You are on page 1of 10

REFLEXES SOBRE AVALIAO LUZ DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAO INFANTIL Ana A. S. CANDIDO 1 Liliane M. C.

. PEDRON 2 Natlia K. R. GONALVES 3 Rosemeire A. H. RUEGGER 4

Aceitar no ser complacente com o erro. Pelo contrrio entender o que deve ser mudado e caminhar cuidadosamente pelas novas sendas da compreenso e da transformao (Gabriel Chalita).

RESUMO O presente artigo trata da avaliao na educao infantil, discutindo as concepes de avaliao trazidas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (RCNEI, 1998), de acordo com os mbitos de Formao Pessoal e Social e de Conhecimento de Mundo, sendo este ltimo subdividido em seis reas: Movimento, Msica, Artes visuais, Linguagens oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemtica. Assim, percebe-se que a avaliao na educao infantil tem como finalidade ltima garantir a qualidade do processo pedaggico (inovando prticas), considerando a criana, suas aprendizagens e sua evoluo no processo de aquisio do conhecimento. PALAVRAS-CHAVE: Avaliao. Referencial curricular nacional. Educao infantil.

Na educao infantil, durante anos, a avaliao foi relegada ao segundo plano, transmitindo-se a idia de que crianas pequenas no necessitavam ser avaliadas para conferir seus desempenhos durante o ano letivo. A fala comum para explicitar as formas de avaliar crianas de 0 a 6 anos era que a avaliao acontecia por meio de observao diria e de forma contnua. Neste sentido se justificava uma avaliao que poucas vezes era realizada e quando acontecia no dispunha de embasamento terico.

Pedagoga, Ps-graduada em Educao Infantil pelo Centro Universitrio de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Professora na EMEIEF Prof Maria de Lourdes Mattar. Pedagoga, Ps-graduada em Educao Infantil pelo Centro Universitrio de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Professora na EMEIEF Prof Maria de Lourdes Mattar.

Orientadora do Trabalho de Concluso (Especializao em Educao Infantil) que originou o presente artigo. Mestre em Educao (Alfabetizao e Formao de Professores) pela UNESP/IB/Rio Claro; Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Gesto e Planejamento Escolar e Pedagoga. Professora do Centro Universitrio de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas GEP Linguagens (UNESP/IB/Rio Claro).
4

Pedagoga, Ps-graduada em Educao Infantil pelo Centro Universitrio de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Professora na EMEIEF Prof Maria de Lourdes Mattar.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

14

As fichas de observao so um dos elementos utilizados, mas, muitas vezes, so feitos de forma descontextualizada, como um fim em si mesmo, e no como um instrumento de avaliao propriamente dito. Assim, essas fichas tornaram-se apenas mais uma carga burocrtica a ser preenchida pelo professor. No ajudando no processo de ensinoaprendizagem, no auxiliando o professor em seu trabalho dirio, muito menos orientando sua mudana de postura frente s eventuais dificuldades. Diante de tais dificuldades para se avaliar na educao infantil, citamos Saint-Onge (2001, p.137) e Tiba (2002, p.136), que falam do sistema de avaliao vigente, e pudemos perceber que mesmo para se avaliar crianas maiores o sistema falho:
Compreende-se hoje, que a avaliao das aprendizagens faz parte integrante do ensino. Trata-se do meio indispensvel tomada de decises pela professora ou pelo professor sobre a continuidade de sua relao pedaggica. Constata-se, no obstante, que alguns resultados positivos na avaliao, tal como praticada atualmente, podem ser enganosos. (SAINT-ONGE,

