You are on page 1of 38

1

Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora

Educao de Jovens e Adultos Nunca tarde para se aprender!

Josiele Motta e Vanessa Sanz Orientador(a): Liliana Nogueira

Campos dos Goytacazes, RJ 2008

Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora

Educao de Jovens e Adultos Nunca tarde para se aprender!

Josiele Motta & Vanessa Sanz

Monografia apresentada ao curso Normal Mdio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora como pr requisito para a formao profissional em magistrio.

Sumrio

3
Apresentao _____________________________________________ pg.:8

Introduo

_____________________________________________ pg.:10

Captulo I

_____________________________________________ pg.:16

Capitulo II

______________________________________________pg.:23

Capitulo III

_____________________________________________ pg.:29

Bibliografia

_____________________________________________

pg.:37

Dedicatria
Ns no poderamos imaginar as coisas que nos aconteceriam, o incio foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte das nossas vidas, onde todos os cantos teriam histrias escondidas. Aqui passamos alguns dos bons anos de nossa vida, fizemos amigos, muitos dos quais, nos acompanharo para sempre. Por isso temos que comemorar!Esse um momento especial! hora de olharmos para trs e vermos por tudo o que j passamos. Sem dvida, muitas tristezas e conflitos mas, felizmente, por inmeros bons momentos, de alegria, de vitrias e de cumplicidade.

Por isso dedicamos este trabalho a todos as pessoas que estiveram ao nosso lado nos ajudando mesmo que com um simples sorriso, a nossa famlia, aos nossos amigos,a nossa eterna turma 311, ao corpo docente do CENSA e em especial a nossa professora Liliana Nogueira.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus Tu conheceste nossas vidas, nas boas e ms, nossas dores, nossos momentos de alegria, nossos desapontamentos e nossos esforos... Muito obrigado por nunca estares to longe para vir at ns... Muito obrigado por nossos talentos e por tua companhia nestes anos... E, principalmente, obrigado por nos ensinar que o importante no apenas nos tornamos pessoas de sucesso, mas tambm de valor.

Aos nossos pais A vocs que nos deram a vida e nos ensinaram a viv-la com dignidade, no bastaria um obrigado. A vocs que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que muitas vezes pudssemos realizar os nossos; No bastaria dizer que no temos palavras para agradecer tudo isso. Ao pai ausente Que alegria voc sentiria se estivesse aqui. Sonhaste com uma conquista e ficaria feliz ao ver um sonho tornar-se realidade.

Aos mestres Nosso agradecimento sincero aos mestres, amigos educadores. A vocs nosso respeito e afeto. A nossa vitria tem muito a ver com vocs!

Aos amigos e colegas Nesses 3 anos tivemos a oportunidade de deixar laos mais fortes, cativando amizades sinceras, tentando esquecer a hipocrisia e as diferenas. No deixemos que o tempo apague as nossas lembranas. Amigo coisa para se guardar debaixo de quantas chaves se puder achar.

Aos que amamos A vocs que estiveram conosco nos momentos mais difceis desta caminhada, quando os obstculos pareciam intransponveis. A vocs o nosso sorriso, o nosso carinho e um muito obrigada.

A coordenao

Agradecemos a Ir. Suraya Benjamin Chaloub , a Ir. Luzia Alves de Carvalho, a Ir. Maria Aparecida Ferreira e a Ir. Carmelita Leonilda Agrizzi pelas oportunidades. Agradecemos a professora Liliana Azevedo Nogueira pelo empenho em querer nos tornar pessoas com um grande potencial. De vocs temos o exemplo de determinao, dedicao e amor.

"Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo". (Paulo Freire)

Apresentao
Este tema foi selecionado para subsidiar a discusso sobre alguns contedos essenciais para a alfabetizao de jovens e adultos, alm de contribuir para a reflexo sobre o contexto atual no qual se insere a Educao de Jovens e Adultos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para essa modalidade de ensino. A discusso sobre esse tema fundamental, sobretudo porque as pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita das duas ltimas dcadas nos impem a necessidade de compreender como se d o processo de aprendizagem dos jovens e adultos e como poderia ser o processo de ensino voltado para uma educao integral, que considere os aspectos sociais, afetivos e cognitivos dos alunos. Sendo assim, o seguinte trabalho pretende aprofundar algumas questes centrais relacionadas a esses contedos. Sabemos que durante muito tempo os profissionais da Educao de Jovens e Adultos eram em grande parte leigos, sua principal tarefa era a de ensinar a decifrao do cdigo escrito e, portanto, o papel da escola se restringia a esse aspecto. Por volta dos anos 60, a percepo do aluno jovem e adulto como sujeito de sua aprendizagem, problematizando a realidade na qual se inseria, deu origem a uma proposta de alfabetizao conscientizadora. O contexto poltico ps-64 refreou essas iniciativas, retomando o assistencialismo e as prticas mecanicistas. Mas grupos dedicados educao popular deram continuidade a experincias crticas no mbito de Educao de Jovens e Adultos. Hoje, tambm sabemos que o desafio dos profissionais que atuam nessa rea est relacionado a oportunizar a esses alunos o acesso cultura letrada que lhes possibilite participar ativamente da esfera poltica, cultural e do trabalho. Isso implica necessariamente a reviso do papel da escola, do professor, nas novas concepes de ensino e aprendizagem, dos contedos a serem abordados nesses processos.

Presentacin

Este tema fue seleccionado para subsidiar la discusin sobre algunos contenidos esenciales para la alfabetizacin de jvenes y adultos, adems de contribuir para la reflexin sobre el contexto actual en lo cual se inserta la Educacin de Jvenes y Adultos a partir de las Directrices Curriculares Nacionales para esa modalidad de enseanza. La discusin sobre ese tema es fundamental, sobre todo porque las investigaciones sobre el aprendizaje de la lectura y de la escritura de las dos ltimas dcadas nos imponen la necesidad de comprender como se da el proceso de aprendizaje de los jvenes y adultos y como podra ser el proceso de enseanza vuelta para una educacin integral, que considere los aspectos sociales, afectivos y cognitivos de los alumnos. Siendo as, el siguiente trabajo pretende profundizar algunas cuestiones centrales relacionadas a esos contenidos. Sabemos que por mucho tiempo los profesionales de la Educacin de Jvenes y Adultos eran en gran medida laicos, su principal tarea era la de ensear a descifrar el cdigo escrito y, por lo tanto, el papel de la escuela se restringa a ese aspecto. Alrededor de los aos 60, la percepcin del alumno joven y adulto como sujeto de su aprendizaje, problematizando la realidad en la cual se insertaba, dio origen la una propuesta de alfabetizacin concientizadora. El contexto poltico post 64 refren esas iniciativas, retomando el assistencialismo y las prcticas mecanicistas. Pero grupos dedicados a la educacin popular dieron continuidad a las experiencias crticas en el mbito de Educacin de Jvenes y Adultos. Hoy, tambin sabemos que el desafo de los profesionales que actan en esa rea est relacionado a oportunizar a esos alumnos el acceso a la cultura letrada que les posibilite participar activamente de la esfera poltica, cultural y del trabajo. Eso implica necesariamente la revisin del papel de la escuela, del profesor, en las nuevas concepciones de enseanza y aprendizaje, de los contenidos a que sean abordados en esos procesos.

