You are on page 1of 2

Classificao Vocal

As vozes so divididas em 6 tipos Mulheres: Contralto, Mezzo-Soprano e Soprano; Homens: Baixo, Baritono e Tenor Soprano: A voz feminina mais aguda o soprano, com uma extenso de 2 oitavas e meia a partir do D central(D3) para cima at o Si 4 ou mesmo mais alto, at o F 5 em algumas vozes. Mezzo-Soprano: Literalmente meio soprano, em italiano, a voz intermdia entre soprano e contralto, cuja vai geralmente do L 2 ao Sol 4, podendo prolongar-se em ambas as extremidade do intervalo. Contralto:Esta a gama mais grave da voz feminina,sendo a sua extenso aproximadamente do Sol 2 ao Sol 4. Esta voz frequentemente escura e rica, e, antes do sculo XIX, as vozes femininas tanto eram consideradas sopranos como contraltos. Com a introduo do mezzo-soprano, o verdadeiro contralto tornou-se raro e poucos compositores modernos escrevem para esta voz. Tenor: A voz masculina mais aguda tem geralmente uma extenso vocal que vai do D 2 ao Si 3 ou, por vezes, ao D 4. Bartono: um registro Mdio da voz masculina, equivalente ao mezzo na voz feminina. A extenso vocal vai aproximadamente de La 1 ao F 3. Baixo: A extenso habitual desta voz grave masculina de F 1 a Mi 3 com prolongamentos nas duas direes.

Falsete
Do italiano falsetto = "tom falso", o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (no natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqncia acstica natural (tessitura). assim chamada por depender diretamente do conjunto de msculos intrnsecos da laringe. especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcanar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz gerada numa regio da garganta que no permite um controle to preciso de tom quanto o controle natural do cantor. Dessa forma, necessrio um treinamento especial para que o uso de falsete no prejudique a execuo da pea musical. Bem empregada, com conhecimento e domnio, confere efeitos especiais admirveis e, portanto, beleza adicional, ao canto.

Contratenor X Castrati X Sndrome de Kallmman

Contratenor: Um contratenor utiliza uma voz de falsete, mas uma voz de falsete que foi altamente treinada para cantar numa tessitura correspondente a do contralto ou mesmo do soprano. quase inteiramente uma voz de cabea, que no utiliza o mecanismo do peito. Castratti: Jovens que foram castrados antes da puberdade para assim serem mantidas suas vozes de crianas.Quando o jovem castrati chega idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e fora muscular, mas a sua laringe no. A sua voz adquire assim uma tessitura nica, com um poder e uma flexibilidade muito diferentes. O mais famoso castrati do sculo XVIII ter sido Carlo Broschi, conhecido por Farinelli, tendo sido realizado um filme sobre a sua vida, Farinelli il Castrato. Em 1870, a prtica de castrao destinada a este fim foi proibida em Itlia, o ltimo pas onde ainda era efetuada. Em 1902, o papa Leo XIII proibiu definitivamente a utilizao de castrati nos coros das igrejas. O ltimo castrati a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913. Sindrome de Kallmman: uma disfuno hormonal, caracterizada e acompanhada pela alterao sensorial da percepo de cheiros. O doente fica sem olfato, influenciando no desenvolvimento hormonal. O paciente diagnosticado com esta sndrome, no desenvolve a voz adulta, ficando assim um adulto com voz de criana.

You might also like