You are on page 1of 85

expressamente proibido cpia, reproduo parcial, reprografia, fotocpia ou qualquer forma de extrao de informaes deste sem prvia autorizao

dos autores conforme legislao vigente.

Maio/2009

Desenvolvimento Sustentvel
*
Ananias Prudente Ramos Gilmar Jonas Deghi Marisa Batista Marco Antonio Santos Vicente

* Smbolo - Educao Social


by Silvia Azevedo Porto, Portugal

Contabilidade um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transaes de uma entidade que possam ser expressas em termos monetrios e informar os reflexos dessas transaes na situao econmicofinanceira dessa entidade em uma determinada data.

Gouveia, Nelson. Contabilidade Bsica.So Paulo: Harbra,2001.

Entre as diversas definies oferecidas pela literatura podemos considerar que a contabilidade uma cincia que mensura, registra e controla as variaes da riqueza no tempo, quer de um a pessoa fsica ou jurdica. Dessa forma o seu objeto fundamental o patrimnio. Objetivo principal da contabilidade de acordo com a viso predominante seria gerar informaes para a tomada de decises.
Nagatsuka, Divani Alves da silva: Contabilidade Introdutria.So Paulo:Thomson.

A contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes patrimoniais, financeiras e econmicas de qualquer ente,seja este pessoa fsica, ou pessoa jurdica.
Equipe de professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutria So Paulo: Atlas.

A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para tomada de decises dentro e fora da empresa. Ela muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decises. Com o passar do tempo o governo comea a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatria para a maioria das empresas.
Marion, Jos Carlos. Contabilidade Bsica. So Paulo: Atlas,1998.

A Encyclopedia Britannica apresenta o verbete Contabilidadecomo sendo um termo amplo que designa certas teorias, premissas comportamentais, regras de mensurao e procedimentos para a coleta e apresentao de informaes teis referentes s atividades e objetivos de uma organizao. Em termos menos genricos, a contabilidade consiste de procedimentos para o registro, a classificao e a interpretao de experincias selecionadas de um empreendimento, visando promover a administrao eficaz.

CONTABILIDADE

TERMINOLOGIA BSICA
7

TERMINOLOGIA BSICA
Na contabilidade como em qualquer linguagem estruturada, determinados smbolos ou palavras tm significados especficos que, embora derivem da linguagem usual de cada povo, podem ter significados que divergem, em maior ou menor grau, do habitual. Os termos utilizados pela Contabilidade so tirados da linguagem comum e portanto, so bastante simples e iguais aos que usamos no dia-adia. Por exemplo Caixa designa literalmente a caixa onde se guarda o dinheiro.

TERMINOLOGIA BSICA
O objetivo cientfico da Contabilidade manifesta-se na correta representao do Patrimnio e na analise das causas das suas mutaes. J sob tica pragmtica, a aplicao da contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usurios com informaes sobre aspectos de natureza econmica, financeira e fsica do Patrimnio da Entidade e suas mutaes, o que compreende registros, demonstraes, anlises, diagnsticos e prognsticos, expressos sob forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Histrico das Demonstraes Financeiras

10

Histrico das Demonstraes Financeiras


A Contabilidade tem como um de seus objetivos refletir a realidade patrimonial das empresas, por meio das demonstraes contbeis, de forma a suprir as necessidades informativas de seus usurios. As Demonstraes Financeiras nasceram h meia dzia de sculos, voltadas unicamente para fins gerenciais internos das empresas. Depois, transformaram-se em informaes externas para credores, fisco e investidores.

Histrico das Demonstraes Financeiras


Cdigo Comercial Brasileiro (Lei 556 de 1850)
Artigo 10. Todos os comerciantes so obrigados: 1. a seguir uma ordem uniforme de contabilidade, a ter livros para esse fim necessrios;
2. .... 3. .....

4. a formar anualmente um balano geral do seu ativo e passivo, o qual dever compreender todos os bens de raiz, mveis e semoventes, mercadorias, dinheiro, papis de crdito, e outra qualquer espcie de valores, e bem assim todas as dvidas e obrigaes passivas; e ser datado e assinado pelo comerciante a quem pertencer.

Histrico das Demonstraes Financeiras


Diz o Decreto Lei N. 2.627 DE 26 DE SETEMBRO DE 1940
Art. 129. No fim de cada ano ou exerccio social, proceder-se- a balano geral, para a verificao dos lucros ou prejuzos. Pargrafo nico. Feito o inventrio do ativo e passivo, a estimao do ativo obedecer s seguintes regras:

Histrico das Demonstraes Financeiras


Diz o Decreto Lei N. 2.627 DE 26 DE SETEMBRO DE 1940
Art. 136. A Demonstrao da conta Lucros e Perdas acompanhar o Balano... 2. O Balano e a conta lucros e perdas sero assinados pelos diretores e pelo contador, ou guarda-livros da companhia.

