You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA UEPB CENTRO DE CINCIAS JURDICAS - CCJ TEORIA GERAL DO PROCESSO PROFESSOR LAPLACE GUEDES

COMPNDIO SEGUIDO DE 20 QUESITOS SOBRE A OBRA DE HUMBERTO DALLA BERNARDINA DE PINHO DIREITO PROCESSUAL CIVIL CONTEMPORNEO (PGINAS 299-308). ELABORADOR: JOS IGOR MACEDO SILVA - TURMA 2 B MANH.

CAPTULO 10 (Pg. 299)

Pargrafo nico. A assistncia tem lugar em qualquer dos tipos de procedimento e em todos os graus da jurisdio, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontra. Ar. 317. No havendo impugnao dentro de quinze dias, o pedido do assistente ser deferido, salvo se for de rejeio liminar. Se qualquer das partes alegar, no entanto, que falta ao peticionrio interesse jurdico para intervir, o juiz decidir o incidente, sem suspenso do processo. Pargrafo nico. Da deciso cabe agravo.

Subseo II Da assistncia simples Art. 318. O assistente simples atuar como auxiliar da parte principal exercer os mesmos poderes e sujeitar-se- aos mesmos nus processuais que o assistido. Pargrafo nico. Sendo revel ou de qualquer outro modo omisso o assistido, o assistente ser considerado seu substituto processual. Art. 319. A assistncia simples no obsta a que a parte principal reconhea a procedncia do pedido, desista da ao, renuncie ao direito sobre o que se funda a ao ou transija sobre direitos controvertidos. Art. 320. Transitada em julgado a sentena, na causa em que interveio o assistente, este no poder, em processo posterior, discutir a justia da deciso, salvose alargar e provar que:

I-

Pelo estado em que receber o processo ou pelas declaraes e atos do assistido, fora impedido de produzir provas suscetveis de influir na sentena;

II-

Desconhecia a existncia de alegaes ou de provas de que o assistido, por dolo ou culpa, no se valeu.

Subseo III Da assistncia litisconsorcial Art. 321. Considera-se litisconsorte da parte principal o assistente toda vez que a sentena influir na relao jurdica entre ele e o adversrio do assistido. Paragrafo nico. A interveno do colegitimado dar-se- na qualidade de assistente litisconsorcial. Seo II DA DENUNCIAO DA LIDE Art. 322. admissvel a denunciao da lide, promovida por qualquer das partes: I ao alienante imediato, no processo relativo coisa cujo domnio foi transferido ao denunciante, a fim de possa exercer os direitos que da evico lhe resultam; II-quele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que for vencido no processo. 1- o direito regressivo ser exercido por ao autnoma: IIIIIIQuando a denunciao da lide no for promovida; Nos casos em que a denunciao no for indeferida; Nos casos em que a denunciao da lide no for permitida.

2- admite-se uma nica denunciao sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsvel por indeniz-lo, no podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciao; neste caso, eventual direito de regresso ser exercido por ao autnoma. Art. 323. A citao do denunciado ser requerida na petio inicial, se o denunciante for o autor, ou no prazo para contestar, se o denunciante for o autor, ou no prazo para contestar, se o denunciante for o ru, devendo ser realizada na forma e nos prazos do art. 328.

Art.324. Feita a denunciao pelo autor, o denunciado poder assumir a posio de litisconsorte do denunciante e acrescentar novos argumentos petio inicial, procedendo-se em seguida citao do ru. Art. 325. Feita a denunciao pelo ru: I se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguir tendo, na ao principal, em litisconsrcio, denunciante e denunciado; II se o denunciado for revel, o denunciante pode deixar de prosseguir em sua defesa, eventualmente oferecida, e abster-se de recorrer, restringindo a sua atuao ao regressiva; III se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ao principal, o denunciante poder prosseguir em sua defesa ou, aderindo a tal reconhecimento, pedir apenas a procedncia da ao de regresso. IV procedente o pedido da ao principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentena tambm contra o denunciado, nos limites da condenao deste na ao regressiva. Art. 326. Sendo o denunciante vencido na ao principal, a sentena passar ao julgamento da denunciao da lide; se vencedor, a ao de denunciao no ter o seu pedido examinado, sem prejuzo da condenao do denunciante ao pagamento das verbas de sucumbncia em favor do denunciado.

