You are on page 1of 10

HORA SANTA COM OS MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA COMUNHO EUCARSTICA PARQUIA SO GERALDO POUSO ALEGRE

SEMANA EUCARSTICA ADORAO AO SANTSSIMO SACRAMENTO Abertura: exposio do Santssimo Sacramento. Dir: Jesus nos rene para este momento de orao. Momento de f e de unio entre ns e Jesus presente na santa Eucaristia. Estamos reunidos em nome da Trindade Santa, Pai, Filho e Esprito Santo. Amm! Com nosso canto vamos acolher Jesus Sacramentado. Canto: Glria a Jesus na hstia santa 1 Glria Jesus na Hstia Santa, que se consagra sobre o altar. E aos nossos olhos se levantam, para o Brasil abenoar. Que o Santo Sacramento, que o prprio Cristo Jesus. //Seja adorado e seja amado, nesta terra de santa cruz// 2 Glria a Jesus prisioneiro, do nosso amor a esperar. L do sacrrio o dia inteiro, que vamos todos procurar.

Dir: Senhor Jesus, encontramo-nos diante de vossa presena, para rezar e agradecer. Somos filhos e filhas de Deus Pai, portanto irmos entre ns. Queremos nessa Hora Santa rezar pela nossa comunidade, colocando diante de Ti nossas angustias e alegrias. Enviai sobre ns o vosso Esprito para que possamos rezar bem e ouvir com amor a vossa voz que ecoa em nossos coraes. //A ns descei divina luz!// Em nossas almas acendei //o amor, o amor de Jesus!// Dir: Vamos passar alguns momentos de orao diante de Jesus. Momentos de silencio e de profunda orao. Momentos de escuta da Palavra de Deus, de reflexo e de louvor. Mas tambm momentos de reconhecermos que somos pecadores. Por isso, neste inicio da nossa orao, vamos nos colocar diante de Jesus de modo humilde e de corao aberto, para sentir sua presena em ns, presena que nos perdoa e que nos conforta. (Breve momento de silencio) 1 Porque muitas vezes aproximamos da santa comunho indignamente //Piedade Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor!// 2 Porque nem sempre valorizamos e participamos atentamente da Santa Missa //Piedade Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor!// 3 Porque temos dificuldades em viver a unio e a paz //Piedade Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor!// 4 Porque nem sempre vivemos o amor e a justia que Tu nos ensinastes //Piedade Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor!// 5 Porque temos rezado muito pouco junto a nossas famlias //Piedade Senhor, tem piedade Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor!// Rezemos juntos Senhor Jesus, cremos que Tu olhas para ns com olhar de misericrdia. Escutai nossos apelos de perdo. Fazei que jamais nos afastemos de Vs que sois o caminho que conduz ao Pai, a vida que nos faz filhos e filhas de Deus e a verdade que nos liberta. Jesus permanecei sempre ao nosso lado, fortalecei a nossa f e alimentai nossa esperana. Amm! (Momento de silencio e orao pessoal/fundo musical) Dir: Jesus, vs nos concedestes vosso corpo e sangue, como sinais de vossa salvao. J caminhamos bastante, mas ainda no o suficiente para vos amar de todo o corao. H muitos irmos nossos jogados a prpria sorte da vida. H muitos irmos nossos sem a mnima condio de vida. Por estes irmos ns rezamos e os colocamos aos vossos cuidados. Jesus, queremos ser mais fraternos!

Dir: O homem nunca pode perder de vista a pessoa do outro. Para isso ns existimos: somos chamados para amar as pessoas. Quando o egosmo toma conta de ns perdemos de vista a necessidade que h no outro. Senhor ajudai-nos a Te enxergar no rosto de nossos irmos. (Breve silencio) Aclamao ao Evangelho 1 Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justia E tudo mais vos ser acrescentado Aleluia! Aleluia! 2 Nem s de po o homem viver, mas de toda a Palavra Que procede da boca de Deus Aleluia! Aleluia! Texto: Joo 3,1-8 (Momento de silencio e orao pessoal) Dir: A necessidade que brota em nosso corao nos leva a agradecer Aquele que esta na origem da historia e do mundo, ou seja, o Pai de todos os dons. No agradecimento a Deus realizamos mais plenamente a nossa humanidade. Ainda que nossos louvores no lhe sejam necessrios, Ele nos concede o dom de O louvar, pois se nada acrescentam a sua gloria, contribuem para a nossa salvao. Vamos, portanto, imitar o prprio Jesus que soube louvar e bendizer ao Pai e, unindo-nos num s coro, emprestar nossa voz a todas as criaturas, bendizendo: Todos: Louvai-o e exaltai-o pelos sculos sem fim! 1 Obras do Senhor, bendizei o Senhor! 2 Cus do Senhor, bendizei o Senhor! 3 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! 4 Montes e colinas, bendizei o Senhor! 5 Plantas da terra, bendizei o Senhor! 6 Mares e rios, bendizei o Senhor! 7 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! 8 Pssaros do cu, bendizei o Senhor! 9 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!