10

Introduo
A discusso sobre o tema Educao de Jovens e Adultos fundamental, sobretudo porque as pesquisas sobre aprendizagem da leitura e da escrita das duas ltimas dcadas nos impem a necessidade de compreender sobre como se d o processo de aprendizagem dos jovens e adultos e como poderia ser o processo de ensino voltado para uma educao integral, que considere os aspectos sociais, afetivos e cognitivos dos alunos. Sabemos que durante muito tempo os profissionais da Educao de Jovens e Adultos eram em grande parte leigos, sua principal tarefa era a de ensinar a decifrao do cdigo processos escrito e, portanto, o papel da escola se restringia a esse aspecto. Por volta dos anos 60, a percepo do aluno jovem e adulto como sujeito de sua aprendizagem, problematizando a realidade na qual se inseria, deu origem a uma proposta de alfabetizao conscientizadora. O contexto poltico ps-64 refreou essas iniciativas, retomando o

assistencialismo e as prticas mecanicistas. Mas grupos dedicados educao popular deram continuidade a experincias crticas no mbito de Educao de Jovens e Adultos. Hoje, tambm sabemos que o desafio dos profissionais que atuam nessa rea est relacionado a oportunizar a esses alunos o acesso cultura letrada que lhes possibilite participar ativamente da esfera poltica, cultural e do trabalho. Isso implica necessariamente a reviso do papel da escola, do professor, nas novas concepes de ensino e aprendizagem, dos contedos a serem abordados nesses processos. O analfabetismo de jovens e adultos tem sido um tema polmico no Brasil, so pessoas que no tiveram acesso aos bens culturais que a sociedade letrada disponibiliza, suas lacunas refletem-se da carncia de projetos e metodologias adequados; na ausncia de uma formao especializada e na ineficincia dos modelos tericos que subsidiam esse tipo de educao. Os estudos sobre o sistema educacional brasileiro tm demonstrado desigualdades nas vrias instncias do ensino, o que gera dificuldades. Entre as dificuldades se encontra o analfabetismo. A partir da experincia de Paulo Freire tem aumentado o interesse dos educadores brasileiros por essa modalidade de ensino.

11 Deve-se ter um fazer educativo pensado, preparado e realizado sempre respeitando os sonhos, as frustraes, as dvidas, os medos, os desejos do educando, como diz Paulo Freire. Esse aumento de analfabetos se d por causa de um processo de excluso que atinge tanto aqueles que nem chegam a serem admitidos no processo de alfabetizao na idade de escolarizao obrigatria, quanto aqueles que aps serem admitidos so posteriormente excludos com a repetncia e evaso. Para se entender melhor o processo de produo do analfabetismo, necessria uma anlise das condies objetivas em que se desenvolve a atividade educativa, o que nos remete anlise da forma de organizao social em que vivemos, pois no possvel refletir sobre a escola sem situ-la no contexto social, histrico econmico e poltico.

Diante disso buscamos investigar a seguinte questo:

Quais os contedos e conhecimentos necessrios para a alfabetizao de jovens e adultos? Questionamentos: O que educao de jovens e adultos? Quais os contedos essenciais para a aprendizagem de sujeitos que freqentam a EJA? Qual realidade da EJA no Brasil e em Campos? Qual a formao necessria a um professor de jovens e adultos? Que prticas educativas so mais eficazes na EJA?

12 Objetivo Geral:

Identificar quais so os contedos e conhecimentos necessrios para a alfabetizao de jovens e adultos. Objetivos especficos: Descrever o que educao de jovens e adultos. Constatar os contedos essenciais para a aprendizagem de sujeitos que freqentam a EJA. Analisar a realidade da EJA no Brasil e Campos dos Goytacazes. Demonstrar a formao necessria a um professor de jovens e adultos. Verificar quais prticas educativas so mais eficazes na EJA.

Diante da problematizao apresentada desenvolvemos os seguintes captulos.

1 - O que a EJA? Como est sendo o trabalho de EJA no Brasil? 2 - Quem o aluno da EJA? O que ele pensa sobre sua formao? EJA
como incluso.

3 - Mtodos e prticas usadas pelo docente na EJA.

13

Metodologia da pesquisa
Metodologia do estudo o alicerce do projeto de pesquisa, a fonte a qual dar as diretrizes para a formulao de um bom trabalho. Aprofundaremos o estudo sobre a Educao de Jovens e Adultos (EJA), de modo que trabalharemos com a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Usaremos como metodologia a pesquisa bibliogrfica, mais a pesquisa de campo que ocorreu na escola municipal Marechal Arthur Costa e Silva, pois para melhor investigao e aprofundamento do projeto foi necessrio entrevistar docentes e discentes que trabalham com a Educao de Jovens e Adultos. Essa entrevista ocorreu com o propsito de investigarmos as metodologias de alfabetizao, de ensino, aplicada em sala de aula. Para coleta de dados usaremos a pesquisa de campo com os alunos e professores da EJA da escola anteriormente mencionada e que est localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. O desenvolvimento da pesquisa consiste na leitura de autores que desenvolveram estudo, pesquisas que perpassam a temtica em a fim de embasar teoricamente todo o trabalho.

"Uma das condies fundamentais tornar possvel o que parece no ser possvel. A gente tem de lutar para tornar possvel o que ainda no possvel. Isto faz parte da tarefa histrica de redesenhar e reconstruir o mundo." (Paulo Freire) A pesquisa bibliogrfica analisa ainda a implementao, a regularizao e as reformas legais que ocorreram ao longo da histria da EJA. Essa modalidade de pesquisa permite analisar documentos que se constituem de dados ricos e estveis, podendo ser obtidos sem um contato direto com o sujeito da pesquisa.

