You are on page 1of 45

1

CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA UniCEUB FACULDADE DE CINCIAS DA EDUCAO-FACE CURSO DE HISTRIA PROFESSOR: RUBENS CMARA DE CARVALHO FILHO

PRODUO HISTRICA SOBRE O CENTENRIO DE RESISTNCIA E DESTRUIO DA REVOLTA DE CANUDOS: ANLISE HISTORIOGRFICA
Autora: Annie Moreira Gomes

2 semestre 2005

Agradeo a Deus pela luz e fora, em seguida aos meus familiares, que me motivaram estando ao meu lado, estimulando-me para realizao de mais uma etapa da minha vida. Ao meu namorado, Euzbio Nunes, pela compreenso com minhas ausncias e minhas angstias. Aos amigos que puderam colaborar com materiais para essa pesquisa, em especial, meu professor e orientador Rubens Cmara pela ateno e direcionamento que me foi dada.

SUMRIO

Introduo ______________________________________________________01 Captulo I A Importncia de uma reflexo historiogrfica________________________ 02 Captulo II Anlise da historiografia j existente sobre Canudos___________________ 08 Captulo III Interpretaes que surgiram com as comemoraes dos cem anos de destruio do arraial de Canudos____________________________________23 Concluso_______________________________________________________37 Bibliografia_____________________________________________________ 40

INTRODUO Esta monografia tem como objeto de estudo, a anlise da historiografia brasileira a respeito das comemoraes do centenrio de resistncia e destruio da revolta de Canudos, pelas obras de Ataliba Nogueira, Walnice Nogueira Galvo, Vicente Dobroruka, Frederico Pernambucano de Mello, entre outros autores, situando novas vises sobre o acontecimento. Uma srie de crises de ordem econmica, ideolgica e poltica, expressas em rebelies espalhadas em vastas reas do interior do Brasil, abrangendo milhares de camponeses, a caracterstica principal do perodo de transio que compreende o final do sculo XIX. nesse contexto que se desenvolve uma das pginas da histria do Brasil: A guerra de Canudos. No primeiro captulo, apresentaremos um esboo da historiografia brasileira no decorrer dos anos. A importncia de sua reflexo para os estudos histricos e para compreender a histria, e como ela pode ser vista atualmente no que se refere s suas sub-especialidades. No segundo captulo, abordaremos a viso de alguns autores do incio do sculo XX. Mostrando diversas memrias que foram sendo construdas sobre Canudos ao longo desses muitos anos. Aps um sculo de seu acontecimento, a revolta de Canudos continuou estimulando discusses e requisitando novas interpretaes. Nesse contexto, o terceiro captulo se apresenta no sentido de mostrar as novas interpretaes que foram dadas ao fato. A sobrevivncia e o interesse que o tema desperta mostra o dinamismo que contm a histria desses grupos capazes de mobilizar o interesse de muita gente, desafiando o tempo.

CAPTULO I A IMPORTNCIA DE UMA REFLEXO HISTORIOGRAFICA

O conhecimento histrico o registro inteligente que o historiador procura fazer para compreender aquela realidade. A Historiografia, justamente o conhecimento crtico dessa representao e do processo que a determinou.1 Assim coloca Jos Roberto do Amaral Lapa, em sua obra A Histria em questo: Historiografia Brasileira Contempornea. Desta forma entende-se ento que a historiografia a anlise crtica do conhecimento histrico. Atualmente os estudos historiogrficos tornam-se comuns. Essas obras so teis, pois do uma imagem do conjunto que permite apreender a realidade, quanto foi feito e o muito que h para ser feito.2 Uma das caractersticas crescentes da historiografia moderna que ela tem passado a ser vista sobre um campo fragmentado, subdividido.3 Enquanto que por volta do incio do sculo XIX a historiografia era apresentada de uma forma mais homognea. Esse campo historiogrfico divide-se em vrias modalidades ou subespecialidades, como Histria Cultural, das Mentalidades, Poltica, Social, Econmica, dentre outras. Porm muitas vezes, um trabalho historiogrfico no est dentro de apenas um destes campos. Situa-se na verdade em uma interconexo de modalidades.

LAPA, Jos Roberto do Amaral. Historiografia brasileira contempornea. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.p.18. 2 IGLSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil: captulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.p. 58. 3 BARROS, Jos D Assuno. O campo da Histria: especialidades e abordagens. Petrpolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2004.p.09.

__________________________________

Contudo, essas classificaes no podem ser entendidas como limites para o isolamento. Definir o ambiente intradisciplinar em que florescer a pesquisa ou no qual se consolidar uma atuao historiogrfica deve ser encarado como um esforo de autoconhecimento, de definir os pontos de partida mais significativos, e no como uma profisso de f no isolamento intradisciplinar.4 Dentre as subdivises pertencentes a histria, enquadraremos a nossa pesquisa na Histria Social. Entendendo que o objeto de estudo desse campo historiogrfico seria uma histria das grandes massas ou uma histria dos grupos sociais de vrias espcies. No sculo XIX, os historiadores dedicavam a maior parte dos seus estudos a um pequeno trao da dimenso poltica. Marx e Engels comearam ento a prestar ateno em outras dimenses como a Econmica e a Social. J no sculo XX, com a nova historiografia, as ideologias e os movimentos sociais e polticos, os estudos sobre as dimenses econmicas e sociais ganharam maior interesses. O movimento dos Annales, no sculo XX, reforaram este olhar pioneiro. Surge ento a Histria Social junto com a Histria Econmica, e por oposio Histria Poltica tradicional. De incio, a Histria Social foi direcionada para uma histria das grandes massas ou para uma histria dos grupos sociais de vrias espcies ( em contraste com a biografia dos grandes homens e com a Histria das Instituies),5 ou seja, uma Histria Social voltada para o estudo dos grupos sociais e das suas relaes com o econmico e o mental, excluindo o poltico.
__________________________________
4 5

Idem. p. 17 Idem ibidem p. 109.

Os historiadores sociais ao se dedicarem aos estudos especficos da Histria Social, puderam elaborar um perfil resumido desses grupos sociais e de suas relaes, procurando responder questes como por exemplo: de que maneira determinada classe social ou grupo se comportou diante de uma certa crise poltica ou econmica? Os objetos de estudo mais especficos da Histria Social ou pelo menos que esto sendo estudados pelos historiadores que se dedicam a essa Histria correspondem a: recortes humanos (as classes sociais, as clulas familiares), ou a recortes de relaes humanas (os modos de organizao da sociedade, os sistemas que estruturam as diferenas e desigualdades, as formas de sociabilidade). Em um caso, estudam-se fatias da sociedade (ou os subconjuntos internos sociedade); em outro caso, estudam-se elementos especficos e transversais que parecem atravessar a sociedade por inteiro (os mecanismos de organizao social e os sistemas de excluso, por exemplo, atravessam a sociedade como um todo).6Outra categoria de estudo com grande importncia a dos processos como colonizao, modernizao, industrializao e as revolues, que aparecem muitas vezes como movimentos sociais. Vale lembrar que a Histria Social estuda no apenas os modos de organizao ou estruturas, mas os processos em si. A Histria Social foi por um determinado tempo vinculada por vrios pensadores e estudiosos a uma Histria Total, encarregada de realizar uma grande sntese da diversidade de dimenses e enfoques pertinentes ao estudo de uma determinada comunidade ou formao social.7 O que tornaria a Histria Social uma histria mais ampla e abrangente. Est concepo de uma histria mais ampla, que contrape a idia de uma histria especfica, tambm surgiu na Escola dos Annales, na dcada de 1940, e caracterizou a Segunda fase da Escola.
6

