You are on page 1of 13

PROPOSTA DE

RECUPERAO E GESTO DA ESTNCIA TERMAL E TURSTICA DO COTA-COTA

MEMRIA DESCRITIVA
MAIO DE 2011

NDICE
Peas Escritas
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Memria Descritiva e Justificativa

Introduo / Justificao do Projecto Objectivo Nvel de Interveno que se Pretende Programa Funcional Nota Tcnica Relativa Sustentabilidade Nota Tcnica Relativa Arquitectura Bioclimtica Instalaes Tcnicas Programa Preliminar e Financeiro

Anexo 1 Peas Desenhadas

MEMRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

1.

INTRODUO / LOCALIZAO / REQUERENTE 1.1 Refere-se a presente memria ao Projecto para a recuperao e gesto do centro turstico do Cota-Cota, situada na localidade da Balombo, localizada a 1.2 Km a oeste do centro urbano da sede do Municpio da Balombo. 1.2 requerente deste Projecto a Administrao Municipal do Balombo . 1.3 O Projecto contempla a reabilitao e recuperao do balnerio, piscina e um conjunto de equipamentos sociais, que ter como objectivo melhorar as condies de vida da populao, aumentar a produtividade juvenil promovendo o turismo local criando emprego, aumentando o nvel de satisfao da populao e reduzir o xodo rural.

2.

OBJECTIVO 2.1 A proposta ir de encontro aos princpios referenciados nos Termos de Referncia deste concurso, nomeadamente o enquadramento na Estratgia de Desenvolvimento Econmico-Social do Balombo.

3.

NVEL DE INTERVENO QUE SE PRETENDE 3.1 A proposta para a instncia termal e turstica do Cota-Cota ir consistir na implementao de alguns componentes: Recuperao da piscina, balnerio, Reabilitao dos sistemas de rega , equipamentos para os servios sociais bsicos, Reabilitao das vias de acesso, apoio produo agro-pecuria. 3.2 Enquadrado na componente Recuperao da piscina, balnerio, no prazo de um 18 meses. 3.3 Para a componente de reabilitao dos sistemas de rega, prevista a construo de dois sistemas de bombagem. 3.4 Na componente de equipamentos, sero construdas cinco bungalows e um equipamento social de apoio ao centro turstico, um sistema de bombagem, tratamento e distribuio de gua termal . 3.5 Includa na componente da reabilitao das vias de acesso.

4.

PROGRAMA FUNCIONAL 4.1 A listagem das reas e equipamentos a realizar a seguinte:

-Balnerios; -Piscina; - Infra-estruturas de redes elctricas e guas; - reas de recreio e desporto; - Equipamento Cultural; - Sistema de captao, tratamento e distribuio de gua; - Reabilitao de 2 km de estrada terciria;

5.

NOTA TCNICA RELATIVA SUSTENTABILIDADE

A introduo do estudo de Princpios de Sustentabilidade nas fases de projecto visa identificar as medidas capazes de proporcionar uma abordagem integrada que concilie as componentes ecolgicas e econmicas das solues projectadas

Ser da responsabilidade de um especialista designado identificar as solues que melhor se ajustem aos critrios de sustentabilidade definidos pelo coordenador de projecto. As medidas adoptadas devero incluir estratgias que integrem as seguintes questes:

DURABILIDADE Sero privilegiadas as solues que promovam a durabilidade da construo e dos materiais aplicados. Os edifcios durveis e de baixa manuteno constituem a melhor opo a mdio e longo prazo, permitindo economias significativas que podem ser canalizadas para outros investimentos.

ARQUITECTURA BIOCLIMTICA Sero adoptados princpios da Arquitectura Bioclimtica que visem obter nveis de conforto elevados e ambientes saudveis. (ver Nota Tcnica Arquitectura Bioclimtica).

SELECO DE MATERIAIS Na seleco dos materiais pesados (pedra, terra, madeiras, mosaicos, ) pretende-se que os projectos privilegiem, sempre que possvel, o recurso a materiais e tecnologias locais. Alm de reduzir o impacte ambiental esta estratgia promove a mo-de-obra e o desenvolvimento da economia locais. Na seleco de materiais leves e tecnolgicos, que no possam ser fornecidos localmente, estes devem ser escolhidos tendo em conta o custo associado ao todo o seu ciclo de vida (ACV), dando-se preferncia por materiais de maior durabilidade, baixa manuteno e reciclveis.