Histrico das Demonstraes Financeiras


As Demonstraes so denominadas, de acordo com o artigo 176 da Lei n 6.404/76 de ...demonstraes financeiras..., e, de acordo com a Deliberao n 488/05 da Comisso de Valores Mobilirios, ...demonstraes contbeis.... Assim, todas as sociedades por aes de capital aberto, bem como as demais sociedades por aes fechadas, sociedades por quotas de responsabilidade limitada, sociedades simples etc., esto sujeitas Lei das Sociedades por Ao.

Histrico das Demonstraes Financeiras


Demonstraes Financeiras pela Legislao Societria Nos termos do artigo 176 da Lei n 6.404/76, as Demonstraes Financeiras a serem publicadas ao final de cada exerccio social, de forma comparativa em relao ao exerccio anterior, so:

Histrico das Demonstraes Financeiras


z Balano Patrimonial; z Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados; z Demonstrao do Resultado do Exerccio; z Demonstrao das Origens e Aplicao de Recursos

(suprimida pela lei 11.638/07);


z Demonstrao dos Fluxos de Caixa z Demonstrao do Valor Adicionado z Notas Explicativas e outros quadros analticos e

demonstraes contbeis necessrios para esclarecimento da situao patrimonial e de resultados do exerccio;

Histrico das Demonstraes Financeiras


Diz o Decreto N 3.000 de 26 de Maro de 1999 RIR 99
Art. 274. Ao fim de cada perodo de incidncia do imposto, o contribuinte dever apurar o lucro lquido mediante a elaborao, com observncia das disposies da lei comercial, do balano patrimonial, da demonstrao do resultado do perodo de apurao e da demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados.

Histrico das Demonstraes Financeiras


Diz a Lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002 Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico.

LEI 11.638/2007

20

10

Lei 11.638/2007
Tem como principal objetivo alterar e revogar dispositivos da Lei 6.404/76 que tratam sobre elaborao e divulgao das Demonstraes Contbeis

Lei 11.638/2007
z Est em vigor desde

01/01/2008
z Visa a insero total das

companhias abertas no processo de convergncia contbil internacional, aumentando o grau de transparncia das demonstraes em geral

11

Lei 11.638/2007

Alteraes dos dispositivos da Lei das S/A

Lei 11.638/2007
Art. 1
Traz nova redao aos artigos: 176 a 179, 182 a 184, 187, 188, 197, 199, 226 e 248, da Lei 6.404/76

12

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 176
z

Cria a Demonstrao dos Fluxos de Caixa, em substituio demonstrao das origens e aplicaes de recursos.

Esta demonstrao dispensada para as companhias fechadas com o patrimnio lquido, na data do balano inferior a R$ 2 milhes. Tal demonstrao dever conter as alteraes ocorridas, durante o exerccio, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alteraes em no mnimo 3 fluxos: de operaes, de financiamentos e dos investimentos.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 176
z

Cria a Demonstrao do valor adicionado, para as companhias abertas.

Esta demonstrao dever demonstrar o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuio entre os elementos que contriburam para a gerao dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza no distribuda.

13

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 177
5As normas expedidas pela CVM referentes s demonstraes financeiras das companhias abertas devero obedecer aos padres internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobilirios.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 177
6. As Companhias fechadas podero optar por observar as normas sobre demonstraes financeiras expedidas pela CVM para as companhias abertas.

14

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 178
Cria a conta intangvel dentro do grupo do ativo permanente, para registro dos direitos que tenham por objetivo bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exerccios com essa finalidade.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 178
Elimina a figura da reserva de reavaliao no Patrimnio Lquido, dando nova redao: 2 alnea d . Patrimnio Lquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados. Os saldos existentes nas reservas de reavaliao devero ser mantidos at sua efetiva realizao ou estornados at o final do exerccio iniciado a partir de 2008

15

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 179
Classifica como ativo imobilizado os direitos que tenham por objetivo bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exerccios com essa finalidade.
Incluso aqueles decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controles desses bens.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 179
Classifica no ativo diferido as despesas pr-operacionais e os gastos de reestruturao que contribuiro, efetivamente, para o aumento do resultado de mais um exerccio social e que no configurem to somente uma reduo de custos ou acrscimo na eficincia operacional.
A MP 449/2008 elimina o ativo diferido

16

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 179
Classifica no ativo intangvel os direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 182
Exclui os prmios recebidos na emisso de debntures e as doaes e subvenes para investimento das contas de reserva de capital.

17

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 182
Classifica como ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computadas no resultado do exerccio em obedincia ao regime de competncia, as contrapartidas de aumentos ou diminuies do valor atribudo a elementos do ativo e passivo, em decorrncia de sua avaliao a preo de mercado.