Seo III DO CHAMAMENTO AO PROCESSO Art. 327. admissvel o chamamento ao processo, requerido pelo ru: I do afianado, na ao em que o fiador for ru; II dos demais fiadores, na ao proposta contra um ou alguns deles; III dos demais devedores solidrios, quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da divida comum; IV daqueles que, por lei ou contrato, so tambm corresponsveis perante o autor. Art. 328. A citao daqueles que devam figurar em litisconsrcio passivo ser requerida pelo ru na contestao, e deve ser promovida no prazo de trinta dias, sob pena de ser o chamamento tornado sem efeito. Pargrafo nico. Caso o chamado resida em outra comarca, ou em lugar incerto, o prazo ser de sessenta dias.

Art. 329. A sentena de procedncia valer como ttulo executivo em favor do ru que satisfazer a dvida, a fim de que possa exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos codevedores a sua cota, na proporo que lhes tocar.

Seo IV DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA Art. 330. O incidente de desconsiderao de personalidade jurdica ser instaurado a pedido da parte ou do Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir no processo. 1. Os pressupostos da desconsiderao da personalidade jurdica sero previstos em lei. 2. Aplica-se o disposto nesta seo hiptese de desconsiderao inversa da personalidade jurdica. Art. 331. O incidente de desconsiderao cabvel em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentena e na execuo fundada em ttulo executivo extrajudicial. 1. A instaurao do incidente ser imediatamente comunicada ao distribuidor para as anotaes devidas. 2. Dispensa-se a instaurao do incidente se a desconsiderao da personalidade jurdica for requerida j na petio inicial, caso em que ser citado o scio ou a pessoa jurdica. 3. Salvo na hiptese do 2, a instaurao do incidente suspender o processo. 4. Admite-se a concesso de tutela antecipada de urgncia neste incidante. 5. O requerimento deve demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais especficos para a desconsiderao da personalidade jurdica. Art. 332. Requerida a desconsiderao da personalidade jurdica, no curso do processo, o scio ou a pessoa jurdica sero citados para, no prazo comum de quinze dias, manifestar-se e requerer as provas cabveis. Art. 333. Concluda a instruo, se necessria, o incidente ser resolvido por deciso interlocutria impugnvel por agravo. Pargrafo nico. Se a deciso for proferida pelo relator, cabe agravo interno.

Art. 334. Acolhido o pedido de desconsiderao, a alienao ou onerao de bens, havida em fraude de execuo, aps a instaurao do incidente, ser ineficaz em relao ao requerente.

Seo V DO AMICUS CURIAE

Art. 322. O juiz ou o relator, considerando a relevncia da matria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercusso social da lide, poder, por despacho irrecorrvel, de ofcio ou a requerimento das partes, solicitar ou admitir a manifestao de pessoa natural, rgo ou entidade especializada, no prazo de dez dias da sua intimao. 1. A interveno de que trata o caput no importa alterao de competncia, nem autoriza a interposio de recursos. 2. Caber ao juiz ou relator, na deciso que solicitar ou admitir a interveno de que trata este artigo, definir os poderes do amicus curiae. 3. O amicus curiae pode recorrer da deciso que julgar o incidente de resoluo de demandas repetitivas. Quanto oposio, foi tratada como procedimento especial na forma seguinte: Captulo IX DA OPOSIO Art. 707. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e ru, poder, at ser proferida a sentena, oferecer oposio contra ambos. Art. 708. O opoente deduzir o seu pedido, observando os requisitos exigidos para a propositura da ao. Distribuda a oposio por dependncia, sero os opostos citados, na pessoa dos seus respectivos advogados, para contestar o pedido no prazo comum de quinze dias. Art. 709. Se um dos opostos reconhecer a procedncia do pedido, contra o outro prosseguir o opoente. Art. 710. Admitido o processamento da oposio, ser esta apensada aos outros e correr simultaneamente com a ao originria, sendo ambas julgadas pela mesma sentena.

