You are on page 1of 57

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS Departamento de Matemtica e Fsica Coordenao de Qumica

EXPERINCIAS DE LABORATRIO QUMICA GERAL MAF

Zlia Helena do Carmo Rezende Cllia Alves Socorro

2012

SUMRIO AULAS Pgina 03 09

Normas e Tcnicas de Segurana em Laboratrio e Equipamentos Bsicos de Laboratrio. Interao da Radiao Eletromagntica com a Matria (teoria de Bohr) Programa de Gerenciamento de Resduos Qumicos (PGRQ) nos Laboratrios de Qumica da PUC Gois Tcnicas de Trabalho com Material Volumtrico Anlise das Propriedades de Reagentes Qumicos Condutividade Eltrica das Solues fora de cido e base Clculo de Concentraes preparao e padronizao da soluo de hidrxido de sdio Clculo de Concentraes preparao e padronizao da soluo de cido sulfrico Determinao de cido Acetilsaliclico em Medicamentos Volumetria de Neutralizao Determinao de cloretos em soro fisiolgico Volumetria de Precipitao Determinao da Dureza da gua Volumetria de Complexao Reaes Qumicas em Soluo Aquosa Equilbrio Qumico Medidas e Aplicao de pH Medidas e Aplicao de pH em Cosmticos Sistema tampo

13 18 22 24 27 31 33 36 39 44 46 49 54

Aula 1: Normas e Tcnicas de Segurana em Laboratrio e Equipamentos Bsicos de


Laboratrio. 1. Introduo A ocorrncia de acidentes em laboratrio, infelizmente, no to rara como possa parecer. Com a finalidade de diminuir a frequncia e a gravidade desses acidentes torna-se absolutamente imprescindvel que durante os trabalhos realizados se observe uma srie de normas de segurana: 1. O laboratrio um lugar de trabalho srio. Trabalhe com ateno, mtodo e calma. 2. Siga rigorosamente as instrues especficas do professor. Experincias no autorizadas so proibidas. 3. Localize os extintores de incndio e familiarize-os com o seu uso. 4. No fume no laboratrio. 5. Prepare-se para realizar cada experincia, lendo antes os conceitos referentes ao experimento e o roteiro da prtica. 6. Use um avental (jaleco) apropriado. 7. Evite conversas desnecessrias no laboratrio. 8. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamveis prximos chama. 9. Evite contato de qualquer substncia com a pele. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substncias corrosivas como cidos e bases concentrados. 10. Todas as experincias que envolvam a liberao de gases e/ou vapores txicos devem ser realizadas na cmara de exausto (capela). 11. Sempre que proceder a diluio de um cido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitao sobre a gua, e no o contrrio. 12. No jogue nenhum material slido dentro da pia ou nos ralos. 13. No trabalhe com material imperfeito. Comunique ao seu professor qualquer acidente, pr menor que seja. 14. Antes de utilizar qualquer reagente, verifique a toxicidade da substncia no rtulo do frasco ou na literatura apropriada. 15. Leia com ateno o rtulo de qualquer frasco de reagentes antes de us-lo. Leia duas vezes para ter certeza de que pegou o frasco certo. Algumas frmulas e nomes qumicos podem diferir apenas de uma letra ou de um nmero. 16. Quando for testar um produto qumico pelo odor, no coloque o frasco sob o nariz. Desloque com a mo, para a sua direo, os vapores que se desprendem do frasco. 17. Conserve seus equipamentos e mesa limpos. Evite derramar lquido, mas se o fizer, lave imediatamente o local com bastante gua. 18. Ao se retirar do laboratrio, verifique se no h torneiras (gua ou gs) abertas. Desligue todos os aparelhos, deixe todo o equipamento limpe e lave as mos. 2. Smbolos de identificao

Figura 1: Pictogramas baseados em padres largamente aceitos. 3. Equipamentos bsicos de laboratrio A execuo de qualquer experimento na Qumica envolve, geralmente, a utilizao de uma variedade de equipamentos de laboratrio, a maioria muito simples, porm com finalidades especficas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condies em que a experincia ser realizada. Contudo, na maioria dos casos, a seguinte correlao pode ser feita: 3.1. Material de vidro 1. Tubo de ensaio: utilizado principalmente para efetuar reaes qumicas em pequena escala. 2. Bquer: recipiente com ou sem graduao utilizado para o preparo de solues, aquecimento de lquido, recristalizao, pesagem, etc. 3. Erlenmeyer: frasco utilizado para aquecer lquidos ou para efetuar titulaes. 4. Kitassato: frasco de paredes espessas, munido de sada lateral e usado em filtrao sob suco. 5. Funil: utilizado na transferncia de lquidos de um frasco para outro ou para efetuar filtraes simples. 6. Bureta: equipamento calibrado para medida precisa de volume de lquidos. Permite o escoamento do lquido e muito utilizada em titulaes.

9a

9b

10

11

7. Balo volumtrico: recipiente calibrado, de preciso, destinado a conter um determinado volume de lquido, a uma dada temperatura; utilizado no preparo de solues de concentrao definidas.

8. Proveta ou cilindro graduado: frasco com graduao, destinado a medidas aproximadas de volume de lquidos. 9. Pipeta: equipamento calibrado para medida precisa de volume de lquidos. Existem dois tipos de pipetas: (a) pipeta graduada e (b) pipeta volumtrica. A primeira utilizada para escoar volumes variveis e a segunda para escoar volumes fixos de lquidos. 10. Basto de vidro: usado na agitao e transferncia de lquidos. Quando envolvido em uma de suas extremidades por um tubo de ltex, chamado de policial e empregado na remoo quantitativa de precipitados. 11. Cuba de vidro ou cristalizador: recipiente geralmente utilizado para conter misturas refrigerantes, e finalidades diversas. 12. Dessecador: utilizado no armazenamento de substncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo teor de umidade. Tambm pode ser utilizado para manter as substncias sob presso reduzida. 13. Condensador: equipamento destinado condensao de vapores, em ( a) destilao ou (b) aquecimentos sob refluxo. 14. Funil de separao: equipamento para separar lquidos no miscveis. 15. Funil de adio: equipamentos para adio de solues em sistemas fechados.

12

13a

13b

14

15

16. Pesa-filtro: recipiente destinado pesagem de slidos. 17. Balo de fundo chato: frasco destinado a armazenar lquidos. 18. Balo de fundo redondo : recipiente utilizado para aquecimento de solues em destilaes e aquecimentos sob refluxo. 19. Termmetro: instrumento de medidas de temperatura. 20. Vidro de relgio: usado geralmente para cobrir bqueres contendo solues e finalidades diversas.

16

17

18

19

20

3.2. Material de porcelana 21. Funil de Bchner: utilizado em filtrao por suco, devendo ser acoplado a um kitassato. 22. Cpsula: usada para efetuar evaporao de lquidos. 23. Cadinho: usado para a calcinao de substncias. 24. Almofariz e pistilo: destinados pulverizao de slidos. Alm de porcelana, podem ser feitos de gata, vidro ou metal.

21 5.3. Material metlico

22

23

24

25. Suporte (a) e garra (b): peas metlicas usadas para montar aparelhagens em geral. 26. Bico de gs (Bunsen): fonte de calor destinado ao aquecimento de materiais no inflamveis. 27. Trip: usado como suporte, principalmente de telas e tringulos. 28. Plataforma elevatria: usado para ajustar altura de aparelhagens em geral. 29. Tela de amianto: tela metlica, contendo amianto, utilizada para distribuir uniformemente o calor, durante o aquecimento de recipientes de vidro chama de um bico de Bunsen. 30. Tringulo de ferro com porcelana : usado principalmente como suporte em aquecimento de cadinhos.

25a

25b

26

27

28

29

30

3.4. Material eltrico 31. Balana: instrumento para determinao de massa.

32. Estufa: equipamento empregado na secagem de materiais, por aquecimento, em geral at 200C. 33. Manta eltrica: utilizada no aquecimento de lquidos inflamveis, contidos em balo de fundo redondo. 34. Chapa eltrica: utilizada no aquecimento de lquidos inflamveis, contidos em bqueres ou erlenmeyer. 35. Centrfuga: instrumento que serve para acelerar a sedimentao de slidos em suspenso em lquidos.

31

32

33

34

35

3.5. Materiais diversos 36. Suporte para tubos de ensaio. 37. Pisseta: frascos geralmente contendo gua destilada, lcool ou outros solventes, usados para efetuar a lavagem de recipientes ou materiais com jato do lquido nele contido.

36

37

4. Acidentes comuns em laboratrio e noes de primeiros socorros 1. Incndio a partir do bico de gs Desligar a chave geral da entrada de gs (combustvel). Em seguida desligar o bico de Bunsen. Caso o incndio persista usar extintor do tipo p qumico (NaHCO 3). Pedir ajuda, no tentar apagar o fogo sozinho. 2. Incndio a partir de curto-circuito em fiao eltrica Desligar a chave geral de energia eltrica. Utilizar extintor de CO 2 ou de p qumico. 3. Intoxicao por inalao de gases Remover a vtima para um ambiente arejado deixando-a descansar. Arejar o ambiente deixando todas as janelas e portas abertas, ligar ventiladores e exaustores. 4. Queimaduras com cidos lquidos ou com bases

Lavar imediatamente o local com gua corrente em abundncia por 15 minutos. Dependendo da gravidade, procurar auxlio mdico. 5. Queimadura geral com fogo Em queimaduras graves lavar imediatamente com gua no chuveiro, remover as roupas e sapatos contaminados. No esfregar ou friccionar a pele. Secar cuidadosamente e procurar auxlio mdico. No caso de queimaduras leves aplicar pomada de picrato de butesina ou paraqueimol. 6. Incndio em um almoxarifado de reagentes qumicos Utilizar extintor do tipo p qumico (NaHCO3). 7. cidos ou lcalis nos olhos Lavar os olhos com gua corrente por 15 minutos e em seguida com soro fisiolgico. 8. Ingesto de substncias txicas Administrar uma colher de ANTDOTO UNIVERSAL, que constitudo de duas partes de carvo ativo, uma de dixido de magnsio e uma de cido tnico. Procurar auxlio mdico. 9. Referncias CIENFUERGOS, F. Segurana no Laboratrio . Rio de Janeiro: Editora Intercincia Ltda, 2001. TRINDADE, D. F. et al. Qumica bsica experimental. 2 edio. So Paulo: Editora cone, 1998.

Aula 2: Interao da Radiao Eletromagntica com a Matria (teoria de Bohr)


1- Introduo Os modelos atmicos foram propostos ao longo da histria para tentar dar uma explicao coerente e sistemtica para diferentes fenmenos da natureza. Assim, o modelo de Dalton explicou a proporcionalidade das quantidades de substncias ao se combinarem entre si, mas no contemplava a natureza eltrica da matria, o que foi feito pelo modelo de Thomson. Os grandes descobrimentos realizados a partir de meados do sculo XIX levaram a questionamentos do modelo de Thomson e idealizao de um novo modelo, o de Rutherford, que introduziu o conceito de espao vazio em nvel atmico e a localizao das partculas subatmicas no tomo. Contudo, medida que a Cincia evoluiu foi observado falhas no modelo de Rutherford-Bohr, ao tentar explicar os espectros atmicos, estudou exaustivamente existncia de nveis de energia no tomo. Segundo Bohr, os eltrons no tomo no estariam girando ao redor do ncleo, mas movimentavam-se em espaos atmicos caracterizados por quantidades definidas de energia. Alguns eltrons, ao receberem energia, passam a ocupar outro nvel de maior energia. Mas tal situao instvel e a tendncia retornar ao seu estado de menor energia. Nesse processo, a energia absorvida irradiada na forma de ondas eletromagnticas que podem ser visualizadas, isto , na forma de cor (Figura 1). Este o fundamento dos ensaios da chama, que possibilitam identificar um metal por meio da cor que eles emitem quando levados chama.
Estado Excitado E2

E = E 2 E1 = h =

hc

(eq. 1)

Estado Fundamental E1
Absoro Emisso

Figura 1- Transio eletrnica A radiao eletromagntica um tipo de energia que interage com a matria em uma grande variedade de maneiras e, portanto de grande importncia em qumica. A fim de entender a natureza dessas interaes, alguns aspectos com as propriedades da energia radiante so necessrias. A radiao eletromagntica ou energia radiante no facilmente caracterizada, possui algumas propriedades consistentes com a teoria das ondas, porm possui outras propriedades que a faz com que se comporte como partcula. Ela pode ser considerada como uma combinao de corrente eltrica alternada e campo magntico que percorre atravs do espao com um movimento de onda. Devido radiao atuar como uma onda, ela pode ser classificada tanto em termos de comprimento de onda como de freqncia, as quais esto relacionadas pela seguinte equao:

= c/ (eq. 2) onde: = frequncia em segundos -1 (s-1); c = velocidade da luz (3 x 10-8 m s-1); = comprimento de onda em metros (normalmente em nm = 10 -9 m). Nem todas as interaes entre radiao eletromagntica e matria podem ser explicadas em termos de uma simples teoria das ondas. Um entendimento de certas interaes requer que a radiao seja visualizada como uma partcula ou um pacote de energia denominada de fton. A energia de um fton associada com a radiao eletromagntica definida pela seguinte equao: E = h (eq. 3) onde: E = energia em joules (J); h = constante de Planck (6,62 x 10-34 J s). Uma vez que frequncia e comprimento de onda so inversamente proporcionais, a energia de um fton descrita em termos de comprimento de onda pela equao: E = h c/ (eq. 4) Tentando usar simultaneamente as caractersticas de onda e partcula, a radiao eletromagntica pode ser considerada como sendo pequenos pacotes de energia se movendo no espao na forma de onda. Atravs das equaes acima, verifica-se que as radiaes com menores comprimentos de onda possuem maior energia. Quando a radiao interage com a matria um certo nmero de processos pode ocorrer, incluindo reflexo, espalhamento, absoro, fluorescncia/fosforescncia (absoro e reemisso), e reaes fotoqumicas (absoro e quebra de ligaes qumicas). Como a luz uma forma de energia, absoro de luz pela matria faz com que a quantidade de energia das molculas (ou tomos) aumente. A energia potencial total de uma molcula representada geralmente como a soma de suas energias eletrnica, vibracional e rotacional: Etotal = Eeletrnica + Evibracional + Erotacional ( eq. 5) A quantidade de energia que uma molcula possui em cada uma das formas no contnua, mas uma srie de nveis discretos ou nveis de estado. As diferenas de energia entre os diferentes estados so na seguinte ordem: Eeletrnica > Evibracional > Erotacional Em algumas molculas e tomos, luz tem energia suficiente para ocasionar transies entre os diferentes nveis eletrnicos de energia. O comprimento de onda da luz absorvida aquele que tem energia suficiente para mover um eltron de um nvel inferior de energia para um nvel superior de energia. Para transies eletrnicas, a diferena de energia entre o estado fundamental

e o estado excitado relativamente grande. Portanto, a absoro de energia e o retorno para o estado fundamental so processos rpidos, e o equilbrio alcanado muito rapidamente. Assim, uma simples relao linear entre absorbncia e concentrao e a relativa facilidade de medida da luz tm feito com que a espectroscopia seja base de vrios mtodos analticos quantitativos. 2. Objetivos Nesta aula, os ensaios da colorao da chama sero utilizados para observar as cores emitidas por diferentes metais no espectro visvel (Figura 2), correlacionando este fenmeno com o modelo atmico proposto por Bohr.

Figura 2- Espectro na regio do visvel 3. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental selecionar os materiais, reagentes e vidrarias necessrias para a execuo do experimento. 4. Procedimento Experimental 1. Coloque a haste de madeira na soluo em estudo. Observe se a mesma foi absorvida pela madeira. Leve-a chama. Observe a colorao da chama e anote na tabela de resultados. Repita o mesmo procedimento com as demais solues. 2. Faa misturas de solues de metais (1:1) nos tubos de ensaios, conforme Tabela 1. Mergulhe um palito em cada mistura e observe a colorao da chama. Anote na tabela de resultados.

5. Resultados AMOSTRA

COR DA CHAMA

MISTURA

COR DA CHAMA

NaC KC LiC CaC2 SrC2 BaC2

NaC + KC KC + LiC LiC + CaC2 CaC2 + SrC2 SrC2 + BaC2 BaC2 + NaC

VOGEL, A. Qumica Analtica Qualitativa. 5a ed. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

Aula 3:

Programa de Gerenciamento de Resduos Qumicos (PGRQ) nos Laboratrios de Qumica da PUC Gois

1. Introduo A gerao de resduos qumicos em laboratrios de instituies de ensino superior no Brasil sempre foi um assunto pouco discutido na maioria das Universidades, em especial nos departamentos de Qumica a gesto dos resduos gerados nas suas atividades rotineiras inexistente e, devido falta de um rgo fiscalizador o descarte inadequado realizado normalmente. No atual cenrio, aonde vrios segmentos da sociedade vm cada vez mais se preocupando com a questo ambiental, as Universidades no podem continuar mantendo esta medida cmoda de simplesmente ignorar sua posio de geradora de resduos, pois, tal atitude fere frontalmente o papel que ela prpria desempenha quando avalia o impacto causado por outras unidades geradoras de resduo fora dos seus limites fsicos. Assim sendo, frente ao papel importante que as universidades desempenham na nossa sociedade, diante da importncia ambiental que estes resduos podem apresentar e, por uma questo de coerncia e postura, os Laboratrios de Qumica do Departamento de Matemtica, Qumica, Fsica e Engenharia de Alimentos (MAF) da Pontifcia Universidade Catlica de Gois (PUC Gois) , se posicionam de forma ativa e consciente na implantao do Programa de Gerenciamento de Resduos (PGRQ), considerando a importncia em preservar o meio ambiente e proteger a sade dos cidados. 2. Objetivos Esta aula tem por objetivo apresentar o processo de coleta seletiva, tratamento e reaproveitamento dos resduos gerados nas aulas prticas do Laboratrio de Qumica, de acordo com as normas e legislaes vigentes e de forma ecologicamente correta. 3. Meta Por meio de iniciativas para conscientizar funcionrios, docentes, alunos e a comunidade interna e externa que freqentam os laboratrios, o PGRQ tem como meta modificar o comportamento cultural sobre a importncia da preservao ambiental, quanto aos resduos gerados, segregao e o seu destino final. 4. Programa de Gerenciamento de Resduos Qumicos (PGRQ) A implantao e a manuteno de um Programa de Gerenciamento demandam a adoo de trs conceitos importantes, os quais direcionaro as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do programa. O primeiro o de que gerenciar resduos no sinnimo de gerao zero de resduo, ou seja, o gerenciamento busca no s minimizar a quantidade gerada, mas tambm impe um valor mximo na concentrao de substncias notadamente txicas no efluente final da unidade geradora, tendo como guia as Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O segundo conceito diz que s se pode gerenciar aquilo que se conhece, e assim sendo, um inventrio de todo o resduo passivo produzido na rotina da unidade geradora indispensvel. O terceiro conceito importante o da responsabilidade objetiva na

gerao do resduo, ou seja, o gerador do resduo o responsvel pela sua destinao final. Alm destes trs importantes conceitos que servem de sustentao para qualquer programa de gerenciamento de resduos, a operacionalizao deste envolve outros pontos bsicos: 1) O compromisso explcito dos responsveis da Unidade Geradora pelo programa; 2) A conscientizao de todos os usurios do laboratrio; 3) O Inventrio do passivo e ativo existente na unidade geradora; 4) A Hierarquizao das responsabilidades de cada pessoa envolvida no PGRQ. O compromisso formal dos responsveis pela Unidade Geradora em programar e manter o PGRQ importante, primeiro porque envolve todo o pessoal ligado diretamente s atividades que geram resduos. Alm disso, devemos considerar que grande parte destas pessoas estar engajada em alguma atividade adicional pelo menos durante a fase inicial do PGRQ. Um programa desta natureza sempre demanda recursos financeiros tanto na sua fase inicial, como na sua manuteno e um levantamento completo dos resduos vencidos sem utilidade que se classificam como passivo e os reagentes qumicos que so utilizados no dia-a-dia classificados ativo so importantes, porque permitem que a unidade conhea a si prpria quanto natureza e qualidade dos resduos gerados e estocados. 5. Resduos Qumicos Os resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade so: 1. Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostticos; antineoplsicos; imunossupressores; digitlicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por servios de sade, farmcias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resduos e insumos farmacuticos dos Medicamentos controlados pela Portaria do Ministrio da Sade (MS) n. 344 de 1998; 2. Resduos de saneantes, desinfetantes, resduos contendo metais pesados; reagentes para laboratrio, inclusive os recipientes contaminados por estes; 3. Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores); 4. Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em anlises clnicas; 5. Demais produtos considerados perigosos pela classificao da NBR 10004 (ABNT, 2004) aquele txicos, corrosivos, inflamveis e reativos. 6. Resduos Comuns Reciclveis Resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares como: papel de uso sanitrio, fralda, absorventes higinicos, peas descartveis de vesturio, resto alimentar, material utilizado em anti-sepsia, sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resto alimentar de refeitrio, resduos provenientes das reas

administrativas, resduos de varrio como flores, podas e jardins, resduos de gesso provenientes de assistncia sade. 7. Resduos Perfurocortantes Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: Lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lminas e lamnulas; esptulas; e todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio tais como pipetas, tubos de coleta sangunea, placas de Petri e outros similares. 8. Diretrizes para o Gerenciamento de Resduos Qumicos nos Laboratrios de Qumica da PUC Gois Tanto a seleo quanto o tratamento adequados para cada tipo de resduo gerado fundamental para a minimizao do impacto ambiental causado pela atividade desenvolvida nos Laboratrios de Qumica da PUC Gois. Os resduos gerados no laboratrio se enquadram so Resduos Qumicos, Resduos Comuns Reciclveis e Resduos Perfurocortantes. Portanto, so de suma importncia o conhecimento da legislao e as recomendaes para o tratamento e descarte desses. A legislao que estabelece as diretrizes para a classificao, tratamento e limites para lanamento na rede pblica so as Resolues do CONAMA e algumas NBRs da ABNT. 8.1. Resduos Qumicos As caractersticas dos riscos destas substncias so as contidas na Ficha de informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ), conforme NBR 14725-4 (ABNT, 2009). Resduos qumicos que apresentam risco sade ou ao meio ambiente, quando no forem submetidos a processo de reutilizao, recuperao ou reciclagem, devem ser submetidos a tratamento ou disposio final especficos. Resduos qumicos no estado slido, quando no tratados, devem ser dispostos em aterro de resduos perigosos da Classe I. Resduos qumicos no estado lquido devem ser submetidos a tratamento especfico, sendo vedado o seu encaminhamento para disposio final em aterros. Ambos devem ser acondicionados observadas as exigncias de compatibilidade qumica dos resduos entre si, assim como de cada resduo com os materiais das embalagens de forma a evitar reao qumica entre os componentes do resduo e da embalagem, enfraquecendo ou deteriorando a mesma, ou a possibilidade de que o material da embalagem seja permevel aos componentes do resduo. Quando os recipientes de acondicionamento forem constitudos de polietileno, dever ser observada a compatibilidade. Quando destinados reciclagem ou reaproveitamento, devem ser acondicionados em recipientes individualizados, observadas as exigncias de compatibilidade qumica do resduo com os materiais das embalagens de forma a evitar reao qumica entre os componentes do resduo e da

embalagem, enfraquecendo ou deteriorando a mesma, ou a possibilidade de que o material da embalagem seja permevel aos componentes do resduo. Os resduos lquidos devem ser acondicionados em recipientes constitudos de material compatvel com o lquido armazenado, resistentes, rgidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Os resduos slidos devem ser acondicionados em recipientes de material rgido, adequados para cada tipo de substncia qumica, respeitando as suas caractersticas fsico-qumicas e seu estado fsico, e identificados de acordo com a Resoluo da Diretoria Colegiada (RDC) do CONAMA n. 306 de 2004. As embalagens que no entram em contato direto com produto qumico devem ser fisicamente descaracterizadas e acondicionadas como Resduo do Grupo D, podendo ser encaminhadas para processo de reciclagem. As solues de cidos ou bases utilizadas devem ser neutralizadas para alcanarem pH entre 7 e 9, sendo posteriormente lanados na rede coletora de esgoto ou em corpo receptor, desde que atendam as diretrizes estabelecidas pelos rgos ambientais, gestores de recursos hdricos e de saneamento competentes. O descarte de pilhas, baterias e acumuladores de carga contendo Chumbo (Pb), Cdmio (Cd) e Mercrio (Hg) e seus compostos, deve ser feito de acordo com a Resoluo do CONAMA n. 257 de 1999. Os demais resduos slidos contendo metais pesados podem ser encaminhados a Aterro de Resduos Perigosos Classe I ou serem submetidos a tratamento de acordo com as orientaes do rgo local de meio ambiente, em instalaes licenciadas para este fim. Os resduos lquidos deste grupo devem seguir orientaes especficas dos rgos ambientais locais. Os resduos contendo Mercrio (Hg) devem ser acondicionados em recipientes sob selo dgua e encaminhados para recuperao. Resduos qumicos que no apresentam risco sade ou ao meio ambiente, no necessitam de tratamento, podendo ser submetidos a processo de reutilizao, recuperao ou reciclagem. Resduos no estado slido, quando no submetidos reutilizao, recuperao ou reciclagem devem ser encaminhados para sistemas de disposio final licenciados. Resduos no estado lquido podem ser lanados na rede coletora de esgoto ou em corpo receptor, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos rgos ambientais, gestores de recursos hdricos e de saneamento competentes. 8.2. Resduos Comuns Reciclveis Os resduos orgnicos como sobras de alimento e de pr-preparo desses alimentos, restos podem ser encaminhados ao sistema coletor da Companhia de Urbanizao de Goinia (COMURG). 8.3 Resduos Perfurocortantes Os materiais perfurocortantes como agulhas e lminas devem ser descartados separadamente, no local de sua gerao, imediatamente aps o uso em recipientes

rgidos, resistentes punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente e identificados. No caso de vidrarias quebradas, o descarte deve ser feito conforme descrito acima em recipiente separado com identificao especfica. 9. O Tratamento e o Acondicionamento dos Resduos Gerados O tratamento no visa zerar a gerao de resduos e sim atender aos prrequisitos adotados pela legislao. Os grupos de resduos anteriormente identificados nesse laboratrio qumico, alm de segregados e identificados, so tratados, acondicionados e destinados de acordo com os procedimentos operacionais padres (POPs) disponveis no PGR da Qumica. 10. Bibliografia PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS (PGR) da PUC Gois.

