You are on page 1of 13

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez.

/ 2008

INTERAO E INTERATIVIDADE NA EDUCAO A DISTNCIA


Rosemary de Oliveira Capelari rosecapelari@hotmail.com Universidade do Sagrado Corao USC Daniela Melar Vieira Barros dmelare@gmail.com Universidade Aberta de Lisboa

Resumo Na educao a distncia, dentre todos os temas de relevncia, est a questo da interao e interatividade. O termo interao mais antigo e utilizado nas mais variadas cincias, enquanto o termo interatividade relativamente novo, provavelmente para esclarecer a diferena qualitativa entre duas possibilidades de interao a humano-computador. Neste sentido, o termo interatividade parece ter surgido para ressignificar e ampliar o conceito de interao j existente. Nossa pesquisa procura, portanto, responder, atravs de pesquisa bibliogrfica e descritiva, seguinte questo: como se desenvolve a interao e a interatividade na educao a distncia para o processo de ensino e aprendizagem? Neste sentido, depois de diversas leituras analticas interpretativas, seguiu-se a descrio e a anlise das questes propostas que apontaram a interatividade como foco para a construo do conhecimento, principalmente na EaD, em que a mediao ocorre pelo uso das tecnologias de informao e comunicao. Palavras-chave: Educao a distncia. Interao. Interatividade. Ensino e aprendizagem.

Este estudo faz parte de um trabalho cientfico fruto da necessidade de pesquisar e buscar novas possibilidades educacionais baseadas no uso das tecnologias da informao e comunicao (TIC), principalmente a Internet, na modalidade de educao a distncia (EaD).

Diante de tantos tecnolgicos, muitas vezes o no sabe como adequadamente em sala

recursos educador utiliz-los de aula,

ignorando o que se passa no mundo. Se as TIC transformam a maneira de comunicar, trabalhar, decidir e de pensar, o educador deve se preparar
34

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

para inseri-la no universo escolar como um instrumento a mais na formao integral do educando e no apenas para utilizar as ferramentas informticas de forma puramente tecnicista. De acordo com Perrenoud (2000, p. 128):
Formar para as novas tecnologias formar o julgamento, o senso crtico, o pensamento hipottico e dedutivo, as faculdades de observao e de pesquisa, a imaginao, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a anlise de textos e de imagens, a representao de redes, de procedimentos e de estratgias de comunicao.

Alonso e Gallego (2000) com base nos estudos de Keefe (1998), definem estilos de aprendizagem como: Los Estilos de Aprendizaje son los rasgos cognitivos, afectivos y fisiolgicos, que sirven como indicadores relativamente estables, de cmo los discentes perciben, interaccionan y responden a sus ambientes de aprendizaje.1 Esses estudiosos classificam os estilos de aprendizagem em: estilo ativo valoriza dados da experincia, entusiasma-se com tarefas novas e muito gil; estilo reflexivo atualiza dados, estuda, reflete e analisa; estilo terico lgico, estabelece teorias, princpios, modelos, busca a estrutura, sintetiza; estilo pragmtico aplica a idia e faz experimentos. Estes estilos de aprendizagem devem ser levados em conta no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Considerando esses argumentos, optou-se em pesquisar a modalidade de EaD e a interatividade que ali se produz por consider-la um espao educativo, tanto para a educao presente quanto do futuro, por suas inmeras vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, no que tange as tcnicas de interao mediatizadas pelas redes telemticas: e-mail, listas e grupos de discusses, websites, que combinam a

Atualmente, atravs do uso da rede de computadores a Internet e de canais de comunicao cada vez mais interativos, o ensino-aprendizagem est se transformando, exigindo dos educadores reinventar sua prtica docente. Cabe ao professor apossar-se das tecnologias como um auxlio ao ensino, j que elas possibilitam a criao de situaes de aprendizagem diversificadas, complexas e interativas tirando, assim, o foco da figura do professor e permitindo-lhe criar, gerir e regular mais e mais situaes de aprendizagem. O computador possibilita a convergncia de todas as mdias: rdio, jornal, vdeo, televiso, entre outras, como imagens, textos e sons. Tais recursos atendem as necessidades dos diferentes estilos de aprendizagem: auditivo, visual e sinestsico e principalmente, promovem a interao e a interatividade.