_________________________________ Idem. p. 110 7 Idem ibidem p. 113

Desta forma os historiadores passaram a entender a Histria Social com um sentido mais vasto. Ou seja, a Histria Social no apresenta mais objetos especficos dentro da Histria; seu interesse a sociedade como um todo. O que no impediu que continuasse existindo ao lado da Histria Econmica, Histria Poltica, Histria Cultural e outras. O que vai distinguir o direcionamento que o historiador vai dar ao fato. importante lembrar que se apresenta uma tendncia cada vez maior para o exame da sociedade em toda a sua complexidade, superando as vrias idias estereotipadas. Um exemplo pertencente historiografia brasileira e que produziu junto a este esforo de estender a reflexo social para outro campo foi o centenrio da Revolta de Canudos no qual surgiu obras que trouxeram novos enfoques sobre os acontecimentos. O historiador porm, no pode ser um simples observador da realidade histrica, mas tambm um conhecedor dessa realidade. Da, o que ele produz, isto , o conhecimento histrico resulta de um processo de informao e compreenso. No que haja a possibilidade de uma informao e compreenso total ou absoluta, pois esse poder de captar a realidade histrica integral para assim registr-la atravs do conhecimento histrico e analis-la, torna-se difcil, pois h sempre um novo olhar sobre os acontecimentos. A ao de rescrever constantemente a histria pelos historiadores torna-se necessria pois os homens e as sociedades humanas so temporais, no permitindo assim um conhecimento imediato, total, absoluto e definitivo. Nesse sentido o historiador utiliza a distncia e o tempo para facilitar a reflexo e a interpretao sobre o fato vivido. Assim, o historiador ao reexaminar o fato histrico observa que o tempo no se revela de uma s vez. Com o passar do tempo os horizontes dos historiadores se expandem, novas temticas, novos objetos e novos mtodos so

adotados. Desta forma o que era secundrio e nem percebido pelo contemporneo emerge no futuro com grande importncia, o que era visvel e importantssimo vai perdendo eficcia histrica com o passar do tempo. A parti do presente, a viso do passado se altera exigindo uma sucesso, uma reviso, uma reelaborao, uma reescrita da historia. Sobretudo, vale lembrar que, cabe ao historiador analisar os acontecimentos levando em considerao o processo dentro do qual se insere. Na histria no h uma verdade nica, que estabelea uma interpretao definitiva, absoluta no tempo. Conforme o tempo passa, novas experincias so acrescentadas s precedentes. H sempre um novo olhar disposto a rastear um fato, um personagem at que ambos se revelem. Existem mudanas no perodo histrico que levam anos para ocorrer, outras podem levar algumas dcadas, outras podem chegar a levar mais de um milnio para se conclurem. Essas mudanas podem ou provocam modificaes e questionamentos quase que imediatos. S o tempo histrico permite e oferece a possibilidade de uma anlise da sociedade que se precisa estudar. A histria no algo perfeito pronto e acabado. Ela produto de um processo que est sempre em desenvolvimento, em construo. dinmica, est constantemente sendo reelaborada. Ao desenvolver trabalhos de pesquisa por meio de anlise

historiogrfica preciso ter o cuidado de no acabar por fazer apenas uma relao de autores e obras, com mero carter discricionrio do que se produz em histria. importante o desenvolvimento de um estudo histrico mais aprofundado, que s pode ser realizado com perfeio por meio de anlise crtica

10

em cima do conhecimento histrico, do processo de recriao, interpretao e representao do objeto. O conhecimento histrico um processo infinito. Neste contexto, podemos visualizar novos detalhes, novos pontos de vista, ou seja, novas interpretaes que se transformam ao longo do tempo histrico. A histria procura especificamente ver as transformaes pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformao a essncia da histria; quem olhar para trs, na histria de sua prpria vida, compreender isso facilmente. Ns mudamos constantemente: isso vlido para o indivduo e tambm vlido para a sociedade. Nada permanece igual e atravs do tempo que se percebe as mudanas. Nesse sentido, o historiador utiliza a distncia e o tempo para facilitar a reflexo e a interpretao sobre o fato vivido.8 As comemoraes so especialmente ricas para essa reflexo historiogrfica. As datas comemorativas proporcionam um balano do que j foi feito e indicam novas contribuies para a compreenso histrica. Logo, comemorar assim um ato de problematizar as diferentes imagens que construram um momento da historia do Brasil, o propsito deste trabalho justamente avaliar a produo historiogrfica produzida pelos historiadores brasileiros por acasio das comemoraes do centenrio da Guerra de Canudos.

_________________________________
8

REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil: De Varnhagem a FHC. Rio de Janeiro. Ed. FGV,

1999.p. 34.

11

CAPTULO II ANLISE DA HISTORIOGRAFIA J EXISTENTE SOBRE CANUDOS A histria da guerra ou do movimento de Canudos, tem sido incansavelmente contada ao longo dos ltimos cem anos. Analisada em vrias de suas possveis dimenses, este episdio ensejou diversas interpretaes e marcou o processo de transio poltica que deu origem ao regime republicano brasileiro. A busca de explicaes para a necessidade de acabar com uma populao que chegou a se estimar em 25.000 sertanejos, produziu inmeros trabalhos, e foi tratado por muito tempo pelos intelectuais como sendo de agitao, de fanatismo, jagunos, bandidos, os inimigos da Repblica. Essa viso notria no discurso de alguns autores aqui selecionados. O militar, engenheiro e depois escritor Euclides da Cunha, foi o primeiro a interpretar Canudos. Publica no jornal O Estado de So Paulo, sob o ttulo A nossa Vendia dois artigos sobre a campanha de Canudos. Exaltado pelo fervor republicano, projeta, na sua narrativa dos acontecimentos, o modelo glorioso da Revoluo Francesa. A comparao explcita no ttulo dos dois artigos (A nossa Vendia), escritos em So Paulo, antes de Euclides ser enviado ao local do conflito como correspondente do jornal O Estado de So Paulo. Assim como a Revoluo Francesa havia sido ameaada, de 1793 a 1795, pela sublevao camponesa, monarquista e catlica, da regio da Vendia, segundo Euclides da Cunha a recm-proclamada Repblica brasileira tambm estaria em perigo. Euclides denuncia que: como na Vendia, o fanatismo religioso que domina as almas ingnuas e simples habilmente aproveitado pelos propagandistas do Imprio.9 __________________________
9

VENTURA, Roberto. Cabeas Cortadas em Canudos. In. Cincias Hoje, (11):49 nov. 1989.

12

Para Euclides da Cunha e seus contemporneos, a identificao com o mito revolucionrio francs integra um fenmeno poltico e religioso, como Canudos, a um horizonte de expectativas. O que permite classificar o movimento de Canudos como restaurador e monarquista, assegurando, pela crena na repetio da histria, uma revoluo pr-republicana do conflito. Por isso Euclides escreve, em meio ao conflito armado, frases tais como A Repblica imortal!. Em 1902, cinco anos aps o massacre, baseado nas pesquisas feitas para o jornal, publicou Os Sertes, que causou um grande impacto, no s pela originalidade e exuberncia de seu estilo, como tambm pela corajosa crtica s aes do Exrcito, que, obedecendo s ordens do governo republicano recmproclamado, massacrou os habitantes de Canudos. Essa idia faz com que se distancie da metfora da Vendia e da ideologia liberal-republicana. Considerado um livro definitivo no processo de formao do pensamento sociolgico brasileiro, Os sertes , mais que construir uma histria que acabaria se tornando uma espcie de matriz referencial para a interpretao do sentido de Canudos, manteve-se como um testemunho privilegiado dos questionamentos que dominaram os debates intelectuais no final do sculo passado. Neste livro o Autor considera que: os sertanejos que se refugiaram em Canudos, onde tentaram criar um estilo comunitrio de vida, no poderiam ser vistos como culpados, mas sim como vtimas de uma srie de fatores econmicos, geogrficos, raciais e histricos. Abandonada pelo governo, a populao miservel do serto, formada pela mistura do branco com o negro e o ndio, foi ficando cada vez mais isolada e acabou formando comunidades fechadas e muito atrasadas culturalmente, facilitando o surgimento do misticismo e fanatismo religioso.

13

Criava-se assim uma situao propcia atuao de lderes capazes de eletrizar multides com suas promessas de paraso e bem-aventurana.10 O autor tambm destaca em Os Sertes que: Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda a Histria, resistiu at o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na preciso integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram.11 Os sertes, de Euclides da Cunha foi classificado como obra-prima por acadmicos, historiadores, poetas e crticos literrios que na poca enaltecem Euclides da Cunha e acabam por advertir quanto magnitude literria de Os sertes e foi tambm criticada, por haver se baseado em teorias obsoletas . Logo quando Os Sertes foi lanado, os conservadores imediatamente acusaram-no de ser um livro de defesa dos jagunos. O crtico Afrnio Coutinho classificou-o como obra de fico. O escritor Mrio de Andrade, ao conhecer a misria do serto e no perceber sinais de herosmo nos grotes, achou-o um livro falso. Marxistas ortodoxos apontaram-lhe, depois, o pecado capital de no centrar sua anlise na luta de classes. Outros incriminam-no por no elevar Antnio Conselheiro condio de heri nacional.12 Entretanto o livro freqenta infalivelmente as listas dos clssicos nacionais. Uma enquete feita pela revista Veja, em 1994, entre crticos, escritores e professores conceituados, indicou-o como o maior livro brasileiro de todos os tempos, seguido por Casa- grande e Senzala e Grande serto: Veredas.13

_________________________________________________ 10

CUNHA, Euclides da. Os Sertes, Rio de Janeiro, Paulo Azevedo, 1914 p. 27. Idem. p. 105. 12 FONSECA, Homero. Cem anos de indignao. In Continente Multicultural, 2 (23): 09, nov. 2002. 13 Idem. p. 10.
11

