You are on page 1of 49

ta Malegica g Peda

Os Caramelos
Cmara Municipal de Palmela Diviso de Patrimnio Cultural / Museu Municipal Servio Educativo

Ficha Tcnica
Edio

Cmara Municipal de Palmela/Museu Municipal de Palmela


Investigao/Textos

Servio Educativo
Fotografia

Paulo Nobre
ILUSTRAES

Z Nova
Conceo Grfica e Paginao

Jofra
ISBN

978-972-8497-58-3

Os Caramelos

[3]

ndice
Servio Educativo do Museu Municipal de Palmela Objectivos da Maleta Pedaggica Contedos Pedaggicos O Tema Tpicos de Pesquisa Memrias do Habitar Arquitectura e Vivncia Caramelas Os Caramelos Construir em Terra 5 7 9 15 17 21 22 31

A Casa Caramela 29 Distribuio das Casas Caramelas 40 Construes de terra. Que futuro? 43 Bibliografia 47 Propostas de trabalho A Histria Infantil Rafael, o menino que se tornou caramelo (anexo 1) B Origem do Pinhal Novo (anexo 2) C O trabalho no Museu (anexos 3 e 4) 53 53 53

D Arquitectura de Terra (anexos 5, 6 e 7) 54 E Vesturio Caramelo (anexo 8) 54 F Gastronomia Caramela (anexo 9) 55 G Jogos Tradicionais (anexo 10) 56 Fichas de Avaliao da Maleta Pedaggica (anexos 11 e 12) 57

Os Caramelos

[5]

Servio Educativo do Museu Municipal de Palmela


O SE do Museu Municipal de Palmela procura ir ao encontro das necessidades da Comunidade Educativa do concelho, sabendo que s assim atingir os objectivos a que se prope, descritos na sua Misso e Viso.

Viso
O Servio Educativo desenvolve aces no mbito da Educao Patrimonial, visando promover a democratizao do saber atravs do alargamento e diversi ficao de pblicos e actividades e da aposta na Qualidade, na eficincia e na melhoria contnua.

Misso
O Servio Educativo comunica aos diferentes pblicos os conhecimentos adqui ridos pelos investigadores, sendo o rosto mais visvel do Museu Municipal; na sua prtica educa para o conhecimento, valorizao e preservao do Patrimnio Local, atravs de uma aco que incentiva a integrao e a participao de toda a comunidade. no Servio Educativo que reside a essncia do servio pblico do Museu Muni cipal.

Os Caramelos

[7]

Objectivos da Maleta Pedaggica


Um Museu nunca pode estar s. A comunidade para a qual se destina deve ser uma participante activa no processo museolgico, que o de investigar, informar, expor aos sentidos, desenvolver actividades ldico-pedaggicas. Esta maleta pedaggica visa partilhar as actividades que o Museu Municipal desenvolve, especificamente o projecto de investigao sobre a Cultura Caramela. Embora a temtica seja abrangente, incluindo vrios sub-temas tais como o traba lho, a alimentao, a religio ou o quotidiano, no importa aqui adensar a informa o, o que tornaria o documento extremamente extenso, desviando-nos do objec tivo principal, que o de caracterizar de uma forma geral o projecto, e determinar o seu contedo mais imediato. Este documento um instrumento de trabalho para professores e alunos; inclui mos um texto tcnico, que ajuda a caracterizar os caramelos no tempo e no espao, e descreve a Casa Caramela abordando os mtodos e tcnicas de construo. Salientamos a importncia das construes em terra, quer numa perspectiva histrica, quer perspectivando o futuro atravs do texto Construes de Terra. Que futuro?. Considerando que o trabalho na sala de aula est condicionado pelas formalidades de cada currculo e pelo tempo de que se dispe para trabalhar e envolver os alunos, integramos neste dossier algumas propostas de trabalho.

[8]

Os Caramelos

Por fim, fornecemos uma lista de bibliografia, para que possam, autonomamente, aprofundar o tema. Sempre que possvel, gostaramos de receber as vossas crticas a este instru mento didctico-pedaggico para o melhorarmos em futura edio. BOM TRABALHO!

Os Caramelos

[9]

contedos pedaggicos

Os Caramelos

[11]

A Maleta Pedaggica e as ORIENTAES curriculares do Ensino PR-ESCOLAR


Exemplos da utilizao dos diferentes materiais de acordo com os contedos escolares 1

REA DE FORMAO PESSOAL E SOCIAL


Fomentar a insero da criana em grupos sociais diversos, num respeito pela pluralidade de culturas e a criao de uma conscincia como membro da sociedade (ex: descoberta das diferenas culturais locais e da histria e estrias da localidade, numa aprendizagem pelo respeito pela diferena e pela salvaguarda do patrimnio colectivo) Despertar a curiosidade e o esprito crtico (ex: reflectir e questionar sobre diferentes formas de utilizao sustentvel de energia, fomentando uma atitude pr-activa pelo ambiente) Incentivar a participao das famlias no processo educativo (ex: recolha de memrias, junto dos familiares, para anlise sobre os diferentes modos de agir e pensar o mundo, em pocas distintas)

REA DO CONHECIMENTO DO MUNDO


Fomentar as relaes com os outros, num processo de descoberta e de construo da identidade pessoal (ex: incentivar o trabalho em grupo, e a partilha de resultados do trabalho desenvolvido, num processo de permanente interaco com os outros)

OS CarameloS
REA DE EXPRESSO/COMUNICAO
No domnio das expresses (ex: realizao e construo de jogos tradicionais) No domnio da linguagem e abordagem da escrita (ex: percepo sobre a existncia de diferenas entre um texto escrito lido e o discurso oral fludo [entrevista]) No domnio da matemtica (ex: explorao de modelos geomtricos a partir de diferentes habitaes)

Maleta Pedaggica

1Adaptado de: Despacho n. 5220/97 de 10 de Julho de 1997 (2. srie) Aprova as Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar.

Os Caramelos

[13]

A Maleta Pedaggica e as reas curriculares do 1 ciclo do Ensino Bsico


Exemplos da utilizao dos diferentes materiais de acordo com os contedos escolares 2

Lngua Portuguesa
Recolher patrimnio oral (ex: tcnica de entrevista) Desenvolver a capacidade da reteno da informao oral (ex: identificar intervenientes das entrevistas) Desenvolver competncias de Escrita e de Leitura (ex: construo de um livro de memrias)

Matemtica
Explorar modelos geomtricos (ex: arquitectura da casa caramela) Estabelecer relaes entre factos e aces temporais (ex: vivncias caramelas/vivncias actuais) Desenvolver estratgias pessoais de resoluo de problemas (ex: anlise de uma histria)

Estudo do Meio
Valorizar a identidade pessoal (ex: construo do auto-retrato) Identificar os principais elementos do Meio Social envolvente (ex: recolha de informao sobre a famlia, escola, colectividades,...) Reconhecer e valorizar o patrimnio histrico-cultural (ex: visitas ao patrimnio local; recolha de dados sobre aspectos da vida quotidiana dos caramelos)

Outras Expresses

1.Plstica Descoberta e organizao progressiva de volumes (ex: construo de brinquedos tradicionais; maquete da casa caramela,...) Descoberta e organizao progressiva de superfcies (ex: desenho livre da sua casa e da casa caramela) 2.Musical Experimentao, desenvolvimento e criao musical (ex: identificao de sons do meio envolvente; entoar lenga-lengas, adivinhas e provrbios; recolha de canes tradicionais) 3.Dramtica Jogos dramticos (ex: recriar um dia trabalho; uma viagem de comboio ou a confeco de uma refeio)

OS CarameloS
rea de Projecto
Contribuir para um saber integrado e desenvolver o esprito de iniciativa e hbitos de organizao e autonomia dos alunos (ex: planificao, execuo e avaliao das actividades em conjunto alunos/professores)

Maleta Pedaggica

Exp. Fisico-Motora

Participao e cooperao em jogos e exerccios compreendendo e aplicando as regras de jogo e os princpios de cordialidade e respeito pelo prximo (ex: realizao dos jogos/brincadeiras caramelas)

Estudo Acompanhado

Construo de instrumentos de trabalho para a realizao das actividades (ex: planos de trabalho; grelha para registo de informao recolhida; produo escrita da informao recolhida; organizao de cartazes, livros, ...)