14 A transformao dos analfabetos em alfabetizados um projeto poltico de longa histria no Brasil. Iniciando-se na dcada de 30 e consolidando-se depois da Segunda Guerra Mundial, por meio de sucessivos programas federais de grande alcance. Nas dcadas de 30 e 40, colocava-se abertamente o nus do fracasso no prprio adulto. O adulto que no sabia ler, nem escrever era considerado deficiente e incapaz de aprender. Os estudos sobre o sistema educacional brasileiro tm demonstrado desigualdade nas vrias reas de ensino, o que gera dificuldades.

A partir da experincia de Paulo Freire, que foi apaixonado pela educao, e despertou nas pessoas o desejo de mudar o mundo, tendo como fio-condutor a generosidade. Hoje, considerado o mais conhecido educador de nosso tempo. Paulo Freire d incio a trabalhos com iniciativas populares, quando decide organizar, juntamente com parquias catlicas, projetos que abrangem desde o jardim de infncia at Educao de Jovens e Adultos, objetivando o desenvolvimento do currculo e a formao de professores. O resultado desse trabalho foi partilhado com outros grupos: tcnicas como estudo e aes em grupo, mesas redondas, debates e distribuio de fichas temticas eram praticados nesse tipo de trabalho. Foi a partir do desenvolvimento desse projeto que se comeou a falar de um sistema de tcnicas educacionais, o "Sistema Paulo Freire", que podia ser aplicado em todos os graus da educao formal e da no-formal. Mais tarde, nas dcadas de 70 e 80, no seu trabalho em alfabetizao, um elemento do sistema foi interpretado sob a denominao "Mtodo Paulo Freire" e "conscientizao" como um passe-partout para a revoluo. Por essa razo, Paulo Freire parou de usar essas expresses, enfatizando o carter poltico da educao e sua necessria "reinveno" em circunstncias histricas diferentes.

15

Com a criao do Movimento de Cultura Popular (MCP), Paulo Freire passou a ser um dos seus lderes mais atuantes. Como ocorria na prtica dos "Projetos" do MCP, o Projeto de Educao de Jovens e Adultos desdobrava-se em outros programas ou projetos de menor amplitude. Freire chegou ao Brasil quando o Movimento de Educao Popular, que ele ajudou a implantar nos anos 60, estava tendo seu segundo momento de influncia. Era uma poca de crise econmica, com o conseqente desejo dos comandos militares, diante da impopularidade do regime e das foras armadas, de abandonar o governo. Paulo teve de "reaprender" seu pas. Descobriu logo que os mesmos atores sociais dos idos da dcada de 60 ainda tinham influncias polticas.
O processo de aquisio de escrita tem sido largamente estudado em vrios pases a partir da dcada de 70. Autores como Read(1990), Ferreiro e Teberosky(1989) investigaram esse processo em situaes diversas, analisando indivduos antes e depois de sua entrada na escola. Baseando-se em teorias psicolingsticas e assumindo a perspectiva da epistemologia gentica piagetiana, Ferreiro prope a aquisio da escrita como um processo de construo do conhecimento por parte de um sujeito ativo, que elabora esse processo por meio da resoluo de vrios conflitos cognitivos propostos pelo objeto, no caso a escrita. Atualmente, refletir a EJA - termo genericamente adotado para categorizar a clientela no alfabetizada ou com baixo nvel de escolaridade. Torna-se cada vez mais evidente que a educao tem uma responsabilidade educativa porque a ela cabem estes jovens e adultos atuarem como jovens e aprendizes cidados. No Brasil, este tema polmico, pois sua existncia j testemunha a poltica exclusiva a que so submetidas s classes trabalhadoras.

16

Captulo I
O que Educao de Jovens e adultos?

A Educao de Jovens e Adultos o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou no formais, aos quais as pessoas que a sociedade consideram adultos, enriquecem seus conhecimentos, desenvolvem suas capacidades e melhoram suas competncias tcnicas ou profissionais ou as reorientam afim de entender suas prprias necessidades e as necessidades da sociedade. A EJA tem o objetivo de restaurar o direito educao negado aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanncia no mercado de trabalho e qualificao para uma educao permanente. (D.C.N 2000). Compreende a educao formal e permanente, a educao no formal e toda a gama de oportunidades de educao informal e ocasional existentes em uma sociedade multicultural e educativa. uma modalidade especfica da Educao Bsica que se prope a atender a um pblico ao qual foi negado o direito educao durante a infncia e/ou adolescncia seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequaes do sistema de ensino ou pelas condies socioeconmicas desfavorveis. Nesta perspectiva, preciso buscar uma concepo mais ampla das dimenses tempo/espao de aprendizagem, na qual educadores e educandos estabeleam uma relao mais dinmica com o entorno social e com as suas questes, considerando que a juventude e a vida adulta so tambm tempos de aprendizagens. Os artigos 1 e 2 da LDBEN de 1996 fundamentam essa concepo enfatizando a educao como direito que se afirma independente do limite de idade: Art. 1- "A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e

17

pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais". Art. 2- "A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho". Para que possamos estabelecer com clareza a parcela da populao a ser atendida pela modalidade EJA, fundamental refletir sobre o seu pblico, suas caractersticas e especificidades. Tal reflexo servir de base para a elaborao de processos pedaggicos especficos para esse pblico. Segundo Marta Kohl, a Educao de Jovens e Adultos refere-se no apenas a uma questo etria, mas, sobretudo de especificidade cultural, ou seja, embora se defina um recorte cronolgico, os jovens e adultos aos quais se dirigem as aes educativas deste campo educacional no so quaisquer jovens e adultos, mas uma determinada parcela da populao. Os alunos da EJA Vivem no mundo urbano, industrializado,

burocratizado e escolarizado, em geral trabalhando em ocupaes no qualificadas. Trazem a marca da excluso social, mas so sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, formados pelas memrias que os constituem enquanto seres temporais. So, ainda, excludos do sistema de ensino, e apresentam em geral um tempo maior de escolaridade devido a repetncias acumuladas e interrupes na vida escolar. Muitos nunca foram escola ou dela tiveram que se afastar, quando crianas, em funo da entrada precoce no mercado de trabalho, ou mesmo por falta de escolas. Jovens e adultos que quando retornam escola o fazem guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por exigncias ligadas ao mundo do trabalho. So sujeitos de direitos, trabalhadores que participam concretamente da garantia de sobrevivncia do grupo familiar ao qual pertencem. (Parecer/CME) Considerar a heterogeneidade desse pblico, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupaes, necessidades, expectativas em relao escola, suas habilidades, enfim, suas vivncias, torna-se de suma importncia para a construo de uma proposta pedaggica que considere suas especificidades.