Os estilos de aprendizagem so os rasgos cognitivos, afetivos e fisiolgicos que servem como indicadores relativamente estveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. 35

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

flexibilidade da interao humana com a independncia no tempo e no espao. Outras vantagens se destacam na educao a distncia quanto ao panorama social:

INTERAO Tanto na escola convencional, presencial, quanto na EaD, a interao essencial para o processo de ensino e aprendizagem. As pessoas querem se comunicar e interagir. Para Silva (2007):
O conceito de interao vem de longe. Na fsica refere-se ao comportamento de partculas cujo movimento alterado pelo movimento de outras partculas. Em sociologia e psicologia social a premissa : nenhuma ao humana ou social existe separada da interao. O conceito de interao social foi usado pelos interacionistas a partir do incio do sculo XX. Designa a influncia recproca dos atos de pessoas ou grupos.

Democratiza o acesso educao: acesso de todos ao saber de todos; Atividades presenciais e a distncia podem tornar mais eficientes e produtivos os sistemas de ensino convencional; D oportunidade de escolarizao para quem no teve e de formao continuada ao longo da vida;

Com base nesses argumentos como referenciais, procuraremos responder questo central: como se desenvolve a interao e a interatividade no processo de ensino e aprendizagem na educao a distncia? Para tanto, apresentaremos os referenciais tericos deste estudo.

DIRETRIZES TERICAS SOBRE O TEMA Para analisarmos a questo da interatividade e interao, destacaremos os eixos conceituais e argumentativos do artigo chegando aos processos pedaggicos da interao da interatividade na educao a distncia.

Kenski (2003, p. 119) acredita que os processos de interao social e de comunicao sejam inerentes s atividades de ensinar. No foi porque novas tecnologias surgiram que as pessoas pararam de se intercomunicar ou de conversar, enviar cartas, bilhetes, telegramas, fax, etc. Ao contrrio, os ambientes digitais ampliaram essas possibilidades comunicativas atravs dos ambientes digitais, que oferecem novos espaos e tempos de interao com a informao e de comunicao, inclusive entre mestres e aprendizes. Como ocorre, portanto, esta interao na EaD e o que a difere da interao na escola tradicional?

36

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

INTERAO NA ESCOLA PRESENCIAL As interaes nas salas de aulas tradicionais acontecem diretamente, por meio das inter-relaes pessoais que ocorrem nos intervalos, nos momentos de encontros presenciais e comunicativos dentro e fora das salas de aula. Na alternativa tradicional, em que h espaos presenciais de aprendizagem, prevalece o ensino ativo do professor sem a necessria correspondncia com o desejo calado e passivo de aprendizagem dos alunos.

refletir sobre as necessidades dessas tecnologias e faz-las cmplices do prprio bem-estar do homem e da sociedade.

Castells (2000, p. 22) diz que:


Um novo sistema de comunicao que fala cada vez mais uma lngua universal digital est promovendo a integrao global da produo e distribuio de palavras, sons e imagens da nossa cultura [...]. As redes interativas de computadores esto crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicao, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela.

Com o aperfeioamento das TIC, essas interaes a distncia tm sido cada vez mais rpidas, seguras, eficientes e, muitas vezes, mais baratas, como, por exemplo, o e-mail. Esses meios de interao a distncia possibilitam a troca de mensagens de carter socioafetivo. Podemos dizer que essas tecnologias aproximam as pessoas, possibilitando que elas interajam e se comuniquem, que ensinem e aprendam. Para Barros e Amaral (2006):
O mediador com auxlio do espao virtual pode desenvolver um trabalho que facilite desenvolver aspectos da inteligncia emocional mediante as diversas possibilidades das ferramentas que o espao virtual possibilita [...] a autoconfiana, sentimento de competncia, a necessidade de reduzir a impulsividade, aprender a compartilhar, a individualizao, o estabelecimento de objetivos, o desafio, a automodificao e o otimismo, so elementos que podem ser desenvolvidos no e com o espao virtual auxiliando a este processo de mediao para aprendizagem.