Lei 11.638/2007 Alteraes do art. 183


Altera critrios de avaliao do ativo; Aplicaes destinadas negociao ou disponveis para venda: valor de mercado ou equivalente; Demais aplicaes e os direitos e ttulos de crdito: valor de custo de aquisio ou emisso atualizado conforme disposies legais ou contratuais, ajustado ao valor provvel de realizao, quando este for inferior;

18

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 183
Direitos classificados no intangvel: custo incorrido na aquisio deduzido do saldo da respectiva conta de amortizao como mtodo de avaliao; Elementos do ativo decorrentes de operaes de longo prazo: ajuste a valor presente como mtodo de avaliao, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 183
Conceitua valor de mercado dos instrumentos financeiros como sendo aquele que se pode obter em um mercado ativo, decorrente de transao no compulsria realizada entre partes independentes; e na ausncia de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro.
O valor que se puder obter em um mercado ativo com a negociao de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e riscos similares; O valor presente lquido dos fluxos de caixa futuros para instrumentos financeiros de natureza, prazo e riscos similares; ou O valor obtido por meio de modelos matemtico-estatsticos de precificao de instrumentos financeiros.

19

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 183
Obriga a anlise peridica sobre a recuperao dos valores registrados no imobilizado, no intangvel e no diferido, a fim de que sejam:
Registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver deciso de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que no podero produzir resultados suficientes para recuperao desse valor; Revisados e ajustados os critrios utilizados para determinao da vida til econmica estimada e para clculo da depreciao, exausto e amortizao; Ao dar nova redao ao 3, eliminou o prazo mximo de 10 anos para amortizao do diferido.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 184
Adota o valor presente como mtodo de avaliao das obrigaes, encargos e riscos registrados no passivo exigvel a longo prazo, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

20

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 187
Inclui na demonstrao do resultado juntamente com a participao de debntures, de empregados e administradores, as gratificaes a ttulo de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa.

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 226
Inclui o 3 no artigo 226, determinando que, nas operaes de incorporao, ciso e fuso realizadas entre partes independentes e vinculadas efetiva transferncia de controle, os ativos e passivos da sociedade a ser incorporada ou decorrente de fuso ou ciso sero contabilizados pelo seu valor de mercado.

21

Lei 11.638/2007
Alteraes do art. 248
Altera a redao do artigo determinando a avaliao por equivalncia patrimonial dos investimentos (no se aplica mais a relevncia) em coligadas sobre cuja administrao tenha influncia significativa, ou de que participe com 20% ou mais de capital votante (antes era do capital social), em controladas e em outras sociedades que faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

Balano Social e Ambiental

44

22

Balano Social e Ambiental


A Contabilidade tem como um de seus objetivos refletir a realidade patrimonial das empresas, por meio das demonstraes contbeis, de forma a suprir as necessidades informativas de seus usurios. As Demonstraes Contbeis nasceram h meia dzia de sculos, voltadas unicamente para fins gerenciais internos das empresas. Depois, transformaram-se em informaes externas para credores, fisco e investidores. H algumas dcadas, na Europa, expandiu o seu uso para fins sociais, tendo em vista a discusso da Responsabilidade Social das Empresas.

Balano Social e Ambiental


Com as profundas transformaes que ocorreram na sociedade humana ao longo do sculo XX, novos problemas, caracterizando estas mudanas, surgiram para fazer com que o homem se questione diante de seu comportamento poltico, cultural, econmico e, principalmente, scio-ambiental. Atuando por si s, o Estado apresenta deficincias em responder prontamente s necessidades da populao. As empresas, por sua vez, habituadas a atuar de forma mais eficiente e eficaz em seu dia-a-dia, devido alta competitividade e exigncias do mundo globalizado, esto mais aptas a investir e contribuir com o desenvolvimento social. As organizaes perceberam a sua funo de protagonistas nas transformaes sociais, e comeam a tomar conscincia de sua Responsabilidade Social e Ambiental e, de sua participao ativa no ambiente comunitrio, por ser parte integrante dele.

23

Balano Social e Ambiental


Responsabilidade Social e Ambiental a atuao responsvel, tica e moral de uma organizao em seu ambiente interno e externo, propiciando o desenvolvimento e a sustentabilidade. um conceito que ultrapassa os compromissos obrigatrios da empresa, como atender s legislaes trabalhistas, tributrias e ambientais, entre outras. O termo prope difundir e praticar valores do ponto de vista tico, moral e ambiental, bem como propulsionar um contnuo aperfeioamento das atitudes e procedimentos empresariais, resultando na preservao ambiental e na melhoria da qualidade de vida das sociedades em que determinada empresa atua.

Balano Social e Ambiental


Os resultados da empresa dependem cada vez mais da eficincia e das motivaes de todos que nela trabalham. O lucro continua indispensvel para a nossa sobrevivncia, mas no deve mais constituir nossa nica finalidade; a ele imprescindvel que se somem objetivos de ordem humana, como a satisfao dos assalariados e dos clientes e a proteo e a melhoria do ambiente. Jacques Ehrsam, Ex-Presidente da Singer Francesa. Em 1972, na Frana, a Singer publica o primeiro Balano Social no mundo.