18

fundamental perceber quem esse sujeito com o qual lidamos para que os contedos a serem trabalhados faam sentidos, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formao, instrumentalizando-o para uma interveno significativa na sua realidade. Um passo inicial pode ser a elaborao de instrumentos e estratgias que contribuam para o levantamento de dados para alm das questes referentes faixa etria, escolarizao, mundos do trabalho ou insero no ncleo familiar. importante ressaltar que essa uma reflexo de todo o coletivo e que todos devem participar na elaborao de tais instrumentos e estratgias. Os dados colhidos permitem visualizar vrias possibilidades de trabalho e devem se referenciar nos conhecimentos e na observao feita pelo professor no diaa-dia com seus alunos, nas expectativas observadas e nas representaes de mundo que os alunos trazem de suas vivncias. Ressaltamos que essencial garantir o registro de todo o processo, afinal todo esse universo de informaes vai constituir o perfil dos alunos, seus conhecimentos prvios, suas expectativas, tornando-se um dos materiais fundamentais para que a equipe de professores possa ir planejando sua ao. muito importante que o professor esteja atento utilizao dos dados que demonstrem os interesses dos alunos, para desenvolver suas atividades de forma mais significativa.

Como est sendo o trabalho de Educao de Jovens e Adultos no Brasil?


A educao bsica de adultos comeou a delimitar seu lugar na histria da educao no Brasil a partir da dcada de 30, quando finalmente comea a se consolidar um sistema pblico de educao elementar no pas. Neste perodo, a sociedade brasileira passava por grandes transformaes, associadas ao processo de industrializao e concentrao populacional em centros urbanos. A oferta de ensino bsico gratuito estendia-se consideravelmente, acolhendo diversos setores sociais.

19

Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o pas vivia a efervescncia poltica da redemocratizao. A Segunda Guerra Mundial recm terminara e a ONU Organizao das Naes Unidas alertava para a urgncia de integrar os povos visando a paz e a democracia. Tudo isso contribuiu para que a educao dos adultos ganhasse destaque dentro da preocupao geral com a educao elementar comum. Era urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentao do governo central, integrar as massas populacionais de imigrao recente e tambm incrementar a produo. Em 1947 foi lanada a campanha de educao de adultos. Pretendia-se, numa primeira etapa, uma ao extensiva que previa a alfabetizao em trs meses, e mais a condensao do curso primrio em dois perodos de sete meses. Depois, seguiria uma etapa de ao em profundidade, voltada capacitao profissional e ao desenvolvimento comunitrio. Essa campanha conseguiu resultados significativos e num curto perodo de tempo, foram criadas vrias escolas supletivas, mobilizando esforos das diversas esferas administrativas, de profissionais e voluntrios. O pensamento pedaggico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetizao de adultos, inspirou principais programas de alfabetizao e educao popular que se realizaram no pas no incio dos anos 60. Esses programas foram empreendidos por intelectuais, estudantes e catlicos engajados numa ao poltica junto aos grupos populares. Desenvolvendo e aplicando essas novas diretrizes, atuaram os educadores do MEB Movimento de Educao de Base, ligado CNBB Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil, dos CPCs Centros de Cultura Popular, organizados pela UNE Unio Nacional dos Estudantes, dos Movimentos de Cultura Popular, que reuniam artistas e intelectuais e tinham apoio de administraes municipais. Esses diversos grupos de educadores foram se articulando e passaram a pressionar o governo federal para que os apoiasse e estabelecesse uma coordenao nacional das iniciativas.

20

Em janeiro de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetizao, que previa a disseminao por todo Brasil de programas de alfabetizao orientados pela proposta de Paulo Freire. A preparao do plano, com forte engajamento de estudantes, sindicatos e diversos grupos estimulados pela efervescncia poltica da poca, seria interrompida alguns meses depois pelo golpe militar. Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetizao de adultos conscientizadora, cujo princpio bsico era: A leitura do mundo precede a leitura da palavra O paradigma pedaggico que se construiu nessas prticas baseava-se num novo entendimento da relao entre a problemtica educacional e a problemtica social. Antes apontado como causa da pobreza e da marginalizao, o analfabetismo passou a ser interpretado como efeito da situao de pobreza gerada por uma estrutura social no igualitria. Era preciso, portanto, que o processo educativo interferisse na estrutura social que produzia o analfabetismo. O debate a EJA, visa atender, prioritariamente, classe trabalhadora e que, portanto, no deve ser pensada desarticulada do mundo do trabalho, precisa ser recolocado nesse momento. Tal questo cria possibilidades para a ampliao dos investimentos em recursos humanos para a rea, com a participao do Estado, da iniciativa privada, das ONGs e dos movimentos sociais. Os programas oferecidos pelas empresas a seus empregados so exemplos desse cenrio, tendo como objetivo central garantir maior qualificao dos trabalhadores. Aes desse tipo representam uma poltica de incentivos da classe empresarial, que se reverte na prpria atuao dos trabalhadores nas atividades a serem desenvolvidas. O conceito de empregabilidade se refere capacidade e competncia do trabalhador em conquistar o emprego e se manter nele, considerando-se as constantes transformaes do mercado de trabalho. Diante disso, discutir a questo da empregabilidade representa, nesse momento, tratar as propores que o conceito vem tomando nas sociedades capitalistas, numa poca em que

21

termos como flexibilizao, competncia, criatividade, tornam-se referncias no mundo do trabalho. Alm disso, o sentido atribudo empregabilidade transfere para a educao a responsabilidade do desenvolvimento no indivduo de competncias capazes de habilit-lo para a concorrncia e para a necessidade de flexibilidade imposta pelo mercado. A essa relao criada para articular educao e garantia de emprego, Gentili (1999) classifica como a desintegrao da promessa integradora, tendo em vista que: (...) a garantia do emprego como direito social (e sua defesa como requisito para as bases de uma economia e uma vida poltica estvel) desmanchou-se diante de uma economia e uma vida poltica como capacidade individual para disputar as limitadas possibilidades de insero que o mercado oferece (Gentili, 1999, p. 89)
Mudanas na Educao de Jovens e Adultos

A educao de Jovens e Adultos tem novas regras e parmetros, que passam a valer j neste incio de ano letivo. A Secretaria Estadual da Educao, atendendo a Resoluo N. 260 do Conselho Estadual da Educao, fez as devidas mudanas nas matrizes curriculares e as escolas pblicas e particulares devem se adequar para a oferta dos cursos de EJA. Uma das principais modificaes diz respeito ao ingresso nesta modalidade de Educao, que s ser permitido quelas pessoas que ainda no tiveram acesso escola ou que dela estejam fora h mais de dois anos. Veja as principais mudanas, as novas matrizes e como ser oferecida e desenvolvida a Educao de Jovens e Adultos. O Brasil possui milhes de pessoas com mais de 15 anos que so analfabetos ou tm escolarizao incompleta. Hoje h um intenso movimento de Jovens e Adultos voltado sala de aula, cerca de 4,5 milhes de brasileiros, que no tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a educao bsica. Estas pessoas no s em busca de um diploma, mais uma vida mais digna.