INTERAO NA EDUCAO A DISTNCIA A educao a distncia pode ser definida como um processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias e outros meios de comunicao, em que professor e aluno esto em tempo e espao diferenciados. Por isso, na EaD, essa interao indireta, ou seja, mediatizada por suportes tcnicos de comunicao: telefone, e-mail, fax, celular, Internet, etc. Sobre a importncia do uso das tecnologias na atualidade, destacamos as argumentaes de alguns autores. Grispun (2001, p. 62) afirma que:
No mundo atual, em que a microeletrnica, a microbiologia e a energia nuclear assinalam novos caminhos de desenvolvimento da humanidade, com todos seus progressos e perigos, temos que nos educar para aprender e usar novas tecnologias, desenvolver e

O processo de mediao referencial para que a interao se


37

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

desenvolva de forma ampla e significativa. Cabe lembrar que, em situaes de aprendizagem a distncia, a interao pessoal entre professores e alunos extremamente importante e, neste caso, o uso do telefone pode ser de grande eficcia, sendo totalmente diferente do uso pelo estudante de um programa informtico, mesmo que este lhe oferea muitas possibilidades interativas: na primeira situao, h intersubjetividade e retorno imediato, troca de mensagens de carter socioafetivo, enquanto na segunda h busca e troca de informaes. Em ambas as situaes, pode e deve ocorrer aprendizagem, e os dois tipos de meios evocados podem e devem ser teis e complementares para a EaD. As TIC oferecem, para alm do impresso, ocasies originais de aprendizagem totalmente novas de conviviabilidade e interaes mais intensas do que a aula magistral baseada na autoridade do professor. consenso tambm que as novas ferramentas de ensino no so capazes de substituir bons livros ou suprir relaes interpessoais. A tecnologia deve ser mais um recurso para o professor. Tanto na escola presencial como na EaD, as interaes comunicativas devem propiciar a construo social do conhecimento e as tecnologias, principalmente pela Internet, geram inmeras oportunidades para que isso ocorra.

NOVOS PROCESSOS DE INTERAO A Internet , pois, um espao a mais de interao entre pessoas conectadas que aprendem melhor em um sistema cooperativo, baseado em trocas de informaes e opinies e no trabalho coletivo. Um dos objetivos da aprendizagem colaborativa o de melhorar a competncia dos alunos para trabalhar em equipe. Isso ocorre por meio da interao. Nessa forma mais avanada de ensino interativo, mediado pelas tecnologias digitais, a participao de todos indispensvel. Pesquisadores da Universidade de vora (apud KENSKI, 2003, p. 127) informam que: (...) a aprendizagem colaborativa destaca a participao ativa e a interao, tanto dos alunos como dos professores. O conhecimento visto como um construtor social e, por isso, o processo educativo favorecido pela participao social em ambientes que propiciem a interao, a colaborao e a avaliao. Pretende-se que os ambientes de aprendizagem colaborativos sejam ricos em possibilidades e propiciem o crescimento do grupo. Cabe ao professor orientar o processo, estimular o grupo a participar e apresentar opinies, criar um clima amigvel de envolvimento para que todos possam superar suas inibies de se comunicarem virtualmente com seus colegas.

38

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

Principalmente, no distncia, baseado em virtuais:

ensino a ambientes

como metas a interao e a comunicao entre todos os participantes. Os novos processos de interao e comunicao no ensino mediado pelas tecnologias visam a ir alm da relao entre ensinar e aprender. Orientam-se para a formao de um novo homem, autnomo, crtico, consciente da sua responsabilidade individual e social, enfim um novo cidado para uma nova sociedade. Na atualidade, as tecnologias precisam ser vistas como geradoras de oportunidades de interao entre professores e alunos. A interao proporcionada pelas telas amplia as possibilidades de comunicao com outros espaos de saber. O ciberespao abre novas possibilidades com configuraes para as pessoas aprenderem. So mltiplas as formas de integrao virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais para fins educativos: a interao, a cooperao e a colaborao on-line. Sobre interao, Kenski (2003, p. 109) diz que:
As redes possibilitam aos seus usurios localizados em diferentes partes do mundo a interao em tempo real. Interao no apenas com outros usurios, mas com sons, imagens tridimensionais, vdeos, organizaes e outras redes. Interaes que podem ocorrer entre usurios em situaes de jogo, por exemplo, mas que, em geral, no chegam a constituir comunidades.

(...) h a necessidade de que os alunos se apresentem, mostrem suas personalidades, seus interesses e possam estabelecer elos e relaes sem se conhecerem fisicamente. A criao de pginas pessoais e as descries sobre si mesmas so formas de incorporar informaes e estabelecer relaes (...). (KENSKI, 2003, p. 67).

