You are on page 1of 7

ADMINISTRAO ESTRATGICA DA EMPRESA ATA ENGENHARIA LTDA.

1.Definio. Definir a administrao estratgica como um processo contnuo e iterativo que visa manter uma organizao como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. Para uma empresa adotar uma postura de administrao estratgica, esta deve adotar uma srie de medidas que compreendem a prpria administrao, a identificao de pontos crticos, prazos, metas, misses, entre outras, que no sero discutidas, mas apresentadas ao longo da caracterizao da adoo de administrao estratgica na ATA Engenharia. 2. Anlise do Ambiente A ATA Engenharia, consciente da importncia dos complexos fatores englobados no ambiente organizacional interno e externo, procurou identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras, analisando os fatores que podem influenciar no progresso obtido atravs da realizao de objetivos da organizao. Estas variveis foram ento agrupadas e podem ser verificadas a seguir: 2.1 Caractersticas Organizacionais: Atuao no mercado; Diversificao da atuao; Caractersticas da produo e dos produtos; Acompanhamento dos parmetros investimento, patrimnio, lucro e faturamento, e as relaes entre eles.

2.2 Comportamento do Mercado e do Consumidor: Concorrncia dos diversos ramos de atuao; Expectativas do consumidor; Possibilidades de crescimento dos mercados; Consumidores alvo.

2.3 Relaes com Fornecedores Qualidade dos Produtos Garantia de fornecimento Condies de pagamento 2.4 Quadro Econmico-Social-Poltico Nacional: Condies para financiamentos; Taxas de juros aplicadas; Condies infra-estruturais.

2.5 Caractersticas construtivas e questes ambientais: Rotatividade de pessoal; Satisfao dos funcionrios; Acidentes de trabalho; Impactos ambientais causados.

Consciente de todas estas variveis a ATA Engenharia pde passar para um etapa posterior da administrao estratgica e traar a diretriz organizacional da empresa. 1. Diretriz Organizacional O estabelecimento da diretriz organizacional da empresa to somente a determinao da meta da organizao. Assim a direo organizacional compreende dois indicadores principais, e que so complementares: a misso organizacional e os objetivos organizacionais. Aps verificar os seus interesses e preocupaes quanto empresa a ATA Engenharia definiu seus indicadores, estes podem ser verificados abaixo: 3.1 Misso: A ATA Engenharia uma empresa orientada para o crescimento cada vez maior dentro dos mercados internacionais. O seu esforo na busca por melhores resultados, maior grau de satisfao dos clientes e funcionrios, melhor qualidade dos produtos e menores danos os meio ambiente deve ser exaustivo, contnuo e satisfatrio. A sua expanso na busca pela liderana mercantil e tecnolgica se dar de forma slida e contar com o reconhecimento e ajuda de todos os clientes e os que fazem parte da nossa estrutura". 3.2 Objetivos: Garantir a satisfao dos clientes e funcionrios; Obter uma grande porcentagem do mercado da construo civil urbana; Aumentar a rea de atuao da empresa nos diversos setores; Garantir a preservao ambiental; Garantir o desenvolvimento tecnolgico e educacional na empresa; Obter bons nveis de qualidade. 3.3 Metas: Obter 30% do mercado na tecnologia de construo atravs da utilizao de alvenaria estrutural em residncias do tipo caixo, at 4 andares em 5 anos; Obter no mnimo 3% do mercado nos setores de construo de obras virias, obras de saneamento bsico, perfurao de poos e demolies em 7,5 anos. Conquistar os certificados ISO 14.000 e ISO 9000 referentes respectivamente a preocupao ambiental e qualidade nos primeiros 5 anos de atuao. Ministrar anualmente um curso de formao ou aperfeioamento para cada funo do canteiro de obras (mestre, carpinteiro, pedreiro etc.). 4. Formulao da Estratgia
2

Por ser uma empresa nova no mercado, a ATA Engenharia procurou identificar quais as consideraes que deveriam ser feitas sobre o ambiente para que sua estratgia fosse formulada da melhor maneira possvel. Assim decidiu considerar os seguintes aspectos: anlise dos pontos fortes I fracos I riscos I oportunidades. Esta anlise revelou os seguintes resultados: 4.1 Pontos fortes: Disponibilidade de grande volume de capital para investimento e incio das atividades; Scios conscientes do papel da empresa e todos com habilidades superiores em reas diferentes e importantes; Conhecimentos modernos e grande embasamento terico para as tomadas de decises; Falta de preparao de grande parte dos concorrentes. 4.2 Pontos fracos: Imagem no consolidada no mercado; Relao com poucos fornecedores, o que acarreta aumento de custos; Inexperincia burocrtica; Dificuldade com as relaes trabalhistas.

