You are on page 1of 17

PROJETO DE LEI No

(Do Sr.

, DE 2009

Ibsen Pinheiro e outros)

Dispe sobre listas preordenadas de candidaturas em eleies proporcionais e financiamento pblico de campanhas eleitorais, alterando a Lei n. 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), a Lei n. 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), e a Lei n. 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies).

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 Esta Lei dispe sobre listas preordenadas de candidaturas em eleies proporcionais e financiamento pblico de campanhas eleitorais, alterando a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), a Lei n. 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), e a Lei n. 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies).

Art. 2 Os artigos adiante enumerados da Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 105. (REVOGADO) Art. 108. Estaro eleitos tantos candidatos por partido ou coligao quantos o respectivo quociente partidrio indicar, na ordem em que foram registrados. (NR) Art. 109. ................................................................... ................................................................................... Pargrafo nico. O preenchimento dos lugares com que cada partido ou coligao for contemplado far-se- segundo a ordem em que seus candidatos foram registrados nas respectivas listas. (NR)

Art. 110. (REVOGADO) Art. 111. Se nenhum partido ou coligao alcanar o quociente eleitoral, os lugares sero distribudos de acordo com o critrio das maiores mdias de votos, na forma estabelecida no art. 109, I e II. (NR) Art. 112. Considerar-se-o suplentes da representao partidria os candidatos no eleitos efetivos das listas respectivas, na ordem em que foram registrados. (NR)

Art. 3 Os arts. 38, 39 e 44 da Lei n. 9.096, de 1995, passam a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 38 ................................................................. .............................................................................. III (REVOGADO) .......................................................................(NR)

Art. 39. vedado a partido poltico receber doaes de pessoas fsicas e jurdicas para a constituio de seus fundos. (NR)

Art. 44.................................................................. ............................................................................. II na propaganda doutrinria e poltica, exceto no segundo semestre dos anos em que houver eleio; III no alistamento; ........................................................................... 4 vedada a aplicao de recursos do Fundo Partidrio em campanhas eleitorais. (NR)

Art. 4 Os dispositivos adiante enumerados da Lei n. 9.504, de 1997, passam a vigorar com a seguinte redao:

Art. 5 Nas eleies proporcionais, contam-se como vlidos apenas os votos dados s legendas partidrias ou s coligaes programticas. (NR) Art. 6 facultado aos partidos polticos, dentro da mesma circunscrio, celebrar coligaes para eleio majoritria, proporcional, ou para ambas. ................................................................................ 2 Na propaganda eleitoral, a coligao usar, obrigatoriamente, sob sua denominao, as legendas de todos os partidos que a integram. ..................................................................... . (NR) Art. 8 A escolha dos candidatos pelos partidos e a definio da ordem em que sero registrados devem ser feitas no perodo de 10 a 30 de junho do ano em que se realizarem as eleies, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto e rubricado pela Justia Eleitoral. 1 (REVOGADO) ............................................................................ 3 O partido organizar, em mbito estadual, em conveno regional, pelo voto secreto dos convencionais, uma lista preordenada de candidatos para a eleio de Deputado Federal e outra para a de Deputado Estadual, Distrital ou de Territrio; em conveno de mbito municipal, organizar uma lista preordenada para a eleio de Vereador. 4 A organizao das listas preordenadas nas convenes se dar pelo voto em candidatos individuais, nos termos do art. 8-A, ou pelo voto em chapas de candidatos, nos termos do art. 8-B, conforme as diretrizes estabelecidas pelo rgo de direo nacional. 5 Iniciada a organizao da lista preordenada pelo voto em chapas de candidatos, nos termos do art. 8-B, no se poder interromper o processo para adoo dos procedimentos estabelecidos no art. 8-A. 6 Os trabalhos das convenes municipais e regionais sero acompanhados por um observador, designado pelo juiz eleitoral no primeiro caso e, no segundo, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, obedecidas as seguintes regras: I no podero ser designados observadores os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at