24

Balano Social e Ambiental

A Contabilidade Social tem importante papel dentro desse contexto, identificando o impacto, favorvel ou desfavorvel, que determinadas variaes patrimoniais causam na sociedade. Essas variaes e outras informaes, de carter social, econmico e ambiental, so evidenciadas e divulgadas atravs do Balano Social.

Balano Social e Ambiental

Desta forma, a Contabilidade no pode ficar simplesmente atrelada elaborao e divulgao de demonstraes financeiras e econmicas, mas atenta tambm s informaes de cunho social e ecolgico, transformando o Balano Social em um instrumento qualitativo, capaz de agregar valor, causar surpresa e desencadear aes.

25

Balano Social e Ambiental

Conceitos
51

Balano Social e Ambiental Para Lopes de S: (...) representa a expresso de uma prestao de contas da empresa sociedade em face de sua responsabilidade para com a mesma.

26

Balano Social e Ambiental um demonstrativo que a empresa utiliza para divulgar anualmente um conjunto de informaes, quantitativa e qualitativa, sobre projetos, benefcios e aes sociais.

Balano Social e Ambiental


resultado de um processo que se inicia com diagnstico da gesto da empresa, passa pelo planejamento, implementao e avaliao de suas aes e resulta num documento que revela ao pblico os resultados que ela obteve e as metas que se prope para o ciclo seguinte.

27

Balano Social e Ambiental uma ferramenta de gesto da Empresa com o objetivo de divulgar as informaes da preocupao da empresa com o Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Transparncia.

Balano Social e Ambiental Segundo Kroetz: (...) representa a demonstrao dos gastos e das influncias das entidades na promoo humana, social e ecolgica, dirigidos aos gestores, aos empregados e comunidade com que interage, no espao temporal passado/presente/futuro.

28

Balano Social e Ambiental


Considerando-se os conceitos de Balano Social apresentados, as empresas devem atuar atendendo pr-requisitos bsicos que garantam sua aceitao, atuao e permanncia no mercado global, que, a cada dia vem se fortalecendo no seio social. Estes pr-requisitos dizem respeito a:

Balano Social e Ambiental


DIREITOS HUMANOS As empresas devem:
z Apoiar e respeitar a proteo dos

direitos humanos internacionalmente;


z Assegurar-se

reconhecidos

de que no estejam sendo cmplices de abusos e violaes de direitos humanos.

29

Balano Social e Ambiental


TRABALHO As empresas devem:
z Apoiar

a liberdade de reconhecimento efetivo negociao coletiva;

associao e do direito

z Apoiar a eliminao de todas as formas de

trabalho forado ou compulsrio;


z Apoiar

a erradicao efetiva do trabalho

infantil;
z Eliminar

a discriminao em relao ao empregado e ao cargo; deficiente.

z Adotar poltica de contratao de empregado

Balano Social e Ambiental


MEIO AMBIENTE As empresas devem:
z Abraar

uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; difuso de tecnologias limpas que no agridam o meio ambiente.

z Desenvolver

z Incentivar o desenvolvimento e a

30

Balano Social e Ambiental


TRANSPARNCIA

As empresas devem:
z Comprometer-se com o combate

corrupo em todas as suas formas.

Balano Social e Ambiental - ESTRUTURA


Base de Clculo: Receita Operacional Indicadores Ambientais Investimentos relacionados com a produo, insumos adquirido de 3 Investimentos externos seguro Investimentos externos royalties Total da Riqueza Bruta Valor Econmico (depreciao/amortizao). Total da Riqueza Liquida

31

Balano Social e Ambiental


Indicadores Sociais Externos
Distribuio da Riqueza Gerada pela Cia Valor distribudo ao Governo Federal Valor distribudo ao Governo Estadual Valor distribudo ao Governo Municipal Valor distribudo a Previdncia Social Total da riqueza gerada pela Cia distribuda aos governos

Balano Social e Ambiental


Indicadores Sociais Internos Valor Bruto do salrio dos empregados Valor Depositado poupana dos trabalhadores da Cia Valor depositado poupana dos brasileiros com CP Valor Doado a Organizao no governamental Valor doado a Associao dos Empregados Cia Total Distribudo

32

Balano Social e Ambiental


Indicadores Scio-Ambientais Valor doado a Associao de proteo ao meio ambiente Total Distribudo ao terceiro setor

Balano Social e Ambiental


Indicadores Scio-Econmicos Valor distribudo aos acionistas Valor distribudo ao Capital de Terceiro Total distribudo ao Capital

33

Balano Social e Ambiental

Total da Riqueza da Cia Distribuda

Responsabilidade Social Por que?


