You are on page 1of 9

O Contrabaixo

Por Luiz Alves


Ensaio elaborado especialmente para o projeto Msicos do Brasil: Uma Enciclopdia, patrocinado pela Petrobras atravs da Lei Rouanet

O contrabaixo um cordofone tocado com arco (geralmente em msica erudita). E com os dedos (Pizzicato) na musica popular. Suas cordas, da mais aguda a mais grave possuem a seguinte afinao: Sol, R, L, Mi. H tambm, baixos de 5 cordas com uma corda a mais Si (mais grave) ou D (mais aguda)

CRAVELHAS ROTUNDA

BRAO ARCO

ESPELHO CAIXA ACSTICA

SADA DE SOM

CAVALETE OU PONTE

ESPIGO

ESTANDARTE

2
A HISTORIA DO CONTRA-BAIXO O surgimento do contra-baixo, originalmente, remonta no sculo XV a partir de meados do sculo XVIII. Atribu-se a Domenico Dragonetti a introduo do contra-baixo de 3 cordas nas orquestras. J no sculo XIX comeou a ser usado o de quatro cordas, fazendo com que o instrumento desse um efeito mais virtuoso no apoio sonoridade mais grave nas orquestras. O contra-baixo pelo seu registro extremamente grave, raramente possui uma funo solstica, dando mais apoio a harmonia. Obs: As cordas eram feitas de tripa de carneiro.

Domenico Dragonetti (Veneza, Itlia. 1763 1846)

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

3
O CONTRABAIXO NA MSICA POPULAR BRASILEIRA No comeo do sculo XIX, tempo de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Patpio Silva e outros, as msicas e ritmos eram o maxixe, o chorinho, marcha rancho e msicas de carnaval. O movimento musical da poca, chamado Chores era com a seguinte formao: Violes, flauta, cavaquinho, banjo, bandolim e muita percusso como, pandeiro, chocalho, reco-reco, ganz, caxixi, bumbos, etc... Anos mais tarde, Pixinguinha forma o famoso grupo Os oito batutas (sem contra-baixo) usando, ele prprio o violo de 7 cordas ou Tuba em determinados arranjos.

Orquestra de Pixinguinha j com o contra-baixo (www.Pixinguinha.com.br) Durante a dcada de 20, no Rio de Janeiro e So Paulo, chegava a tecnologia da comunicao, e o rdio dava seus primeiros passos. Os equipamentos ainda eram muito precrios, mas o rdio era o principal meio de comunicao. Antes dessa inovao, Radams Gnattalli, sendo um msico de formao erudita, comeou a usar o contra-baixo acstico em seu grupo para tocar nos cinemas mudo (p. ex. Cine Colombo). E mais tarde na rdio nacional, Radams (no piano) contava com grandes msicos: Z Menezes (violo, viola caipira e cavaquinho), Garoto (Violo), Bola Sete (violo), Luciano Perroni (Bells, Tmpanos e Bateria), Pedro Vidal (contra-baixo), Chiquinho (Acordeon) e na percusso, Joo da Baiana (Pandeiro e Caixeta), como podemos ver nas fotos seguintes:

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

ORQUESTA DA RDIO NACIONAL (www.radamesgnattali.com.br - 2008)

QUINTETO RADAMS GNATTALI (www.radamesgnattali.com.br - 2008) Na discografia de suas obras, como Recordando, Cabuloso, Estilo de vida, Tristonho etc..., a formao do conjunto era outra, com: Oswaldo Alves, (contra-baixo) Luperce Miranda, (Bandolim) Bonfiglio de Oliveira, (Trompete) Rogrio Guimares, (Violo) Luiz Americano (Sax alto e clarineta) e Antengenes (Acordeon). A dcada de 50 ainda era enriquecida por outros grandes msicos que influenciaram geraes como: Jacob do Bandolim, Orquestra Tabajara do Severino Arajo, Luiz Gonzaga o Rei do Baio e o conjunto poca de Ouro com Dino (sete cordas), Meira (Violo 6 cordas), Orlando Silveira (acordeon), Altamiro Carrilho (flauta) e Gilson (Pandeiro)
Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

A msica Brasileira j estava comeando a ficar com forte influncia da msica americana e de suas grandes orquestras (Big Bands). Na dcada de 50 fervilhava no Rio de Janeiro (ainda Distrito Federal), principalmente na Zona Sul, um movimento de revitalizao da msica brasileira. Existiam muitas casas noturnas e Dancings com msica ao vivo. E todos os grupos, orquestras, etc.., contavam com o contrabaixo. Entretanto, os baixistas no conseguiam uma boa performance por no haver a devida amplificao do som, tornando-o assim, um instrumento apenas para representao em palco (pura composio esttica). Somente os baixistas que tocavam em rdios, orquestras e gravaes, como Pedro Vidal, Oswaldo Alves, Juvenal, tinham, de fato, o conhecimento e tcnica do instrumento. Mais tarde, surgia no meio musical, a famlia Marinho, com os baixistas Jorge (tocava com Pixinguinha, Waldir Azevedo e outros) Luiz e Tio Marinho (Orquestra do maestro Cip, Guerra Peixe, Carioca e outros). Todos os trs eram muito solicitados para gravaes e shows. Com a inveno dos captadores de som (vide figura abaixo), junto com a amplificao, aumentouse tambm a responsabilidade do contra-baixo na msica. Trazendo tona os verdadeiros baixistas. Na figura abaixo esto alguns captadores de fabricao americana. O som transmitido pela vibrao das cordas no cavalete. Tipos de Captadores:

Underwood

Fisherman

Ashworth

Esse outro tipo de captao: um captador para cada corda. Um dos mais atuais

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

captador Wilson A msica popular brasileira ganhou prestgio internacional no inicio dos anos 60, quando a bossa nova foi adotada pelos msicos de jazz americanos e tornou-se um fenmeno mundial. Esse sucesso surpreendeu at os brasileiros mais otimistas. Durantes os anos dourados da bossa nova proliferaram os pequenos conjuntos instrumentais, em sua maioria trios que atuavam nos quatro clubes do lendrio Beco das Garrafas. A Bossa Nova estimulou o aparecimento de vrias geraes de msicos, cuja grande maioria foi influenciada pelo jazz, adotando a improvisao jazzstica sobre o ento novo ritmo brasileiro, desenvolvendo uma amlgama apropriadamente denominada Samba-Jazz (Por Jos Domingos Raffaelli na contra-capa do CD do Sambajazz trio). Com a influencia do Jazz, outros grupos de msica instrumental surgiram, tais como o Turma da Gafieira com Sivuca (acordeon), Baden (Guitarra), dson Machado (Bateria), Jorge Marinho (contra-baixo), Raulzinho (trombone de psto), Britinho (Piano), o quinteto JT Meirelles e os Copa 5 com Meirelles (Sax e Flauta), Manoel Gusmo (contra-baixo), Pedro Paulo (trompete), Luiz Carlos Vinhas e Almir Deodato (piano), Doum Romo e Edson Machado (bateria), Menescal e Waltel (guitarra); e Srgio Mendes com o Sexteto Bossa Riocom os msicos: Sergio Mendes (Piano), Tio Netto (Baixo), Edson Machado (Bateria), Maciel (Trombone) e Ral de Souza (Trombone de Psto) obs: Este movimento Samba Jazz, como dizem os msicos, no tinha canrio (cantor) era apenas instrumental. Nascendo assim, o movimento musical chamado Samba Jazz com uma msica mais sofisticada com improvisaes e etc. A partir dos anos 60 no Brasil, principalmente Rio de Janeiro e So Paulo, com o sucesso mundial da Bossa Nova, surgiram os Trios (Piano, Contra-baixo e Bateria). Os que mais se destacaram foram: - Tamba trio => Luizinho Ea (Piano), Bebeto Castilho (contra-baixo e flauta) e Elcio Milito (Bateria) - Bossa 3 => Luiz Carlos vinhas (Piano), Otvio Bailly (Contra-baixo) e Ronei Mesquita (Bateria) - Milton Banana Trio => Wanderley (Piano), Azeitona (contra-baixo) e Milton (bateria) - Zimbo Trio => Amilton Godoy (Piano), Luiz Chaves (contra-baixo) e Rubinho Barsotti (Bateria) - Sambalano Trio => Csar Mariano (Piano), Claiber (Contra-baixo) e Ayrto Moreira (Bateria) - Copa Trio => Dom Salvador (Piano), Manuel Gusmo (Contra-baixo) e Doum Romo (Bateria)

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

E vrios outros trios que fizeram sucesso na poca. A partir da, o contra-baixo passa a ser mais significativo, e assim se destacar mais no cenrio musical, popularizando-se, definitivamente na msica Brasileira. Abaixo, algumas levadas de contra-baixo em diferentes ritmos:

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

9
Agradecimentos: Severino Filho e Badeco (Os Cariocas), Joo Samuel, Joo Donato, Aparecida Gusmo, Alberto Chimelli, Ftima (esposa) e Luizinho (filho).

Bibliografia:
CABRAL, SRGIO. Pixinguinha - Vida e obra, Rio de Janeiro: Ed. Lidador 1980. VIEIRA, JONAS. Orlando Silva O cantor das multides, Rio de Janeiro: Ed. Funarte 1985. CABRAL, SRGIO. No tempo de Ari Barros, Petrpolis - RJ: Ed. Lumiar 1993. BARBOSA, VALDINHA & DEVOS, M. ANNE. Radams Gnattali O eterno experimentador, Rio de Janeiro RJ: Ed. Funarte 1985.

Sites Pesquisados: <http://www.luthier.com.br> Disponibilizado em 5/02/2008 <http://pt.wikipedia.org> Disponibilizado em 3/02/2008 <http://www.abcmusical.com.br> Disponibilizado em 3/02/2008 <http://www.angelfire.com/ak/marcosenrique/historia.html> Disponibilizado em 17/01/2008.

Copyright 2008-2009 - Luiz Alves Todos os direitos reservados.

You might also like