14

Bertholt Zilly, professor da Universidade Livre de Berlim e seu tradutor para o alemo, afirma que a obra tornou a tragdia social de Canudos parte constitutiva do imaginrio nacional e base de legitimao para reivindicaes. O historiador ingls Eric Hobsbawn no hesita em coloc-lo na categoria de obraprima. O crtico americano, e seu tradutor para o ingls, Samuel Putnam o considera o maior livro produzido por um povo.14 O xito alcanado por Euclides da Cunha para Roberto Ventura, professor do departamento de teoria literria e literatura comparada da USP, deveu-se a dois aspectos centrais. Um a preocupao estilstica. Apesar de ser um assunto histrico ele escreveu com preocupao literria e enfoque cientfico. E surpreendeu exatamente por essa pujana do estilo altamente sonoro e potico. O segundo aspecto refere-se ao enfoque amplo. Na tentativa de ver a Guerra como smbolo do Brasil ele acabou escrevendo um dos grandes ensaios de interpretao do pas15 disse o professor que passou dez anos escrevendo a biografia de Euclides da Cunha. O brazilianista Roberto M. Levine, professor da Universidade da Califrnia, estudioso do tema e autor de O serto prometido O massacre de Canudos, publicado em ingls, em 1992, que foi traduzido e lanado, em portugus, em 1995, sob o patrocnio prestigioso da Editora da Universidade de So Paulo. Robert Levine, h algum tempo voltado para o tema dos messianismo, procura interpretar Canudos, tentando compreender todo o seu mundo e o papel de seu lder, Antnio Conselheiro, sua teologia e suas motivaes, dirigindo sua anlise para o terreno de uma abordagem de fundo religioso.

__________________________
14 15

FONSECA, Homero. Cem anos de indignao, In Continente Multicultural, 2 (23): 11, nov. 2002. VENTURA, Roberto. Os Sertes de Euclides da Cunha, In Educao, (258): 37, out. 2002.

15

O historiador Robert M. Levine, assinalou com sua obra, o despertar de um novo Brasil, como j havia sido visto por Euclides da Cunha. Essa obra veio a identificar, pela viso de Antnio Conselheiro, o interior baiano como o serto prometido. Para o autor, a Revolta de Canudos continua, quase um sculo aps sua destruio, a intrigar os estudiosos do tema. O autor questiona na sua obra o que realmente teria ocorrido naquele pedao do serto baiano. Robert M. Levine no se contenta com respostas simples para o fato, como a difundida fase do fanatismo religioso de Antnio Conselheiro e seus seguidores, descritos como loucos e ignorantes. Para Levine, o aspecto religioso apenas uma parte das intricadas origens de Canudos. Muito mais importante seria o abandono que a regio sofreu durante anos devido total alienao de um Brasil litorneo europeizado. Canudos representou a apario sbita de uma outra nao, mestia e atrasada que assustou a recente Repblica, instvel e arrogante. O autor tambm reconstro minuciosamente a vida no serto nordestino durante o final do sculo XIX, seus costumes, as condies geogrficas, populao, as condies econmicas, as relaes sociais, a presena da Igreja e do Estado, e assim tenta explicar essa batalha, que pra ele, foi considerada uma das mais sangrentas ocorridas no Brasil. A apario da figura carismtica de Antnio Conselheiro, abalou fortemente a ainda instvel Repblica e fez surgi toda uma srie de boatos, medos e suposies. Segundo Levine, cada parte ameaada dessa elite pareceu ver em Canudos os reflexos dos seus prprios receios e inseguranas. Deste modo vrios polticos acusaram o Conselheiro de tramar a volta da Monarquia. A Igreja no via com bons olhos as crticas do Conselheiro em relao ao clero e sua fora como pregador, aos olhos dos coronis, por sua vez, o movimento lembrava os grupos de jagunos que pilhavam e subvertiam a ordem estabelecida.

16

A crescente imprensa nacional tratava de aumentar o calor do debate, divulgando a todo momento novas histrias, muitas vezes falsas. O autor Robert Levine assinala que Canudos foi o primeiro grande acontecimento social a ter uma cobertura sistemtica pela imprensa, com a participao de correspondentes e o uso de linhas telegrficas. Apesar de todas as dificuldades, Canudos conseguiu durante a sua breve existncia, ser uma comunidade produtiva e melhorar sob diversos pontos de vistas a vida da sua populao. Assim, Levine acredita que a sobrevivncia dos conselheristas poderia ter posto um fim a vrios preconceitos sobre a regio. Preconceitos que persistem ate hoje, numa situao, muitas vezes assustadoramente parecida com a de alguns anos atrs. O autor chega concluso de que Canudos no foi um fato isolado no serto, foi apenas o de maior amplitude, e que foi um movimento milenarista, organizado a partir de uma estrutura comunal forte e recproca de deveres e compensaes, reeditando antigas leituras e embaando sua analise nos modelos das revoltas rurais europias.16 Para o mestre em Cincias Sociais e coordenador da Comisso Pastoral da Terra (CPT) na Bahia/Sergipe, Ruben Siqueira Levine dirigiu sua anlise para o terreno de uma abordagem de fundo religioso. Reedita antigas leituras embaando sua anlise nos modelos das revoltas rurais europias.17 Considera que Levine relaciona serto e litoral em suas leituras apenas para realar o desprezo dos polticos pelos problemas rurais do pas, foco central da revolta inconsciente dos sertanejos.

_________________________________
16 17

HERMANN, Jacqueline. Canudos Destrudo em Nome da Repblica, In Tempo.3: 81, jun. 1996. SIQUEIRA, Ruben. Um Brasil Chamado Canudos, In Tempo e Presena. 295: 27, set./out. 1997.

17

O socilogo Jos Arthur Rios julga que de certo modo constitui a concretizao de uma tendncia historiogrfica mais antiga. Escrita em grande parte a parti de uma historiografia sobre a Amrica Latina produzida em ingls por historiadores norte-americanos, trata-se de uma tentativa de sntese conclusiva sobre a guerra sertaneja e a sociedade brasileira, escrita para o pblico norteamericano, inicialmente, e, secundariamente, brasileiro.18 As desmedidas pretenses e a origem e qualidade de parte da bibliografia utilizada determinam que o livro encontre-se eivado de deslizes fatuais, historiogrficos e analticos, o que no invalida a rica informao reunida pelo autor.19 Nesse trabalho de mais de 380 pginas, a bibliografia marxista sobre Belo Monte assinalada em forma caricatural da mesma forma que mais tarde escritores de esquerda retrataram Canudos como um foco de resistncia poltica contra a opresso. Nenhuma das interpretaes contribuiu muito para uma melhor compreenso das vidas e motivaes daqueles homens e mulheres que seguiram o Conselheiro at o refgio sagrado. O autor simplesmente adapta a produo historiogrfica de esquerda aos seus esquemas.20 Outra viso da Revolta de Canudos, a do escritor peruano Mario Vargas Llosa, renomado ficcionista dos mais populares da literatura hispanoamericana, que escolheu a guerra de Canudos como tema de seu livro A Guerra do Fim do Mundo. O livro na edio brasileira, acompanhado de um subttulo posto pelo autor ou pelo editor: A saga de Antnio Conselheiro, na maior aventura literria de nosso tempo. Para escrever o seu romance, Vargas Llosa esteve no Brasil vrias vezes, afirmou que estudou largamente o assunto, e visitou a regio prxima de Canudos, j que o local onde se construiu o arraial est submerso s guas de uma represa. ______________________________________
18 19

RIOS, Jos Arthur. O Enigma de Canudos. In Carta Mensal, 43(513): 41-56), dez. 1997. FONSECA, Homero. Cem anos de indignao, In Continente Multicultural, 2(23): 12, nov. 2002. 20 Idem. p. 14.

