You are on page 1of 16

Sistemas de imageamento

Sistemas Sensores
os equipamentos que medem a radiao eletromagnetica so genericamente denominados radiometros (radio, radiao, metro e medida); de acordo com a plataforma, o sistema de operao e o tipo de sensor pode ser chamado de radiometro de banda, espectrorradiometros (no-imageadores), cameras ou scanners (imageadores).

Sistemas Sensores
so equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convert-la em sinal passvel de ser registrado e apresent-lo em forma adequada extrao de informaes;

Exemplos: cmaras fotogrficas e de vdeo (regio do visvel), sistemas de varredura (scanners), radares, etc.

Sensoriamento Remoto: reviso

Fontes de Energia em SR
Naturais: Luz do sol e o calor emitido pela superfcie da terra Artificiais: Flash de uma mquina fotogrfica, sinal produzido por um radar, etc.

Terrestre
Radimetros e Espectroradimetro

Suborbital
Cmeras, radimetros hiperespectrais, scanners e radares (aerotransportados)

Orbital
Cmeras, scanners e radares (imageadores nos satlites)

Sensores e seus nveis de aquisio de dados

Radimetros portteis e os espectrorradimetros - Terrestres


Os radimetros portteis e os espectroradime tros so equipamentos muito utilizados para obter informaes espectrais em reas experimentais.

Os sensores fotogrficos, radimetros hiperespectris, scanners e radares aerotransportados - Suborbital

Os sensores fotogrficos (cmeras fotogramtricas) e, mais recentemente, os radimetros hiperespectris, so aerotransportados por serem equipamentos com configurao para operar neste tipo de plataforma, ou seja, em nvel areo.

Sensores Imageadores Eltrico-Mecnicopticos


So radimetros dotados de um sistema de varredura para produzir imagens

Orbital

Cmeras, scanners e radares (imageadores nos satlites)

TIPOS DE SENSORES
Os sensores podem ser classificados em funo da fonte de energia ou do tipo de produto que ele produz
EM FUNO DA FONTE DE ENERGIA: ATIVOS (A): possuem sua prpria fonte de radiao eletromagntica, como os radares instalados em avies ou em satlites. PASSIVOS (B): no possuem uma fonte prpria de radiao. Medem radiao solar refletida ou radiao emitida pelos alvos, como os sistemas fotogrficos e satlites

Tipos de Sensores em relao fonte de energia

Os sensores passivos e ativos podem ser agrupados tambm em duas categorias: de varredura (scanning) ou de novarredura (non scanning).

EM FUNO DO TIPO DE PRODUTO

No imageadores: no fornecem uma imagem da superfcie sensoriada. Temos como exemplo os radimetros (sada em dgitos ou grficos) e espectro-radimetro (assinatura espectral).
Produto atravs de sada numrica.

EM FUNO DO TIPO DE PRODUTO

Imageadores: obtm-se como resultado uma imagem da superfcie observada. Fornecem informaes sobre a variao espacial da superfcie em forma de fotografias ou imagens digitais.
Produto atravs de sada grfica.

EM FUNO DO PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO


Sistema de quadro : so sensores de no-varredura, e registram a radiao refletida de uma rea da superfcie da Terra em sua totalidade, num mesmo instante (framing systems). Este sistema gera produtos na forma de imagens (sistemas fotograficos) e no imagens (grafica ou numerica).

EM FUNO DO PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO


Sistema sensores de varrredura a imagem da cena formada pela aquisio sequencial de imagens elementares do terreno ou elemento de resoluo (pixel)

You might also like