Formao Cvica
Contacto com Pessoas, Instituies e Equipamentos sociais da comunidade local Discusso de problemas/debate de questes relacionados com o tema

TIC

Utilizao de meios audiovisuais para pesquisa de informao Utilizao do computador para produo de trabalhos
2Adaptado de: 1. ciclo, reas curriculares no disciplinares. Porto: Porto Editora. ISBN 972-0-16015-2. 2003-Livro auxiliar.

Os Caramelos

[15]

O TEMA

Grande parte da histria do concelho de Palmela est por contar. natural que assim seja pois a complexidade do assunto no permite que se adoptem posi es dogmticas, nas quais a verdade postulada como se ela prpria fosse uma evidncia esttica, um dado adquirido. A verdade resulta de um processo de cons truo, como se de um grande puzzle se tratasse, onde peas, que muitas vezes no parecem encaixar-se, vo compondo, delineando novos contornos. Embora a abordagem cultural do concelho possa ser feita em diversas vertentes e temticas distintas, neste caso, iremos tratar os Caramelos. Estamos na presena de uma populao com um profundo enraizamento na localidade, to mais impor tante se destacarmos que esteve na base da criao de grande parte do mundo rural do concelho, nomeadamente da freguesia que hoje Pinhal Novo. De forma mais ou menos acadmica, mais ou menos popular, foram sendo feitas vrias pesquisas sobre esta matria. Salienta-se a importncia dos Ranchos Fol clricos e de alguns autores, tal como Antnio Matos Fortuna, Anbal de Sousa, Jos Antnio Cabrita, Mrio Balseiro Dias, Lus Marques, entre outros, que tm contribudo para um maior conhecimento sobre o assunto. importante, tambm, salientar o contributo da memria oral, o que se fala de boca em boca, o que no se deixa cair no esquecimento. Neste contexto verifi camse variaes, reflexo do pensamento de cada poca. Se em tempos no muito

[16]

Os Caramelos

distantes o apelativo caramelo tinha uma conotao pejorativa, sendo utilizado para caracterizar pessoas do meio rural que era desvalorizado, hoje o ser cara melo sinnimo de se ser algum com razes culturais profundas ao territrio. O Museu Municipal desenvolve uma investigao com uma componente de recolha de fontes orais junto de alunos do Ensino Recorrente da zona de Pinhal Novo, Lagoa da Palha e Palhota, descendentes das geraes dos primeiros migrantes caramelos na regio, ainda com uma memria muito viva sobre estas vivncias. Foi a partir desta investigao, que estabelecemos alguns tpicos de pesquisa que consideramos pertinente apresentar nesta maleta, j que podero contribuir como propostas de explorao no mbito do projecto educativo da Escola.

Os Caramelos

[17]

tpicos de pesquisa

Os Caramelos

[19]

CarameloS
IDENTIdADE cASA CARAMELA

Descendentes de emigrantes Emigrantes Local de nascimento Porque que tomaram esta opo Com que idade Com quem Porque que se fixaram nesta regio Relacionamento com a populao local Que relacionamento mantm com o local de origem/mobilidade

Origem Quotidiano Hbitos e costumes Vesturio Peas, cores e padres (distinguir entre roupa de trabalho e de festa) Organizao familiar e relaes de vizinhana Casamento Alimentao Sade Morte Festas Jogos; Msicas; Ditados; Lendas Populares; Mezinhas, etc. Movimento associativo Religio Trabalho

Interior N de Divises Funcionalidade Decorao

Exterior Estrutura Fachada Telhado Materiais utilizados Pormenores das janelas e portas rea Envolvente Aproveitamento animais e culturas agrcolas Anexos Cerco da Propriedade

Os Caramelos

[21]

Memrias do Habitar Arquitectura e Vivncia CaramelaS


O Patrimnio Cultural de um povo compreende as obras dos seus artistas, arquitectos, msicos, escritores e sbios, assim como as criaes annimas, surgidas da alma popular, e o conjunto de valores que do sentido vida, isto , as obras materiais e no materiais que expressam a criatividade desse povo; a lngua, os ritos, as crenas, os lugares e monumentos histricos, a litera tura, as obras de arte e os arquivos e bibliotecas. 3 A globalizao, hoje elemento incontornvel da sociedade em que vivemos, permi te que a informao atravesse fronteiras, to rapidamente como um instante do olhar. Os novos meios de comunicao ganharam uma nova dimenso, porque em tempo real, a pessoa passou a ter acesso ao que se passa noutros locais do mundo, possibilitando uma partilha de conhecimento at hoje nunca vista. Todavia, este mundo global conduz tambm ao esquecimento. O Patrimnio Cultural revela a identidade de um povo, a sua especificidade, pelo que imperativo que seja reconhecido, entendido, valorizado. Nesse sentido, o
3In Definio elaborada pela Conferncia Mundial da UNESCO sobre o Patrimnio Cultural, celebrada no Mxico em 1982.

[22]

Os Caramelos

Museu Municipal de Palmela leva a cabo um conjunto de projectos de investigao, que tem, entre outros, um objectivo muito claro: contribuir para o conhecimento e valorizao da identidade cultural da nossa regio numa corrida contra o tempo, contra o esquecimento. O projecto A Cultura Caramela Memrias do habitar e da vivncia Caramela disso exemplo. Atravs de um estudo histrico e cultural exaustivo, o Museu pretende recuperar vidas, hbitos, sentires e compreender a importncia dos caramelos para a regio. Esta investigao, pela contemporaneidade do seu objecto de estudo, permite um contacto directo com as poucas pessoas que ainda recordam, com alguma nitidez, parte deste passado. Assim, nosso objectivo dar voz aos que contriburam e ainda contribuem para enriquecer, atravs das suas vidas, o nosso patrimnio cultural numa viagem pelas suas memrias.

Os Caramelos

O acto de migrar redefine uma histria.


(Ejackson, 1986)

Os Caramelos

[23]

Falemos primeiramente no presente, altura em que se assiste a um momento de apropriao da denominao Caramelo. Pinhal Novo a freguesia do concelho de Palmela que mais se desenvolveu nas ltimas dcadas. Com uma histria recente, toma hoje em dia a forma de um con sidervel ncleo urbano, com uma populao jovem, descendente de migrantes originrios de diversos locais como o Algarve, Alentejo e Beira Litoral. Este cres cimento demogrfico, em poucas dcadas, transformou completamente o rosto do lugar. Imaginemos o nosso prprio rosto, se, em pouco mais de algumas sema nas, apresentasse transformaes to evidentes. Se os olhos outrora castanhos ficassem azuis, o cabelo liso d-se lugar a longos caracis, os lbios ligeiramente finos, se tornassem volumosos... certamente nos sentiramos perdidos perante o nosso novo eu desconhecido, e seramos levados a parar por um momento para reflectir sobre a nossa identidade, procurando reencontrarmo-nos. o que sucede em Pinhal Novo, obviamente que de uma forma muito mais complexa, nestes tem pos de mudana apressada, em que a identidade do lugar e a conquista do espao social passa pela busca da sua origem, dos seus antepassados. Assim, para alm da forte componente operria/ferroviria, a cultura caramela assume-se actual mente como uma identidade colectiva de um grupo, sem a qual, o indivduo se sente perdido, confuso. Esta nova dinmica evidente at para os olhares mais distrados, bastando visitar alguns eventos culturais da regio para imediatamente sermos confrontados, de uma maneira sem igual na histria deste povo, com a evocao permanente desta cultura caramela. Importa falar aqui na contribuio dos ranchos folclricos, das associaes culturais e dos estudiosos da regio, que j h alguns anos tomaram conscincia desta necessidade, tendo investido na recuperao das suas razes culturais. De Caramelos de ir-e-vir a Caramelos de Estar Regressemos agora ao passado, falemos do povo da Beira Litoral. Pinhal Novo, na segunda metade do sculo XIX, era um local despovoado, de gran des pinhais infrteis que alimentavam o gado da regio e o mercado de lenha de Lisboa. Quando Jos Maria dos Santos (1831-1913) casou com D Maria Cndida, herdeira da propriedade de Rio frio, iniciou o arroteamento das terras, tornando-as produtivas. Devido extenso de terreno e quantidade de trabalho necessrio

[24]