22

Timothy Ireland, diretor de Educao de Jovens e Adultos da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (Secad), afirma: ..."Os alunos vo tambm em busca de instrumentos para viver no mundo da informao e elaborar pensamentos e aes de forma crtica, pois dependem disso para a auto-estima, para a formao de uma identidade, e at como possibilidade de conseguir um emprego." Ao atrair o adulto para a escola, preciso garantir que ele no a abandone, e isso s possvel atravs de uma prtica docente/pedaggica que busque compreender o adulto deste todos os componentes humanos, buscando promover o aprendizado atravs das experincias, fazendo com que a vivncia estimule e transforme o contedo, impulsionando a assimilao. o aprender atravs do fazer, o aprender fazendo.

23

Captulo II Quem o aluno da EJA?


Os alunos da EJA so na maioria das vezes um pblico ao qual foi negado o direito educao durante a infncia e/ou adolescncia seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequaes do sistema de ensino ou pelas condies socioeconmicas desfavorveis. O conceito de EJA muitas vezes confunde-se com o de Ensino Noturno. Trata-se de uma associao equivocada uma vez que a EJA no se define pelo turno em que oferecida, mas muito mais pelas caractersticas e especificidades dos sujeitos aos quais ela se destina. Vrias iniciativas de educao de adultos em escolas ou outros espaos tm demonstrado a necessidade de ofertar essa modalidade para alm do noturno de forma a permitir a incluso daqueles que s podem estudar durante o dia. Para que se considere a EJA enquanto uma modalidade educativa inscrita no campo do direito, faz-se necessrio superar uma concepo dita compensatria cujos principais fundamentos so a de recuperao de um tempo de escolaridade perdido no passado e a idia de que o tempo apropriado para o aprendizado a infncia e a adolescncia. Nesta perspectiva, preciso buscar uma concepo mais ampla das dimenses tempo/espao de aprendizagem, na qual educadores e educandos estabeleam uma relao mais dinmica com o entorno social e com as suas questes, considerando que a juventude e a vida adulta so tambm tempos de aprendizagens. "O adulto, para a EJA, no o estudante universitrio, o profissional qualificado que freqenta cursos de formao continuada ou de especializao, ou a pessoa adulta interessada em aperfeioar seus conhecimentos em reas como artes, lnguas estrangeiras ou msica, por exemplo... o jovem, relativamente recentemente incorporado ao territrio da antiga educao de adultos, no aquele com uma histria de escolaridade regular, o vestibulando ou o aluno de cursos extra-curriculares em busca de enriquecimento pessoal.

24

No tambm o adolescente no sentido naturalizado de pertinncia a uma etapa bio-psicolgica da vida." (Oliveira, 1999, p.1.) So homens e mulheres, trabalhadores/as empregados/as e

desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; filhos, pais e mes; moradores urbanos de periferias, comunidades carentes e vilas. So sujeitos sociais e culturais, marginalizados nas esferas socioeconmicas e educacionais, privados do acesso cultura letrada e aos bens culturais e sociais, comprometendo uma participao mais ativa no mundo do trabalho, da poltica e da cultura. Vivem no mundo urbano, industrializado, burocratizado e escolarizado, em geral trabalhando em ocupaes no qualificadas. Trazem a marca da excluso social, mas so sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, formados pelas memrias que os constituem enquanto seres temporais. So, ainda, excludos do sistema de ensino, e apresentam em geral um tempo maior de escolaridade devido a repetncias acumuladas e interrupes na vida escolar. Muitos nunca foram escola ou dela tiveram que se afastar, quando crianas, em funo da entrada precoce no mercado de trabalho, ou mesmo por falta de escolas. Jovens e adultos que quando retornam escola o fazem guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por exigncias ligadas ao mundo do trabalho. So sujeitos de direitos, trabalhadores que participam concretamente da garantia de sobrevivncia do grupo familiar ao qual pertencem.

O que ele pensa sobre sua formao?

Considerar a heterogeneidade desse pblico da EJA, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupaes, necessidades, expectativas em relao escola, suas habilidades, enfim, suas vivncias, torna-se de suma importncia para a construo de uma proposta pedaggica que considere suas especificidades. fundamental perceber quem esse sujeito com o qual lidamos para que os contedos a serem trabalhados faam sentido, tenham

25

significado, sejam elementos concretos na sua formao, instrumentalizando-o para uma interveno significativa na sua realidade. Sendo assim, trouxemos uma carta de uma alfabetizanda que relata sua vivncia e expectativas em relao sua formao.

H muitos anos, quiseram me ensinar a escrever o nome, em meu primeiro emprego de faxineira, e foi s o que aprendi. Passei minha vida inteira sem saber ler nem escrever, e precisei ser esperta. Sou inteligente, tem muita coisa que eu sei. Por exemplo, sei quando hora de pedir aumento e sei quando a patroa tem razo se manda eu limpar alguma coisa de novo, pois no limpei bem da primeira vez. Quando poca de eleio, eu sei qual meu candidato. Levanto muito cedo, compro po e leite e pago a conta porque conheo cada nota e cada moeda pela cor e pelo tamanho. Moro longe do servio, e pego sempre o nibus certo, que conheo pelo horrio, pela cor, pelo motorista ou aprendi a pedir para algum me indicar. Quando vou fazer uma limpeza, sei qual o vidro do lcool, qual o do desinfetante, como ligar a mquina de lavar para roupa pesada e roupa leve. S que hoje comea uma nova fase na minha vida: vou comear a aprender a ler e a escrever. Sei que vou conseguir, pois para chegar at onde cheguei sem saber isso, precisei enfrentar meus medos, aprendi a ser gente. Quero muito aprender a ler, porque vou poder fazer muitas coisas novas e vou fazer as coisas que j fao de um jeito mais fcil. Vou poder ir ao cinema ver filme estrangeiro, vou poder ler livros, jornais e revistas, vou poder escrever cartas para a minha me, vou poder anotar recado quando algum telefonar na casa da famlia onde trabalho, vou fazer curso de culinria, ler e escrever receitas e virar cozinheira, ganhando mais dinheiro. Tantas possibilidades, tantos sonhos que finalmente podem se tornar realidade! Estou emocionada... Mas agora hora de estudar. O caminho longo e eu preciso dar um passo por dia. Vou agarrar essas chances com unhas e dentes!