2001, p.137)
O atual sistema de avaliao educacional bastante inadequado, prejudica muito o professor e favorece aquele tipo de aluno que s estuda para testes e provas. como se fosse um funcionrio que trabalhasse somente no dia do pagamento. Nas avaliaes escritas, o estudante limita-se a reproduzir o que o professor disse. As respostas so repetitivas. Medem a capacidade de engolir o que foi dito, no a capacidade de incorporao. (TIBA, 2002,

p.136.) A avaliao na idade pr-escolar, tem como ponto positivo que nesta fase educacional no h preocupao com aprovao ou reprovao do aluno, como acontece em outros nveis de ensino. Portanto, a avaliao deve-se preocupar em contribuir para o amplo desenvolvimento do aluno, com o aperfeioamento do seu aprendizado, permitindo ao professor refletir, repensar e mudar sua prtica pedaggica, quando necessrio. Nas ltimas dcadas houve uma demanda, cada vez maior, pela educao infantil, devido entrada da mulher no mercado de trabalho e tambm pelo entendimento, pela sociedade, da necessidade da criana nessa faixa etria estar dentro de uma unidade de ensino. Como afirma Antunes (2004, p.9):
A cincia mostra que o perodo que vai da gestao at o sexto ano de vida o mais importante na organizao das bases para as competncias e habilidades que sero desenvolvidas ao longo da existncia humana.

Neste sentido a Constituio Federal de 1988 vem confirmar a educao infantil como um direito da criana e um dever do Estado:

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

15

Art. 208 O dever do estado com a educao ser efetivado mediante garantia de: IV - Atendimento em creche e pr-escola s crianas de 0 a 6 anos de idade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n 9.394 de 1996, estabelece:


Art. 29 A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade.

O Conselho Nacional de Educao em 1999 fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, que, como lei, orienta as creches e pr-escolas na construo da sua proposta pedaggica. No tocante avaliao Antunes (2004, p.19) ressalta:
A prevalncia no uso de processos avaliativos de instrumentos e meios que possam diagnosticar as dificuldades da criana e gerar tomadas de deciso para super-las, jamais voltada a uma preocupao somativa com objetivo de quantificar saberes acumulados, promover ou reter crianas.

Nesta viso, a avaliao um processo que tem como finalidade diagnosticar as dificuldades e fornecer instrumentos para que a criana avance no seu processo de construo do conhecimento. um meio pelo qual o professor refaz a sua prtica em funo das necessidades dos alunos, totalmente de acordo com o que diz a L.D.B. n. 9394/96:
Art. 31: Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para acesso ao ensino fundamental.

Alm, disso, com a chegada do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, a viso sobre a avaliao mudou, pois ele trouxe informaes necessrias que enriqueceram os projetos educativos, respondendo s necessidades educacionais das crianas. A CONCEPO DE AVALIAO PRESENTE NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAAO INFANTIL De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998), a observao e o registro so indispensveis para fundamentar a prtica do professor e revelam, atravs das particularidades de cada aluno, uma viso integral da sua aprendizagem. O registro mais usado o escrito, podendo tambm usar vdeos, fotos e a produo das crianas entre outros.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

16

Segundo o RCNEI (1998):


A avaliao entendida, prioritariamente, como um conjunto de aes que auxiliam o professor a refletir sobre as condies de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prtica s necessidades colocadas pelas crianas. um elemento indissocivel do processo educativo que possibilita ao professor definir critrios para planejar as atividades e criar situaes que gerem avanos na aprendizagem das crianas. Tem como funo acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.

Assim, a avaliao deve ocorrer durante o processo de aquisio do conhecimento pela criana e auxiliar o professor em novas posturas para sua prtica pedaggica. Para a criana, a avaliao importante, desde que participe desse processo e perceba seus avanos e necessidades de superao, possibilitando seu autoconhecimento. Isto deve acontecer diariamente, durante as atividades em atuaes individuais e coletivas e tambm em atividades de comparao entre o que conseguiam fazer e o que conseguem agora, como apresenta o texto do RCNEI (1998, v.1, p.60):
No que refere s crianas, a avaliao deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, o professor deve compartilhar com elas aquelas observaes que sinalizam seus avanos e suas possibilidades de superao das dificuldades.

Para a instituio escolar e para o professor, a avaliao necessria para nortear e redefinir os contedos programados, garantindo assim a qualidade da aprendizagem e a incluso dos pais nesse processo, permitindo a conscientizao dos mesmos quanto ao projeto poltico pedaggico da instituio. Torna-se importante, na prtica diria do professor o hbito de selecionar atividades dos alunos para analisar a sua evoluo, tornando a avaliao uma ao constante em sala de aula, de acordo com o RCNEI (1998, v.1, p.60):
Para que possa se constituir como um instrumento voltado para reorientar a prtica educativa, a avaliao deve se dar de forma sistemtica e contnua, tendo como objetivo principal a melhoria da ao educativa.

