You are on page 1of 2

Ew Gebeuyin: A primeira a surgir no mundo. Veste vermelho maravilha e amarelo claro. Come com Omolu, Oy e Oxum.

Nas tempestades ela pode se transformar numa serpente azulada. Ew Gyran: a deusa dos raios do sol. Controla os raios solares para que eles no destruam a terra. a formao do arco-ris duplo que aparece em torno do sol. Metade Ew e a outra Bessem. Platina, rubi, ouro e bronze vo em seu assentamento. Come com Omolu, Oxum e Oxossi. Ew Aw A Senhora dos mistrios do jogo de bzios. Divindade pouco cultuada na Brasil, tem enredo com Oy, Oxssi e Ossaiyn. Ew Bamio- A Senhora das pedras preciosas, ligada a Ossaiyn. Ew Fagemy- A Senhora dos rios encantados, Ela quem tem o poder de fazer surgir o arco ris e tem por obrigao sustent-lo no cu. Ligada a Air, Oxun e Oxal. Ew Salamim- A Senhora guerreira, jovem, habitante das florestas, muito feminina e charmosa, ligada a Od e Yemanj.

Dia da semana: Sbado Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa Smbolos: Ej (cobra) e Espada, Of (lana ou arpo) Elementos: Florestas, Cu Rosado, Astros e Estrelas, gua de Rios e Lagoas Domnios: Beleza, Vidncia (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade Saudao: Ri Ro Ew! O Orix Ew uma bela virgem que Xang se apaixonou, porm no conseguiu conquist-la, Ew fugiu de Xang e foi acolhida por Obaluaiye que lhe deu refgio. Ew mora nas matas inalcanveis, ligada a Iroko e Oxssi, e tornou-se uma guerreira valente e caadora habilidosa. Ew casta, a Senhoradas possibilidades.
As virgens contam com a proteco de Ew e, alis, tudo que inexplorado conta com a sua proteco: a mata virgem, as moas virgens, rios e lagos onde no se pode nadar ou navegar. A prpria Ew, acreditam alguns, s iniciada na cabea de mulheres virgens, pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem filha dileta de Oxal e Oduduw Ew domina a vidncia, atributo que o deus de todos os orculos, Orunmil lhe concedeu. Em frica, o rio Yew a morada desta deusa, mas a sua origem gera polmica. H quem diga que, tal como Oxumar, Nan, Omul e Iroko, Ew era cultuada inicialmente entre os Mahi, foi assimilada pelos Iorubas e inserida no seu panteo. Havia um Orix feminino oriundo das correntes do Daom chamado Dan. A fora desse Orix estava concentrada numa cobra que engolia a prpria cauda, o que denota um sentido de perptua continuidade da vida, pois o crculo nunca termina. Ew teria o mesmo significado de Dan ou uma das suas metades A outra seria Oxumar. Existem no entanto, os que defendem que Ew j pertencia mitologia Nag, sendo originria na cidade de Abeokut. Estes, certamente, por desconhecer o panteo Jeje - No qual o Vodun Eowa, seria o correspondente da Ew dos Nag -Confundem Ew com uma qualidade de Iemanj, Oy e Oxun. Ew um Orix independente, mas conhecida entre os jejes de Eow e no povo de lngua Yorub por Ew.

Caractersticas dos filhos de Ew

Pessoas de beleza extica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendncia a duplicidade: Em algumas ocasies podem ser bastante simpticas, em outras so extremamente arrogantes; s vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingnuas e puras. Apegadas riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.
So pessoas altamente influenciveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados. So vivas e atentas, mas sua ateno est canalizada para determinadas pessoas ou ocasies, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distraco e dificuldades de concentrao, especialmente em actividades escolares.

You might also like