Aula 4: Tcnicas de Trabalho com Material Volumtrico


1. Introduo A Qumica uma cincia experimental e um dos procedimentos mais utilizados no laboratrio a medio. Medir significa determinar com base em uma determinada escala, a quantidade de uma grandeza. Muitas vezes a prtica qumica no exige medidas precisas, isto , quando a medida qualitativa. No entanto, muitas vezes necessrio saber com exatido e preciso a massa ou o volume de uma substncia. Para determinarmos a massa, utilizamos balanas. Para medirmos o volume, utilizamos vrios recipientes que nos ajudam a realizar medidas, com diferentes nveis de preciso. Muitas vezes o resultado de uma determinada prtica depende fundamentalmente do grau de preciso com que foram realizadas as medidas, por isso importante que voc conhea os recipientes volumtricos, saiba lidar com eles e esteja ciente dos erros que podem acontecer para procurar evit-los. 2. Objetivos Esta aula tem como objetivos reconhecer os principais recipientes volumtricos, estudar suas caractersticas e especificaes de utilidade, as tcnicas de limpeza e manipulao. 3. Tcnicas de Leitura A prtica de anlise volumtrica requer a medida de volumes lquidos com elevada preciso. Erros nas medidas acarretam em erros nos resultados finais da anlise, os quais devem ser evitados. A no observao dos cuidados necessrios medio conduz a resultados equivocados, mesmo quando todas as outras regras de operao so realizadas com preciso. A medida de volumes est sujeita a uma srie de erros devidos ao da tenso superficial sobre superfcies lquidas, dilataes e contraes provocadas pelas variaes de temperatura, imperfeita calibrao dos aparelhos volumtricos e erros de paralaxe. Medir volumes de lquidos em um recipiente significa comparar a sua superfcie com a escala descrita no recipiente utilizado. Essa superfcie denominada menisco. Os lquidos tm a propriedade de reduzir ao mximo a sua superfcie. Esta propriedade denomina-se tenso superficial e est relacionada com a fora na qual as molculas de um lquido se atraem mutuamente. Se no interior de um lquido as foras de atrao esto saturadas, na superfcie est compensada s uma parte delas. Por isso as molculas da superfcie sofrem uma atrao recproca especialmente forte, como se o lquido estivesse coberto por uma pelcula autotensora. Essa fora que contrai a superfcie do lquido o que chamamos de tenso superficial e varia para cada lquido, dependendo do carter da interao intermolecular. O menisco a superfcie do lquido que estaremos medindo. Para a gua, a fora de coeso entre as molculas parcialmente superada pelas de adeso entre ela e o vidro, e o menisco cncavo, sendo que sua parte inferior (vrtice) dever coincidir com a linha de aferio (Figura 3.1). No mercrio, ao contrrio, as foras de coeso

so bastante maiores que as de adeso entre o mercrio e o vidro, e o menisco convexo, sendo considerado para leitura sua parte superior (Figura 3.2). Para lquidos que apresentam concavidade e so transparentes ou levemente coloridos, a parte inferior do menisco dever coincidir com a linha de aferio (Figura 3.3). Se for fortemente colorido, isto , se no for possvel verificar o menisco, deve-se considerar sua parte superior (Figura 3.4).

Figura 3.1: Superfcie cncava

Figura 3.2: Superfcie convexa

Figura 3.3: Menisco inferior

Figura 3.4: Menisco superior

Outra tcnica importante a posio do olho do observador. Este dever estar sempre no mesmo nvel da marca de aferio do recipiente (Figura 3.5). Se o observador estiver olhando por cima do menisco, observar um valor superior ao verdadeiro. Se estiver olhando por baixo do menisco, observar um valor inferior. Estes erros so conhecidos como erros de paralaxe.

Figura 3.5: Posio do observador. Erro de paralaxe. 4. Limpeza e secagem de material volumtrico Os aparelhos volumtricos devem estar perfeitamente limpos, para que os resultados das medidas possam ser reprodutveis. Recomenda-se limpar o material com soluo detergente, enxagu-lo vrias vezes com gua da torneira e depois com jatos de gua destilada. Verifica-se a limpeza, deixando escoar a gua. Se a pelcula lquida, inicialmente formada nas paredes, escorre uniformemente, sem deixar gotculas presas, a superfcie est limpa. Qualquer sujeira aderida s paredes dos recipientes altera o resultado final da medida. Caso seja necessria limpeza mais drstica, existem solues especiais, tais como soluo sulfocrmica (dicromato de potssio em cido sulfrico concentrado). Esta soluo corrosiva e exige muito cuidado em seu emprego. Outras solues utilizadas so a alcolica de hidrxido de potssio, mistura lcool e ter; soluo bsica de permanganato de potssio. Para a secagem de material volumtrico, pode-se utilizar: secagem comum, por evaporao temperatura ambiente; secagem em corrente de ar, por exemplo, ar aspirado por meio de uma bomba de vcuo. Uma secagem rpida pode ser obtida aps enxaguar o material com lcool ou acetona. Caso no se disponha de tempo para secar pipetas ou buretas, deve-se enxagu-las repetidas vezes com pequenas pores do lquido que ser usado para ench-las. Material volumtrico no deve ser seco em estufa, nem deve ser aquecido. 5. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar os materiais, as vidrarias e os reagentes necessrios para a execuo dos experimentos (sublinhados). 6. Procedimento Experimental 1- Comparao entre proveta e bquer: Utilizando o basto de vidro, encha a proveta de 50mL com gua destilada e acerte o trao de aferio. Com cuidado, transfira esse volume para um bquer de 100mL. Compare o volume final. Anote a sua observao na tabela de resultados. 2- Comparao entre proveta e balo volumtrico : Utilizando o basto de vidro, encha a proveta de 100mL com gua destilada e acerte o trao de aferio. Transfira para um balo volumtrico de 100mL, limpo e seco. Compare o volume final. Anote a sua observao na tabela de resultados. 3- Comparao entre bureta e bquer: Fixe uma bureta de 50mL no suporte universal. Feche a torneira de controle de escoamento. Coloque um bquer de 100mL embaixo da bureta. Com auxlio de um bquer de 50mL, encha a bureta com gua destilada e observe se h vazamento. Verifique se h bolhas entre a torneira e a extremidade inferior da bureta. Caso tenha, abra a torneira rapidamente at remov-la. Em seguida, encha a bureta com gua destilada e acerte o menisco com o trao de aferio (zero), que fica na parte superior. Segure a torneira com a mo esquerda e usando os dedos polegar e mdio dessa

mo, inicie o escoamento. Transfira 50mL de gua da bureta, para um bquer de 100mL limpo e seco. Compare o volume final. Anote a sua observao na tabela de resultados. 4- Tcnicas de pipetagem: Segure uma pipeta graduada de 5 ou 10mL pela extremidade superior e acople o pipetador de borracha. Retire o ar de dentro do pipetador apertando simultaneamente a vlvula superior e o pipetador. Mergulhe a extremidade inferior da pipeta em um bquer de 50mL contendo gua destilada. Faa a suco apertando a vlvula inferior do pipetador at notar que o lquido subiu um pouco acima do trao de aferio. Puxe devagar para que o lquido no entre no pipetador. Para escoar o lquido, utilize a vlvula lateral do pipetador. Acerte o zero e transfira lentamente, de 1 em 1mL, o lquido para um bquer. Repita o procedimento at no mais encontrar dificuldade em manusear o pipetador. Repita o procedimento 4 com um lquido escuro (soluo de KMnO 4) Repita o procedimento 4 utilizando uma pipeta volumtrica (volume fixo). Observao: No se deve pipetar com a boca. Deve-se sempre utilizar o pipetador de borracha (pra) acoplado extremidade superior da pipeta. Os lquidos TXICOS, VOLTEIS E CORROSIVOS devem ser pipetados na capela com exaustor ligado. 7. Resultados Procedimento 1 2 3 Observaes

9. Referncias E. O. Albuquerque. Aulas Prtica de Qumica. Editora Moderna, So Paulo, 1994.

Aula 5: Anlise das Propriedades de Reagentes Qumicos


1. Introduo O trabalho em laboratrio de Qumica tem como principais objetivos aquisio de conhecimentos fundamentais sobre as operaes prticas e o relacionamento das experincias com os conceitos tericos. As experincias de laboratrio estimulam a curiosidade, desenvolvem as habilidades de observao, registro e interpretao de dados, assim como oferecem a oportunidade de um bom treinamento na manipulao de diversos materiais e equipamentos.

O sucesso de uma experincia est diretamente relacionado com o interesse, organizao e cuidado na sua execuo. Assim, o respeito s normas de segurana fundamental para se evitar acidentes, devidos aos riscos inerentes dos trabalhos desenvolvidos. O cuidado e a adoo de medidas de segurana so de responsabilidade de cada indivduo no laboratrio. Se existir qualquer dvida quanto segurana de uma experincia, deve-se pedir a opinio de uma pessoa experiente ao invs de esperar que nada de mal acontea. Cada um que trabalhe deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes imprudentes, de ignorncia ou pressa que possam acarretar num acidente e possveis danos. Deve prestar ateno sua volta e se prevenir contra perigos que possam surgir do seu trabalho, bem como de outras pessoas. Nenhum produto qumico deve ser manipulado no laboratrio sem que se saiba exatamente o seu comportamento. Os rtulos devem conter sempre informaes necessrias para a perfeita caracterizao, bem como indicaes de riscos, medidas de preveno para o manuseio e instrues para o caso de eventuais acidentes. Dessa forma fundamental que o qumico saiba diferenciar as propriedades, a qualidade e os eventuais riscos na manipulao de reagentes qumicos. 2. Objetivos Esta aula tem como objetivos analisar os reagentes qumicos quanto as suas propriedades fsicas e qumicas, a forma correta de manipul-los e como proceder em casos de acidentes. 3. Materiais Catlogos de diferentes empresas cidos inorgnicos: HCl, H2SO4, HNO3 Hidrxidos: NaOH e NH4OH Sais: Sulfato de cobre e Nitrato de ferro cidos Actico e Ctrico Solventes: Hexano e Acetona xidos: xido de crmio 4. Reagentes (sugesto)

5. Procedimento Experimental Voc encontrar sobre a bancada alguns produtos qumicos. Analise seis frascos, leia o rtulo e organize as seguintes informaes na tabela abaixo. 6. Resultados Tabela 2.1: Anlise dos reagentes
Nome do Reagente

Frmula

Empresa

Estado Fsico

Ponto de Fuso (C)

Ponto de Ebulio (C)

Densidade (g/cm3)

Massa Molecular (g/mol)

