You are on page 1of 13

AS (RE) CONFIGURAES DO GAUCHISMO PENSANDO AS RELAES ENTRE O MOVIMENTO TRADICIONALISTA GACHO E A ESCOLA Ceres Karam Brum Resumo: Do ponto

de vista da Antropologia da Educao pretendo apresentar, neste texto, algumas reflexes sobre o gauchismo no Rio Grande do Sul, analisando as relaes estabelecidas entre o tradicionalismo, como movimento cultural organizado e a escola, como instituio. Estas relaes foram percebidas a partir de um conjunto de trabalhos de campo, baseados na observao e na objetivao participante. Neste texto etnogrfico, na busca de uma descrio densa desta teia de significados, (Gertz, 1989, p.17), apresento algumas representaes tradicionalistas focalizando a atuao social do movimento, junto s escolas. Palavras-chave: Gauchismo. Educao. Identidade O Gauchismo e o tradicionalismo O tradicionalismo gacho hoje considerado por seus membros como o maior movimento cultural popular do mundo. Esta informao veiculada nos discursos das sesses solenes que pontuam a abertura e o encerramento da maior parte de suas atividades, bem como por polticos e demais autoridades. O folclorista Antonio Augusto Fagundes, em entrevista ao antroplogo Ruben George Oliven, (2006, p.122) se refere participao direta de dois milhes de pessoas, no tradicionalismo e o site do Movimento Tradicionalista Gacho (MTG) menciona a existncia de 1400 entidades tradicionalista filiadas entidade. Neste sentido, os dados permitem constatar que o gauchismo (em suas mais variadas expresses) movimenta milhares de pessoas em suas datas comemorativas e inmeras atividades.

Antroploga. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educao UFSM. cereskb@erra.com.br. O projeto de pesquisa O Movimento Tradicionalista Gacho e a escola. Perspectivas pedaggicas e educacionais. Uma anlise antropolgica das (re)configuraes de identidades plurais., CE/UFSM,2006.de minha autoria est sendo se desenvolvido no DOM Grupo de Estudos em Antropologia e Educao. CE/UFSM.

2 Segundo Maciel (1994, p.8; p.102), por gauchismo preciso compreender diversas manifestaes culturais que tm o gacho como ponto de referncia e que jogam sobre essas representaes, exprimindo um sentimento de pertencimento. Sua diferena com as outras dimenses do regionalismo que o gauchismo no quer estudar ou escrever sobre o gacho. Ele pretende oferecer um culto s tradies por encarnao de uma imagem do gacho. A personificao do gacho efetuada pelos tradicionalistas pretende representar o verdadeiro gacho e eles se do o ttulo de guardies de uma pureza em nome de uma autenticidade. Segundo a perspectiva da autora, tambm fazem parte deste universo de culto intelectuais e literatos que se preocupam com as tradies regionais1, atravs da exaltao da terra e do homem como fazem, por exemplo, os poetas membros da Estncia da Poesia Crioula - EPC (uma espcie de academia regionalista das letras gachas), os poetas e msicos que participam dos festivais nativistas, muitos deles tambm membros da EPC, os participantes dos Centros de Tradies Gachas CTGs e dirigentes do Movimento Tradicionalista Gacho, alguns folcloristas e dirigentes da FIGTF (Fundao Instituto de Tradio e Folclore), bem como o prprio pblico consumidor dessas obras e eventos. O movimento tradicionalista gacho ou apenas tradicionalismo, como manifestao do gauchismo, pode ser entendido como um conjunto de atividades organizadas e regulamentadas que objetivam celebrar a figura do gacho e seu modo de vida em um passado relativamente distante, tal como os participantes e, sobretudo, os pesquisadores (tradicionalistas) do movimento o percebem e o definem em seus escritos, instituindo prticas de culto em torno das quais se glorifica um passado continuamente atualizado e interpretado no presente. O tradicionalismo, originariamente, comum s regies onde hoje se localizam a Argentina, o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul. Territrios em que historicamente referida a presena do gacho identificado vida rural, cuja principal atividade econmica consistia no apresamento de gado xucro para a comercializao do couro. Para Teixeira (1988, p.53), o termo gacho teve uma trajetria semntica notvel. De incio significava contrabandista, vagabundo, anti-gregrio, incivilizado, anti-social.
1

Maciel (1994, p.500) efetua a distino entre gauchismo e regionalismo gacho ao analisar a expanso do tradicionalismo gacho pelo Brasil. Conforme a autora, apenas o primeiro pode se estender a outros estados como modalidade de culto s tradies, enquanto o segundo atuaria como critrio de reconhecimento e seria o autntico culto s tradies realizado apenas dentro do estado que o originou, na perspectiva de delimitar identidade regional com relao ao espao da regio.