Neste sentido, a avaliao ocorre atravs da observao, do registro e da avaliao formativa. Observa-se a criana em relao aos seus sentimentos e suas conquistas pessoais, e para que o trabalho no se perca faz-se necessrio o registro das observaes para sustentar a prtica. A avaliao formativa acontece no sentido de colaborar com o processo de ensino e aprendizagem, levando em conta as diferenas individuais. Portanto, avaliam-se as situaes que foram oferecidas para que a aprendizagem ocorra e no a criana em si.
UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

17

AVALIAO NOS MBITOS DO RCNEI I - Formao pessoal e social A avaliao, neste mbito, est centrada na observao das conquistas pessoais, no envolvimento e na capacidade de concentrao da criana. O documento apresenta aprendizagens essenciais quanto a este eixo, tais como: reconhecer seu prprio nome, dos amigos e de adultos que tenham contato, valorizando suas conquistas. Para que isto ocorra necessrio oportunizar atividades onde sejam empregados os nomes de todos os componentes da classe no cotidiano escolar e oferecer situaes onde a criana perceba suas conquistas pessoais em relao alimentao, higiene e outros, comparando o antes com o agora. O RCNEI (1998, v.2, p.57) expe claramente:
A partir dos trs e at os seis anos, pode-se esperar que as crianas manifestem suas preferncias, seus desejos e desagrados, que demonstrem o desejo de independncia em relao aos adultos no que se refere s aes cotidianas.

necessrio respeitar os desejos e sentimentos expressados pelas crianas e faz-las entender quando eles podem ser atendidos ou no. Para avaliar a identidade e autonomia deve-se valorizar as conquistas pessoais, permitindo que as crianas expressem suas preferncias, observando suas reaes, preconceitos e discriminaes, registrando tudo. II - Conhecimento de Mundo 1 - Movimento Deve-se levar em conta, na avaliao dos movimentos da criana, se o espao fsico da instituio promove desafios corporais, aumentando o grau de dificuldade gradativamente e valorizando as conquistas pessoais. Segundo o RCNEI (1998, v.3, p.40):
A avaliao do movimento deve ser contnua, levando em considerao os processos vivenciados pelas crianas, resultado de um trabalho intencional do professor. Dever constituir-se em instrumento para reorganizao de objetivos, contedos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criana e grupo.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

18

O trabalho do professor deve estar direcionado para ampliar os recursos motores das crianas, atravs de atividades especficas e tambm durante todos os momentos da rotina diria, pois atravs do movimento que ela se expressa e se comunica com o mundo. So apresentadas prioridades para a aprendizagem do movimento, como: usar gestos e ritmos corporais para se expressar e deslocar-se sem dificuldades pelo ambiente escolar. Assim, o professor deve criar oportunidades para que a criana se expresse corporalmente e se locomova livremente adquirindo confiana em si. Isto permitir que a criana participe de jogos e brincadeiras que necessitem de controle motor, valorizando sempre seu esforo e suas conquistas. 2 Msica A avaliao neste eixo acontece de forma contnua, atravs da observao e registro, podendo-se documentar a evoluo das crianas em vrios aspectos: desenvolvimento vocal, aquisio de ritmo e memorizao de canes. Avaliam-se os instrumentos que o professor oferece s crianas e suas conquistas em relao a eles, como dito no texto do RCNEI (1998, v.3, p.77):
Nesse sentido, a avaliao tem um carter instrumental para o adulto e incide sobre os progressos apresentados pelas crianas.

O que o documento considera prioritrio na aquisio musical a ateno para ouvir, responder ou imitar e a capacidade de se expressar musicalmente pela voz, corpo e instrumentos musicais. A gravao das conquistas vocais das crianas um importante instrumento para sua autoavaliao. 3 - Artes visuais No que se refere avaliao em artes visuais o RCNEI (1998, v.3, p.112) ressalta:
A avaliao deve buscar entender o processo de cada criana, a significao que cada trabalho comporta, afastando julgamentos, como feio ou bonito, certo ou errado, que utilizados dessa maneira em nada auxiliam o processo educativo.