o segundo grau inclusive, os filiados a partidos polticos e aqueles que desempenhem cargos eletivos ou cargos ou funes de confiana no poder executivo; II os observadores no podero tomar parte de discusso ou formular pronunciamento sobre qualquer matria na conveno; III a falta de comparecimento do observador no impede a realizao da conveno. 7 vedado ao candidato, ao pr-candidato ou a pessoa atuando com seu conhecimento efetuar gastos com despesas de convencionais, tais como hospedagem, transporte, alimentao, entre outros, sob pena de excluso da lista partidria 8 A propaganda de candidato e de pr-candidato, em conveno ou outros eventos partidrios, se far exclusivamente por carta dirigida aos convencionais, limitada a duas por candidato (NR) Art. 8-A. Quando a lista preordenada for organizada pelo voto em candidatos individuais, a ordem de precedncia dos candidatos na lista partidria corresponder ordem decrescente dos votos por eles obtidos na conveno. 1 Cada convencional dispor de cinco votos, em cdula nica, sendo-lhe vedado deixar de conferir qualquer um deles ou conferir mais de um voto ao mesmo candidato, sob pena de nulidade dos cinco votos. 2 Se, no primeiro escrutnio, no se lograr estabelecer a ordem de precedncia da totalidade dos candidatos inscritos, os lugares remanescentes sero preenchidos em escrutnios sucessivos, em que o convencional ter direito a apenas um voto. 3 No caso de mais de um candidato obter a mesma votao, em qualquer escrutnio, a precedncia ser dada quele que contar com mais tempo de filiao; persistindo o empate, ter precedncia o mais idoso. (NR) Art. 8-B. Quando a lista preordenada for organizada pelo voto em chapas, a definio da ordem de precedncia dos candidatos nas listas partidrias obedecer os seguintes procedimentos: I para cada lista, sero apresentadas, na conveno correspondente, uma ou mais chapas com a

relao preordenada dos candidatos, obrigatoriamente com o nmero de candidatos por partido permitido em lei, desde que subscritas por no mnimo cinco por cento dos convencionais; II nenhum convencional poder subscrever mais de uma chapa e, na hiptese de duplicidade de assinatura, ser obrigado a fazer opo por uma das chapas, perante a mesa de conveno; III cada convencional dispor de um voto por lista, garantido o sigilo da votao; IV computados os votos dados s chapas pelos convencionais, proceder-se- elaborao da lista partidria preordenada, na qual o primeiro lugar caber chapa mais votada e os demais, em seqncia, sempre chapa que apresentar a maior mdia de votos por lugar, calculada da seguinte forma: a) divide-se o nmero de votos atribudos a cada chapa pelo nmero de lugares por ela j preenchidos, mais um, cabendo que apresentar a maior mdia o prximo lugar a preencher; b) repete-se a operao para a distribuio de cada um dos lugares na lista. Pargrafo nico. Caso se apresente conveno apenas uma lista de candidatos, j preordenada, ela ser submetida a votao em bloco, admitida a aclamao; rejeitada a chapa nica, se proceder ao ordenamento da lista de acordo com os procedimentos estabelecidos no art. 8-A. Art. 8-C. Os rgos de direo partidria que tenham pactuado a celebrao de coligaes programticas em eleies proporcionais levaro s convenes de seus partidos proposta j definida da lista preordenada da coligao, que ser submetida a aprovao dos convencionais, por maioria dos votos, admitida a aclamao. Pargrafo nico. Caso a proposta de lista preordenada da coligao no seja aprovada, a conveno compor a lista preordenada do partido de acordo com os procedimentos estabelecidos no art. 8-A ou no art. 8-B. Art. 10. Cada partido poder registrar candidatos em listas preordenadas para a Cmara dos Deputados, a