Empresas so hoje vistas como consumidoras de recursos da sociedade
Recursos Naturais

Recursos Financeiros

Recursos Humanos

68

34

Questes para as empresas


So consumidos recursos naturais, renovveis ou no,
diretamente ou no, que so patrimnio gratuito da humanidade?

Utilizam-se capitais financeiros e tecnolgicos que, no fim


da cadeia, pertencem pessoas fsicas e, conseqentemente sociedade? Utiliza capacidade de trabalho da sociedade, e subsiste em funo do Estado que a sociedade lhe viabiliza como parte de sobrevivncia?
69

Concluso
A Empresa gira em funo da sociedade e do que a ela pertence, devendo em troca no mnimo, nimo prestar conta com eficincia a todos dos recursos naturais, financeiros e humanos que utiliza, gerando Lucro Social
70

35

Responsabilidade Social Por que?

71

Vantag ens para a s emp resas

72

36

Responsabilidade Social
Transparncia e Credibilidade Reputao da empresa Reflete no preo de suas aes e na produtividade Relacionamento com funcionrios, investidores, consumidores, fornecedores, clientes e comunidade Honestidade e eficcia Valorizao e reteno de capital intelectual Quanto mais a empresa cuida dos funcionrios, mais provvel que eles cuidem dela Remunerao para os investidores Poltica consistente LUCRO Principal responsabilidade da Empresa.
73

Fortalecimento da imagem corporativa

Vantagens

De 1999, o Dow Jones Sustainability Indexes o primeiro conjunto de ndices global associando o desempenho financeiro das empresas com a prtica do desenvolvimento sustentvel.
Ita, Aracruz e Cemig, Petrobras, Bradesco e Itasa (controladora do Ita que tem participao em empresas industriais).

74

37

Aplicaes, denominadas investimentos socialmente responsveis (SRI), consideram que empresas sustentveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois esto mais preparadas para enfrentar riscos econmicos, sociais e ambientais.
OBJETIVO DO ISE - refletir o retorno de uma carteira composta por aes de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, alm de atuar como promotor das boas prticas no meio empresarial brasileiro.
http://www.bovespa.com.br/Mercado/RendaVariavel/Indices/FormConsultaApresentacaoP.asp?indice=ISE

75

Desenvolvimento Sustentvel Oportunidade para as empresas

Fundao Centrus http://www.centrus.org.br/pri/acoescentrus.htm


76

38

77

78

39

79

*Tag along um mecanismo de proteo a acionistas minoritrios de uma companhia que


garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que at ento no fazia parte da mesma.

80

40

81

82

41

Vantag ens para a s emp resas

83

84

42

Responsabilidade Social
Atuao responsvel, vel tica e moral de uma organizao em seu ambiente interno bem como externo, propiciando o desenvolvimento e sustentabilidade
(Desenvolvimento Sustentvel)
85

Desenvolvimento Sustentvel
Social

Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras geraes satisfazerem suas prprias necessidades
Comisso Brundtland, 1987

Ambiental

Econmico
86

43

Desenvolvimento Sustentvel

Fonte: www.copesul.com.br

87

Hiptese Gaia
James Lovelock, cientista ingls e ex-diretor da NASA e autor do livro A Vingana de Gaia (a Me Terra da mitologia pag), acredita que o equilbrio natural da terra foi rompido pela ao do homem, o que acarretou na degradao do meio ambiente que ameaa a humanidade. Para ele, um organismo que afeta o ambiente de maneira negativa acabar por ser eliminado. Assim, acredita-se que 80% da raa humana tende a ser extinta at 2100 em conseqncia do aquecimento global.

88

44

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

89

Principais eventos: Conferncia de Estocolmo (1972) Trabalhos para o Clube de Roma (1972-76) Relatrio para o presidente Carter (1980) Relatrio O Nosso Futuro Comum (1987) Relatrio do Banco Mundial (1992) Acordos e conferncias internacionais (anos 80 e 90 e 00 Rio 92; Rio +10) Protocolo de Kyoto
90

45

Conferncia de Estocolmo (1972)


26 princpios, pelos quais o homem deveria: Preservar o meio ambiente para as geraes futuras Dar importncia conservao da natureza Evitar o risco de um futuro esgotamento de recursos Planejar o uso distributivo dos recursos Pr fim s descargas excessivas de substncias txicas ou outras matrias Auxiliar no desenvolvimento dos pases pobres Investir em educao ambiental; Fomentar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico
91

Clube de Roma
- Limites do Crescimento
(Meadows et al., 1972) (Mesarovick & Pestel, 1975)

- A Humanidade na Encruzilhada - Reformando a Ordem Internacional: Um Relatrio para o Clube de Roma


(Tinbergen, 1976)

92

46

I Relatrio do Clube de Roma


- Limites do Crescimento (1971) -

93

Relatrio para o Presidente Jimmy Carter


Relatrio Global 2000 para o Presidente
(CEQ, 1980)