10 Filhos dos homens, bendizei o Senhor! 11 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! 12 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! 13 Servos do Senhor, bendizei o Senhor! 14 Santos e humildes, bendizei o Senhor! (Momento de silencio) Canto: To Sublime Sacramento 1 To Sublime Sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar. Venha a f por suplemento, os sentidos completar. 2 Ao eterno Pai cantemos e a Jesus o Salvador. Ao Esprito exaltemos na Trindade eterno amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amm! Amm! S. Do cu lhes deste o po! T. Que contm todo sabor! Oremos: Deus que neste admirvel sacramento, nos deixastes o memorial da vossa Paixo. Concedei-nos tal venerao pelos sagrados mistrios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, para que experimentemos sempre em ns a sua eficcia redentora. Vs que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo. Amm! Bno Eucarstica Bendito seja Deus. Bendito seja seu santo nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja seu Sacratssimo Corao. Bendito seja seu Preciosssimo Sangue. Bendito seja Jesus Cristo, no Santssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Esprito Santo Parclito.

Bendita seja a grande Me de Deus, Maria Santssima. Bendita seja sua santa e Imaculada Conceio. Bendita seja sua gloriosa assuno. Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Me. Bendito seja So Jos seu castssimo esposo. Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos. Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bnos sobre o nosso Papa Bento XVI, sobre o nosso Arcebispo Dom Ricardo Pedro, sobre o nosso Proco, e sobre todo clero. Sobre o chefe da Nao e do Estado e sobre todas as pessoas constitudas em dignidade, para que governem com justia. Da ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contnuos de vossa bondade, o Brasil, este arcebispado, a parquia em que habitamos, cada um de ns em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram nossas oraes. Tende misericrdia das almas dos fiis que padecem no purgatrio. Dai-lhes Senhor o descanso e a luz eterna. Pai Nosso Ave Maria Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio agora e sempre. Amm! Canto final 1 Mestre, bom estarmos aqui, reunidos bem perto de ti, no silencio e na paz. Mestre, reunidos no amor, ns iremos ao Monte Tabor, para em ti repousar. E ns cantaremos a mesma cano, unidos num mesmo corao. E ns cantaremos a mesma cano, unidos num mesmo corao. 2 Mestre, ao sairmos daqui, ns queremos teus passos seguir, com sementes nas mos. Mestre, ns queremos plantar, o teu Reino em todo lugar e viver como irmos. HORA SANTA COM OS MINISTROS EXTRAORDINRIOS DA COMUNHO EUCARSTICA PARQUIA SO GERALDO POUSO ALEGRE 1) AMBIENTAO Enquanto se canta o refro meditativo, dois ministros entram com incenso pelo corredor central, chegando no presbitrio, um pote deve ser colocado em frente a Mesa da Palavra e o outro deve ser deixado em frente ao altar. REFRO MEDITATIVO

COMAM DO PO, BEBAM DO CLICE, QUEM A MIM VEM NO TER FOME! COMAM DO PO, BEBAM DO CLICE, QUEM EM MIM CR NO TER SEDE! (bis) 2) ABERTURA DA HORA SANTA ANIMADOR: Queridos irmos e irms sejam todos bem-vindos para este nosso momento celebrativo. Aqui estamos para rezar, refletir, agradecer, para nos encontramos com o prprio Cristo atravs da nossa orao, para nos encontrarmos com Aquele do qual brota a razo de ser de nossa misso como ministros extraordinrios da Eucaristia. E neste momento especial vamos fixar nosso olhar sobre o Mistrio da Eucaristia, o grande sinal de presena de Jesus entre ns. Jesus o Po da Vida, nosso alimento. Ele quem nos dirige a palavra dizendo: tomai e comei: isto o meu corpo. LEITOR 1: Permanecendo diante do Cristo Senhor, gozamos da ntima familiaridade com Ele, e abrindo-lhe o corao, pedimos por ns mesmos e por todos, pela paz e salvao do mundo. Oferecendo com Cristo toda nossa vida ao Pai, pela fora do Esprito Santo, pedimos o aumento da nossa f, esperana e caridade, pedimos que Ele tambm nos ensine a sermos cada vez mais misericordiosos como nos convida a Liturgia da Palavra deste final de semana, misericordiosos a exemplo do prprio Deus. PADRE: Queridos irmos e irms, ns estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. TODOS: Amm. PADRE: A Graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam convosco. TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. 3) ESPOSIO DO SANTSSIMO ANIMADOR: Queridos amigos e amigas, num esprito de f e de orao nos preparemos para adorarmos Jesus presente no Santssimo sacramento da Eucaristia, cantando. MESTRE, BOM ESTARMOS AQUI Mestre, bom estarmos aqui, reunidos bem perto de ti, no silncio e na paz. Mestre, reunidos no amor, ns viemos ao Monte Tabor para em Ti repousar. E NS CANTAREMOS A MESMA CANO, UNIDOS NO MESMO CORAO (BIS). Mestre, ao sairmos daqui ns iremos teus passos seguir com sementes nas mos. Mestre, ns queremos plantar o teu Reino em todo lugar e crescer como irmos. E NS CANTAREMOS A MESMA CANO, UNIDOS NO MESMO CORAO (BIS). MIN: coloca o ostensrio sobre o altar, depois coloca incenso no potinho, ajoelha-se em frente ao altar e diz: MIN: Graas e Louvores sejam dados a todo momento.