Cmara Legislativa, as Assemblias Legislativas e as Cmaras Municipais, at cento e cinqenta por cento do nmero de lugares a preencher. 1 Do nmero de vagas resultante da regra prevista neste artigo, cada partido ou coligao programtica dever reservar o mnimo de trinta por cento e o mximo de setenta por cento para as candidaturas de cada sexo, equilibradamente distribudas, quanto possvel, ao longo da lista preordenada. 2 No caso de as convenes para a escolha de candidatos no indicarem o nmero mximo de candidatos previsto neste artigo, o partido ou coligao programtica poder preencher as vagas remanescentes at sessenta dias antes do pleito. (NR) Art. 12. (REVOGADO). Art. 15. Aos partidos fica assegurado o direito de manter os nmeros atribudos a sua legenda na eleio anterior. 1 Os candidatos aos cargos majoritrios concorrero com o nmero identificador do partido ao qual estiverem filiados, excetuados os candidatos de coligaes, que, por deliberao dos partidos coligados, podero concorrer com nmero diverso dos usados para identificar cada um deles. 2 Nas eleies proporcionais, o voto ser dado no nmero identificador do partido que registrou a lista de candidaturas ou, em caso de registro da lista por coligao programtica, no nmero identificador de um ou mais de um dos partidos que a compem, escolhidos pela prpria coligao, ou, ainda, em nmero prprio, diverso dos usados para identificar cada um dos partidos coligados. (NR) Art. 59. ................................................................ .............................................................................. 2 (REVOGADO) ..................................................................(NR) Art. 60. (REVOGADO)

Art. 83. ................................................................ ............................................................................... 3 Para as eleies realizadas pelo sistema proporcional, a cdula ter espaos para que o eleitor escreva a sigla ou o nmero do partido de sua preferncia. ......................................................................(NR) Art. 85. (REVOGADO) Art. 86. (REVOGADO)

Art. 5 Os dispositivos adiante enumerados da Lei n. 9.504, de 1997, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 17. As despesas da campanha eleitoral sero realizadas sob a responsabilidade dos partidos e coligaes, e financiadas na forma desta Lei. 1 Em ano eleitoral, a lei oramentria respectiva e seus crditos adicionais incluiro dotao, em rubrica prpria, destinada ao financiamento de campanhas para eleies de turno nico e de primeiro turno, de valor equivalente ao nmero de eleitores do Pas, multiplicado por R$ 7,00 (sete reais), tomando-se por referncia o eleitorado existente em 31 de dezembro do ano anterior elaborao da lei oramentria. 2 A dotao de que trata este artigo dever ser consignada ao Tribunal Superior Eleitoral, no anexo da lei oramentria correspondente ao Poder Judicirio. 3 O Tesouro Nacional depositar os recursos no Banco do Brasil, em conta especial disposio do Tribunal Superior Eleitoral, at o dia 1 de maio do ano do pleito. 4 O Tribunal Superior Eleitoral far a distribuio dos recursos aos rgos de direo nacional dos partidos polticos, dentro de dez dias, contados da data do depsito a que se refere o 3, obedecidos os seguintes critrios: I um por cento, dividido igualitariamente entre todos os partidos com estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral;