Uma alfabetizanda

26

EJA como incluso...


A formao dos educadores tem se inserido na problemtica mais ampla da instituio da EJA como um campo pedaggico especifico que requer a profissionalizao dos seus agentes. Como tema de poltica educacional a Educao de Jovens e Adultos no Brasil marcada por aes fragmentadas e descontinuas, oferecida por programas e/ou campanhas desenvolvidas para alfabetizao sendo que, no entanto, tenham sido institucionalizados programas mais amplo de atendimentos demanda de escolarizao de jovens e adultos.Por no haver uma poltica indutora de unio cada municpio e estado atua de maneiras diferentes, pondo a educao de jovens e adultos em segundo lugar. As polticas pblicas desenvolvidas no Brasil ampliaram cada vez mais a distncia entre as classes sociais. nesse contexto que a excluso surge como uma contradio prpria dessa forma de organizao social pela qual se ancora no principio de igualdade, mas no o garante. Campos dos Goytacazes um dos municpios que se destaca no cenrio dos royaltes na Regio Norte Fluminense, no entanto, o quadro da Educao de Jovens e Adultos no municpio no apresentou mudanas significativas neste incio de sculo. Campos dos Goytacazes tem um percentual de analfabetos na ordem de 6,3.%, o que corresponde em nmero absoluto, a partir da populao total de 406.989 (IBGE, 2000), um total de 25.829 habitantes nesta condio. Pesquisamos no site do ISE CENSA e vimos que as alguns alunos do curso de Pedagogia tentam mudar esse quadro fazendo sua parte com um grande trabalho de incluso com a Educao de Jovens e Adultos na localidade de Rio Preto, que faz parte do municpio de Campos. Sendo assim a excluso social resultado das relaes capitalistas que exclui e exacerbam as diferenas econmicas, polticas e culturais entre os grupos sociais.

27

Uma outra forma de excluso : a excluso escolar. A maior parte dos excludos nesse processo educativo est concentrado em determinados grupos sociais, dentre os quais esto os jovens e adultos que nunca tiveram acesso escola, ou que por algum motivo tiveram de deixar o processo de escolarizao, como esses tambm so excludos os portadores de necessidades especiais entre outros. Vivemos um momento novo na histria da humanidade: o da sociedade da informao e da globalizao. Nesse contexto, falar de incluso, pressupe falar tambm em excluso, isto porque a incluso, aqui qualificada como social, pressupe que muitos sujeitos foram excludos, discriminados e banidos seja por preconceitos, seja por no terem acesso aos bens de consumo no interior da sociedade em que vivem. Tambm preciso compreender os contextos scio-histricos nos quais os sujeitos agem, para entender os significados em torno dos quais se define o termo "incluso", pois estes significados mudam a cada momento em que novos sujeitos invadem a cena social, modificando as regras do jogo. Classificamos aqui ento o tema "incluso" como um movimento em torno do qual se articula o princpio tico que tem orientado a ao de grupos culturalmente dominados, aos quais foi negado o direito de preservarem suas caractersticas culturais e para os quais foi dificultado o acesso aos mesmos direitos civis atribudos aos cidados. Vivenciamos ento, a incluso de pessoas que passam a ter uma maior carga de conhecimentos para se inserirem no mundo atual. O professor, de um modo geral, na realidade da sala de aula, das orientaes, do trabalho com os alunos, da vida institucional e escolar, enfrenta os problemas de uma prtica difcil de ser realizada e, mais ainda, de ser refletida. Esse professor,que nem sempre pode preparar aulas como gostaria, nem sempre acerta no que faz, apesar das boas intenes, atrapalha-se, equivoca-se. Apesar disso, trabalha esperando o melhor para seus alunos e desejando que,quando adultos, possam, quem sabe, substitu-lo de modo mais pleno. A escola, hoje, uma instituio sobrecarregada, que acumula funes socioculturais outrora mais bem repartidas: na rua, nas vizinhanas, nos

28

quintais de nossas casas, na igreja, na praa. Muitas coisas que fazamos e aprendamos nesses lugares agora so feitos na escola. O professor de ontem muito diferente do professor de hoje quanto s exigncias que lhe eram e so feitas. O antigo professor atuava no contexto da lgica da excluso,sendo suas competncias de ensinar dissociadas de suas competncias de aprender,ou seja,de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional,espera-se que o professor ensine segundo a lgica da incluso,o que implica que ensinar e aprender,na perspectiva desse profissional,sejam considerados indissociveis. Afirma que o ensino de ontem era pautado pela lgica da excluso, mesmo na escola pblica, significa dizer que aquela escola organizava-se pela pertinncia de seus protagonistas aos critrios que a definiam. Os alunos, por exemplo, eram selecionados segundo certas caractersticas e continuavam na escola se atendessem a certas exigncias dos professores, tanto em termos de aprendizagem escolar como conduta.

29

Captulo III Mtodos e prticas usadas pelo docente na EJA.


Aps a Segunda Guerra, a Educao de Jovens e Adultos passou a ganhar carta prioridade em meio s preocupaes brasileiras. A campanha de Educao de Adultos, lanada em 1947, agregou novos pontos de vista reflexo sobre o analfabetismo no Brasil. Essa campanha procurava inclusive desfazer preconceitos ento existentes sobre adultos analfabetos, procurando ao mesmo tempo valorizar as capacidades que possuam. Na dcada de 1960, Paulo Freire inspirou os principais programas de alfabetizao e educao popular. O analfabetismo deixou de ser visto como a causa da pobreza e da marginalizao de cidados e, rompendo paradigmas, passou a ser visto como resultado da situao da pobreza pela sociedade. Paulo Freire criou, ento, uma proposta de alfabetizao de adultos que usufrua os seus conhecimentos intrnsecos. A premissa bsica era: A leitura do mundo precede a leitura da palavra, visando, com isso, levar o educando a participar ativamente do processo de sua aprendizagem, antes mesmo de iniciar o aprendizado. Aos materiais didticos criados nessa poca faziam referncia realidade de cada aluno, usando-a para desenvolver temas de raciocnio crtico-construtivo. Depois do golpe militar de 1964, grupos que atuavam na alfabetizao de adultos foram reprimidos e o Movimento Brasileiro de Alfabetizao (MOBRAL) foi lanado pelo governo militar, a fim de controlar as iniciativas nesse sentido. Isoladamente e em pequena escala, grupos dedicados educao popular continuaram a realizar a alfabetizao de adultos com propostas mais ousadas. Nos anos 80, algumas tentativas e estudos foram se expandindo, gerando meios de troca de informao e experincias. A dcada seguinte se caracterizou pela consolidao de mudanas nos mtodos