A tecnologia tem o poder de acelerar o processo de aprendizagem e inserir o estudante no contexto do mundo moderno, que j faz da informtica um pr-requisito profissional. Atividades de ensino com esse nvel de interao e comunicao podem ser realizadas em cursos presenciais, semipresenciais e a distncia. Em cursos presenciais, utilizando o ambiente digital como extenso das atividades realizadas em sala de aula, quando impossvel a discusso com todos os alunos. Podem, tambm, serem vistas na web as atividades em que os alunos trocam informaes e cooperam para que determinadas tarefas ou projetos sejam realizados. Nos cursos semipresenciais e a distncia, as formas cooperativas de ensino, baseadas no ambiente virtual, podem ser utilizadas na maioria das atividades. Buscas temticas on-line, fruns, chats e muitos outros trabalhos diferenciados podem ser feitos tendo

Para Belloni (2001, p. 58), interao consiste numa ao recproca


39

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

entre dois ou mais atores em que ocorre a intersubjetividade, isto , o encontro de dois sujeitos que pode ser direta ou indireta (mediatizada por algum veculo tcnico de comunicao, por exemplo, carta ou telefone); e a interatividade, termo que vem sendo usado indistintamente com dois significados diferentes, em geral confundidos: de um lado, a potencialidade tcnica oferecida por determinado meio (CD-ROMs de consulta, hipertextos em geral ou jogos informatizados) e, de outro lado, a atividade humana, do usurio, de agir sobre a mquina, e de receber em troca uma retroao da mquina sobre ele. No h consenso, entretanto, sobre a existncia ou no de diferenas semnticas e tcnicas entre os termos intera[o], intera[tivo] e intera[tividade]. O termo interao mais antigo e utilizado nas mais variadas cincias como as relaes e influncias mtuas entre dois ou mais fatores ou entes.

Para este mesmo autor, a interatividade permite ultrapassar a condio de espectador passivo condio de sujeito operativo. Conforme Fragoso (2007), o termo interatividade um termo relativamente novo surgido durante os anos 1960, para esclarecer a diferena qualitativa entre duas possibilidades de interao humana-computador. Para ela, o termo interatividade uma redefinio das formas e dos processos psicolgicos, cognitivos e culturais decorrentes da digitalizao da comunicao. O termo interatividade parece ter surgido para ressignificar e ampliar o conceito de interao j existente. Interatividade supe participao, cooperao, bidirecionalidade, multiplicidade de conexes entre informaes e atores envolvidos; a abertura para mais e mais comunicao, mais e mais trocas, mais e mais participao. Silva (2001) destacou que interatividade a disponibilizao consciente de um meio comunicacional, de modo expressivamente complexo que, ao mesmo tempo, observa as interaes existentes e prov mais e melhores interaes, sejam entre usurio e tecnologias digitais sejam nas relaes presenciais ou virtuais entre os seres humanos. A interatividade a chave para o trabalho com a virtualidade; sem essa possibilidade, o espao virtual perde
40

INTERATIVIDADE Silva (2007) diz que:


Interatividade um princpio do mundo digital e da cibercultura, isto , do novo ambiente comunicacional baseado na internet, no site, no game, no software [...] e pode ser empregado para significar a comunicao entre interlocutores humanos, entre humanos e mquinas e entre usurios e servios.

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

sua vida e o movimento que impulsiona a atualizao constante. A interatividade emerge no movimento progressivo das inovaes da tecnologia. A relao sujeito-objeto se tornou um processo amplo. O objeto no mais esttico, possui um movimento intrnseco e dinamiza os contatos pelas possibilidades que oferece uma dimenso gigantesca e impossvel de ser esgotada. O objeto, aqui entendido como o virtual, um objeto com caractersticas que diferenciam sua forma e, portanto, traz outras possibilidades de interao, principalmente a intelectual. Segundo Barros, (2007), o espao virtual possibilita os seguintes elementos sobre a interatividade:

contedos descentralizados e formas interculturais claramente expostas, como o idioma, formatos e locais de acesso.