A avaliao deve contemplar o significado da produo da criana sem julgamentos. A observao e o registro da evoluo da criana fazem com que o professor tenha segurana para emitir o seu parecer e redefinir seu trabalho.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

19

Nas artes visuais a avaliao um processo difcil de ser realizado, pois deve levar em conta todo o processo de criao da criana, deve possibilitar a ela percepo de suas conquistas em relao criatividade e produo artstica. So experincias prioritrias nesse eixo as exploraes de diferentes materiais e seu uso como forma de expresso pela pintura, modelagem, construo, etc., depois de bem exploradas, estas tcnicas possibilitaro criana representar e comunicar com confiana e desenvoltura suas capacidades artsticas. 4 - Linguagens oral e escrita A avaliao acontece de forma contnua e sistemtica e parte de um processo de levantamento do conhecimentos que a criana j possui sobre escrita, leitura e linguagem oral; as diferenas de estgios entre as crianas e suas possibilidades de aprendizagem, a fim de se orientar a prtica pedaggica do professor. A avaliao se d em atividades contextualizadas, observando-se como cada criana constri seu conhecimento acerca da linguagem oral e escrita. A devolutiva do professor sobre a evoluo da criana nesse processo importante para que a criana perceba suas prprias aprendizagens. Neste sentido, o texto do RCNEI (1998, v.3, p.157), esclarece:
Em uma avaliao formativa importante a devoluo do processo de aprendizagem criana, isto , o retorno que o professor d para as crianas a respeito de suas conquistas e daquilo que j aprenderam. Por exemplo: Voc j sabe escrever o seu nome, Voc j consegue falar o nome do seu amigo, Voc j consegue ler o nome do fulano, etc. imprescindvel que os parmetros de avaliao tenham estreita relao com as situaes didticas propostas s crianas.

Nessa faixa considerada essencial a utilizao da linguagem oral, com fluncia. E, para que isso ocorra, necessrio oportunizar criana atividades que lhe possibilitem exercitar-se verbalmente, alm do contato com o maior nmero possvel de materiais escritos. A partir da ser possvel desenvolver a linguagem oral e tambm a escrita, ampliando seu vocabulrio, reconhecendo a diferena entre linguagem falada e escrita e aumentando o seu interesse pela lectoescrita. Catalogar as produes da escrita das crianas um excelente material para o acompanhamento da evoluo de suas aprendizagens. No se deve ter obrigatoriamente, como um fim ltimo a alfabetizao nesta faixa etria, mas a avaliao deve levar em conta todo o processo desenvolvido, considerando que cada criana utiliza um caminho para se apropriar desse conhecimento.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

20

5 - Natureza e sociedade O professor deve partir de uma auto-avaliao das oportunidades que ofereceu s crianas, para que a aprendizagem ocorra e reflita o quanto elas estavam adequadas aos seus objetivos. A avaliao deve ser constante, se o profissional est pensando em despertar o interesse e ampliar o conhecimento de mundo da criana, no eixo Natureza e Sociedade, o RCNEI (1998, v.3, p.203) prope que:
A avaliao no se d somente no momento final do trabalho. tarefa permanente do professor, instrumento indispensvel constituio de uma prtica pedaggica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento da criana.

Os momentos de observao devem ser planejados, a fim de se perceber o que as crianas pensam sobre os fenmenos que observam e quais so seus interesses, permitindo ao professor refletir e adequar seus contedos s necessidades dos alunos. O registro um material que permite ao professor entender todo o processo de reflexo da criana e perceber se precisa mudar sua prtica. Neste eixo necessrio que a criana explore com naturalidade o ambiente que a cerca para que ela possa evoluir seu conhecimento de mundo, principalmente quanto valorizao da cultura e da natureza, em um processo de conscientizao. As atividades devem ser significativas e contextualizadas, permitindo criana a resoluo de situaes com nveis de dificuldades gradativas. 6 - Matemtica Nesta faixa etria o uso da matemtica se d atravs de conversas, resoluo de problemas cotidianos, registro e comunicao de idias matemticas. Pensando assim, a avaliao consiste em observar e compreender os significados que as crianas do s atividades trabalhadas, percebendo o que elas sabem e pensam sobre as noes matemticas, evitando a aplicao de avaliaes tradicionais que tem como objetivo a classificao. O enunciado do RCNEI (1998, v.3, p.238) apresenta:
A avaliao ter a funo de mapear e acompanhar o pensamento da criana sobre noes matemticas, isto , o que elas sabem e como pensam para reorientar o planejamento da ao educativa.