30

educacionais, dentro de um contexto que clamava por elas em todo o ensino fundamental. O Brasil amadureceu e o sistema educacional se adaptou a isso. Ficou evidente o quo produtivo seria encarar a alfabetizao como um processo que requer continuidade e sedimentao e passou-se a usufruir da vivncia dos alunos como ponto inicial para o ensino de temas. Textos passam a ser encarados com uma compilao de frases, que associadas, lhes do sentido. Embora simples, os textos fazem referncias ao mundo do trabalho, a problemas urbanos, sade e organizao poltica, que so temas geradores ou tpicos curriculares de Estudos Sociais e Cincias. Como conseqncia, exerccios s testes surgem e abordam tpicos gramaticais de forma anloga, a necessidade crescente de reconhecimentos matemticos tambm ampliou horizontes e modificou a viso mais conservadora da educao bsica. O desafio do novo sculo prosseguir nesse processo de dar educao de qualidade e incentivar a buscar novos horizontes. Apesar de estar entre as dez naes mais ricas do mundo (levando em conta o PIB) e de apresentar notveis avanos, como a reduo da mortalidade infantil, a melhoria do sistema de sade e da educao, o Brasil ainda uma nao de contrastes. Por um lado, devemos considerar alguns fatos significativos: H menos de cinqenta anos praticamente no havia indstrias de base, os analfabetos no votavam, a nao tinha como veculo de comunicao de massa apenas o rdio, e o analfabetismo atingia altos nveis. Se isso nos faz ver que o Brasil avanou a passos largos, por outro lado o produto mais exportado continua sendo o caf, tal qual era h um sculo, a dengue e outras endemias aparentemente controladas ressurgiam em focos isolados e ainda h uma grande, massa populacional sem acesso s condies bsicas de saneamento. E h ainda uma enorme quantidade de pessoa que so incapazes de escrever ou ler ao menos um pequeno texto. O Brasil vem amadurecendo: os anos 70, de predomnio da represso do livre-pensar, foram sucedidos pelos anos 80, de graves crises econmicas e emergncia de movimentos sindicais. Os anos 90 mostravam que diminua a

31

taxa de natalidade e a populao envelhecia. A violncia crescente o trgico legado para a populao dos grandes centros. O povo brasileiro, porm, est mais maduro, capaz de escolher melhor seu governante, e tornou-se mais consciente da necessidade da contribuio de cada um na construo do bem comum. Em sintonia com os objetivos gerais dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o mtodo visa servir como ponto de partida para auxiliar o educador no processo de alfabetizao de pessoas que j passaram o perodo normalmente associado alfabetizao. No Brasil, alguns dados indicam que pode haver mais de 35 milhes de pessoas maiores de 14 anos que no completaram quatro anos de escolaridade. Embora, quando por questionados, poderem muitos o se considerem nome, alfabetizados conceitos de

simplesmente

escrever

prprio

alfabetizao mundialmente adotados sugerem que uma pessoa deva ser capaz de escrever pelo menos um pequeno texto, bem como ler e compreender algumas linhas de outro texto. Nessa linha, os programas de educao de jovens e adultos contam atualmente com um nmero cada vez mais reduzido de pessoas que no tiveram nenhuma passagem anterior pela escola, sendo importante considerar esse fato. Comunicar-se um processo que requer raciocnio sobre o que foi dito reflexo e constante questionamento de premissas, exigindo a busca constante de informaes diversas. Assim, ao concluir um curso, no podemos nos restringir apenas ap saber ler e escrever, bem como a algumas noes matemticas. A escola uma oportunidade de se desenvolver o raciocnio e questionar valores a partir da reflexo sobre eles. A escola deve ser um frum de exerccio democrtico, o que ir exigir responsabilidade individual e coletiva. O jovem e o adulto j possuem conhecimentos diversos sobre o mundo, adquiridos em incurses por bancos escolares ou na escola da vida. No desmerecendo, essas pessoas sem instruo formal esto excludas de muitas outras possibilidades que a nossa cultura oferece. Associar o lado bom de ambas as situaes a proposta ideal, usufruindo disso no processo de alfabetizao. vital levar em considerao que experincias passadas, boas

32

e ruins, atuam na formao da auto-imagem, nem sempre positiva. De forma menos direta, podemos inclusive associar nveis de auto-imagem violncia em diversas formas, domstica e urbana. O ser humano deve ter conscincia de seus valores e estar atualizado sobre o mundo em que vive, inclusive para poder melhor educar crianas expostas aos meios de comunicao, num mundo em crescente globalizao. Ingressar no mercado de trabalho exige nveis crescentes de escolaridade. Se questionvel o atual nvel de conhecimento de alguns formados, que chances tero aqueles que nem acesso a educao bsica tiveram? Alm disso, cada profissional almeja posies melhores e um crescimento dentro do mercado de trabalho. Exige hoje uma melhor formao geral e no apenas treinamento em tcnicas especficas, situao impensvel de alguns setores da populao. Trabalhadores com capacidade de raciocnio e de resoluo de problemas tm melhores condies de produzir eficientemente e reivindicar, pela sua capacidade de produo uma melhor distribuio de riquezas produzidas. Mode-obra registrada significa maior segurana para o trabalhador e arrecadao de impostos para a nao. Frente as desistncias que ocorrem algumas escolas adotaram o Mtodo de Alfabetizao de Dom Bosco. Este Mtodo vem sendo utilizado pela Universidade Catlica de Braslia desde 1993, em seu programa de alfabetizao de jovens e adultos no Distrito Federal. Tem como objetivo colaborar para que o alfabetizando adulto aprofunde a conscincia crtica de si mesmo e de sua realidade, e adquira capacidade de ler, de escrever e de efetuar as quatro operaes matemticas fundamentais, como instrumento para melhor desempenho e valorizao pessoal, familiar, profissional e cvicosocial. um mtodo ecltico que consiste em trabalhar as slabas das palavras-chave apresentadas por desenho e envolvendo aes concretas que mantenham a ligao permanente com a vida do aluno. Tem um manual e 27 cartazes impressos. Eficcia e rapidez so caractersticas do mtodo, pois a aprendizagem da leitura e da escrita, geralmente alcanada em trinta ou quarenta aulas de duas horas cada uma. Esse resultado proporciona ao