Pargrafo nico. Se a oposio for proposta aps o inicio da audincia de instruo, o rgo jurisdicional suspender o curso do processo, aps o encerramento da produo de provas, salvo se concluir que a unidade d instruo mais bem atende ao princpio da durao razovel do processo. Art.711. cabendo ao juiz decidir simultaneamente a ao originria e a oposio, desta conhecer em primeiro lugar.

CAPTULO 11

O advogado e o Estatuto da OAB

11.1 PRINCPIOS GERAIS DA ADVOCACIA

Consoante os arts. 133, CF/88 e 2 da Lei n. 8.906/94 (Estatuto do Advogado), a advocacia funo essencial administrao da Justia,1 ao lado do Ministrio Pblico, da Advocacia Pblica (Advocacia-Geral da Unio e Procuradorias dos Estados e dos Municpios) e da Defensoria Pblica.

Essa insero do advogado no sistema da defesa de direitos tornou indispensvel a representao da parte em juzo por meio de advogado devidamente habilitado (isto , bacharel em Direito regularmente inscrito nos quadros da OAB entidade organizativa e disciplinadora da advocacia), cujos atos e manifestaes no exerccio da profisso so inviolveis, nos limites da lei.

Tal exigncia constitui, em verdade, corolrio dos princpios da ampla defesa, do contraditrio e da isonomia. A plena eficcia desses princpios pressupe que se conceda a ambas as partes a oportunidade de participar do processo, trazendo aos autos argumentos e provas capazes de influir na formao do convencimento do Estadojuiz. O dispositivo constitucional sobredito, concretizando esses princpios, entende que a oportunidade de participao somente se pode dizer real quando a pretenso da parte possa contar com uma defesa tcnica.

Desse modo, a legislao infraconstitucional considera pressuposto processual a capacidade postulatria da parte: aptido para a prtica de atos processuais. Esta somente se faz presente quando a prpria parte goze do denominado ius postulandi ou quando esteja representada por quem o detenha, ou seja, por um advogado (CPC, art. 36; Lei 8.906/94, arts. 1 e 4).2

Na defesa judicial dos interesses do seu cliente, o advogado atua com legtima parcialidade institucional, buscando garantir no apenas os direitos da parte, mas tambm a total observncia do devido processo legal. O encontro das parcialidades institucionais opostas permitir um ponto de equilbrio que serve de instrumento imparcialidade do juiz.

O advogado deve atuar com o instrumento de mandato, a procurao ad judicia. Como regra no ordenamento brasileiro, sem esse instrumento, poder apenas, em nome da parte, intentar ao a fim de evitar a decadncia ou a prescrio, bem como intervir no processo para praticar atos urgentes, mas, nesses casos excepcionais, dever exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 dias, prorrogveis por mais 15, por despacho do juiz.

Contudo, a Lei n. 12.437/2011, de 6 de julho de 2011, acrescentou o 3 ao art. 791, CLT, para permitir, a partir de sua vigncia, que o advogado possa ser constitudo, com poderes para o foro em geral, mediante simples registro na ata de audincia, por requerimento verbal, desde que haja o consentimento do representado.

Destaque-se que a referida lei retirou, a partir da data de sua vigncia, a necessidade de juntada de procurao aos autos se o advogado for constitudo em audincia, com a anuncia do representado, mas apenas permite que o advogado possua poderes para o foro em geral. Para poderes especficos, mantm-se a necessidade da juntada da procurao aos autos.

O papel do advogado, em vista de sua indispensabilidade ao processo, tem carter pblico. No entanto, h tambm uma faceta privada, notadamente na relao advogado-cliente, que funciona como limite interveno estatal.

Assim que o advogado, exercendo um mnus pblico indispensvel administrao da Justia, deve ter uma atuao tica condizente com os fins pblicos que informam sua profisso, no mais se concebendo que seu compromisso esteja restrito apenas aos interesses da parte que ele representa,3 mas agindo com lealdade e boa-f na relao processual.