II quatorze por cento, divididos igualitariamente entre os partidos com representao na Cmara dos Deputados; III oitenta e cinco por cento, divididos entre os partidos proporcionalmente ao nmero de representantes que elegeram na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados. 5 Os recursos destinados a cada partido ou coligao devero aplicar-se de acordo com os seguintes critrios: I nas eleies presidenciais, federais e estaduais, quando o partido tiver candidato prprio a Presidente da Repblica, os diretrios nacionais reservaro trinta por cento dos recursos para sua administrao direta; II se o partido no tiver candidato prprio a Presidente da Repblica, mesmo concorrendo em coligao, os respectivos diretrios nacionais reservaro vinte por cento dos recursos para sua administrao direta; III nas hipteses dos incisos I e II, os diretrios nacionais dos partidos distribuiro os recursos restantes aos diretrios regionais, sendo: a) metade na proporo do nmero de eleitores de cada Estado, do Distrito Federal e de cada Territrio; e b) metade na proporo das bancadas dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, as quais o partido elegeu para a Cmara dos Deputados; IV nas eleies municipais, os diretrios nacionais dos partidos polticos reservaro at dez por cento dos recursos para sua administrao direta e distribuiro os recursos restantes aos diretrios regionais, conforme critrios estabelecidos nas alneas a e b do inciso III. V dos recursos recebidos pelos diretrios regionais, at dez por cento sero reservados para a sua administrao direta e os recursos restantes sero distribudos aos diretrios municipais, sendo: a) metade na proporo do nmero de eleitores do municpio; e b) metade na proporo do nmero de vereadores eleitos pelo partido poltico, no municpio, em relao ao total de vereadores eleitos pelo partido poltico no Estado. 6 Em ano de eleies para Presidente e VicePresidente da Repblica e para Governador e ViceGovernador de Estado e do Distrito Federal, a lei

oramentria respectiva e seus crditos adicionais incluiro dotao, em rubrica prpria, destinada ao financiamento de campanhas para eleies de segundo turno, de valor equivalente ao nmero de eleitores do Pas, multiplicado por R$ 2,00 (dois reais), tomando-se por referncia o eleitorado existente em 31 de dezembro do ano anterior elaborao do oramento. 7 Em ano de eleies de Prefeitos e VicePrefeitos, o valor da dotao destinada a campanhas eleitorais de segundo turno ser equivalente soma do nmero de eleitores dos municpios com mais de duzentos mil eleitores, multiplicado por R$ 2,00 (dois reais), tomando-se por referncia o eleitorado existente em 31 de dezembro do ano anterior elaborao do oramento. 8 O Tesouro Nacional depositar, at o dia 1 de outubro do ano do pleito, os recursos referidos nos 6 e 7, no Banco Brasil, em conta especial disposio do Tribunal Superior Eleitoral, que os repassar s direes dos partidos polticos e das federaes, at vinte e quatro horas aps a proclamao do resultado do primeiro turno, na proporo que lhes caiba no caso de participarem de eleies de segundo turno, e devolver ao Tesouro Nacional o montante reservado para o uso em circunscries em que no se realizar o segundo turno. 9 As direes nacionais dos partidos polticos faro a distribuio dos recursos recebidos aos rgos de direo regional ou municipal, nos entes federados em que deva ocorrer segundo turno, nas propores indicadas nos 10 e 11. 10. Dos recursos destinados s campanhas de que trata o 6, metade ser reservada para a eleio presidencial, e metade para as eleies para Governador e Vice-Governador, sendo a segunda metade distribuda na proporo do nmero de eleitores de cada Estado e do Distrito Federal. 11. Dos recursos destinados s campanhas de que trata o 7, ser reservado para a eleio em cada municpio valor proporcional ao nmero de seus eleitores em relao ao total de eleitores dos municpios com mais de duzentos mil eleitores. 12. No segundo turno, os recursos de campanha sero distribudos, em cada circunscrio, igualitariamente, entre as duas candidaturas. 13. Os recursos para o financiamento das campanhas eleitorais, nos montantes estabelecidos nos

