You are on page 1of 5

AR E COMBUSTO

FOGO E COMBUSTO Combusto significa queima. As combustes sempre tiveram muita importncia na vida do homem. Uma das grandes vitrias da humanidade foi sem dvida a conquista do fogo, quando o homem aprendeu a provocar combustes e a control-las. A descoberta do fogo

A descoberta do fogo na pr-histria* foi fundamental para a evoluo* da vida humana em nosso planeta. Os homens primitivos* devem ter visto o fogo pela primeira vez ao presenciar incndios em florestas, causados pela queda de raios. Pode-se dizer que esses homens, observando os efeitos do fogo e tentando utiliz-lo, agiam como os cientistas de hoje. Inicialmente, o homem deve ter aprendido a conservar o fogo, usando pedaos de madeira para aliment-lo e mant-lo aceso permanentemente. S bem mais tarde que o homem conseguiu fazer fogo. Ao esfregar pedaos de madeira um contra o outro, por exemplo, produzia calor suficiente para fazer surgir uma chama. Depois disso, bastava manter o fogo aceso. O fogo foi utilizado pelo homem primitivo, para cozinhar alimentos, que assim se tornavam mais moles; para fazer fogueiras, que o aqueciam no inverno e espantavam os animais selvagens durante a noite; para desmatar reas de vegetao, facilitando assim a caa e, mais tarde, abrindo espao para a agricultura. Um dos primeiros usos industriais do fogo aconteceu quando o homem aprendeu a cozinhar o barro, produzindo vasilhas de cermica, nas quais podia guardar alimentos e bebidas. Bem mais tarde, o conhecimento do fogo permitiu que se extrassem metais a partir do aquecimento de minrios. Isso tornou possvel a produo de instrumentos metlicos, tais

como facas e machados, que, sem sombra de dvida, representaram outra revoluo* no modo de vida do homem no planeta. *Pr-histria: poca anterior a inveno da escrita e utilizao dos metais. *Evoluo: progresso.

*Primitivo: dos primeiros tempos. O homem primitivo o que vivia de maneira muito simples e natural, tal como o histrico. *Revoluo: mudana muito grande.

Combustvel e comburente Qualquer substncia que pegue fogo chamada combustvel. Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos.

Voc viu, no captulo anterior, que a presena do ar indispensvel s combustes. Por causa disso, o oxignio chamado comburente.

O AR NECESSRIO PARA AS QUEIMAS Esta experincia simples mostra como o ar necessrio para as queimas. Fixe duas velas iguais no fundo de uma vasilha, utilizando um pouco da prpria cera derretida. Coloque um pouco de gua na vasilha, acenda as duas velas e cubra cada uma delas com um pote de conservas. Use potes de tamanhos diferentes. O que voc observa depois de algum tempo?

Voc observa que a vela coberta pelo pote menor se apaga mais depressa do que a outra. Isso ocorre porque no pote menor h menos ar e, portanto, menos oxignio. Agora toque com cuidado os dois potes. Vai perceber que o vidro est quente. Isso mostra que as combustes produzem calor. E por que ser que parte da gua sobe nos dois potes?

A COMBUSTO PRODUZ GS CARBNICO A maioria dos combustveis comuns, como o carvo, a madeira, a parafina da vela, a gasolina e o lcool, produz gs carbnico (CO2) durante a combusto. A experincia que vamos descrever vai mostrar isso. Da mesma forma que na experincia do item anterior, fixe uma vela no fundo de uma vasilha, usando cera derretida. Coloque na vasilha um pouco de gua de cal, que voc aprendeu a preparar no captulo anterior. Acenda a vela e cubra-a com um copo ou um pote de conservas. Espere a vela apagar. O que voc observa?

Voc observa que no interior do pote o nvel da gua de cal sobe. Isso demonstra que uma parte do ar no caso, o oxignio consumida. Por outro lado, a gua de cal fica turva. Isso indica a presena de gs carbnico. Por que se forma gs carbnico? Os combustveis que formam gs carbnico quando queimam tm carbono (C) na sua constituio. E fcil perceber que a madeira contm carbono: um pedao de lenha no completamente queimado vira carvo, O carvo , praticamente, carbono puro.

O gs carbnico (CO2) resultado da combinao entre o carbono (C) existente no combustvel e o oxignio (O2) do ar. Essa combinao uma reao qumica.

ENFERRUJAMENTO COMBUSTO? Voc se lembra da experincia do bombril, feita no captulo anterior? O bombril ficou enferrujado aps alguns dias. Chamamos de xido de ferro a substncia marrom que apareceu, j que o oxignio combinou-se com o ferro da palhinha. A oxidao do ferro considerada pelos qumicos como um tipo de combusto, embora muito mais lenta. Que semelhanas e que diferenas existem entre a combusto de uma vela e a formao da ferrugem?

Em ambos os casos, h consumo de oxignio. A combusto da vela produz calor, mas no se nota isso no caso do bombril. Na realidade, tambm ocorre produo de calor durante a oxidao do ferro, mas muito lentamente. Alm disso, o calor se dissipa medida que produzido.

*Pr-histria: poca anterior inveno da escrita e utilizao dos metais. *Evoluo: progresso. *Primitivo: ds primeiros tempos. O homem primitivo o que vivia de maneira muito simples e natural, tal como o homem pr-histrico. *Revoluo: mudana muito grande. *Dissipar-se: dispensar-se, espalhar-se.

Referncia: BEDAQUE, C. S.- Cincias: "Entendendo a natureza: o mundo em que vivemos".

Copyright 2013 Proenc. All Rights Reserved.

You might also like