TODOS: Ao santssimo e Divinssimo Sacramento. LEITOR 1: Por sermos discpulos e missionrios de Jesus, ns sentimos a necessidade de reservar tempos e momentos para adorarmos ao Senhor, principalmente, ns que somos evangelizadores e catequistas eucarsticos. Por isso, diante do Cristo Eucarstico, com o corao ardendo, ns queremos suplicar: Fica conosco, Senhor! (Fundo musical instrumental): VINDE, IRMOS ADORAR VINDE, IRMOS ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR! A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR. (BIS) Partimos o nico po, no altar, refeio mistrio de amor! Ns somos sinais de unidade na f na verdade, convosco, Senhor! VINDE, IRMOS ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR! A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR. (BIS) No longo caminho que temos, o po que comemos nos sustentar. Cristo, o Po repartido que o povo sofrido vem alimentar. VINDE, IRMOS ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR! A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR. (BIS) 4) PALAVRA DE DEUS ANIMADOR: Na vida em comunidade deve se destacar o esprito de servio. A nica competio permitida entre os cristos a do servio mtuo. Este foi o ensinamento e a prtica de Jesus. dentre os gestos do Mestre, h um que marcou de modo especial: o lavaps. Trata-se da apresentao que o Evangelho segundo Joo faz da ltima Ceia de Jesus com os discpulos. o modo como Joo nos revela o sentido do dom Eucarstico de Jesus aos seus. E na certeza de que o nosso ministrio s verdadeiro quando o enxergamos como uma entrega, como servio fiquemos em p e acolhamos a Palavra de Deus, Luz para os nossos passos e alimento para a nossa alma, aclamando: ACLAMAO: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (2X) Quando estamos unidos, ests entre ns e nos falars da Tua vida. Este nosso mundo sentido ter se Tua palavra renovar. PROCLAMAO DE Jo 13,1-15 (Fundo musical instrumental): LEITOR 1: O dom Eucarstico de Jesus e o dom da comunidade na vivncia do lava-ps fazem com que os discpulos missionrios de Jesus se distanciem da arrogncia e da prepotncia, que s causam divises, e se aproximem da unidade pelo poder do amor.

HINO 1. Jesus erguendo da ceia, jarro e bacia tomou. Lavou os ps dos discpulos, este exemplo nos deixou. Aos ps de Pedro inclinou-se mestre, no, por quem s! No ters parte comigo se no lavar os teus ps. 2. s o Senhor, tu s o Mestre, os meus ps no lavars. O que ora fao no sabes, mas depois compreender. Se eu vosso Mestre e Senhor, vossos ps hoje lavei, lavai os ps uns dos outros: eis a lio que vos dei. 3. Eis como iro reconhecer-vos: como discpulos meus, se vos amais uns aos outros, disse Jesus para os seus. Dou-vos novo mandamento, deixo, ao partir, Nova Lei. Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 5) PEDIDOS DA COMUNIDADE ANIMADOR: Na presena de Jesus elevemos nossa voz ao cu e vos pedimos: RESPOSTA: CRISTO, ENSINAI-NOS A SERVIR NOSSO PRXIMO. 1. Senhor Jesus, que durante toda a vida deu-nos o exemplo de servio e misericrdia, ajudai-nos a seguir seu caminho e fazei de ns discpulos fiis, REZEMOS: 2. Senhor Jesus, no memorial da Eucaristia vs nos dai todos os bens necessrios. Ajudainos a participar com f e devoo das celebraes eucarsticas e louvar sempre vossa presena entre ns, REZEMOS: 3. Senhor Jesus, fazei que aqueles que chamastes para alguma funo de liderana, religiosa, poltica ou social, aprendam a servir o prximo e trabalhar pela transformao da sociedade, REZEMOS: 4. Senhor Jesus, voltai vosso olhar misericordioso para ns, ministros da Eucaristia, e ajudai-nos a imit-lo em palavras e aes no servio aos irmos e irms da nossa comunidade, REZEMOS: MIN: PAI DE BONDADE ACOLHEI ESTES PEDIDOS QUE TE APRESENTAMOS E AQUELES QUE SE ENCONTRAM EM NOSSOS CORAES POR INTERMDIO DE JESUS CRISTO VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPRITO SANTO. AMM. 6) BENO DO SANTSSIMO ANIMADOR: Queridos irmos e irms, preparemos-nos para recebera Beno do Santssimo, cantando. TO SUBLIME SACRAMENTO To sublime sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar. Venha a f, por suplemento os sentidos completar. Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador: ao Esprito exaltemos, na Trindade eterno amor; Ao Deus Uno e trino demos a alegria do louvor. Amm.