Os Caramelos

para to grande tarefa, e tratando-se de um lugar desabitado, foi necessrio recru tar grande quantidade de mo-de-obra vinda de outras paragens. Estes trabalha dores, que, nos locais de origem tinham grandes dificuldades econmicas e poucas perspectivas de futuro, viam na migrao, resposta para os seus problemas. Na Beira Litoral 4, mais propriamente na zona da gndara local de terreno are noso, pouco frtil existia j o hbito de migrar para outros locais a sul do Tejo 5. Num complexo sistema de recrutamento, Jos Maria dos Santos tinha contrata dores que percorriam as distantes aldeias da Beira, batendo de porta em porta para angariar possveis trabalhadores. Ele [contratador] que corria as terras, arranjar, falar com as pessoas... Ato andava j contratado por esta gente daqui de Rio Frio, do Jos Maria dos Santos, pra arranjar x de pessoas, eram cinquenta pessoas cada malta que trazia, era sempre cinquenta... (Belmira Marques, 2003). Apenas com uma mala de madeira contendo duas mudas de roupa e alguns alimen tos, os chamados caramelos de ir-e-vir com o acesso facilitado desde a inau gurao da linha frrea em 1861 vinham trabalhar para Rio Frio por temporadas, chegando por altura da vindima e regressando terra natal para festejar o S. Joo. Vim para c com onze anos. Porque l na nossa terra no havia trabalhos. O que se trabalhava l era s pocadinhos de terra que
4A origem deste povo estende-se, basicamente, entre Aveiro e a zona sul de Leiria, nomeadamente: Mira, Cantanhede, Tocha, Cadima e Pombal. 5Embora neste artigo nos reportemos apenas ao concelho de Palmela, Antnio Fortuna encontrou, com a data de 1613, um registo na parquia de S. Loureno de Azeito, que se refere ao baptismo de um caramelo. Tambm em 1791, o desembargador Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, natural de Azeito, numa anlise apresentada Academia das Cincias, observou: ... o que mostra ser muito antigo o uso que ainda actualmente existe, de vir todos os anos estabelecer-se ali muitos homens da provncia da Beira que, acabados os trabalhos das vinhas, voltam os mais deles para a sua ptria. (Fortuna, 1997). Estes documentos revelam que a migrao do povo da beira litoral para o sul, tem origens antigas, sendo que, depois de Azeito, foi o concelho da Moita o segundo local de destino e posteriormente, o concelho de Palmela. Nesta busca de melhores condies de vida, esto subjacentes os sentimentos de esperana e de crena, pelo que Anbal de Sousa encontrou no Crio da Carregueira (na romaria N. Senhora da Atalaia) a mais antiga expresso associativa da regio, que data de 1833.

Os Caramelos

[25]

cada qual tinha pra seu cultivo, pra viver, no ?, pra uma pessoa viver. E toda a gente vinha. Eu maiormente at nem tinha grande preciso de vir, porque eu at era filha nica e acabei por vir eu sozinha muito pequenina... Porque vinha o rancho, aquelas maltas, chamavam as maltas, no era rancho, era as maltas de caldeira aberta que se chamava, que era de comerem nas caldeiras. (Belmira Marques, 2003) Eram tempos difceis, em que crianas e adultos trabalhavam de sol a sol nos diversos trabalhos agrcolas necessrios ao ciclo produtivo da grande herdade. Esses vinham ganhar rapazitos com dez, onze, doze anitos cinco escudos, cama e mesa. A cama era a malhada como a gente tnhamos e a mesa era um caldeiro grande (...), que era farinha de milho com hortalia migada comida prs porcos! e algum feijo seco. Depois, faziam trs filas, o caldeiro no meio, faziam trs filas, chegava ali tirava uma colher de sopa, uma colher daquela mistela, metiam na boca e iam p fila l pa trs, quando chegassem a meter a segunda colher de sopa na boca, j a outra j no tava l, j no existia. E ao jantar tinham ento uma marmitazinha. Iam ao caldeiro, tiravam pr sua marmita e cada um comia na sua marmitazinha... (Fernando Crespim, 2002) Com uma fila de tarimbas 6 de cada lado, a Casa da Malta ou malhada era o local onde os trabalhadores pernoitavam. Aqui em Rio Frio tinha o meu que era o das mulheres, e tinha dois dos homens... Esses rapazes que j eram, parece que era de quinze anos para cima iam ps homens, j no vinham junto com as mulheres. De quinze anos pa baixo que andavam juntos com a gente...

6Nestas estadias sazonais que duravam 9 meses, os migrantes dormiam em pequenos estrados de madeira cobertos por colches de palha.

[26]

Os Caramelos

Dormiam no nosso quartel mas numa parte separados... Suponhamos que a casa tinha esta largura [13m2] aqui passava, era o corredor ao meio, pr li eram as tarimbas deles, que aquilo eram umas tarimbas assim no ar, no era camas!, eram tbuas todas pregadas todas seguidas. Aqui tinham um murozinho de madeira p palha no cair e era em palha de arroz. Cada qual traziaa sua mantinha, o seu cobertor,... pra dormir naquela palhinha e depois cada um ajeitava a caminha sua maneira. S que as pessoas que tinham habilidades de sacas, de sacas do arroz, fazamos colches e metamos a palha l dentro. Eu fiz isso... De duas sacas, descosia-as e depois fazia, mas nunca dormamos uma rapariga sozinha, era s duas, na mesma cama, no mesmo colcho... A gente fazia o colcho, desmanchvamos a saca, fazamos o colcho e depois pnhamos a palha l pra dentro, e depois prontos, era aquela a nossa caminha, j tava limpa, j tava nossa maneira. (Belmira Marques, 2003) Era noite, aps o trabalho, que os trabalhadores se juntavam para conviverem, dedicando alguns dias da semana aos bailes. Umas vezes era a toque de realejo, aquelas gaitas-de-beio, e outras vezes havia um acordeonista. A gente l se ia divertindo [risos] e [alm da luz do lume] havia os candeeiros a petrleo, pendurados porta do quartel, um em cada quina da porta... (Belmira Marques, 2003) Este grande fluxo de migrantes e de trabalhos transformou, no incio do sculo XX, Pinhal Novo no mais importante entroncamento ferrovirio a sul do Tejo, local onde desembarcavam cerca de 12 433 toneladas de mercadorias, servindo 43 340 passageiros, e Rio Frio, na maior vinha do mundo. Num pas fortemente rural, e com desequilbrios graves no que respeita distribui o da riqueza, o visionrio Jos Maria dos Santos, compreendendo a importncia do apego terra, impulsionou um sistema de foros que permitiu que grande parte dos migrantes se fixasse nesta zona. Atravs do pagamento de uma renda fixa

Os Caramelos

[27]

os rendeiros adquiriam um terreno, construam uma casa, plantavam uma horta, abriam um poo, tornando-se, aps a sua morte, proprietrios destas terras. A luta pela sobrevivncia era a primeira preocupao dos trabalhadores temporrios. Ser permanente era uma meta mas a grande ambio era possuir uma parcela de terra que pudesse assegurar uma vida de velhice mais tranquila. (Baptista, 1993) Este perodo foi um importante momento de viragem no desenvolvimento social da regio. A partilha de terras fez com que os trabalhadores, sujeitos s precrias condies de trabalho e de vida, se pudessem tornar eles prprios proprietrios. E ser proprietrio entrar numa nova dimenso social, alcanar um novo esta tuto. A ligao terra passa a ter um carcter mais forte e o indivduo apropria-se do espao, que passa a sentir como seu, transformando-o, construindo-o sua imagem. Deu-se incio colonizao interna e os outrora caramelos de ir e vir, tornaram-se caramelos de ficar. A colonizao teve mais expressividade em alguns locais do concelho, especialmente na zona rural que envolve a vila de Pinhal Novo: Carregueira, Fonte da Vaca, Venda do Alcaide, Palhota, Vale da Vila, Olhos dgua, mas tambm Lagameas e Poceiro, onde existe uma rua que se denomina precisamente, Aceiro dos Caramelos. Mas a migrao humana no um processo pacfico. A complexidade da mobilidade humana e a sua fixao num diferente territrio acarreta inmeras reconfiguraes, num confronto permanente entre um passado recente num lugar distante, e um presente que se constri, mais do que nunca, a cada instante. Este processo obriga a que a identidade, produto das relaes entre um povo e o espao que habita, se redefina constantemente. Policarpo Lopes fala do Homo mobilis, que de forma consciente ou inconsciente, desenvolve estratgias de negociao com o objectivo de regular a bilateralidade de referncias da nova dinmica social. So estratgias que passam por um ajuste permanente, entre o que no se quer abdicar (as suas prprias referncias identitrias), e os novos elementos que o indivduo tem de assimilar para poder sobreviver socialmente. Desta dinmica surge uma

[28]

Os Caramelos

nova identidade, diferente da do local de origem, mas tambm distinta da que at a existia no local de destino. No concelho de Palmela, os caramelos so o exemplo por excelncia desta forma de apropriao do espao. O grande fluxo migratrio e a posterior ocupao do territrio permitiu que se tornassem agentes de mudana e contribussem decisi vamente para a construo de parte do que somos. Apesar da denominao ter uma origem desconhecida 7, a cultura caramela tomou forma e tornou-se parte integrante da vida e da paisagem do concelho, contribuindo no apenas com fac
7Os migrantes s passavam a ser caramelos, no momento em que chegavam nossa regio. Nos seus relatos dizem desconhecer completamente o que ter originado tal nome, e o mesmo sucede com os habitantes locais.

