You are on page 1of 3

Fratura a perda da continuidade de um osso pode acontecer por meio de trauma (queda) ou por meio cirrgico (plstica nasal).

. Aps a fratura acontece uma determinada sequncia de fatores: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Formao de trombo; Depsito de cell do tecido conjuntivo no local fraturado ( de resistncia); Formao de calo conjuntivo; Proliferao de cell sseas; Recalcificao; Formao de calo sseo. (tempo de remodelao do calo sseo: proc. lento 1 ano; 1 ano e meio aproximadamente); 7. Calo definitivo Fatores que influenciam no tempo de formao do calo sseo: Nutrio; Peristeo; Local da fratura; Idade; ou no de patologia; Imobilizao do osso Histria pregressa; Atividade fsica habitual ou no; Tipo do osso; Tamanho da fratura; Contato (imprescindvel); Irrigao do osso; Tipo de fratura I. Composta mais de uma linha de fratura; II. Simples uma linha de fratura; III. Cominutiva vrios fragmentos livres; IV. Em galho verde osso jovem que dobra e parcialmente quebra;

Durante o proc. de cicatrizao da fratura acontecem 3 tipos de calos: 1. Calo conjuntivo 1 ms 2. Calo sseo 3 meses 3. Calo definitivo 1 ano a 1 ano e meio

A trao usada principalmente como uma prescrio em curto prazo at que outras modalidades, como a fixao externa ou interna, sejam possveis. Isso reduz o risco da sndrome do desuso. A trao a aplicao de uma fora de trao sobre uma parte do corpo. A funo da trao : minimizar os espasmos musculares; reduzir, alinhar e imobilizar fraturas; Reduzir as deformidades; Aumentar os espaos entre as superfcies da fratura.

Trao esqueltica A trao esqueltica aplicada diretamente no osso, para tratar de fraturas de fmur, da tbia, do mero e da coluna vertebral cervical. A trao aplicada diretamente no osso atravs de um pino ou fio metlico, o qual inserido atravs do osso distal fratura, evitando-se nervos, grandes vasos, msculos, tendes e articulaes. A colocao dos pinos realizada atravs de ato cirrgico necessitando de anestesia (geral). Os pesos so presos aos pinos atravs de um arco por um sistema de cabos e roldanas, que exercem quantidade e direo apropriada de fora para a trao efetiva. A trao esqueltica usa com freqncia pesos de 7 a 12 kilos para uma trao efetiva. A trao esqueltica conhecida como trao balanceada suportando o membro afetado e permitindo algum movimento ao paciente facilitando sua independncia e aos cuidados de enfermagem. Uma das traes esquelticas mais conhecidas a trao de Thomas (frequentemente utilizada em fraturas de fmur). FRATURAS SUBTROCANTRIAS A perna fica em rotao externa, encurtada e a coxa fica bastante edemaciada. A movimentao intensamente dolorosa. 1) REDUO: A fratura reduzida por forte trao em abduo e flexo. 2) MANUTENO: A reduo s poder ser mantida se a posio de flexo e abduo for conservada. Isto pode ser obtido de duas formas: Trao continua: O fragmento mais baixo fica na linha se o paciente mantido sentado. A trao deve manter por trs meses, razo pela qual este mtodo no serve para pacientes idosos. Fixao interna: Este mtodo essencial para os idosos e pode ser usado em qualquer idade. O apoio do membro no seguro antes de pelo menos trs meses e mesmo aps este perodo, pode ocorrer a coxa vara e o

encurtamento de membros. Para que o paciente possa sustentar pesos precocemente (o que importante em idosos) sem que ocorra a coxa vara, podemos usar o dispositivo de Zickel ou pregos de Ender. Durante o tratamento por trao os msculos devem ser repetidamente exercitados; a movimentao readquirida quando a trao for retirada. Aps a fixao interna permitido que o paciente fique de p sem demora. Se a tcnica de Zickel foi usada, o suporte completo de peso seguro desde o incio.

FRATURAS DA DIFISE FEMORAL No caso de fraturas expostas, a fixao interna deve ser evitada, a menos que leses associadas indiquem o contrrio. No caso de fraturas fechadas h mais de uma opo: o tratamento no cirrgico seguro mas cansativo; o tratamento cirrgico rpido e conveniente mas no isento de riscos. A desvantagem principal do tratamento no cirrgico o longo perodo de tempo gasto no leito.

A reduo (normalmente feita por manipulao sob anestesia) mantida por trao contnua. Entretanto -e aqui vem a segunda controvrsia -ser que a imobilizao tambm necessria? Em crianas claro que ela no necessria. Em adultos a imobilizao normalmente empregada -tanto a tradicional imobilizao de Thomas, com trao fixa, quanto a imobilizao com algumas modificaes que permitem a flexo do joelho (j que rigidez prolongada do joelho uma seqela freqente). Perkins, entretanto, mostrou que, mesmo em adultos, a imobilizao no necessria; a trao esqueltica, com a perna num travesseiro, confortvel, os exerccios asseguram a mobilidade do joelho e as fraturas se unem, no mnimo, no mesmo perodo da imobilizao. Usado de modo inteligente (ou seja, a trao no deve ser excessiva) este mtodo bastante satisfatrio. Mas, como as convenes custam a cair, passaremos a ver as tcnicas de imobilizao.

You might also like