3 Hoje, passou a significar valores positivos em grau aumentativo. Mas, apesar de o gacho ser comum a essas trs regies, o movimento tradicionalista apresenta particularidades locais bem marcadas a comear pelas questes de pertencimento que enseja. O gacho, no Uruguai e na Argentina, apropriado e festejado pelos tradicionalistas daqueles pases como uma figura emblemtica nacional (Garavaglia, 2003, p.145-146) e, no Rio Grande do Sul, representado como um sinal diacrtico para a construo das identidades regionais em relao s identidades nacionais brasileiras (Oliven, p.2006). O tradicionalismo gacho do Rio Grande do Sul, enquanto movimento, se expande por vrios estados do Brasil, sendo l cultuado por gachos, descendentes e tambm por simpatizantes. Atualmente, h entidades tradicionalistas organizadas dentro e fora do Rio Grande do Sul, que se espalham por todo mundo. Segundo os tradicionalistas o culto s tradies gachas ocorre em Nova Iorque, em Lisboa, Paris e no Japo como conseqncia da dispora dos gachos rio-grandenses pelo Brasil e pelo mundo (Kaiser, 1999) O responsvel pelas atividades tradicionalistas no Rio Grande do Sul o Movimento Tradicionalista Gacho definido, em seu site, como segue: uma entidade associativa, que congrega mais de 1400 Entidades Tradicionalistas legalmente constitudas, conhecidas por Centro de Tradies Gachas ou Grupos Nativistas ou Grupo de Arte Nativa ou Piquete de Laadores ou Grupos de Pesquisas Folclricas ou outras denominaes, que se identifiquem com a finalidade a que se prope, que so as entidades fins. As entidades tradicionalistas filiadas ao MTG esto distribudas nas 30 Regies Tradicionalistas, as quais agrupam 500 municpios do nosso Estado. um movimento cvico, cultural e associativo. Sua sede prpria e est situada rua Guilherme Schell, n 60 no Bairro Santo Antnio em Porto Alegre. (...) O MTG definido como uma entidade civil sem fins lucrativos, dedica-se a preservao, resgate e desenvolvimento da cultura gacha, por entender que o tradicionalismo um organismo social de natureza nativista, cvica, literria, artstica e folclrica, conforme descreve simbolicamente o Braso de Armas do MTG, com as sete (7) folhas do broto, que nasce do tronco do passado (www.mtg.org.br). Vrios estudos j foram realizados a respeito do regionalismo no Rio Grande do Sul especialmente sobre as expresses do gauchismo e, sobretudo, o movimento tradicionalista