18

A Guerra do Fim do Mundo, trs a saga de Antnio Conselheiro, tendo o autor pretendido escrever a maior aventura literria de nosso tempo. O romance, originalmente publicado em espanhol, teve, em portugus, a traduo de Remy Gorga Filho. Seu depoimento ficcional, embora atento realidade sangrenta de Canudos, formula relaes dialticas e at certo ponto impressionantes entre o acontecido e o imaginrio. Nessa multiplicidade dimensional vivida pela Nao brasileira, nos fins do sculo XIX, ao lado de uma realidade acontecida, delineou uma outra, atravs de magnficos quadros murais, misturando simultaneamente, histria, crnica e fico. Para Edmundo Moniz, Vargas Llosa emprega a tcnica realista para escrever A Guerra do Fim do Mundo. No h nenhuma originalidade de estilo. O livro se desenrola monotonamente, sem que se note qualquer coisa que realmente impressione. As cenas de violncia parecem falsas e caricaturais, sem atingir a dramaticidade que deveriam ter. Chegam, por vezes, a ser ridculas pela falta de vida, pela impossibilidade de dar-lhes um sentido verossmil. Na realidade, Llosa no retrata a paisagem do serto brasileiro nem a gente que nele vive, sobretudo a que atuou em Canudos durante a guerra. Os sertanejos que descreve nada tm a ver com os sertanejos de carne e osso. Os acontecimentos apresentados constituem uma deturpao odiosa da realidade histrica.21 Vargas Llosa poder dizer que no pretendia escrever um livro de histria e sim de um romance, tendo, portanto, a permisso de dar asas sua fantasia pessoal. Mas os romances histricos tm os seus limites intransponveis e, por isso mesmo, so romances histricos. Trata-se de harmonizar a fico com a histria. Vargas Llosa, entretanto, porque est escrevendo um romance, se julga com o direito de registrar em sua obra erros histricos.22
_______________________________________ MONIZ, Edmundo. Canudos: O Suicdio Literrio de Vargas Llosa, In Encontros com a Civilizao Brasileira. 3(29): 7-20, nov. 1993. 22 Idem. p. 17.
21

19

Moniz conclui que na realidade, o livro de Llosa, constitui um verdadeiro suicdio. Um livro no vale s por si mesmo, vale tambm pela sua finalidade, no s pelo estilo e pelo enredo, tambm pela substncia, pelas idias que propaga. Nunca mais Vargas Llosa poder fugir do estigma de Ter escrito este livro contra Antnio Conselheiro e contra Canudos, contra o maior movimento campons do Brasil, talvez da Amrica do Sul. A maior aventura literria de nosso tempo transformou-se no maior fracasso da carreira literria de Vargas Llosa. 23 Marco Antnio Villa, professor de histria moderna, contempornea e social da Universidade Federal de So Paulo e especialista em Canudos, lana uma obra denominada Canudos o Povo da Terra. Alm de buscar uma explicao para a destruio de Canudos, tem como outro objetivo reabrir o debate sobre a comunidade de Belo Monte, nome que os seguidores de Antnio Conselheiro davam ao arraial que fundaram a nordeste do Estado da Bahia. Para Marcos Antnio Villa, enfrentar este desafio no incio pareceu uma temeridade, pois, a primeira vista tudo j havia sido dito sobre Canudos. Afinal, h quase um sculo, a literatura, os estudos acadmicos, o cinema e a msica, comentam, explicam, cantam e teorizam esse momento da Histria do Brasil. Para o autor o maior problema enfrentado foi obter informaes confiveis sobre Antnio Conselheiro, a organizao do arraial e os problemas que sugiram com os poderes locais depois de 1889. Como os conselheristas no deixaram depoimentos escritos, a sada foi ler as entrevistas que os sobreviventes da comunidade de Belo Monte deram a jornalistas. Infelizmente os historiadores perderam a grande oportunidade de obter esses dados diretamente dos personagens, o que teria sido possvel at o final dos anos 50, quando ainda viviam vrios conselheristas que desempenharam diversas funes no arraial.24
___________________________________ 23 MONIZ, Edmundo. Canudos: O Suicdio Literrio de Vargas Llosa, In Encontros com a Civilizao Brasileira. 3(29): 18, nov. 1993. 24 VILLA, Marco Antnio. Canudos - O Povo da Terra. So Paulo, Ed. tica, 1995. p. 25

20

Atravs de jornais e de documentos oficiais, o autor conseguiu reconstruir parte da histria da comunidade. Em Monte Santo, ficou sabendo da existncia de um relatrio do intendente da vila, Joo Cordeiro de Andrade, escrito em 1894 depois de muito sacrifcio conseguiu encontr-lo em poder de Jonas Cordeiro de Andrade, neto do intendente. Assim, com todas essas limitaes, Marco Antnio Villa reconstruiu a vida dos conselheristas, os atritos com o Estado republicano, o comeo do conflito militar, a guerra e a destruio do arraial. Procurou retratar tudo como realmente era e no como ele gostaria que fosse. Todas as descries da comunidade tomaram como base um ou mais documentos. Descartou todas as anlises que consideraram o arraial como uma comunidade messinica, sebastianista, milenarista ou socialista utpica e acredita que seu trabalho ajuda a compreender a experincia conselheristas como um grande momento da histria nordestina, onde os sertanejos lutaram para construir um mundo novo enfrentando o Estado.25 Foi considerado o primeiro trabalho de flego sobre os fatos escritos. Por valoriza sobremaneira no livro, o registro e a discusso sistemtica das fontes utilizadas. Marco Villa disps-se, explicitamente com seu trabalho a reabrir o debate sobre a comunidade de Belo Monte. Efetivamente, com Canudos: O Povo da terra, o autor enriquece e problematiza significativamente a historiografia conselheirista. Os exemplos seriam muitos; Marco Villa invalida a definio do movimento sertanejo como fenmeno messinico ou milenarista. Prope que a apresentao de Belo Monte como a Segunda cidade baiana, serviu para justificar a inpcia militar republicana mostrando a impossibilidade de uma tamanha populao, na poca, nos sertes. Sugere ser o movimento sertanejo o resultado de uma resistncia mais ampla, que teve em Belo Monte apenas seu epicentro. 26
__________________________________ 25 Idem, ibidem. p. 34. 26 VENTURA, Roberto. Cabeas Cortadas em Canudos. In. Cincias Hoje, (11):49 nov. 1989.

21

O autor abre um grande espao para a discusso da religiosidade sertaneja e apresenta Belo Monte como uma espcie de concretizao natural da vocao apostlica do cristianismo primitivo sobre a terra.27 Para Villa, a ideologia conselheirista no constitui uma falsa conscincia camponesa mas a conscincia natural das classes camponesas, ontem e hoje. Para o sertanejo, a religio no apenas um instrumento de transformao social, mas a fonte inspiradora de um mundo novo. Villa compreende e apresenta as massas sertanejas, sempre, como o principal agente histrico da construo do arraial de Belo Monte e da resistncia conselheirista. Alm dos seus inmeros e importantes avanos historiogrficos. Canudos: o povo da terra, constitui certamente a mais pertinente e confivel sntese das pesquisas e estudos realizados at agora sobre o movimento conselheirista.28 Algumas interpretaes consideram a obra como um excelente livro, que analisa o arraial de Belo Monte como uma forma de concretizao natural no mundo rstico do cristianismo primitivo. Expressa j o influxo do MST na reflexo historiogrfica sobre o movimento conselheirista.29 Villa acredita que seu trabalho ajuda a compreender a experincia conselheirista como um grande movimento da histria nordestina, onde os sertanejos lutaram para construir um mundo novo, enfrentando o Estado dos landlords. Nessa perspectiva, seu trabalho se insere naquela frtil linha de anlise que conferiu aos seguidores de Antnio Conselheiro uma politizao acentuada e uma conscincia razovel de seus projetos.

_________________________________________ 27 HERMANN, Jacqueline. Canudos Destrudo em Nome da Repblica, In Tempo. 3: 81, jun. 1996. 28 Idem p.83. 29 VENTURA, Roberto. Cabeas Cortadas em Canudos. In. Cincias Hoje, (11):50 nov. 1989.

22

Outra interpretao sobre Canudos foi a produzida por Edmundo Moniz, em sua obra intitulada: Canudos a luta pela terra. Publicada no incio dos anos oitenta, coloca Antnio Conselheiro como uma liderana carismtica e providencial, defensor da reforma agrria no sculo XIX. Tentou entender a organizao do arraial de Belo Monte buscando no marxismo ortodoxo a fonte explicativa para essa Revolta. Para Edmundo Moniz, Canudos no absolutamente uma rebelio de fanticos, mas sim uma corajosa, consciente e organizada luta pela terra, para nela se realizar um tipo de sociedade nova com inspirao no Socialismo Utpico de Thomas More. Edmundo Moniz ainda apresenta, o que segundo ele, o verdadeiro Antnio Conselheiro, com suas idias religiosas, filosficas e polticas. No um fantico ou uma mistura de mstico e fantico, mas surge na Histria do Brasil como um autntico fruto de suas contradies e se transforma em lder de uma gente pobre e espoliada, que anseia viver pacificamente numa sociedade mais humana de forma mais feliz. O fantico ou insano como considerado por alguns historiadores, na viso de Edmundo Moniz, cede lugar para um guia e conselheiro convicto de seu papel histrico sem se afastar da realidade viva do serto, e sem perder a perspectiva histrica de seu tempo. Moniz concluiu: Embora Antnio Conselheiro estivesse politicamente atrasado em relao Repblica, no compreendendo o significado histrico da revoluo burguesa como um avano no plano social estava alm da Repblica como da Monarquia.30 Segundo Moniz, Antnio Conselheiro e seus seguidores tinham conscincia de que, ao criar uma comunidade que vivesse margem do sistema
_____________________________________________ 30

MONIZ. Edmundo. Canudos a luta pela terra, So Paulo, Ed. Global, 1986.p.77.