10

1, 6 e 7 deste artigo, adviro do aumento permanente da arrecadao tributria, ocasionada pela ampliao da base de clculo decorrente do crescimento do Produto Interno Bruto. (NR) Art. 17-A (REVOGADO) Art. 18. (REVOGADO) Art. 19. At dez dias aps a escolha de seus candidatos em conveno, o partido ou coligao constituir comits financeiros, com a finalidade de administrar os recursos de que trata o art. 17. .....................................................................(NR) Art. 20. O partido ou coligao far a administrao financeira de cada campanha, usando unicamente os recursos oramentrios previstos nesta Lei, e far a prestao de contas ao Tribunal Superior Eleitoral, aos Tribunais Regionais Eleitorais ou aos Juizes Eleitorais, conforme a circunscrio do pleito. Pargrafo nico. Fica vedado, em campanhas eleitorais, o uso de recursos em dinheiro, ou estimveis em dinheiro, provenientes dos partidos e de pessoas fsicas e jurdicas. (NR) Art. 21. (REVOGADO) Art. 22. obrigatrio para o partido e coligao abrir conta bancria especfica para registrar todo o movimento financeiro das campanhas. 1 Os bancos so obrigados a aceitar o pedido de abertura de conta destinada movimentao financeira de campanha, sendo-lhes vedado condicion-la a depsito mnimo. 2 (REVOGADO) 3 O uso de recursos financeiros para pagamentos de gastos eleitorais que no provenham da conta especfica de que trata o caput deste artigo implicar a desaprovao da prestao de contas do partido ou coligao. 4 (REVOGADO)

11

5 Em relao conta bancria especfica no haver sigilo de qualquer natureza, devendo os bancos disponibilizarem meios para o pleno acesso, a qualquer cidado, de toda a movimentao financeira efetuada. (NR) Art. 23 (REVOGADO) Art. 24. vedado a partido, coligao e candidato receber, direta ou indiretamente, recursos em dinheiro ou estimveis em dinheiro, inclusive atravs de publicidade de qualquer espcie, alm dos previstos nesta Lei. 1 A doao de pessoa fsica para campanhas eleitorais sujeita o infrator ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia doada. 2 A pessoa jurdica que descumprir o disposto neste artigo estar sujeita ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia doada e proibio de participar de licitaes pblicas e de celebrar contratos com o Poder Pblico pelo perodo de cinco anos, por determinao da Justia Eleitoral, em processo no qual seja assegurada ampla defesa. 3 O partido que infringir o disposto neste artigo estar sujeito a multa no valor de trs vezes o valor recebido em doao. 4 Nas eleies majoritrias, o candidato que infringir dolosamente o disposto neste artigo estar sujeito cassao do registro ou do diploma, se este j houver sido expedido. 5 Nas eleies proporcionais, observar-se- o seguinte: I comprovada a responsabilidade do candidato, aplicar-se-lhe-o as mesmas punies previstas no 4 deste artigo, sem prejuzo de sua responsabilizao por abuso de poder econmico; II comprovada a responsabilidade do partido ou coligao, independentemente da aplicao da multa prevista no 3, sero cassados o registro da lista partidria ou os diplomas dos candidatos, se j expedidos, aps o devido processo judicial. 6 Na hiptese de cassao de registro da lista partidria, os votos que lhes foram atribudos sero nulos, devendo a Justia Eleitoral proceder a novo clculo dos quocientes eleitoral e partidrio. (NR)

12

Art. 25. O partido que descumprir as normas referentes arrecadao e aplicao de recursos fixadas nesta Lei perder o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidrio do ano seguinte, sem prejuzo de responderem os candidatos beneficirios por abuso do poder econmico. (NR) Art. 25-A A fiscalizao de abuso do poder econmico, no curso da campanha, ser exercida por uma comisso instituda pela Justia Eleitoral, em cada circunscrio. 1 A composio, atribuies e funcionamento da comisso sero disciplinados pelo Tribunal Superior Eleitoral. 2 Entre os membros da comisso constaro os representantes dos partidos, coligaes e outros que a Justia Eleitoral considerar necessrios. 3 Por solicitao da comisso, o rgo competente da Justia Eleitoral poder, liminarmente, determinar a suspenso da campanha do candidato ou da lista, nas hipteses previstas nos 4 e 5 do art. 24, pelo prazo mximo de cinco dias, assegurada ampla defesa. Art.27 (REVOGADO) Art. 28. A prestao de contas das campanhas, nas eleies majoritrias e proporcionais, ser feita por intermdio dos comits financeiros dos respectivos partidos e coligaes, na forma disciplinada pela Justia Eleitoral. 1 Os partidos polticos e as coligaes devero apresentar, por intermdio de seus comits financeiros: I no quadragsimo quinto dia anterior data da eleio, a primeira prestao de contas dos recursos usados na campanha at o momento da declarao; II - at trinta dias aps a data de realizao do pleito, a prestao de contas complementar, relativa aos recursos despendidos posteriormente primeira declarao at o fim da campanha; III prestao de contas referente ao segundo turno das eleies, at trinta dias aps a data da realizao do