Os Caramelos

[29]

tores ideolgicos, mas tambm materialmente, ao fazer surgir novas construes que habitam o espao, que ele prprio testemunho representativo desta evolu o dos tempos. Os tijolos de barro que espreitam nas brechas da cal, as telhas que persistem em olhar o cu, os fornos frios e silenciosos que sonham com o crepitar do lume e os loureiros que fazem sombra ao viajante que passa, testemunharam o incio de um novo tempo, e so, ainda hoje, marcas desta ocupao ordenada.

A casa caramela

Casa situada na Carregueira, freguesia de Pinhal Novo.

A casa vivida no somente atravs do pensamento mas atravs do sonho, tornando-se uma imagem onrica. A imagem da casa o mapa dos locais da nossa intimidade, uma espcie de topologia que situa os vrios fragmentos da memria. (Gaston Bachelard) O sentimento de pertena ao local preponderante para o sucesso do processo de colonizao. Para que este sentimento tenha lugar necessrio no apenas estar, mas habitar verdadeiramente o espao, o que compreende a existncia de um lar

[30]

Os Caramelos

onde a famlia partilhe as emoes do dia-a-dia. Assim, a casa tem uma importante funo integradora na reconstruo da identidade, tornando-se, quando criada de raiz ou adaptada pelo migrante, uma representao simblica da apropriao do territrio. Estamos convictos de que podemos falar de uma arquitectura tipicamente caramela, inexistente em qualquer outro local do pas. sobre este tipo de habitao que trataremos nas linhas que se seguem, numa descrio que aborda a sua estrutura, forma, interior, anexos, mtodos e tcnicas de construo. A casa Caramela inscreve-se no que Joo Cravo caracteriza ou define por estilo Ch: simples e funcional, despida de ornamentos, fundamentalmente estrutural e estruturante. uma casa trrea, elementar, de planta rectangular com reduzidas dimenses, e sobretudo, com um carcter funcional muito acentuado. Toda a sua disposio estrutural resulta da necessidade do povo caramelo em facilitar e simplificar as tarefas quotidianas inerentes ao acto de habitar um espao 8. A casa no era entendida como hoje: um espao de convvio, de estar e descansar. Vivia-se na rua, os pais trabalhavam de sol a sol, as crianas que ainda no tinham idade para labutar brincavam perto de casa esperando o regresso da famlia, e os bebs acompanhavam as mes para poderem ser amamentados. Outras [mes] traziam [bebs] num burrito e punham pedras dentro de um caixote e punham a criana dentro do outro... e a criana depois punham l debaixo de uma cepa a dormir. (Benilde Lagarto, 2004) A casa era apenas utilizada para as actividades elementares como dormir, confeccionar as refeies e desempenhar algumas actividades necessrias ao bem estar quotidiano, tal como costurar, secar a roupa para o dia seguinte Entigamente a gente s tnhamos uma muda de roupa... E depois vinham muito suadas e muito

8Embora as parcas condies econmicas pudessem, primeira vista, servir de justificao para este tipo de construo simples e pobre, deparamo-nos com casas, em tudo idnticas, mas propriedade de famlias com alguma disponibilidade financeira. A nica distino prende-se com o nmero e dimenso dos anexos que compem a fazenda, nomeadamente a adega, que sendo muito frequente, na maior parte das casas reduzia-se a um pequeno anexo, onde se fabricava vinho para consumo domstico, enquanto que noutras, a sua dimenso demonstra a importncia do monte para a regio.

Os Caramelos

[31]

sujas, lavavam num alguidarinho ou num tanque e depois punham assim numas cadeiras de volta do lume a enxugar p outro dia levar. (Benilde Lagarto, 2004) e fazer a limpeza do espao, tarefas que cabiam exclusivamente mulher. A prpria matria-prima traduz esta necessidade de facilitar a construo de uma habitao que dispensava requintes: a terra.

Construir em Terra
A arte de construir em terra prpria de locais onde existe escassez de pedra e representa uma das mais antigas formas de arquitectura, sendo tambm caracte rstica dos povos mediterrneos, nos quais se insere o sul de Portugal. Existem dois mtodos/tcnicas de construo: a taipa e o adobe. Falemos apenas no segundo, visto que o mtodo utilizado na arquitectura caramela. Adobe, uma palavra de origem rabe ou berbere que designa tijolos de terra crua preparados em moldes. So a base da arquitectura de grandes civilizaes mun diais, tal como a Mesopotmica e a Egpcia. A escolha deste tipo de material, por parte dos migrantes vindos das Beiras, devese a factores de ordem econmica e cultural. Tratando-se de trabalhadores rurais com parcos bens econmicos, Jos Maria dos Santos fornecia gratuitamen te a matria necessria construo das habitaes. Em determinados dias da semana, os rendeiros dirigiam-se herdade de Rio Frio onde pediam permisso ao patro para recolher algum barro das suas terras. Para alm da disponibilidade deste material construtivo, a opo de construir em adobes, tambm fruto do prprio processo migratrio. Ao observarmos o mapa da figura seguinte, percebermos que a taipa a tcnica de construo mais comum no sul de Portugal. Por outro lado, verificamos na Beira Litoral, nomeadamente no distrito de Viseu, a prtica de construir em adobe. A adopo desta tcnica na regio de Palmela representa assim, a materializao e objectivao de uma identidade, que, fruto da sua herana cultural, resultou numa habitao distinta das de mais, a que actualmente denominamos por casa de tipo logia caramela.

[32]

Os Caramelos

As medidas do tempo, do gesto e do movimento que regem as formas do espao e que so razo simblica ligada aos ritos e aos ritmos intemporais; eram as medidas do homem: o p, o palmo, a braa... (Alberto Alegria, 2000)

Os Caramelos

[33]

No eram os colonos, que, sozinhos erguiam paredes e telhados. Em cada lugar existia pelo menos um homem que sabia a arte da construo. O Mestre 9 possua as caractersticas indispensveis a esta profisso, porque entre outras, era cora joso, audacioso, habilidoso e rude. Eram quase todos assim pessoas corajosas, pessoas arrojadas... ficavam sempre pessoas [importantes]. Naquela altura ficavam com o nome na histria. (Joaquim Cavaleiro, 2004). E era na Primavera, incio do Vero, que os novos habitantes destas terras iniciavam a construo das suas habitaes. Nos locais determinados por Jos Maria dos Santos, eram abertos grandes buracos, os covados ou alagoas, onde o Mestre, com a colaborao dos colonos, extraa a terra. A tcnica consistia em retirar o barro ao nvel abaixo da terra arvel, onde, pela sua composio, tinha uma maior plasticidade e compressibilidade, permitindo que se moldasse facilmente. Depois, com a ajuda de uma enxada que regulava o volume de gua, era amassado com os ps, tarefa na qual as crianas tambm participavam sendo que, habitualmente, se juntava massa areia ou palha para que ganhasse maior consistncia e evitasse rachar, durante a cozedura ao sol. A massa era colocada em formas rectangulares de madeira, o adobeiro ou adobela, com cerca de 55cm de comprimento, 40cm de largura e 25cm de altura, e rasada na parte superior para que ficasse comple tamente lisa e tomasse a forma de um paraleleppedo. Depois, por meio de umas pegas laterais, era desenformada e colocada em vrias fileiras, no terreno apla nado, permanecendo a secar ao sol entre oito a quinze dias. Os adobes j secos eram colocados nas carretas 10 e transportados para o local de construo, onde, no ponto mais alto do terreno, se tinha iniciado a abertura dos caboucos que, por vezes, consistia apenas numa pequena cavidade na terra. O mestre, homem corajoso capaz de desafiar a lei da gravidade e com uma destreza prpria de quem no teme, erguia as paredes, colocando os adobes em fiadas
9Nomes de alguns dos antigos mestres das zonas de Venda do alcaide, Palhota e Vale da Vila: Jos Bernardo Cavaleiro, Angelo Antnio da Silva Cavaleiro, Lagarto, Z Maneta, Brao Forte. 10Este processo podia ter a ordem inversa, pois era tambm comum que o barro extrado fosse imediatamente transportado para o local de construo, sendo a que se procedia ao amassadoiro.

