You are on page 1of 2

TEXTO: A CONSTRUO DO SABER LAVILLE E DIONNE CAPTULO 3 As cincias humanas so exercidas em resposta as necessidades concretas da sociedade.

ade. Elas surgem inspiradas nas cincias naturais, em um momento de novas necessidades, problemas inditos que causam inquietaes. Esses problemas esto ligados a profundas mudanas que as sociedades ocidentais nos planos politico e econmico. Uma das principais mudanas econmicas foi a Revoluo Industrial e poltica, a democratizao. As revolues e as mudanas politicas do sculo XIX contriburam para o desenvolvimento das cincias humanas, que nasceram com o objetivo de compreender e de intervir na ordem social da mesma forma que as cincias naturais tentavam dominar a natureza. O sculo XX que assiste a exploso das cincias humanas. As revolues na ordem econmica e politica sucedem-se e propagam-se pelo mundo. Fatores que aumentam a necessidade de se servir das cincias humanas para compreender e intervir: as duas guerras mundiais; as crises, tal como a dos anos 30; os confrontos ideolgicos, inclusive o que ope o socialismo ao capitalismo; o subdesenvolvimento de uma importante parte do planeta e o crescimento das desigualdades; etc. O sculo XX e, sem duvida, o sculo das cincias humanas. Seus especialistas trabalham nos governos, empresas pblicas e privadas, no ensino e na pesquisa. Ocupam cargos de prestigio e gozam, muitas vezes de uma importante influncia. Acham-se em todo lugar onde os fatos sociais suscitam problemas que devem ser compreendidos e explicados, e que se deve gerenciar e enquadrar. No Brasil, e somente a partir da segunda metade deste sculo que as cincias humanas no seu conjunto atingiram os nveis e padres cientficos que desde o seu inicio j prevaleciam na Europa. Pode-se explicar essa defasagem pela existncia de dois obstculos. Um primeiro, refere-se a no autonomia do pensamento cientfico- racional em relao a ordem patrimonial e escravocrata dominante no Brasil, durante todo o sculo XIX. No havia condies para o desenvolvimento independente da cincia em relao aos interesses das elites. A esse obstculo, soma-se a resistncia cultural aos fundamentos de uma concepo cientfica do funcionamento das instituies e da origem dos comportamentos humanos, prpria do contexto dominado por valores e interesses religiosos e conservadores. Entretanto, o pensamento social brasileiro j se manifestava de forma mais relevante nas ultimas dcadas do sculo XIX, momento em que os fatores sociais passam a ser levados em conta nos domnios do direito (Perdigo Malheiros, Joaquim Nabuco, etc.), da literatura (Silvio Romero) e da politica (Tavares Bastos e outros). Nas primeiras dcadas do sculo XX, a sociedade brasileira adquiriu uma autonomia que lhe permitiu o desenvolvimento de padres cientficos. Surgem nesse momento as anlises histrico-geogrficas e sociogrficas. A obra Os Sertes, de Euclides da Cunha um dos exemplos dessa mudana.

A evoluo das cincias humanas no marcou somente a preocupao com a sistematizao de procedimentos cientficos para anlise da realidade brasileira, mas tambm pela introduo de novas interpretaes da realidade social, destacando-se o trabalho de Gilberto Freire, Caio Prado Junior, Sergio Buarque de Hollanda, Fernando de Azedo, etc. alm da contribuio de pesquisadores estrangeiros, principalmente os franceses. Com esses elementos a sociologia ganha autonomia acadmica, tendo como temtica central a questo sociocultural (folclore, cultura indgena e negra, a questo racial), estreitamente vinculada a problemtica do nacional. Tais temas, ja presentes nos trabalhos anteriores, passam, a partir de ento, a ter um tratamento cientifico indito. As condies politicas, sociais e culturais dos anos 50: rpida urbanizao, industrializao, populismo nacionalista, transformaes na estrutura social, inclusive agraria, a presena da ao do Estado na economia marcam as investigaes e analises que caracterizam essa dcada. Os anos 60 pem em destaque, no campo das cincias humanas, a terceira gerao da escola sociolgica paulista, destacando-se, entre outros, Fernando Henrique Cardoso, Otavio lanni, Florestan Fernandes. E tambm nessa dcada, e sob o impacto da instalao, no pas, do governo militar autoritrio. Os anos 70 trazem paradoxalmente o que se chamou de modernizao da sociedade brasileira, num contexto de consolidao do capitalismo avanado, quando o panorama cultural da sociedade brasileira se altera, registrando-se uma expanso indita da indstria cultural. Paralelamente so abertas novas oportunidades de trabalho para socilogos e outros profissionais das cincias humanas. Atualmente, num contexto de novas transformaes da sociedade brasileiraconsolidao de uma democracia participativa, internacionalizao da produo e do mercado de bens materiais e culturais , tem-se assistido a um abandono das explicaes predominantemente estruturais dos problemas sociais, em prol de uma multiplicidade de abordagens metodolgicas visando a captar o real social, sob o angulo da diversidade cultural. Assinala-se, igualmente, uma ampliao de territrios de cada um dos campos das cincias humanas. medida que as cincias humanas desenvolvem-se e que seus especialistas multiplicam-se, elas adquirem uma grande influencia sobre a sociedade em seu conjunto, assim como sobre seus indivduos. As cincias humanas adquiriram uma precisa influencia em nossas sociedades e podem inspirar decises que tocam a todos.

You might also like