You are on page 1of 13

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Aula 0 Ol, pessoal! Estou aqui para estudar com vocs o contedo de NOES DE GESTO DE
PESSOAS

para TCNICO ADMINISTRATIVO DO IBAMA.

Meu nome

Marcelo Camacho, sou Socilogo e Tecnlogo em Recursos Humanos. Tenho 42 anos e atuo na rea de Recursos Humanos h 17 anos. Atualmente exero o cargo de Analista de Gesto em Sade, perfil Gesto do Trabalho, na FIOCRUZ, aqui no Rio de Janeiro. Tambm j exerci o cargo de Analista de Cincia & Tecnologia , perfil Recursos Humanos, no Instituto Nacional do Cncer (INCA). Me classifiquei em 24o lugar no concurso da FIOCRUZ e fui o primeiro colocado do ltimo concurso do INCA, alm de ter sido bem classificado no ltimo concurso do IBGE, tambm para Recursos Humanos.

No fcil obter a classificao dentro do nmero de vagas de um concurso. No IBGE e na FINEP, embora eu tenha me classificado, fiquei fora das vagas divulgadas. Mas o estudo persistente e a confiana em bons materiais trazem bons resultados.

O concurso ser organizado pela CESPE e as provas esto previstas para o dia 21 de outubro de 2012. Portanto, temos bastante tempo para a preparao. A dinmica ser a seguinte: apresento alguns pontos tericos e veremos como a banca cobrou estes assuntos em provas recentes. Alm de

comentar a resposta adequada para cada questo, irei tambm tecer comentrios sobre as respostas consideradas erradas. No final da aula eu apresento a lista de questes e o gabarito.

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Recomendo que aps o estudo das aulas, refaam as questes sem consultar os gabaritos. A repetio a me da reteno.

Ento, animados?

Sempre digo que necessrio estudo e persistncia pra conseguir aprovao em concursos pblicos!

O contedo do curso e o cronograma das aulas ser o seguinte:


AULA DEMONSTRATIVA (13/08) 1 Conceitos, importncia. 2 A funo do rgo de gesto de pessoas. 2.1 Atribuies bsicas e objetivos. AULA 1 27/08/2012 1 Conceitos, importncia, relao com os outros sistemas de organizao. 2 A funo do rgo de gesto de pessoas. 2.1 Atribuies bsicas e objetivos. 2.2 Polticas e sistemas de informaes gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relaes indivduo/organizao, motivao, liderana. AULA 2 03/09/2012 3 Comportamento organizacional: desempenho. 4 Competncia Gerenciamento de conflitos. 6 Clima e cultura organizacional.

interpessoal.

AULA 3 10/09/2012 7 Recrutamento e seleo: tcnicas e processo decisrio. 8 Avaliao de desempenho: objetivos, mtodos, vantagens e desvantagens.. 12 Lei n 11.788/2008 (estgio supervisionado). 15 Decreto n 7.133/2010 (avaliao de desempenho individual). AULA 4 17/09/2012 9 Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programao, execuo e avaliao. 17 Decreto n 5.707/2006 (desenvolvimento de pessoal). AULA 5 24/09/2012 10 Gesto por competncias. 11 Qualidade no atendimento ao pblico: comunicabilidade, apresentao, ateno, cortesia, interesse, presteza, eficincia, tolerncia, discrio, conduta, objetividade. AULA 6 01/10/2012 13 Lei n 10.410/2002 (criao da carreira de especialista em meio ambiente. 14 Lei n 11.156/2005 (criao da GDAEM). 16 Decreto n 7.203/2010 (vedao do nepotismo).

