You are on page 1of 2

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

PERCURSO FORMATIVO: TURMA:

Tcnico(a) de Informtica - Sistemas


DURAO: 1870 Horas

EFA NS 02\09

FORMADOR. Maria da Paz Bessa FORMANDO/A: Maria Abadia Alves Pinto DOCUMENTO: Reflexo CLC - 5 DR-1 CT/UFCD CD ...

Neste Ncleo Gerador de CLC-5 Cultura, Lngua, Comunicao, elaborei dois trabalhos, um sobre telemveis e ficha tcnica, outro onde falei sobre o uso dos sms, que me foram de grande utilidade, e pude constatar que hoje em dia as novas tecnologias j fazem parte do nosso dia-a-dia. Sem algumas delas j nem saberamos viver, sendo que cada vez mais deixamos a nossa autonomia ser responsabilizada por mquinas. Os telemveis vieram revolucionar a nossa sociedade e, infelizmente, j fazem parte dos adereos de uma criana que anda na escola primria. E tambm vieram as dificuldades de memorizar nmeros de telefone ou telemvel, pois ficam todos memorizados, s necessitam saber o nome para quem querem ligar. Quanto s mensagens escritas, vieram tambm revolucionar os erros

ortogrficos, suprimindo algumas letras que fazem parte das palavras e mais grave ainda, substituindo algumas letras por outras, contribuindo para uma m ortografia. Com as calculadoras que se encontram incorporadas no software do telemvel vieram tambm as contas feitas em segundos, sem ser necessrio aprender a tabuada. As transformaes geralmente so utilizadas para se obterem melhorias, mas neste caso tem tambm implantado algumas situaes negativas. O telemvel em relao a outros meios de comunicao muito mais positivo do que negativo, considero que deve ser usado com moderao e ter regras de utilizao.

Maria Abadia Alves Pinto Pgina 1 de 2

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE BRAGA

muito prtico, porque podemos estar sempre contactveis mas, devemos respeitar o local onde nos encontramos e com quem nos encontramos. Podemos us-lo a qualquer hora, mas devemos ter em ateno se as horas so propcias para podermos importunar outra pessoa, porque a nvel profissional acho uma falta de respeito telefonar durante o horrio de trabalho, s se for algo extraordinrio e no seja possvel outra soluo, a nvel pessoal devemos ter em ateno o grau de relacionamento com a pessoa que pretendemos contactar. Tem tambm como vantagem a linguagem escrita, pois por vezes no nos possvel atender uma chamada e podemos enviar um SMS a quem nos contacta, (que na altura no nos possvel atender a chamada) e, mais tarde entraremos em contacto. E finalmente conclui no fim destes trabalhos que as ferramentas do telemvel podem ser muito teis se as usarmos adequadamente. Portanto usarei todo esse conhecimento adquirido no meu dia-a-dia e na minha rea profissional, onde o telemvel uma ferramenta fundamental, sendo eu, uma futura tcnica de informtica.

Maria Abadia Alves Pinto Pgina 2 de 2

You might also like