23

republicano- que se negava a contribuir com o pagamento de impostos e no aceitava a separao entre Igreja e Estado- partiam para o enfrentamento com os potentados locais, os governos estadual e federal e a Igreja. Em seu livro, Moniz compara a ao do Conselheiro junto aos sertanejos com luta liderada pelo revolucionrio mexicano Emiliano Zapata (1879-1919). Uma das obras mais polmicas a respeito de Belo Monte e Antnio Conselheiro. Elogiada por uns e execrado por outros, o trabalho de Edmundo Moniz uma obra seminal sobre o arraial conselheirista, tendo aberto muitas frentes de que se serviram estudiosos posteriores, elaborada a partir de uma perspectiva muito clara. Na primeira parte do livro, Moniz apresenta a trajetria de Antnio Conselheiro. Salienta o aspecto social da ao que Maciel passou a desenvolver. Verifica-se a uma perspectiva que considera a religio como simples veculo para o alcance de objetivos de cunho social e poltico, da parte do Conselheiro, o que se poder notar at o fim do livro. Moniz d grande importncia aos conflitos que Conselheiro viveu com a hierarquia catlica baiana, mas tende a reduzi-lo a uma nica questo: o igualitarismo social, como suposto eixo de toda a pregao do lder sertanejo. Sobre o surgimento do arraial, Moniz reitera os padres no protestavam contra as terras tomadas, contra os salrios que no davam para matar a fome, contra os abusos das autoridades com as quais viviam na melhor harmonia(...). o mesmo no se dava com Antnio Conselheiro que alm da prdica religiosa e da condenao das injustias sociais, organizara na prtica, uma comunidade igualitria, transferindo para a terra o que os padres prometiam no cu.31

_____________________________________ 31 Idem. ibidem p.81.

24

Assim, apesar dos tropeos em boa parte fruto de um olhar prconcebido e com insuficientes condies para quilatar a relevncia do religioso na configurao de Belo Monte, e, de outro lado por uma tendncia idealizante de Antnio Conselheiro e do seu movimento, o trabalho de Moniz importante. uma obra de maturidade. Em diversos aspectos o livro inovador. Apresenta-se em detalhes, o complexo contexto poltico da poca, com as frices entre as faces dominantes nacionais e regionais, grupos polticos baianos oligarquia cafeicultora versos florianistas, etc. essas contradies contriburam para transformar o combate ao movimento sertanejo em questo nacional.32 O autor ressalta a luta dos sertanejos pela terra, assinalando o crescimento do apoio das comunidades sertanejas regionais ao arraial de Belo Monte, medida que se desenvolvia a guerra. Coloca, assim, em forma clara a necessria compreenso da revolta como um movimento amplo. Edmundo Moniz desvela facetas inusitadas dos fatos e registra depoimentos de alguns dos ltimos protagonistas dos acontecimentos como o Juiz de Direito Leoni. Luta pela terra, um trabalho com razes entranhadas em sua poca. A parti de suas opes metodolgicas, o autor procura definir o carter da formao social brasileira na Repblica Velha. Na obra, no poucas vezes, Edmundo Moniz permite-se explicaes positivas e incisivas sobre sentimentos e reflexes pessoais dos personagens histricos. tambm clara a tendncia a interpretar os sucessos como expresso da vontade consciente dos protagonistas: o que talvez explique a dificuldade de interpretar corretamente as prdicas de Vicente Maciel.

___________________________ 32 FONSECA, Homero. Cem anos de indignao, In Continente Multicultural, 2 (23): 11, nov. 2002.

25

Apresenta Antnio Conselheiro senhor de um pensamento teolgico ortodoxo e conservador, ainda que positivo, amoroso e tranquilizador como um reformador social, leitor de Thomas Morus e adepto do socialismo utpico com um projeto consciente de reforma da estrutura fundiria nordestina. A guerra sertaneja vista como resultado de um plano retilneo, quase supra-histrico ideado pelo peregrino. Os deslizes metodolgicos, comuns na obra de um historiador no-profissional, e a no identificao circunstanciada das fontes utilizadas, tm permitido uma inaceitvel desqualificao sumria de a luta pela terra como obra de referncia da histria do arraial de Belo Monte e da Guerra de Canudos.33

33

_________________________________________
FONSECA, Homero. Cem anos de indignao, In Continente Multicultural, 2 (23): 13, nov. 2002.

26

CAPITULO III INTERPRETAES QUE SURGIRAM COM AS COMEMORAES DOS CEM ANOS DE DESTRUIO DO ARRAIAL DE CANUDOS Em 1997 foi comemorado cem anos da destruio do arraial de Canudos. O assunto foi reavivado nesse centenrio em filmes, seminrio, livros, provocando mesas redondas e debates, permanentes focos de reportagens, oscilando dos jornais s cmaras de tev e s tese de mestrado nas Universidades. Trazendo uma releitura do episdio, discutindo aspectos novos, alimentando a infindvel polmica. Apesar de analisada por tantos autores, o que j estava sendo considerado tema esgotado, renasce com o centenrio revelando toda a sua complexidade. Surgem novos enfoques luz da contemporaneidade, sobre o movimento de Canudos e a vida de seu lder. Revela-se ainda que, a campanha de Canudos faz parte da histria do Brasil, e est bem presente em todo o pas. O centenrio de Canudos - a guerra civil que colocou em lados opostos as foras legalistas do governo Prudente de Morais e os seguidores do visionrio Antnio Conselheiro em finais do sculo passado - no pra de render publicaes. Ataliba Nogueira, que foi professor da Universidade de So Paulo, onde lecionou por trinta e quatro anos aposentando-se em 1971, lanou em 1974 a primeira edio de sua obra Antnio Conselheiro e Canudos - Reviso historiogrfica. Em 1997 essa obra ser relanada em comemorao ao centenrio de Canudos. Para Ataliba Nogueira, Canudos foi uma resistncia que os sertanejos opuseram s foras do exrcito, derrotando quatro expedies. Foi uma das maiores lutas do povo brasileiro no serto baiano, no final do sculo.

27

No apenas na poca de Canudos, mas ao longo das dcadas seguintes, Antnio Conselheiro era tido como um fantico, ignorante e revoltoso, uma verdadeira ameaa estabilidade do governo. No entanto, nesta obra, a figura de Antnio Conselheiro redefinida. Ataliba Nogueira mostra um Antnio Conselheiro piedoso, lder natural de um povo abandonado pelas autoridades e que se organiza de maneira convincente para garantir sua prpria subsistncia. Mostra o Conselheiro como um religioso e conhecedor dos ensinamentos religiosos, uma pessoa de grande nvel cultural, como se nota pela qualidade de sua ortografia. Um Conselheiro muito diferente daquele pintado por outras pessoas. Nesse livro, Ataliba Nogueira publica, pela primeira vez, a obra manuscrita de Antnio Conselheiro, a qual pertenceu a Euclides da Cunha, precedendo-a de um estudo introdutivo, no qual, alm de oferecer argumentos convincentes contra a tese da insnia e do fanatismo religioso e poltico atribudos ao construtor de Belo Monte, analisa as suas prdicas. Com a competncia que todos lhe conhecemos no tocante doutrina da Igreja Catlica, declara o mestre paulista que esses escritos de devoo embora de forma claudicante, no conflitam com as prdicas ortodoxas. Trata-se, conclui Ataliba, de uma manifestao singela de f, que no h de agradar aos cticos e agnsticos.34 O segundo estudo a dar alguma ateno ao manuscrito Conselheirista, publicado em 1974, apresenta e oferece uma apreciao do referido caderno. Ataliba julga vivel falar da genuinidade da doutrina das prdicas de Conselheiro. Absolutamente ortodoxas. So elas instrutivas e persuasivas. Nada de milenarismo ou assemelhados apenas o comuncional.35 Ele escritor que transmite o seu pensamento, eleva o leitor.

_______________________________________ 34 NOGUEIRA, Ataliba. Antnio Conselheiro Reviso Historiogrfica. 3 Edio. SP. Ed. Atlas, 1997.p. 50. 35 Idem p. 54.

28

Walnice Nogueira Galvo, professora titular da Universidade de So Paulo (USP) e jornalista, retoma o tema em seu livro O Imprio do Belo Monte Vida e Morte de Canudos, apresenta um panorama conciso e preciso dos eventos histricos, dando uma nova interpretando ao fato. Interpreta a revoluo como sendo uma guerra fratricida e

desnecessria, mas que deixa como lio principal para todos os brasileiros: a admirao pelo esforo desenvolvido por populaes carentes de tudo, para criar novas formas de vida em comum, tal como era, segundo ela. Busca ainda uma reflexo sobre o objetivo do Imprio do Belo Monte, que de um modo ou de outro engendraram uma estrutura alternativa de poder que os subtraia ao mando dos potentados do serto.36 Apresenta um panorama conciso e preciso dos eventos histricos, refletindo sobre como os seguidores de Antnio Conselheiro engendraram uma estrutura alternativa de poder que os subtraa ao mando dos potentados do serto. Assim, o livro oferece uma viso abrangente e alternativa de nossa histria, combinando rigor historiogrfico com linguagem acessvel. Se tornou indiscutivelmente um clssico na historiografia deste episdio fundamental da histria do Brasil. A liderana de Antnio Conselheiro e as circunstncias sociais, econmicas e polticas que deram origem Guerra de Canudos so analisadas nesta obra. Um livro fundamental para se entender porque um pas inteiro se colocou a favor do esmagamento de um minsculo povoado perdido no mais recndito serto, o que acabou por transformar Canudos em um smbolo, a perturbar a glorificao de nossa histria.37

___________________________________ 36 Idem, ibidem p.67. 37 LITRENTO, Oliveira. Canudos: Viso e Reviso, Biblioteca do Exrcito Editora, Rio de Janeiro,1998.p. 191.