Relao sujeito-objeto-sujeito: essa relao se amplia pela interatividade ambos agem, no h passividade; a resposta est presente na diversidade de informaes e no movimento prprio da virtualidade. Relacionamento social: modificado na sua forma pelas possibilidades da virtualidade: as pessoas se conectam incessantemente, querem conhecer pessoas e se relacionar por conversas simples e cotidianas, para assuntos profissionais ou pessoais. Alm disso, as formas de relacionamento ampliaram-se: as pessoas no tm limites para se conhecerem.

Imerso: a capacidade de levar os sentidos a vivenciarem um outro espao; uma realidade na virtualidade. A imerso est alm da ateno do indivduo e abrange uma quantidade maior dos sentidos. A realidade virtual a rea que mais amplia essas possibilidades com os sentidos auditivos, visuais e tteis. Descentralizao: a possibilidade de ampliar as informaes e os contedos e diversificar as ofertas de informao e cultura. A interatividade est composta por essa diversidade de

Virtualizao dos sentidos (auditivo, tctil, visual) do indivduo: essa virtualizao est alm da possibilidade de uso da tecnologia, especialmente pela potencializao dos sentidos humanos. Novas formas de sentir, relacionar-se e obter prazer esto sendo consideradas. Alm disso, autores como Kerckhove (1995) destacaram o nvel de imerso das pessoas no mundo da
41

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

tecnologia e em seus elementos, algo que influencia e modifica as atitudes e formas de ao. O tato simulado tem poder suficiente para nos lanar para fora de um sistema mental letrado e terico.

portfolios, correio eletrnico, skype, blogs, orkut, etc. O aluno vai interagir ao participar dos cursos que utilizam propostas didticas a distncia com: Ambiente de ensino aprendizagem proposta; e a

Simulao: a representao da realidade, uma modelizao pedaggica da realidade e uma representao tcnica da realidade.

Materiais didticos produzidos pelos especialistas; Tutores; Outros alunos; Outras TIC recursos convergentes; que oferecem miditicos

A partir dos estudos realizados sobre os conceitos de interao e interatividade, podemos destacar os elementos relacionados diretamente ao processo de ensino e aprendizagem.

Novas formas de organizao do tempo e espao; PROCESSOS


PEDAGGICOS DA

INTERAO E DA INTERATIVIDADE NA EDUCAO A DISTNCIA

Com a prpria hardwares, softwares.

mquina:

Sendo assim, na relao professor-aluno-conhecimento deve estar presente no somente a interao, mas, principalmente, a interatividade, no apenas pela presena das TIC, mas como foco, caracterstica para a construo do conhecimento. Considera-se finalmente que, mais do que interao, a Educao, seja ela presencial ou a distncia, deve propiciar essa interatividade. Na EaD, h algumas ferramentas que possibilitam a interatividade: fruns, chats, videoconferncias, listas de discusses, wikis, quadro branco,

Essa interao com o ambiente, tutores, outros alunos, novas formas de organizao do tempo e do espao etc., ocorre por meio (mediao) pelas comunicao. da mediatizao tecnologias de

Para Barros e Amaral (2006): [...] o espao virtual tem uma imensidade de ferramentas e formas que podem auxiliar no trabalho educativo [...]. A mediao acompanhada do virtual pode ampliar e potencializar o desenvolvimento do processo de aprendizagem [...].

42

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

Sobre o papel do mediador os autores dizem que:


O papel do mediador aquele capaz de enriquecer a interao do mediado com seu ambiente, utilizando ingredientes que no pertencem aos estmulos imediatos, mas que preparam a estrutura cognitiva desse mediado para ir alm dos estmulos recebidos, transcendendo-os.

da dependncia e da neutralidade mediante a confiabilidade. Partiu-se de uma pesquisa analtico-sinttica com diversas leituras analtico-interpretativas seguindo-se de descrio e anlise das questes propostas. Segundo Gil (1991, p. 70):
Na leitura interpretativa procura-se conferir significado mais amplo aos resultados obtidos com a leitura analtica. Enquanto, nesta ltima, por mais bem elaborada que seja, o pesquisador fixa-se nos dados, na leitura interpretativa vai alm deles, atravs de sua ligao com outros conhecimentos j obtidos.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Para responder s questes pertinentes ao assunto optou-se pela realizao de um estudo bibliogrfico e descritivo sob enfoque qualitativo. Acerca do enfoque qualitativo:
Os mtodos qualitativos so apropriados quando o fenmeno em estudo complexo, de natureza social e no tende quantificao. Normalmente, so usados quando o entendimento do contexto social e cultural um elemento importante para a pesquisa. Para aprender mtodos qualitativos preciso aprender a observar, registrar e analisar interaes reais entre pessoas, e entre pessoas e sistemas (LIEBSCHER, 1998 apud DIAS CLAUDIA, 2000).