[34]

Os Caramelos

Aspecto da disposio dos adobes.

com as juntas verticais desencontradas, processo semelhante construo com tijolos. No pinhal, dois serradores encarregavam-se de cortar as madeiras necessrias para a cobertura da construo. Com a ajuda de uma burra de serrar, feita a partir da cabea do pinheiro, iam cortando os barrotes, as ripas, as varas e as traves, que os proprietrios iam buscar para que o mestre, tambm carpinteiro, pudesse colo car a estrutura do telhado. A madeira era tambm utilizada para as divisrias dos compartimentos interiores e para as portas e postigos das janelas. O restante ma terial utilizado na construo era comprado em diversos locais da regio: a telha de canudo, assim chamada por ter a forma de meia cana, era adquirida no forno do Montijo, as ferragens na drogaria em Pinhal Novo e a cal em p num armazm que existia na Volta da Pedra, junto entrada da vila de Palmela. A construo em terra requer alguns cuidados no que diz respeito sua conserva o, assim, aps a estrutura da casa estar completa, rebocavam-se as paredes com uma camada de argamassa de forma a torn-las lisas e regulares e caiavam-se para que ficassem protegidas das chuvas. Os beirados ligeiramente salientes tinham tambm esta funo de proteco contra as agresses do tempo. Sujeitos grande presso da cobertura, as casas tendiam a abaular. Para impedir esse efeito, durante a construo eram colocadas ferragens gatos de ferro,

Os Caramelos

[35]

Aspecto da disposio dos gigantes.

psde-galinha ou cruzetas presas extremidade da viga com o objectivo de suster a parede. Mais tarde, a presso contnua, obrigava tambm a que se erguessem gigantes ou contrafortes, pesadas estruturas de alvenaria, e que habitualmente suportam as paredes laterais e/ou traseiras da casa. No final deste processo, que durava sensivelmente dois meses, resulta uma casa de planta rectangular com linhas direitas, telhado de duas guas, corpo vestido de cal e algumas, com uma barra de cor azul, cinza, amarela na base junto ao solo e em volta dos vos. Convidamo-vos agora a entrar na habitao. Observemos o seu interior. A cozinha localiza-se, salvo algumas excepes, no lado direito da frente da casa, exactamente no ponto geogrfico oposto ao castelo de Palmela. Tendo em conta, como atrs j foi referido, que uma casa funcional, este o espao por excelncia

[36]

Os Caramelos

da habitao, onde a famlia se rene, se alimenta e se conforta ao calor da chamin, nas noites frias de Inverno. Sendo considerada o lar da casa, obrigatrio que seja o compartimento que fique mais resguardado dos ventos fortes que sopram do lado das histricas muralhas. Esta diviso tem apenas um acesso para o exterior 11, atravs de uma pequena porta de madeira tosca, num vo sem cantaria, que corresponde principal entrada da habitao. pois, na cozinha que se encontra o lar enquanto conceito estrito mas primordial de lugar onde se faz o fogo. (Fernando Galhano, 1985). A lareira, construda ao nvel do solo, situava-se comummente no canto inferior direito. Na esquina paralela, o poial onde se colocava o cntaro de barro com a gua sempre fresca, e por baixo, coberto por uma cortina de chita, guardavam-se os utenslios de cozinha mais utilizados e por isso com um aspecto menos bonito, alguns condimentos que faziam parte da alimentao, como o azeite, e o petrleo necessrio para acender os candeeiros. Os pratos e canecas mais vistosos eram colocados num escaparate, normalmente de cor verde, azul ou castanha. Uma pequena mesa com dois bancos, mochos (pequenos bancos de madeira tosca) de apoio chamin, e a mquina de costura, instrumento de trabalho imprescindvel para a mulher, costureira da famlia, so outros elementos que compem este espao. Por ltimo, devido inexistncia de uma casa-de-banho, era tambm a colocada uma pia, onde os habitantes faziam a sua higiene diria. As imagens seguintes foram obtidas em 2004 numa casa ainda habitada no Vale da Vila. Embora com algumas diferenas, fruto da evoluo dos tempos, mantm o seu aspecto tradicional, verificando-se parte dos elementos atrs descritos. Uma porta interior dava acesso sala ou casa do meio. Como o prprio nome indica este era apenas o local de passagem dos quartos para a cozinha. Porm, em ocasies excepcionais festas, enterros, ida do mdico a casa transformava-se na diviso mais importante, local pelo qual os convidados entravam e a conviviam. Aqui encontramos a segunda e ltima porta de acesso ao exterior da habitao, e ao lado, uma pequena janela. Ambas as aberturas estavam sempre fechadas, excepo dos momentos descritos.
11Posteriormente, tornou-se comum abrir um vo de janela para as traseiras da casa.

Os Caramelos

[37]

Aspecto de uma cozinha no Vale da Vila, que ainda mantm os traos tradicionais.

Duas a trs arcas assentes em travessas de madeira, utilizadas para guardar o enxoval das filhas casadoiras, uma mesa de madeira e respectivas cadeiras, colocada no centro da sala, e algumas floreiras de p alto, eram o mobilirio que preenchia esta diviso. Por ltimo, delimitados por finas paredes de madeira, encontramos dois peque nos quartos. A cada um corresponde uma pequena abertura para a casa do meio, coberta muitas vezes, apenas com cortinas de chita. O quarto dos pais situa-se esquerda, por ser este ligeiramente maior. No outro dormiam as filhas.So divises de reduzida dimenso, onde cabia apenas uma cama de ferro no quarto dos pais, ou a tarimba no quarto das filhas, uma cadeira para colocar o candeeiro a petrleo, o bacio (debaixo da cama), e uma colcha e tapete de retalhos. No quartodos pais, encontramos regularmente uma pequena janela que d para a frente da casa, para permitir que o homem pudesse fazer a vigilncia nocturna. Por este mesmo motivo, era tambm ao pai que cabia o lugar da cama junto abertura do quarto, sendo este ocupado pela mulher quando existiam bebs na casa. Nesses casos, a me, a quem

[38]

Os Caramelos

cabia tratar das crianas, poderia chegar mais facilmente ao bero de madeira, colocado ao lado da cama. muito raro encontramos aberturas para as traseiras da casa, verificando-se algumas vezes na cozinha, no quarto das filhas, e outras ainda, num terceiro quarto anexado sala, construdo para as filhas e filhos que acabados de casar, a perma neciam junto dos pais. Como eram famlias muito numerosas, a dimenso da habitao no permitia que todos os elementos da famlia dormissem no seu interior. Assim, considerando que as filhas tinham de ser resguardadas antes do casamento, cabia aos filhos dormirem em anexos exteriores, como a adega ou o celeiro. E no tnhamos lenol. Era uma manta mais velha, que tava l, l por baixo. Quem se fosse deitar mais cedo ia buscar o saco do farelo p cabeceira. Era uma coisa macia () (Joaquim Cavaleiro, 2004) Tal como o exterior, o interior era tambm muito sbrio, com poucos ornamentos. A decorao cingia-se a papel colorido que recortado com preciso e engenho, tomava diversos desenhos e formas, sendo depois pendurado nas paredes , a pequenas recordaes compradas nas feiras, e figuras de santos, especialmente da N Senhora da Atalaia. A limpeza do espao consistia em salpicar de gua o pavimento que era todo de barro, para que no levantasse p, e em tirar as teias, por meio de um vasculho preso a uma comprida vara de madeira, dos recantos da cobertura, que sem forro, permitia que se dormisse a olhar as telhas. Para alm destes procedimentos, anualmente, por altura da primavera, caiavam-se as paredes exteriores para que ficassem mais protegidas da aco da chuva, tornando ao mesmo tempos, a casa mais bonita perante o olhar dos vizinhos. A casa rural no apenas o local onde se habita, ela concebida como um instru mento agrcola indispensvel vida campesina. medida que os colonos iam adqui rindo mais posses, crescia o nmero de anexos que serviam de suporte economia domstica. Construdos imediatamente ao lado da habitao, com acesso apenas pelo exterior, surgiam os arrumos das alfaias agrcolas indispensveis explorao da sua parcela de terra, a abegoaria, onde repousavam os animais, a adega, onde

Os Caramelos

[39]

Aspecto do forno acoplado, de uma casa entrada de Pinhal Novo.

