You are on page 1of 5

Introduo Economia

Referncia: http://pt.scribd.com/doc/51160692/Apostila-de-Introducao-a-Economia-UFOPCEAD Unidade 1 1) Liste e explique sucintamente os quatro princpios da tomada de deciso. Depois, observe as situaes de seu cotidiano e veja se so aplicados a elas os quatro princpios. Qual a importncia disto tudo para um administrador pblico? Primeiro: as pessoas precisam fazer escolhas, e essas escolhas no so de graa. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos so escassos. No possvel atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto, a sociedade precisa fazer suas escolhas, assim como os indivduos. Segundo: o custo real de alguma coisa o que o indivduo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou servio refere-se quilo que tivemos que desistir para conseguir compensar com outra coisa. Terceiro: pessoas so consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decises, nos ganhos adquiridos em funo das suas escolhas. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de deciso pensando na margem. Assim, um tomador de deciso considerado racional deve executar uma ao se, e somente se, o resultado dos benefcios marginais forem superiores aos seus custos marginais* (pequenos ajustes incrementais a uma ao existente, ou seja, a cada aumento de produo possvel verificar o nvel de acrscimo alcanado). Quarto: as pessoas reagem a estmulos. Como elas tomam suas decises levando em conta os benefcios e seus custos, qualquer alterao nessas variveis pode alterar o comportamento da sua deciso. Desse modo, qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decises. 2) Explique como voc entende o ditado dos economistas que diz que no existe almoo grtis. Como fazer para que a administrao pblica aplique os seus recursos evitando desperdcios? O ditado no existe almoo grtis resume o fato de que na realidade uma pessoa ou uma sociedade no pode ter algo do nada, mesmo que este algo lhe parea gratuito. H sempre um custo para algum ou para a sociedade como um todo, mesmo que este custo esteja escondido ou distribudo por tantas pessoas que passe despercebido. Isto se deve ao fato de que os recursos disponveis so escassos diante da nossa lista inesgotvel de desejos e necessidades para uso imediato.

Unidade 2

1) Faa um quadro sntese das principais escolas do pensamento econmico.

Teorias econmicas

Pensamentos de orientao racionalista, lgica, mas com limitada base experimental. Formulados para explicar fenmenos e processos da economia. Como usar recursos materiais e humanos para produzir e distribuir bens e servios. Determinam a constituio de um lxico especializado para descrio econmica (ver conceitos). Principais escolas ou teorias: mercantilismo, fisiocracia, economia clssica, marxismo, economia neoclssica e escola keynesiana.

1. Mercantilismo

Conjunto de princpios que orienta a economia dos Estados europeus Contexto de expanso comercial entre os sculos XV e XVII. Tericos: o Thomas Mun (1571-1641) o Josiah Child (1630-1699) o Barthlemy de Laffemas (1545-1612) o Jean-Baptiste Colbert (1619-1683) o Antoine de Montchrestien (1575-1621) Teses: o Riqueza provm de reservas de metais preciosos o Ouro e prata exercem funo de moedas correntes o Estado deve acumular reservas pela descoberta de novas jazidas de minrio o Estado deve ampliar reservas exportando mais e importando menos (supervit)

2. Fisiocracia

Escola que contesta o pensamento mercantilista Sculo XVIII Tericos o Franois Quesnay (1694-1774) Reflexes sobre a Formao e a Distribuio da Riqueza (1766) o Anne Robert Jacques Turgot (1727-1781) Teses: o Defesa das sociedades agrcolas: Terra nica fonte de riqueza de uma nao o Indstria e comrcio so necessrios, mas decorrem de bens pr-existentes. o Quadro Econmico (1756), de Quesnay: primeira anlise do equilbrio global da economia. o Demonstra como a renda gerada na agricultura redistribuda na comunidade o Rejeitam a interferncia do governo nas atividades econmicas. o Origem conceitual do liberalismo: laissez-faire, laissez-passer.

3. Economia clssica

Consolidao da economia como conhecimento cientfico Segunda metade do sculo XVIII e no sculo XIX Contexto da Revoluo Industrial Foco nas transformaes do processo produtivo

Tericos: o Adam Smith (1723-1790) Uma Investigao sobre a Natureza e Causas da Riqueza das Naes (1776) o Jean-Baptiste Say (1767-1832) o Thomas Malthus (1766-1834) o David Ricardo (1772-1823) Teses: o Trabalho humano, e no prata/ouro, resulta em prosperidade. o Aprimoramento das foras produtivas enriquece uma nao o Mecanizao, diviso social do trabalho. o Processos de crises econmicas e acumulao de capital o Implicaes do crescimento populacional o Conceito de racionalidade econmica o Liberalismo e a mo invisvel dos mercados o Necessidades individuais acima do bem-estar coletivo o Bem pblico resulta do desenvolvimento das foras produtivas.