ENERGIA As solues preconizadas devero maximizar o acesso a energias renovveis e de baixo impacto, promovendo a Utilizao racional de Energia. Na seleco de aparelhos e sistemas pretende-se que os projectos privilegiem os de menor consumo e baixa manuteno.

GUA Os projectos devem prever sistemas e soluo que minimizem o consumo de gua adoptando, sempre que possvel, coberturas que permitam a recolha de guas pluviais para uso no exterior, pavimentos drenantes que minimizem as situaes de cheias e especificando torneiras e equipamentos de baixo consumo para as cozinhas e casas de banho.

6.

NOTA TCNICA RELATIVA ARQUITECTURA BIOCLIMTICA

Recorrendo a princpios base da Arquitectura Bioclimtica pretende-se alcanar solues que permitam alcanar edifcios mais confortveis e saudveis, com menores custos de utilizao e manuteno.

Ser da responsabilidade de um Especialista em Arquitectura Bioclimtica, identificar as solues que melhor se integrem nos princpios definidos pelo coordenador de projecto. As estratgias incidem maioritariamente sobre trs reas: Estratgias de localizao e orientao resultantes da compreenso da geometria solar e do clima local. Controle da qualidade ambiental e da circulao do ar sem recurso a sistemas de climatizao forada, atravs da compreenso de fenmenos de transferncia de calor. Controle do ambiente luminoso e acstico

Algumas das estratgias adoptadas podero incluir: Evitar o sobreaquecimento de Vero sombreando as coberturas e os envidraados; Utilizar as diferenas de temperatura em estratgias de ventilao natural; Definir estratgias de arrefecimento natural (nocturno, de massa, evaporativo) ; Diminuir os gastos com iluminao recorrendo a iluminao natural ; Projectar painis solares para aquecimento de guas ou produo de energia.

7.

INSTALAES TCNICAS

INSTALAES ELCTRICAS GERAIS Consoante a potncia a instalar, prev-se a instalao de um Posto de Transformao privativo ou um ramal de Baixa Tenso a partir de um Posto de Transformao na proximidade. Em complemento e por uma questo de fiabilidade de alimentao elctrica, ser previsto um grupo gerador de emergncia com um sistema de encravamento automtico que em caso de falha de energia de rede, garantir o pleno funcionamento do edifcio. A partir desta instalao, o projecto desta especialidade incluir nomeadamente distribuio de energia, quadros elctricos, tomadas e alimentaes a equipamentos, iluminao normal e de emergncia. Ser dada especial ateno iluminao, nomeadamente no que toca esttica e fotometria, prevendo-se sistema de comando e controlo automticos. Este sistema permitir uma harmoniosa integrao da iluminao natural e artificial. Em cada espao e em funo da actividade a desempenhar, o nvel de iluminao, o ndice de restituio de cor, o conforto visual, a facilidade de manuteno e aprovisionamento e um baixo consumo energticos, sero os critrios que orientaro a escolha das solues de iluminao.

Outras solues sero ainda projectadas que conduzam a uma economia em termos de explorao / manuteno. Cita-se como exemplo a utilizao de lmpadas fluorescentes compactas e de balastros electrnicos ao nvel da iluminao. O sistema de distribuio de tomadas a projectar, ter em conta a necessria flexibilidade de adaptao do lay-out de mobilirio.

8.

PROGRAMA PRELIMINAR E FINANCEIRO

O projecto desenvolver-se- em trs fazes: PRIMEIRA FASE - Reabilitao dos Balnerios, piscina e restauro da flora e fauna autctone. - Estimativa de custo: 22.000.00 USD SEGUNDA FASE - Construo de Bungalows e vias de acesso e equipamento cultural. - Estimativa de custo: 25.000.00 USD TERCEIRA FASE -Criao de reas de recreio e desporto, reabilitao dos sistemas de rega, apoio produo agropecuria. - Estimativa de custo: 18.000.00 USD

PEAS DESENHADAS

You might also like