You are on page 1of 4

ADVRBIO 1.

DEFINIO: Advrbio a classe de palavras que: a)- do ponto de vista sinttico: vem associada ao verbo, ao adjetivo ou ao prprio advrbio, podendo inclusive modificar uma frase inteira; Ex: O juiz morava longe. - O dia est muito calmo. - Falava muito bem. Certamente, voc saber como proceder na hora oportuna. b)- do ponto de vista mrfico: invarivel; c)- do ponto de vista semntico: denota circunstncia de modo, tempo, lugar, dvida, intensidade, negao, afirmao. OBS: A maioria dos advrbios modifica o verbo, ao qual acrescentam uma circunstncia. S os de intensidade que podem tambm modificar adjetivos e advrbios.

2. CLASSIFICAO: Conforme a circunstncia ou de acordo com a ideia acessria que exprimem, os Advrbios classificam-se em: DE DVIDA: talvez, qui, acaso, porventura, certamente, provavelmente, decerto, certo. DE LUGAR: abaixo, acima, adiante, ali, aqui, c, atrs, dentro, fora, l, perto, longe, algures, alhures, nenhures. DE MODO: bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, pior, melhor (e quase todos terminados em -mente). DE TEMPO: agora, hoje, ontem, amanh, depois, anteotem, j, sempre, amide, cedo, tarde, antes, ora, outrora. DE INTENSIDADE:muito, mui, assaz, pouco, bastante, mais, menos, to, demasiado, meio, todo, demais, nada. DE AFIRMAO: sim, certamente, deveras, incontestavelmente, realmente, efetivamente. DE NEGAO: no, jamais, nunca, nada, absolutamente.

3. ADVRBIOS INTERROGATIVOS: Usados em interrogaes diretas ou indiretas. So as palavras: onde? aonde? donde? quanto? quando? como? por que? para que? OBS: O advrbio onde pode combinar-se com a preposio a (aonde) e com a preposio de (donde) e o uso de cada uma das formas pode ser descrita assim: ONDE: Indica o lugar em que se situa a ao verbal: Onde voc mora? AONDE: Indica o lugar para o qual se dirige a ao verbal: Aonde voc quer chegar? DONDE: Indica o lugar do qual parte a ao verbal: Donde voc veio?

INTERROGAO DIRETA INTERROGAO INDIRETA Quanto custa isto? Diga-me quanto custa isto. Quando voltas? Querem saber quando voltas. Como sabes isto? Ignoro como sabes isto. Por que choras? No sei por que choras. Para que estudas? Pergunto para que estudas.

4. LOCUO ADVERBIAL: Quando h duas ou mais palavras que exercem funo de advrbio tem-se a locuo adverbial que podem expressar as mesmas noes dos advrbios. a expresso formada de preposio + substantivo, ligada ao verbo com funo equivalente ao do advrbio. Iniciam ordinariamente por uma preposio. DE LUGAR: esquerda, direita, de longe, de perto, para dentro, para fora, por aqui, por ali, por a... DE AFIRMAO: por certo, sem dvida... DE MODO: s pressas, passo a passo, de cor, em vo, em geral, frente a frente, de soslaio, de chofre,de viva voz. DE TEMPO: de noite, de dia, de vez em quando, tarde, hoje em dia, nunca mais, passo a passo, pormido. OBS: No confundir a locuo adverbial com a locuo prepositiva. Nesta ltima, a preposio vem sempre depois do advrbio ou da locuo adverbial: Ex: perto de, antes de, dentro de...

5. GRAUS DOS ADVRBIOS: Semelhantemente aos adjetivos, certos advrbios de modo, tempo, lugar e intensidade so suscetveis de gradao:

GRAU COMPARATIVO GRAU SUPERLATIVO igualdade superioridade inferioridade sinttico analtico analtico sinttico to quanto mais que melhor que (bem) menos que cedssimo muito cedo to como mais do que pior que (mal) menos do que otimamente muito bem longssimo muito longe

OBS: 1. Para indicar o limite da possibilidade, dizemos: "o mais cedo possvel", "o mais longe que puder", "o mximo de vezes". 2. Os advrbios bem e mal se transformam em mel; hor e pior no comparativo (vejase quadro). Ex: Ele escreve melhor que o irmo. Todos aqui vivem pior que na fazenda. 3. Embora seja uma palavra invarivel, o advrbio pode assumir, na linguagem coloquial, familiar, formas diminutivas que expressam intensidade ou afetividade: cedinho, rentinho, pertinho 4. Numa seqncia de advrbios terminados em -mente, costuma-se colocar o sufixo apenas no ltimo: Ex: Ele agiu calma e decididamente. Ele falou sbia e calmamente. 5. Freqentemente empregamos adjetivos com valor de advrbios: Ex: Ela no conseguiu dormir direito. Bem caro pagars os teus deleites. Ele falou claro. Foram direto ao galpo do stio.

6. PALAVRAS E LOCUES NO-CLASSIFICADAS (DENOTATIVAS): De acordo com a NGB, sero classificadas parte certas palavras e locues, outrora consideradas advrbios, que no se enquadram em nenhuma das 10 classes conhecidas. Apesar de apresentarem forma semelhante dos advrbios, a rigor no podem ser consideradas

como tais. Elas so analisadas em funo da idia que expressam. So palavras denotativas de...(ou locues denotativas de...) incluso: at, mesmo, tambm, inclusive, ainda, ademais, alm disso, de mais a mais. excluso:exclusive,menos,exceto,fora,salvo, tirante, seno,sequer, somente, apenas, s, unicamente. SITUAO: ento, mas, afinal, agora. RETIFICAO: alis, ou melhor, isto , ou antes, digo. DESIGNAO: Eis. REALCE: c, l, s, que, sobretudo, mesmo, embora. EXPLICAO (ou explanao): isto , por exemplo, a saber, como. AFETIVIDADE: felizmente, infelizmente. LIMITAO: s, apenas, somente, unicamente. OBS: Na anlise dir-se-: palavra, ou locuo denotativa de

You might also like