MIN: Do cu lhes destes o po. TODOS: Que contm todo sabor. Oremos! Deus, que nos deixastes, sob este admirvel sacramento, o memorial de vossa Paixo, concedei-nos tal venerao pelos sagrados mistrios do vosso Corpo e do Vosso Sangue, que experimentemos sempre em ns a sua eficcia redentora. Vs que viveis e reinais pelos sculos dos sculos. Amm. Bendito seja Deus, Bendito seja seu Santo Nome. Bendito seja Jesus Cristo. Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Bendito seja o Nome de Jesus. Bendito seja seu Sacratssimo Corao. Bendito seja seu Preciosssimo Sangue. Bendito seja Jesus, no Santssimo Sacramento do Altar. Bendito seja o Esprito Santo Parclito. Bendita seja a grande me de Deus, Maria Santssima. Bendita seja sua Santa de Imaculada Conceio. Bendita seja a sua gloriosa Assuno. Bendito seja o nome de Maria Virgem e Me. Bendito seja So Jos, seu castssimo esposo. Bendito seja Deus, nos seus Anjos e nos seus Santos. Deus e Senhor Nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe Santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bnos sobre o nosso Santo Padre o Papa, sobre nosso Arcebispo, sobre o nosso proco e sobre todo o clero; sobre o chefe da Nao e do Estado e sobre todas as pessoas constitudas em dignidade, para que governem com justia. Da ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contnuos de vossa bondade o Brasil, este Arcebispado, a comunidade em que habitamos, cada um de ns em particular e de todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas oraes. Tende misericrdia das almas dos fiis que padecem no purgatrio. Dai-lhes Senhor, o descanso e a luz eterna. Pai Nosso Ave Maria Glria ao Pai

TE DEUM 1. Deus infinito, ns te louvamos e nos submetemos ao teu poder./ As criaturas nos seus mistrios, mostram a grandeza de quem lhe deu o ser. 2. Todos os povos sonham e vivem nesta esperana de encontrar a paz./ Suas histrias todas apontam para o mesmo rumo onde tu ests. REFRO: SANTO, SANTO, SANTO, SANTO, SANTO, SANTO./ TODO- PODEROSO O NOSSO DEUS. 3. Senhor Jesus Cristo, ns te louvamos e te agradecemos teu imenso amor./ Teu nascimento, teu sofrimento, trouxe vida nova, onde existe a dor. 4. Ns te adoramos e acreditamos que s o Filho santo do nosso Criador./ E professamos Tua verdade, que na humanidade plantou tamanho amor 5. Deus infinito, teu santo Esprito renova o mundo sem jamais cessar./ Nossa esperana, nossos projetos s se realizam quando eu falar. QUE MISTRIO DE VIDA ESTE 1 Que mistrio de vida este, Que assume o humano sofrer? Que impe suas mos sobre o mundo, Para o mundo poder nele crer? Que mistrio de vida este, Que se torna pastor do rebanho? Quem o segue no anda sozinho: Mostra a todos amor sem tamanho? Vs que estais aflitos, Vinde a mim , vou socorrer, Eis que escuto o grito, E vou logo atender. Eu sou o mistrio,Sou mais vida feito po, Sou o prprio Cristo Jesus, Nesta comunho. 2 Que mistrio de vida este, Que revela amor aos pequenos, Que afasta de ns todo o medo, De crescer em to frtil terreno? Que mistrio de vida este, Que ensina a lei do Senhor? Que revela num s mandamento, A alegria da vida no amor?

About these ads

You might also like