Casa do forno nos Olhos dgua.

se fabricava vinho para consumo prprio ou para venda ao pblico, o celeiro, onde se guardavam os alimentos e a salgadeira, e o forno para a cozedura do po. Este poderia ser acoplado s traseiras da casa ou na parede lateral da cozinha, locais mais protegidos das intempries, ou ento, construa-se um outro anexo, denomi nado por casa do forno, cujas paredes eram pintadas com oca, para que o negrume do fumo pudesse ser dissimulado. Para completar este cenrio rural existia o poo, o tanque, a pia para os animais, o cruveiro para o porco, o coradoiro, e na zona mais hmida do terreno, a horta, a vinha e a ceara, imprescindveis para a pequena economia domstica, sendo tam bm que, alguns dos produtos hortcolas eram vendidos pelas caramelas nas ruas e feiras de Pinhal Novo, Palmela e Setbal.

[40]

Os Caramelos

Distribuio das casas caramelas


A casa popular um dos mais significativos e relevantes aspectos da humanizao da paisagem, em que, na sua grande diversidade de tipos, afloram, com popular evidncia, numerosos condicionalismos fundamentais geogrficos, econmicos, sociais, hist ricos e culturais das respectivas reas e dos grupos humanos que as constrem e habitam. (Oliveira e Galhano, 2000) A ocupao do territrio pelos caramelos foi feita, segundo Orlando Ribeiro, de um modo individualista, visto que as casas eram construdas com uma distncia con sidervel umas das outras, e algumas vezes, com a frente da casa para as traseiras dos aceiros que lhes davam acesso. Apesar desta disperso espacial que permitia proteger do olhar dos vizinhos a vida quotidiana, conclui-se, atravs das entrevistas realizadas, que os laos de vizinhana so muito fortes e contribuem fortemente para a reproduo social deste povo que enfrentou condies econmicas to adversas. A matana do porco, a desfolhada, os casamentos 12, a prpria construo das casas contava com a participao de vizinhos e familiares, num sistema em que as pessoas davam para receberem, que Mauss denominou por ddiva e contra-

12Atravs das recolhas orais, verifica-se que grande parte dos namoros acontecia escondida dos pais da ra pariga. O casal aproveitava o caminho para o trabalho e o regresso a casa, para de forma discreta, trocar as juras de amor. Todavia, era tambm comum as mulheres engravidarem ainda antes do casamento. Nestes casos, a cerimnia (frequentemente apenas civil) era apressada para que a gravidez fosse escondida dos olhares alheios. O casamento consistia numa festa que se realizava na casa dos pais da noiva, para a qual eram convidados os familiares e amigos mais chegados. Os vizinhos mais prximos contentavam-se com a oferta de comida, confec cionada propositadamente em maior quantidade por este motivo. Mas, alm de ser um momento de festa, era tambm um momento socialmente complexo. Ao anoitecer, na maior parte dos casamentos, realizavam-se as Buzinas, que consistiam num ritual em que um grupo de pessoas, es condidas pela escurido da noite, fazia barulhos ensurdecedores perto da casa onde se celebrava, gritando, com a voz alterada para no ser reconhecida, defeitos e actos moralmente criticveis da noiva. Quando era o Sbado ou ao Domingo quando havia um casamento, n?, era tantos bzios, tantos bzios ... depois apitavam: uh, uh... (Adlia dos Santos Rato, 2003) Era um momento muito angustiante e ainda hoje, as mulheres com quem falmos, mostram-se chocadas com tal episdio.

Os Caramelos

[41]

ddiva, e considerou ser a base da racionalidade dos sistemas de trabalho. Porque a migrao, feita nestes moldes de uma sociedade campesina pobre, implica o desconhecimento e a impreviso do futuro. Assim, quando se matava um porco, a carne era distribuda por outros, sabendo que, quando estes matassem o seu ani mal, tambm eles teriam direito ao seu quinho. O mesmo sucede com os restan tes exemplos dados, nomeadamente na construo da habitao, rdua tarefa que necessitava de muita mo-de-obra, pois o facto de uma famlia contar com a ajuda dos vizinhos obriga socialmente a que se disponham tambm a ajudar. A ocupao individualista foi dando lugar, ao longo do tempo, a diferentes ncleos que compem actualmente o nosso territrio concelhio. Para a evoluo deste processo de ocupao contribuiu, ao longo das geraes, o crescimento do agre gado familiar, pois filhas e filhos construram as suas casas no prprio terreno dos pais, ou em terrenos vizinhos. Este facto perfeitamente visvel pelas relaes familiares que todos estes ncleos encerram, tal como se verifica, por exemplo, na Palhota,onde as casas mais prximas de um indivduo pertencem a irmos, primos ou tios.

a estas pessoas que queremos agora agradecer, por terem, pacientemente, con tribudo com os relatos das suas vidas, para o estudo do povo e da casa caramela e para o entendimento da importncia deste patrimnio arquitectnico vernacular na histria da regio.

[42]

Os Caramelos

Aps a leitura deste artigo, convidamo-vos a passear pelos caminhos do concelho e, atentamente, observar a paisagem para descobrirem estes lugares de mem ria... Casas de terra que nos olham silenciosamente, algumas escondidas por entre o mato que cresce selvagem, poucas, as que ainda persistem vivas, com flego para respirar e resistir ao tempo que passa.

Teresa Melo Sampaio

Tcnica Superior do Museu Municipal de Palmela

Os Caramelos

[43]

CONSTRUES DE TERRA. QUE FUTURO?


As construes feitas de terra crua datam de h milhares de anos atrs; encontran do-se no perodo do Paleoltico os primeiros vestgios da utilizao deste tipo de material. Fruto da herana de saberes e tcnicas, persistem at ao nosso tempo, existindo actualmente cerca de 200 milhes de pessoas no mundo que ainda habi tam paredes de barro. Portugal tambm contribuiu para a difuso deste tipo de construo para l das suas fronteiras continentais, visto que as construes no Brasil, no perodo colo nial, so essencialmente feitas de terra. Todavia, aps o surgimento do tijolo cozido, incentivado pela sociedade industrial h mais de trs sculos atrs, surgiu o preconceito e a desvalorizao deste mate rial natural, associando-o pobreza. Em Palmela, tal como nas restantes regies rurais de Portugal que utilizavam a terra como material por excelncia para as suas habitaes, foi na 2. metade do sculo XX que estas construes entraram em declnio. A desvalorizao do mundo rural e o grande fluxo migratrio para os centros urbanos, foram as grandes causas. Mas, em 1973, a grande crise de energia elctrica iniciou uma nova era de preocu paes ecolgicas e de mudana de mentalidade, fazendo de novo renascer o inte resse pela terra como material importante para a soluo de problemas de carc ter ambiental e econmico.

