifico que necessrio ter tambm o homem terico. O homem terico tem um deleite infinito com o existente, qual o artista, e como ele, protegido, por esse contentamento, da tica pratica do pessimismo e de seus olhos de linceu, que s brilham na escurido. (Nietzsche, 2003, p.92).

Aspecto Cientifica

O conhecimento cientifica baseado em fatos, tentam procurar coisas cuja a realidade pode ser comprovada e depois explica ls a sociedade. Nos conhecimento cientifico tentam descobrir os fatos livremente do seu valor emocional, a cincia no acumula os fatos. Em todas as perspectivas a cincia comea por criar novos fatos s que para isso precisam ter curiosidade, desconfiana, pela opinio que predomina e sensibilidade a novidade. Nem sempre possvel e nem se quer desejvel respeitar literalmente os fatos, por isso tem que ir alem dos fatos. (ABRUNHOSA;LEITO 2004). No se podem limitar os fatos analisado os cientistas simplesmente no exprimem a realidade eles querem ir alem das aparncias tentam resistir ao grande acumulo de fatos selecionam o indispensvel e os controlam e produzem novos resultados. No conhecimento cientifico torna-se eficaz o saber em vez de se limitar a descrev-la a cincia da conta dos fatos e no os registrame sim tentam explicar para a sociedade por meio de suposio(teorias). Os cientistas imaginam o que h por detrs dos fatos executado e em seguida inventam os conceitos(ABRUNHOSA; LEITO 2004). Para explicar um conjunto de fenmenos, o cientista inventa fundamentos de algum modo para ser adquirido, as suas suposies podem

ser cautelosas ou ousadas, simples ou complexas; em todo caso devem pr-se a prova.(ABRUNHOSA; LEITO 2004). O teste das hipteses convencionais baseado no que se observou, isto , experimental. Segundo (ABRUNHOSA; LEITO 2004) nem todas as cincias podem experimentar como nas reas de astronomia e economia, alcana-se uma exatido sem ajuda da

experimentao. Cincia explicativa tem que explicar as descobertas em forma de leis e essas leis em forma de princpios. So cautelosos com a definio e alm de investigar como funcionam as coisas procuram responder o porqu que ocorrem tais fatos e o porqu tais fatos no acontecem de outra maneira, (ABRUNHOSA; LEITO 2004). Ento geram princpios e submetem-se qualificar os fatos chegando concluso criando leis a partir de enunciados.

Uma cincia no agregada de informaes desconexas, mas um sistema de idias ligadas logicamente entre si. Todo sistemas de idias, caracterizado por certo conjunto bsico (mas refutvel) de hipteses peliculares(ABRUNHOSA; LEITO 2004, p.216).

Existe casos em que o conhecimento ftico no pode aceitar ou aprovar ento ele no pertence ao grupo da cincia, mas algum outro grupo. A cincia aberta para receber novas informaes e buscam nas leis da natureza e da cultura aplicam-se na sociedade.

Senso comum o conhecimento que vem da vivencia do ser humano, onde aprendeu as coisas com o tempo e a modificando conforme o necessrio. O conhecimento que esta integrada na sociedade, engloba costumes, hbitos, tradies, normas, ticas e tudo aquilo qu se necessita para viver bem. Ex. quando voc esta com gripe e seu av fala para voc que o melhor remdio tomar ch de folha de laranja. um conhecimento dos antigos que funciona e usado por muitos.
O senso comum difere-se em alguns aspectos com a cincia, pois a cincia busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovaes, enquanto o senso comum utilizado antes que se saiba se o mtodo empregado traz o que se espera.(CABRAL,s.p.)

Referencias

SILVA, Adriana, Conhecimento religioso: tipos de religio. Disponvel em: <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conhecimento-Religioso/11857.html>. acesso em: 28 fevereiro. 2013. BELLO, Jos Luiz de Paiva. Metodologia cientifica: conhecimento filosfico. Rio de Janeiro, 2004. Disponvel em:

<www.pedagogiaemfoco.pro.bret02b.htm#confilo>. Acesso em: 25 de fevereiro. 2013. SANGIOVANNI, Angelo Jos, A crtica de Nietzsche a tradio do conhecimento socrtico-platnica. Disponvel em: <

http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Extensao/I_encontro_inter_ artes/09_Angelo_Sangiovanni.pdf>. Acesso em: 25 de fevereiro. 2013. ABRUNHOSA, Maria Antnia; LEITO, Miguel, Um outro olhar para o Mundo, Porto: Edies Asa, 2004. Disponvel em: <

http://ocanto.esenviseu.net/apoio/ciencia1.htm> . Acesso em: 27 de fevereiro. 2013.

You might also like