13

pleito. 2 A inobservncia do prazo para encaminhamento das prestaes de contas impede a diplomao dos eleitos, enquanto perdurar. (NR) Art. 29. (REVOGADO) Art. 30. .............................................................. 1 A deciso que julgar as contas das campanhas de que resultarem candidatos eleitos, nas eleies majoritrias e proporcionais, ser publicada em sesso at oito dias antes da diplomao. ......................................................................... 4 Havendo indcio de irregularidade na prestao de contas, a Justia Eleitoral poder requisitar diretamente do candidato, do comit financeiro ou de terceiro as informaes adicionais necessrias, bem como determinar diligncias para a complementao dos dados ou o saneamento das falhas. (NR) Art. 30-A ................................................................. .................................................................................. 2 Comprovados captao ou gastos ilcitos de recursos para fins eleitorais sero aplicadas as sanes previstas nos 4 e 5 do art. 24. (NR) Art. 31. A sobra de recursos financeiros, ao final da campanha, se houver, deve ser declarada na prestao de contas e, aps julgados todos os recursos, transferida Justia Eleitoral para devoluo ao Tesouro Nacional. (NR) Art. 32-A. Os partidos polticos e as as coligaes so obrigados, durante a campanha eleitoral, a divulgar, pela rede mundial de computadores (Internet), nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, do ano em que se realizarem eleies, relatrio discriminando os recursos oramentrios que tenham recebido para financiamento das respectivas campanhas eleitorais, e os gastos que realizarem, em stio criado pela Justia Eleitoral para esse fim.

14

Art. 32-B No tocante arrecadao e aplicao de recursos pblicos fixados nesta Lei, os candidatos, dirigentes partidrios e membros dos comits financeiros equiparam-se aos funcionrios pblicos para os fins penais.

Art. 6 Os atuais detentores de mandato que, at cinco dias antes da conveno para a escolha dos candidatos, fizerem comunicao por escrito, ao rgo de direo regional ou municipal pertinente, de sua inteno de concorrer ao mesmo cargo, nas eleies de 2010 e de 2012, tero seus nomes alinhados nos primeiros lugares das listas preordenadas dos respectivos partidos ou coligaes, na ordem decrescente dos votos obtidos nas eleies de 2006 e 2008, respectivamente. 1. A precedncia estabelecida no caput poder ser afastada por deliberao da maioria absoluta dos convencionais, observadas as diretrizes fixadas pelo rgo de direo nacional do partido. 2. Caber recurso para o rgo de direo nacional ou regional do partido contra deciso da conveno regional ou municipal, respectivamente, que afastar a precedncia fixada no caput. 3. vedado ao partido estabelecer qualquer regra de precedncia para as eleies subsequentes s apontadas no caput. Art. 7 O Tribunal Superior Eleitoral, dez dias antes de aprovar a resoluo regulamentadora do processo eleitoral a ser adotado no primeiro pleito em que a presente Lei se aplicar, encaminhar aos partidos polticos o texto da proposta de resoluo para permitir que essas agremiaes ofeream sugestes para seu aprimoramento, sem prejuzo do disposto no art. 105 da Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997. Art. 8 Para fins de cumprimento do que dispe o art. 17 da Lei Complementar n 101, de 2000, as despesas previstas no art. 17 da Lei n 9.504, de 1997, sero atendidas dentro da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado, prevista no anexo de metas fiscais da Lei de Diretrizes Oramentrias de 2008. Art. 9 Est Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 10. Ficam revogados os arts. 105, 109, 2, e 110 da Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral); 38, III, da Lei n 9.096,