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Sumrio
1. A funo do rgo de gesto de pessoas: conceitos, importncia, atribuies bsicas e objetivos........... 4 1.1. Conceitos e ferramentas da moderna gesto de pessoas: Empowerment ...............................................8 2. Lista de Questes ....................................................................................................................................12 3. Gabarito ...................................................................................................................................................13

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

1. A funo do rgo de gesto de pessoas: conceitos, importncia, atribuies bsicas e objetivos A moderna gesto de pessoas ganhou importncia crescente nas ltimas dcadas em face da complexificao das organizaes. So as pessoas os motores fundamentais das organizaes. Considerava-se antigamente que o relacionamento entre pessoas e organizaes era antagnico e conflitante. De fato esta era a perspectiva das organizaes mecnicas, prescritivas e voltadas para a tarefa. As organizaes modernas foram obrigadas a tomar uma outra postura diante das pessoas em funo do desenvolvimento das modernas tecnologias e dos cenrios. As organizaes dependem das pessoas. Por outro lado as pessoas atingem seus objetivos atravs das organizaes. Com relao ao processo de gesto estratgica de pessoas importante analisarmos como o principal autor desta rea, o Professor Idalberto Chiavenato, descreve a funo Gesto de Pessoas.

Segundo Chiavenato os aspectos fundamentais em que se baseia a gesto de pessoas so: 1. So As pessoas como seres humanos. As pessoas no so recursos. seres dotados de individualidades, histrias particulares,

habilidades e conhecimentos diferentes. 2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos

organizacionais. So as pessoas que impulsionam as organizaes. No so elementos inertes e passivos. So o elemento fundamental para inovao e competitividade. 3. As pessoas como parceiros da organizao. As pessoas so

parceiros das organizaes. So elas que dotam a organizao de inteligncia e a conduzem ao sucesso. Como parceiros fazem

investimento e esperam um retorno em forma de salrio, benefcios e reconhecimento.

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

A gesto de pessoas refere-se s polticas e prticas necessrias para se administrar o trabalho das pessoas. Em geral, dizem respeito aos seguintes processos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Anlise e descrio de cargos. Desenho de cargos. Recrutamento e Seleo de Pessoal. Admisso de candidatos selecionados. Orientao e integrao de novos funcionrios. Administrao de cargos e salrios. Incentivos salariais e benefcios sociais. Avaliao de desempenho dos funcionrios. Comunicao aos funcionrios.

10. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. 11. Desenvolvimento Organizacional. 12. Higiene, segurana e qualidade de vida no trabalho. 13. Relaes com empregados e relaes sindicais. Vejam as questes abaixo
(CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Com relao administrao de recursos humanos (ARH) e dos novos desafios da gesto de pessoas, julgue os itens a seguir. ITEM 1. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Em razo da importncia da administrao de recursos humanos no mbito das organizaes, o rgo de ARH deve estar posicionado no nvel decisrio da estrutura organizacional, o que corresponde ao nvel hierrquico de diretoria.

Negativo, minha gente! A gesto moderna de pessoas independe do rgo de ARH estar posicionado em uma diretoria. Podemos ter um rgo ativo de ARH posicionado como gerncia. O importante que a empresa ou organizao valorize boas prticas de RH. Alm do mais, segundo chiavenato a gesto de pessoas uma responsabilidade de linha e funo de Staff. Isto

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

significa que quem deve gerir as pessoas o prprio gerente direto ou supervisor. Este gerente ir receber assessoria do rgo de ARH para cumprir esta responsabilidade. Desta forma, a afirmativa est ERRADA.
ITEM 2. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Neste incio de milnio, existe uma tendncia de as empresas darem nfase em tcnicas grupais e solidrias, pois o desenvolvimento de trabalho conjunto ajuda as pessoas a conviverem melhor socialmente.

Perfeito, pessoal! O importante que se valorize o trabalho em equipe, as pessoas, o grupo, o trabalho conjunto. A afirmativa est CERTA!
ITEM 3. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Os profissionais de recursos humanos devem preocupar-se em garantir que os empregados faam corretamente as tarefas, com base nos padres definidos pela organizao, para garantir a eficincia, e no com o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

Nada disso! A moderna gesto de pessoas precisa garantir o alcance dos objetivos organizacionais, sem deixar de considerar os objetivos dos indivduos envolvidos nestes processos. No se pode deixar de considerar as pessoas. Desta forma, a afirmativa est ERRADA!

Ainda segundo Chiavenato estas prticas e polticas podem ser agrupados em seis processos bsicos. Importante dar ateno a este agrupamento pois eu j vi ser cobrado em concurso uma questo referente composio de um destes processos. Veremos esta questo mais adiante. Os seis processos so:

1.

Processos de Agregar Pessoas. So os processos utilizados

para incluir novas pessoas na organizao. Inclui os processos de recrutamento e seleo de pessoas.