4 gacho na tentativa de caracteriz-lo.2 Neste sentido, Oliven (2006, p.97), menciona um modelo em que se baseia o culto s tradies gachas, analisando as relaes entre o regional e o nacional, examinando o caso da construo das identidades no Rio Grande do Sul em relao ao Brasil. Para ele as tradies gachas tm como referencial um cenrio rural, num tempo das origens em que se move um homem livre em oposio ao mundo urbano opressor da atualidade. As tradies gachas podem ser apropriadas e revividas de diversas formas. Elas remetem fundamentalmente a um passado histrico recriado no presente por grupos e pessoas que reverenciam a figura do gacho e que se expressam atravs de prticas e representaes. Conforme o tradicionalista Edson Otto: - O MTG tambm foi repudiado no comeo, era inclusive. Havia gente que descobriu entre guampas que a sigla CTG queria dizer Cemo Tudo Grosso (risos). lgico que ha mais facilidade de os centros de tradies trazer os grossos tambm, que eles no so repudiados no meio tradicionalista. Tradicionalismo no repudia nada, nem cor, nem religio, nem aspecto econmico social. Ns temos dentro dos CTGs criaturas assim de guaiacas rechiadssimas e gente que nem guaiaca tem porque no pode comprar. Brancos, pretos, intelectuais da mais alta nomeada como o Lessa, reconhecido hoje como um dos mais importantes gachos que ns tivemos em intelecto e temos os analfabetos, temos todo o tipo de gente, ento esse amlgama que vem construindo o tradicionalismo que vem galgando posies muito grandes a partir de quando, a partir do reconhecimento que houve fora do RS, de um reconhecimento que houve fora do pas (Dirio de campo 20/09/2002). A fala de Otto ilustra sua viso da recepo do tradicionalismo e tenta desconstruir o gauchismo como um nicho de conservadorismo e incivilidade, relativo a pessoas incultas. O CTG exaltado como um espao de democracia racial, religiosa e econmica, cuja unio dos participantes ocorre pela celebrao do gacho, por seus feitos passados. Trata-se de um territrio construdo para a vivncia do tpico que, ao ser reconhecido fora
2

Alm do livro A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-Nao de Ruben George Oliven (1992) e re-editado em 2006, cabe citar os trabalhos produzidos por professores e alunos do PPGAS-UFRGS. sobre a questo regional no RS, focalizando a figura do gacho, como as teses de doutoramento de Ondina Fachel Leal (1989) Gachos: male culture and identy in the pampas; e Maria Eunice Maciel (1994) Le gaucho bresilien. Identite culturelle dans le sud du Bresil. Acerca dos tradicionalistas como produtores de representaes sobre o passado dedico um captulo de minha tese defendida no PPGAS/UFRGS (2005). Ceres Karam Brum, Esta terra tem dono. Uma anlise antropolgica de representaes produzidas sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul.

5 do Rio Grande do Sul, passa a ser respeitado internamente, constituindo-se como lcus por excelncia do culto s tradies no estado. O tradicionalismo: dimenso educacional Logicamente, a aquisio desta dimenso do autntico culto do gacho, pelo tradicionalismo como movimento organizado, em termos de sua conquista pelo monoplio do poder de nomear, na perspectiva a que se refere Pierre Bourdieu em O poder simblico (1989), requer dos tradicionalistas um esforo constante que caracterizo como sua dimenso educacional e de atuao pedaggica. Isto se d dentro e fora de territrios reconhecidos como espaos tradicionalistas, visando tanto a formao dos jovens tradicionalistas como a ampliao de seu universo de culto. Para Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG: - O CTG tem l o foco, qual : preservao, resgate e divulgao da histria, dos aspectos histricos, folclricos e evidentemente tradicionais. H todo um estmulo para que os CTGs faam essa volta l atrs e representem diversos aspectos no hoje. Como que ns podemos fazer isso? Ns podemos fazer isto de muitas formas, mas a forma que ns encontramos mais fcil e que mais cala, que mais tem significado nas pessoas via dana, via msica e via dana. Claro que tambm algumas iniciativas de teatro. Tem algumas iniciativas muito interessantes da rea do teatro nos CTGs, t. Mais isso via dana, via representao que na verdade quase um teatro, que eles fazem. De pegar determinados aspectos do folclore, da histria e represent-los hoje, fazendo uma viajem no tempo. Ento esta relao da histria como uma coisa inanimada, uma coisa distante inatingvel quase pra muitas pessoas, ta! Se corporifica nestas atividades que so feitas, porque ns entendemos que mais fcil se ensinar histria, fazendo utilizando um grupo de dana pra fazer a reconstruo. Por exemplo, no ENART do ano passado um CTG de Porto Alegre o Razes do Sul representou a Guerra Guarantica, certo? Aquela representao deles ali ela foi uma aula de histria melhor do que muitas palestras que ns pudssemos fazer para aquela juventude e no s das pessoas que fizeram a apresentao e das famlias envolvidas nisso porque tem ali doze pares, doze jovens danando, mais seis ou sete na parte da msica, ento so ento trinta pessoas, mas estas trinta pessoas carregam consigo pelo mais trs ou quatro cada um. J chegamos a 100, 130 pessoas envolvidas naquele processo e compreendendo