15

de 19 de setembro de 1995; 8, 1; 12; 17-A; 18; 21; 22, 2 e 4; 23; 27; 29; 59, 2; 60; 85 e 86 da Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies).

JUSTIFICAO

O debate da reforma das instituies e mecanismos de representao poltica vem-se estendendo, entre ns, por vrios anos, ao longo dos quais se acumulou slido conhecimento sobre a matria e se formou certa convergncia ao redor de inovaes que podem ser adotadas com presteza e que, alm disso, tero forte e imediato impacto positivo sobre o funcionamento de nosso regime representativo. Este Projeto de Lei, fruto de cuidadosas negociaes no interior da Cmara dos Deputados, e beneficiado pela discusso do tema em amplas esferas sociais, busca atingir exatamente as questes nucleares que se nos pem neste momento. Da sua concentrao em duas inovaes decisivas: o preordenamento das listas de candidaturas nas eleies proporcionais e o financiamento pblico exclusivo de campanhas. A radicalidade do diploma que no se v diminuda em nada pelo fato de tratar, basicamente, de dois temas, entre os muitos que se incluem corriqueiramente sob o rtulo da reforma poltica. que eles no foram escolhidos acidentalmente, mas a partir de uma anlise ponderada do regime de representao poltica brasileiro, destinada a identificar suas necessidades primordiais. Dessa anlise, se chegou concluso de que a esfera poltica se tem articulado com a esfera socioeconmica de maneira perversa entre ns. E o ncleo dessa perversidade encontra-se no fato de que a esfera poltica no dispe da autonomia suficiente para cumprir com eficincia e correo seu papel em um regime representativo democrtico. Como se sabe, a separao da esfera poltica frente esfera socioeconmica resulta da necessidade de que a sociedade disponha de uma instncia para refletir sobre si mesma com algum grau de liberdade em relao a seus mecanismos espontneos de funcionamento. No se trata, de maneira nenhuma, de um capricho acidental, mas de uma exigncia estrutural

16

da representao poltica democrtica em uma sociedade complexa. Sem essa liberdade, a instncia poltica invadida por todas as deturpaes e desigualdades eventualmente presentes na instncia social, tornando-se incapaz de realizar sua tarefa especfica de legislar para o bem comum, submetida, como fica, presso constante e intensa de todos os interesses particulares. O preordenamento da lista de candidaturas em eleies proporcionais, fechando a porta para as campanhas individualistas e mudando de patamar, para um nvel j coletivo, o prprio processo de preparao dos partidos para as eleies, introduz um significativo vis pblico no regime de representao poltica. E a ruptura dos laos do financiamento privado com as campanhas eleitorais tranca outro dos caminhos fundamentais para a invaso da esfera pblica por interesses privados e para a reproduo das desigualdades sociais no plano poltico. De outra parte, em aparente paradoxo, o aumento da autonomia dos processos de deciso poltica frente s presses particularistas advindas da sociedade no diminui o controle do conjunto da populao sobre as casas legislativas e os executivos. Ao contrrio, com as mudanas legais propostas, acentua-se a faculdade dos eleitores de transmitirem com clareza suas opes aos mandatrios eleitos, pela nica via eficiente conhecida, que so os partidos coesos e internamente consistentes. Por esse conjunto de fatores, contamos com a rpida deliberao da Casa a favor da proposio que ora apresentamos.

Sala das Sesses, em

de maio de 2009.

Deputado Ibsen Pinheiro - PMDB

17

You might also like