2.

Processos de Aplicar Pessoas. So os processos usados para

desenhar as atividades das pessoas nas organizaes, orientar e acompanhar seu desempenho. Refere-se aos processos de desenho
6 Prof. Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

organizacional, desenho de cargos, anlise e descrio de cargos, orientao das pessoas e avaliao de desempenho. 3. Processos de Recompensar Pessoas. as pessoas e satisfazer suas So usados para necessidades. Inclui

incentivar

recompensas, remunerao, benefcios e servios sociais. 4. Processos de Desenvolver Pessoas. So utilizados para

capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Inclui os processos de treinamento e desenvolvimento, programas de mudanas e desenvolvimento de carreiras e programas de

comunicao e consonncia. 5. Processos de Manter Pessoas. So usados para criar

condies ambientais e psicolgicas satisfatrias para que as pessoas realizem suas atividades. Inclui os processos de administrao da disciplina, higiene, segurana e qualidade de vida no trabalho e relaes sindicais. 6. Processos de Monitorar Pessoas. Usados para acompanhar e

controlar as atividades das pessoas e monitorar resultados. Inclui banco de dados e sistemas de informaes gerenciais. preciso muita ateno para no confundir os processos que esto includos nos seis macro-processos. Pode parecer loucura achar que a banca pode vir a cobrar uma perspectiva terica de um determinado autor, mas lembremse que Chiavenato o principal autor deste tema no Brasil.

ITEM 4. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) A aplicao um dos processos bsicos da gesto de pessoas e envolve, entre outras atividades, a de integrao das pessoas, desenho de cargos e avaliao de desempenho.

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Pessoal, esta questo foi anulada. Segundo o livro Gesto de Pessoas do Chiavenato o processo de aplicar pessoas envolve a orientao das pessoas, desenho de cargos e avaliao do desempenho. Acontece, porm, que a integrao de pessoas um mtodo de socializao que est includo no processo de aplicar pessoas. No uma atividade. Em virtude disto alguns candidatos solicitaram a anulao e foram atendidos. Portanto, questo ANULADA.

1.1. Conceitos e ferramentas da moderna gesto de pessoas: Empowerment Empowerment uma tcnica de gesto que consiste na delegao de autoridade s pessoas de toda a organizao. Parte da idia de dar s pessoas o poder, a liberdade e a informao para tomarem decises e participarem ativamente da organizao. Se assenta em quatro bases principais:

1. Poder-

dar

poder

pessoas,

delegando

autoridade

responsabilidade em todos os nveis da organizao. O aumento de poder s pessoas aumenta sua motivao para realizao de tarefas, porque as pessoas melhoram sua prpria eficcia,

decidindo como fazer as tarefas e utilizando sua criatividade.

2. Motivao proporcionar motivao s pessoas para incentivlas continuamente. Isto implica reconhecer o bom desempenho, compensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados e festejar o alcance de metas. 3. Desenvolvimento: dar recursos s pessoas em termos de capacitao e desenvolvimento pessoal e profissional. Isto significa treinar continuamente, proporcionar informao e conhecimento,

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

ensinar continuamente novas tcnicas e desenvolver talentos na organizao. 4. Liderana Implica em orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e

proprocionar retroao.

Fonte : Chiavenato (2005)

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Fonte : Chiavenato (2005)

Vejamos duas questes para abordarmos este item


ITEM 5. (CESPE/ INMETRO/2009/DESENVOLVIMENTO DE RH) Julgue os prximos itens no que concerne s ferramentas modernas de gesto de pessoas. Empowerment a criao do poder decisrio para os chefes de uma organizao ou o fortalecimento do poder que eles detm.

A afirmativa est ERRADA! Afirmar que o empowerment criao de poder para os chefes inverter o conceito de empowerment. Vejamos outra questo sobre Empowerment:
ITEM 6. (CESPE/ BB/2010/CERTIFICAO GESTO DE PESSOAS) O empoderamento (empowerment) uma estratgia bastante utilizada nas organizaes modernas. Acerca desse processo e de seus impactos no comportamento dos funcionrios, assinale a opo correta. A) As pesquisas apontam que o empoderamento tem uma relao negativa com a satisfao dos empregados. B) A percepo de empoderamento dos empregados leva diminuio da criatividade da fora de trabalho.