6 como que aquele fato se deu na histria e isso se apresenta l no ENART que todo mundo v e isso desperta curiosidade, desperta interesse de leitura, desperta interesse de saber como que foi, desperta discusso tambm de que no foi bem assim e isso tambm importante.(Entrevista k7 1 lado B) As palavras de Savaris se relacionam a utilizao do passado efetuada pelos grupos de dana tradicionais do estado, como um recurso pedaggico a servio do tradicionalismo gacho. Neste sentido, o CTG pode ser pensado como um espao de educao informal, em que se comunicam mltiplos saberes. Assim como nesse episdio, a histria produzida pelo grupo para ser introjetada como mito, conforme se refere Marc Auge em L e temps em ruines (Aug:2003, 28). Outros aspectos da cultura regional como a culinria, as vestimentas e a utilizao de inmeros smbolos, passando por elementos do folclore como as danas tradicionais recriadas nos espaos dos CTGs e nos concursos tradicionalistas, tambm so utilizados. Esta constante referncia ao passado, em busca da afirmao das identidades pelos tradicionalistas como grupo remete aos Centros de Tradies Gachas como espaos ritualizados. Na perspectiva de Claude Rivire, em Ritos Profanos (Rivire, 2000, p.75) o rito se aproxima da cerimnia. A representao ritual extrapola a questo da manuteno da ordem, remetendo a repercusses afetivas como fator unificador do social, em que se percebe o jogo das diferenas e hierarquias. Nas representaes do gacho tradicionalista h todo um conjunto de comportamentos e valores, referidos pelos tradicionalistas como tica que permeia suas atividades nas representaes do que ser gacho e de como se devem cultuar as tradies1. No caso apresentado acima, o carter a criao se insere e tem por objetivo o concurso de danas, que segundo o regulamento do ENART2 consiste na apresentao pelas invernadas artsticas de trs danas tradicionais sorteadas do Manual de Danas de Paixo Cortes e Barbosa Lessa, perante a comisso avaliadora.
1

H um documento denominado Cdigo de tica Tradicionalista cujo objetivo regrar a conduta social das pessoas fsicas que atuam no meio tradicionalista sob a orientao do MTG. In: Coletnea da Legislao tradicionalista (MTG, 2001, p.120). 2 O Encontro de Arte e Tradies Gachas ocorre anualmente em Santa Cruz do Sul, RS.

7 Nesta perspectiva, necessrio perceber os processos educacionais e pedaggico do tradicionalismo, que visam a formao dos jovens tradicionalistas e de suas famlias no seio dos CTGs. Isto se d atravs do tornar-se tradicionalista (participao nas atividades do CTG), cursos promovidos pelo MTG e demais instncias tradicionalistas, alm de sua insero nas escolas, estabelecendo um novo territrio tradicionalista e possvel reprodutor de sua filosofia e modelos comportamentais. Constitui-se em atividades tradicionalistas as referidas como eventos oficiais do MTG que ocorrem anualmente: o Congresso Tradicionalista, Conveno Tradicionalista, ENART, Festa Campeira, Concurso de Prendas, bem como o conjunto de atividades que se desenvolvem dentro dos CTGs, como por exemplo os fandangos, os ensaios dos grupos de danas tradicionais, os saraus de prendas, os concursos internos dos CTGs, entre outros. Sobre os concursos de dana, uma prenda assim se expressou: - Eu danava l em Uruguaiana e nunca participei de ENART, nem pensava em concurso, nem por isso eu achava menos importante ou gostava menos de danar. Eu acho que te motiva assim, tu passa o ano inteiro esperando este momento, e depois que tu sai daqui tu sabe que tu pode ter uma semana de folga, mas depois tu vai tocar de novo pro ano que vem e assim tu vai indo, quando u v fazem 10 anos que tu dana (ENART 2001, K-7 1). nestes eventos (concursos, festas, seminrios/cursos) e no cotidiano do CTG que ocorre a vivncia dos jovens tradicionalistas, o que caracterizo como um processo educacional que leva ao desenvolvimento de atividades tradicionalistas e produo de uma srie de representaes do ser tradicionalista, que busca afirmar suas identidades grupais, atravs de uma insero e imerso individual de seus membros, neste universo. A educao aqui entendida na perspectiva apresentada por Carlos Rodrigues Brando em A educao como cultura: (...) Uma dimenso ao mesmo tempo comum e especial de tessitura de processos e de produtos, de poderes e de sentidos, de regras e de transgresso de regras, de formao de pessoas como sujeitos de ao e de identidades e de crises de identificados, de inveno de reiteraes de palavras, valores, idias e de imaginrios com que nos ensinamos e aprendemos a sermos quem somos (...) (Brando: 2002, 25).