33

alfabetizando e ao alfabetizador a motivao necessria para que no ocorram desistncias. A cada dia percebemos que realmente nunca tarde para se aprender, este ano continuamos nossas pesquisas entrevistando queles que tanto nos ensinam. Observamos que atualmente os jovens e adultos, e at mesmo idosos tm uma garra diferente, tm fora de vontade e prazer em estudar. H tambm em andamento, o Programa Brasil Alfabetizado,que representa um portal de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarizao de jovens e adultos e promovendo o acesso educao como um direito de todos em qualquer momento da vida. O programa enfatiza a qualidade e o maior aproveitamento dos recursos pblicos investidos na educao de jovens e adultos e inclui:

Ampliao do perodo de alfabetizao de seis para at oito meses; Aumento de 50% nos recursos para a formao dos alfabetizadores; Estabelecimento de um piso para o valor da bolsa paga ao alfabetizador, aumentando a quantidade de turmas em regies com baixa densidade populacional e em comunidades populares de periferias urbanas;

Implantao de um sistema integrado de monitoramento e avaliao do programa; Maior oportunidade de continuidade da escolarizao de jovens e adultos, a partir do aumento de 42% para 68% do percentual dos recursos alocados para estados e municpios.

Programa Brasil Alfabetizado 2008 Programa Brasil Alfabetizado 2007

Orientaes para elaborao e envio de projetos em 2006 Orientaes para elaborao e envio de projetos em 2005 Orientaes para elaborao e envio de projetos em 2004 Entidades beneficiadas pelo Programa Brasil Alfabetizado em 2006 Entidades beneficiadas pelo Programa Brasil Alfabetizado em 2005

34

Entidades beneficiadas pelo Programa Brasil Alfabetizado em 2004 Perguntas e respostas Por tudo isso, entrevistamos alguns professores da EJA. Durante a semana s 18h. 30 min., na escola Marechal Arthur Costa e Silva, alguns alunos renem-se para mais uma aula. Cada um chegou com um objetivo diferente. Alguns vieram, to simplesmente, aprender a escrever o seu nome, e quem sabe mais algumas palavras se a memria no os atraioar! Outros aproveitaram uma oportunidade que nunca haviam tido: a de aprender, de freqentar a escola. H tambm quem tenha chegado a escola para relembrar o que um dia aprendeu, mas que a vida foi apagando. E ainda, os que vieram por saber que podem sempre melhorar, que a aprendizagem faz parte da nossa vida e que nunca suficiente. Contudo, todos tm um objetivo comum, dar e receber conhecimentos, experincias e saberes! Os professores da escola ressaltam os mtodos de aprendizagem de Reveuen Feuerstein e falam que tm grandes expectativas perante os alunos da EJA. Trabalhamos com o cotidiano, gostamos de trazer palestrantes e passar bastantes exerccios para fixao. No meu caso trabalho com Tabela Peridica e apostilas. (Professora Jane Thelma de Almeida Lopes)

Conversando com a orientadora pedaggica perguntamos se os alunos so perseverantes escola. Tivemos como resposta que as maiorias dos alunos freqentam regularmente, porm, h um grande temor na 1 fase que compreende a alfabetizao, pois os discentes ainda no sabem ler e se sentem envergonhados. A escola promove tambm projetos com objetivo de mostrar a realidade em que a clientela est inserida.

35

Sou apaixonada pelo que fao, pois divido muitas experincias, penso que os alunos do as diretrizes para o nosso trabalho e necessrio utilizar vrias estratgias. (Maria Jos Siqueira da Silva)

Penso que o tempo o maior problema, pois as aulas se iniciam tarde e encerram cedo. Trabalhos com temas cotidianos, pois sei que os discentes sentem mais facilidade. Para os meus alunos a matemtica inicialmente vista como um coisa horrvel, mas tudo depende da prtica pela qual aplicada e isso faz a diferena. Gosto muito de trabalhar com a EJA, percebo que esta clientela se destaca. Os alunos tm mais fora de vontade que os de ensino regular. ( Rodrigo ...) E assim, observamos mais de perto como a EJA. Ressaltamos que na educao tudo depende do educador e de sua postura. Quando temos colaborao de ambas as partes e uma boa relao professor-aluno, tudo pode acontecer.

36

Consideraes finais
Parece que foi ontem... Chegamos aqui no Curso Normal-Mdio pouco mais que crianas e hoje temos que sair adulto. No incio tnhamos no rosto estampada a expectativa daquilo que estava por vir, o frio na barriga, a esperana nos olhos. Hoje a expectativa transformou-se em lembranas; o frio na barriga virou n na garganta contendo muitas emoes. Este estudo bibliogrfico nos proporcionou um maior conhecimento sobre temas educacionais e aprofundamento nas teorias de Paulo Freire. Diante dos percalos da Educao de Jovens e Adultos, observa-se que falta uma viso clara sobre os impactos da reduo dos limites etrios legais. De qualquer modo, a falta de relativa atratividade da EJA reitera a preocupao com a sua qualidade e capacidade de democratizao. Conforme a perspectiva sociolgica do conflito, pode tratar-se de escolarizao pobre para alunos pobres, reforando as disparidades sociais, nos termos da anlise sociolgica. Pode tambm ser um caso de estigmatizao de uma modalidade educacional, em virtude do status socioeconmico dos alunos que a freqentam.

A Educao de Jovens e Adultos tem o objetivo de restaurar o direito educao negado aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanncia no mercado de trabalho e qualificao para uma educao permanente. A discusso sobre esses temas fundamental, sobretudo porque as pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita das duas ltimas dcadas nos impem a necessidade de compreender como se d o processo de aprendizagem dos jovens e adultos e como poderia ser o processo de ensino voltado para uma educao integral, que considere os aspectos sociais, afetivos e cognitivos dos alunos. Sendo assim, os programas pretendem aprofundar algumas questes centrais relacionadas a esses

37

contedos.

Bibliografia

- Coleo Novo Mundo Alfabetizao de Jovens e Adultos. - Uma abordagem socioconstrutivista e interdicisplinar, QUEIROZ, Tnia Dias, et al REIS, Benedita Aparecida C. Dos ALMEIDA,Maria Cristina Mximo BASTOS, Andr Lus

- DAYRELL, Juarez (Org.) Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

-FORQUIN, Jean Claude. Escola e culturaas bases sociais e epistemolgicas de conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

-RIBEIRO,Vera Maria Educao para Jovens e Adultos:ensino fundamental: proposta curricular 1 segmento. So Pulo: Ao educativa: Braslia: MEC.2001

38

You might also like