% das principais impurezas

Riscos de Manipulao

Forma de Descarte

Aula 6: Condutividade Eltrica das Solues fora de cido e base


1. Introduo Eletrlitos so substncias que em um meio de elevada constante dieltrica, tal como a gua, dissociam-se em ons (ctions e nions) que se movem na soluo, simultaneamente e em direes opostas, estabelecendo a corrente eltrica. O on positivo (ction) atrado pelo plo negativo (catodo) e o on negativo (nion) atrado pelo plo positivo (anodo). A dissociao inica pode ser total (eletrlitos fortes), como acontece com a maioria dos sais e em alguns cidos e bases, ou parcial (eletrlitos fracos), como ocorre com a maior parte dos cidos e bases. Quando fundidos, quase todos os eletrlitos conduzem eletricidade. Deve-se registrar que uma substncia que se comporta como um eletrlito em gua pode no formar uma soluo condutora em outro solvente. Isto o que ocorre, por exemplo, com o cloreto de sdio em lcool, ter ou hexano. Os no-eletrlitos so as substncias que quando em soluo no conduzem a corrente eltrica. Por exemplo, sacarose, manose, glicose, etanol e uria em solues aquosas. 2. Objetivos Nesta aula sero realizados experimentos visando comparar a condutividade eltrica de diferentes eletrlitos e verificar que: a) a condutividade est relacionada com a mobilidade dos ons na soluo; b) que a concentrao inica est diretamente relacionada com a carga que atravessa a soluo; c) que quando se mistura uma substncia inica com uma substncia molecular h uma interao entre elas que modifica suas estruturas e sua condutividade eltrica; d) o efeito da natureza do solvente e do soluto e tambm da concentrao do soluto sobre a condutividade da soluo. 3. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar as vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos. 4. Procedimento Experimental 4.1 Verificao da natureza eltrica de espcies puras e em soluo 1. Mea numa proveta 100mL de gua destilada-deionizada para um bquer de 150mL. Mergulhe os eletrodos de cobre, previamente limpos, lavados e secos, e conecte a fonte de corrente alternada, como mostrado na figura 1. Verifique a condutividade eltrica da gua. Anote as suas observaes.

Figura 1- Arranjo a ser utilizado na verificao da condutividade das solues 2. Adicione ao bquer contendo gua, uma pequena quantidade de sacarose, agite at haver dissoluo completa do slido, ligue o sistema e observe a condutividade da soluo. 3. No mesmo bquer, adicione uma pequena quantidade de cloreto de sdio, agite at haver dissoluo completa do slido, ligue o sistema e observe a condutividade da soluo. 4. Em outro bquer de 150mL, transfira cerca de 50mL de soluo de cido actico 0,1mol L-1 e teste a condutividade da mesma. 5. Em outro bquer de 150mL, repita o procedimento acima utilizando uma soluo de hidrxido de amnio 0,1mol L-1. 6. Misture as solues utilizadas nos itens 4 e 5, verifique a condutividade. Compare com os resultados obtidos acima. 7. Em outro bquer de 150mL, adicione 50mL de lcool etlico e, a seguir, uma pequena quantidade de cloreto de sdio. Agite e verifique a condutividade da soluo. Anote no quadro de resultados as suas concluses relativas classificao da soluo como um eletrlito forte, fraco ou no eletrlito, utilizando como referncia a situao da lmpada (acesa ou apagada). 4.2 Determinao do ponto de equivalncia de uma titulao utilizando medida de condutividade 8. Transfira para um bquer de 250mL, 50mL de soluo saturada de hidrxido de brio, Ba(OH)2, e cerca de 3 gotas de fenolftalena 1% (indicador cido-base) e agite. Observe a cor. Mergulhe os eletrodos na soluo. Faa as conexes como indicadas na figura 2 e verifique a condutividade da soluo. 9. Adicione na bureta de 25mL, a soluo de cido sulfrico 1mol L-1 (H2SO4) e titule lentamente, adicionando gota a gota esta soluo. Mantenha o sistema de condutividade ligado. 10. Titule lentamente at o ponto de viragem (rosa para incolor) do indicador. 11. Adicione algumas gotas da soluo de H 2SO4 1mol L-1 e anote as suas observaes.

Figura 2. Aparelho para titulao 5. Resultados Item/Soluo 1. gua pura 2. Soluo de sacarose 3. Soluo de sacarose + NaC 4. Soluo de cido actico 5. Soluo de NH4OH 6. Mistura de cido actico e NH4OH 7. etanol + NaC 8. Ba(OH)2 + fenolftalena 9. H2SO4 + Ba(OH)2 10. At o ponto de equivalncia 11. Excesso de H2SO4 Situao da lmpada Classificao da soluo

7. Bibliografia KOTZ, J. C.; TREICHEL Jr, P. Qumica Geral e Reaes Qumicas. v. 1. So Paulo: Thomson Learning. 2006.

Aula 7: Clculo de Concentraes preparao e padronizao da soluo de


hidrxido de sdio 1. Introduo Uma soluo formada quando uma mistura homognea de duas ou mais substncias formam uma nica fase. O componente presente em maior quantidade chamado solvente e os outros componentes so denominados solutos. Quando se pensa em solues, a primeira idia que ocorre envolve a gua como solvente, por exemplo: refrigerantes, bebidas, detergentes, remdios em soluo oral, etc. Porm muitos produtos de consumo, tais como os leos lubrificantes e a gasolina so solues constitudas por outros lquidos. Alm disso, deve-se estar atento que solues no envolvem apenas os solventes lquidos. O ar uma soluo de N 2, O2, CO2, vapor dgua e outros gases. O vidro, slido amorfo, uma soluo de xidos metlicos (Na2O e CaO, entre outros) em SiO2. A solda usada para fazer as conexes eltricas nos circuitos das calculadoras e dos computadores tambm uma soluo slida de Sn, Pb e outros metais. As propriedades das solues, por exemplo, a cor ou o sabor, dependem de sua concentrao. Em qumica, a quantidade de soluto dissolvido em uma unidade de volume ou de massa da soluo ou do solvente se denomina concentrao. A concentrao expressa, comumente, em mol do soluto por litro da soluo ; esta concentrao a molaridade da soluo. Em anlise qumica necessrio preparar solues de concentrao exatamente conhecida, isto , solues padres. Quando a substncia no for facilmente solvel em gua, aconselhvel aquecer a substncia e um pouco do solvente em um bquer com agitao, at que a substncia se dissolva completamente. Em seguida, deixa-se a soluo resfriar e transferir para um balo volumtrico com o auxlio de um funil. Lava-se o bquer algumas vezes com o solvente, transferindo tudo para o balo. Em nenhuma circunstncia o balo volumtrico pode ser aquecido. Nos trabalhos de grande exatido, os frascos devem ser de pyrex, ou de outro vidro resistente com tampas esmerilhadas. Para solues alcalinas os frascos de vidro so substitudos por frascos de polietileno uma vez que as bases reagem com os componentes do vidro. Deve-se observar que os frascos de vidro so obrigatrios para algumas solues, como por exemplo, iodo e nitrato de prata. Nestes dois casos o vidro deve ser escuro (mbar), pois estas substncias degradam-se por ao da luz. Os frascos de estocagem devem estar limpos e secos. Os frascos devem ser rotulados com o nome da soluo, concentrao, data de preparao e, quando for o caso, o nome do analista. Sobre a volumetria de neutralizao compreende titulaes de espcies cidas com soluo padro alcalina e titulaes bsicas com soluo padro cidas. O reagente titulante sempre um cido forte ou uma base forte. Comumente o ponto final na titulao de neutralizao sinalizado com o auxlio de indicadores cido-bsicos. importante conhecer o ponto da escala de pH em que se situa o ponto de equivalncia da titulao, pois cada indicador apresenta uma zona de transio e tambm a maneira como varia o pH no curso da titulao, particularmente em torno do ponto de equivalncia. Este ponto coincide com o ponto de

neutralidade (pH 7) quando a titulao envolve um cido forte e uma base forte. Nos demais casos, o ponto de equivalncia encontra-se deslocado para a regio alcalina, quando a titulao envolve um cido fraco e uma base forte, ou para a regio cida, quando a titulao envolve um cido forte com uma base fraca. Para preparar solues padres alcalinas, o regente mais usado o hidrxido de sdio. No entanto o NaOH pode conter uma quantidade considervel de Na 2CO3, alm de ser higroscpico. Este reagente no padro primrio e a sua soluo deve ser padronizada contra reagentes cidos, por exemplo, o biftalato de potssio. As solues de hidrxido de sdio atacam o vidro e dissolvem a slica com formao de silicatos solveis. A presena de silicatos solveis causa erros e as solues de hidrxidos devem ser conservadas em frascos de polietileno. 2. Objetivos Esta aula tem como objetivos preparar, padronizar e conservar uma soluo de NaOH 0,1 mol L-1. 3. Consideraes sobre padro primrio Segundo Gil; Orlando; Matias e Serrano (2005) em um laboratrio analtico o doseamento de qualquer tipo de matria ou produto manufaturado necessria a preparao de solues de concentraes conhecidas e confiveis. Este reagente chamado de padro primrio que para isso so requeridas algumas exigncias entre elas: a- Fcil obteno, purificao, secagem e preservao em estado puro; bNo deve ser higroscpico e nem oxidar no ar ou ser sensvel ao dixido de carbono; durante o uso e estocagem, a composio deve permanecer invarivel; Deve possuir uma massa molecular relativamente elevada, a fim de que os erros de pesagem possam ser desprezveis;

c- O total de impurezas no deve exceder 0,01-0,02%; d-

e- Deve ser solvel nas condies experimentais f- Deve reagir com a espcie de interesse de modo estequiomtrico e instantneo. 4. Consideraes sobre biftalato de potssio As solues de hidrxido de sdio so geralmente padronizadas com hidrogenoftalato de potssio ou biftalato de potssio [HKC 6H4(COO)2], que um padro primrio (Figura1). um sal com caractersticas cidas que reage estequiometricamente com o NaOH.
C C O OK O OH

Figura 1: Estrutura molecular do biftalato de potssio.

5. Materiais, Vidrarias e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar os materiais, vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos. 6. Procedimento experimental 6.1. Preparao da soluo NaOH 0,1 mol L-1. 1- Mea com a pipeta volumtrica 25,0mL da soluo estoque de NaOH 1,0mol/L. Transfira cuidadosamente para um balo volumtrico de 250mL. 2- Com o auxlio de um basto de vidro, complete o volume do balo com gua destilada recm fervida. Acerte o menisco e homogeneze. Junte todas as solues preparadas e transfira para frascos de polietileno e rotule-os. Observao: O frasco de estocagem deve estar limpo e lavado trs vezes com um pouco da soluo preparada. 6.2 Padronizao da soluo de NaOH 0,1 mol L-1. 1- Calcule a massa de biftalato de potssio necessria para reagir completamente com 25,00mL da soluo de NaOH 0,1 mol L-1. 2- Pese exatamente a massa calculada no item 1 e transfira quantitativamente para um erlenmeyer de 250mL. Adicione cerca de 50mL de gua destilada fria e recm fervida. Adicione duas gotas de fenolftalena 1% e homogeneizar. 3- Lave a bureta de 25mL com pequena quantidade da soluo de NaOH 0,1 mol L-1. Feche a torneira de controle de escoamento. Nas pias, com auxlio de um bquer de 50mL, encha a bureta com soluo de NaOH 0,1 mol L-1 e observe se h vazamento. Verifique se h bolha entre a torneira e a extremidade inferior da bureta. Caso tenha, abra a torneira rapidamente at remov-la. Em seguida, encha a bureta com NaOH 0,1 mol L-1e acerte o menisco (zero). Fixe a bureta no suporte universal. 4- Titule com a soluo recm preparada de NaOH 0,1 mol L-1, at mudana de colorao do indicador fenolftalena de incolor para rosa. Anote o volume gasto e calcule o fator de correo, utilizando a seguinte frmula.
Fc = 25,0 Vgasto

ou Fc = 0,2042.V .M V = volume gasto da soluo de 0,2042 = mmol do biftalato de potssio

m = massa do biftalato de potssio pesada NaOH (mL) M= molaridade da soluo (0,1 mol L-1)

5- Calcule a mdia dos fatores de correo da turma. Em seguida, calcule a concentrao real da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 e escreva no rtulo. Mreal = Fc x 0,1 7. Resultados Tabela 1: Resultados da padronizao da soluo de NaOH 0,1 mol L-1

Fator de correo da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 Grupo 1 Fator de correo da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 Grupo 2 Fator de correo da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 Grupo 3 Fator de correo da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 Grupo 4 Mdia do Fator de Correo da soluo de NaOH 0,1 mol L-1 Molaridade real da soluo de NaOH

Bibliografia BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 2a ed. Campinas: Editora da UNICAMP. 1995. OHLWEILLER, O.A. Qumica Analtica Quantitativa. v. 2. 3a ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 1981. QUAGLIANO, J. V.; VALLARINO, L.M. Qumica. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois. 1979.