8 Para o autor a educao est inserida no mbito da cultura, no se restringindo a escolarizao. Neste sentido, o tradicionalismo como movimento cultural organizado possui dimenses educacionais perceptveis nas suas representaes, como no caso da produo da arte tradicionalista: - Pr ns . tem maneiras de cultuar. Tem gente que no concorda, que acha que no assim. Eu como curso Desenho e Plstica na universidade tenho duas formas de ver a arte: eu vejo como danarina, danar pr mim o mximo, eu acho que isso artstico, as pessoas esto num palco so bailarinos, por esse lado do trabalho, do ensaio eu vejo como arte. Agora vendo dentro do contexto da arte, do que os artistas falam danar no uma arte, no conceito deles no: danar danar, um divertimento a arte outra coisa bem diferente estudo de pintores, de filsofos. E outra considerao de que por trs da nossa dana tem uma baita parte histrica. Tem um lado histrico, mas h tempos atrs isso era comum, era corriqueiro, no era arte. Pr ns agora que estamos fazendo uma representao do passado, agora ns achamos que uma arte, antes no era uma arte era o convvio, o dia a dia das pessoas, iam num baile danar (ENART 2001, K-7 I). A fala da prenda3 elucidativa, pois remete a dois tipos de classificao. Uma reconhecida por ela como a erudita, que exclui a dana de modo geral como arte, e uma outra valorizadora de suas peculiaridades onde insere a dana tradicionalista, por seu carter como arte, no sentido de que, esta faz uma leitura do passado. No o tradicionalismo que arte danar em fandango, por exemplo, no o por seu carter de divertimento. Segundo ela, o carter histrico e a produo da representao conduzem a arte, bem como o trabalho de criao e aperfeioamento tcnico, abrangendo os dois critrios, a criatividade e a tcnica. A percepo da arte tradicionalista, atravs da dana pode tambm ser interpretada como produo de conhecimento com fins educacionais, no sentido de oferecer uma leitura do passado, atravs da linguagem tradicionalista, construindo um universo de culto s tradies, inclusive para no tradicionalistas que assistem a encenaes, por exemplo. A arte tradicionalista se relaciona produo de um universo imaginrio pedagogizado para se viver o mito do gacho, cuja recepo passa pela repercusso que este imaginrio consegue abranger, conforme Oliven (2006, p.27).
3

Prenda jia, relquia, presente de valor. Em sentido figurado, moa gacha. (Nunes, 1993, p.395).

9 Logo, os CTGs e outros territrios tradicionalistas e do gauchismo so espaos educacionais que objetivam a reproduo do tradicionalismo e sua perpetuao como movimento cultural O tradicionalismo e a escola: algumas representaes Ao analisar a histria do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, percebo que h uma busca de ampliao do universo do culto s tradies. Esta situao justificada pelo MTG atravs do discurso da uma atuao social do movimento tradicionalista. As escolas, ao incentivarem seus alunos a se vestirem a carter - se pilcharem4, durante o ms de setembro, quando oficialmente se comemora o gacho como tipo caracterstico do Rio Grande do Sul, produzem a vivncia do tpico, exaltando um passado herico e belicoso. As celebraes se calcam em mltiplos elementos, tais como: a eleio de certos fatos da histria para serem celebrados, (Thiesse, p.2001), a afirmao do territrio do Rio Grande do Sul como local a que se declara pertencimento, a seleo de costumes, etc. A presena do tradicionalismo, nas escolas muitas vezes extrapola o ms de setembro. Algumas escolas no Rio Grande do Sul possuem, inclusive, Departamentos Tradicionalistas (um espao para celebrar o tpico no cotidiano da escola), com professores responsveis por suas atividades que incluem Grupos de Danas Tradicionais Gachas e o seu ensino, aulas de Folclore e Tradicionalismo e temas relativos aos contedos programticos de Histria e Geografia do Rio Grande do Sul. Por seu turno, h projetos desenvolvidos por prendas e pees de CTGs5, vinculados ao Movimento Tradicionalista Gacho que ao apresentarem as tradies gachas a serem vividas na escola, o fazem de acordo com a imagem produzida e vivida como mito no CTGs.
4

