You are on page 1of 14

Ciclos de Potncia a Gs - MCI

Terminologia dos Motores; Ciclos de Ar-padro Otto; Ciclos de Ar-padro Diesel; Ciclos de Ar-padro Dual.

Motores de Combusto Interna:


Terminologia de Motores

Idealizaes e simplificaes aplicadas a ciclo de potncia:


1. O ciclo no envolve qualquer atrito. Assim o fluido de trabalho no sofre nenhuma queda de presso ao escoar em tubos ou dispositivos como os trocadores de calor; 2. Todos os processos de compresso e expanso ocorrem de forma quase esttica; 3. Os tubos que conectam os diversos componentes so bem isolados e a transferncia de calor ao longo deles desprezvel.

Hipteses do Padro a Ar:


1. O fluido de trabalho o ar, o qual circula continuamente em um circuito fechado, sempre se comportando como um gs ideal; 2. Todos os processos que formam o ciclo so internamente reversveis; 3. O processo de combusto substitudo por um processo de calor a partir de uma fonte externa; 4. O processo de exausto substitudo por um processo de rejeio de calor que restaura o fluido de trabalho ao seu estado inicial.

Ciclo Otto: O ciclo ideal dos MCI por centelha:


Ciclo real e ideal dos motores de ignio por centelha:

Ciclo Otto Ideal: Este ciclo consiste em quatro processos isotermicamente reversveis.
1. 2. 3. 4. Compresso Isentrpica: processo 1 2; Fornecimento de calor a volume cte.: processo 2 3; Expanso Isentrpica: processo 3 4; Rejeio de calor a volume cte.: processo 4 1.
O ciclo executado em um sistema fechado, o balano de energia dos processos :

Os dois processos de troca de calor no envolvem trabalho, assim:

Eficincia Trmica do Ciclo Otto:

Os processos 1-2 e 3-4 so isentrpicos e v2 = v3 e v4 = v1 Assim: Substituindo estas quantidades na relao da eficincia trmica e simplificando teremos:

Onde: a razo de compresso e k a razo dos calores especficos.

Eficincia trmica do ciclo em funo da razo de compresso e da razo dos calores especficos:

A eficincia trmica do ciclo Otto ideal aumenta com k = Cp/Cv

Presso Mdia Efetiva PME


uma presso constante terica que, se atuasse no pisto durante todo curso motor, produziria a mesma quantidade de trabalho lquido que a produzida durante o ciclo real.

Ciclo Diesel: o ciclo ideal para MCI por compresso:


Nos motores diesel a vela substituda por um injetor de combustvel, e apenas o ar comprimido durante o processo de compresso.

Anlise do Ciclo Diesel Ideal:


O ciclo executado em um sistema cilindro-mbolo, que forma um sistema fechado, a quantidade de calor fornecida para o fluido de trabalho presso constante e por ele rejeita a volume constante pode ser expressa como:

Temos como eficincia trmica do ciclo:

Definindo uma nova grandeza, a razo de corte rc como a razo entre os volumes aps e antes o processo de combusto: Assim eficincia trmica do ciclo torna-se:

Eficincia Trmica do Ciclo Diesel

Ciclo Dual: um ciclo misto:


Os diagramas presso-volume de motores de combusto interna reais no so bem descritos pelos ciclos Otto e Diesel. Um ciclo de ar-padro que melhor se aproxima das variaes de presso o ciclo de ar-padro dual.

You might also like