4.3 Oportunidades: Novos mercados para aplicao de novas tecnologias e tcnicas construtivas; Setores do mercado ainda pouco explorados; .Grande quantidade de obras pblicas; 4.4 Riscos: Crescente entrada de novos concorrentes no mercado; Aumento da inadimplncia em vendas financiadas; Possvel rejeio dos clientes s novas tcnicas construtivas aplicadas. Atravs da anlise destes aspectos e as consideraes feitas sobre eles, a ATA Engenharia decidiu adotar a estratgia de concentrao pelos prximos 2 anos, atuando na linha de negcios relativa a construo em alvenaria estrutural, conforme as metas e objetivos estabelecidos. Aps este perodo decidiu-se adaptar gradualmente a estratgia de crescimento nos dois anos seguintes e finalmente, caso os resultados obtidos sejam os esperados, passar para uma estratgia combinada, de estabilidade (da construo em alvenaria estrutural) e de crescimento gradativo nos setores de construo de obras virias, obras de saneamento bsico, perfurao de poos e demolies.

5. Controle Estratgico A ATA Engenharia entende que o controle estratgico um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitorao e avaliao do processo de administrao estratgica para garantir que est funcionando apropriadamente. Com isso a ATA Engenharia pretende avaliar uma estratgia de negcio em termos de sua validade e realidade, comparando-a com as metas corporativa, disponibilidade de recursos e a estrutura estratgica geral, ajudando assim a alta administrao atingir as metas organizacionais atravs da monitorao e avaliao do processo de administrao estratgica. Para exercer este controle estratgico, a ATA Engenharia entende que algumas etapas so imprescindveis, so elas: 5.1 Medio do Desempenho Organizacional: Realizao de auditorias estratgicas; Realizao de medio de auditorias estratgicas. 5.2 Comparao do Desempenho Organizacional com os Objetivos e Padres: Verificar os resultados das auditorias; Compar-los aos Objetivos traados na diretriz organizacional; Elaborar relatrios. 5.3 Tomar Atitudes Corretivas Necessrias: De acordo com os resultados obtidos verificar todas as condies anteriores e, caso seja preciso iniciar novamente o ciclo de anlise da administrao estratgica. 6. Concluso. De acordo com todo o planejamento verificado nas etapas anteriores, a ATA Engenharia tm plena conscincia que a incorporao da administrao estratgica em uma organizao um processo complexo que deve ser cuidadosamente pensado e discutido. Trata-se ainda de um processo cclico, pois ao serem realizadas as etapas finais do controle estratgico pode ser necessria uma nova reformulao em todas as etapas do processo, para que as decises da empresa sejam sempre tomas com uma finalidade certa e guiada por diretrizes concisas. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1.

Conselho Presidencial
4

a) Composio: Conselheiros b) Funes: Representar a empresa judicialmente e em compromissos gerais. Responsvel pela anlise do desempenho global da empresa. Adotar uma postura de deciso final aps reunies com as diversas diretorias. c) Profissional Esperado: Conselheiros: Diretor Administrativo, Tcnico e Financeiro. 2. Diretoria Administrativa: a) Composio: Diretor Administrativo Conselho de Suporte Assessoria comercial terceirizada b) Funes: Garantir o funcionamento da empresa de acordo com o planejamento estratgico adotado. Realizar periodicamente o acompanhamento dos objetivos e metas com as realizaes da empresa atravs do departamento de controle estratgico. Realizar a contratao, treinamento e administrao dos funcionrios. c) Profissional Esperado: Profissional de nvel superior com conhecimentos comprovados em administrao estratgica. Conhecimentos de administrao de RH. 3. Diretoria Tcnica: a) Composio: Diretor Tcnico Conselho de Suporte b) Funes: Realizar a coordenao dos diversos departamentos a ele subordinados

Coordenar as aes a serem realizadas por estes departamentos. .Realizar uma anlise prvia dos oramentos, andamento das obras e questes ambientais c) Profissional Esperado: Profissional de nvel superior em engenharia civil Especializao em Administrao de obras 4. Diretoria Financeira: a) Composio: Diretor Financeiro. Conselho de Suporte. Assessoria contbil terceirizada. b) Funes: Realizar a anlise dos balanos, investimentos, e taxas do mercado financeiro. Realizar periodicamente o acompanhamento da movimentao de contas da empresa. Lidar com o pagamento dos fornecedores e recebimento das contas dos devedores. c) Profissional Esperado: Profissional de nvel superior com conhecimentos comprovados em administrao financeira. Bom relacionamento pessoal. Conhecimentos de idiomas (mnimo: ingls fluente).

ATA ENGENHARIA ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL

Conselho Presidencial

Diretoria Administrativa

Assessoria Comercial

Diretoria Tcnica

Assessoria Contbil

Diretoria Financeira

Dept. de Meio Ambiente e tecnologia

Departamento de obras

Dept. De Planejamento e Oramentao

Dept. recursos hdricos

de

Depto de Controle Estratgico

Depto de Relao com investidores

Servios terceirizados

You might also like