29

Em 1997 lanada uma obra chamada: Antnio Conselheiro: O beato endiabrado de Canudos, de Vicente Dobroruka. O autor possui preocupaes especficas com os movimentos messinicos, que levaram indagao acerca de sua natureza nos contextos brasileiros que gerou este livro. A presente obra, no entanto, prope ser bem mais do que uma compilao de dados para a elaborao de uma espcie de curriulum vitae de Antnio Conselheiro: tambm, e principalmente, uma anlise acerca dos aspectos de sua obra e de sua vida, mal-explicados, que merecem um olhar mais cuidadoso. Neste sentido, o que o autor pretende fazer compreender a trajetria de vida e a obra escrita do Conselheiro num campo semntico mais prximo de sua prpria ambincia histrica e social; em todo caso, um campo definido de forma menos arbitrria do que o olhar de Euclides e de muitos de seus herdeiros intelectuais haviam estabelecido. Este livro inova ao escrever sobre Canudos com uma outra perspectiva que no seja a messinica ou socialista. Utiliza como paradigma um modelo a partir de outras pesquisas e expe questes fundamentais acerca da vida de Antnio Conselheiro, para a partir dela traar um perfil menos mstico e revolucionrio e mais humano do homem Antnio Vicente Mendes Maciel e sua trajetria at a formao do Belo Monte. No podemos deixar de considerar, ainda, uma cuidadosa biografia do lder de Belo Monte, que pretende realizar uma anlise acerca de aspectos de sua [do Conselheiro] obra e de sua vida, mal-explicados, que merecem um olhar mais cuidadoso
38

. Entre os vrios aspectos que merecem destaque nesse

trabalho, salientamos uma questo. Vicente Dobroruka ensaia uma convergncia entre o contedo das prdicas do Conselheiro editadas por Ataliba Nogueira e aquele encontrado em outras fontes, particularmente Euclides e Jos Aras (filho de gente que conheceu o Conselheiro e grande conhecedor das tradies e memrias populares sobre o Belo Monte), que recolhem expresses populares e sermes supostamente pronunciados pelo Conselheiro.
_______________________________________ 38 DOBRORUKA, Vicente. Antnio Conselheiro: O beato endiabrado de Canudos. Rio de Janeiro, Diadorim Editora, 1997.p.98.

30

A particular diferena reside no fato de que neste ltimo material se percebe um tom proftico e apocalptico no encontrado nas prdicas. Dobroruka procura superar estas discrepncias entre discurso oral e escrito na obra do Conselheiro39 considerando que a clivagem entre expectativas escatolgicas concretas e coletivas e outras mais individualizadas apenas aparente; na verdade ambas caberiam no horizonte do Conselheiro: Salvao do homem e do mundo so, na tica conselheirista, aspectos do mesmo discurso: no devemos por isso concluir que o Conselheiro no acreditava nele, ou que tinha medo de divulg-lo. Parece mais lgico supor que, na sua pregao, cada um dos discursos tinha sua hora e seu lugar especficos.40 Dobroruka inova ao oferecer ao leitor uma outra interpretao do evento, combinando a narrativa histrica e a interpretao crtica a parti de uma escolha terica capaz de problematizar o evento de Canudos, transformando-o em objeto. O autor coloca que ao longo de cem anos muito se escrevera sobre Canudos e bem poucos estudos so voltados para o entendimento do cotidiano no arraial, retratando a figura humana do Conselheiro e a sua importncia individual na luta. A sua proposta consistia em uma anlise acerca de aspectos de sua obra e de sua vida, mal explicados, que merecem um olhar mais cuidadoso. Nesse sentido, o que pretendo compreender a trajetria de vida e a obra escrita do Conselheiro num campo semntico mais prximo de sua prpria ambincia histrica e social(...) um campo de forma menos arbitraria do que o olhar estrangeiro de Euclides e de muitos de seus herdeiros intelectuais haviam estabelecido.41

___________________________________________________
39 40

Idem, p.101. Idem, ibidem p.105. 41 Idem, ibidem p. 87.

31

O autor ressalva que a importncia do indivduo Antnio Conselheiro fala por si mesma, que seu papel no drama de Canudos suficientemente importante para justificar um estudo biogrfico o qual ele se prope. Alm das questes relativas ao aspecto religioso da vida do Conselheiro, Dobroruka dedicou ateno desqualificao que lhe foi imposta pela historiografia euclidiana e ps euclidiana que apresentava a figura do Conselheiro enquanto ignorante e fantico, que segundo o autor, obedecia a necessidades tericas. Sobre a guerra, Dobroruka coloca que constitua apenas um elemento a mais para a compreenso da vida do Conselheiro. Segundo Dobroruka, h alguns autores que pretendem transformar o movimento de Canudos numa luta de classes e at mesmo Antnio Conselheiro como o grande lder revolucionrio, fatos esse que no procedem, pois Conselheiro desconhecia o termo classe e o arraial no se enquadrava nesse modelo socialista que esses autores tendem a enquadr-lo. Se comparada ao espetculo do contraste social das fazendas do serto, a sociedade canudense era sob certos aspectos igualitria. Importante lembrar no entanto, que o comunismo dos canudenses, no implicou na cesso de todos os bens individuais para a coletividade, mas apenas de uma parte deles para a manuteno de um fundo comum. O que nos leva a perguntar se ainda vlido o uso do termo comunismo com algumas propriedade.42 Em relao s suas posies polticas, segundo o autor, ele era monarquista e em relao Repblica havia dois grandes motivos para combatla: o primeiro deriva da questo da emanao do poder do governo republicano mpio por no contar com a bno de Deus. Em segundo lugar, esse governo define-se por uma srie de prticas que o Conselheiro desaprova abertamente,
_______________________________________ 42 Idem, ibidem p. 79.

32

tais como o casamento civil e a deposio de D. Pedro II.43 A obra de Vicente Dobroruka apresenta um estudo importante sobre a vida do Conselheiro antes da Fundao de Belo Monte e depois dela. Como viviam o Conselheiro e sua gente, como era seu pensamento religioso, negando a idia de autores que viam a questo agrria como a nica motivao para a formao dessa comunidade e negando a existncia de uma percepo dos participantes do movimento, da idia de luta de classes, mesmo inconsciente. Com o centenrio de Canudos, tambm torna-se oportuna a publicao da obra A Guerra Total de Canudos, do historiador Frederico Pernambucano de Mello, um dos maiores estudiosos do cangao e especialista da Histria Social do Serto. Para ele o arraial em que fanticos e jagunos tentaram desenvolver uma sociedade diferente da que existia no Estado brasileiro, pagou caro por sua divergncia.44 Analisa, entre outras questes, as causas remotas e prximas do conflito, plantadas na falha da colonizao que privilegiava as zonas econmicas exportadoras, as caractersticas dos meios naturais e sociais dos sertanejos, indo at a questo alimentar; presena de Norte e do Nordeste no esforo de guerra, o que feito pela primeira vez. Ainda traz a viso sobre a presena de negros ex-escravos no arraial de Canudos, a existncia de uma simpatia pelo governo monrquico, entre os
_____________________________ 43 Idem, ibidem p.106. 44 MELLO, Frederico Pernambucano. A Guerra Total de Canudos. Stahli Recife Editora, 1997.p. 45.

33

rebeldes, sem que estes estivessem articulados com os monarquistas, e finalmente, o papel desempenhado pelo Exrcito, despreparado, na poca, para agir em uma regio desconhecida, sem ter um sistema de apoio para a tropa em ao. O autor pondera que o arraial organizado por Antnio Conselheiro teve apenas quatro anos de durao, e foi destrudo de forma violenta, em uma guerra sangrenta e total, por um governo que se sentia duplamente ameaado: pela malta ou pela gentalha, como se dizia na poca, que se levantara contra este e a ordem lega, pelos monarquistas que, na viso nervosa dos republicanos, tentaram restabelecer o governo imperial. Aprecia no primeiro caso, que a luta se deu entre sertanejos pobres e deserdados, que no possuam bens imveis e viviam vegetando nos grandes latifndios, trabalhando sem nenhuma garantia e sem o reconhecimento de qualquer direito.