Nesse sentido, o Cdigo de Processo Civil reala os chamados princpios ticos do processo, como o dever de lealdade entre as partes, condenando o emprego de subterfgios ou atitudes antiticas, tal qual se observa a partir da redao do art. 14, CPC.4

Partindo para a anlise de suas funes, estabelece a Lei n. 8.906/94, em seu art. 1, serem privativas da advocacia as atividades de postulao a qualquer rgo do Poder Judicirio e aos juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas. Esse dispositivo estabelece como nica exceo a impetrao de habeas corpus, confirmando, alis, a norma emergente do CPP, art. 654.

No obstante, a interpretao sistemtica impe mitigaes a esse dispositivo. Desse modo, tambm no so privativos da advocacia os requerimentos feitos ao juiz de paz, uma vez que estes exercem atividade predominantemente administrativa,5 bem como as postulaes realizadas junto Justia do Trabalho6 e aos Juizados Especiais Cveis, regulamentados pela Lei n. 9.099/95, nas causas cujo valor no ultrapasse 20 salrios mnimos (art. 9 da Lei n. 9.099/95). Quanto justia de paz (art. 98 da Carta de 1988), os Estados podero se organizar, havendo capacidade postulatria independente de advogado.

Com exceo do habeas corpus, as ressalvas feitas obrigatoriedade de postulao atravs de advogado estabelecida pelo Estatuto so frutos da Ao Direta de Inconstitucionalidade 1.127-8, proposta pela Associao dos Magistrados Brasileiros em setembro de 1994, que acolheu as crticas por eles levantadas Lei n. 8.906/94, considerada por muitos como ofensiva ao princpio constitucional do acesso justia,7 alm de corporativista e protecionista.

A obrigatoriedade de postulao atravs do advogado no mais se verifica nas causas de valor at 20 salrios mnimos, pois, a partir da ADI 1.127-8, sua assistncia hoje tida como facultativa (art. 9 da Lei n. 9.099/95). No obstante, isso no significa que num dado caso concreto no seja possvel que se entenda a sua indispensabilidade, qualquer que seja o valor econmico envolvido na ao, para que seja efetiva a defesa dos interessados. O que parece no ter mais cabimento, pelo menos aps a deciso do STF, a indispensabilidade nas pequenas causas e na Justia do Trabalho, como regra geral.8

Ainda como resultado da ADI 1.127-8, foi suspensa a obrigatoriedade da presena de representante da OAB em caso de busca e apreenso determinada por magistrado em escritrio ou local de trabalho do advogado, bem como em caso de lavratura de auto de priso em flagrante por motivo ligado ao exerccio da advocacia (art. 7 da Lei n. 8.906/94), sob o fundamento de que tal medida comprometeria a eficcia da deciso judicial, alm de ofender o princpio da isonomia, previsto no art. 5, caput, CF.9

QUESITOS 1 A respeito do novo projeto do cdigo de processo civil cite as duas condies que o artigo 320 mostra da assistncia simples. (Dalla, 299). So encontrados os requisitos nos incisos I e II do artigo citado, que so respectivamente: pelo estado em que receber o processo ou pelas declaraes e atos do assistido, fora impedido de produzir provas suscetveis de influir na sentena, e desconhecia a existncia de alegaes ou de provas de que o assistido, por dolo ou culpa, no se valeu. 2 Quanto ao pargrafo 1 do artigo 322 sobre da denunciao da lide (segundo o novo projeto do Cdigo Civil), o direito regressivo ser exercido por ao autnoma: (Dalla, 300) I - Quando a denunciao da lide no for promovida; II - Nos casos em que a denunciao no for indeferida; III - Nos casos em que a denunciao da lide no for permitida.