[44]

Os Caramelos

No final do sculo XX esta problemtica deu origem a uma srie de organizaes que tm como grandes objectivos, conservar, valorizar e difundir esta arquitectura milenar, disponibilizando cursos de formao especficos no mbito da arquitectu ra da terra (Eco-Arquitectura). Falamos da Habiterra que posteriormente deu lugar ao projecto Proterra, a Craterra-Gac, o ICCROM, a Oikos, entre outras. Embora ainda de forma tnue, esta nova maneira de olhar e agir no mundo vai ganhando adeptos e certezas, constituindo uma alternativa vlida para o desenvol vimento sustentvel que encontra na prpria natureza a soluo para os problemas ambientais e econmicos, consequentes da aco do homem no mundo. Este facto deve-se s inmeras potencialidades tcnicas e arquitectnicas da uti lizao da terra crua em construes. A terra um material de qualidade, inesgot vel, durvel, disponvel em qualquer lugar, de baixo custo econmico e energtico, e que proporciona construes seguras e saudveis. No Imen, por exemplo, existem edifcios de 10 andares, totalmente construdos em adobe. A inrcia trmica, que actualmente encarada como um conforto em qualquer habitao, s adquirida nos dias de hoje atravs de complexos meios artificiais que alm de causarem problemas de sade so, sobretudo, muito dispendiosos. Nas habitaes tradicionais, bastam espessas paredes de terra, para que esse efeito seja alcanado. Os grandes inconvenientes inicialmente apresentados utilizao da terra para a construo de habitaes, eram a humidade e a reaco aos sismos. Todavia, o resgate desta arquitectura, deve obrigatoriamente ser aliado s novas tecnologias que a evoluo da engenharia proporcionou, existindo actualmente solues para estes problemas atravs da modernizao do emprego deste material. Mas os argumentos para a globalizao da arquitectura de terra no se ficam por aqui. Para alm das evidentes vantagens econmicas, a utilizao dos recursos locais traduz-se num respeito pelo meio fsico e cultural de cada regio, rasgando as fronteiras da dicotomia entre natureza e cultura, surgindo um novo conceito de paisagem cultural, em que o homem, a natureza e a sua aco sobre a mesma, so indissociveis. E h quem v mais longe nas propostas de utilizao deste material. Nader Khalili, um importante arquitecto da Amrica do Norte, desenvolveu um sistema cons trutivo denominado por Ceramic Houses, que tem apenas por base os quatro elementos naturais: a terra, o ar, a gua e o fogo. Reconhecendo a validade destas

Os Caramelos

[45]

construes, a NASA convidou-o para arquitectar habitaes de futuro no espao lunar, a que Khalili deu o nome de Magma Structures, feitas de adobes.

Construes de terra. Que futuro?


A construo em terra pode contribuir definitivamente para solucionar os proble mas econmicos e ambientais e deve ser encarado como o material mais adequado para fazer frente s carncias da sociedade actual, a que os materiais de fabrico industrial no podem responder. Por oposio ao tradicional monlogo que o ser humano tem tido consigo mesmo ao longo dos anos, est a surgir uma conscincia ecolgica cada vez mais premente, que passa por um dilogo permanente entre o homem, o lugar, e o conhecimento. Para concluir, apresentamos a lista de pases, com edifcios totalmente ou parcial mente construdos em terra que foram classificados pela UNESCO 13, como Patri mnio Mundial: Algria Azerbaijo Benin Bolvia Brasil China Costa Rica Cuba Equador El Salvador Espanha Frana Guatemala Iro Japo Lbano Madagscar Mali Mauritnia Mxico Marrocos Nepal Oman Paquisto Coreia Turkmenisto Uganda United Kingdom EUA Uruguai Peru Sria Tunsia Uzbequisto Venezuela Yemen

e Portugal, respectivamente os centros histricos de Angra do Herosmo, de vora, do Porto e de Guimares.

13A UNESCO criou em finais de 1972 uma Conveno para a Conservao do Patrimnio Mundial, Cultural e Natural. Esta conveno, composta por 21 pases, responsvel por classificar parte do patrimnio do mundo que, pelas suas caractersticas nicas e originais, deve ser valorizado e conservado, enquanto patrimnio de todos ns.

Os Caramelos

[47]

BIBLIOGRAFIA

Actas da 1 Eira Folclrica da Regio Caramela. Pinhal Novo: 20 e 21, Maro, 1999, Rancho Folclrico da Casa do Povo de Pinhal Novo, 1999. Actas da 2 Eira Folclrica da Regio Caramela. Lagameas: 2 e 13, Fevereiro, 2000, Rancho Folclrico Os Fazendeiros das Lagameas, 2000. ALARCO, Alberto xodo Rural, Migraes e Desenvolvimento Regional. Lisboa: Funda o Calouste Gulbenkian Centro de Estudos de Economia Agrria, 1963. ALEGRIA, Jos Alberto Itinerrios da terra: inventariar o patrimnio de arquitectura em terra: contritubo para um inventrio no cocelho de Silves. Faro: Comisso de Coordenao da Regio do Algarve, D.L., 2002. ANDRADE, Paula Maria Cruz Pinhal Novo: movimentos migratrios dos caramelos, povoamento e construo de uma identidade cultural. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 10, 2009. BAPTISTA, Fernando Oliveira Agricultura, Espao e Sociedade Rural. Coimbra: Fora do Texto, 1993. CABRITA, Jos Antnio Entre a gndara e a terra galega. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 2, 1998.

[48]

Os Caramelos

___________________ Jos Maria dos Santos. E antes de grande agricultor?. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 3, 1999. ___________________, SOUSA, Anbal Rio Frio, retrato de uma grande casa agrcola. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 8, 2006. Casa Tradicional Alentejana, Serpa: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, 2000. Centro de Arte Moderna Jos Azeredo Perdigo, Arquitecturas de Terra ou o futuro de uma Tradio Milenar/Europa Terceiro Mundo Estados Unidos. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. Como construir a Memria. Um recurso para a Escola in Boletim +Museu, n 3, 2004 (separata). Palmela: Cmara Municipal de Palmela, 2004. Comunicaes apresentadas na XIII Semana de Estudos Patrimnio Edificado Novas Tecnologias. Inventrios. Angra do Herosmo: Instituto Aoriano de Cultura, 2002. Comisso de Coordenao da Regio Centro. Alliance Franaise de Coimbra. Museu Monogrfico de Coninbriga, Arquitectura de Terra Trunfos e potencialidades dos materiais e tecnologia lgica do restauro. Actualidade e Futuro. Conmbriga, 1992. CORREIA, Estela Conceio O que nos dizem os Bordados. Sobre um Acervo Txtil de uma casa Caramela. Lisboa: ISCTE, 2007. Dissertao de Mestrado em Museologia: con tedos Expositivos. CRAVO, Joo Manuel Arquitectura Eclctica Portuguesa (1890-1930). Lisboa: Universi dade Tcnica, 1998. DIAS, Mrio Balseiro Crios de Caramelos. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 4, 2000. DIAS, Jorge, GALHANO, Fernando, OLIVEIRA, Ernesto Veiga de A Regio e a Casa Ganda resa. Porto: Impressa Portuguesa, 1959. FARINHA, Tiago, et al As Casas Caramelas. Arquitectura e Histria da Construo. Junho, 2004 (policopiado).

Os Caramelos

[49]

FORTUNA, Antnio Matos (1930-2008) Memrias da Agricultura e Ruralidade do Concelho de Palmela. Palmela: Cmara Municipal de Palmela, 1997. _______________________ Marateca que j foi. Relato de antiguidades, curiosidades e vulgari dades, todas, porm, realidade de uma freguesia que Mar ou Teca de velhas novidades. Palmela: Cmara Municipal de Palmela, Coleco Estudos Locais, n 5, 2002. _______________________ Quinta do Anjo Terra Singular. Palmela: Cmara Municipal de Palmela, Coleco Estudos Locais, n 6, 2005. GALHANO, Fernando Desenho Etnogrfico de Fernando Galhano. Lisboa: Instituto de Investigao Cientifica e Centro de Estudos de Etnologia, 1985 . Horta Faial Inventrio do Patrimnio Imvel dos Aores. Angra do Herosmo: Instituto Aoriano de Cultura, 2003. JANEIRO, Carlos Alberto Reis A casa e a migrao das formas. Lisboa: Universidade Lusada, 1998. Memrias de Pedra e Cal Vila Franca de Xira: CM de Vila Franca de Xira, 2001. MESTRE, Vtor Levantamento da Arquitectura Popular do Arquiplago da Madeira Bases para a sua reabilitao enquanto Patrimnio Cultural. vora: Universidade de vora, 1997. MIGUEL, M. Fernando dos Santos Migrao do povo da Beira Litoral para a regio de Setbal (zona caramela). Cantanhede: Rancho etnogrfico de danas e cantares da Barra Cheia, 1985. MOUTINHO, Mrio A arquitectura Popular Portuguesa. Lisboa: Editorial Estampa, 1995 (1979). OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando Arquitectura Tradicional Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote, 2000. OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALAHNO, Fernando, PEREIRA, Benjamim Construes Primitivas em Portugal. Lisboa: Instituto da Alta Cultura e Centro de Estudos de Etnologia, 1969.