94

47

Fonte de dados: At 1958: medidas tomadas em bolhas de ar aprisionadas em ncleos de Gelo na Antrtica

Aps 1958: medidas diretas realizadas na atmosfera pelo Observatrio Mauna Loa no Hava

95

O Efeito Estufa

CO2, Metano, Oxido Nitroso, CFCs, SF6

Fonte: www.cnpma.embrapa.br

Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
96

48

O Aquecimento Global

Monte Kilimanjaro Tanznia - frica

Foto: AP Associated Press Mar. 2005

97

Sinais de Alerta

98

49

Alteraes Observadas
Ondas de calor e perodos no usuais de clima quente. Aumento do nvel do mar e alagamento das costas Degelo de geleiras Tempestades, fortes tempestades de neve e alagamentos Epidemias Mudanas de habitat declnio populacional de plantas e animais

Aquecimento do rtico e Antrtica

Furaco em Santa Catarina - Maro 2004

Indaiatuba - SP - Maro 2004

Seca RS Janeiro 2005

Fonte: www.climatehotmap.org
99

Aquecimento

Global Uma questo econmica

Catstrofes Naturais provocaram, s em 2005, prejuzos de US$ 200 Bilhes. Os pases industrializados so responsveis por 75% das emisses (s os EUA, que no ratificaram o Protocolo de Kyoto, representam 25%)

100

50

Fatos Importantes Para Entender a Ao Empresarial

101

Atitude das grandes empresas - 1

102

51

Atitude das grandes empresas - 2

103

Fatos Importantes Para Entender a Ao Empresarial 1988 - climatologistas e polticos criaram o Intergovernmental Panel on Climate Change para monitorar questes climticas e emitir relatrios peridicos sobre o assunto. 1999 - conjunto de 50 grandes empresas ligadas produo de petrleo, carvo, automveis, entre outras, organizam a Global Change Coalition (GCC) com o objetivo declarado de lanar dvidas sobre as afirmaes dos cientistas e prevenir os esforos polticos para reduzir as emisses de gases de efeito estufa. A GCC contrata a Burson-Marsteller, gigante do ramo das relaes pblicas, resultando em uma campanha para confundir o pblico e desacreditar os defensores de medidas para conter as emisses de carbono (NOBLE, 2007)
NOBLE, D. The Corporate Climate Coup. Disponvel em www.zmag.org. Acessado em 30 de maio 2007.

104

52

Fatos Importantes Para Entender a Ao Empresarial

1997 - Protocolo de Kyoto mostrou que medidas urgentes eram necessrias e inevitveis para conter as mudanas climticas. Empresas que participavam da GCC perceberam a necessidade de mudar de estratgia. Entre as que saram da GCC destacam-se: Dupont, BP, Ford, DaimlerChrysler e Texaco. 2000 - Outras empresas como a Exxon, a Mobil e a GM permaneceram na GCC at que ela se desfaz. A campanha lanada pela GCC sobreviveu ao fim desta entidade, sendo conduzida por outros agentes sociais (NOBLE, 2007).
105

Fatos Importantes Para Entender a Ao Empresarial

A partir do Protocolo de Kyoto, muitas das grandes empresas ligadas ao GCC estabeleceram uma outra estratgia para tratar das mudanas climticas. Estas empresas constituram algumas organizaes para levar adiante uma nova campanha. Entre estas organizaes podemos destacar: Pew Center, Business Environmental Leadership Council, Environmental Defense e Partnership for Climate Action. A nova estratgia no era mais negar as mudanas climticas, mas reconhecendo a necessidade de mudanas, coloc-las sob o controle destas grandes corporaes. Como sempre, os mecanismos de mercado foram eleitos como os mais efetivos para as transformaes necessrias nas questes ambientais (NOBLE, 2007).
106

53

Resultados da Primeira Campanha

Atraso no debate e na informao do pblico Comprometimento de parte dos cientistas com posturas incoerentes Aprovao de legislao inadequada Confuso generalizada sobre os problemas ambientais
107

Resultados da Segunda Campanha

A segunda campanha est em curso e seus efeitos j aparecem na conscincia coletiva sobre os problemas climticos e ambientais Avalanche de informaes, verdadeiras ou no Aumento da preocupao com as questes climticas Disposio para abrir mo de liberdades em funo dos problemas ambientais Proposio de medidas autoritrias e ineficientes Transformao dos poluidores em salvadores ambientais Uso dos movimentos ambientalistas para promover propostas polticas reacionrias Forte ataque ao Movimento por Justia Global, esquecimento de sua agenda de protestos em funo da prioridade ao aquecimento global
108

54

Os vinte maiores poluidores do mundo

Os vinte maiores poluidores do mundo, segundo o Programa de Desenvolvimento da ONU. A parte vermelha mostra suas emisses totais em 1990 e as azuis suas emisses em 2005 (em milhes de toneladas)

109

PROTOCOLO DE KYOTO
110

55

Diviso de pases em funo do Protocolo de Kyoto Anexo I (possuem metas de reduo de emisso) Japo, Estados Unidos, Canad, Nova Zelndia, Austrlia Unio Europia Economias em Transio Rssia e pases desenvolvidos da exURSS Leste Europeu

No Anexo I (no possuem ainda metas de reduo de emisso) Pases em Desenvolvimento Brasil, China e ndia No desenvolvidos da ex-URSS
111

Protocolo de Kyoto Aos pases do Anexo I: Prev a reduo de cerca 5,2% do nvel de emisses de 1990; Durante o primeiro perodo de compromisso: entre 2008 a 2012.