Era gente considerada, pelas elites, como inferior, pobre, analfabeta e que se prestava apenas para ser dominada e explorada, enquanto elas, ligadas ao poder poltico e econmico, representavam a classe dominante, culta, rica e capacitada a dirigir a tudo e a todos, proprietria no s das terras como do prprio Estado. Do ponto de vista poltico, o autor julga que a Repblica proclamada em 1889, atravs de um golpe militar sem apoio popular e carente de uma convico poltica profunda, temia o surgimento de um contragolpe que restaurasse o trono de Pedro II e de Isabel, a Redentora. Imaginavam que a princesa imperial, tendo assinado a Lei urea, que concedeu prestgio entre o povo que este, conduzido por lderes carismticos, restaurasse o trono.45 ____________________________________
45

Idem p. 57.

34

Desta forma, revelando aspectos novos, o estudo de Frederico de Mello com a iseno que caracteriza a sua obra de historiador, tem lugar de destaque nas revises com que estar transcorrendo o centenrio dessa guerra trgica. Frederico Pernambucano de Mello, ainda traz o general Dantas Barreto para uma posio central de heri, bem como um pioneiro estudo sobre as armas empregadas de parte a parte e de um conjunto de biografias teis sobre os mais destacados participantes do conflito. Na apreciao das origens do conflito, do meio dos personagens, dos aspectos militares e dos principais fatos, o autor consegue inovar e ser claro. Em ltima anlise historiogrfica sobre o centenrio da destruio de Canudos, mas no menos importante, chegou a vez agora de uma obra que revisita Canudos. Trata-se de Canudos - Palavra de Deus, Sonho da Terra, uma coletnea de artigos de especialistas de vrias reas das cincias humanas que discute o episdio no serto baiano sobre diferentes observaes. O livro uma publicao da Boitempo Editorial, em parceria com o Senac.

Como no poderia deixar de ser, a fonte primria onde os articulistas foram beber Os Sertes, de Euclides da Cunha, a obra que segundo os autores melhor retratou a batalha entre as tropas federais e os homens de Conselheiro. Mas no foi s da que os dez ensastas tiraram sua matria-prima. A literatura de cordel, farta em informaes, casos pitorescos e histrias a respeito do conflito acabou tambm sendo de grande utilidade para o volume organizado pelos pesquisadores Benjamin Abdala Jnior e Isabel M. M. Alexandre. Entre os articulistas esto nomes como o do professor de filosofia da USP Renato Janine Ribeiro, a historiadora Janice Theodoro, o escritor Rodrigo Lacerda e os pesquisadores Roberto Ventura, Walnice Nogueira Galvo e Barbara de Leonardis, entre outros. Alm dos textos, o livro ainda ilustrado com dez belas fotos da regio, feitas por Ed Viggiani, retratando a paisagem e o cotidiano de seus habitantes.

35

Os autores consideram que Canudos sofreu seus momentos de terra devastada. Aps o conflito, no sobrou pedra sobre pedra, uma casa com as quatro paredes de p ou uma alma inimiga para contar a histria. Com uma voracidade pouco vista em batalhas em campos estrangeiros (talvez a nica exceo seja alguns momentos da Guerra do Paraguai), os militares de Prudente de Morais fizeram questo de mostrar quem, afinal, mandava no pedao e, por extenso, no Pas. Massacre pode at parecer uma palavra muito forte, mas o que aconteceu naquelas paragens to distantes do Palcio do Catete, no Rio, e do centro do poder e da cultura da repblica ainda emergente at hoje rende alentados textos.46 No por outra razo que os pesquisadores convidados para compor o volume lanaram mo de tantos aspectos distintos do problema. Renato Janine Ribeiro, por exemplo, enfocou em seu artigo a questo da cidadania, tomando como base os acontecimentos de Canudos e a prosa euclidiana. "Para Euclides, o republicanismo no quer dizer apenas o repdio s formas autoritrias do Imprio, a uma tradio que portava pouco, ou nenhum, futuro. Ele significa a abolio da escravatura, relaes de trabalho mais honestas, uma renovao radical da sociedade"47, escreve o professor da USP.

"Ao mesmo tempo, porm, uma formao e uma seriedade intelectuais raras tornam nosso autor capaz de reavaliar suas convices, e o fazem passar, do jacobino padro que v em Canudos a 'nossa Vendia', quele escritor que revelar no s a extenso do massacre mas, sobretudo, o descaso que o centro do poder, a capital litornea, sente pelo enorme serto"48, afirma Janine, um pouco mais adiante, concluindo seu paradoxo.

____________________________________________
JNIOR, Benjamin Abdala e ALEXANDRE, Isabel (org.) Canudos Palavra de Deus Sonho da Terra. Edio Boitempo, Ed. Senac, So Paulo, 1997. 54.
47 48 46

Idem p.68. Idem, ibidem p.74.

36

essa relao entre capital e interior, exatamente, que vai nortear as intrincadas questes sociais no interior nordestino, que acaba por eclodir em Canudos. J Barbara de Leonardis, pesquisadora da UNESCO, prefere enfocar em seu artigo "Messianismo na Caatinga" as condies que geraram Canudos e o prprio Conselheiro. Segundo ela, as caractersticas geogrficas e sociais possibilitaram Canudos - e tanto fazia ser na Bahia ou no Mato Grosso. "O serto, mais imaginado que conhecido, rido para o homem, semi-rido para a geografia. O matiz no ocioso"49, escreve Barbara de Leonardis. Como diz Euclides, Canudos no se rendeu, simplesmente lutou at a morte. Acaso era esse o fim do mundo que esperavam? O que se sabe que os seguidores de Conselheiro agiram com grande valor, com a mesma resistncia das plantas da caatinga, tirando do nada as suas energias e o seu denodo. Certo tambm que somente uma forma de fanatismo, de crena cega no Conselheiro, poderia explicar que os filhos indomveis do serto, depois de haverem lutado a vida inteira para sobreviver a inmeros flagelos, houvessem se sacrificado como fizeram"50, diz ela. "A nica explicao possvel a de que aceitaram com o mesmo fatalismo tanto os ataques da natureza como a morte, amenizada pela esperana de um alm mais brando"51, conclui a pesquisadora.

_______________________________________
49 50 51

Idem, ibidem p.80. Idem, ibidem p.109. Idem, ibidem p. 111.

37

A crise sertaneja protagonizada por Conselheiro, no entanto, no gerou apenas textos acadmicos. Tambm produziu, como era de se esperar, uma vastssima literatura popular, daquelas que se publicam em livrinhos simples, quase toscos, mas que apresentam, na maioria das vezes, o que de mais importante gerou o imaginrio do homem comum: a chamada literatura de cordel. exatamente a respeito disso que escreve o professor da Universidade Federal da Bahia Jos Calasans. Seu texto "A Guerra de Canudos na Poesia Popular", publicado originalmente em 1952 mas ainda mantendo uma atualidade impressionante, fala basicamente da poesia popular dos cordelistas que, tanto quanto Euclides da Cunha, souberam imortalizar Conselheiro e seu arraial. "Ajudando a viver, conseqentemente ajuda a lutar. Sabiam desta verdade os brasileiros de ambos os lados que se bateram nas caatingas do serto. Cessada a luta terrvel, continuaram os trovadores rememorando os fatos, recordando as figuras principais"52, conta Calasans. "O ciclo potico de Canudos avanou pelo tempo. O vulto histrico de Conselheiro passou para o domnio do folclore"53, afirma o professor baiano, para, a seguir, ilustrar seu artigo com alguns exemplos cordelistas. Como este: "O sol j se levanta/Cheio de seu resplendo/Antnio substitui Jesus/Que do castigo nos livrou.54

Outra curiosidade presente na obra, acompanhar a correspondncia indita de Euclides da Cunha, na poca de sua partida para a Bahia como correspondente do Estado. Pelas cartas, fica evidente a sua disposio republicana, tida ento como diametralmente antagnica ao suposto monarquismo do Conselheiro.

_________________________________________________
52 53

Idem, ibidem p.113. Idem, ibidem p. 120. 54 Idem, ibidem p.121.

38

O ttulo no poderia ser melhor escolhido. Canudos - Palavra de Deus, Sonho da Terra, organizado por Benjamin Abdala Jnior e Isabel M. M. Alexandre, assim considera Homero Fonseca, em um artigo escrito para a revista Continente Multicultural. Coloca que ao longo dos dez estudos que o compem, a necessidade de articular as ordens divina e humana para compreender a saga do arraial, cujo fim ocorreu h pouco mais de cem anos.