[50]

Os Caramelos

RIBEIRO, Orlando, LISBOA, J. Ribeiro As transformaes do povoamento e das culturas na rea de Pinhal Novo. Pinhal Novo: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Coleco Origens e Destinos, n 1, 1998. RIBEIRO, Orlando Portugal o Mediterrneo e o Atlntico. Lisboa: Livraria S da Costa Editora, Coleco Nova Universidade, 1998. ROSENDO, Maria Teresa coord. Memrias de Ferrovirios de Pinhal Novo. Para a histria da Vila e da Comunidade Ferroviria. Palmela: Cmara Municipal de Palmela, Coleco Estudos e Projectos Municipais, n 7, 2003. SAMPAIO, Teresa Memrias do habitar Arquitectura e Vivncia Caramela in Boletim +Museu, n(s) 4 e 5, 2005. Palmela: Cmara Municipal de Palmela, 2005. SAMPAIO, Teresa A apropriao do apelativo Caramelo na construo identitria de Pinhal Novo. Lisboa: ISCTE. 2009. Dissertao de Mestrado em Antropologia: Patrimnios e Identidades. SOUSA, Anbal Guerreiro de Atalaia, Crios e Caramelos in Colquio de Folclore do Distrito de Setbal, Barra Cheia-Moita, 1993 (30 de Janeiro). TEIXEIRA, Gabriela de Barbosa, BELM, Margarida da Cunha Dilogos de Edificao Tcnicas tradicionais de construo. Porto: CRAT, 1998. TOSTES, Ana, et al Arquitectura Popular dos Aores. Lisboa: Ordem dos Arquitectos, 2000. VIDIGAL, Lus Os Testemunhos Orais na Escola. Histria Oral e Projectos Pedaggicos. Porto: Edies Asa, 1996.

Audiovisual: Arquivo de Fontes Orais do Museu Municipal de Palmela.

ostas Propde lho Traba

Os Caramelos

Os Caramelos

[53]

Proposta de Trabalho

A (anexo 1)

Histria Infantil Rafael o menino que se tornou Caramelo


Atravs de estratgias de leitura e compreenso, em grupo ou individualmente, procurar identificar a ideia central do texto, personagens e conceitos base. O texto pode ainda ser explorado de forma dramtica, atravs da encenao de uma pea colectiva.

Proposta de Trabalho
Origem de Pinhal Novo

B (anexo 2)

Convidamos-te a explorar o cd: Os caramelos na origem de Pinhal Novo, que nos conta a histria da freguesia de Pinhal Novo e o seu desenvolvimento at aos nossos dias. Pelo caminho encontraremos os trabalhadores rurais que neste terri trio se foram fixando e a quem apelidaram de Caramelos.

Proposta de Trabalho
O Trabalho no Museu

C (anexos 3 e 4)

Nesta proposta de trabalho convidamos-te a assumir o papel de um tcnico do Museu Municipal de Palmela que, entre vrias outras coisas, investiga o patrim nio material do concelho. Este patrimnio pode ser mvel, no caso de peas que se possam fazer deslocar de um lado para o outro, ou imvel, como os edifcios. A investigao passa por uma srie de etapas que se complementam e que tm como objectivo conhecer o melhor possvel o objecto de estudo. Para tal foram criadas Fichas de Inventrio onde o investigador regista a informao recolhida. Assim, alm da informao estar devidamente organizada, no corremos o risco de a perder.

[54]

Os Caramelos

A partir de um objecto e de uma casa, tua escolha, preenche as Fichas de Inven trio, para que possas tu tambm contribuir para o estudo do patrimnio do con celho.

Proposta de Trabalho
Arquitectura de Terra

D (anexos 4, 5 e 6)

1.Convidamos-te a observar, no cd Arqutectura de Terra, construes que assu mem diferentes formas, dependendo do clima, geografia, cultura e histria de um territrio. Depois propomos-te que reflictas, com os teus colegas, sobre a impor tncia que a construo em terra tem ao longo da histria, e que abordes a impor tncia ecolgica deste tipo de arquitectura para o desenvolvimento sustentvel do mundo. 2.Ser que j esto aptos a descobrir, de entre vrias hipteses, quais as constru es em terra na Ficha de trabalho: Descobre as Casas de Terra? 3.Finalmente, tal e qual arquitectos, convidamo-los a desenhar, na Ficha de Traba lho respectiva, a vossa casa e uma casa de tipologia caramela. Depois comparem as diferenas. 4.Esta maleta tem ainda vrios dos materiais so utilizados na construo em terra. Descobre-os com os teus sentidos.

Proposta de Trabalho
Vesturio Caramelo
veis no mercado, condio social de cada pessoa.

E (anexo 8)

O vesturio muda ao longo do tempo em funo das profisses, tecidos dispon Como sabem, os caramelos eram essencialmente trabalhadores rurais e como tal trajavam roupa adequada s tarefas inerentes ao trabalho da terra. As mulheres, por exemplo, levantavam a saia at altura do joelho e vestiam um avental para no sujar a roupa. Tanto homens como mulheres cobriam a cabea com chapus

Os Caramelos

[55]

e lenos para se protegerem das agresses do sol. As roupas eram usadas du rante muito tempo e quando se rasgavam eram feitos remendos que tapavam os buracos. 1.A partir das ilustraes do rapaz e rapariga caramela, recorta e cola as peas de vesturio, vestindo-os. 2.Nesta maleta poders ainda encontrar tecidos, botes, fechos, elsticos, linhas e outros materiais utilizados pelas costureiras na confeco de vesturio. Encon tras ainda vrios modelos, em miniatura, de roupa de homem e mulher.

Proposta de Trabalho
Gastronomia caramela

f (anexo 9)

Os trabalhadores rurais viviam na generalidade com muitas dificuldades econ micas. Essas dificuldades reflectiam-se tambm na alimentao e as refeies, embora consistentes, no eram muito variadas. Alimentavam-se essencialmente base de sopa, feita com os legumes colhidos na horta; e raras vezes base de carne, sobretudo de porco, resultado da matana anual do animal cujo conduto era guar dado nas salgadeiras para ser consumido ao longo do ano. No Natal, nos casamentos e por altura do nascimento de um beb, comia-se canja de galinha. O peixe, que na altura era muito abundante e barato, tambm fazia parte da alimentao. Num dia de trabalho, que durava desde o nascer at ao pr-do-sol, as pessoas faziam habitualmente 4 refeies. A primeira, o mata-bicho, consistia em po com toucinho ou chourio, acompanhado de caf. Ao almoo, entre as 10h e as 11h, os trabalhadores alimentavam-se normalmente de feijo, massa e toucinho. Estes ingredientes eram transportados pelos prprios em pequenas talegas, que eram depois deixadas na cocaria para que o coque os pudesse cozinhar, juntando-lhes gua. Algumas vezes almoavam bacalhau assa do, ou outro peixe da poca. Havia, no entanto, diferenas substanciais entre os trabalhadores que j viviam na regio e os que vinham nos ranchos. Estes ltimos alimentavam-se numa cocaria parte e a refeio era feita sobretudo de migas de milho.

[56]

Os Caramelos

A meio da tarde havia o jantar, base de po e conduto. noite, antes de dormirem, era feita a ceia que consistia frequentemente na sopa caramela, preparada ao lume da chamin. Este era, tambm, o jantar de eleio dos ranchos. Convidamo-los a repetirem algumas das receitas que integram o Livro de Receitas, pedindo ajuda aos vossos pais.

Proposta de Trabalho

g (anexo 10)

Jogos e Brinquedos Tradicionais


Atravs do que j estudaram aperceberam-se que as crianas caramelas tinham que comear muito cedo a trabalhar, para ajudar no sustento da casa. Todavia, tal como todas as outras crianas, aproveitavam os momentos livres para brincarem. Aqui, apresentamos alguns dos jogos e brinquedos tradicionais que recolhemos, tambm com a contribuio do Museu Escolar de Marrazes. Desafiamo-vos a recri-los na vossa escola ou nas vossas ruas. Alguns provavel mente reconhecero, outros no, e com toda a certeza podero acrescentar a esta lista outros mais, que fizeram parte da infncia dos vossos pais ou avs.

Os Caramelos

[57]

fICHAS DE AVALIAO DA MALETA PEDAGGICA


(anexos 11 e 12)
A opinio dos professores e alunos que requisitam os recursos pedaggicos que o Servio Educativo disponibiliza muito importante para o entendimento do tra balho que desenvolvemos. Nesse sentido, solicitamos que preencham as Fichas de Avaliao da Maleta Pedaggica (professores/educadores e alunos), indicando sugestes de melhoria relativamente aos contedos e s propostas de trabalho que apresenta. Obrigado!

You might also like