Aula 8: Clculo de Concentraes preparao e padronizao da soluo de


cido sulfrico 1. Objetivos Esta aula tem como objetivos preparar e padronizar soluo aquosa de cido sulfrico. 2. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar as vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos. 3. Preparao de Soluo de H2SO4 0,05mol L-1 Na capela de exausto qumica , adicionar num balo volumtrico de 100mL, 50mL de gua destilada e em seguida o H 2SO4 concentrado. Completar o volume do balo com gua destilada e homogeneizar. Transferir para um frasco mbar e rotular. Considerar o teor do cido 95% m/m e densidade 1,840g/mL 4. Padronizao de Soluo de H2SO4 0,05mol L-1 Pesar 0,1325g de Na2CO3 em um bquer e transferir para um erlenmeyer de 250mL. Adicionar 50mL de gua destilada. Agitar at dissolver. Adicionar 2 gotas de alaranjado de metila. Titule at mudana de colorao de amarelo para laranja. Calcular a concentrao real da soluo.
Fc = 25,0 m Fc = ou 0,106.V .M Vgasto

m = massa do carbonato de sdio (mL)

V = volume gasto da soluo de H 2SO4

M= molaridade da soluo (0,05 mol L-1) 0,106 = mmol do carbonato de sdio 5. Calcule a mdia dos fatores de correo da turma. Em seguida, calcule a concentrao real da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1 e escreva no rtulo. Mreal = Fc x 0,05 6. Resultados Tabela 1: Resultados da padronizao da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1
Fator de correo da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1= Grupo 1 Fator de correo da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1=Grupo 2 Fator de correo da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1= Grupo 3 Fator de correo da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1= Grupo 4 Mdia do Fator de Correo da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1 Molaridade real da soluo de H2SO4 0,05 mol L-1

7. Bibliografia BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 2a ed. Campinas: Editora da UNICAMP. 1995. OHLWEILLER, O.A. Qumica Analtica Quantitativa. v. 2. 3a ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 1981. QUAGLIANO, J. V.; VALLARINO, L.M. Qumica. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois. 1979.

Aula 9: Determinao de cido Acetilsaliclico em Medicamentos Volumetria de


Neutralizao. VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO 1. Introduo: Este mtodo compreende todos os doseamentos volumtricos baseados em uma reao de neutralizao. Por meio dele pode-se utilizar uma soluo titulada de um cido qualquer, fazer a determinao quantitativa das bases (acidimetria) ou, usando uma soluo titulada de uma base, dosear quantitativamente os cidos (alcalimetria). tambm por esse mtodo que se fazem outros doseamentos volumtricos baseados em uma reao de neutralizao, por exemplo, certos sais (Na 2CO3 e Na2B4O7) que tenham uma reao fortemente bsica, por causa da hidrlise por meio de cidos. Tambm so feitos o doseamento dos sais de amnio, o doseamento do azoto nos compostos orgnicos, e outros. No caso de cidos orgnicos hidrossolveis, como saliclico, ctrico, lctico, nicotnico, tartrico e tricloroactico, so doseados por titulao direta com o NaOH, tais como os inorgnicos, na presena de fenolftalena como indicador. Os poucos solveis em gua, como o benzico, desidroclico e saliclico, so dissolvidos em etanol ou outro solvente miscvel com gua, como solventes, por conterem no raro, impurezas. Logo, em anlise volumtrica, a quantidade de um constituinte de interesse presente em uma amostra determinada a partir de sua reao com um determinado volume de soluo padro, chamada titulante. Na volumetria de neutralizao, quando o titulante for um cido ou uma base forte, a reao envolvida a seguinte: H3O+ + OH- H2O neq cido = neq base As reaes cidas-bases so as mais comuns entre as empregadas em titulometria, dado que um nmero considervel de frmacos tem carter cido ou bsico. O ponto de viragem se d na condio de equilbrio ou neutralidade, e os indicadores maios utilizados so fenolftalena e vermelho de metila. Por conveno, a titrimetria de neutralizao pode se dividir a acidimetria ou alcalimetria, dependendo do frmaco ser um cido ou uma base. So exemplos de frmacos doseveis por acidimetria: o cido acetilsaliclico, cido benzico, cido mefenmico, cido nicotnico, benzoato de benzila, calamina, ciclofosfamida, clorpropamida, dienestrol, etclorvinol, etinilestradiol, fenilbutazona, fenobarbital, furosemida, glibenclamida, ibprofeno,indometacina, naproxeno, probenicida, teofilina, probemicida. Quando os frmacos so suficientemente cidos e hidrossolveis, a titulao feita diretamente com hidrxido de sdio. Frmacos insolveis devem ser previamente solubilizados em um solvente hidromiscvel previamente neutralizado. Entre os frmacos de carter bsicos esto a anfetamina, bicarbonato de sdio (fosfato de cloroquina), dissulfiram, efedrina, glutetimida, lidocana, meglumina, nafazolina, xido de zinco, penicilina, procana, primidona, tiopental sdico, uria. Tanto a acidimetria quanto a alcalimetria podem ser feitas de modo direto ou indireto. A titulao pode ser direta ou indireta, sendo direta quando o analito titulado diretamente com uma soluo padro especfico. J a titulao indireta adotada

quando o carter cido ou bsico do frmaco no suficientemente forte para que a cintica de reao seja adequada ao mtodo analtico. Nesse caso, adiciona-se um excesso volumetricamente, medido de base a frmacos cidos ou de cido a frmacos bsicos, titulando-se o excesso, respectivamente, com soluo volumtrica bsica ou cida. Outro recurso utilizado na titulometria de neutralizao para frmacos cidos ou bsicos muito fracos a titulao em meio no aquoso. Para esses frmacos demasiadamente fracos quanto ao carter cido ou bsico, a gua representa um interferente em potencial. 2. Determinao do teor em AAS em comprimidos O cido acetilsaliclico (C8O2H7COOH) o analgsico mais utilizado em todo o mundo, tendo sido comercializado pela primeira vez em 1898. Figura 1: Frmula estrutural do cido acetilsaliclico mostrando o hidrognio ionizvel

Neste experimento, o teor de cido acetilsaliclico num comprimido determinado atravs de sua titulao com uma soluo padronizada de hidrxido de sdio, sendo que a reao de neutralizao a seguinte: C8O2H7COOH(alc/aq) + NaOH(aq) C8O2H7COONa(aq) + H2O()

* alc/aq significa soluo hidroalcolica, isto , cido acetilsaliclico dissolvido numa mistura etanol/gua. OBSERVAES 1 O cido acetilsaliclico praticamente insolvel em gua, mas solvel em etanol. Por isto que se usa uma mistura gua/etanol na sua dissoluo. 2 Apesar de o cido acetilsaliclico estar pouco dissolvido, medida que a reao de neutralizao o consome forma o sal acetilsalicilato de sdio que solvel em gua, mais cido se dissolve, at a sua dissoluo total e trmino da reao. 3. Objetivos: Esta aula tem como objetivo determinar o teor de cido acetilsaliclico atravs da volumetria de neutralizao. 4. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental selecionar os materiais, reagentes e vidrarias necessrias para a execuo do experimento. 5. Procedimentos: a. Pesar rigorosamente 2 comprimidos de aspirina e triturar num almofariz at obter p fino.

b. Pesar numa cpsula de porcelana de 100 mL cerca de 500mg do comprimido triturado. c. Adicionar 20 mL de gua destilada e 20 mL de etanol 95% v/v d. Aquecer em banho maria (50C) por 10 minutos, agitando com o basto de vidro. e. Esfriar em repouso durante 5 minutos f. Adicionar 3 gotas de fenolftalena 2% m/v g. Adicionar a soluo de NaOH 0,1 mol L-1, previamente padronizada, bureta de 50 mL h. Titular a amostra de aspirina at o ponto de viragem do indicador. i. Anotar o volume consumido da soluo de NaOH j. Realizar o clculo para determinao da concentrao de AAS na amostra g. Obter a massa de AAS presente em 500mg de amostra do comprimido.

6. Resultados Massa de Aspirina (mg) Volume de NaOH consumido (mL) M AAS (mol L-1) MM AAS (g/mol) m AAS (mg) Clculos: MNaOH . VNaOH = MAAS .VAAS MAAS = mAAS MMAAS x VAAS 7. Referncia: GIL, E.S.; ORLANDO, R.M.; MATIAS, R.; SERRANO, S.H.P. Controle Fsico-Qumico de Qualidade de Medicamentos, Campo Grande MS: Editora Uniderp, 2005 1 ed. pg.: 171. BACCAN, N.; ANDRADE, J.C.; GODINHO,O.E.S.;BARONE,J.S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar,So Paulo SP: Editora Edgard Blcher Ltda, 2001 3 ed, 2004 2 reimpresso.

Aula 10:
Precipitao

Determinao de cloretos em soro fisiolgico Volumetria de

1. Introduo O soro fisiolgico uma soluo de cloreto de sdio e gua destilada numa concentrao de 0,9% m/v, usada em grandes quantidades em hospitais. Sua administrao geralmente feita por via oral ou via endovenosa (esterilizada). Essa soluo deve apresentar concentrao exata, pois pode provocar morte de clulas. A determinao de cloretos em soro fisiolgico atravs da volumetria de precipitao que se baseia em reaes com formao de compostos pouco solveis. A reao de precipitao deve processar-se praticamente de forma quantitativa no ponto de equivalncia, completar-se em tempo relativamente curto e oferecer condies para uma conveniente sinalizao do ponto final. Na prtica, tais condies limitam muito o nmero de reaes de precipitao utilizveis. Muitas delas no podem servir em virtude da carncia de meios apropriados para a localizao do ponto final. Em um nmero reduzido de casos, possvel conduzir a titulao sob observao visual at o ponto em que a formao de precipitado deixa de ocorrer. Mais comumente, apela-se para o uso de indicadores. Muitos mtodos volumtricos de precipitao empregam indicadores mais ou menos especficos, ou seja, apropriados para uma dada reao de precipitao. H, entretanto, uma classe especial de indicadores, os indicadores de adsoro, que encontram um campo mais geral de aplicao. As possibilidades de aplicao das reaes de precipitao na anlise volumtrica se ampliam consideravelmente com a utilizao dos mtodos fsico-qumicos para a localizao do ponto final. Outro aspecto importante que muitas reaes de precipitao se processam um tanto lentamente. s vezes, possvel acelerar convenientemente a reao mediante adio de etanol ou acetona reao. Na anlise volumtrica em geral, a variao das concentraes dos ons reagentes em torno do ponto de equivalncia depende grandemente do grau como se completa a reao. Na volumetria de precipitao, os fatores que decidem a questo so o produto de solubilidade do precipitado e as concentraes dos reagentes. O mtodo volumtrico de precipitao mais importante, nico com um campo de aplicao mais ou menos amplo, a argentimetria, que se baseia na formao de sais (haletos, cianeto, tiocianato) de prata pouco solveis. Existem basicamente trs mtodos argentimtricos: mtodo de Mohr, mtodo de Volhard e por indicadores de adsoro (Fajans). A argentimetria envolve o uso de solues padres de nitrato de prata (AgNO 3) e tem como principal campo de aplicao determinao de haletos e outros nions que formam sais de prata pouco solveis. A argentimetria compreende diferentes mtodos, que podem ser classificados conforme a titulao seja direta ou indireta. Nos mtodos diretos, a soluo que contm a substncia a determinar titulada com soluo padro de nitrato de prata at o ponto de equivalncia. O ponto final pode ser identificado de vrias maneiras: adio de nitrato de prata at que no mais se observe a formao de precipitado ou mudana de colorao de um indicador. 2. Consideraes sobre mtodo de Volhard: um mtodo argentimtrico indireto, que consiste em precipitar o haleto com um excesso de nitrato de prata e, ento, titular a prata residual em meio cido com uma

soluo padro auxiliar de tiocianato de potssio, usando on Fe 3+ como indicador. [Fe(NH4)(SO4)2.12H2O] o indicador uma soluo concentrada ou saturada do alumen frrico. 3. Consideraes sobre indicadores de adsoro: Os indicadores de adsoro foram introduzidos por Fajans, como titulaes argentimtricas diretas. So corantes orgnicos, com carter de cidos ou bases fracos (aninicos ou catinicos, respectivamente), que acusam o ponto final atravs de uma mudana de colorao sobre o precipitado. A mudana de colorao se deve adsoro ou dessoro do corante como consequncia de uma modificao da dupla camada eltrica em torno das partculas do precipitado na passagem do ponto de equivalncia: assim, o aparecimento ou desaparecimento de uma colorao sobre o precipitado serve para sinalizar o ponto final. A figura 3 representa a dupla camada eltrica em torno de uma partcula de cloreto de prata em presena de excesso de on C - (a) e em presena de ons Ag + (b). No primeiro caso, a partcula adsorve, primariamente, ons C - (reticulares) e, secundariamente, uma quantidade equivalente de ctions. No segundo caso, a partcula adsorve, primariamente, ons Ag + (reticulares) e, secundariamente, uma quantidade equivalente de nions. Na CNa+ CC+