4. Marxismo

Contexto de consolidao do capitalismo e do sistema de classes sociais Segunda metade do sculo XIX Tericos o Karl Heinrich Marx (1818-1883) Contribuio Crtica da Economia Poltica (1857) O Capital (1867-1869) o Friedrich Engels (1820-1895) Teses: o Modo de produo capitalista propicia a acumulao contnua de capital o Mercadorias resultam da combinao de meios de produo e trabalho humano o Quantidade de trabalho para produzir mercadoria o que determina seu valor o Ampliao do capital ocorre porque o trabalho produz valores excedentes o Esse diferencial (mais-valia) a fonte dos lucros e da acumulao capitalista

5. Economia Neoclssica

Superao da teoria clssica do valor-trabalho Fim do sculo XIX Contexto de ampliao e diversificao dos mercados internacionais Influncia do filsofo ingls Jeremy Bentham (1748-1832) Doutrina do utilitarismo Tericos: o Carl Menger (1840-1921) o William Stanley Jevons (1835-1882) o Lon Walras (1834-1910) o Alfred Marshall (1842-1924) o Knut Wicksell (1851-1926) o Vilfredo Pareto (1848-1923) o Irving Fisher (1867-1947) Teses:

o o o

Valor de um produto uma grandeza subjetiva, conforme sua utilidade. Utilidade do bem fator da quantidade disponvel e da circunstncia Preo definido pelo equilbrio entre a oferta e a procura Essa seria a lei do mercado, que conduz estabilidade econmica.

6. Escola Keynesiana

Contexto da grande depresso econmica dos anos 30 Revoluo sobre o pensamento econmico da poca Terico: o Ingls John Maynard Keynes (1883-1946) Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936). Teses: o Contestao das hipteses de que as foras do mercado conduzem ao equilbrio o Economia de mercado gera crises, marcadas pela recesso e pelo desemprego. o Investimento direto na economia garante o emprego da fora de trabalho existente o Crises dependem do aumento do gasto pblico para suprir a deficincia de demanda o Obras estatais criam novos postos de trabalho, diminuindo o desemprego.

7. Neoliberalismo

Polticas econmicas com nfase no livre mercado Medidas estabelecidas no chamado Consenso de Washington Incio dos anos 1990 Teses: o Abertura da economia por meio da liberalizao financeira e comercial o Eliminao de barreiras aos investimentos estrangeiros diretos o Estabilizao econmica obtida pela disciplina fiscal o Reduo e reforma tributria, estabilidade da taxa de cmbio. o Redirecionamento dos gastos do Estado, com reduo de sua poltica industrial. o Menor participao do Estado na economia, com maior autonomia ao setor privado. o Programas de privatizao e da desregulamentao de preos o Papel do Estado disciplinar o mercado para combater excessos da concorrncia.

2) Fale sobre a importncia da Escola Fisiocrata para a economia. A fisiocracia, considerada a primeira escola da economia cientfica, uma teoria econmica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reao iluminista. Em sntese, a fisiocracia se baseia na afirmao de que toda a riqueza era proveniente da agricultura, pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos.

Embora a teoria fisiocrata tenha uma srie de limitaes, ela foi de grande importncia para a evoluo da economia cientfica, visto que foi tomada como ponto de partida para a criao da teoria clssica de Adam Smith, na qual ocorreu, efetivamente, a consolidao da economia como conhecimento cientfico. 3) Pesquise sobre o significado do pensamento keynesiano na atualidade. Contrariamente ideia do obsoletismo da teoria keynesiana, a anlise revolucionria de John Maynard Keynes, desenvolvida ao longo de suas obras, ilustra, de certa maneira, a atualidade dos pensamentos desse economista para explicar e, talvez, solucionar as crises das economias empresariais no mu ndo contemporneo. Nesse sentido, por mais que no longo prazo todos estejam mortos, o debate em Economia no pode prescindir da longevidade da revoluo keynesiana, sobretudo quando o capitalismo neoliberal, atualmente em curso na economia mundial, impe dificuldades adicionais gerao de emprego.

Unidade 3

1) O turismo pode ser considerado um bem suprfluo? Justifique. 2) Escreva um texto sobre o significado de monoplio, apresenta mais exemplos dessa estrutura de mercado e discuta as implicaes para o desenvolvimento de uma regio, com destaque para a sua. 3) Explique o significado de oligoplio e de concorrncia monopolstica.

You might also like