You are on page 1of 4

CONVERSO DE UNIDADES As representaes antigas podem ser convertidas nas novas, considerando as relaes indicadas no quadro 1.

Nos casos da porcentagem (%) e de partes por milho (ppm), percebe-se como essas representaes no tm significado preciso, podendo ser diferentes, conforme a base de representao. J no sistema novo, a representao explcita e no deixa margem a dvidas. Tambm fica claro que o miliequivalente (meq) s mudou de nome, passando a ser conhecido como milimol de carga (mmolc). O fator de converso 10, mostrado no quadro 1, deve-se mudana da base de representao, de 100 para 1.000, da mesma maneira como foi feito para a porcentagem. A unidade de condutividade eltrica o deci-siemen por metro (dS/m), que passa a substituir o milimho/cm. Neste caso os valores numricos permanecem os mesmos. Quadro 1 - Fatores para converso de unidades antigas em unidades do Sistema Internacional de Unidades.

INTERPRETAO DE RESULTADOS DE ANLISE DE SOLO Alm da interpretao da anlise de solo para P, K, Mg e calagem, nesta edio esto sendo introduzidas interpretaes para respostas a nitrognio e teores de clcio, enxofre, micronutrientes e, tambm, para resultados da anlise qumica de amostras do subsolo. A tabela de interpretao de P foi subdividida para quatro grupos de culturas, de acordo com o grau de exigncia a fsforo. Nitrognio Ainda no se tem, para So Paulo, um critrio confivel de recomendao da adubao nitrogenada com base na anlise de solo. Est-se adotando, para diversas culturas anuais, um critrio de classes de resposta esperada que, associado s recomendaes por produtividade esperada, dever resultar em adubaes mais coerentes com as necessidades em cada caso. Para algumas culturas perenes, as classes de resposta esperada a nitrognio so estabelecidas com resultados de teores de N em folhas. As classes de resposta esperada so assim conceituadas:

Alta resposta esperada - Solos corrigidos, com muitos anos de plantio contnuo de gramneas ou outras culturas no leguminosas; primeiros anos de plantio direto; solos arenosos, sujeitos a altas perdas por lixiviao. Culturas perenes com teores baixos de N nas folhas. Mdia resposta esperada - Solos muito cidos, que sero corrigidos; ou plantio anterior espordico de leguminosas; ou solo em pousio por um ano; ou uso de quantidades moderadas de adubos orgnicos. Culturas perenes com teores mdios de N nas folhas. Baixa resposta esperada - Solos em pousio por dois ou mais anos; cultivo aps pastagem (exceto solos arenosos); ou solos com cultivo anterior intenso de leguminosas; ou adubao verde com leguminosas ou rotao permanente com leguminosas; uso constante de quantidades elevadas de adubos orgnicos. Culturas perenes com teores altos de N nas folhas. Fsforo e potssio Os resultados de fsforo e de potssio so divididos em cinco classes de teores. Os limites de classes foram estabelecidos com ensaios de calibrao, realizados principalmente para culturas anuais em condies de campo e levando em conta as respostas aos elementos aplicados na adubao expressos em termos de produo relativa. Assim, a correspondncia dos limites de classes de teores com os respectivos limites de produo relativa, so os apresentados no quadro 2. Quadro 2 - Limites de interpretao de teores de potssio e de fsforo em solos

No caso do fsforo, os limites de interpretao so dados para quatro grupos de culturas, com exigncias crescentes de maior disponibilidade de fsforo:florestais, perenes, anuais e hortalias. Trata-se de uma classificao feita para fins prticos de organizar a adubao fosfatada por grupos de culturas. Note-se que o limite superior da classe de teores altos duas vezes maior que o limite superior da classe de teores mdios. No caso do potssio, bem como de outros ctions trocveis, os diversos extratores usados em laboratrios de anlise de solo do resultados comparveis, significando que, em geral, no importante mencionar o mtodo usado na extrao. Alm disso, para potssio, o teor do nutriente no solo um ndice melhor para avaliar a disponibilidade do que a relao com outros ctions ou a porcentagem da CTC. A relao com a CTC pode, eventualmente, ser usada como um critrio auxiliar, mas no em substituio ao critrio bsico dado no quadro 3. J no caso do fsforo, muito importante o extrator usado. Para So Paulo, pesquisas realizadas no Instituto Agronmico, confirmando informaes de diferentes pases, mostraram que o processo de extrao com resina de troca de ons um mtodo que avalia melhor a disponibilidade do nutriente para as culturas. De forma geral, o mtodo da resina apresenta correlaes mais estreitas com ndices de disponibilidade de fsforo em solos, determinados com plantas, do que outros extratores usuais, permitindo uma diagnose mais apurada do grau de deficincia de P em solos.

