You are on page 1of 12

ILUSTRSSIMO SENHOR DOUTOR DELEGADO DE POLCIA DO 00 DISTRITO POLICIAL DE BELO HORIZONTE(MG) ( CPP, art. 4 c/c art.

70)

MARIA DAS QUANTAS, brasileira, casada, maior, comerciria, residente e domiciliada na Rua Xista, n. 000, Centro, Belo Horizonte(MG) inscrita no CPF(MF) sob o n. 222.333.444-55, poussidora do RG n. 778899 SSP/MG, vem, na qualidade de ofendida, com o devido respeito a Vossa Senhoria, no presente propsito intermediada por seu patrono que ao final assina, ofertar, dentro do prazo decadencial (CP, art. 103 c/c art. CPP, art. 38, caput), com supedneo no art. 5, inc. II, da Legislao Adjetiva Penal, art. 147, pargrafo nico, do Estatuto Repressivo c/c art. 13, da Lei n. 11.340/06( Lei Maria da Penha ) , a presente

REPRESENTAO CRIMINAL, ( DELATIO CRIMINIS )

em face de ato delituoso, praticado por FRANCISCO DAS QUANTAS, brasileiro, maior, casado, corretor de imveis, residente e domiciliado Rua Xista, n. 000, Centro, Belo Horizonte(MG), detentor do RG n. 446677 SSP/MG, inscrito no CPF(MF) sob o n. 999.555.888-33(CPP, art. 5, 1, b), em razo das justificativas de ordem ftica e de direito abaixo delineadas:

(1) ALGERAS CONSIDERAES FTICAS

A Representante casada com o Representado desde 22/33/4444(doc. 01), onde passaram a residir a partir de ento no endereo supra evidenciado. Do enlace conjugal nasceu sua nica filha, menor impbere, de nome Brbara.(doc. 02) O Representado trabalhou na empresa Fictcio

Empreendimentos Imobilirios Ltda, na qualidade Corretor de Imveis. Na data de 55/77/8888 o mesmo fora demitido da referida empresa, sem justa causa. A partir de ento, ou seja, com a demisso do Representado, os problemas familiares agravaram-se de forma insustentvel.
10

O senhor Francisco, alvo da presente, descontente e deprimido em razo de sua demisso mergulhou no alcoolismo. De uma pessoa pacata, compreensiva, bom pai, o vcio o tranformou em um homem extremamente violento, sobretudo quando sob os efeitos do lcool. As agresses, pois, tornaram-se rotina na vida do casal. Foi ento que, no dia 22/55/6666, por volta das 17:30h, no interior da residncia do casal, situada na Rua Xista, n. 000, Centro, Belo Horizonte(MG), o Representado chegou em casa no mais completo estado de engriaguez etlica e passou a amear a Representante, afirmando que iria ceifar-lhe a vida com uma faca. Neste momento a genitora da vtima, ora Representante, tambm encontrava-se presente e presenciou, inclusive, que o Representado apresentou a inteno, tambm, de agredi-la com socos, quando a segurou contra a parede da casa. Necessrias, pois, providncias enrgicas e urgentes para extirpar a conduta do Representado, as quais ora apresentadas pela presente. Estes so, portanto, o relato dos fatos pertinentes avaliao da conduta delituosa em estudo, convictamente praticada pelo Noticiado(CPP, art. 5, 1, b).

(2) TIPICIDADE DA CONDUTA DO NOTICIADO


VIOLNCIA DOMSTICA CARACTERIZADA
10

LEI 11.340/06, ART. 5, caput c/c art. 147, do CP

A conduta do Representado, ao promover agresses e ameaas Representante(mulher) dentro do lar conjugal e junto sua famlia, deu azo caracterizao de violncia domstica e familiar contra a mulher.