NO3Ag+ CNa+ NO3Ag+ Ag NO3+

AgC C- Na+ CNa+

AgC Ag+ NO3-

Ag+ NO3Ag+ NO3-

Na+

Figura 3: Representao da dupla camada inica

4. Consideraes sobre o mtodo de Mohr O mtodo de Mohr um mtodo argentimtrico direto, aplicvel determinao de cloreto ou brometo. A soluo neutra do haleto titulada com nitrato de prata na presena de cromato de potssio como indicador. Os haletos so precipitados como sais de prata: o cloreto de prata branco e o brometo de prata branco-amarelado. O ponto final assinalado pela formao de cromato de prata, vermelho. O mtodo baseia-se, pois, na precipitao fracionada: precipita primeiro, o haleto de prata e, depois, o cromato de prata. Considere o caso da titulao de cloreto de sdio com nitrato de prata em presena de cromato. Obviamente, as condies da titulao devem ser tais que o cloreto seja quantitativamente precipitado como cloreto de prata branco antes que a precipitao de cromato de prata, vermelho se torne perceptvel: por outro lado, preciso que o indicador acuse a mudana de colorao com apenas um leve excesso de prata.

Equaes qumicas que representam os precipitados formados: AgNO3 (aq) + NaC (aq) AgC(s) + NaNO3 (aq)
[precipitado branco]

2AgNO3 (aq) + K2CrO4 (aq) Ag2CrO4 (s) + 2KNO3 (aq)


[precipitado vermelho tijolo]

5. Objetivos Esta aula tem como objetivos padronizar uma soluo de AgNO 3 0,1 mol L-1 e determinar a concentrao de cloreto em soro fisiolgico atravs do mtodo de Mohr. 6. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental selecionar os materiais, reagentes e vidrarias necessrias para a execuo do experimento 7. Procedimento experimental 7.1. Preparao de soluo 0,1mol L-1 de AgNO3 (realizada pelo tcnico) 1. Pesar um bquer de 100mL na balana analtica e adicionar 1,698g de AgNO 3. Adicionar gua destilada para dissolver o sal e transferir quantitativamente para um balo volumtrico de 100mL. 2. Agitar at dissolver completamente o sal e depois completar o volume at o trao de aferio com gua destilada. Esta soluo deve ser armazenada em um frasco mbar e conservada ao abrigo da luz. 7.2. Padronizao da soluo 0,1mol L -1 de AgNO3 com Cloreto de Sdio (1 mol = 58,5 g/mol) (realizada pelos alunos) 1. Pese na balana analtica, num bquer, cerca de 0,1462g de NaC, previamente seco na estufa a 120C por uma hora. O sal deve estar bem pulverizado. 2. Transfira quantitativamente para cpsula de porcelana de 100mL. 3. Adicione 25mL de gua destilada para dissolver o sal. Em seguida, adicione 1mL de K2CrO4 5% m/v, como indicador. Goteje a soluo de AgNO 3 a ser padronizada, com o auxlio de uma bureta de 25mL, at o aparecimento de cor castanho-avermelhada. Calculo do fator de correo: Fc = ______m______ 0,0585 . V . M M = massa de NaCl pesada na padronizao (g); V = volume gasto (mL); M = molaridade do nitrato de prata; 0,0585 = mmol de NaCl 7.3. Determinao do teor de cloreto de sdio numa amostra de soro fisiolgico 1. Pipetar 10 mL da amostra para uma cpsula de porcelana de 100 mL. 2. Acrescentar 50 mL de gua destilada. 3. Adicionar 4 gotas do indicador cromato de potssio K 2CrO4 5% m/v.

4. Titular com a soluo de AgNO3 0,1mol L-1 padronizada, at o aparecimento de colorao avermelhada (utilize um basto de vidro para homogeneizar a soluo). 8. Clculos MNaC . VNaC = M AgNO3 . V AgNO3 MNaC = ? mol/L VNaC = 10 mL M AgNO3 = 0,1 x FC V AgNO3 = Volume gasto na titulao O teor de NaC do soro fisiolgico 0,9% m/v, o que implica que existem 9g de NaC em 1 L de soro. Assim: 1 mol NaC_________58,45g X mol NaC________ x g de NaC (aproximadamente 9,0g em 1 litro) 9. Referncias VOGEL, A. Anlise Qumica Quantitativa. 5a. ed. Rio de Janeiro: LTC 1992. BACCAN, N.; ANDRADE, J.C.; GODINHO,O.E.S.;BARONE,J.S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar,So Paulo SP: Editora Edgard Blcher Ltda, 2001 3 ed, 2004 2 reimpresso. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analticas do Instituto Adolfo Lutz. qumicos e fsicos para anlise de alimentos 4. ed. Braslia 2005 Mtodos

Aula 11: Determinao da Dureza da gua Volumetria de Complexao


1. Introduo A determinao da dureza da gua atravs de titulao complexomtrica. Um on complexo (ou molcula) consta de um tomo central (on) e vrios ligantes intimamente acoplados a ele. Muitos ons metlicos formam complexos estveis, solveis em gua, com um grande nmero de aminas tercirias contendo grupos carboxlicos. A formao destes complexos serve como base para a titulao complexomtrica, que utiliza o cido etilenodiaminotetraactico (EDTA) para reagir com uma variedade de ons metlicos. Apesar de existir um grande nmero de compostos usados na complexometria, EDTA o mais utilizado, pois um cido fraco e forma complexos estveis de estequiometria 1:1 com um grande nmero de ons metlicos em soluo aquosa. O EDTA pode ser obtido com alta pureza, na forma do cido propriamente dito ou na forma do sal dissdico hidratado. As duas formas possuem alto peso molecular, mas o sal dissdico tem a vantagem de ser mais solvel em gua. Este cido fraco e apresenta valores de pK1 = 2,00, pK2 = 2,66. pK3 = 6,16, pK4 = 10,26. Os valores de pKa mostram que os dois primeiros prtons so mais facilmente ionizveis, do que os dois restantes. Muitos ons metlicos formam complexos estveis e solveis em gua com o EDTA, por exemplo, os ons clcio e magnsio. A soma da concentrao destes ons denominada de ndice da dureza da gua, e um dado muito importante na avaliao da qualidade da gua. Outros ctions que se encontram associados aos ons clcio e magnsio, por exemplo, ferro, alumnio, cobre e zinco, geralmente so mascarados ou precipitados antes da determinao. Assim, guas brandas so encontradas em solos baslticos, arenferos e granticos, enquanto que guas que procedem de solos calcreos apresentam freqentemente durezas elevadas. Devido aos motivos expostos, pode-se deduzir facilmente a necessidade do controle prvio da dureza da gua, a fim de adotar as medidas de correes necessrias, conforme o uso a que se destina. A dureza da gua medida tradicionalmente como a capacidade que a gua se relaciona com o sabo, visto que uma gua dura requer uma quantidade elevada de sabo para produzir espuma. Uma gua de elevada dureza prejudicial, quando esta utilizada na limpeza, resfriamento ou gerao de vapor. Desta forma, existe a necessidade do controle prvio, a fim de adotar as medidas de correes necessrias, conforme ao uso a que se destina. Numerosos processos industriais, tais como fbricas de cervejas, conservas, papel e celulose, requerem guas brandas. Para o caso de lavanderias as guas ocasionam um elevado consumo de sabo e resultam em danos para os tecidos. Tambm importante considerar que as guas duras formam crostas em caldeiras de vapor, ocasionando com isso elevada perdas de calor e podendo tambm provocar exploses. A gua, quanto a dureza, pode ser classificada de acordo com o teor de sais de clcio e de magnsio presente, expresso em ppm ou miligrama por litro. gua Mole: 0 a 60 ppm de CaCO3 Moderadamente Dura: 61 a 120 ppm de CaCO3

gua Dura: 121 a 180 ppm de CaCO3 Dura: > 180 ppm de CaCO3

INDICADORES METALOCRMICOS: Basicamente, os indicadores metalocrmicos (Negro de Eriocromo T) so compostos orgnicos coloridos que formam quelatos com os ons metlicos. O quelato tem uma cor diferente daquela do indicador livre. Para se conseguir uma boa deteco do ponto final da titulao, deve-se evitar a adio de grandes quantidades do indicador. No processo, o indicador libera o on metlico, que ser complexado pelo EDTA num valor mais prximo possvel do ponto de equivalncia. O processo bsico que ocorre durante uma titulao com EDTA, empregando o rio T com indicador, pode ser descrito pelos seguintes eventos: a) Uma pequena quantidade do indicador adicionada soluo do on metlico, de tal modo que apenas uma pequena parte do metal se combina com o indicador produzindo o complexo que dar a cor vermelho-vinho soluo. b) medida que a soluo de EDTA adicionada, este agente complexante se combina com os ons metlicos livres em soluo. Quando todo on metlico livre estiver complexado, uma gota a mais da soluo de EDTA deslocar o metal que se encontra complexado com indicador, provocando o aparecimento da colorao azul do indicador livre, que assinala o ponto final da titulao. c) Para que este processo ocorra na prtica, necessrio que a estabilidade do complexo metal-indicador seja menor do que a estabilidade do complexo metal-EDTA. Se isto no acontecer, o EDTA no conseguir deslocar o metal do complexo com o indicador.

2. Objetivos Esta aula tem como objetivo determinar o teor de ons clcio e magnsio, numa amostra de gua tratada das dependncias da Pontifcia Universidade Catlica de Gois, por volumetria de complexao.

3. Princpio de Mtodo Os ons Ca2+ e Mg2+ de uma soluo formam um complexo vermelho-vinho com o indicador negro de eriocromo-T, em pH 10. Pela adio de EDTA soluo colorida ocorre a formao de um complexo estvel e no dissociado com o EDTA, separando-se assim o indicador. Quando a quantidade de EDTA adicionada for suficiente para complexar todo o clcio e magnsio, a soluo vermelho-vinho torna-se azul, indicando o final da reao. Reaes envolvidas:

Ca 2+ + H 2Y 2 CaY 2 + 2 H +
Ca 2 + + MgY 2 CaY 2 + Mg 2 + Mg 2 + + HIn 2 MgIn + H +

MgIn + H 2 Y 2 MgY 2 + HIn 2 + H +

4. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental selecionar os materiais, reagentes e vidrarias necessrias para a execuo do experimento 5. Procedimento Experimental 5.1. Soluo Tampo pH 10 (realizado pelo tcnico) 1. Pesar cerca de 16,9g de NH 4C (cloreto de amnio) e dissolver com 80mL de gua destilada. Transfira para um balo volumtrico de 250mL. 2. Na capela, adicionar lentamente 143,0mL de NH 4OH. Agitar lentamente. Acertar o menisco com gua destilada. Homogeneizar com cuidado, pois a soluo pega presso. Transferir para um frasco de polietileno e rotular. 5.2. Indicador Eriocromo Preto T (realizado pelo tcnico) 1. Misturar mecanicamente 0,5g de Eriocromo preto T (sal de sdio do cido 1 hidroxi-2naftilazo-5nitro-2naftol-4sulfnico) em 100g de NaCl (P.A.) slido. Armazenar em um frasco mbar e rotular. 5.3. Soluo padro de CaCO3 (realizado pelo tcnico) 1. Transferir para um erlenmeyer de 500mL, 1,0g de carbonato de clcio anidro previamente aquecido a 105C, durante 15 horas. 2. Adicionar, por meio de um funil, cido clordrico 1:1, aos poucos, at dissolver todo o carbonato. 3. Adicionar 200mL de gua destilada. Aquecer at ebulio para eliminar todo o gs carbnico. Esfriar. 4. Adicionar 2gotas do indicador vermelho de metila e ajustar para a cor laranja, adicionando hidrxido de amnio diludo (3,0mo L -1) ou cido clordrico diludo (1:1). Transferir a soluo para um balo volumtrico de 1000mL e completar o volume com gua destilada (1mL desta soluo equivale a 1,00mg de carbonato de clcio). 5.4. Soluo estoque de EDTA 0,10 mol L-1 (realizado pelo tcnico) 1. Pesar 37,300g de EDTA, dissolver, transferir para um balo volumtrico 1000mL e acertar o menisco. Homogeneizar. Transferir para um frasco de plstico e rotular. 5.5. Soluo de EDTA 0,01mol L-1 (realizado pelo professor) Pipetar 50mL da soluo estoque de EDTA 0,1mol L -1 e transferir para um balo volumtrico de 500mL. Completar o volume com gua destilada. Homogeneizar. Transferir para um frasco de plstico e rotular. 5.6. Padronizao da Soluo de EDTA 0,01mol L-1 (realizada pelos alunos) 1. Num erlenmeyer de 250mL, transferir 50mL de gua destilada. Adicionar 10mL de soluo tampo pH 10.