Acidez Os parmetros relacionados acidez dos solos, pH em CaCl2 e saturao por bases, apresentam estreita correlao entre si, para amostras retiradas da camada arvel. A interpretao adotada para valores de pH em CaCl2, e da saturao por bases, apresentada no quadro 3 Quadro 3 - Limites de interpretao das determinaes relacionadas com a acidez da camada arvel do solo.

A determinao do pH em uma soluo 0,01 mol/L de cloreto de clcio, permite obter resultados mais consistentes do que a determinao do pH em gua. Isto porque, esta ltima determinao mais afetada por pequenas quantidades de sais que podem ocorrer nas amostras de solo que chegam ao laboratrio, em conseqncia de adubaes, perodos de seca ou da mineralizao que ocorre em amostras de solo midas acondicionadas em sacos plsticos. A tabela de interpretao de parmetros da acidez indica no quadro 3, o objetivo tcnico de servir de base para a organizao de informaes, como o caso de acompanhar a evoluo da fertilidade do solo. As culturas variam muito e, desse modo, as classes apresentadas podem ter significado diverso para grupos de plantas com caractersticas diferenciadas quanto acidez. Clcio, magnsio e enxofre Para clcio, magnsio e enxofre so estabelecidas trs classes de teores, com a interpretao apresentada no quadro 4. A interpretao de magnsio bastante consistente com os dados experimentais disponveis e as tabelas de interpretao de diferentes instituies. H bastante polmica, tanto para o magnsio, como para o potssio sobre a interpretao em termos da porcentagem da CTC, ao invs dos teores, conforme apresentado no quadro 4. Tambm aqui a experimentao agronmica aponta para o uso dos teores absolutos como o melhor critrio. Na prtica, se houver magnsio suficiente, no dever ocorrer deficincia. Porm, se os teores de magnsio forem baixos, a adubao potssica poder agravar a deficincia. Para o clcio, os valores apresentados, so os mnimos desejveis para culturas, sendo o limite superior o necessrio quelas mais exigentes no nutriente, independentemente da questo da calagem. Nesse caso, embora haja respaldo em resultados experimentais, j que deficincias de clcio so raras em condies de campo, os limites apresentados so bem mais baixos do que os adotados por vrias organizaes no Brasil. Uma das grandes dificuldades isolar a questo da deficincia de clcio do problema da acidez excessiva, j que solos deficientes em clcio so, em geral, muito cidos. Nesses casos, a calagem corrige a acidez e supre clcio em teores mais do que suficientes.

Quadro 4 - Limites de interpretao de teores de Ca2+, Mg2+ e SO4 2- em solos

Um assunto que tem ocasionado polmica a necessidade de estabelecer, no solo, uma determinada relao Ca/Mg. H abundante informao na literatura, a qual mostra que as produes de culturas no so afetadas por essa relao entre valores que variam de um mnimo ao redor de 0,5 at valores acima de 30, desde que nenhum dos dois elementos esteja presente em teores deficientes. O enxofre extrado do solo com soluo de CaH2PO4 0,01 mol/L, que extrai principalmente a forma de sulfato, considerada disponvel. A interpretao apresentada no quadro 4.3 refere-se camada arvel. Convm ressaltar que comum haver acmulo de sulfato abaixo da camada arvel e, assim, uma diagnose mais apurada sobre a disponibilidade de enxofre deve levar em conta, tambm, os teores da camada de 20-40 cm de profundidade. Micronutrientes A interpretao adotada apresentada no Quadro 5. O importante na interpretao da anlise qumica de micronutrientes em solos o uso de extratores adequados para avaliar a sua disponibilidade. Os extratores que se revelaram mais eficientes, nos estudos realizados no Instituto Agronmico, foram a gua quente para boro e a soluo do complexante DTPA para zinco, ferro, cobre e mangans. A interpretao da anlise de solo para micronutrientes pode ser aprimorada pela considerao de diferentes espcies vegetais. Nas tabelas de adubao, a interpretao da anlise de solo includa para aquelas culturas em que tm sido constatadas deficincias freqentes. Quadro 5 - Limites de interpretao dos teores de micronutrientes em solos.

Matria orgnica e argila O teor de matria orgnica do solo no revelou ser, no Estado de So Paulo, um ndice adequado para predizer a disponibilidade de nitrognio em solos e, conseqentemente, no tem sido usado para essa finalidade. O teor de matria orgnica til para dar idia da textura do solo, com valores at de 15 g/dm3 para solos arenosos, entre 16 e 30 g/dm3 para solos de textura mdia e de 31 a 60 g/dm3 para solos argilosos. Valores muito acima de 60 g/dm3 indicam acmulo de matria orgnica no solo por condies localizadas, em geral por m drenagem ou acidez elevada.

You might also like