O termo pilchar-se definido por Zeno Cardoso Nunes em Dicionrio de Regionalismos do Rio Grande do Sul (1993, p.374) como o vestir-se com trajes tpicos gachos. importante ressaltar que o termo pilcha, para o mesmo autor remete a objetos de valor: adorno, jias, dinheiro, roupas, arreios, qualquer objeto de valor (1993, p.373). 5 Estes projetos so parte obrigatria do desenvolvimento dos concursos de prenda e peo farroupilha do Rio Grande do Sul, promovidos pelo MTG. Inegavelmente se constituem em uma aproximao do MTG das escolas, porm, estas reclamam do carter do trabalho desenvolvido pelos jovens tradicionalistas, que muitas vezes fica inacabado, aps a realizao do concurso em que o jovem est envolvido.

10 Mas, apesar da existncia de todo um conjunto de representaes por parte do tradicionalismo remetendo a sua atuao junto escola h uma contradio nestas relaes que merece ser analisada. Do ponto de vista da escola, o contato com o tradicionalismo como movimento para ser vivido no interior da mesma surge a partir da procura da prpria escola como instituio atravs da atuao de seus professores. O caso da Escola Pe. Caetano elucidativo. As atividades tradicionalistas no Instituto Estadual Pe. Caetano, em Santa Maria iniciaram em 1996, atravs da atuao de duas professoras que participavam com suas famlias em CTGs da cidade. Sua atuao na escola partiu da constatao de que os valores tradicionalistas e seus costumes seriam importantes no processo educacional de seus alunos. Nesta escola, situada em um bairro de baixa renda, foram elaborados um projeto e uma fita de vdeo, enviadas a Secretaria da Educao do estado e ao MTG. Desta iniciativa, curiosamente, no obtiveram nenhum retorno. Segundo os dados6 da 8 Coordenadoria Regional de educao, das 123 escolas da regio, 11 possuem Departamentos Tradicionalistas e cerca de 90 escolas desenvolvem atividades tradicionalistas na Semana Farroupilha e/ou durante o ano letivo. Porm, apesar de uma confluncia de tradies exaltadas e da prpria representao identitria do ser tradicionalista gacho (Dirio de Campo 7/08/2006), no espao da escola, efetuada por uma das professoras, o campo do tradicionalismo dos CTGs difere muito do tradicionalismo das escolas. Na escola, o ensinar os alunos a viver as tradies do Rio Grande, de acordo com as representaes percebidas, passa por uma necessidade de formao dos valores e do conhecimento da histria e costumes do Rio Grande do Sul do aluno, na perspectiva de uma valorizao do civismo, ao viver as tradies, atravs de vrias expresses artsticas. Ao se envolver com o tradicionalismo, uma atividade saudvel, o aluno no se envolve com o que no deve se envolver (Dirio de campo 07/08/2006). A representao produzida pelas professoras sobre o tradicionalismo do CTG, apesar de tambm fazerem parte deste universo, bastante crtica: os CTGs usam as escolas na hora de montar os grupos de dana e desmantelam os nossos grupos, mas o lado

Dados de novembro de 2005.