2. Pesar 0,05g de indicador Eriocromo preto T. Transferir para o erlenmeyer. Em seguida, pipetar 20mL da soluo padro de clcio. Titular com a soluo de EDTA at viragem de ppura a azul. Ajustar esta soluo de EDTA de maneira a que 1mL corresponda a 1mg de carbonato de clcio. 5.7. Determinao da dureza da gua (realizada pelos alunos) 1. Pipetar uma alquota de 50mL da amostra de gua e transferir para um erlenmeyer de 250mL. Adicionar 1mL de soluo tampo pH 10 e uma pequena poro de eriocromo T (0,05g). 2. Lavar a bureta de 50 mL com a soluo de EDTA 0,01mol L -1. Em seguida zerar a bureta e titular at mudana de cor do indicador (prpura para azul). Fazer os clculos da dureza da gua e expressar os resultados na forma de CaCO 3. 6. Clculos 6.1. Clculo do fator de correo do EDTA Fc = _____0,02_________ 0,100 x 0,01 x V 0,100 = mmol do CaCO3 V = volume gasto de EDTA 0,01 mol L-1 gasto na titulao em mL 6.2. Clculo da dureza da gua
Dureza = 1000 xVxFc = mg de CaCO 3 por litro de amostra A

OU

Fc =

Vterico 20 = Vgasto Vg

V = nmero de mL da soluo de EDTA gasto na titulao Fc = fator de correo da soluo de EDTA A = nmero de mL da amostra 7. Resultados Tabela 1: Resultados da padronizao da soluo de EDTA 0,01mol L -1 Grupos Volume gasto na padronizao (mL) 1 2 3 4 Fator de correo da soluo de EDTA: FC Volume gasto com a Dureza amostra (mL) gua da

8. Referncia BACCAN N., Qumica analtica quantitativa elementar. So Paulo: Edgard Blucher 1979.

Aula 12: Reaes Qumicas em Soluo Aquosa


1. Introduo Uma das diferenas mais notveis entre o nosso planeta e os outros do sistema solar a existncia de gua lquida na Terra. Vivemos em um mundo de muita gua. Trs quartos da superfcie do planeta esto cobertos por gua lquida; alm disso, a gua no estado slido e gasoso ocorre naturalmente em grande abundncia. Muitos processos qumicos na natureza ocorrem em soluo aquosa. A existncia de vida na Terra depende criticamente da capacidade da gua de dissolver uma notvel gama de molculas polares. De fato, a maioria dos organismos vivos, tanto plantas como animais, constituda predominantemente de gua e seus processos bioqumicos dependem largamente dela. Alm disto, a gua fator importante no controle do clima e da vida do planeta. Devido sua participao em interaes on-dipolo, dipolo-dipolo e ligao de hidrognio, a gua um excelente solvente para uma enorme variedade de compostos e, por esta razo, tem sido extensivamente usada como meio de reao. A polaridade e a capacidade de formao de ligaes (pontes) de hidrognio da gua fazem dela uma molcula com grande poder de interao. Ela um excelente solvente para molculas polares. O motivo que a gua enfraquece muito as ligaes eletrostticas e as ligaes de hidrognio entre as molculas polares, competindo por suas atraes. A constante dieltrica da gua 80, e assim a gua diminui a fora das atraes eletrostticas por um fator de 80, em comparao com as foras estabelecidas no vcuo. A constante dieltrica da gua excepcionalmente grande em conseqncia de sua polaridade e de sua capacidade de formar camadas orientadas em torno de ons. Estas camadas orientadas de solvente produzem campos eltricos prprios, que se opem aos produzidos pelos ons. Em conseqncia, a presena de gua enfraquece pronunciadamente as atraes eletrostticas entre os ons. As reaes que ocorrem em meio aquoso podem ser classificadas como: Reaes de precipitao: so reaes caracterizadas pela formao de um composto insolvel, ou precipitado (um precipitado um slido insolvel que se separa da soluo). Por exemplo, quando a uma soluo aquosa de nitrato de chumbo [Pb(NO3)2] adicionado iodeto de sdio (NaI), forma-se um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo (PbI2): Pb(NO3)2 (aq) + 2 NaI (aq) PbI2 (s) + 2 NaNO3 (aq) Reaes cido-base: tambm chamadas de reaes de neutralizao. Estas reaes so geralmente caracterizadas pela seguinte equao: cido + base sal + gua Reaes de oxidao-reduo : so reaes de transferncia de eltrons. A reao de combusto de combustveis fsseis um exemplo de reao de oxidao-

reduo (redox). A maior parte dos metais e no metais so obtidos a partir de seus minerais por processos de oxidao ou reduo. 2. Objetivos Esta aula tem como objetivos estudar os mtodos e os princpios da anlise qualitativa, utilizando diferentes tipos de reaes qumicas em meio aquoso. 3. Materiais e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar as vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos. 4. Procedimento Experimental 1- Em uma estante de tubos de ensaio, coloque oito tubos e numere-os. 2- No tubo 1, adicione 10 gotas de soluo de NaC 0,1mol L-1. Em seguida, adicione 10 gotas de AgNO3 0,1mol L-1. Observe a reao. Leve o tubo ao sol e observe novamente;. 3- No tubo 2, adicione 10 gotas de BaC2 0,1mol L-1. Em seguida, adicione 10 gotas de Na2SO4 0,1mol L-1. Observe a reao. 4- No tubo 3, adicione 5 gotas de CuSO4 0,1mol L-1. Em seguida, adicione 10 gotas de NaOH 0,1mol L-1. Observe. 5- No tubo 4, adicione 20 gotas de soluo saturada de Na2CO3. Em seguida, adicione lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, algumas gotas de HC 6,0mol L-1. Observe. 6- No tubo 5, adicione 20 gotas de CuSO4 0,1mol L-1. Em seguida coloque um prego limpo e observe. 7- No tubo 6, adicione alguns pedaos de papel alumnio. Em seguida adicione lentamente pelas paredes do tubo de ensaio, algumas gotas de HC 6,0mol L-1. Observe. 8- No tubo 7, adicione 20 gotas de soluo de KMnO4 0,1mol L-1. A seguir, adicione 10 gotas de H2SO4 3,0mol L-1 e, logo aps, 20 gotas de H2O2 a 20V. Agite e observe. 9- No tubo 8, adicione 20 gotas de FeSO4 0,5mol L-1. A seguir, adicione 10 gotas de H2SO4 3,0mol L-1 e, logo aps, 20 gotas de H2O2 20V. Agite e, aps observar, acrescente algumas gotas de KSCN 0,1mol L-1. 5. Resultados Elabore uma tabela de resultados para escrever as cores e aspecto dos produtos formados. 6. Bibliografia CHANG, R. Qumica. 5a ed. Lisboa: McGraw-Hill. 1994.

KOTZ, J. C.; TREICHEL JR, P. Qumica Geral e Reaes Qumicas. v. 1. So Paulo: Thomson Learning. 2006.

Aula 13: Equilbrio qumico


1. Introduo As reaes qumicas, assim como as mudanas de fase, so reversveis. Consequentemente haver condies de concentrao e temperatura sob as quais reagentes e produtos coexistem em equilbrio. Por exemplo, a decomposio do carbonato de clcio: CaCO3 (s) CaO (s) + CO2 (g) Quando essa reao realizada num recipiente aberto, que permite a eliminao do CO2, h uma total converso do CaCO3 em CaO. Por outro lado, sabe-se que o CaO reage com o CO2 atmosfrico e se a presso deste gs for suficientemente alta, o xido poder ser convertido totalmente em carbonato: CaO (s) + CO2 (g) CaCO3 (s) Isto indica que estas duas reaes so processos qumicos reversveis. Quando as velocidades da reao de decomposio e da reao inversa tornam-se iguais, e a presso do CO2 permanece constante, o sistema atingiu o equilbrio. Esse fenmeno conhecido como estado de equilbrio. A primeira caracterstica do estado de equilbrio ser dinmica. Trata-se de uma situao permanente mantida pela igualdade das velocidades de duas reaes qumicas opostas: aA + bB cC + dD A constante de equilbrio (K) para essa reao pode ser expressa na forma:
K= [C ] c .[ D] d , onde as letras minsculas sobrescritas significam coeficientes [ A] a .[ B ] b

estequiomtricos e cada letra maiscula representa uma substncia qumica. O smbolo [A] representa a concentrao da substncia A relativo ao seu estado-padro. Para solues, o estado-padro 1mol/L, para gases 1atm e para slidos, lquidos e solventes puros so omitidas porque so iguais unidade. Por definio, uma reao qumica favorecida quando k>1. As constantes de equilbrio so admensionais. A segunda generalizao que os sistemas tendem a atingir um estado de equilbrio espontaneamente. Um sistema pode deslocar-se do equilbrio somente por alguma influncia externa, e uma vez deixado a si prprio, o sistema perturbado voltar ao estado de equilbrio. medida que os reagentes so convertidos em produtos, a velocidade da reao direta diminui e a da velocidade inversa aumenta. Quando as duas velocidades tornam-se iguais, cessa a reao efetiva e mantida uma concentrao constante de todos os reagentes. A terceira generalizao sobre o equilbrio que a natureza e as propriedades do estado de equilbrio so iguais, no importando a direo a partir da qual ele atingido. A quarta generalizao diz que o estado de equilbrio representa um meio-termo entre duas tendncias opostas: a propenso das molculas a assumir o estado de energia mnima e o mpeto em direo a um estado de entropia mxima. Em 1884, o qumico francs Henri Le Chtelier sugeriu que os sistemas em equilbrio tendem a compensar os efeitos de influncias perturbadoras. O princpio se aplica a todos os tipos de equilbrio dinmico e pode ser assim enunciado: Quando um sistema em equilbrio submetido a uma fora, ele tender a se reajustar, reagindo de

maneira a minimizar o efeito da fora . Essas foras ou perturbaes incluem a adio de solvente a uma soluo, o aumento do volume de um gs, a adio de um produto ou reagente ao sistema ou a variao de temperatura. Como resposta a uma perturbao, o sistema estabelecer um novo conjunto de equilbrio. 2. Objetivos Esta aula tem como objetivos comprovar experimentalmente a existncia do estado de equilbrio qumico e observar a obedincia dos sistemas em equilbrio ao princpio de Le Chatelier. 3. Materiais, Vidrarias e Reagentes A partir do procedimento experimental, selecionar os materiais, vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos. 4. Procedimento Experimental 4.1. Equilbrio entre um slido e um lquido Adicione 10 gotas de gua destilada em um tubo de ensaio (tubo 1) e 10 gotas de etanol em outro (tubo 2). Adicione alguns cristais de sacarose em ambos os tubos e agite. Observe. Qual dos tubos est em equilbrio com respeito dissoluo? Prepare novamente 2 tubos de ensaio, um contendo etanol (tubo 3) e o outro gua (tubo 4). Adicione alguns cristais de NaC em ambos tubos e agite. Qual das solues insaturada? Acrescente mais alguns cristais de NaC soluo insaturada que voc preparou no item anterior. Agite at dissolver. Adicione etanol a esta soluo, com um conta-gotas, agitando a cada gota. O que ocorreu? 4.2. Equilbrio entre dois lquidos Prepare um tubo de ensaio contendo 20 gotas de gua destilada (tubo 3) e outro tubo contendo 20 gotas de n-butanol (tubo 4). Adicione gota a gota n-butanol ao primeiro tubo e gua ao segundo tubo, at observar separao de fases. O que ocorreu? Por que o estado final igual em ambos os tubos? 4.3. Princpio de Le Chatelier Adicione em um tubo de ensaio 10 gotas de soluo 0,1mol/L de cromato de potssio (tubo 5). Em outro tubo de ensaio, adicione 10 gotas de soluo 0,1mol/L de dicromato de potssio (tubo 6). Observe e anote as coloraes. Adicione no tubo 5, soluo de HC 6mol/L gota a gota, sob agitao. Observe e compare com o tubo 6. Interprete. Adicione no tubo 6, soluo de NaOH 6mol/L gota a gota, sob agitao. Observe e compare com o tubo 5. Interprete. Adicione no tubo 6, soluo de HC 6mol/L gota a gota, sob agitao. Observe e compare com o tubo 5. Interprete. Adicione no tubo 5, soluo de NaOH 6mol/L gota a gota, sob agitao. Observe e compare com o tubo 6. Interprete. Repita os procedimentos acima, at no haver mais dvidas.