O levantamento do referencial terico foi realizado em acervo particular, na Biblioteca da Universidade do Sagrado Corao e em pginas web especficas sobre o tema. Dentre os muitos autores pesquisados, encontramos suporte terico-cientfico acerca do assunto em Barros (2003); Belloni (1999); Castells (2000); Corra (2007); Gil (1991); Grispun (2001); Kenski (2003); Silva (2007). O estudo realizado teve como hiptese que o aluno, e no mais o professor, nesse novo paradigma de EaD, que passa a gerenciar o prprio processo de ensino e aprendizagem participando ativamente por meio de emails, fruns, chats, videoconferncias, etc. e no mais apenas recebendo e memorizando. Esta interatividade, ou seja, este intercmbio entre os implicados no processo de comunicao
43

Baseado em Minayo (2000) a informao se obteve atravs dos instrumentos de pesquisa com carter interpretativo. Minayo tambm argumenta o seguinte sobre o enfoque da pesquisa qualitativa: para anlise dos dados utilizamos critrios de cientificidade para validar a informao desde a perspectiva construtivista e qualitativa. A metodologia qualitativa estabelece o valor da verdade atravs da credibilidade, aplicabilidade, transferibilidade, a consistncia atravs

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

que se pretende alcanar num ensino de qualidade a distncia. Para demonstrar a hiptese, traaram-se alguns objetivos gerais e especficos a fim de, ao final, tecer-se algumas consideraes finais. O objetivo geral a ser atingido foi destacar a importncia da interao e da interatividade na EaD para o processo ensino-aprendizagem. Como objetivos especficos, incluem-se aqui o estudo terico sobre interao/interatividade e a realizao de pesquisa sobre a importncia da mediatizao para que a interao/interatividade ocorram na EaD; tambm elencar algumas ferramentas que propiciam essa interao/ interatividade. Portanto, justifica-se a pesquisa pelo referido assunto medida que se percebem as vantagens e as inmeras possibilidades de interao e interatividade na EaD para a construo de aprendizagens significativas. Essa nova abordagem pedaggica potencializa condies para que o aluno desenvolva novas competncias para atuar na sociedade atual: aprender a aprender, maior autonomia, formao continuada, uso das tecnologias, interculturalidade entre muitas outras.

velhos modelos pedaggicos que privilegiam o emissor, ou seja, o professor onisciente e onipotente em detrimento do receptor, ou seja, do aluno. Aps toda anlise feita, os resultados do estudo apontam que h o rompimento de velhos modelos pedaggicos devido interao e interatividade. A mudana desses paradigmas educacionais vem acontecendo pela revoluo da tecnologia, principalmente pela interatividade proporcionada por elas na EaD. E justamente esta interatividade que passa a ser o foco para a construo do conhecimento numa nova abordagem pedaggica. Trata-se de uma pesquisa a ser compartilhada com educandos e educadores que anseiem conhecer mais sobre novos modelos pedaggicos mediado pelas TIC, principalmente na modalidade a distncia. O velho receptor, o aluno, deixa de ser aquele que deve apenas aceitar ou no a mensagem proposta pelo professor para se tornar sujeito da prpria educao numa comunidade educacional interativa. Nesse novo modelo pedaggico mediado pelas TIC e que prioriza a interatividade, os indivduos tornam-se, ao mesmo tempo, receptores e emissores, produtores e consumidores de mensagens. A EaD de suma importncia ao contexto atual porque possibilita oportunidades de intera[o] e
44

ANLISE
ESTUDO

RESULTADOS

INICIAIS

DO

Aps os estudos realizados enfatizamos que h o rompimento com

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

intera[tividade] para a construo de aprendizagens significativas, alm de propiciar flexibilidade quanto ao tempo e espao para os estudos. A EaD tambm oferece oportunidades ao aluno para que ele se aproprie de forma ativa e crtica das TIC. Tambm propicia a incluso digital e social desenvolvendo no indivduo maior senso de autonomia e cidadania. Portanto, temos que ter cincia de que, quer seja na educao presencial ou, como nos interessa, aqui, na EaD, interagir com as informaes e com as pessoas para aprender fundamental. Contudo, para que as informaes sejam transformadas em conhecimento, necessrio que haja interao, reflexo, discusso, crtica e ponderaes partilhadas com outras pessoas devendo haver, portanto interatividade.