Lei Maria da Penha ( Lei n. 11.340/06)


Art. 5 - Para efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive esporadicamente agregadas; Art. 7 - So forma de violncia domstica e familiar contra a mulher, entre outras: I a violncia psicolgica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuio da autoestima ou lhe prejudique e pertube o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas aes, comportamentos, crenas e
10

decises, mediante ameaa, constrangimento, humilhao, manipulao, isolagamento, vigilncia constante, perseguio contumaz, insulto, chantagem, ridicularizao, explorao e limitao do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe causa prejuzo sade psicolgica e autodeterminao; ( destacamos )

Neste diapaso, temos que a conduta delituosa perpetrada pelo Representada, segundo o relato ftico expresso no tpico anterior, tem alcance e merece ser apreciada luz da Lei Maria da Penha e sob o manto desta Lei devero ser apreciados os pedidos ora formulados. A propsito, vejamos as lies de Maria Berenice Dias quando professa que: Mas h um fato que merece ser destacado: a violncia domstica

normatizada pela Lei Maria da Penha no guarda correspondncia com qualquer tipo penal previso no Cdigo Penal. A Lei primeito identifica as aes que configuram violncia domstica ou familiar contra a mulher(art. 5): qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial. Depois define espaos onde o agir configura violncia domstica(art. 5, incs. I, II e III: no mbito da unidade domstica, da famlia e em qualquer relao de afeto. Finalmente, de modo didtico e bastante minuciosa, so descritas as condutas que configuram violncia fsica, psicolgica, sexual,
10

patrimonais e moral. (DIAS, Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na Justia: a efetividade da Lei 11.340/2006 de combate violncia domstica e familiar contra a mulher. 2 Ed. So Paulo: RT, 2010. Pg. 53)

De outro turno, em consonncia com os ditames do art. 13 da Lei Maria da Penha, as agresses e ameaas verbais sofridas pela Representante, srias e que demonstram risco de vida da vtima, tem guarida no Estatuto Repressivo.

Cdigo Penal
Art. 147 Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mau injusto e grave: Pena deteno, de 1(um) a 6(seis) meses, ou multa.

Delimitando consideraes acerca do tipo penal supra mencionado, evidencimos as lies de Cleber Masson: O ncleo do tipo ameaar, que significa intimidar, amedrontar algum, mediante promessa de causar-lhe mal injusto e grave. No qualquer mal que caracteriza o delito, mas apenas o classificado como injusto e grave, que pode ser fsico, econmico ou moral.
10

Mal injusto aquele que a vtima no est obrigada a suportar, podendo ser ilcito ou simplesmente imoral. Por sua vez, mal grave o capaz de produzir ao ofendido um prejuzo relevante. Alm disso, o mal deve ser srio, ou fundado, iminente e verossmil, ou seja, passvel de realizao. Em outras palavras, a ameaa h de ser sria e idnea intimidao da pessoa contra quem dirigida. (MASSON, Clberio Rogrio. Direito Penal Esquematizado: parte especial. 2 Ed. Rio de Janeiro: Mtodo, 2010. Pgs. 219-220)

Tal entendimento, de outro revs, apoiado por diversos Tribunais, seno vejamos:
Crime de ameaa contra a mulher e contraveno penal denominada vias-de-fato. Impossibilidade de absolvio. Suspenso condicional do processo. Vedao. Assistncia Judiciria Gratuita e custas judiciais. Iseno. Cabimento. - o bem jurdico tutelado pela Lei Penal no art. 147, do CP, a liberdade da pessoa humana, notadamente no tocante paz de esprito, ao sossego, tranqilidade e ao sentimento de segurana, bastando a possibilidade real de o acusado cumprir as ameaas de morte dispensadas sua ex-esposa como fundamento para a sua segregao, sobretudo ante a disciplina protetiva da Lei Maria da penha, que visa a preservao da sade mental e fsica da mulher.

10

- consuma-se a contraveno penal denominada vias-de- fato com a violncia contra a pessoa que no leva produo de leses corporais, ausente a pretenso do agente de lesionar ou ofender a honra de algum. - o art. 41 da Lei n 11.340/06 veda a aplicao da Lei n 9.099/95 aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no sendo possvel a suspenso condicional do processo. - estando o ru assistido pela defensoria pblica do estado de Minas Gerais, nos termos do art. 10, inciso II da Lei Estadual 14.939/03, deve ser isento do pagamento das custas processuais. (TJMG - APCR 0042668-24.2010.8.13.0672; Sete Lagoas; Stima Cmara Criminal; Rel. Des. Duarte de Paula; Julg. 29/09/2011; DJEMG 11/10/2011)

APELAO

CRIMINAL.

