You are on page 1of 4

Eb de amor (Nos caminhos de Ejioko Meji) 2 ms de morim branco 2 mas 2 velas 2 acas 2 bananas ouro 2 moedas 1 cabaa Mel

Procedimento: Abrir a cabaa tirando a tampa e colocando tudo dentro, menos as velas; pedir tudo o que se deseja. Embrulhar aps tampar a cabaa com o morim branco e entregar na beira de um crrego de cachoeira (ou rio - ltimo caso).

Eb de Ex Para derrotar inimigos (Nos caminhos de Iorosun Meji) 1 caranguejo 1 cadeado 4 ekurs 1 corrente de ferro 1 pea de cadaro 1 pea de roupa ou cabelo 1 panela de barro com tampa 1 frango Azeite Cachaa 1 vela Procedimento: Coloca-se tudo dentro da panela e leva para o mangue. Tampa-se e sacrifica-se o frango em cima da panela; entraga o eb ao ex deste Odu pedindo o que deseja.

Eb de Ex Para castigar inimigo (Nos caminhos de Okaran Meji) 1 frasco de vidro 3 dedos de cachaa 21 pimentas malagueta

1 gota de azougue 3 dedos de dend Papel com os nomes ou com o que se deseja resolver Procedimento: Esmagar em cima do papel com os nomes as pimentas; por no frasco, botar o azeite de dend, colocar o azougue e encher o frasco com a cachaa. Saia de casa agitando o frasco, chamando por Ex que atua nos caminhos de Okaran. O frasco deve ser quebrado, no maio da encruzilhada, ao meio dia ou a meia noite. Voltar por outro caminho e no passar pelo lugar durante 7 dias.

Eb de ex Para quebrar demanda (nos caminhos de Okaran Meji) 1 prato de barro 3 ovos 3 pedaos de carvo 3 pregos grandes 3 tiras de papel com o nome da pessoa Procedimento: Esticar, no prato, os nomes e quebrar em cima deles os ovos; levar o eb no meio da encruzilhada e quebrar tudo, quebrando assim, a demanda da pessoa.

Eb de Ex Para amarrao ou separao (Nos caminhos de Okaran Meji) 7 palmos de morim preto 7 palmos de morim vermelho 7 palmos de morim branco 1 palmo de corrente de ferro 1 farofa de dend 1 aca 1 frango 1 alguidar (ober) Procedimento: Colocar os panos no cho, em foma de cruz, colocar no alguidar a farofa, o aca, esticar a corrente em cima da farofa e sacrificar o frango em cima pedindo o que se deseja a ex. Obs.: se for separao quebrar a corrente ao meio; se for amarrao deixar a corrente inteira.

Eb

Sacrifcio Certo que os Orixs Comem o que os homens comem, porm, recebem a seus ps, nos terreiros onde os modos de preparar, ao lado dos saberes: Palavras de encantamento (f), rezas (dr), evocaes (oriki) e cantigas (orin); ligadas a estrias sagradas (itans), so elementos essenciais e vitais para a transmisso do ax. Os ebs so sacrifcios/oferendas feitas para Orixs, Ods, Eguns e outras divindades para diversas finalidades (sendo ela boa ou m), sejam elas feitas para apaziguar algum problema, sejam feitas em forma de agradecimento de alguma graa atingida, por alcanar algum objetivo ou simplesmente como forma de agradar as divindades que esteja sendo cultuada. O princpio do Candombl se baseia no eb, nas oferendas propiciatrias obtendo a redistribuio do Ax e mantendo seu equilbrio vital. A composio de cada eb depende de sua finalidade e seus componentes iro desde bebidas, frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos , mel, dend, louas, artefatos de barro ou gata. Atravs da hierrquica, todo eb a ser ofertado, para que o Orix tome conhecimento, devemos invocar a energia de outro Orix - Ex, que tem o papel especfico de servir de interligao entre ns e as divindades, sendo que sem a aceitao dele, os Orixs a qual estamos ofertando os ebs no sabero de sua existncia.

s Ojis Elb

Ex o mensageiro dos bs As ruas, os caminhos, as encruzilhadas pertencem a Ex. Nesses lugares se invoca a sua presena, fazem-se sacrifcios, arreiam-se oferendas e se lhe fazem pedidos para o bem e para o mal, sobretudo nas horas mais perigosas que so ao meio-dia e a meia-noite, principalmente essa hora , porque noite governada pelo perigosssimo odu Oyeku Meji. Ex quem transporta as oferendas destinadas qualquer Orix e at mesmo Iyami Aj e, nesta funo recebe o nome de s Ojis Elb. Iyami Oxorong a dona da barriga e no h quem resista aos seus ebs fatais, principalmente quando ela executa o Ojiji, o feitio mais terrvel. As Iyami Aj foram trazidas ao mundo pelo odu Osa Meji juntamento com o odu Oyeku Meji, formam o grande perigo da noite. Existem tambm feiticeiros entre os homens, os Os, porm seriam infinitamente menos vrulentos e cruis que as Aj (feiticeira). Ao que se diz, ambos so capazes de matar, mas os primeiros jamais atacam membros da sua famlia, enquanto as segundas no hesitam em matar seus prprios filhos. As Iyami so tenazes, vingativas e atacam em segredo; so as dententoras da cabaa e denominadas Eley, dona do pssaro. s Olort mt on dd!!! Ex, o senhor da encruzilhada de trs caminhos, chegou!!!

You might also like