De fato, tanto o messianismo quanto a carncia material devem ser convocados para explicar por que 20 mil pessoas seguiram Antnio Conselheiro, estabeleceram-se no Belo Monte e resistiram at a morte diante de um exrcito mais numeroso e melhor armado. 55 O livro rene um belo time de analistas para, no centenrio de Canudos, jogar um pouco de luz sobre esse que foi o maior genocdio da histria brasileira. Como em geral acontece com as obras coletivas, esta tambm composta de picos e vales. A diversidade das abordagens, no entanto, permite que a unidade seja encontrada justamente na pluralidade. 56

Dessa

faanha

sem

glria

ficaram

algumas

perguntas

no-

respondidas, que, no livro, so articuladas com clareza pela professora da USP Janice Theodoro. A populao de Canudos no estaria resolvendo melhor seus problemas cotidianos sob as ordens do Conselheiro do que no Estado Republicano? No haveria, no arraial, um sentido comunitrio que beneficiaria a vida daquelas pessoas? No seria possvel chegar a uma soluo negociada com Antnio Conselheiro, a exemplo do que foi feito com o Padre Ccero?

_________________________________________________ 55 FONSECA, Homero. Cem anos de indignao. In Continente Multicultural, 2 (23): 11, nov. 2002.
56

Idem p.12.

39

So perguntas mais que atuais. Convidam a refletir sobre o alcance do individualismo liberal na soluo dos problemas dos mais carentes; sobre o limite da competio na eficcia social; sobre a relao assimtrica do dilogo entre poderosos e desfavorecidos no Brasil contemporneo. Tudo isso insiste em permanecer atual, para desgosto do neo-iluminismo liberal.57 Na verdade, no preciso nenhum apelo ao transcendente para entender por que Canudos ainda uma ferida aberta na memria nacional.

Passeando por vrias paragens de Canudos, por imagens diversas do que aconteceu na caatinga baiana, os pesquisadores e articulistas lanam novas luzes sobre um assunto que, por mais que se comente, parece nunca ter fim. Canudos, com ou sem centenrio, continua sendo uma questo ainda a ser resolvida, exorcizada e melhor entendida pelo Brasil.

_____________________________________ 57 SALLES, Ricardo. Nao e Genocdio Social: 100 anos de Canudos, In. Proposta, 22 (60): 5-9, mar. 1994.

40

CONCLUSO

H muitas maneiras de abordar a historiografia sobre o tema citado, mediante inmeras formas de anlises dos mais diversos ngulos dos autores que aqui foram selecionados, o que faz perceber a diferena de estudos e maneiras de abordagem de cada autor. Nesse contexto, pode-se perceber que as anlises feitas continuam sendo atuais e fator de transformao dentro da historiografia.

Criticar fcil, interpretar, no. Erros cometidos, passados cem anos da Campanha de Canudos, apesar de analisados por vrios autores, aps a ocorrncia de fatos que ceifaram tantas vidas, comeam a ser vistos sob novos enfoques. Ao analisarmos a historiografia sobre o centenrio da revolta de Canudos, no transcorrer do sculo XIX, podemos iniciar pela obra de Ataliba Nogueira, Antnio Conselheiro e Canudos: Reviso historiogrfica, que contribuiu trazendo uma nova viso de Antnio Conselheiro. Nos estudos anteriores, Antnio Conselheiro era interpretado com um louco, Ataliba Nogueira procura mudar essa interpretao mostrando um Conselheiro lder de um povo que se organizou para obter melhores condies de vida. Outro estudo de grande importncia o de Walnice Nogueira Galvo, na obra O Imprio do Belo Monte - Vida e Morte de Canudos, que contesta as interpretaes anteriores sobre o arraial de Belo Monte. Inova ao apresentar caractersticas mais concisas do arraial, alm de uma reflexo sobre a vida dos conselheristas, que segundo a autora, eram apenas vtimas daquela situao. Quanto obra de Vicente Dobroruka, que procurou apresentar uma trajetria da vida de Antnio Conselheiro, podemos perceber que o autor trouxe novos dados a cerca da vida de Antnio Conselheiro, antes e depois da Revolta de Canudos, e do arraial de Belo Monte no seu cotidiano.

41

Em seguida, Frederico Pernambucano de Mello, considera, analisando o meio social dos sertanejos, as verdadeiras causas da Revolta de Canudos. Inova trazendo a presena de ex-escravos no arraial, a atuao do exrcito e a violncia da destruio da revolta. Por fim, analisamos a obra: Canudos Palavra de Deus, Sonho da Terra, uma coletnea de vrios autores especialistas no assunto, que embaam os seus estudos na obra de Euclides da Cunha e na literatura popular. Os autores esclarecem algumas questes que foram deixadas em aberto por vrios anos, como por exemplo o que poderia ter sido feito pelo Estado Republicano para evitar a revolta de tantos sertanejos. Em derradeira anlise, percebemos que existe entre os autores vrias formas de abordar o tema proposto, levando em considerao as fontes pesquisadas e suas tendncias sociais, econmicas, polticas, culturais e ideolgicas. Cem anos aps a revolta, fugindo tnica geral da bibliografia brasileira na abordagem da Campanha de Canudos e do personagem Antnio Conselheiro, procura-se dar destaque a viso do sertanejo bem como a redefinio da figura de Antnio Conselheiro. Canudos sem dvida um tema de grande importncia na histria, um fato histrico que abalou todo o pas. O tema de Canudos constitu-se num permanente desafio aos interessados em conhecer a natureza, extenso e conseqncia dos eventos s margens do Rio Vasa-Barris, no interior baiano, no sculo XIX. A pesquisa, conquanto extensa sobre o assunto, ainda se defronta com pontos obscuros e de difcil elucidao. Reviver Canudos corresponde a mapear a intolerncia na qual se fundou o Estado republicano e outros tantos do ocidente em crise, em crise com as suas identidades nacionais, enfim em crise com os seus valores.

42

At hoje, temos muito a aprender com o episdio de Canudos e seu mentor lder Antnio Conselheiro. Ele foi considerado um dos maiores movimentos polticos e religioso do nordeste brasileiro em todos os tempos. um fato histrico de grande interesse, que ainda desperta muitos debates, discusses e que possui uma bibliografia muito rica sobre o assunto.

43

BIBLIOGRAFIA

BARROS, Jos D Assuno. O Campo da Histria: Especialidades e Abordagens. Petrpolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2004. CUNHA, Euclides da. Os Sertes. Rio de Janeiro, Paulo Azevedo, 1914. DOBRORUKA, Vicente. Antnio Conselheiro: O beato endiabrado de Canudos. Rio de Janeiro, Diadorim Editora, 1997. FONSECA, Homero. Cem anos de indignao, In Continente Multicultural, 2 (23): 09, nov. 2002. GALVO, Walnice Nogueira. O Imprio do Belo Monte: Vida e morte de Canudos. Rio de Janeiro, Editora Perseu Abramo, 1997. HERMANN, Jacqueline. Canudos Destrudo em Nome da Repblica, In Tempo.3: 81, jun. 1996. IGLSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil: captulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. JNIOR, Benjamim Abdala e ALEXANDRE, Isabel (org.). Canudos: Palavra de Deus, Sonho da Terra. So Paulo, Editora Senac, 1997. LAPA, Jos Roberto do Amaral. A Histria em questo: Historiografia Brasileira Contempornea. Petrpolis, Editora Vozes LTDA,1976. LEVINE, Robert M. O Serto Prometido: O Massacre de Canudos, Editora da Universidade de So Paulo (EDUSP), 1995. LITRENTO, Oliveiros. Canudos: Viso e Reviso, Biblioteca do Exrcito Editora, Rio de Janeiro, 1998.

44

MELLO, Frederico Pernambuco. A Guerra Total de Canudos. Recife, Editora Stahli, 1997. MONIZ, Edmundo. Canudos a Luta Pela Terra. So Paulo, Editora Global, 1986. MONIZ, Edmundo. Canudos: O Suicdio Literrio de Vargas Llosa, In Encontros com a Civilizao Brasileira. 3(29): 7-20, nov. 1993. NOGUEIRA, Ataliba. Antnio Conselheiro Reviso Historiogrfica. 3 Edio. So Paulo, Editora Atlas, 1997. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: De Varnhagem a FHC. Rio de Janeiro, Editora FGV, 1999. RIOS, Jos Arthur. O Enigma de Canudos, In Carta Mensal, 43(513): 41-56), dez. 1997. SALLES, Ricardo. Nao e Genocdio Social: 100 anos de Canudos, In Proposta, 22 (60): 5-9, mar. 1994 SIQUEIRA, Ruben. Um Brasil Chamado Canudos. In Tempo e Presena, vol.19 n. 295, pginas 27-28, set./out. 1997. VENTURA, Roberto. Cabeas Cortadas em Canudos, In Cincias Hoje, (11):49 nov. 1989. VENTURA, Roberto. Os Sertes de Euclides da Cunha, In Educao, (258): 37, out. 2002. VILLA, Marco Antnio. Canudos: O Povo da Terra. So Paulo, Editora tica, 1995.

45

You might also like