Esto corretas: a) I e II b) I apenas c) I, II e III d) II e III e) III 3 admissvel o chamamento ao processo requerido pelo ru, do afianado, na ao em que o fiador no for ru. (Dalla, 301) ( ) CERTO (X) ERRADO

4 Sobre a elaborao do novo CPC, cite o que mostra o pargrafo 3 do artigo 335 com relao ao amicus curiae. (Dalla, 302). O pargrafo citado diz que o amicus curiae pode recorrer da deciso que julgar o incidente de resoluo de demandas repetitivas. 5 Quais os elementos essenciais administrao da justia? (Dalla, 305) A advocacia funo essencial administrao da Justia, ao lado do Ministrio Pblico, da Advocacia Pblica (Advocacia-Geral da Unio e Procuradorias dos Estados e dos Municpios) e da Defensoria Pblica. 6 Essa insero do advogado no sistema da defesa de direitos tornou indispensvel a representao da parte em juzo por meio de advogado devidamente habilitado (isto , bacharel em Direito regularmente inscrito nos quadros da OAB entidade organizativa e disciplinadora da advocacia), cujos atos e manifestaes no exerccio da profisso so inviolveis, nos limites da lei. (X) CERTO ( ) ERRADO

7 Quais os princpios que decorrem da exigncia do advogado no sistema da defesa de direitos? Explique. (Dalla, 305) Exibem-se atravs dos princpios da ampla defesa, do contraditrio e da isonomia. A plena eficcia desses princpios pressupe que se conceda a ambas as partes a oportunidade de participar do processo, trazendo aos autos argumentos e provas capazes de influir na formao do convencimento do Estado-juiz.

8 O que considerado pela legislao infraconstitucional pressuposto processual e o que representa? (Dalla, 306) Considera-se pressuposto processual a capacidade postulatria da parte, representando aptido para a prtica de atos processuais. 9 Quando se faz presente a capacidade postulatria da parte? (Dalla, 306) Esta somente se faz presente quando a prpria parte goze do denominado ius postulandi ou quando esteja representada por quem o detenha, ou seja, por um advogado (CPC, art. 36; Lei 8.906/94, arts. 1 e 4). 10 Qual a atuao do advogado perante seu cliente na defesa judicial de seus interesses? (Dalla, 306) Na defesa judicial dos interesses do seu cliente, o advogado atua com legtima parcialidade institucional, buscando garantir no apenas os direitos da parte, mas tambm a total observncia do devido processo legal. 11 O advogado deve atuar com o instrumento de mandato, a procurao... (Dalla, 306) ( ) ad infinitum ( ) ad iustitia (X) ad judicia ( ) ad curiae 12 O que poder fazer o advogado sem a procurao ad judicia? (Dalla, 306) Sem esse instrumento, poder apenas, em nome da parte, intentar ao a fim de evitar a decadncia ou a prescrio, bem como intervir no processo para praticar atos urgentes, mas, nesses casos excepcionais, dever exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 dias, prorrogveis por mais 15, por despacho do juiz. 13 Qual a referncia que faz o 3 do art. 791 da CLT? (Dalla, 306) Ela permite, a partir de sua vigncia, que o advogado possa ser constitudo, com poderes para o foro em geral, mediante simples registro na ata de audincia, por requerimento verbal, desde que haja o consentimento do representado.

14 O que foi retirado pela introduo do pargrafo acima citado? (Dalla, 306) Retirou a necessidade de juntada de procurao aos autos se o advogado for constitudo em audincia, com a anuncia do representado, mas apenas permite que o advogado possua poderes para o foro em geral. Para poderes especficos, mantm-se a necessidade da juntada da procurao aos autos. 15 O papel do advogado, em vista de sua indispensabilidade ao processo, tem carter pblico. No entanto, h tambm uma faceta privada, notadamente na relao advogado-cliente, que funciona como limite interveno estatal. (Dalla, 306) (X) CERTO ( ) ERRADO