a ser o foco para a construo do conhecimento numa nova abordagem pedaggica mediada pelas tecnologias. Consideramos que as TIC no excluem as interaes humanas, mas, ao contrrio, propiciam novas formas de intera[o], ou melhor, de intera[tividade] entre os implicados no processo de ensino e aprendizagem. Tanto a intera[o]/[tividade] direta ou indireta (mediadas pelas TIC) podem e devem propiciar aprendizagens significativas. A mediao em ambientes virtuais amplia e potencializa esse processo de aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi atingido porque para o processo de ensino e aprendizagem em EaD, a interao/interatividade deve ser vista como foco para a construo do conhecimento. Sobre a questo central como se desenvolve a interao e a interatividade no processo de ensino e aprendizagem na educao a distncia, verifica-se que esta ocorre por meio da mediao professor-tecnologias da comunicao. Cabe ao professor, o papel de mediador que planeja, organiza as situaes de interao/interatividade e que seleciona os estmulos mais apropriados para que o mediado adquira os requisitos necessrios para aprender.
45

CONSIDERAES FINAIS Aps toda a anlise feita, os resultados do estudo confirmam a hiptese inicialmente apresentada de que h o rompimento de velhos modelos pedaggicos devido interao e interatividade. A mudana dos paradigmas educacionais vem acontecendo pela revoluo da tecnologia, principalmente pela interatividade proporcionada pelas ferramentas utilizadas na EaD. E justamente esta interatividade que passa

Revista SER: Saber, Educao e Reflexo, Agudos/SP ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008

O professor o mediador e as TIC auxiliam-no nessa mediao potencializando e ampliando as possibilidades de interao/interatividade no/para o processo de ensino e aprendizagem em EaD.

FRAGOSO, S. De interao e interatividade. In: X Comps-Encontro Anual da Associao Nacional dos Programas de Ps-graduao em Comunicao Texto apresentado e debatido no Grupo de Trabalho Comunicao e Sociedade tecnolgica, Braslia. 2001. Disponvel em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home /interatividade.pdf>. Acesso em: nov. 2007.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GARCIA, C. M. A.; GALLEGO, D. J. G. CHAEA

(Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de aprendizaje): Estilos de Aprendizaje, 2006. Disponvel em:


BARROS, D. M. V. Educao a Distncia e o Universo do <http://www.estilosdeaprendizaje.es/menuprinc2.htm>. Acesso em: 7 jan. 2007.

Trabalho. Bauru: EDUSC, 2003.


BARROS, D. M. V. Estilos de uso do espao virtual. Pesquisa, Unicamp Brasil e Uned Espanha, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1991.

BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. do. Inteligncia

GRINSPUN, M. P. S. Educao Tecnolgica: desafios e perspectivas. So Paulo: Cortez, 2001.

emocional na aprendizagem mediada com o espao virtual. ETD Educao Temtica Digital, v. 8, n. 1,
Campinas, 2006. Disponvel em: <http://143.106.58.55/revista/viewarticle.php?id=338 >. Acesso em: jan. 2007.

KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MAIA, M.; MATTAR, J. ABC da EaD. So Paulo: Pearson BELLONI, M. L. Educao a distncia. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: CASTELLS, M. A. Sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 2000. pesquisa qualitativa em sade. 7. ed. So Paulo: Hucitec, 2000. Prentice Hall, 2007.

CORRA, J. Educao a Distncia: orientaes metodolgicas. So Paulo: Artmed, 2007.

PERRENOUD, P. 10 novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000.

DIAS, C. Pesquisa qualitativa: caractersticas gerais e referncias, 2000. Disponvel em: <http://www.geocities.com/claudiaad/qualitativa.pdf>. Acesso em: jan.2007.

SILVA, M. O que Interatividade. Disponvel em: <http://www.senac.br/informativo/BTS/242/boltec242d.ht m>. Acesso em: nov. 2007.

46

You might also like