112

56

Protocolo de Kyoto
Protocolo de Kyoto sobre mudanas climticas, entrou em vigor no dia 16 de fevereiro (2005), sem a participao dos Estados Unidos, que se negaram a ratific-lo. Concludo em 11 de dezembro de 1997 em Kyoto (Japo), o documento impe a reduo das emisses de seis gases causadores de efeito estufa, responsveis pelo aquecimento do planeta:
CO2 (dixido de carbono ou gs carbnico) CH4 (metano) N2O (protxido de nitrognio) e trs gases flor (HFC, PFC e SF6)
113

Protocolo de Kyoto Redues variam segundo as emisses dos pases industrializados: 6% para Japo e Canad, 0% para Rssia, 8% para 15 pases da Unio Europia, 21% para Alemanha, 12,5% para Gr-Bretanha, 6,5% para Itlia, 0% para Frana, 15% para a Espanha. A Espanha, no entanto, emite atualmente mais 45% em relao a 1990. Estas redues, que em hiptese alguma sero simples, devem ser calculadas sobre a mdia 2008-2012 em comparao com os nveis de 1990. Os pases do sul tm obrigao apenas de fazer um inventrio.
114

57

Protocolo de Kyoto - MDL Artigo 12: Define o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo


Participao voluntria Benefcios reais, mensurveis e de longo prazo Redues de emisses adicionais (gerar adicionalidade) Contribui Contribuio ao Desenvolvimento Sustent Sustentvel
115

Protocolo de Kyoto - Crditos de carbono


Comrcio entre os pases do Anexo I e pases do No Anexo I

Tecnologias limpas: biodigestor Crditos de Carbono

Metas de reduo

Investimentos externos Desenvolvimento Sustentvel

116

58

Desenvolvimento Sustentvel Balano para as empresas


O aumento da eficincia produtiva por meio de novas tecnologias e da melhoria do sistema gerencial A incorporao dos custos ambientais nas anlise de custo/benefcio dos projetos de investimentos A incluso de recursos naturais e impactos ambientais no clculo das contas nacionais A liberalizao comercial internacional Polticas de crescimento econmicos nos pases em desenvolvimento
III Relatrio do Clube de Roma - Para Uma Nova Ordem Mundial (1976)

117

Desenvolviment o Sustentvel Oportunidade para as empresas


Por que a preocupao ? Questo financeira Riscos

59

Desenvolviment o Sustentvel Oportunidade para as empresas


Por que a preocupao ? Questo financeira Riscos

119

Desenvolvimento Sustentvel Problemas da gua


Distribui Distribuio de gua no planeta

120

60

Desenvolvimento Sustentvel Problemas da gua


Distribui Distribuio de gua no planeta

121

Desenvolvimento Sustentvel Problemas da gua


A diminuio dos recursos hdricos, associada a uma maior demanda de gua potvel, ameaa transformar esta matria em uma explosiva questo geopoltica, j que aproximadamente 200 bacias hidrolgicas localizam-se em reas de fronteiras de vrios pases.
A gua no Mundo: h o bastante?, documento da UNESCO E OMM, 1o Frum Mundial sobre a gua, Marraquesh, 21 e 22 de maro de 1997. .

122

61

Exemplo: Aqufero Guarani

123

gua
Em 2025:
entre 46 e 52 pases, com 3 bilhes de habitantes, podero sofrer estresse hdrico (disponibilidade de gua per capita entre 1.000 e 1.600 m3/ano)
Lembrar que a gua no utilizada somente para beber e para higiene. Tudo que consumimos ou comemos tem embutido uma grande quantidade de gua para sua produ produo 23 pa pases estaro enfrentando escassez absoluta de gua (menos de 500m3/ano);

Hoje:

Jordnia

300 m3/ano. /ano.