16 Cite dois princpios ticos do processo que o advogado deve agir e que o CPC reala. (Dalla, 307) Os princpios de lealdade e boa-f entre as partes so essenciais ao advogado na relao processual. 17 O que estabelece a lei n. 8.906/94 em seu artigo 1 e qual sua exceo? Remonta serem privativas da advocacia as atividades de postulao a qualquer rgo do Poder Judicirio e aos juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas. Esse dispositivo estabelece como nica exceo a impetrao de habeas corpus, confirmando, alis, a norma emergente do CPP, art. 654. 18 Explique rapidamente os exemplos que no so privativos da advocacia? No so privativos da advocacia os requerimentos feitos ao juiz de paz, uma vez que estes exercem atividade predominantemente administrativa, bem como as postulaes realizadas junto Justia do Trabalho e aos Juizados Especiais Cveis, regulamentados pela Lei n. 9.099/95, nas causas cujo valor no ultrapasse 20 salrios mnimos (art. 9 da Lei n. 9.099/95). 19 A obrigatoriedade de postulao atravs do advogado no mais se verifica nas causas de valor acima de 20 salrios mnimos, pois, a partir da ADI 1.127-8, sua assistncia hoje tida como facultativa (art. 9 da Lei n. 9.099/95). No obstante, isso no significa que num dado caso concreto no seja possvel que se entenda a sua

indispensabilidade, qualquer que seja o valor econmico envolvido na ao, para que seja efetiva a defesa dos interessados. ( ) CERTO (X) ERRADO

20 Cite um exemplo que resultou da ADI 1.127-8. Foi suspensa a obrigatoriedade da presena de representante da OAB em caso de busca e apreenso determinada por magistrado em escritrio ou local de trabalho do advogado, bem como em caso de lavratura de auto de priso em flagrante por motivo ligado ao exerccio da advocacia (art. 7 da Lei n. 8.906/94), sob o fundamento de que tal medida comprometeria a eficcia da deciso judicial, alm de ofender o princpio da isonomia, previsto no art. 5, caput, CF.9

NOTAS 1 bom destacar que as expresses administrao da Justia e administrao judiciria no se confundem. Aquela empregada para designar o exerccio da funo jurisdicional; esta para se referir organizao judiciria. 2 Sobre a capacidade postulatria como pressuposto processual, remetemos ao captulo dos pressupostos processuais. 3 Carneiro (2001a, p. 347-353). 4 Art. 14. So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo: I expor os fatos em juzo conforme a verdade; II proceder com lealdade e boa-f; III no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito; V cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final. 5 As atribuies dos juzes de paz esto previstas nos arts. 158 a 160 do Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro (CODJERJ). 6 Art. 791, CLT. Contudo, o enunciado da Smula 425, aprovado pelo TST em 26 de abril de 2010, estabelece que, na rea trabalhista, o jus postulandi das partes limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia

do TST. H, na doutrina trabalhista, o entendimento de que esse rol de aes seria meramente exemplificativo, conforme tem destacado o Professor Marcelo Moura, Juiz do Trabalho no Rio de Janeiro, havendo necessidade de advogado para qualquer ao que siga o procedimento especial. 7 Nesse sentido, ensina Leonardo Greco (2004b): a anlise das condies necessrias ao efetivo acesso Justia no pode deixar de questionar o papel do advogado no moderno processo judicial. Exercendo a defesa tcnica, sua presena firmou-se como indispensvel, para assegurar a plenitude de defesa. Todavia, a sua contratao impe ao cidado um custo, nem sempre necessrio e nem sempre recupervel. Na medida em que o processo se desformalize e em que se eleve a conscincia jurdica dos cidados, certamente decair a necessidade imperiosa da presena do advogado. Nos Juizados Especiais, nas causas at 20 salrios mnimos, sua presena facultativa. Em muitas outras situaes, deve ser reavaliada a sua presena forada. 8 Alvim (2000, p. 557). 9 Ainda no art. 7, tivemos a suspenso da eficcia de parte dos incisos V e IX, este ltimo por fora de deciso liminar proferida em outra ADI, de nmero 1.105-7. J no art. 50 da Lei a suspenso da expresso tribunal, magistrado, cartrio e fundamentou-se no fato de que, pela sua redao original, visava-se,

inconstitucionalmente, postular a troca de petio para a de requisio, o que no possvel.

You might also like