4.4. Influncia da concentrao no equilbrio qumico Adicione em um tubo de ensaio (tubo 7), 10 gotas de nitrato frrico 0,1mol/L. Em seguida, adicione 5 gotas de tiocianato de potssio 0,1mol/L. Dilua lentamente com gua destilada, at completar o tubo. Homogeneze e divida este volume em quatro tubos. Separe um deles para utiliz-lo como referncia. No tubo 8 adicione 10 gotas de nitrato de potssio 0,1 mol/L. Observe e compare com a referncia. No tubo 9, adicione 10 gotas de nitrato frrico 0,1mol/L. Observe e compare a referncia. No tubo 10, adicione 10 gotas de gua destilada. Observe e compare com a referncia.

5. Exerccios Ps-Laboratrio 1. Explique o que aconteceu em cada experimento: 1

Sacarose (C12H22O11) + H2O 2

Sacarose (C12H22O11) + C2H6O Qual dos dois tubos est em equilbrio? 3

NaC+ H2O 4

NaC+ C2H6O Qual das solues insaturada? Aps adio de etanol soluo insaturada, o que ocorreu? 5

H2O + C4H10O 6

C4H10O + H2O O estado final igual em ambos os tubos? Explique o que ocorreu?

CrO42- + H+ + OH- Explique: Cr2O72- + OH- + H+ Explique: Fe(NO3)3 + KSCN O que aconteceu?

11

Adio de KNO3 O que ocorre com o equilbrio?

12

Adio de Fe(NO3)3 O que ocorre com o equilbrio?

13

Adio de H2O O que ocorre com o equilbrio?

6. Referncias Bibliogrficas MAHAN, B.M.; MYERS, R.J. Qumica: um curso universitrio. So Paulo: Editora Edgar Blcher, 1997. RUSSELL, J.B. Qumica Geral. Rio de Janeiro: Editora Mac Graw-Hill, 1981.

Aulas 14: Medidas e Aplicao de pH


1. Introduo
Duas molculas de gua podem interagir mutuamente para formar um on hidrnio (H 3O+) e um on hidrxido (OH-) pela transferncia de um prton de uma molcula para outra, em um processo denominado de auto-ionizao. A existncia da auto-ionizao da gua foi demonstrada h muitos anos e fundamental para o modelo do comportamento dos cidos e bases em gua. A dissociao da gua pode ser escrita como: H2O + H2O H3O+ + OHOu, de forma mais simplificada: H2O H+ + OHO produto das concentraes dos ons H+ e OH- chamado de produto inico da gua (Kw). Kw = [ H+] x [OH-] Kw varia com a temperatura. A 25C, as concentraes dos ons H + e OH- so iguais a 10-7 mol L-1. Assim, nestas condies, Kw = 10-14. Este valor de Kw vlido tanto para a gua pura, como para uma soluo aquosa com espcies dissolvidas. Assim, as solues aquosas podem ser classificadas em trs tipos distintos quanto s concentraes relativas destes dois ons: [ H+] = [OH-] [ H ] > [OH ] [ H+] < [OH-]
+ -

Solues neutras e gua pura Solues cidas Solues alcalinas ou bsicas

Como as concentraes dos ons H+ e OH- em soluo aquosa so freqentemente nmeros muito pequenos com os quais bastante incmodo trabalhar, Soren Sorensen props, em 1909, uma medida mais prtica chamada pH. O pH de uma soluo definido como o inverso do logaritmo decimal da concentrao de ons hidrognio (em mol L-1). pH = - log [H+] Como o pH simplesmente uma forma de exprimir a concentrao dos ons H +, as solues cidas, neutras e bsicas a 25C podem ser identificadas por meio dos seus valores de pH: Solues neutras e gua pura Solues cidas Solues alcalinas ou bsicas [ H+] = 1,0x10-7 [ H+] > 1,0x10-7 [ H+] < 1,0x10-7 pH= 7,0 pH< 7,0 pH> 7,0

O quadro 1 fornece os valores de pH de alguns materiais comuns. Classifique estas amostras em cidas, alcalinas (ou bsicas) ou neutras.

Quadro 1: Valor de pH de algumas amostras AMOSTRA Suco gstrico Suco de limo Vinagre Suco de laranja Urina Cerveja gua exposta ao ar Sangue Lgrimas Leite de magnsia Detergente domstico de amonaco Concreto VALOR pH 1,0-2,0 2,4 3,0 3,5 4,8-7,5 4,2-5,0 5,5 7,35-7,45 7,4 10,6 11,5 13,0 CLASSIFICAO cido cido cido cido cido cido cido Neutro Neutro Bsica Bsica Bsica

Nesta parte 1, o pH de uma soluo ser medido por meio dos seguintes procedimentos, 1) utilizando-se um papel impregnado com uma substncia que muda de cor em funo da concentrao dos ons H+ presentes no meio (papel indicador de pH). Existem dois tipos de papel indicador, o de tornassol e o universal. O papel de tornassol embebido em uma tintura que muda de cor na presena de cidos ou bases. Existem tambm dois tipos de papel de tornassol, o vermelho e o azul. O papel de tornassol vermelho utilizado para se verificar se uma soluo alcalina. Neste caso, o papel vermelho fica azul. J o papel de tornassol azul muda a cor para vermelho em meio cido. O papel indicador universal apresenta uma srie de faixas coloridas, cada uma delas mudando de cor em funo do pH do meio. Aps ser mergulhada em uma soluo, a fita deve ser comparada com uma carta de cores, geralmente contida na embalagem do indicador. Esta comparao permite concluir qual o valor do pH da soluo. 2) pela adio de uma substncia chamada indicador de pH. Os indicadores de pH so geralmente, cidos ou bases orgnicas fracas que modificam a cor quando passam de um meio cido para um meio bsico, ou vice-versa. Contudo, nem todos os indicadores mudam de cor no mesmo valor do pH. A escolha do indicador para uma situao particular depende do pH que se espera encontrar. Genericamente, a dissociao dos indicadores representada por: HInd + H2O H3O+ (aq) + IndForma no dissociada Forma dissociada

Ind OH + H2O OH- (aq) + Ind+ Forma no dissociada Forma dissociada

O quadro a seguir apresenta alguns indicadores de pH, suas respectivas mudanas de cor e a faixa de pH em que esta mudana ocorre.

INDICADOR Azul de timol Azul de bromofenol Vermelho congo Metilorange Verde de bromocresol Vermelho de metila Roxo de bromocresol Azul de bromotimol Vermelho de cresol Fenolftalena Amarelo de alizarina

MUDANA DE COR Vermelho para amarelo Amarelo para azul Azul para vermelho Vermelho para amarelo Amarelo para azul Vermelho para amarelo Amarelo para roxo Amarelo para azul Amarelo para vermelho Incolor para rosa Amarelo para vermelho

FAIXA DE pH 1,2 2,8 3,0 4,6 3,0 5,0 3,2 4,4 3,8 5,4 4,8 6,0 5,2 6,8 6,0 7,6 7,0 8,8 8,2 10,0 10,1 12,0

2. Objetivos
Determinar o pH de amostras utilizando diferentes solues indicadoras de pH, papel indicador universal para medir o pH de diversas amostras.

3. Materiais e Reagentes
A partir do procedimento experimental, selecionar as vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos.

4. Procedimento Experimental
Sugesto de amostras para parte 1: cido sulfrico, Bicarbonato de sdio, Cloreto de amnio, Hidrxido de sdio, xido de sdio ou xido de clcio. 1. Cada grupo dever realizar o experimento com aproximadamente com 1 mL de cada amostra.

Determinao do pH com papel indicador (Parte 1) 1. Nos tubos utilize uma fita de papel indicador universal, mea o pH e anote na tabela de resultados. Determinao do pH com solues indicadoras (Parte 1) 1. Cada grupo ir utilizar os mesmos tubos, aps determinar o pH com o papel indicador universal, 2. Adicionar uma a duas gotas de soluo indicadora, estabelecida pelo professor (fenolftalena 1% ou alaranjado de metila 1% ou azul de bromotimol 1%), verifique a colorao e anote os seus resultados.

Resultados pH Amostra Papel cido sulfrico Hidrxido de sdio Bicarbonato de sdio Cloreto de amnio xido de clcio
2. O professor dever escrever uma tabela no quadro para a discusso dos resultados. Explicar os valores e a colorao quanto ao pH de um cido, de uma base, de um xido e sal (hidrlise)

Colorao Fenolftalena Azul de Bromotimol Alaranjado de Metila

Aulas 15: Medidas e Aplicao de pH em Cosmticos Sistema tampo


Determinao do pH utilizando o pHmetro (Parte 2)
1. Introduo Em um aparelho denominado medidor de pH ou pHmetro. O pHmetro um aparelho constitudo basicamente por um eletrodo de vidro e um potencimetro. O eletrodo feito de um vidro muito fino, que estabelece e mede a diferena de potencial entre a soluo a ser medida e a soluo interna do eletrodo que serve como referncia. O potencial eltrico ento convertido para uma escala de valores de pH, que so os valores apresentados na escala de leitura do aparelho.

2. Objetivos
Determinar o pH de soluo tampo utilizando o equipamento pHmetro. Medir o pH de xampus comercialmente disponveis, concentrados e diludos 1:10. Fazer uma avaliao da relativa importncia do melhor pH para um xampu e como o pH pode interferir no poder de limpeza e da sade dos cabelos.

3. Materiais e Reagentes
A partir do procedimento experimental, selecionar as vidrarias e reagentes necessrios para a execuo dos experimentos.

Sugesto de amostras para parte 2: gua destilada, soluo tampo pH10 e cido clordrico 0,1 mol L -1. Cada grupo de alunos dever trazer 50 mL de uma ou mais amostras de xampus comercialmente disponveis.

4. Procedimento 1. Lavar o eletrodo com gua destilada, secar com papel absorvente em seguida mergulhar o eletrodo em uma soluo tampo de pH = 7,00. Aguardar o aparelho estabilizar-se. Ajuste ento a escala para o valor 7,00. 2. Remover o eletrodo da soluo tampo. Lavar criteriosamente com gua destilada e secar. 3. Colocar o eletrodo na soluo tampo de pH = 4,00 (alguns modelos de pHmetro no necessitam desta etapa). Aguardar o aparelho estabilizar. Quando isso ocorrer, ajustar a escala para que ela leia o valor do tampo que est sendo utilizado. 4. Retirar o eletrodo do tampo, lavar criteriosamente com gua destilada. Secar com papel absorvente. 5. Verificao da ao tamponante . Num medidor de pH, coloque um bquer com 40mL de soluo tampo pH 10 e em outro medidor de pH coloque um bquer com 40mL de gua destilada. Mea o pH de ambas amostras. Em seguida, adicione 3mL de cido clordrico 0,1mol L-1 em ambos os bqueres e verifique o pH.

6. O professor dever apresentar uma discusso dos resultados e explicar o pH de um sistema tampo 7. Aps enxaguar o eletrodo com gua destilada e secar com papel absorvente, os alunos ir verificar o pH de xampus de diferentes marcas. Para cada das amostras preparar uma diluio 1:10. Mea primeiramente o pH da amostra diluda e em seguida da amostra concentrada 8. Fazer uma leitura do texto em anexo para compreender a importncia do pH do xampu na limpeza e sade dos cabelos. 6. Bibliografias CANTAROW, A. M. D.; SCHEPARTZ, B. Bioqumica. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu. 1992. KOTZ, J. C.; TREICHEL JR, P. Qumica e Reaes Qumicas . v. 1. 3a ed. Rio de Janeiro: Editora Livros Tcnicos e Cientficos. 1998.

APNDICE

You might also like