O professor deve levar em considerao que h inmeras maneiras de se responder uma pergunta e que os pontos de vista infantis mudam constantemente, propondo, assim, atividades contextualizadas que permitam criana avanar em suas hipteses. Desse modo, a avaliao ser um instrumental baseado nos avanos alcanados pelas crianas.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

21

prioridade deste eixo, para crianas de 0 a 6 anos, o contato com nmeros e a explorao dos espaos trabalhados nas atividades, no intuito de possibilitar o avano das crianas para situaes de contagem oral, registro de quantidade e comunicao de posies e localizao. A observao do professor realizada sistematicamente nas atividades, percebendo as estratgias utilizadas pelas crianas para contar, registrar quantidades e verbalizar posies e localizao no cotidiano da sala de aula. CONSIDERAES FINAIS Percebemos que o RCNEI (1998) trouxe avanos para a avaliao, apresentando uma viso diagnstica, deixando clara a importncia desse processo para a qualidade de ensino na educao infantil, valorizando a observao, o registro e a avaliao formativa. Fica evidente que a avaliao no um processo de julgamento, mas sim de reflexo, devendo ocorrer cotidianamente, j que a criana apresenta diferenas todos os dias. A contribuio fundamental do processo avaliativo leva em considerao a criana e sua evoluo no processo de aquisio do conhecimento. Desta forma, a avaliao deve servir para que o professor reflita sobre a sua ao pedaggica revendo seus mtodos e prticas de ensino, em funo do aprendizado dos alunos. Esta viso de avaliao exige do professor competncias mltiplas e uma gama de conhecimentos, a fim de que ele possa, na rotina diria de seu trabalho pedaggico, observar e registrar a evoluo das crianas. Assim, a existncia da avaliao visa a garantir a qualidade do processo ensino e aprendizagem, tendo como foco a evoluo e os caminhos percorridos pelos alunos em interao com o professor.
ABSTRACT The present article deals with valuation of childish education, discussing the conceptions of valuation brought by National Reference Course to the Childish education (RCNEI, 1998), according to scope of personal and social structure and the knowledge of the world. The last one has been subdivided in six areas: Action, Music, Visual Arts, Oral and writing languages, Nature and Society and Mathematic. So, it's noticeable that valuation of childish education has as its last purpose guarantee the quality of pedagogic process (innovating practices), considering child's learning and its evolution in the process of knowledge acquisition. KEYWORDS: Valuation. National Reference Course. Childish education.

REFERNCIAS ANTUNES, Celso. Educao infantil: prioridade imprescindvel. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

CANDIDO, A.A.S.; PEDRON, L.M.C.; GONALVES, N.K.R.; RUEGGER, R.A.H. Reflexes sobre avaliao luz do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil.

22

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia: MEC, v. 1, v.3, 1998. SAINT-ONGE, Michel, O ensino na escola o que , como se faz. SP: Edies Loyola, 2001. TIBA, Iami. Disciplina: limite na medida certa. Novos paradigmas. SP: Ed. Integrare, 2002. Sites pesquisados BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educao nacional. Lei n.9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: <http://www.rebidia.org.br/direduc.html> Acesso em: 02 nov. 2008. LEI FEDERAL 11.274, de 6 DE FEVEREIRO de 2006. Disponvel em: <http://www.ceesp.sp.gov.br/Deliberacoes/de_61_06.htm> Acesso em: 10 nov. 2008. CONSTITUIO FEDERAL DO BRASIL 1988. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/> Acesso em: 02 dez. 2008.

UNAR (ISSN 1982-4920), Araras, SP, v.2, n.2, p.13-22, 2008.

You might also like