10

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

C) O empoderamento diz respeito a qualquer processo que proporcione ao funcionrio maior autonomia no trabalho por meio do compartilhamento de informaes e do controle sobre o seu desempenho. D) O modelo de liderana no empoderamento o de mo nica, com o lder concedendo liberdade ao funcionrio sem reciprocidade. E) O sucesso do empoderamento independe da relao entre os benefcios e os custos da participao

A banca afirmou que o gabarito a alternativa A! Eu discordo, a nica alternativa correta a C! Acabamos de ver isto. O empoderamento aumenta a motivao dos empregados e isto proporciona maior satisfao. Ento a relao positiva com a satisfao. Assim a alternativa A est errada! Absurdo, no mesmo?!! Esta era um aprova de certificao do Banco de Brasil para a rea de gesto de pessoas e a banca j havia anulado 2 questes. Precisamos ficar atentos! A alternativa B tambm est errada. Como consequncia do empoderamento temos maior uso da criatividade.

A alternativa C est correta e deveria ser o gabarito. isto: o empoderamento proporciona maior autonomia no trabalho por meio de maior acesso s informaes e controle sobre o seu prprio desempenho. Revejam o quadro esquemtico com o continuum do Empowerment. A afirmativa D est flagrantemente errada, pois no empoderamento no pode haver mo nica, mas sim grandes vias duplas. A afirmativa E tambm est errada. O empowerment requer reconhecer os resultados, fazer com que todos participem dele.

Na aula 1 veremos outras ferramentas da moderna gesto de pessoas.

Bem, pessoal, fico por aqui! Espero rev-los na aula 1. At l!

11

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

2. Lista de Questes
ITEM 1. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Em razo da importncia da administrao de recursos humanos no mbito das organizaes, o rgo de ARH deve estar posicionado no nvel decisrio da estrutura organizacional, o que corresponde ao nvel hierrquico de diretoria.

ITEM 2. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Neste incio de milnio, existe uma tendncia de as empresas darem nfase em tcnicas grupais e solidrias, pois o desenvolvimento de trabalho conjunto ajuda as pessoas a conviverem melhor socialmente.

ITEM 3. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) Os profissionais de recursos humanos devem preocupar-se em garantir que os empregados faam corretamente as tarefas, com base nos padres definidos pela organizao, para garantir a eficincia, e no com o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

ITEM 4. (CESPE/2010/INCA/ANALISTA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS) A aplicao um dos processos bsicos da gesto de pessoas e envolve, entre outras atividades, a de integrao das pessoas, desenho de cargos e avaliao de desempenho.

ITEM 5. (CESPE/ INMETRO/2009/DESENVOLVIMENTO DE RH) Julgue os prximos itens no que concerne s ferramentas modernas de gesto de pessoas. Empowerment a criao do poder decisrio para os chefes de uma organizao ou o fortalecimento do poder que eles detm.

ITEM 6. (CESPE/ BB/2010/CERTIFICAO GESTO DE PESSOAS) O empoderamento (empowerment) uma estratgia bastante utilizada nas organizaes modernas. Acerca desse processo e de seus impactos no comportamento dos funcionrios, assinale a opo correta. A) As pesquisas apontam que o empoderamento tem uma relao negativa com a satisfao dos empregados. B) A percepo de empoderamento dos empregados leva diminuio da criatividade da fora de trabalho. C) O empoderamento diz respeito a qualquer processo que proporcione ao funcionrio maior autonomia no trabalho por meio do compartilhamento de informaes e do controle sobre o seu desempenho. D) O modelo de liderana no empoderamento o de mo nica, com o lder concedendo liberdade ao funcionrio sem reciprocidade. E) O sucesso do empoderamento independe da relao entre os benefcios e os custos da participao

12

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE GESTO DE PESSOAS TCNICO ADMINISTRATIVO IBAMA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

3. Gabarito

1 ERRADA

2 CERTA

3 ERRADA

4 5 ANULADA ERRADA

6 C (VER OBSERVAO)

13

Prof. Marcelo Camacho

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like