11 bom de tudo isso que os alunos seguem no tradicionalismo e a escola faz a sua parte de encaminhar o aluno para a cultura (Dirio de Campo 7/08/2006). O CTG, neste sentido, percebido como uma instituio que se aproxima da escola para formar seus quadros de dana e para que os jovens tradicionalistas (pees e prendas) possam desenvolver seus projetos, sem que haja uma preocupao efetiva com o desenvolvimento e rumos do tradicionalismo, na escola como instituio educacional. A (re)configurao de identidades Para interpretar as relaes estabelecidas entre o tradicionalismo e a escola preciso inserir o gacho e os critrios de definio acerca de sua figura, usos e costumes na luta simblica a que se refere Pierre Bourdieu (1989, p.122) quando teoriza acerca da atuao dos regionalistas e do respectivo convencimento e reconhecimento da autoridade acerca de sua autenticidade. Com a peculiaridade dos regionalistas agregarem outras pessoas ao culto da tradio, na busca pelo monoplio de definio do gacho como figura representativa das identidades regionais. No campo social gacho, no que concerne ao gauchismo e, especialmente ao tradicionalismo, perceptvel a atuao referida por Bourdieu. Os tradicionalistas, ao definirem o gacho como figura mitificada e representativa das identidades regionais se posicionam em termos da busca de aglutinao de novas esferas de atuao e, nesta perspectiva, h uma aproximao, formalizada ou no, por parte do tradicionalismo da escola como instituio. A nfase dada vivncia das identidades regionais por parte dos tradicionalistas se inscreve em um projeto consciente do culto s tradies (Brum, 2005) que perpassa a histria do tradicionalismo ao longo de sua existncia. O tradicionalismo como movimento organizado tem incio em 1948 com a criao do 35CTG por jovens oriundos do interior do estado em reao influncia norte-americana do ps-guerra no Rio Grande do Sul. Pensar nas relaes estabelecidas entre o tradicionalismo e a escola, requer entender sua dimenso relacional de construo das identidades sociais, somada perspectiva da (re)configurao de identidades, conforme prope Bela Feldmann Bianco (1997, p.71).

12 Isto remete ao carter relacional e contrastivo das identidades que so objetos de negociao constante, entre os grupos. Logo, analisar as relaes entre o tradicionalismo e a escola implica perceber que o projeto do culto s tradies dinamizando nas atividades tradicionalistas, de vrias formas, sendo recriado nos seus eventos e concursos atravs do regramento de suas atividades, expresso nos regulamentos do MTG e perceptvel nas narrativas tradicionalistas, em suas representaes. Este projeto de culto que se amplia escola no linear de parte a parte e implica a percepo das mltiplas identidades envolvidas (professores, alunos, tradicionalistas permeado por recortes de gnero, tnico e religies, por exemplo), em processo de (re)configurao dinmica, buscando a (re)criao e afirmao de territrios de pertencimento ao gauchismo. Referncias bibliogrficas AUG, Marc. Temps en ruines. Paris: Galile, 2003. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil/DIFEL (coleo memria e sociedade), 1989. BRANDO, Carlos Rodrigues. A educao como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002. BRUM, Ceres Karam. Esta terra tem dono. Uma anlise antropolgica de representaes produzidas sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul . Tese de doutorado em Antropologia Social PPGAS/UFRGS: Porto Alegre, jan. 2005. ____. O Movimento Tradicionalista Gacho e a escola. Perspectivas pedaggicas e educacionais. Uma anlise antropolgica das (re)configuraes de identidades plurais. Projeto de pesquisa, CE/UFSM,2006. FELDMAN-BIANCO, Bela. Imigrao, confrontos culturais e (re)construo de identidade feminina. O caso das intermedirias culturais portuguesas. Revista Horizontes Antropolgicos. N5 Diferenas culturais. Porto Alegre: UFRGS, 1997 GARAVAGLIA, Juan Carlos. Gauchos: identidad, identidades. Paris: CERMA, 2003. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989. KAISER, Jacksan. Ordem e progresso: o Brasil dos gachos. Florianpolis: Insular, 1999.

13 MACIEL, Maria Eunice. Le gaucho brsilien: identit culturelle dans le sud du Brsil. Tese de doutorado. Universite Paris V, 1994. NUNES, Zeno e Rui Cardoso. Dicionrio de regionalismos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins livreiro, 1993. OLIVEN, Ruben. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nao. Petrpolis: Vozes, 2006 (2 edio). RIVIRE, Claude. Ritos Profanos. Petrpolis: Vozes, 2000. THIESSE, Anne Marie. A construo das identidades nacionais. Lisboa: Temas e debates, 2001. TEIXIERA, Srgio Alves. Os Recados das festas. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.

You might also like