Canad anad

120.000 m3/ano
124

62

125

Balano Social e Ambiental Definies


Representa a expresso de uma prestao de contas da empresa sociedade em face de sua responsabilidade para com a mesma. (Lopes de S) Demonstrativo que divulga anualmente um conjunto de informaes, quantitativa e qualitativa, de projetos, benefcios e aes sociais. Resultado de um processo iniciado com o diagnstico da gesto da empresa, passando pelo planejamento, implementao e avaliao de suas aes, resultando num documento revelando ao pblico os resultados obtidos e as metas que se prope para o ciclo seguinte. Ferramenta de gesto da Empresa com o objetivo de divulgar as informaes da preocupao da empresa com o Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Transparncia. Representa a demonstrao dos gastos e das influncias das entidades na promoo humana, social e ecolgica, dirigidos aos gestores, aos empregados e comunidade com que interage, no espao temporal passado/presente/futuro. (Kroetz)
126

63

Evoluo da Contabilidade
Necessidades do proprietrio (controle)

Evoluo histrica da contabilidade

Contabilidade financeira

Contabilidade gerencial Contabilidade socio-gerencial (sustentabilidade)

127

Razes para o Balano Social e Ambiental (iBase)

Porque tico. Ser justo, bom e responsvel j um bem em si mesmo Porque agrega valor, traz um diferencial para a imagem da empresa cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo Porque diminui os riscos, onde num mundo globalizado, uma conduta tica e transparente tem que fazer parte da estratgia de qualquer organizao Porque um moderno instrumento de gesto para a empresa gerir, medir e divulgar a responsabilidade social em seus empreendimentos Porque um instrumento de avaliao, onde analistas de mercado, investidores e rgos de financiamento (BNDES, BID e IFC) j incluem o balano social na lista dos documentos necessrios para avaliar os riscos e as projees da empresa Porque inovador e transformador. Realizar e publicar balano social anualmente mudar para uma viso moderna em que os objetivos da empresa incorporam as prticas de responsabilidade social e ambiental

128

64

Organizaes de apoio ao Balano Social e Ambiental


Uma rede de ao global com governana multistakeholder que colabora no desenvolvimento de normas globais de elaborao de relatrios de sustentabilidade.
http://www.globalreporting.org/Home/WhoWeArePortuguese.htm SA 8000 - com um sistema de auditoria similar ISO 9000, mas com requisitos baseados nas diretrizes internacionais de direitos humanos e nas convenes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). www.sa8000.org AA1000 - criada em 1999 pelo Institute of Social and Ethical Account Ability (ISEA) de Londres a norma Account Ability 1000 (AA1000). Ela engloba o levantamento de informaes, a auditoria e o relato social e tico, enfocando o dilogo com os stakeholders internos e externos

http://www.accountability21.net

129

NBC T 15 - INFORMAES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL


Norma que estabelece procedimentos para evidenciao de informaes de natureza social e ambiental Objetivo: demonstrar sociedade a participao e a responsabilidade social da entidade.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t15.htm

130

65

Avaliao deve considerar se os projetos apresentados formam parte da vocao social e ambiental da empresa, identificando critrios de investimentos e da transparncia de sua situao diante da legislao a que pode estar submetida.

Normalmente a empresa informa qual guia ou norma est seguindo (orientao Ethos, ou GRI, ou Global Compact, ou SAI 8000, ou AA 1000) . A ponderao na avaliao dever considerar, alm desta declarao, a completude de sua adoo.
131

Balano Social e Ambiental

Divulgao (EUA)

132

66

Balano Social e Ambiental

Divulgao (Brasil)

133

www.ethos.org.br www.ethos.org.br

II CURSO Balano Social e Ambiental

APROFOC / ABRAPU

134

67

Balano Social e Ambiental

Guia para elaborao


135

136

68

Balano Social e Ambiental Dados da Empresa

137

Balano Social e Ambiental Conselho de Administrao

138

69

Balano Social e Ambiental Perfil dos empregados e salrios

139

Balano Social e Ambiental Indicadores Quantitativos - 1

140

70

Balano Social e Ambiental Indicadores Quantitativos 1I

141

Balano Social e Ambiental Indicadores Quantitativos 1II

142

71

Balano Social e Ambiental Indicadores Quantitativos 1V

143

Balano Social e Ambiental Proteo Ambiental - I

144

72

Balano Social e Ambiental Proteo Ambiental - II

145

Desenvolvimento Sustentvel
*

Exemplos

* Smbolo - Educao Social


by Silvia Azevedo Porto, Portugal

73

Balano Social e Ambiental Apresentao

Forma tabular - Numrica

Balano Social Unibanco - 2004

147

148

74

Balano Social e Ambiental Apresentao

Forma grfica - Numrica

149

150

75

Balano Social e Ambiental Apresentao

Forma grfica - Textual


http://www2.petrobras.com.br/ResponsabilidadeSocial/portugues/pdf/BSA2006.pdf

151

152

76

Desenvolvimento Sustentvel
*

Perguntas !

* Smbolo - Educao Social


by Silvia Azevedo Porto, Portugal

Desenvolvimento Sustentvel
* Contabilidade Conceitos e Objetivos

154

77

DEFINIES
155

Perguntas !

* Smbolo - Educao Social


by Silvia Azevedo Porto, Portugal
156

78

You might also like