You are on page 1of 2

CATLISE Processo de aumento ou acelerao da velocidade da reao provocada pelo uso de um catalisador.

A catlise pode ser considerada homognea ou heterognea dependendo dos estados fsicos dos produtos e reagentes. A catlise homognea: acontece quando os reagentes e o catalisador esto no mesmo estado fsico, ou seja, monofsico. J a catlise heterognea acontece quando os reagentes e catalisador no esto no mesmo estado fsico formando um sistema heterogneo.

CATALISADOR O catalisador uma substncia qumica adicionada ao processo para diminuir a energia de ativao e aumentar a velocidade da reao qumica, porm sem participao deste na reao qumica. Seu uso no altera a composio de reagentes e produtos e no altera a variao de entalpia. Existem catalisadores que diminuem a velocidade das reaes so conhecidos como inibidores ou estabilizadores Tem amplo emprego na indstria, por exemplo, no processo de fabricao de cidos (como cido sulfrico e cido ntrico), hidrogenao de leos e de derivados do petrleo. Para a utilizao de um catalisador necessrio analisar alguns critrios como eficincia, atividade, seletividade e meia-vida. As vantagens do uso de catalisadores so, por exemplo, a reduo dos custos no processo industrial, pois contribuem com 1/6 do valor de todos os manufaturados industrializados e a variedade de produtos que pode-se obter pelo uso de catalisador. Existem diferentes tipos de catalisadores para cada reao como, por exemplo: - metais - principalmente os de transio: Co, Ni, Pt, Pd - cidos - que catalisam muitas reaes orgnicas: H2SO4 - xidos metlicos Al2O3, Fe2O3 - bases - NaOH - enzimas produzidas pelos organismos vivos: lipase, suco gstrico. CATALISADOR AUTOMOTIVO Em veculos automotivos existem dois tipos de catalisadores: Catalisadores de oxidao: Convertem os hidrocarbonetos da gasolina no queimada e o monxido de carbono em dixido de carbono e gua sobre o catalisador de platina e paldio. Isso ajuda na reao do CO e dos hidrocarbonetos com o restante do oxignio nos gases de escapamento Catalisadores de reduo: Convertem o xido de nitrognio em nitrognio e oxignio. O xido de nitrognio contribui para a nvoa fotoqumica, tambm conhecida por Smog. Usa platina e rdio para ajudar a reduzir a sada de NOx. Quando as molculas NO ou NO2 entram em contato com o catalisador, ele "expulsa" o tomo de nitrognio para fora da molcula. Com isso, o tomo fica retido e o catalisador libera o oxignio na forma de O2. Os tomos de nitrognio se unem com outros tomos de nitrognio. Todos so retidos pelo equipamento, formando N2. Reaes qumicas que ocorrem dentro do catalisador automotivo: a) 2CO + O2 = 2CO2 Monxido de carbono mais Oxignio convertidos em Gs carbnico; b) 2C2H6 + 7O2 = 4CO2 + 6H2O Hidrocarboneto mais oxignio convertidos em Gs carbnico e gua; c) 2NO2 + 4CO = N2 + 4CO2 Dixido de nitrognio mais Monxido de carbono convertidos em Gs nitrognio e Gs carbnico.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA Disponvel em: http://www.infoescola.com/quimica/catalisadores <acesso em 19/05/2013) Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/catalise-catalisador.htm <acesso em 20/05/2013) Disponvel em: http://www.mastra.com.br/catalisador.asp <acesso em 20/05/2013) Disponvel em: http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=imprimir&cap=23&top=181 <acesso em 18/05/2013) Disponvel em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1166/1/CATALISADORES/Paacutegina1.html <acesso em 20/05/2013) Disponvel em: http://www.quimica.ufpr.br/nunesgg/CQ093_2012/catalise_CQ093_2010_palunos.pdf <acesso em 18/05/2013) Disponvel em: http://www.ciencia20.up.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=103 <acesso em 20/05/2013) Disponvel em: http://www.quimica.ufpr.br/nunesgg/CQ093_2012/Apostila%20catalise_organometalicos.pdf <acesso em 19/05/2013)

You might also like