CRIME

CONTRA

LIBERDADE

INDIVIDUAL. AMEAA. APLICAO DA LEI MARIA DA PENHA. RECURSO DEFENSIVO. Pleito absolutrio alegando insuficincia de provas da autoria. Inocorrncia. Palavra da vtima harmoniosa com as declaraes dos filhos do casal, no sentido de que o agressor ameaou matla. Autoria e materialidade comprovada. Condenao mantida. Recurso desprovido. (TJSC - ACr 2011.039783-5; Monda; Terceira Cmara Criminal; Rel. Des. Torres Marques; Julg. 22/09/2011; DJSC 10/10/2011; Pg. 566)
10

APELAO CRIMINAL. CRIME DE LESO CORPORAL DE GNERO. AUSNCIA SENTENA DE CONDENATRIA. LEGTIMA ABSOLVIO. PENA. PROVAS. DEFESA.

SUBSTITUIO. I. No mbito de incidncia da Lei n 11.340/06, tambm conhecida por "Lei Maria da penha", as agresses ocorrem, no mais das vezes, s escondidas, normalmente longe dos olhares de testemunhas presenciais, pelo que merece redobrada estima a declarao da vtima, principalmente quando harmoniosa com depoimentos policiais e laudo de exame de corpo de delito, certificando a existncia das ofensas fsicas, compatibilizando-as com a dinmica do crime, servindo de material suficiente ao desate condenatrio da imputao ministerial. II. No deve prosperar a tese da legtima defesa, ao propsito absolutrio do crime de leso corporal de gnero, tipificado pelo art. 129, 9, do Cdigo Penal brasileiro, quando os autos da ao penal no indicam que o processado tenha repelido agresso injusta, atual ou iminente, provocada pela vtima, suscetvel de justificar as ofensas fsicas, expondo, ao reverso, atuao rotineira em ferimentos fsicos contra companheira, agravada pela ingesto de bebida alcolica. III. Apenamento corrigido. lV. Os delitos praticados com violncia pessoa e grave ameaa, mesmo que o processado seja repreendido judicialmente com
10

sano

inferior

de

04

(quatro)

anos,

no

comportam

substituio por restritiva de direitos, pela expressa vedao contida no art. 44, inciso I, do Cdigo Penal brasileiro. Apelo parcialmente provido. Sentena reformada, em parte. (TJGO - ACr 176383-31.2008.8.09.0063; Goinia; Rel. Des. Luz Cludio Veiga Braga; DJGO 05/10/2011; Pg. 80)

(3) REQUERIMENTOS

Ante o exposto, entendemos que, diante dos indcios estipulados, prima facie configurou-se a figura do delito de Ameaa(CP, art. 147), razo qual a Representante delimita que tem interesse em representar contra o agressor(esposo), onde pede que V. Sa se digne de tomar as seguintes providncias:

a) determinar a abertura de Inqurito Policial, a fim de averiguar a possvel existncia do crime evidenciado, pleito este feito com guarida no art. 5, inciso II, do Caderno Adjetivo Penal c/c art. 13 e 12 e seus incisos, da Lei Maria da Penha ;
10

b) pleiteia, de outro bordo, com supedneo nos arts. 10, 12 e 22, da Lei 11.340/2005( Lei Maria da Penha ), seja requerido ao Juiz de planto, em carter de urgncia, medidas protetivas em face do agressor, de sorte que:
(1) seja o agressor afastado o lar onde convive com a ofendida; (2) obrigar o Representado a no ter aproximao da Representante em um raio de 100 metros, bem assim de seus familiares e das testemunhas abaixo arroladas; (3) instar o agressor a no ter qualquer espcie de contato com as pessoas supra mencionadas;

c) requer, ademais, a oitiva das testemunhas abaixo arroladas


(CPP, art. 5, 1, c)

Respeitosamente pede deferimento. Belo Horizonte (MG), 00 de novembro do ano de 0000.


10

P.p.

Fulano de Tal
Advogado - OAB (MG) 112233

ROL DE TESTEMUNHAS: 1) CHICO DAS QUANTAS, brasileiro, casado, comercirio, residente e domiciliado na Rua Xista, n. 000 Conjunto MG Minas Gerais(MG) 2) JOAQUINA DAS QUANTAS, brasileira, viva, aposentada, residente e domiciliada na Rua Xista, n. 000 Conjunto MG Minas Gerais(MG)

10

You might also like