You are on page 1of 4

A vida a bordo de uma nau

Os tripulantes de uma nau: Capito-mor do Mar Homem escolhido pelo Rei para comandar e chefiar as naus da Armada Real. Capites Cada capito comandava a nau onde se encontrava atravs das ordens do Capito-mor do Mar da Armada Real. Piloto-mor Homem com grande experincia de navegao no alto mar, com conhecimentos de tecnicas de nautica avanadas. E que pilotava a nau onde ia embarcado o Capito-mor. Pilotos Homens com conhecimentos de tecnicas de nautica. Cada um distribuidos pelas naus da Armada Real. Escrivo O escrivo, pessoa de confiana do rei, anotava tudo o que se passava durante a travessia e era responsvel por todos os registos referentes carga, compras e vendas, impostos, etc. Mestres Os mestres tinham como funo chefiar o pessoal, ajudados pelo guardio. Guardies Ajudavam os mestres e eram responsveis directos pelos grumetes. Grumetes Rapazes jovens com cerca de 10/12 anos que embarcavam como aprendizes de marinheiro. Marinheiros Tinham a seu cargo as mais variadas tarefas: iar e arrear velas, lanar ncoras, deitar canoas de madeira ao mar, carregar e descarregar a carga. Tambm eram eles que tratavam da limpeza do navio. Alguns marinheiros por terem profisses especializadas, tinham tarefas mais especificas: a) Carpinteiros Homens que restauravam partes danificadas das naus. 1

b) Calafeteiros Homens que vedavam com estopa as fendas dos navios. c) Trinqueiros Homens que cuidavam das velas e dos cabos para que estivessem sempre em boas condies. d) Tanoeiros Artesos que fabricavam barris, pipas e outras peas de madeira para embalar, conservar e transportar mercadorias e lquidos. Bombardeiros Homens que manobravam e cuidavam da artilharia pesada (ex. bocas de fogo). Soldados Militares que lutavam com espadas ou armas de fogo, consoante a situao. Meirinho ou Alcaide Era o responsvel pelos prisioneiros, que ficavam colocados a ferros, no poro. Era tambm o alcaide o responsvel por vigiar a plvora e as armas. Despenseiros Homens que organizavam a distribuio dos alimentos, racionava-os quando era necessrio e fazia as contas das despesas alimentares. Barbeiro Homem que cortava barbas e cabelos e que muita vezes tratava dos doentes, devido a falta do boticrio. Boticrio Aquele que preparava os medicamentos e tratava dos doentes. Padre-capelo Organizava as cerimnias religiosas, entre elas, a Missa. Astrlogo Homem com conhecimentos em astronomia que se socorria do Sol e outras estrelas atravs do uso do astrolbio, quadrante e a balestilha para se orientar em alto mar.

Alimentao da tripulao: Os alimentos eram poucos e muito controlados para que no acabassem durante a viagem. As raes eram formadas por: 1. Alimentos slidos: - Biscoito que era o nico alimento que havia em grande quantidade e o po; - Carne salgada e fumada, peixe seco e salgado e frutos secos (passas de uva, figos ou ameixas e amendoas); - Sal, aucar, arroz, alhos, cebolas, gros (feijo, gro-de-bico e lentilhas), marmelada e mel; - Animais vivos, como galinhas, coelhos, porcos ou mesmo vacas, que se matavam ao longo da viagem. - Peixe fresco, que s havia aquele que era pescado durante a viagem. Os alimentos slidos eram entregues crus e mensalmente aos tripulantes e cada um tinha de os cozinhar para si.

2. Alimentos lquidos: - Agua, azeite, vinagre e vinho. Nota: A falta de gua e de alimentos provocava situaes dramticas: a) beber urina ou gua do mar para matar a sede; b) Ou comer os couros das arcas cozidos, os ratos que se conseguiam apanhar; comer cartas nuticas, o que causava a morte devido aos produtos txicos das tintas; lutar pela posse de gafanhotos; e, em casos de desespero total, recorrer ao canibalismo (acto de comer carne humana). Higiene Os marinheiros, assim como os outros tripulantes do barco, no podiam tomar banho e lavavam-se pouco, porque a gua era um bem precioso, que era usada apenas para beber e para cozinhar os alimentos. Como nas naus no havia casas de banho, as necessidades eram feitas, ou em cima de uma tbua com um buraco, colocada com uma parte de fora do barco, ou para
3

dentro de baldes que eram despejados para o mar e ainda at mesmo no poro onde os prisioneiros se encontravam. Doenas O primeiro mal que atacava grande parte dos passageiros e tripulantes era o enjoo. Devido falta de higiene e principalmente por causa da alimentao, em que eram raros os alimentos frescos, muitos marinheiros adoeciam. As raes base de alimentos secos e salgados, pobres em vitaminas, como a vitamina C, provocavam violentos surtos de escorbuto, ou mal das gengivas. Outras doenas como problemas intestinais e pulmonares, tambm eram frequentes. Na poca era aceite que as doenas poderiam ser curadas se se expulsassem do corpo os fluidos prejudiciais. Por isso, grande parte dos tratamentos eram constitudos por: - suadouros; - sangrias, - purgas - e clsteres. As sangrias eram o tratamento mais utilizado. Estes tratamentos acabavam muitas vezes por provocar a morte dos que, supostamente, se deveriam curar, devido perda elevada de sangue. Tempos livres Quando apanhavam uma calmaria ou quando a navegao era fcil e havia menos que fazer, os tripulantes ocupavam-se a pescar (no mar alto difcil apanhar peixe), fingiam touradas e faziam teatros, procisses, e jogavam xadrez (os jogos de azar, como os jogos de dados, eram muitas vezes proibidos, porque acabavam em discusso e pancadaria).

FIM

You might also like